27 de outubro de 1945

Crônica

Publicado, originalmente, em 27 de outubro de 2010 às 01h27m

Há exatos 65 anos, em 27 de outubro de 1945, no interior de Pernambuco nascia um homem que mudaria a história de um país que chegou destroçado aos primórdios do século XXI. Luiz Inácio da Silva, que mais tarde teria o hipocorístico “Lula” acrescido ao nome, chega à data de hoje nas asas de uma trajetória de vida na qual poucos acreditariam se o nosso presidente não tivesse se tornado o brasileiro mais famoso da história, ao lado de Pelé.

Este blogueiro não hesita em confessar a sua admiração por esse homem. E nem tanto por sua impressionante trajetória, mas por um feito que ele logrou perpetuar na história e que muitos outros poderiam ter logrado, bastando que, como fez o filho mais ilustre de Garunhuns (ou de Caetés), tivessem simplesmente governado para todos.

O feito de sair da tragédia social em que foi gerado para se tornar presidente da República é emocionante, é impressionante, mas nem se compara ao desprendimento de Lula de ter sofrido tudo o que sofreu nas mãos da alucinada elite brasileira quando teria sido tão mais fácil governar para poucos e sair do poder exaltado pela mídia como aconteceu – e continua acontecendo – com Fernando Henrique Cardoso.

Por essa abnegação, nutro por Lula um respeito e um carinho que lamentavelmente jamais pude expressar ao próprio e que certamente jamais poderei, pois há muitos em seu entorno mais merecedores de tal honraria, além de a fila dos candidatos comuns como eu mesmo a tal outorga ser tão extensa que, para concedê-la a todos, nosso presidente teria que viver várias vidas.

Hoje é o aniversário de Lula, do ser humano vivo que mais admiro. Quero tanto presenteá-lo, mas não saberia o que dar a um homem para quem a vida deu tudo depois de privá-lo de tanto em seus primeiros anos. Então decidi escrever um texto que ele jamais lerá, mas que ficará imortalizado na internet para que um dia, num futuro distante, os estudiosos de nossa época saibam o quanto aquele lendário líder político foi amado por seu povo.

Parabéns, presidente Lula. Muitas felicidades e muitos anos de vida a V. Excia. São os votos de Eduardo Guimarães e família.

181 comments

  • Permita-me pegar carona na sua carta, eu que também tenho profunda admiração pelo homem, pelo brasileiro e pelo político Lula, e assiná-la junto com você. Conforme escreveu uma jovem chamada Cristiane, citada em vários blogs, Lula não me conhece mas sabe que eu existo.

  • Parabéns, presidente Lula. 96% do povo brasileiro que te admira (e que te ama) o congratula neste dia. Somos 190 milhões de brasileiros agradecidos pelo fato de o Sr., em 8 anos, nos ter devolvido a alegria de ser brasileiros até então só descoberta a cada copa do mundo de futebol. Somos 190 milhões de brasileiros que depois de três décadas redescobrimos a alegria de termos um país em crescimento, porém, com o diferencial de que agora os frutos dessa riqueza produzida são compartilhados por todos e não mais por aqueles que estão no topo da pirâmide.

    Parabéns, Lula, e Obrigado!

  • Eduardo,

    E eu quero pegar uma carona com você, registrando meu comentário: não tenho palavras para descrever meu sentimento de gratidão pelo que Lula fez ao nosso país. Sou uma fã, grande admiradora desse homem que nos brinda com tanta justiça.

    Que Deus o abençoe sempre, Lula. Meu querido Presidente, feliz aniversário!!!

    Maralina R. Matoso
    Cidadã Brasileira

  • Teu texto é diamante embalado em discurso terno e delicado, meu caro Eduardo.
    Dentro do qual se vê pulsar a paixão pela vida que inspira esse grande brasileiro.
    Homem, mais que mito. Pois um mito não é nada antes de ser um grande homem.
    Abraço pra ti e pra tua família, e obrigado por compartilhar essa bela homenagem ao Lula.

  • Parabéns, meu Presidente! Muitíssimas felicidades e um longo e abençoado porvir, deste humilde anônimo que um dia teve a honra de lhe apertar a mão!

