Mídia tucana prepara ataque a blogs progressistas
O candidato do PSDB a presidente da República, José Serra, declarou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, que “blogs sujos, pagos por Lula”, estão sendo usados para atacá-lo. Perguntado pela imprensa a que blogs se referia, Serra não respondeu e encerrou a entrevista.
Na tarde do mesmo dia, recebi denúncia de fonte que considero segura, mas que não quer se identificar, de que grandes meios de comunicação, freqüentemente acusados de serem partidários do candidato tucano, estariam preparando reportagens atacando blogs notadamente contrários a ele, acusando-os de serem pagos pelo governo federal.
Aliás, desde o ano passado que virou moda blogueiros da Globo ou da Veja, entre outros, referirem-se a blogueiros independentes de corporações e contrários à partidarização da grande imprensa como sendo “comprados por Lula”.
Só neste ano, a Folha de São Paulo, O Globo e o colunista da Veja Diogo Mainardi atacaram blogueiros progressistas com matérias levantando dúvidas sobre supostos contratos que teriam com a Empresa Brasileira de Comunicação.
Detalhe crucial: meses e meses depois dessas matérias, jamais houve qualquer denúncia contra qualquer blogueiro mencionado nelas. Apesar de não haver ilegalidade de qualquer espécie, os veículos supra mencionados criaram um clima de suspeição não se sabe sobre o quê.
Da parte deste blogueiro asseado física e moralmente, não há um grama de preocupação. E, pelo que conheço de vários outros colegas blogueiros, muito menos. Desafio qualquer um a exibir um centavo que eu já tenha recebido do Estado brasileiro.
Aliás, nem eu, nem meus quatro filhos ou a minha mulher. Sempre paguei escola para as crianças, plano de saúde para todos nós e jamais tive negócios com o Estado. Não que exista qualquer ilegalidade ou que, se houvesse tal relação, ela seria suspeita meramente por existir.
Mesmo achando que este repetitivo blogueiro jamais seria alvo de um grande meio de comunicação, solidarizo-me com as vítimas de uma possível tática nazista de se tentar difamar críticos na impossibilidade de se responder ao que dizem.