Quando quem grita mais alto, leva

Opinião do blog

É bom que os setores da sociedade que controlam a grande imprensa reflitam bem sobre o que estão trabalhando para impor no país, porque correm o risco de “as massas” começarem a fazer exigências que tais setores podem vir a não gostar.

O Poder Judiciário, por exemplo, acaba de ser posto contra a parede por uma pesquisa de opinião. Ou, ao menos, quem fez a pesquisa pretende que esse Poder seja coagido por ela.

O instituto Datafolha afirma que mais de setenta por cento de seus entrevistados sobre o destino dos réus do mensalão quereriam vê-los na cadeia sem direito a recursos previstos em lei.

Não há dúvida de que em meio a um clima político passional como o que vige no Brasil a massa catártica pode estar cobrando sangue de políticos. Resta saber se interessa ao país um Judiciário que se deixa governar por pesquisas de opinião.

Se o STF de hoje fosse o mesmo que condenou os réus do mensalão no ano passado sob “provas tênues”, não haveria dúvida de que naquela Corte voltaria a prevalecer o clamor das ruas independentemente do que recomenda o Direito.

Mas como, de lá para cá, as coisas mudaram, pois vários ministros que se dobraram ao clamor da mídia foram substituídos, há, ainda, esperança de que a presidente Dilma tenha feito nomeações de juízes de verdade, capazes de decidir com base na lei e não na intensidade da pressão a que forem submetidos.

Todavia, Dilma não tem bola de cristal e a alma humana é indevassável. Quem nunca experimentou pressão como a que só a mídia oligopolizada do Brasil sabe fazer, não é capaz de imaginar que estrutura emocional tem que ter um magistrado para decidir com independência, por aqui.

Eis que se descortina um grande teste para a nossa jovem democracia: temos, agora, uma cúpula do Judiciário capaz de se pautar somente pela lei e de se arriscar a enfrentar, por exemplo, uma imensa manifestação exigindo que essa lei seja violada?

A lei manda prender já os réus do mensalão? Se manda e eles ainda não foram presos, essa lei foi violada e o STF atuou, até aqui, na ilegalidade. Se não houve violação da lei, nem que 140% dos entrevistados pelo Datafolha queiram será possível pôr essas pessoas na cadeia ignorando seus direitos civis.

A passionalidade que está regendo o país nos dias que correm certamente não deixará espaço para que seja avaliado se é bom para ele que linchamentos sejam levados a cabo toda vez que uma maioria se formar. Infelizmente esses são os fatos.

Só o que se pode fazer, pois, é torcer para que a presidente da República tenha conseguido a façanha de encontrar novos ministros do STF capazes de se manter fieis ao Direito mesmo diante de turbas eventuais e supostamente majoritárias.

Todavia, não se acha em qualquer esquina homens e mulheres com tal estatura moral e intelectual. Na verdade, pessoas capazes de desafiar uma Onda de insensatez como a que se abate sobre o Brasil se tornaram raridades no tempo que vivemos.

Perdoem, porém, a este escriba se não consegue se animar com o esfacelamento e a desmoralização de nossas instituições sem que ao menos se tenha noção do que poderá advir de um processo no qual quem grita mais alto, leva.

Movimento dos Sem Mídia

Caros amigos,

Quero cumprimentá-los pelo apoio decidido que emprestaram ao chamamento do Blog para que se organizem com o Movimento dos Sem Mídia.

Informo que o cadastro e a lista de e-mails a serem enviados aos que querem se integrar à Organização estão sendo preparados.

Estou coordenando esse trabalho, mas, até aqui, não me foi possível fazê-lo andar mais rápido porque minha filha Victoria adoeceu e não dei a ele o ritmo necessário, mas em questão de poucos dias você, que propôs apoiar o chamamento, receberá mensagem informando os próximos passos.

Após essa etapa, convidarei os que aderiram à proposta a opinarem sobre a data da assembleia que a ONG fará em São Paulo.

Devo informar que em várias outras partes do Brasil já há um número expressivo de pessoas interessadas em apoiar o MSM. Assim, poderemos marcar reuniões nesses locais em breve.

Assim que a lista de e-mails estiver pronta – terá mais de mil pessoas – publicarei um post informando que as mensagens foram enviadas.

Grato pelo apoio e parabéns pelo engajamento. Nos comunicaremos em breve.

Eduardo Guimarães

168 comments

  • Espero que o lisonjeado com os 15% da pesquisa, joaquim barbosa perca sua voz, pois 15% não representa o povo. Julgue o mensalão com responsabilidade.

  • Não seria possível – com outras sociedades civis organizadas – apresentar uma Ação Popular (nos moldes da Lei Ficha Limpa) para exigir as VERBAS DA PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL (seja municipal, estadual ou federal) seja inteiramente destinada a saúde?

    Acho que poderíamos aproveitar a onda de reivindicações e, assim, pressionar o PIG quanto ao Golpe.

    Pode ser uma idéia ingênua, mas talvez consigamos.

    Cuide da Vitória que estaremos orando por ela.

    • Maria, sei lá se sua ideia é “ingênua”, mas que é boa, é! A Globo e a Veja vivem esbravejando a favor do tal “estado mínimo”. Então, por que não cortar a publicidade estatal nestes veículos? Falo de BB, Caixa, Petrobras, ministérios, etc, que derramam milhões nas contas desses biltres.

      • Roberto, considero desde o início, quando me dei conta das declarações estúpidas da Dilma sobre o tal “controle remoto”, que esta seria a solução definitiva: pisar no pescoço da mídia corrupta e sufocá-la economicamente.
        Se clamam pelo estado mínimo, contenção de despesas e austeridade, ouçamos seu clamor e cortemos o cordão umbilical que a mantém viva. Não terão do que reclamar.
        Se a Dilma acreditou por um momento, infantilmente, conseguir conquistar com a boa vontade os corações e mentes dessa canalha golpista, chegou a hora de lembrarmos que quando nós os pegamos pelas bolas, os corações e mentes vêm juntos.
        []’s

        • Scan, não entendo como a Presidenta fala sobre a utilização do “controle remoto” como solução. Ora, para que então o governo “gasta o nosso dinheiro” com publicidade nessas empresas?

      • Enquanto estiverem lá a “técnica” na Sec. de C.Social e um ministro que trata a Presidente de “Dilminha”, o ninho de serpentes que abriga jabores,noblats,mervais,waacks,leitões,sardenbergs,mainards e quejandos,continuará agradavelmente aquecido com verbas federais,Locatelli.Sem chance!

          • Concordo: doravante refiram-se ao boca de sovaco como “bouche de l’aisselle” que, além de mais chique, diz mais sobre o portador do epíteto.

          • É, meu caro, como tem sorte este privateiro.
            Fosse na Argentina, Chile ou Perúou outro país sério, este estaria amargando os seus últimos dias na cadeia, lugar que ele deveria estar.
            Mas no Brazil, zil, zil, pátria de chuteiras, país do futebol, é isso aí, né?

          • Hihihihihi
            Como é que é mesmo? “bouche de l’aisselle”
            O odor ainda é o mesmo, mas pelo menos o nome mudou.

      • cidadão, nem sei como te contar mas… BB, Petrobras e CEF não são estatais!

        São empresas de economia mista, com ações negociadas em bolsa e q disputam mercado com concorrentes!

        Querer q essas e outras empresas sejam geridas segundo a conveniencia do PT é um absurdo q

      • cidadão, nem sei como te contar mas… BB, Petrobras e CEF não são estatais!

        São empresas de economia mista, com ações negociadas em bolsa e q disputam mercado com concorrentes!

        Querer q essas e outras empresas sejam geridas segundo a conveniência do PT é um absurdo q só pode mesmo sair de uma cabeça de petista…

    • Maria, a idéia é ótima mas se não estou enganado, a questão de verbas publicitárias dos governos, nos três níveis, está baseada em lei. Ora, leis podem ser alteradas, mas quem tomará a iniciativa? Leonel Brizola colocaria a mão nessa cumbuca com um sorriso nos lábios.
      E o caso da TV Paulista? Quando a Justiça devolverá a emissora aos seus verdadeiros donos? O assunto roda pra lá e pra cá e… nada!!
      Aproveito para pedir ao Eduardo Guimarães que me cadastre também nessa iniciativa antigolpista.
      São Lourenço – MG

    • Maria sua ideia não ingenua, até porque esta publicidade governamental do jeito que é feita e distribuída só serve para enriquecer a Globo e já que os imbecis robotizados da rua estão pedindo melhoria para a saúde e educação vamos propor a sua sugestão:

      Pelo fim da publicidade governamental em todos os poderes, nives e esferas, inclusive estatais

  • Caro Eduardo:

    Você tem todo o meu apoio. Cheguei atrasado, mas peço que me coloque no fim da lista dos mil.
    Meu endereço de e-mail denuncia minha cidade.

    Parabéns pelo ativismo e um forte abraço.

    Dicesar

  • Pois é, Eduardo. A frase do Pulitzer que você tem na página do Blog parece que se concretizou quase que por completo. O bombardeio de saturação finalmente fez a panela explodir. Quanto ao texto acima que você menciona se o Judiciário deverá passar por cima das leis, acredito que não é o que a população quer. Ela quer mesmo é mudar as leis, basta assistir ao Cidade Alerta e ao Brasil Urgente, aqueles dois indivíduos gritando pena de morte, prisão perpétua, olho por olho todo santo dia. Como disse o Stédile em palestra em Caxias do Sul dias atrás, não haverá nenhuma reforma política, do judiciário, e tantas outras, sem que primeiro se democratize a midia. Não tem condições de um cidadão ter uma opinião racional sobre a situação do país, da forma que as notícias são transmitidas. Até as notícias boas eles transformam em tragédia.

        • Porque incentiva invasões e depredações de propriedades produtivas, como da Cutrale em São Paulo, destruindo pés de laranja, máquinas, propriedades, casas, ou como fizeram no Rio Grande do Sul, destruindo laboratórios com pesquisas científicas de anos. Em qualquer país sério, seriam presos e julgados por terrorismo.

          • Aqui no RS o MST está prestes a ser proscrito ou seja, varrido do mapa melhor dizendo voltará para o lixo que veio, o MP daqui está fazendo a lei ser cumprida.
            MST= vagabundos, ladrões e terroristas

          • E qual a diferença das ações do MST, que te levam a chamar o Stédile de “terrorista” e as ações dos vândalos que destruiram propriedades públicas e privadas durante as manifestações?

            O MPL é terrorista então? As manifestações são terroristas?

            Ou você usa dois pesos e duas medidas?

          • A CUTRALE é grileira de terras públicas!!! O MST ocupou a área para que ela tivesse a sua destinação social e constituciopnal, a reforma agrária.
            As pesquisas que vc defende eram sobre transgênicos, a época, não autorizadas por nenhuma legislação no país. Aliás, os OGMs só foram liberados no Brasil por conta do fato consumado após o cultivo de sementes “contrabandeadas” da Argentina…quem terá sido o autor?
            Vc sabe disso, mas gosta de desinformar, está a soldo do capital?

        • O sr. João nunca deveria falar do que não sabe. A Cutrale mantinha seus laranjais de forma totalmente irregular. Várias pessoas da região informam que a destruição de algumas máquinas velhas e de algumas laranjeiras foi feita pela própria empresa, para incriminar o MST. Não há uma só imagem daqueles atos em que aparece qualquer integrante do Movimento, só imagens aéreas à distância.. E olha que o local estava cercado de fotógrafos e cinegrafistas. Foi uma armação muito bem feita.

          • Exato. Só imagens aéreas repetidas para dar a idéia de muitas laranjeiras derrubadas. Armação igual ao arrastão na zona sul do Rio, no governo Brizola – Às 7 da manhã, já havia caminhões da Globo estacionados desde o Leme até Ipanema-Leblon – e àquela palhaçada que a Sonegadora montou com os “caras-pintadas”, que não passavam de estudantes secundaristas pleiteando meia passagem nos ônibus e cinemas. A Globo já tinha tudo aquilo filmado. Aproveitou para atacar o Pres. Collor.