  • Endossso como sempre. Lula será lembrado em 2500. Estamos vivendo momento histórico. Que privilégio! Além dele, talvez Pedro Álvares Cabral e D.Pedro I serão também lembrados naquele ano. Lula é quase inverosímil!

  • Também apanho uma carona neste texto e desejo ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, meus votos de feliz aniversário. E quero que o seu presente seja também o presente de nossa tão sofrida nação: a eleição de Dilma Rousseff para sucedê-lo à frente do poder executivo, no próximo dia 31 de outubro. Parabéns, Lula. Parabéns, Brasil.

  • Obrigado, presidente Lula, por elevar o Brasil a patamar civilizatório superior. Obrigado por nos propor a candidata e futura presidente Dilma Rousseff. Obrigado pelo PT! Viva o Brasil!

  • Lula, sério, vc nos deu a oportunidade de nos orgulharmos de ser simplesmente brasileiros. É mto bom ver um presidente de fato brasileiro falando de igual pra igual com gente que achávamos tão superior a nós. FHC, sempre tentando parecer outra coisa que não fosse brasileiro, qdo falava com brasileiros, era de cima pra baixo, qdo falava com europeus ou norte-amercianos, era de baixo pra cima… só nos restava pensar "ainda temos que progredir mto pra estar no mesmo patamar dos caras"… Obrigada, Lula, por ser brasileiro e poderoso. Parabéns por tudo e até pelo aniversário!!!

  • Eduardo, acho que o maior presente que podemos dar ao melhor Presidente que este país já teve é aquela surra de votos no domingo.
    Se depender de mim o presente já está garantido!!!
    Muitos anos de vida saudável ao nosso querido LULA!!!!!!!!!!! E que Deus o proteja desses PIG da vida!!!!!!

  • Endosso aqui os votos de parabéns ao nosso presidente, que sem qualquer sombra de dúvida, será lembrado na história como o homem que colocou este imenso país nos eixos e, importantíssimo, restaurou nos brasileiros o orgulho pela própria Nação. O Brasil era um antes de Lula; torna-se outro, muito diferente, ao fim de seus dois mandatos. Sua obra será continuada, se Deus quiser, por Dilma Roussef; e também por todos os cidadãos conscientes que, graças a Lula, recuperaram a vontade de fazer deste um país cada vez mais digno e justo.

  • Edu,

    Você mais uma vez me comove.
    Lula,, se tornou a grande esperança do POVO brasileiro, e você uma grande força para esse mesmo POVO.
    Abraços e que tal mandarmos um abaixo assinado eletrônico para nosso presidente?

  • Em 1982, do então candidato ao governo do RN pelo PT, tivemos a honra de receber em nosso estado a visita de Lula. Fui ao aeroporto recebê-lo em carreata e fui brindado com um aperto de mão que guardo na memória com muito carinho. Na época ele era candidato em São Paulo. Na década de 90, desperdicei duas chances de chegar perto dele de novo, quando ele esteve em Caicó, minha cidade. O atual vice prefeito de lá (gilberto Costa) é meu amigo de infância e companheiro de lutas. Gilberto batizou um filha (Luíza) tendo Lula como padrinho. A idolatria me assusta, mas nesse 27 de outubro quero abrir uma honrosa excessão a Luiz Inacio LULA da Silva, alma e voz do povo brasileiro. Pego emprestado o texto do Eduardo, junto as lágrimas que me acompanharam no final da leitura e não preciso dizer mais nada.

  • Concordo com tudo que escrevestes!!! Toda vez que escuto nosso Eterno Presidente falando me emociono. Como pode a maior autoridade do País levar paulada o tempo todo, durante quase 8 anos e manter-se firme e forte, sem mandar perseguir ninguém. Pois como ele mesmo diz " GOVERNO PARA MILHÕES DE BRASILEIROS" não para grupos daqui ou de acolá. Fique sabendo Presidente LULA faço parte desses MILHÕES para quem o SENHOR governa. Que Deus o abençoe!
    Parabéns de todo coração!!!

  • Sem duvida LULA é o CARA ..e ele não poderia ter desejado melhor presente do que terminar o seu mandato (depois de 8 anos) com praticamente 90% de aprovação junto a NAÇÃO brasileira

    Agora, quanto a este seu sentimento "meio que tristonho" de não poder ter desfrutado com ele algum tipo de contato ..fica frio ..isso não lhe é exclusivo

    Vai ver que por isso LULA deva ser visto como sendo o aglutinador, o catalizador de todos os nossos melhores sentimentos para com o povo brasileiro..

