Cotado de Bolsonaro para PF já foi acusado de tortura

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Carolina Antunes/PR

Jair Bolsonaro disse, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo , que a Polícia Federal precisa de uma “arejada”. E, segundo o jornal, não negou que o atual secretário de segurança do DF, o delegado federal Anderson Gustavo Torres, seja favorito no caso de uma eventual substituição do diretor-geral, Maurício Valeixo.

Entre 2007 e o ano passado, no entanto, Torres respondeu a um processo por tortura, mas foi absolvido. O caso chegou a ser reportado por ÉPOCA.

Segundo a denúncia apresentada pelo MPF, ele e uma equipe de policiais teriam sequestrado à luz do dia, diante de testemunhas, e torturado dois rapazes suspeitos de cometerem um furto na casa de dois policiais federais.

Torres também foi acusado de abrir uma investigação paralela sobre o caso, mesmo sem ter competência legal para isso, já que esse seria um trabalho para a Polícia Civil.

As investigações da Polícia Militar do DF mostraram que as pessoas presas pelos policiais federais não tinham nenhuma relação com o roubo. Outros dois homens foram presos pelo crime.

Torres e outros cinco policiais federais responderam ao processo na 12ª Vara Federal do DF.

Procurado, Torres disse, por meio da assessoria da Secretaria de Segurança Pública do DF, que o processo foi julgado em 2018, “com pedido de absolvição pelo próprio Ministério Público Federal com base na inexistência dos fatos”.

Uma das vítimas que acusava os policiais de tortura recorreu ao STF, mas teve o pedido rejeitado.

Torres foi assessor do ex-deputado Fernando Francischini e conta com seu apoio para a indicação.

Da Época