      • Qual foi o terrorismo que Stidely fez. Faça uma lista e coloque no blog.
        Caso não faça, é porque você não passa de um covarde.

          • Qual Justiça? A que concedeu habeas-corpus a Caciola, Abdelmassih, Daniel Dantas através de Marco Aurélio Mello e Daniel “Dantas” Mendes? A Justiça de Ayres Brito, que acabou com a Lei de Imprensa – agora virou uma zona mesmo -. De que Justiça você fala?

          • A justiça a que o senhor se refere, senhor Fala Sério é aquela que condena um homem a dez anos e dez meses de reclusão unicamente porque ele tinha que saber, afinal, não havia como não saber.
            Então, Fala Sério, baseado no domínio do fato só podemos concluir que o senhor é um corno manso, afinal como o senhor não sabe que a senhora Fala Sério nem sempre age sério se o senhor dorme com ela todos os dias, né?

  • Edu, vou postar aqui, o que postei no Nassif acerca da entrevista com Gilmar Mendes ( serve tb para essas pesquisas fajutas feitas nos protestos que tem servido a tudo e a qq coisa; esperado, portanto, que o STF e MPF tb pegassem uma carona para limpar a sua barra ):

    Gilmar Mendes tá pensando que a gente é pato e que por conta as manifestações a gente vai esquecer da patranha do STF com o MPF e Mídia para condenar os réus da AP 470. Aqui, GM, a gente só vai retomar de onde já estava e nós paramos no envelope 22, aquele que o JB escondeu. Tá tudo em cima, não adianta vir com pesquisa feita na manifestação dizendo que o Brasil está exigindo prisão de ninguém pq se o STF for meter em alguém em cana pq os coxinhas não vão com a cara, o bagulho vai ficar esquisito mesmo.

    A gente não esqueceu que o PGR e o ex, junto com JB, armaram esse circo para desestabilizar o Governo e, agora está explicado ódio nos votos dos ministros, as manifestações contra os políticos, contra o Congresso Nacional e Executivo. Aliás, a tal de crise de representatividade coxinha, tb foi muito debatida no plenário do STF. Tô achando que tem ministro coxinha que tb andou recebendo os vídeos do Change Brazil e do Anonymous BR.

    Essa pauta “das ruas” tá servindo para tudo, se os coxinhas pedirem para matar, o STF vai mandar levantar a forca? E, Gilmar, nem vem com essa conversa de que a pauta do STF não tem nada a ver com as ruas pq tem sim. Já saiu de porte de armas para juízes até deserção! ( tinha gente preocupada mesmo com os movimentos, não era paranoia da esquerda, não ), até DD, apareceu. Isso sem falar no pobre do Donadon que, em que pese, o desvio de verbas, foi pinçado como bucha de canhão para poder justificar uma possível prisão de JD. Acontece que, eu não sei o que fez o Donadon, mas sei o que o JD, não fez e daí que não vai adiantar ficar tentando criar precedentes e pior, ainda, tentando justificar a loucura de armar arapuca para cidadãos com uma loucura maior ainda que seria a Instituição esconder-se atrás dos coxinhas para tentar abafar a patranha. Mídia, STF e MPF, tem que explicar a sociedade o que foi esse julgamento; Caso a Revolução Coxinha, tivesse vingado, o problema estaria resolvido pq aí, o MP que araponga a Nação, só precisaria denunciar todo mundo que tivesse uma camiseta vermelha por formação de quadrilha que o Judiciário se encarregava das prisões. O problema é que gorou e a gente vai ficar na cola de V. Excias. Ah, tb não vem dar uma de Roberto Marinho, denunciando bomba em casa pq o Judiciário e o MPF não foram cobrados ou, sequer, citados em nenhuma manifestação. Muito pelo contrário, estavam blindados nas manifestações espontâneas e, no caso do MPF, favorecido, com a PEC37. Nenhum prédio do Sistema Judiciário foi alvo de vandalismo. Vandalismo seletivo, é mais uma jabuticaba.

    Com relação aos outros poderes, o que foi veiculado é que a Presidenta da República mandou chamar o Presidente do STF, ou seja, o JB, ou o sr. queria que ela chamasse V. Excia para ela ter que escutar tudo isso que a gente tá lendo aqui?

    GM, tá meio pirado, não é possível,acho que é esse negócio do partido da Marina, noutro dia ele conseguiu brigar com o Fux! Pensei até que o JB ia ligar para o Bermudes para dizer que os filhos dele tavam brigando no plenário. Gilmar Mendes, esfria a cabeça, o golpe gorou, fica pra próxima; depois vcs fazem o partido da Marina, levam os coxinhas, o mundo não vai acabar em 2014, não; vai vendo o Lewandowski ( que, aliás, tá muito quieto ) e o MAM e vai fazendo igual, que no final vai dar tudo certo. E, PELAMORDEDEUS, parem de inventar coisas para salvar o MPF pq a casa já caiu. Não vai dar para destroçar o país para salvar esses falcatruas, não. A tal das ruas está pedindo o fim da corrupção e o que é que tem ali que se for descoberto, cai a República? Isso aí as ruas, não querem saber.

    Até que, com relação a Reforma, via plebiscito, ele não está de todo errado, vai ser complicado mas o principal, era pautar as ruas, Ministro. De repente, nem rola plebiscito e, se rolar, vai ficar tudo certo. Deixa a política com os políticos que eles sabem o que estão fazendo. Olha aí a PEC37, o MPF não podia investigar, continua não podendo e tá todo mundo feliz.

    Por falar nisso, alguém sabe qual é a AP que foi anulada pela Ministra Carmem Lucia pq a investigação havia sido conduzida pelo MPF? O delegado estava explicando na GNews no mês passado mas o Alexandre Garcia cortou ele.

    • Adorei, Cristiana, a sua colera, santa colera. Sobretudo, no final, o “grande” efeito imediato da revolução coxinha : “Olha aí a PEC37, o MPF não podia investigar, continua não podendo e tá todo mundo feliz”. Uaaaau, êles não tinha entendido antes, continuam não entendendo depois, e vamo em frente. Saudações!

    • Ah, Cristina… Como é delicioso ler o que você escreve.
      O que mais lamento por não poder mais entrar lá no Nassif, que já me expulsou por duas vezes, é não ler mais seus textos, não ficar extasiado com um texto do Diogo Costa ou ficar apaixonado com as meiguices da Márcia.
      Tenho saudades até do André Araujo; muitas vezes ele era contundente.
      Ainda bem que o Rui Acquaviva está sempre aqui no Edu, assim, de vez em quando mato um pouco a saudade do blog do Nassif.
      Grande abraço, Cristina.

    • Não sei com certeza qual é a dos caminhoneiros que estão bloqueando as estradas, mas lembro-me do que aconteceu no Chile em ’73, quando os caminhoneiros – pagos pela CIA para não trabalhar – ocasionaram a falta de TUDO e facilitaram ainda mais o golpe contra o Allende, que havia sido democraticamente eleito presidente do país. Toda esta bagunça, que começou com uma aparentemente inocente reclamação quanto ao preço das passagens de ônibus, está assumindo cada vez mais as características de um golpe orquestrado não sei por quem, embora tenha um excelente palpite. Tem um tal instituto que guarda grande semelhança com o IBAD, que, financiado pelos gringos, atiçava todo mundo contra o Jango. Aqui em Guarujá, estão arrepanhando os vadios que moram nas favelas; fecharam a balsa e quem quiser ir ou voltar a Santos que vá pela Rodovia Domenico Rangoni – que está bloqueada pelos caminhoneiros. Estou COMEÇANDO a ficar assustado.

      • Kerry deixou “escapar” que os EEUU tem que ter mais cuidados com seu quinta(é assim mesmo que nos classificam).Alguma dúvida do que vem por aí?

        • Pois é. Segundo o site “Opera Mundi” os EUA já estão incrementando forças militares em Honduras pois a esquerda está com grandes chances de ganhar as próximas eleições. Os EUA já começaram a cuidar de seu quintal mandando seus soldados para defender a “democracia” que eles querem.

  • Se eles fossem eleitos, poderiam se preocupar com as vozes das ruas nesse momento. Mas, como não foram, só sabem se preocupar com as vozes da rede dos bobos. O fato é que até ela, que não foi eleita também, já está na mira. Depois sim, pode ser a vez desse judiciário tão limpinho e cheiroso, cheio de gente de bens e de bem com figuras sinistras.
    Saindo um pouco da pauta, mas ainda dentro do golpe em andamento, o Paraguai já está querendo presidir o mercosul. Talvez já tenha o aval da embaixadora do estêites, que anda por aqui.

  • Olá, Eduardo!

    Por favor, me ponha na lista também. Concordo com você! Desde o inicio das manifestações senti um odor no ar que me fez lembrar anos atrás…
    Sou do Recife/PE

  • O povo cansou de ver políticos impunes, apenas isso!!! As puniçoes foram merecidas, os caras tentaram solapar a democracia. Pare de defender impunidade para político, isso é muito feio principalmente quando nem se teve acesso ao processo!!!

    • Só faltava essa: você, além de querer negar direitos civis, quer mandar na opinião alheia. Aqui você não dá ordens. Nem em lugar algum. O regime que você gostava e que impedia que se pensasse diferente acabou há muito tempo. Aprenda a viver com o contraditório. Direito de defesa não é “feio”, é uma garantia inclusive para você.

      • O contraditorio tem que ter um minimo de lógica!!! Ler esse chorôrô seu é como ver alguém contestando a lei da gravidade, sem entender o minimo de física. Nem acesso você teve ao processo, logo vc não tem base alguma para contestar nada!!! Vários indicados petistas, inclusive um ex-advogado do partido, fez várias condenações e você aqui a fazer defesas de bandidos do colarinho branco. Crie vergonha na cara!!!

        • Abaixe o tom. Quem é você para tratar o Eduardo dessa forma, panaca? Qualquer advogado mediano sabe que houve no mensalão pessoas condenadas sem provas, na base do “ele não tinha como não saber”. Tudo indica que foi um julgamento de exceção para pegar apenas o PT. Agora, noto que você quer justiça. Que tal encabeçar uma ação popular para que:

          1) os ricos peguem cana no Brasil? Por quem tem grana aqui, cara, em geral se safa.

          2) os processos rodem em bem menos de 1 ano? É um absurdo a inépcia do judiciário, processos levam 10 anos para serem julgados.

          3) se julgue também o mensalão do PSDB mineiro? Quando é que Joaquim Barbosa vai se mover?

          Por que esse é o judiciário que o Brasil tem. Seja patriota e faça isso, para ser coerente, panaca.

          • Eduardo, o panaca aqui me inspirou. Quando forem discutir como ajudar o Brasil a melhorar (sem golpe), sugiro incluirem também uma reforma do judiciário. Pensando bem, por que não atacar esses pontos e cobrar mais do judiciário?

          • Boa Luiz Henrique!
            Já ia dizer umas poucas e boas pra esse imbecil do Bruno, mas você poupou meu trabalho.

        • Bruno

          e você, leu o processo? Sua certeza da condenação deve derivar disso, né?
          Engraçado que conheço um monte de gente que efetivamente LEU o processo e não concorda contigo.
          Eu mesmo li a peça da denuncia e achei ela muito fraca, vaga…
          Mas, é só uma opinião…
          Não entendo de fisica, só um pouquinho de direito… Não dou pitaco naquilo que não entendo…

        • Bruno, se não houvesse manipulação da mídia, os documentos mostrados no blog megacidadania, seriam mostrados noJN e outros jornais televisivos. De uma olhada, e me diga porque nunca mostraram o outro lado. Globo e demais só noticiam o que lhes interessa. Voce por acaso viu alguma matéria na tv falando sobre o livro privataria tucana? Não, nem verá. É um assunto proibido. E não adianta ficar ofedendo o Edu, ele têm convicções muitas das quais compartilho.
          Ao Edu um abraço e melhoras pra Vitoria.