    ..LULA é muitos, nós, eu e você JUNTOS ..LULA não é só ele, LULA é o que ele representa ..por isso, neste dia, tomo a liberdade de também nos parabenizarmos por termos ajudado a ele ..e a nós ..a fazermos deste país um lugar mais feliz

    EI LULA ??!! ..não é de hoje que eu falo ..o seu governo nem acabou e eu já estou com saudades
    http://www.youtube.com/watch?v=0Xt-Tmrrwcw

  • Edu, você sempre se supera. Sabe como ninguém expressar a adimiração pelo nosso Presidente. Faço minha as suas palavras.
    Você apenas imagina o que é nascer num lugar onde nasceu o Lula. Pois bem, eu nasci em lugar semelhante. E digo: Não é fácil.
    Converso às vezes com pessoas que moram no Sul, algumas delas com um imenso ódio a ele, pessoas que não sabem o que é miséria. Só a vê nos jornais. Ao vivo é muito pior. Tento fazer entendê-las o quanto o Lula tem feito pelo Nordeste (eles são do tipo que acham que nordestino é burro, preguiçoso). Não é tarefa fácil. Seguimos adiante. Por isso no dia 31, VOTO 13. Parabés a vc pelo artigo. Parabéns LULA que mudou não só o Brasil, mas também nossos irmãos sul americanos.

  • O presente que podemos dar o Lula é a eleição da Dilma para que o trabalho que rompeu tantas barreiras tenha continuidade.

    Parabéns a vc também Eduardo pois nestes últimos anos, vc que nem ao menos conhece o Lula pessoalmente, se tornou um companheiro que sempre esteve presente ao lado dele, ajudando e apoiando a caminhada. Um homem não deve trilhar o caminho sozinho. Um grande homem como o Lula merece grandes homens como vc a seu lado.

    • Hilda,
      concordo integralmente com você. O melhor presente que podemos dar ao presidente Lula é a vitória de Dilma.
      Viva Lula, viva Dilma, viva Eduardo Guimarães. Viva o povo brasileiro.

  • Assino em baixo do seu texto.. e aproveito tambem para cumprimentar e saudar.. nosso querido e amado presidente, que nos enche de orgulho. Digo hoje que valeu muito a pena votar na esperança e vencer o medo de ser feliz.. Hoje temos um Brasil que se levanta e que se ama!! e que é muito respeitado no mundo.. digo isso porque moro na Europa e sei.. Ja ouvi muitos aqui dizerem que gostariam de ter um Lula.. Portanto, acredito que Lula foi um grande presente dos ceus ao Brasil. Agradeço à Lula por ter cumprido sua missao de libertar o povo brasileiro da miseria e do sofrimento.. Mas sabemos que a missao nao é ainda terminada.. e precisamos eleger Dilma presidente do Brasil..

  • 3
    Parabéns, Lula, pelo seu aniversário e por não ter cedido ao caminho mais fácil, fosse ele o de tentar agradar aos autoproclamados "donos da democracia brasileira" ou fosse o de continuar praticando a oposição radical que nunca permitiria sua chegada ao governo, impedindo-o de fazer alguma coisa concreta pelo país. Algumas vezes é preciso recuar para poder avançar no movimento seguinte. É por isso tudo que Lula sai do Palácio pela porta principal, admirado pelo povo, ao contrário de determinados queridinhos do PIG. É isto que estes supostos "líderes" precisam aprender, que não é a bajulação da mídia que faz um líder, mas sim suas atitudes e suas escolhas em momentos decisivos da própria vida e das dos liderados.

    Parabéns ao Lula!

  • 2
    Aquela ex-candidata que se acovardou no momento de conduzir os seus supostos liderados deveria se envergonhar da posição mesquinha que tomou neste segundo turno, ela deveria aproveitar a data de hoje para refletir um pouco sobre todas estas coisas, sobre Lula, sobre Brizola, até mesmo sobre Covas e outros que lutaram pela redemocratização do país porque era a coisa certa a se fazer, não porque queriam obter benefício próprio.

