Lula é pressionado a criticar mais ataque a Israel

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

A oposição ao governo Lula na Câmara vai cobrar que o presidente condene os ataques terroristas de Hamas contra Israel. Nesta semana, deputados prometem ir à tribuna requerer um posicionamento mais firme do Brasil contra os atos.

No sábado, por meio de uma mensagem postada no X, Lula repudiou os ataques, mas relativizou a ação do grupo extremista ao escrever ser necessário trabalhar por um “Estado Palestino economicamente viável” e “dentro de fronteiras seguras”.

A oposição quer aproveitar que o Brasil está no comando do Conselho de Segurança da ONU para requerer um posicionamento contrário ao Hamas. Na mensagem que Lula postou no sábado, afirmou que o Brasil não “poupará esforços para evitar a escalada do conflito”.

Ex-presidente do Gropo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, o deputado Sóstenes Cavalcante é um dos que pretende pressionar o goverrno Lula:

— O que a gente espera é que o governo brasileiro incluia Hamas como grupo terrorista. Até agora não deixaram isso claro, como já acontece na União Europeia e nos Estados Unidos. É preciso uma condenação expressa do Hamas.

O Globo