      • Meu caro Eduardo, não perca seu tempo com esses militantes do MSA (Movimento dos Sem Argumentos) tipo Bruno Dias e Lucas Daniel. Deixe que a gente desmaralize esses reaças.

      • lá vem o petista com essa ladainha q não houve o “amplo direito de defesa”… ai ai!

        os advogados mais caros do país foram contratados pelos mensaleiros e… não houve direito de defesa?

        kkkkkkkkkkkkk

        deve mesmo ser difícil ser petista nos dias de hj…

        ter q dar nó em pingo d’agua e distorcer a realidade pra defender corrupto… e nem ficar com a cara vermelha de vergonha!

    • Caro Bruno
      Até entendo que o povo cansou de ver políticos impunes, mas também não vamos condenar quem não merece, só por bronca inventada e luta de classes.
      Que o Maluf, Serra, entre outros, paguem pelo que fizeram, e não pelo ódio acumulado e invenções de roubalheiras.
      Até o Maluf tem direito de defesa, só do PT não tem.
      Saudações

      • Bem lembrado. O Genuíno condenado por corrupção sem receber dinheiro algum. O Maluf com milhões nos paraísos fiscais, está tranquilo, dorme bem. A filha do Serra, uma milionária, como conseguiu? Ah!! Ela é sócia da irmã do Dantas, aquele da Privataria Tucano.

        • Por falar em Genoíno logo após o julgamento da AP 470 dois jornalistas alemães foram entrevistá-lo lá na casa dele. Um deles perguntou: deputado Genoino, o senhor acaba de ser condenado por corrupção e formação de quadrilha e mora nessa casa? Genoino responde: moro aqui com minha família desde muito tempo, quase trinta anos. Acho que os jornalistas alemães, pelo estardalhaço feito pela mídia brasileira, imaginavam encontrar o Genoino morando numa mansão de Higienópolis ou Morumbi.

        • Genoíno foi condenado por corrupção ATIVA…

          ele nunca foi acusado de receber dinheiro!

          Se vcs não sabem o básico, vão querer questionar o julgamento do Mensalão como?

          • Calma Peçonha.
            O que se está dizendo é que se José Genoíno fosse mesmo um político corrupto é claro que teria que estar vivendo nababescamente, e isto, mesmo que tenha sido condenado por corrupção ativa até porque quem praticaria algum ilícito para não amealhar lucro algum.
            Você compreendeu Peçonha? Ou será necessário que eu lhe faça um desenho?

  • Tem muitas coisas estranhas acontecendo….E hoje greve de caminhoneiros…..lembra do Chile em 73?
    Edu, beijos para Victoria. Espero que ela tenha melhorado. Abraço.

  • “O Poder Judiciário, por exemplo, acaba de ser posto contra a parede por uma pesquisa de opinião”. Não Eduardo. A pesquisa revela que há apoio popular às condenações do STF e a expectativa é que o supremo cumpra os resultados do julgamento

    O brasileiro demonstrou, pelas pesquisas , sua total falta deconfiança nos políticos independente de partidos ou ideologias

    ” Esperança de que a presidente Dilma tenha feito nomeações de juízes de verdade”. Infere-se aí que se os novos nomeados livrarem a cara dos condenados, favorecendo diretamente ao PT, serão os paladinos da justiça e agiram com independência. E todo o povo que respondeu essa pesquisa passará a ver um supremo leniente.

    ” Uma imensa manifestação exigindo que essa lei seja violada?” De novo não Eduardo. É o contrário o que se quer é que cunpra-se a lei.

    “Só o que se pode fazer, pois, é torcer para que a presidente da República tenha conseguido a façanha de encontrar novos ministros do STF capazes de se manter fieis ao Direito “. Não te ocorre que se eles pautarem suas ações exatamente assim e os mensaleiros forem para a cadeia, ficará evidente que os seus argumentos sustentando que o julgamento foi uma farsa não têm procedência ?

    Foi graças ao que você chama de “onda de insensatez” que estamos vendo, pela primeira vez desde 1988, um político corrupto ir para a cadeia .

  • Eduardo, parabéns pela iniciativa, pela coragem, pelos belos textos.

    Mas gostaria de lembrar que o MSM precisa ter cuidado especial contra os infiltrados da direita. A direitalha está assanhada, organizada e financiada por grandes empresas, eles são capazes de produzir pessoas fingidas que se infiltram nos movimentos anti-direita que surgem. Agem como espiões a serviço do PSDB/CIA/imprensalão. Todo cuidado é pouco.
    Ou seja, o MSM tem que tomar cuidado com a presença de infiltrados, que podem desvirtuar o movimento, agindo a favor do adversário, que pode se precaver e tomar as providências que minem os efeitos das ações cidadãs do MSM.
    É preferível ter um pouco menos de gente, mas muito mais confiável e mobilizada, do que qualquer um, que não sabemos a índole e nem o nível de engajamento.
    Mas sigamos adiante. Um abraço.

  • Um trecho para quem não leu esse artigo do Nil NIKANDROV, Strategic Culture.

    […] A convocação para os protestos surgiram em páginas anônimas de Facebook, que “mobilizavam” usuários de transporte público. A origem dessas páginas está sendo investigada, mas ainda não há informação segura, embora haja várias conjecturas. Por exemplo, no dia 19/6, a página brasileira de uma comunidade de “Direitos Humanos” publicou uma foto em que se via o proprietário da empresa, Mark Zuckerberg, exibindo um cartaz em que se lia “Não são os 20 centavos!” #ChangeBrasil!”

    São bem conhecidos os laços que unem o início da carreira empresarial de Zuckerberg, e a CIA. Os contatos foram muitos e sabe-se que a CIA financiou o início de seu negócio. Zuckerberg tem também contatos estreitos com a Agência de Segurança Nacional dos EUA [orig. U.S. National Security Agency (NSA)], os quais não são segredo para ninguém. Difícil acreditar que Zuckerberg tenha-se envolvido por iniciativa sua nos protestos no Brasil (e ainda mais difícil, que tenha passado, repentinamente, a preocupar-se com o preço dos transportes públicos por lá).

    Slogans de “luta para mudar” sempre são bem-sucedidos em campanhas em universidades e instituições de ensino superior. Estudantes sempre se apresentam como vanguarda na luta por direitos sociais e políticos. De novidade, agora, no caso do Brasil, que os manipuladores que operam nesses setores não conseguiram, até agora, criar lideranças centralizadas, em nenhum dos protestos de rua.

    Mas o modo como a inteligência dos EUA opera, esse sim, acaba de ser revelado por Edward Snowden: tudo faz crer que a atividade no Brasil e em vários outros países já esteja em andamento, tratada como os EUA tratam o que definem como “ameaça de nível elevado”.

    A contrainteligência brasileira e os serviços de investigadores policiais já trabalham para identificar quem se teria infiltrado nos movimentos do Brasil. Também se investiga o “uso hostil” das redes sociais. Mais de 80 milhões de pessoas são usuários de internet no Brasil; e 140 milhões usam telefones celulares. É claro que slogans construídos para desestabilizar o quadro sociopolítico no Brasil circulam nessas redes. E há também ONGs e agentes que operam através da embaixada dos EUA, como, igualmente, dos escritórios da USAID no Brasil – exatamente como em todo o mundo. Blogueiros brasileiros interessados em estudar as tendências das manifestações já observaram que só houve grandes concentrações populares em cidades nas quais operam escritórios de representação diplomática ou comercial dos EUA – na capital, Brasília; no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, dentre as principais.

    Hoje, como se sabe, está operando no Brasil uma das maiores bases organizadas da CIA e da inteligência militar dos EUA, do mundo. O coordenador político dessas operações no Brasil é o Embaixador Thomas Shannon.[1] Pode-se tomar como fato absolutamente verdadeiro que o embaixador Shannon está ocupado em tempo integral com o “despertar o gigante sul-americano”.
    http://www.strategic-culture.org/news/2013/07/01/who-is-shaking-up-brazil-and-why.html

  • “Manter-se fiel ao Direito” = votar conforme o que Eduardo Guimarães (que não é formado em Direito nem nunca deve ter lido um livro de teoria penal, nem tem idéia de quem seja Claus Roxin ou Luigi Ferrajoli) acha que é certo?

    • Incrível como esses cretinos se julgam capazes de decretar que conhecimentos possuo sem jamais terem me conhecido e sem terem qualquer informação sobre mim

      • Caro Eduardo,

        Peço desculpas. De fato, eu me exaltei. Falei de modo desrespeitoso e arrogante. Gostaria, se você me permite, de refazer o meu comentário:

        Não acho correto desmoralizar as nossas instituições e, em especial, o STF do modo como você tem feito. O STF não está agindo em desconformidade com o Direito, isso deve ficar bem claro!

        No julgamento do Mensalão, é verdade, começou a adotar uma interpretação diferente, mas isso não representa qualquer arbitrariedade, visto que é próprio das cortes judiciais alterarem as suas interpretações conforme o tempo e dentro dos limites que as leis, a Constituição, e os Princípios Gerais lhes permitem. O STF não adotou interpretação ilegal, ou inconstitucional, ou mesmo injusta – adotou uma interpretação diferente, mas que é sim conforme a lei, a constituição e a justiça!

        Não acho correto, repito, desmoralizar o STF apenas para evitar a desmoralização de pessoas que, no mais, já foram condenadas! Aceite que José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, e todo o resto, agiram de forma errada! Por que essa obsessão em querer negar essa verdade ululante? Fizeram coisas boas no passado? Fizeram! Mas isso lhes exime de serem condenados por eventuais malfeitos? De modo algum! Ninguém está acima da lei!

    • Eu nunca li um livro de teoria penal e muito menos sei quem são os autores que vc citou. Sei apenas distinguir um escrevinhador infame ou gastador de tinta de que falava Schopenhauer. É o seu caso. Modernamente Arthur Schopenhauer diria que vc é apenas um digitador infame, que se jacta de ter conhecimento em Direito querendo fazer crer que os que frequentam o blog do Eduardo Guimarães são pessoas com poucos conhecimentos. Somos até modestos, é verdade e acreditamos que só os tolos e os completos imbecis pensam que sabem e conhecem tudo. Esta frase final é de Anton Tchekov.

  • Vai demorar um pouco p/ o Lula voltar da Africa. Ele estah lah fazendo lobby p/ empreiteiras brasileiras poderem fazer obras super faturadas lah tambem (assim como aqui).
    A etapa seguinte vai ser a presidente perdoar as dividas desses mesmos paises africanos com o Brasil, a fim de que nao haja impedimentos legais p/ as empreiteiras brasileiras celebrarem contratos com esses governos.
    Desse modo o PT pode garantir que essas mesmas empreiteiras possam continuar fazendo gordas “doacoes” ao partido. Eh a famosa historia de fazer caridade com o chapeu alheio.
    Por enquanto essa estrategia soh hao deu certo na Costa Rica, cuja presidente teve que fazer pronunciamemto em cadeia de radio e tv p/ anunciar o cancelamento de um desses contratos intermediados pelo ex presidente por conta de super faturamento.

  • Edu,

    Não sei da viabilidade da proposta mas concordo com a Maria e o Locatelli pois tenho falado isto para os amigos a todo momento aqui no RJ e vejo agora pessoas com idéia semelhante.