    O candidato que se aliou a tudo que há de mais podre no país pelo cega ambição de realizar um desejo pessoal também deveria aproveitar o dia de hoje para algumas reflexões, mas, acredito, perderá muito tempo inventando uma explicação para justificar sua posição de que nada tem a ver com o escândalo (mais um) do Metrô paulistano.

  • 1
    Lula e Getúlio Vargas (em que pese o período do Estado Novo em sua biografia) foram os dois mais importantes presidentes do Brasil. Por ironia, ambos foram ferrenhamente combatidos pelo PIG. Por coincidência, ambos "afrontaram" o autodeclarado direito de decidir o destino do Brasil que se deu a elite, da qual fazem parte os barões da mídia. Ambos, cada qual à sua maneira, declararam que "o petróleo é nosso!" e isto está por trás de boa parte da perseguição que sofreram (tivesse Chavez mantido a Venezuela como 'reserva' petrolífera das multinacionais dos EUA e não sofreria, também, tanta perseguição). Lula até que cedeu bastante espaço em relação a muitas coisas, mas isto não foi suficiente. Se tivesse cedido na questão do pré-sal, a campanha da mídia fascista contra Dilma seria menos ferrenha, mas Lula não escolheu o caminho mais fácil.

  • Estou na fila do parabéns ao nosso querido e amado Presidente, tanta aprovação é coisa rara, não? Até os taxistas admitem o talento e a ética do nosso Presidente! Eles,os taxistas, têm dificuldade em assimilar que seja possível alguem cultivar saber, conhecimento, sabedoria, ética não sendo doutor! Mas o Brasil dos bacharéis vai pelo ralo, lentamente, mas vai.
    Eduardo, mais uma vez voce nos deixa com a voz encolhida de tão emocionados com seu belo texto. Obrigada. Feliz aniversário ao Filho do Brasil!

  • Parabéns, presidente Lula. O senhor já entrou para a história como o presidente mais amado do Brasil. Que isso fique registrado para as gerações futuras.

  • Que emocionante Eduardo ! Lindo texto. Os comentários também estão demais!

    Parabéns Presidente, a V. Exe. meus votos de felicidades, meu respeito, agradecimento e consideração. Já estou sentindo saudades.

  • Parabéns ao Presidente da República Federativa do Brasil, Senhor Luís Inácio Lula da Silva. Muitos e muitos anos de vida, com muita saúde e vigor para ver seu projeto para o Brasil se desenvolver e cristalizar na maior e melhor Nação do mundo; uma nação mestiça, de diferentes cores, credos e culturas.
    Parabéns para voce também Eduardo, pela sua luta, desprendimento e bravura.(beijos à Vitória).
    Parabéns a todos os brasileiros que por aqui passam e buscando informação e orientação, objetivas, claras e imparciais.
    Parabéns pra mim também, pois brasileiro como voces, muito tenho sofrido e resistido a
    todos esses anos de sombras, que nós foram impostos pela Direita tupiniquim e o capital estrangeiro.
    A todos desejo a certeza de que " Dias Melhores" virão.

  • Lula teria que receber o Prêmio da Paz. Mas todos nós sabemos que aquele prêmio é concedido justamente a quem promove a Guerra. Um Exemplo foi Obama em 2009. Depois de receber o prêmio, aumentou o número de soldados no Afeganistão. Parece piada de mau gosto. Parabéns Presidente Lula. Muitas Felicidades. Muitos anos de vida!

  • Prezado Eduardo Guimarães, em homenagem ao nosso Presidente Lula, peço-lhe encarecidamente ao companheiro que exponha este vídeo da campanha de Lula em 1989(arquivo precioso da nossa história política), nele temos o depoimento preciso do nosso grande Leonel de Moura Brizola, do nosso guerreiro Miguel Arraes e a emoção paterna de um líder político ferido pela baixaria política .

    Saudações Socialista

  • Belíssima homenagem.
    Tenho o mesmo sentimento.
    Sofro por esse pais desde a renúncia de Janio Quadros em 1961 e só depois de 2002 com o governo Lula pude respirar novamente ares de ESPERANÇA.
    Parabéns ao nosso grande presidente.
    Já está na história.

