Vídeo em que blogueiros questionam repórteres por combinarem pauta sobre Lula

denúncia

No sábado (17/5), este Blog denunciou que repórteres de veículos distintos da grande mídia que foram cobrir a palestra de Lula no 4º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em São Paulo, após a fala do ex-presidente reuniram-se para combinar a pauta que todos esses veículos divulgariam conjuntamente sobre o evento.

Coincidentemente, vários grandes portais, jornais e tevês divulgaram, conjuntamente, trecho pinçado da fala de Lula em que ele diz que é “babaquice” exigir estações de metrô dentro de estádios de futebol.

Abaixo, relação de alguns dos veículos que cobriram o evento e divulgaram todos a mesma pauta, destacando a frase de Lula sobre “babaquice” em meio a horas de tantas outras coisas ditas por ele aos blogueiros para os quais palestrou. Nos dois maiores jornais paulistas, essa pauta virou manchete principal de primeira página.

ESPN

Globo

G1

Exame

Correio Brasiliense

Folha de São Paulo

Estadão

O Dia

A informação de que vários veículos distintos reuniram-se à saída do evento dos Blogueiros com Lula para combinar a pauta que divulgariam conjuntamente foi contestada no domingo (18/5) por repórter de um desses veículos com o qual este blogueiro mantém uma relação respeitosa. Ele colocou em dúvida a informação.

Detalhe: os repórteres que aparecem no vídeo e os veículos para os quais trabalham ainda não foram identificados.

Diante disso, reproduzo, abaixo, vídeo gravado por um dos blogueiros que presenciou a “reunião de pauta” entre repórteres de vários veículos distintos e que não se limitou a presenciar: questionou-os. Contudo, não obteve resposta. Os repórteres, flagrados, preferiram deixar os blogueiros falando sozinhos.

Apesar de não ter conseguido gravar o que diziam, o blogueiro que enviou o vídeo a este blog gravou o momento em que ele e outros blogueiros questionaram esses jornalistas pela conduta inusitada de vários veículos decidirem conjuntamente o que divulgarão sobre cobertura que cada um fez. Abaixo, o vídeo. Que cada um tire suas conclusões.