    Seria interessante secar a fonte de recursos da mídia. A proposta seria bem simples empresas como BR, Petrobras, BB, Caixa Econômica, Eletrobras entre outras por serem empresas públicas e tem finalidade social passariam a não mais investir em publicidade e toda receita destinada a esta conta seria convertida em investimentos sociais. Seria mais lindo ainda ver a excelentíssima Presidenta Dilma anunciando em cadeia nacional seria um golpe e tanto em nossa oposição e queria ver o discurso da mídia…seria contra o povo???

    Alias deveriam parar também de patrocinar clubes de futebol.

    Gostaria de saber qual a finalidade da Petrobras anunciar para o varejo??? não faz o mínimo sentido afinal a população não compra petróleo bruto.

    Por favor vamos pesquisar e aprofundar o tema, eu acho que na Venezuela o Chavez fez algo parecido.

    Peço que inclua o meu email na lista do MSM esta mais do que na hora de sair para a defesa do governo.

    Um abraço fraterno a todos que visitam o site, um beijo carinhoso na Victoria.

    “Eu tenho pena do analfabeto político…” Bertold Bretch

    • Roberto…
      Você vai achar que é bobagem minha, mas, depois que li seu comentário fiquei procurando estrelinhas pra clicar.

  • Evidente que NÃO se pode mudar as leis ao sabor dos ventos ..e isso vale pra todos os movimentos.

    Tão ruim quanto termos juízes, magistrados pautados pela mídia, é termos TÍTERES guiados por interesses vis, por padrinhos e/ou por preferências políticas.

    Claro que se uma lei mudar ela não pode retroceder sob o risco de inaugurarmos uma onda de causalismos e de perseguições sem precedentes.

    Agora, do que entendo, o POVO, este que agora é chamado de baderneiro e golpista por alguns esquerdistas que NÃO foram convidados pra festa, o povo esta querendo que as LEIS MUDEM – muitas delas – e que os processos se tornem mais rigorosos, e que a repreenda, o castigo, se torne menos jocoso para com as vítimas.

    Cidadão que me lê, veja vem, hoje se um cara CONFESSA que matou ou ROUBOU de alguém, mesmo que filmado e reconhecido, se fugido do flagrante, ele fica livre (e se em flagrante um “habeas qq coisa” o coloca solto novamente rapidinho ..e isso se não só via uma fiança simbólica)

    ..pior que quando condenado, e isso pode levar mais de PAR de anos (normalmente), o cara é condenado a um mínimo por ser primário ..se a menos de 4 anos ele vai pra casa ..se a menos de 8 ele só volta pra dormir (quando cadeia existir) ..e se a mais que isso vai pra cadeia, PORÉM, se doutor tem direito até a tratamento diferenciado ..fora de “correr o risco” de sair rapidinho com um 1/6 ou 2/3 do “castigo” cumprido.

    Pergunta – e pq nenhum político praticamente quer rever isso ?

    Sinceramente, vendo pelo lado dos MILHÕES de vítimas que se enfileiram e DESAPARECEM em nossas estatísticas dantescas (e não se preocupe, do jeito que vai, a SUA HORA tb vai chegar), realmente eu sou obrigado a reconhecer que quem defende estas Instituições acéfalas, improdutivas e imprevidentes, corporativas, no mínimo, NO MÍNIMO, são PESSOAS CONIVENTES com o crime.

    http://www.youtube.com/watch?v=RYZtqKt6gbA

  • QUE “70%” são esses!!!!!!!!?????? Quem são os “que querem” ver os réus do “mensalão” na cadeia, independentemente de recursos, ou, deixando de lado até o processo legal, como nos tempos da Ditadura!!!!!!!!?????? De onde o “Dataserra” os tirou????????!!!!!!!!!! Qual o universo pesquisado!!!!!!!!!!??????????? Sim porque do POVO BRASILEIRO sem dúvida nenhuma não foi obtida a “amostra” objeto dessa pesquisa. Não se ela tiver realizado-se de forma isenta, sem manipulação ou direcionamento nas questões. Para se chegar a essa conclusão, basta uma análise simples ; SE OS BRASILEIROS(FALO DO BRASIL DE VERDADE, NÃO DOS “CANSADOS” DE CLASSE MÉDIA ALTA QUE PARTICIPARAM DESSAS MANIFESTAÇÕES, QUE TÊM 78% DE SEU CONTINGENTE COM NÍVEL SUPERIOR, CONTRA 15% DO BRASIL REAL, E VOTAM EM BARBOSA E MARINA, CONTRA 62% DO BRASIL DE FATO QUE ESCOLHERAM DILMA); POIS BEM, SE OS BRASILEIROS NÃO SE DEIXARAM INFLUENCIAR PELO SHOW MIDIÁTICO DO “MENSALÃO”, NEM QUANDO O JULGAMENTO OCORRIA ÀS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES DE 2012, COM TRANSMISSÃO DIÁRIA NA TV E DIREITO A 18 MINUTOS(!!!!) DE COBERTURA ININTERRUPTA NO JORNAL NACIONAL, A PONTO DE TEREM FEITO DO PT O PARTIDO MAIS VOTADO E ELEGIDO O PARTIDO PARA GOVERNAR A CIDADE MAIS REACIONÁRIA DO BRASIL, POR QUE IRIAM CONTAMINAR-SE AGORA, QUANDO NEM SEQUER PARTICIPARAM DESSAS “MANIFESTAÇÕES”, INTEGRALMENTE COMPOSTAS POR MEMBROS DAS CLASSES MÉDIA E ALTA, ALÉM DE SEUS MILITANTES PAGOS, ESTUDANTES BOBOCAS E DESORDEIROS DE PLANTÃO, (CONFORME DADOS SOBRE O PERFIL DOS “MANIFESTANTES” JÁ CITADO NESTE TEXTO, OBTIDOS ATRAVÉS DE PESQUISA)!!!!!!!?????????? SE NÃO SE CONTAMINARAM PELO MENSALÃO QUANDO ELE OCORRIA, E ERAM BOMBARDEADOS PELA MÍDIA O TEMPO TODO, POR QUE AGORA, COM O ASSUNTO FORA DAS PAUTAS MIDIÁTICAS DIÁRIAS, E SOMENTE DEVIDO AO “CLIMA DE INDIGNAÇÃO” ARTIFICIAL DE UMAS “PASSEATAS” GOLPISTAS DAS QUAIS MANTIVERAM DISTÂNCIA, IRIAM SE CONTAMINAR E PASSAR A ADERIR ÀS TESES MIDIÁTICAS QUE NUNCA PRESTARAM ATENÇÃO!!!!!!!!?????? SÓ UM IDIOTA, UM FANÁTICO DE DIREITA, OU QUEM VIVE ENCLAUSURADO EM SEUS PRECONCEITOS, ATAVISMOS E NO “MUNDINHO FECHADO” DE SUA CLASSE, NÃO ANDA NAS RUAS E NÃO CONVERSA COM AS PESSOAS DO POVO, PODERIA ACREDITAR NESSA “PESQUISA”. ELA É SOMENTE MAIS UM GOLPE DA DIREITA. O POVÃO NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O RESULTADO DESSE “JULGAMENTO´”. Ou a pesquisa do “Dataserra” foi manipulada; com perguntas genéricas e direcionadas para o homem simples que, por não entender de direitos e Cidadania(reflexos de um Sociedade com 300 anos de escravião e uma ditadura anascostas)enxerga nos recursos jurídicos uma maneira de “rico não ir para a cadeia” e seria contra eles em qualquer caso, e não por ter algo contra os réus do “mensalão”(nem sabe direito o que é isso, no máximo ouviu falar de forma genérica pela mídia e pouco se lembra do caso). Ou então essa “pesquisa” foi realizada entre os “cansados” das passeatas(aqueles 15% com nível superior que não representam os 85% que são o Brasil). Contudo, sobre uma conclusão não há dúvida : os barões da mídia estão aproveitando-se do clima de desordem criado por esse golpismo para tentar impor suas teses, ou seja, para anabolizar a ditadura midiática em que já vivemos, ampliando o controle da opinião e da informação e a influência nas instituições para obter o domínio completo das instituições, da política e da democracia, reduzindo este país há nada e sua institucionalidade no máximo a um apenso das decisões que previamente são tomadas nos escritórios das empresas privadas de mídia. O MOMENTO É DE REAÇÃO IMEDIATA A ESSE GOLPE, QUE TENTA IMPOR UMA DITADURA VELADA NO PAÍS(SE CONSEGUIREM, CONDENAR OS RÉUS DO “MENSALÃO” VIOLANDO TODOS OS PRINCÍPIOS ELEMENTARES DO ESTADO DE DIREITO AINDA SERÁ POUCO, PODERÃO POR EXEMPLO, CASSAR A CANDIDATURA DE DILMA COM BASE EM UM MEMORANDO INTERNO DA GLOBO, ASSINADO POR JOÃO ROBERTO MARINHO). A vontade de destruir as instituições é tão clara que, arrefecido o clima golpista das passeatas(que sumiram após o término da Copa das Confederações, numa confissão clara de suas intenções golpistas, calcadas na sabotagem ao Brasil diante do mundo), a classe dominante e mídia tentam ascender artificialmente as brasas da fogueira golpista que começa a se apagar através da deflagração de “greves” para lá de estranhas em setores estratégicos, a fim de promover não só o caos, mas prejuízos econômicos ao país. Assim é que caminhoneiros param inexplicavelmente(supostamente contra uma Lei que lhes é favorável, já que regula o descanso obrigtório desses profissionais, a qual já está em vigor há mais de um ano). Aqui em Recife, a mesma “oposição independente” do sindicato dos motoristas de ônibus, que manda mais do que o sindicato, promove uma greve de ônibus tão estranha quanto a “paralisação” que promoveu anteriormente, em data estratégica(a paralisação foi um pouco antes do início da Copa e essa greve imediatamente após), novamente cercada por eventos “exóticos”(na primeira os ônibus pararam nas ruas, interditando-as; agora, além disso ocorrer, grupos de “moradores” de comunidades carentes pararam os veículos que insistiam em trabalhar, “ajudando” numa greve que os prejudicava. ALÉM, DO QUE SEGUNDO MATÉRIA DA GLOBO, NAS PISTAS QUE LIGAM AS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA, GRUPOS ARMADOS PARARAM ÔNIBUS QUE FURAVAM O “MOVIMENTO”). COM ISSO, ALÉM DOS TRANSTORNOS, O TAL “GRUPO DE OPOSIÇÃO” TRAZ PREJUÍZOS PARA A ECONOMIA DA CAPITAL DO ESTADO QUE CRESCE MAIS DO QUE O BRASIL, NUM MOMENTO EM QUE A MÍDIA, NA FALTA DE “PASSEATAS”, VOLTARÁ SUA ARTILHARIA PARA A ECONOMIA. Ou seja, como eu já dissera anteriormente, a mídia achou péssima a tal “queda” de Dilma, considerou-a pequena e percebeu que a recuperação será rápida, está intensificando seus ataques, tentando derrubar um adversário, o Governo Dilma, que somente golpeou, mas já percebeu que irá recuperar-se e nocauteá-la. O momento é de reação do Governo e da Sociedade Civil, aguardo para ontem(entendendo seus problemas pessoais)a reação do MSM. Eles são poderosos, mas podem ser derrotados e não têm o apoio do Brasil real.

      • Eduardo acho que também estou sentindo este desanimo, o que esta acontecendo no Brasil é surreal, e o pior é que ainda temos que defender uma Presidenta completamente perdida na esfera política. Ela disse que não vai trocar nenhum ministro, ou seja ela só tira Ministro quando o PIG exige, é brincadeira!!!!

        Como esta a nossa Vittoria????

  • Em reportagem do METRÔ NEWS, periódico distribuído nas estações do metrô em SP, aparece Paulo Pereira da Silva conversando com o Secretário de Segurança Fernando Grella sobre a paralisação geral prevista para acontecer dia 11. Na reportagem, Paulinho da Força garante ao Secretário de Segurança que a manifestação será pacífica e sem desordem.