  • Querido Eduardo, esqueci de colar o vídeo intitulado :
    ( Último Programa Político de Lula em 1989: Lula apresenta a filha Lurian)

    <object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ZaBS2umaYnc?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/ZaBS2umaYnc?version=3&quot; type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>

  • Amigo e irmão Lula, meu querido presidente aqui em meu lar todos o admiramos e o consideramos da familia além de sermos grato por tudo que fizeste pelo povo brasileiro, por trazer de volta a dignidade dos que se encontravam na lama.

    E como disse, tu é da familia e aqui o primeiro parabéns que recebemos vem de outro brasileiro que também admiramos. Nos serve de refresco para continuarmos nossa empreitada.
    http://www.youtube.com/watch?v=f6juSYaeGAs

    Parabéns presidente, um grande abraço da familia Silva, saúde paz e harmonia.

  • .

    Eduardo,

    Penso que está faltando a bandeira brasileira na campanha da Dilma na televisão. Com tudo que o Lula fez pela recuperação da nação, falta aparecer a nossa bandeira quando ela fala do bilhete premiado pré-sal, falta um vídeo emocionante como esse do navio Jatobá lançado ao mar nesta semana mostrando a recuperação da nossa indústria naval, obra deste governo que pegou um país de joelhos e o colocou de pé e com a cabeça erguida. A bandeira brasileira deveria aparecer na televisão junto com a Dilma. Penso que é uma providência necessária para combater a guerra da desinformação atribuindo a este governo "bandeiras de outros países".

    .
    “Batizado com o nome de uma árvore ameaçada de extinção — o Jatobá -, o novo navio brasileiro lançado ao mar nesta segunda-feira (25/10) no Rio de Janeiro, é um perfeito símbolo da recuperação da indústria naval do País. Para o presidente Lula, que compareceu à solenidade de lançamento no Estaleiro Ilha S.A. (EISA), o gigante de mais de 200 metros de comprimento e 47 mil toneladas, com capacidade para 2.800 contêineres, é mais do que o resultado da construção de uma embarcação — ele na verdade representa a construção de uma nação. “Uma nação é feita por homens e mulheres, uma nação é feita por pessoas que trabalham, por pessoas que estudam, que levam como resultado do seu trabalho o pão para dentro de casa, que vestem suas crianças”, afirmou, lembrando que há mais de 20 anos o Rio de Janeiro não lançava um grande navio.
    . http://www.youtube.com/watch?v=VtfraVF2QeQ&fe

    .

  • Alo Eduardo: Sou petroleiro aposentado aqui do Paraná, e conheço Lula desde as nossas lutas contra as privatizações da Ultrafértil quando nós do sindicato dos Petroleiros do Paraná davamos apoio aos funcionários da Ultrafértil que era subsidiaria da Petrobrás. Naqueles dias ficavamos 24 horas por dia na frente da Ultrafértil que estava em greve tentando barrar sua privatização e Lula veio dar apoio na nossa luta. Subiu num caminhão de som e fez um daqueles discursos que só ele sabe fazer, emocionante, já naquele tempo era um dos maiores oradores que conheci. Apesar de todo nosso esforço a Ultrafértil foi privatizada e hoje importamos 80% do fertilizante que o Brasil nescessita para nossa agricultura. Mas a luta de Lula e nossa não foi em vão, pois hoje temos como Presidente da República o maior estadista de todos os tempos e tambem estamos retomando aos poucos a fabricação de fertilizantes no Brasil. Por isso, agradeço todos os dias por estar aqui hoje e poder participar dos parabéns em comemoração aos 65 anos do nosso Lula. Parabéns ao Presidente Lula.

  • edu, ja ouviu o novo LULA LÁ ( DILMA LÁ) do vagner tiso? emocionante tambem, como o original do chico.
    já imaginou neste fim de semana ela ser cantada nos estadios durante os jogos do brasileirão?
    que tal voce postar um pedido neste sentido.
    vou pedir tambem aos outros blogueiros sujos

  • E as organizações globo odeiam o Lula. Odeiam porque ele nasceu, e mais ainda porque se criou. E porque foi retirante e chegou a São Paulo. E ali, conseguiu trabalho importante, tornando-se presidente do sindicato. Enfrentou a ditadura, criou uma central sindical e um partido político de esquerda. Virou deputado, e passou a se candidatar para a presidência do Brasil. As organizações Globo odeiam o Lula, porque ele chegou a presidência, e ainda mais, se tornou o maior presidente que o país já teve, pois fez o que parecia impossível: reduzir a miséria social. As organizações globo o odeiam tanto que não conseguem ver o que o mundo já viu: Lula é um grande presente que Deus deu aos brasileiros. Obrigado Lula, obrigado Deus.