    Só um detalhe: o que está previsto para acontecer nesse, se realmente acontecer, causará um caos sem precedente aqui em SP. Pegando gancho no bloqueio das rodovias pelos caminhoneiros, as principais vias da cidade serão bloqueadas para o protesto, os motoristas e cobradores de ônibus e os condutores do metrô também cogitam parar, além da categoria dos motoboys que prometem fechar a Paulista. Rodovias que cortam a cidade também serão bloqueadas

    Se tudo que foi descrito na reportagem acontecer, a cidade viverá um dia de caos como nunca se viu na história. Esse movimento orquestrado de manifestações, causando transtornos graves a toda a população, realmente lembra muito a greve de caminhoneiros do Chile em 1973, que culminou com a queda de Allende. Lembrando que no Egito até ultimato das forças armadas o governo recebeu após mais uma série de manifestações iniciadas pelo FACEBOOK. Lá, após a primavera árabe da Praça Tahir e a posterior queda de Osni Mubarak, não demorou muito para forças externas desestabilizarem novamente o país. Nada é por acaso.

    • Caros Marcos e colegas do blog,

      Quanto a “os condutores do Metrô cogitam aderir”, sou operador de trem (linha1–azul) – que, a propósito, comungo ipsis literis com o pensamento do Eduardo – e posso comentar:

      1) o metró-sp tem mais de 8.000 funcionários e mesmo entre os muitos operadores de trem pode-se encontrar grande dversidade de pensamento e orientação polîtica MAS, asseguro-lhe, não vejo entre meus colegas a menor vontade nem intenção de parar. E duvido que uma assembléia votasse pela paralização;

      2) mesmo que houvesse decisão (da Assembléia) pela paralização, acredito que a imensa maioria dos OTs iria trabalhar normalmente. E garanto-lhe que EU, particularmente, furaria esta greve com o maior prazer; e até faria turno dobrado se necessário;

      3) sou filiado ao sindicato mas não concordo com a maioria das suas posturas políticas. Acho, por exemplo, simplesmente lamentável o texto da última “carta aberta à população”.

      A propósito, notaram que michou a “grande” greve geral marcada para ontem dia 1°? Pois é, é fácil arregimentar quem está desocupado porém quando pretendem envolver quem está trabalhando e tem obrigações a coisa é diferente.

      Abraços a todos.

      • Caro Claudio, ótimo que a maioria não queira parar. Mas dê uma olhada no Metro News de hoje. Achei muito preocupante um sindicalista do porte do Paulinho se reunir com o secretário de segurança para discutir com a maior naturalidade uma possível greve que pode trazer o caos para a cidade. Me pareceu uma situação conveniente para as aspirações políticas dos envolvidos.

  • Estas manifestações podem sim provocar mudanças no estado brasileiro extremamente prejudiciais, principalmente porque servem de argumento para as forças da direita que precisam destas mudanças e, se não promoveram as manifestações, pegaram carona nelas. Mas, sem querer ser otimista deslumbrado, é necessário considerar alguns fatos. Se somarmos todos os participantes destas manifestações (1,3 ou 1,5 milhões em todo o Brasil?) mal chegam a 1% dos eleitores, sem contar que os não eleitores também têm alguma voz ativa. Não vi a participação de trabalhadores, classe média média ou baixa e pobres. Partidos políticos, sindicatos e organizações sociais não estiveram presentes. Nem mesmo os estudantes estiveram representados pelas suas organizações estudantis. As pesquisas são feitas no calor das manifestações na avenida Paulista (tanto que todos os políticos perderam exceto o candidato do PSDB, que cresceu!). Mauricinhos e patricinhas acompanhados de desocupados, arruaceiros e ladrões comuns encheram as ruas com muita depredação e desordem sem uma meta específica ou qualquer reclamo organizado e, por isso foram instrumentalizados pelo PIG e partidos de oposição. Sou testemunha de que o comum das pessoas estão de saco cheio destas manifestações e repudiam com veemência a desordem implantadas irresponsavelmente por elas. Esta maioria, e põe maioria nisso, silenciosa em algum momento vai se manifestar. Por isso, entendo como altamente importante e quero participar de iniciativas como a de arregimentação deste blog porque estou nesta minoria silenciosa que já não aguenta mais de vontade de dar umas boas palmadas nessas crianças birrentas que executam um script do qual nada sabe. Avante Eduardo Guimarães e conte conosco, esta minoria silenciosa e de saco cheio.

  • Prezado Eduardo,
    Que tal entrar em contato também com o Coletivo Intervozes e outros grupos que lutam pela democratização da comunicação no Brasil, para apoiar a mobilização que o MSM está organizando?
    Um abraço e melhoras para Victória.

  • A Dilma não vai conseguir levar no grito, Depois de ouvir a sugestão golpista do bi-presidente Lula da Silva e do “ministro” João Santana, ela tentou jogar no colo do Congresso, com essa estapafúrdia (e golpista!) proposta de “plebiscito” (antes, já era até Assembléia Constituinte), a bomba armada em dez anos de incompetencia e corrupção do PT. E vai se complicando cada vez mais, como “presidenta incompetenta “que é. Mas a culpa não é tanto dela. É de quem mobilizou a máquina pública como nunca se viu antes na história deste país, e atropelou a legislação eleitoral para colocá-la lá.

    • Interessante. FHC, quando presidente, por duas vezes defendeu uma constituinte exclusiva para uma reforma política. Aécio Neves, quando deputado federal, também. Agora são contra. Por quê?

    • Interessante Sr Lucas tudo isto que o Sr é contra quando foi o PSDB que propôs era maravilhoso, agora é ruim, antigamente até comprar voto para reeleição era uma coisinha boba. O ódio que vocês classe média despeitados tem contra o PT faz esquecerem até do passado.

      • Se o PSDB fez proposta semelhante a esse golpe que está sendo perpetrado pelo Lula da Silva e seu fiel marqueteiro, então merece a mesma crítica. E digo o mesmo no que tange á propalada compra de votos para a reeleição, ainda mais porque essa emenda contribuiu decisivamente para que um despreparado como Lula da Silva chegasse à presidencia e lá permanecesse, devastando o país. Tanto que nem a gerentona consegue dar conta mais da herança maldita que ele deixou.

        Quanto ao suposto ódio que a classe média teria do PT, isso não passa de uma inversão psicótica. O PT é que tem declarado, desde sempre, o seu ódio à classe média (Marilena Chauí se fez porta-voz dele, recentemente, na presença do Lula da Silva!), esquecido de que é ela que sustenta a sua farra de “bolsas” eleitoreiras, forjada para se perpetuar no poder: “Bolsa Esmola” para os pobres e Bolsa Louis Vuitton (BNDES) para os ricos!

        Finalmente, não há que me acusar de esquecer do passado, quando os mais representativos membros do seu partido, que antes se arvoravam em paladinos da ética e da probidade administrativa, hoje se transformam em .lobistas muitíssimo bem remunerados de vultosos interesses empresariais, dentro e fora do país, e que o governo do seu partido, que antes se apresentava como “‘campeão da ética e da moralidade,” se envolve num escândalo de proporção nunca vista antes na história deste país, como o Golpe do Mensalão Federal!

        • Vc somente sabe falar de herança maldita. Vira o disco, moço! Tá cansando, escreve alguma coisa diferente, pra variar. Vc dá conta.

          • Se falo de “herança maldita” é porque sei que petista é chegadinho numa. Ou melhor, era chegadinho, quando Lula da Silva saracoteava de palanque em palanque para reclamar, falsamente, da agenda econômica que herdou dos tucanos, e sem a qual não teria a menor condição de governar. Agora que temos, de fato, uma herança maldita, que foi atirada pelo falastrão no colo da sua governanta, vejo que há petista que fica logo cansadinho, não dá conta, e implora para que o disco seja virado. Mesmo assim, vai ter que engolir: “herança maldita”, “herança maldita”,” herança maldita”…
            .

          • Lula, por mais que vc e outros “chateados” e “cansados” não reconheçam, é um estadista e terminou seu governo como o político mais bem avaliado do mundo, e com ações elogiadas pela ONU e por vários países (ações reconhecidas por pessoas que não têm o ódio que vocês carregam no peito). Não adianta resmungar, isso está acima de vocês e vocês não podem mudar o passado. Lula já entrou para a história. Fazer o quê? Vcs podem resmungar, chingar, chorar, jogar pedra, que isso não mudará a história.

          • Se “popularidade” fosse atestado de excelencia de um político, Hitler, Mussolini, Fujimori e tutti quanti poderiam se considerados tão “estadistas” quanto Lula da Silva. Quanto às “ações elogiadas” que ele vem desenvolvendo no mundo, há sempre poderosas empreiteiras envolvidas, o que sugere que ele vai entrar para a História não só como o chefe do governo do Golpe do Mensalão Federal, mas como um dos maiores lobistas que este país já viu!

            “Não adianta resmungar, isso está acima de você e você não pode mudar o passado. Lula já entrou para a história. Fazer o quê? Você pode resmungar, xingar (mas com x, não com ch, claro!), chorar, jogar pedra, que isso não mudará a história.”

  • Olá Edu,

    desde seus primeiros posts sobre as manifestações meu sentimento inicial de ânimo que tive ao ver centenas de milhares no Largo da Batata foi se arrefecendo, até virar séria e permanente preocupação. Assim como você e muitos outros, me sinto na “observação diária do golpismo”… demorei mas estou aqui.

    São Paulo – SP! Cadastre-me por favor.

    Abraço do seu leitor diário!

  • amanhã tem protesto contra a Globo na sede do Rio, onde é gravado o JN. Vai ser um protesto de verdade, com as pessoas mostrando a cara, sem máscara de anonymous. Com propostas concretas como a democratização da mídia. Protesto com alvo definido e assumido (o de Junho foi enrustidamente contra a Dilma), em cima de um fato real e palpável: O crime fiscal da Globo.
    Será que os “apartidários” que gritavam contra a Globo na base do oba oba, mas ao mesmo tempo carregavam cartazes com a pauta do pig vão? Dúvido

  • O Brasil não pode partir para o tudo ou nada, influenciado pelo mídia. Há que se respeitar os direitos previstos em lei, o Estado existe para isso, todos indistintamente estão submetidos ao Contrato Social, ao Estado-juiz. Portanto, aqueles homens que receberam a missão de julgar devem seguir, invitavelmente, o que consta no autos, ùnica, e tão-somente. O clamor das ruas é coisa apenas para os legislativos, juiz pauta-se pelo que está no processo, as provas, as testemunhas.

  • Edu, precisamos mesmo das porcarias que os trolls postam aqui?
    Já não temos problemas que bastem?
    Lime esses indigentes, Edu, faça uma assepsia no blog.
    Ou vê neles alguma utilidade para as discussões?
    Abração e torço aqui pela melhora da Victoria.

  • saiu ..saiu a proposta da reforma política ..isso em que pese que a tese governista NÃO vai ser compreendida pela população ..nem tão pouco vai de encontro a solução para temas latentes que o povo cobra urgência (saúde, educação, transportes, segurança e justiça com ética na política e na vida pública, pra todos os poderes e em todas as instancias e partidoS)

    1. financiamento publico ou privado ..pra mim, enquanto houver IMPUNIDADE, tanto faz, a turma vai continuar a ROUBAR e trapacear do mesmo jeito ..mas pro país, no LP, melhor se público

    2. voto proporcional ou distrital ..do que entendo, distrital, DESDE que a proporção entre os cidadãos respeite a máxima de UM homem, UM voto em proporções iguais, e não como hoje aonde encontramos cidadãos valendo 100 vezes mais em sua opinião (tipo pra qq projeto apresentado no senado e que envolva a cidadania entre cidadãos de RR x cidadãos de SP)

    3. fim do voto secreto em deliberações do Congresso ..sem duvida, sou favorável ao FIM do voto secreto

    4. continuidade ou não das coligações ..claro que pelo FIM das coligações, esta que mantem vivo, ao invés de extinguir muito partido inviável e/ou fisiológico

    5.continuidade ou não da suplência pra senador ..pra mim, sou pelo FIM de todos os vices e de todos os suplentes pra todas as cadeiras

    e ái, será que existem argumentos que demostrem que minhas escolhas não são das melhores ?