  • Parabéns Presidente Lula, parabéns aos Brasileiros que confiaram e confiam no avanço social do Brasil. No Planeta são poucos, porém marcantes os exemplos "de um do povo" que represente e venha a gerir o destino da Nação. Lec Walessa, Evo Morales, Lula…Parabéns Brasileiros.

  • Nao aguentei Eduardo e etou em prantos, ajudei LULA nesta empreitada desde 84 em minha pequena cidade SACRAMENTO . Parabens e felicidades LULA vamos te dar de presente a vitoria da companheira DILMA no domingo.
    ISMAEL RODRIGUES DA SILVA (SILVA E DA MINHA QUERIDA MAE)
    ARAXA MG

  • Eduardo, o Presidente Lula não o conhece, mas sabe que você é um dos mais valorosos soldados que lutam nesta guerra virtual. Você é aquele soldado simples que faz o que nenhum dos generais fazem. É o que mais sabe defendê-lo. Tenho certeza de que um dia Lula pedirá para conhecê-lo. Espero que compartilhe conosco sobre esse futuro encontro. Parabéns Lula, que Deus lhe dê muitos anos de vida, com saúde!! Abraço.

  • Parabéns!!!
    Ao homem Lula, que hoje completa seus 65 aninhos!
    Ao inesquecível Lula, grande estadista, quem diria.
    Ao homem Edu Guimarães, batalhador, irmão.
    Ao blogueiro progressista, co-responsável por essa revolução cultural sem volta.

    • Edinho, colocar o Edu ao lado de Lula é uma generosidade muito grande da sua parte. Por exagero insuperável que seja, o que vale é a intenção.

  • Eduardo, excelente seu artigo, faço minhas as suas palavras, Lula é um gênio. Tive o prazer de apertar a sua mão, na campanha passada, na praça Castro Alves, num comício monumental. Hoje também fazem aniversário minha tia Belinha, 96 anos e minha sogra D. Maria, 87 anos, saúde boa e lúcidas. Parabenizo todos.

  • Que Lula já inscreveu seu nome como um dos maiores, se não o maior, estadista da nossa história, isso é inconteste. Até os seus mais empedernidos inimigos políticos reconhecem e não negam isso. A comparação com Pelé é mais do que pertinente.
    Na história recente não(últimos 50anos) não conheço um governante que após oito anos no Poder saia tão amado e admirado pelo seu povo como ele. E olha que as crises que enfrentou teriam desanimado qualquer um. Aí entra um dos vetores mais positivos e que de certa forma justificam nossa admiração: seu otimismo e perseverança adquiridos com certeza pelas experiências nos embates que teve ao longo da vida, inclusive a luta pela própria sobrevivência física.
    Malgrado tudo isso temos que estar vigilantes. Conforme já defendido aqui em comentário passado, eles, a elite que o odeia e não o perdoa, a começar pela grande mídia, farão agora tudo, tudo mesmo, mas conspurcar seu nome, desqualificar seu governo.
    Mas nós continuaremos nessa e em outras trincheiras para defendê-lo e fazer valer a verdade.

  • Lula é simples e sincero, estas são armas singelas que conquistaram nossos corações. Obrigada presidente por atender as minhas esperanças de um Brasilzão.

  • Existe para quem acredita coisa assim que um poder maior (da mais sábio, mais amoroso, espiritual enfim, etc)dá "cobertura" ao poder temporal, político. Não importa a formação acadêmica, esta se existir é para por a serviço de si próprio e da sociedade. Equilíbrio entre individualismo e os outros.
    O que importa é aceitar a "intuição" a inspiração. Todos cantamos o nosso Hino Nacional, que poesia cidadã insuperável!
    É preciso tornar o Hino Nacional como cotidiano. LULA, o povo brasileiro que o aprova é porque "Nos o povo brasileiro" estamos vivendo o cotidiano temporal como reflexo da harmonia espiritual.
    Chegou como novo ciclo evolutivo, a hora do planeta aceitar a maneira de ser deste povo. Somos extremamente ricos de bens materiais com um sentimento de partilha exemplar. America Latina e África. Árabes e judeos. Ocidente e Oriente. Lux Brasil.

    Lula muitas felicidades em sua nova missão como cidadão comum, ex presidente. Dialogue conosco, desarme os que se opõem radicalmente. O Brasil, o planeta precisa de equilíbrio entre esses dois opostos; cooperação e competição.
    Espero, esperança continuar merecendo as suas tiradas maravilhosas. Seus discursos como reflexo de sua pratica superando de forma mágica a famosa correlação de forças.

    Viva o Brasil, viva Lula, viva Dilma, viva os que se opõem com equilíbrio, viva o povo brasileiro.

  • Parabens, querido Lula, por um dia maravilhoso como este que te viu nascer.
    Assino em baixo de 90 porcento de tudo o que foi dito aqui neste belo cartao de aniversario dedicado a voce !

  • É isso, toda felicidade do mundo prá esse brasileiro simples que ensinou doutores, Phd's e demais iluminados como se governa uma nação.
    Só que os caras são tão cabeça dura que ainda não aprenderam.

  • Edu, endosso tudo o que você escreveu desse grande BRASILEIRO!!

    LULA será eternamente nosso PRESIDENTE, um homem fantástico, digno de todas as homenagens, no dia de seu aniversário….

  • Eduardo, voce tambem é um desses grandes que nós contemporâneos tivemos a satisfação de partilhar nestes momentos de nossas vidas. Parabens pelo texto e tenha certeza, esta mensagem chegará ao nosso grande presidente.

  • “Lula é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo!” Parabéns, Eduardo, pelo texto emocionado, que todos assinamos embaixo. Parabéns, Presidente Lula! Felicidades! Todas as bênçãos, toda a Graça Divina em sua vida de amor ao Brasil. VIVA O POVO BRASILEIRO!!! VIVA O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE!!!

    (E leiam a entrevista da Profa. Maria da Conceição Tavares, reproduzida no site da Carta Capital, onde ela afirma que Lula é o homem mais inteligente que conheceu, chamando-o de “gênio do povo”!)

  • Parabens Edu, permita-me fazer minhas suas palavras.Tenho a maior admiração e respeito por esse grande homem público como nunca tive por nenhum outro. Só o fato de ser brasilerio como ele me enche de orgulho e satisfaçao. Que Deus ilumine o nosso grande presidente Lula. Homem que vai ficar na historia desse pais e no coração da maioria dos brasileiros.
    Parabens presidente Lula, que Deus lhe dê longa vida para que possa ver a boa árvore que vc plantou dando frutos por muito e muitos anos.

  • Quero deixar aqui registrado através destas humildes palavras, neste dia tão especial, os meus (e de minha família), sinceros e calorosos PARABÉNS, ao nosso querido Presidente da Republica, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o “CARA” mais popular do planeta. Me sinto muito lisonjeada por morar num país representado por um homem que tanto fez atravé de suas politicas sociais às classes esquecidas pelos governos anteriores. Que foi preso, sofreu perseguições, humilhações, e que até hoje apesar de ser a autoridade máxima deste país, ainda tentam elamear sua sólida e respeitada reputação e sua história política .

    Mas o povo responde a essa minoria de invejosos com os mais de 83% de confiança neste homem notável, que mesmo sem muito estudo, mas com muita sabedoria, tranformou esse nosso Brasil, um pais de pessoas felizes e com mais oportunidades. Que Deus lhe dê muita saúde e continue o abençoando-o, pois através dele foi plantada uma semente, que está crescendo e dará frutos depois do dia 31, pois além de tudo, teve a brilhante idéia de lançar como candidato, uma mulher. Que o presente mais especial deste ano seja a vitória de Dilma Rousseff à Presidência da República!

  • Linda homenagem, Eduardo, a esse grande brasileiro que conhece na própria carne o que é ser miserável e excluído.E que, por isso, soube atacar, melhor que ninguém, essas chagas sociais, bem como resgatar a dignidade e a auto-estima perdidas dessa brava gente brasileira.