    • Pois é…. mas deveria haver mobilização concreta no sentido de se eliminarem as reeleições. //////// A instituição da reeleição é o nutriente básico das oligarquias. //////// Pela real e autêntica democratização dos poderes constituídos, o FIM das reeleições é algo da maior importância. //////// A quem interessa essas pessoas que tomam de assalto o Congresso Nacional por décadas ? Eles agem contra os interesses da nação e apostam ( com sucesso ) na ignorância e no desinteresse da população ! //////// O meu nome é Sergio Govea.

      • Sergio Govea: a propósito, já postei antes, em outro site>
        – Abaixo, um exemplo do quanto é difícil promover reformas neste país.
        Entendo que o principal tópico da reforma política deva ser no que diz respeito à reeleição para os cargos do poder legislativo (sem falar no poder judiciário, o qual deveria ter prazo estabelecido para o exercício dos cargos de desembargador e ministro).
        Os cargos legislativos passam de pai para filhos, netos, bisnetos, verdadeiras capitanias hereditárias. Ocorre, com certa frequência em alguns estados considerados “pobres de tudo”.
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Themistocles_de_Sampaio_Pereira_Filho
        Themístocles de Sampaio Pereira Filho (Teresina, 30 de dezembro de 1957) é um advogado e político brasileiro, exerce hoje o sexto mandato de deputado estadual pelo Piauí.
        Biografia
        Filho de Themístocles de Sampaio Pereira e Anatália Gonçalves de Sampaio Pereira, é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Advogado, seguiu na carreira política a partir da influência paterna e sempre filiado ao PMDB do qual foi presidente do diretório municipal na capital piauiense entre 1982 e 2001.
        Em 1982 foi eleito vereador de Teresina embora naquele ano seu pai tenha perdido a eleição para deputado estadual e sua mãe a disputa pela prefeitura de Esperantina.
        Como seu pai foi escolhido Secretário Municipal de Serviços Urbanos em 1986 pelo prefeito Wall Ferraz coube a Themístocles Filho disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí obtendo assim seu primeiro mandato de deputado estadual. Secretário de Justiça no segundo governo Alberto Silva foi reeleito em 1990 e ficou na primeira suplência de deputado estadual em 1994 dividindo seu tempo entre a Secretaria de Articulação Municipal e a Secretaria de Justiça durante o primeiro governo Mão Santa, retornando a este último cargo após a reeleição do governador. Atualmente responde a quatro ações de improbidade administrativa na Justiça Federal em decorrência da construção de presídios à época em que ocupou a secretaria. Reeleito deputado estadual em 1998, 2002, 2006 e 2010, foi escolhido presidente da Assembléia Legislativa para os biênios 2005/2007, 2007/2009, 2009/2011, 2011/2013 e 2013/2015. (grifo meu).

        Obs: Seu pai Themístocles Sampaio Pereira foi eleito deputado federal em 1998 e novamente primeiro suplente em 2002 e 2006. Em 2004, ele perdeu a eleição para Prefeito de Esperantina/PI., obtendo 793 votos, sendo o último colocado. Faleceu, este ano, aos 91 anos. O “prestigiado e sempre atual” presidente da assembléia legislativa do estado do Piauí já introduziu um irmão na Câmara Federal, o qual está no primeiro mandato. Dois filhos já estão a caminho de serem eleitos deputados estaduais.

  • Há vários detalhes que chamam a atenção no julgamento do caixa 2 do PT:

    As provas escondidas por Joaquim Barbosa e Antonio Fernando de Souza

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-provas-escondidas-por-barbosa-e-antonio-fernando-de-souza

    Procurador Geral livrou Dantas do processo do caixa 2 do PT e depois ganhou contrato milionário com Dantas

    http://www.jornalggn.com.br/blog/procurador-geral-que-livrou-dantas-do-mensalao-ganhou-contrato-da-brasil-telecom

    Procurador Geral excluiu tucanos do Banco do Brasil, que também assinaram as autorizações para pagamento, deixando somente o Pizzolato, do PT, no processo.

    Foram comprovados os serviços prestados, não houve desvio de dinheiro público, o pagamento foi feito pela VISANET, empresa privada.

    As auditorias do BB e do TCU não encontraram irregularidades nas operações,

    TST absolveu PT do mensalão e escondeu a decisão

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2013/05/05/tse-absolve-pt-do-mensalao-tse-escondeu-decisao/

    O julgamento foi feito às vésperas das eleições

    Condenou-se sem provas

    Não se deu o direito aos acusados ( sem foro ) de serem julgados inicialmente nas instâncias inferiores

    Alguns ministros dormiram enquanto os advogados dos réus faziam as defesas

    A mídia transformou o julgamento em espetáculo diário, um imenso big brother, transmitido pela TV e ecoando no Jornal Nacional amplificadamente.

    A lei que aumentou a pena dada a Dirceu foi sancionada após o comentimento do suposto crime imputado a ele, mas Barbosa decretou que o suposto crime foi cometido em data posterior à data da mudança da lei.

    Se os recursos que as defesas elaboraram não servirem para nenhuma alteração no julgamento, estaremos oficialmente fora do estado de direito e da democracia e não restarão esperanças…

    A ditadura da mídia será a grande vencedora.

  • Meus comentários não são publicados há muitos dias, nem os dados para participar da rede MSM, estou usando outro pc para ver se é por causa disso

  • Temos uma mídia que só faz jornalismo (?) declaratório e golpista.
    Temos uma mídia partidária.
    Temos uma mídia corrupta, representada dignamente pelo “coito de bandidos”, ops, veja,onde tinha como redator chefe o contraventor cachoeira.
    Temos políticos nas sodomias das câmaras municipais, estaduais e no congresso nacional que há muito se dissociam da sociedade – que é o principal vínculo democrático.
    Temos uma classe política que virou uma classe de oportunistas, onde esta desmoralização política é um grande perigo para o Brasil.
    Temos um STF midiático que só age sob a tutela dos holofotes.
    Temos um presidente do STF que, no final do ano passado, em entrevista, o joaquim disse que não há Poder após o judiciário e que suas decisões são inapeláveis.

    ELE NÃO LIGA PARA A CONSTITUIÇÃO.

    Temos um ministro da justiça que não consegue acionar o seu aparato judicial para resolver os problemas dos manifestantes “apartidários” e vândalos.
    Temos um ministro das comunicações que se mostra totalmente inapto para a CONSTITUCIONAL REGULAMENTAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES, o que gera um jornalismo(?) declaratório e golpista com o COMUM ‘assassinato de caráter’, sem que se observe o direito de resposta, retratação,…
    Temos uma mídia que no início das manifestações consideravam os manifestantes vândalos. Hoje são festejados pela mesma mídia que os condenou.
    Temos uma SECOM que de comunicação não tem nada, pois só se sabe e se conhece do que verdadeiramente ocorre no país, só via internet nos blogs sujos, 247,… A SECOM precisa se comunicar mais.
    Temos uma oposição que vivia no guichê do FMI e, com 100 bilhões de reais da privataria, ainda assim conseguiram quebrar o país por várias vezes – aí a midia corrupta e golpista assumiu a oposiçaõ.
    Temos a capital mais rica do país, onde um ex-prefeito (O DA ATÔMICA BOLINHA DE PAPEL), quando assumiu a prefeitura/SP, simplesmente acabou com o “orçamento participativo”, ou seja, democracia participativa não é a sua política e tampouco a de seu partido. HOJE OS VERDADEIROS MANIFESTANTES QUEREM A VERDADEIRA DEMOCRACIA COM A PARTICIPAÇÃO DO POVO E POLÍTICOS.

    …Mas, apesar de tudo isto, temos um povo que realmente banca o país e gradativamente está adquirindo sua consciência política própria, sem cabresto, modernização esta iniciada por LULA. ESTA MODERNIZAÇÃO PRECISA SER COMPLEMENTADA COM A REFORMA POLÍTICA PLENA E RÁPIDA.

  • Eduardo,

    Em primeiro lugar , desejo saúde plena para a sua filha.

    Eu acho que você poderia criar uma espécie de contribuição pecuniária para MSM, a fim de que você possa levar a cabo essa brilhante iniciativa. Entendo eu que todos confiam em você. Seja na qualidade de administrador central, seja na qualidade de guardião desses recursos.

    Quem administra precisa de recursos para fazer face às despesas inerentes ao processo.

    Conte comigo. [email protected]

  • Tamojunto de novo! De um stf que tem gilmar, e tinha ayres brito, amigos confessos da oposição, mais mellos e gurgéis, só podemos esperar o pior.

  • Edu, tenho uma sugestão para facilitar a coleta dos nomes/emails das pessoas que forem aderir ao MSM.
    Talvez elaborando um Formulário no GoogleDocs, que é bem simples, e deixando o link do formulário à disposição de quem quer preencher a ficha cadastral. Acredito que pelo formulário do G.Docs fique mais fácil coletar nome,email,cidade do que ter que vir comentário por comentário aqui no blog ou no Face.

    • Ah, Edu, se quiser, há como incorporar no seu blog o link para o formulário.
      Vou ver ser tem como deixar você como o proprietário do formulário, senão der, posso adicioná-lo como colaborador (você ou qualquer outra pessoa que indicar), assim você tem acesso às respostas dos formulários.
      E depois as respostas podem ser enviadas direto à uma planilha do google docs, o que facilita mais do que fazer a coleta manual dos dados nos comentários aqui do blog.

  • Olá, Eduardo. Tudo bem?!?

    Coo comentei na sua página de Face, gostaria de saber como posso contribuir, aqui do Rio Grande do Sul, para amplificar o coro dos que estão “de orelha em pé” com todas essas coisas que vem acontecendo.
    Somos indivíduos, independentes… mas tenho uma rede de amigos que estão dispostos a se unir e aumentar o caldo.

    Grato pela atenção

    Xandy Guitar
    Alexandre Santos

  • Caro Eduardo, espero que você tenha bastante força para enfrentar todos esses desafios. E que a saúde da Victoria logo dê sinais de boas melhoras. Minha mais completa solidariedade a você.

  • Edu, estarei em vibrando em todas as minhas oraçoes para a plena saude de Victoria. Estou integrado a turma contra o golpe, assim como já o fiz no foragilmarmendes!!!, ainda continuo acreditando que o PODRE JUDICIARIO continua a sendo grande MAL do Brasil, além da Reforma Politica, tinha que haver a Reforma Judiciaria no mesmo momento, pois tem muitos BANDIDOS DE TOGA, é inadmissivel juiz ladrao ser aposentado com salario maior que 30.000,00 como pena??? é inadmissivel juizes do tipo: Gilmar Mendes, Marco Aurelio, Celso Melo, Toffoli, Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Macabu, Napoleo, Masloum, Ellen Gracie, Ayres de Brito, Eros Grau, Nabarrete, Cecilia de Mello, juiza do Pinheirinho, juiza do indio Terena e outras porcarias que se diz juizes(bandidos de toga) permaneça fazendo mal a populaçao brasileira sem nenhum tipo de puniçao, temos que mudar isto tambem??? Edu, continuo a disposiçao as 24 horas por dia , para qq situaçao, sou brasileiro e nao desisto nunca!!!!

  • Bravo Edu. Melhora para a Vitória.

    O povo brasileiro, aprendemos em poucos dias o que demandaria anos para aprender e praticar:

    1. Que o poder verdadeiramente emana do povo, principalmente quando se manifesta;
    2. Que a reforma política não poderá ser feita pelos seus atuais beneficiários (seria lobo domando conta do galinheiro);
    3. Que os políticos cínicos unidos com os hipócritas não aceitam serem avaliados pelo povo, por isso propõem referendo para uma reforma política convenientemente manipulada;
    4. Que a mídia, também cínica e hipócrita, por isso seu apoio aos políticos com esse perfil;
    5. Que a voz das ruas, por quem está sendo ouvida recebendo a devida atenção e por quem faz ouvidos mocos e quer tirar proveito (para estes que a mídia está dando destaque);
    6. Que o judiciário ainda é apenas para proteger a Casa Grande – para a Senzala todo o rigor da Lei ou se preciso for, da suposta lei do “achismo”.

    Será que mídia divulgaria isso?” Ley de Médios” já.

  • Infelizmente a mídia solidificou importantes vitórias para suas causas…

    Condenar sem motivo virou um mantra para a opinião pública nacional…

    Vide PEC 37, vide Mensalão do PT, vide Primavera do Cansei.

    Edu, o título do seu texto não poderia ser mais preciso ao representar o funcionamento deste modus operandi no nosso país.

    Infelizmente o partido que comanda o Brasil segue ignorando o ponto central de tudo isso.

  • “O POVO NÃO É BOBO, ABAIXO A REDE GLOBO”, protestavam os manifestantes em Londres. *** Jornalistas da rede Globo foram hostilizados e impedidos de entrevistar os participantes das manifestações de Londres em apoio ao Brasil. O jornalista Marcos Losekann, tentou intimidar um manifestante mais exaltado, mas retrocedeu ao perceber que a maioria o apoiava. Uma outra jornalista da Globo News, Ana Carolina, também não conseguiu fazer reportagem e foi aconselhada por manifestantes a deixar a empresa onde trabalha para assim poder exercer livremente suas funções. O grupo se reuniu por alguns minutos, tempo em que Marcos Losekann, aparentemente enviou sua entrevista por celular. Visivelmente desconfortáveis com a situação, o grupo deixou o local. Assista ao vídeo: http://bit.ly/16Mlvqh

    Edu, vamos formar uma corrente com vibrações positivas, ao final tudo vai dar certo. Saúde para a Victoria e muita força para você e sua família, da qual nos sentimos parte.

    Um abraço.

  • EDUARDO, VEJA QUE COISA MAIS VERGONHOSA ESSES MINISTROS DO STF, EU NUNCA VI JUIZ DE ALTA CORTE DANDO ENTREVISTAS E AO MESMO TEMPO PARTICIPANDO DE FESTA POLÍTICA, SÓ NO BRASIL MESMO ESSA PROMISCUIDADE!!!!

    SÃO OS MESMOS MINISTROS DO STF QUE APARECIAM TODAS AS NOITES NO JORNAL NACIONAL, DURANTE O JULGAMENTO DA AP 470, DANDO ENTREVISTAS FAVORÁVEIS À CONDENAÇÃO DOS REUS.

    E TEM GENTE QUE ALÉM DE PAPAI NOEL, ACREDITA TAMBÉM NESTA JUSTIÇA PODRE, VENAL E PARTIDÁRIA!!

    POBRE BRASIL!!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=jJdFmnpQN3A

  • No pig aparece em primeira página que Dilma “questionou” tribunal… No corpo da notícia diz que Dilma “consultou”… Será por quê? “Questionar” pode ter uma conotação de insurgir-se contra a Justiça. Talvez queiram passar a informação com esse intuito. Já “consultar” é mais adequado. Creio que o governo tenha usado este último termo.

  • Edu,
    Há muito tempo estou convencido de que há uma articulação muito bem planejada que objetiva desestabilizar e, se possível, derrubar o governo Dilma. Isto vem de longe, desde o primeiro governo Lula e cresce na medida que se prolonga o tempo de duração dos mandatos dos governos populares e na medida que cresce a importância do Brasil no mundo pela grandeza da sua economia. As forças do entreguismo nacional e suas matrizes estão vertendo saliva pela fome de engolir as riquezas nacionais e pela raiva de estar fora do poder há mais de doze anos.
    O momento é grave e a sua iniciativa serve para que, pelo menos, não nos sintamos inertes, de braços cruzados.
    Sou um velho militante do PCB e, aos 64 anos, sigo convencido que a humanidade não terá salvação fora do socialismo ou fora de uma sociedade onde o ser humano, de forma igualitária, seja o objetivo principal de todo desenvolvimento.
    Estou pronto para ingressar no MDSM. Meu telefone é 61 81504140, o e-mail [email protected].
    Aguardo vossa orientação,
    Crescêncio Antunes da Silveira Neto.

    • Crescêncio, você tem razão, mas, também estou desconfiada há tempo que o mercado, rentistas e alguns grupos estrangeiros estão financiando pessoas e empresas aqui no Brasil, desconfio também que até a Record está sendo financiada, os evangélicos em geral, igreja católica, todas as mídias piguentas, MP e até latifundiários, desconfio até da Marina Silva, estão recebendo dim$dim$. Hoje mesmo recebi um e-mail de uma colega, com um link de um jornal português com um monte de mentiras sobre Lula, dizendo que os bens dele foi embargado, pela corrupção. Essa colega que me mandou e-mail é evangélica.

    • Este pessoal de Direita, tentaram a mesma coisa na Venezuela, Argentina, conseguiram no Paraguai e Hunduras, o financiamento, treinamento e etc…… sabem quem esta por tras, acho que foi acertado com o pessoal do Intituto Milenium…. que merda se metemos, pessoal chato não querem o melhor para o Brasil, so pensam em delapidar o “Brazil”.

  • Prezado Eduardo, por favor inclua nesta lista o nome deste fiel escudeiro. Saudações, e melhoras para Vitória.
    André

  • Se houvesse uma maioria respeitadora do Estado Democrático de Direito, não estaria querendo a prisão de acusados antes do final do “julgamento”, ou eles gostariam que fosse assim com eles? A nação deveria estar protestando contra o tribunal de exceção criado pelo stf, pelo “julgamento” partidarizado e pela condenação sem provas, no caso da AP470.
    Não podemos ter um judiciário pautado pela ditadura da mídia conservadora.

  • Estou neste momento vendo Ayres Brito dizendo um monte de asneiras no Observatório de Imprensa na TV Brasil. Tá difííííícil tragar…

  • “Judiciário na parede” é apenas reflexo de um congresso dominado por bandidos. Não é o judiciário que solta, ou deixa de prender, a bandidagem! São as leis brasileiras, “feitas por bandidos, para bandidos”, que determinam esses procedimentos. E mais, não será essa “propostinha” de “plebiscitinho” que acalmará as massas. Recomendo aos políticos que comecem a se preocupar seriamente!

  • Eduardo, melhoras para sua menina. Muita luz para ela e para toda a família.Sobre o trabalho que pretende fazer, de cunho patriótico, parabenizo-o novamente e a todos os apoiadores, pois as intenções são certamente as melhores do coração de todos. Existe mesmo a chance de que os fatos recentes sejam uma tentativa de golpe contra o governo, desde o início ou mesmo a partir de certo ponto. Mas quando penso sobre esse trabalho, não consigo falar a não ser da comunicação desse governo com a sociedade. Péssima. P-é-s-s-i-m-a. Em que se pode contribuir para tentar melhorar essa comunicação?

    E a presidente não melhora isso. A Época dessa semana traz na capa “Cadê a Estadista?”, uma chacota à presidente Dilma, cujo governo enterra bilhões na Globo, e ainda não sabemos com que justificativa toda essa grana vai para a Globo. Como é que pode? Mas o pior é que sabe de uma coisa? Sou obrigada a concordar com boa parte da reportagem. Cadê a estadista? Terá Lula errado e indicado uma pessoa sem as habilidades políticas necessárias para ser presidente da República? Dilma mais parece uma burocrata do que uma líder política. Parece ter medo de partir para o corpo a corpo. Cadê a Dilma que peitou Agripino Maia um dia?

    Meu consolo é que Serra seria um desastre para o Brasil, pois além de ser um político desagregador e dado a fabricar dossiês contra adversários (quem não se lembra da célebre matéria “Pó pará, governador”, contra Aécio Neves, fabricado para destruir Aécio?), em crises, ele se esconde, como diz o Nassif. Foi assim no governo de SP e seria assim com o Brasil. Enfim, o que os fatos dos últimos dias mostraram é que sem pressão, o poder instituido não se move, seja de direita ou de esquerda.


  • “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



  • Achei esse trecho de interesse aos leitores do Blog —

    Google, como já se vê bem claramente, é modo altamente conveniente de mascarar a operação das agências de inteligência. Como os mesmos investigadores independentes já sabem, [6] os primeiros arregimentadores do que se conhece como “Primavera Árabe”, que assumiu o formato de agitações de civis, foram recrutados pela empresa Google e participaram de Conferências Zeitgeist no hotel Grove. Há farta documentação, por exemplo, que comprova que o egípcio Wael Ghonim, que iniciou a ‘revolução’ no Egito que levou à ditadura da Fraternidade Muçulmana [hoje ameaçada de golpe pelo exército egípcio [7] (NTs)], era empregado da Google, gerente-geral de marketing para o Oriente Médio e Norte da África. Eric Schmidt declarou-se orgulhoso do que Ghonim fez; e repetiu que o uso de Facebook, Twitter e ferramentas de Internet para disparar protestos populares no Egito é “bom exemplo de transparência”. [8]

    
Google exerce influência cada vez maior sobre os governos dos EUA e da Grã-Bretanha. Não que seja trabalho muito difícil de fazer, dado que Eric Schmidt (presidente executivo Google) é membro do Conselho de Assessores do presidente Obama para questões de Ciência e Tecnologia; e preside a [Fundação] New America Foundation, sem finalidades de lucro e patrocinadora da campanha eleitoral de Barack Obama. Foi-lhe oferecido, até, o cargo de Secretário do Tesouro dos EUA.

Na Grã-Bretanha, representantes da empresa Google reuniram-se, desde as eleições gerais de 2010, só até agora, nada menos que 23 vezes com membros do Partido Conservador. David Cameron foi convidado-palestrante na Conferência Espírito Google do Tempo de 2006, quatro anos antes de tornar-se primeiro-ministro. (…)



    As Conferências Google reúnem as cabeças que a empresa considera capazes de “modelar o futuro global”. E a própria empresa posiciona-se para acumular mais força que os governos, no monitoramento e controle do comportamento das pessoas – como parecem ter conseguido fazer no Egito e na Tunísia. A interferência da empresa Google em assuntos internos de países europeus já é tão ativa, que, recentemente, a Comissão Europeia iniciou uma investigação do que considera abuso, por aquela empresa, da posição de líder do mercado de serviços de informação.



    O presidente da empresa Google jamais escondeu sua ambição de controlar a sociedade; falou disso inúmeras vezes, sempre enfatizando que a privacidade é relíquia do passado; e de seus planos para converter a empresa Google num “Grande Irmão” [orig. Big Brother] que faça o 1984 de George Orwell parecer conto de fadas.

Numa de suas palestras, Eric Schmidt disse: “Já nem precisamos que você digite. Sabemos onde você está. Sabemos onde esteve antes. Sabemos mais ou menos o que você está pensando.

    Acho que, de fato, as pessoas não usam a Google para responder perguntas (…) Querem, isso sim, que a Google lhes diga o que estarão fazendo dentro de meia hora, quinze minutos (…) Sabemos tudo que vocês fazem e o governo não perde o rastro de ninguém. Com o tempo, saberemos marcar sua posição, com precisão de milímetros, ao longo do tempo. Seu carro se dirigirá sozinho. Não é verdade que os carros tenham sido inventados antes dos computadores… Você nunca fica sozinhos… Você nunca se entedia.” [9] (…)
    ——
    [6] http://ordo-ab-chao.fr/de-bilderberg-2013-a-google-berg-pour-une-revolution-technocratique/

    [7] 2/7/2013, Reuters, http://www.reuters.com/article/2013/07/02/us-egypt-protests-idUSBRE95Q0NO20130702

    [8] http://news.cnet.com/8301-13578_3-20032239-38.html

    [9] 5/10/2010, Telegraph em http://blogs.telegraph.co.uk/technology/shanerichmond/100005766/eric-schmidt-getting-close-to-the-creepy-line/  

  • Prezado blogueiro progressista Eduardo Guimarães, noto a insistencia do amigo (permita-me essa intimidade) na grafia da forma ‘presidente’ para a atual ocupante do cargo da Presidencia do Brasil, o que, ao meu ver, é o único senão que teria a objetar ao prezado articulista. Como creio que seria de bom alvitre a prevalencia da forma ‘presidentA’, seguem trechos de artigo da Revista Língua Portuguesa, a que tive acesso, e cujo texto pode também ser encontrado em http://revistalingua.uol.com.br/textos/62/artigo248988-1.asp

    Tais trechos, sob meu ponto de vista, convalidam, de maneira definitiva, o uso preferencial pela forma ‘presidentA” para Dilma Vana Roussef. Ei-los:

    “Presidente ou presidenta?

    Lei, tradição do idioma e visão de mundo entram em conflito na definição do termo a ser usado para referir-se a Dilma Rousseff

    Luiz Costa Pereira Junior

    “Presidenta” acentuaria o papel feminino…

    Se quisesse seguir a lei com um rigor, digamos, ortodoxo para seus hábitos, o brasileiro teria de oficialmente referir-se a Dilma Rousseff como “presidenta”. Sim, a lei federal 2.749, de 1956, do senador Mozart Lago (1889-1974), determina o uso oficial da forma feminina para designar cargos públicos ocupados por mulheres. Era letra morta. Até o país escolher sua primeira mulher à Presidência da República.

    (…)

    Consagrada

    Linguistas de instituições como USP ponderam. Marcelo Módolo informa que, embora pareça recente, “presidenta” é termo antigo. Ao menos desde o dicionário de Cândido de Figueiredo (1899):

    “Presidenta, f. (neol.) mulher que preside; mulher de um presidente. (Fem. de presidente.)”

    – “Presidenta” já está consignado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), no Houaiss;

    (…)
    O uso coletivo deve determinar predileção ou confirmar as duas formas. Para o gramático Ataliba de Castilho, nada impede que um termo até chegue a substituir o anterior.

    – O uso é o senhor da língua. Vejamos como, daqui a alguns anos, as pessoas se referirão a esse cargo quando ocupado por uma mulher.

    Os limites de uso seguem, muitas vezes, interesses específicos. Há “soldada”, “sargenta”, “coronela”, “capitã” e “generala”. Mas o Exército, ele mesmo, evita adotá-las.

    “Presidenta” parece sofrer outra ordem de influências. Embora as variações sejam aceitas, o tipo de adoção de cada uma parece dividir intuições e usos – não tanto no campo da morfologia, mas no da semântica e até da ideologia. O professor Módolo concorda que a forma “presidenta” é a preferida por quem a simbologia de uma mulher no poder é fato relevante, talvez até orgulho.

    – Fica mais expressivo usar “presidenta”, pois se trata da primeira brasileira no cargo – diz ele.

    (…)

    Para Elis, a diferença passaria pela ênfase que o falante intui dar ao enunciar a ocupante do cargo.

    – É aí que entra a questão política. A mulher começa a ocupar cargos antes só masculinos. É preciso que se marque isso de alguma forma. A desinência -a de feminino passa a cumprir esse papel.”

    Espero ter convencido o prezado blogueiro sobre algo que me parece importante neste caso de protagonismo feminino no uso da forma presidentA. Grato pelo espaço e meus votos de melhora e boa saúde para a Victória e todos os seus mais próximos, na harmonia familiar.


    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



    • Fantástico. Eu concordava, intuitivamente, com a forma presidentA, desacreditando dos que que a diziam incorreta, comparando-a, por exemplo, com estudantA, etc. Agora, tenho argumentos concretos para afirmá-la e usá-la,. Obrigado por sua grande contribuição.

  • Na postagem anterior, leia-se Dilma Vana Rousseff no lugar de Roussef.


    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



  • Dia 11 de julho, o dia para exigir uma democracia direta com a participação popular, em Assembléia Geral POPULAR CONSTITUINTE SOBERANA. Assim vamos varrer os entulhos autoritários, como a Rede Bobo, fim das PM’s, fim dos previlegios dos juízes do STF, equiparação salarial dos políticos com a dos professores e outras regalias, dentre outros. Acima de tudo cassar a licença da Central Globo de Mentiras!

  • Edu, enviei uma mensagem por email.
    Peço que por gentileza desconsidere meus dados para a inscrição pelas razões postas na mensagem.
    Abraço

  • PMDB, o verdadeiro câncer da política brasileira

    Nenhum governo, depois da Ditadura, governou sem o PMDB e o PMDB, nunca deixou ninguém governar sozinho. Logo, pelo seu tamanho, o PMDB impõem, a qualquer governo uma aliança forçada, caso contrário, ter o PMDB como oposição, tornaria a governabilidade impossível.

    Por melhor que sejam as minhas ou as suas intenções, a pessoa que for eleita presidente, governador ou prefeito, não virá nos consultar, pedir conselhos ou apoios. Só se faz aliança política com quem se elege. Com quem vota no congresso!!! Assim é a democracia!!!

    O PMDB é o maior partido do Brasil e I-N-F-E-L-I-Z-M-E-N-T-E, ainda o será por um bom tempo.

    Veja porque:

    Governo Sarney, PMDB puro…

    O ministério Sarney, organizado por Tancredo Neves, de maneira a garantir a transição pacífica, tinha feição fortemente conservadora, incluindo cinco políticos que até meses antes haviam apoiado o governo militar:

    PFL (DEM)
    Aureliano Chaves (Minas e Energia),
    Olavo Setúbal (Relações Exteriores),
    Marco Maciel (Educação)
    Paulo Lustosa (Desburocratização),

    PDS
    Antônio Carlos Magalhães (Comunicações),

    PMDB
    Afonso Camargo (Transportes),
    Almir Pazzianotto (Trabalho),
    Aluísio Alves (Administração),
    Carlos Santana (Saúde),
    Fernando Lira (Justiça),
    Flávio Peixoto (Desenvolvimento Urbano),
    Francisco Dornelles (Fazenda),
    João Sayad (Planejamento),
    José Aparecido de Oliveira (Cultura),
    Nélson Ribeiro (Reforma e Desenvolvimento Agrário),
    Pedro Simon (Agricultura),
    Renato Archer (Ciência e Tecnologia),
    Roberto Gusmão (Indústria e Comércio),
    Ronaldo Costa Couto (Interior),
    Valdir Pires (Previdência),
    José Hugo Castelo Branco (Casa Civil),

    Militares ligados ao PMDB
    General Rubens Bayma Denis (Casa Militar),
    General Leônidas Pires Gonçalves (Exército),
    Brigadeiro Otávio Júlio Moreira Lima (Aeronáutica),
    Almirante Henrique Sabóia (Marinha),
    General Ivan de Sousa Mendes (Serviço Nacional de Informações)
    General José Maria do Amaral (Estado-Maior das Forças Armadas).

    Ao final do governo Sarney, o PMDB venceu as eleições para os governos de 22 dos 23 estados existentes à época e elegeu 57% dos congressistas e dos deputados e senadores constituintes !!!

    Quem sucedeu o Sarney na Presidência ?

    Collor!
    Que tinha sido Governador de Alagoas por qual partido?
    PMDB!

    Quem sucedeu o Collor na Presidência?
    Itamar Franco!
    Que era Senador em Minas Gerais, por qual partido?
    PMDB!

    Quem sucedeu Itamar na Presidência?
    FHC!
    Que havia sido Senador, por São Paulo pelo…. PMDB e havia ajudado a fundar o PSDB há apenas 10 anos.

    Quem sucedeu FHC na presidência?
    Lula!
    Que é do PT e tentou, heroicamente, quebrar esse circulo vicioso da política brasileira.

    Aí vc dirá: Como? Se a vaga de vice-presidente foi dada a Michel Temer, do PMDB.

    A questão é simples…

    O governo Lula ao fomentar, no Brasil, políticas sociais que induziram os brasileiros a serem independentes e altosustentáveis; ao garantir o crescimento da economia e apontar aos empresários caminhos para um Brasil viável economicamente; ao não ceder aos ataques diários da mídia, enfim, fazendo o que se esperava de um governo sério; possivelmente produzirá, a longo prazo, (30 anos) uma massa de brasileiros com ensino superior e renda familiar estável.

    Estes são os pressupostos básicos, para que as pessoas possam exigir que as garantias que lhes foram dadas não retrocedam.

    As manifestações de junho/2013 são um reflexo dessa melhoria de vida dos brasileiros. Agora que a corda não está tão apertada e eu tenho tempo e dinheiro para preocupar com outras coisas….vamos lá melhorar de vez o Brasil. Esse é o pensamento do povo.

    Porém, no meio do caminho existe um PMDB !!!
    O PMDB representa o que de pior existe na política nacional.
    O PMDB fará de tudo para inviabilizar as reformas políticas propostas pela Presidenta.

    Veja o caso de MG e MA.
    O PT teve que “rifar” estes dois estados ao PMDB, para garantir, deste, o apoio na coligação nacional, pois, o PT precisa de tempo de tv para mostrar tudo de bom que fez.

    A culpa é do PT ? Não.

    Olha que engraçado…rs

    Se a mídia, cobrisse com isenção, os erros e acertos do governo Lula, muito provavelmente, não fosse necessário o PT aliar-se com o PMDB (somente para ter tempo de tv) para mostrar aquilo que naturalmente, a mídia já deveria ter mostrado.

    Logo, não sendo necessária essa aliança, o PMDB começaria a diminuir de tamanho muito mais rapidamente, pois não teria a cadeira de vice, os ministérios que detém e nem milhares de cargos e o apoio nos estados.

    Uma imprensa imparcial é isso que o Brasil precisa!!!

    Muitos dos 36 partidos existentes hoje, são dissidências do PMDB…

    Isso explica muita coisa, não !?!

    PMDB o câncer da política brasileira.

  • E se? Banqueiro Luis Octavio ‘Índio da Costa’, que pegou 19 dias de prisão e grampeou o BC, estivesse doado R$12milhões ao PT invés de PSDB. Imagine no ano da Copa?
    BC foi grampeado por banqueiros que doaram R$12milhões ao PSDB. O maior beneficiário foi José Serra #FinanciamentoPublicoJA
    Eleições 2006, 2008, 2010, banco CruzeiroSul doou 12milhões para políticos do PSDB #FinanciamentoPublicoJA
    Rombo pela fraude do CruzeiroSul que doou 12milhõesPSDB, ultrapassa os R$ 2,2 bilhões.
    Esperto é o Serra: CruzeiroSul injetou 1,2milhão na campanha 2010 de seu vice Indio da Costa, primo do banqueiro.
    Esperto é o Serra: CruzeiroSul deu 1,2milhão ao vice, 1,8 milhão ao Serra. Outro R$ 1,3 milhão a diretórios
    AuditoresBC encontraram indícios de lavagem e evasão de divisas no CruzeiroSul, do Luis O. A. Indio da Costa.http://migre.me/fgURp
    Com financiamento público de campanha, evitamos que Banqueiros. Empresários, Evangélicos, Ruralistas tripliquem a fatura depois!
    #FinanciamentoPublicoJA

Deixe uma resposta