    E a cereja do bolo é a pá de cal nos demo-coronéis-parasitas-do-suor-do-povo.

    Viva o Lula! Viva o povo brasileiro!

  • Eduardo,
    gostei muito do seu texto.
    Aliás, o primeiro blog que leio, todos os dias, é o seu, sempre muito arguto nas análises que faz e que, sempre, correpondem exatamente ao que penso.
    O melhor presente que podemos oferecer ao presidente Lula é a vitória de Dilma, essa mulher corajosa que, tenho certeza, vai continuar o maravilhoso trabalho que Lula vem realizando. Até porque ela participou ativamente dessa tarefa desde o início do governo.
    PARABENS A LULA, PARABENS A DILMA, PARABENS A VOCE, EDUARDO.

  • Edu, obrigada pelo lindo texto em homenagem ao nosso eterno presidente Lula!
    Hoje o Brasil está em festa e queremos que a grande comemoração seja no domingo e todos sabem que este é o desejo do Lula e de milhões de brasileiros.
    Parabéns e vida longa com muita saúde!!

  • LULA PARABÉNS !!!!
    PARABÉNS EDU !!!
    UBERABA É DILMA !!!
    CIDADE ONDE SUA MÃE ESTUDOU E CASOU-SE, ONDE DILMA VIVEU PARTE DE SUA INFÂNCIA E JUVENTUDE.
    LULA DESCULPE, MAS O PRESENTE TE ENTREGAREMOS DOMINGO DIA 31. ABRAÇO A TODOS

  • Um dia, num futuro distante, essa nossa mídia golpista se arrependerá de ter atacado e caluniado, da forma mais odiosa possível. o Maior Presidente de Todos os Tempos. Parabens LULA. Felizes somos nós, que estamos vivendo este momento maravilhoso….

  • Admirável texto, Edu. Parabéns por suas palavras que também me emocionaram. Muitas felicidades para você e sua família, em especial para a grande Vitória.

    Edu, você é DILMAIS !

  • Extraí essa pérola do site do G1 analisando a pesquisa do SENSUS, divulgada há pouco…"Em votos totais (que incluem os brancos, nulos e os indecisos), Dilma tem 51,9% e Serra 36,7%. Neste cenário, os candidatos estariam empatados tecnicamente no limite da margem de erro."

  • Creio que o maior presente que o Presidente Lula pode ganhar é continuarmos tendo apreço por ele e pelo que contribuiu à cidadania brasileira. Parabéns, Presidente do povo! Presidente das brasileiras e brasileiros! Presidente das pessoas boas e honestas deste país! Presidente da luta cotidiana contra o Mal (desemprego, humilhação, preconceito,soberba, falta de patriotismo, desrespeito á natureza). Estamos sempre juntos, Presidente Lula!

  • Eu já tive a feliz oportunidade de beijar-lhe as mãos e dizer-lhe – Brilha a nossa estrela!!! Parabéns Lula e muito, muito obrigada por você existir!!!

  • Parabéns ao nosso querido Presidente Operário, Luis Inácio Lula da Silva !!!!!!
    Bela carta Edu, faço das suas as minhas palavras, felicitando o grande brasileiro e estadista Lula no dia do seu aniversário. Que ele continue sendo esta pessoa generosa e apaixonada pelo Brasil e ajude a nossa futura Presidente Dilma a continuar levando o Brasil para frente e fazendo deste país uma terra cada vez mais justa e igual para todos os seus filhos !!!

  • PARABENS LULA, PARABENS A TODOS QUE FAZEM PARTE DESTA HISTORIA,
    EM COMEMORAÇÃO, UM RESUMO DAS ULTIMAS PESQUISAS DIVULGADAS

    PESQUISA SENSUS DE 20-10-10
    VOTOS VALIDOS: DILMA 52,8% SERRA 47,2%
    PESQUISA SENSUS HOJE – 27-10-10HOJEEEEEEEEEEEEE
    VOTOS VALIDOS: DILMA 58,6% SERRA 41,4%

    IBOPE 20-10-10 DILMA 56% SERRA 44%

    DATAFOLHA 26-10-10 DILMA 54% SERRA 46%

    VOXPOPULI 25-10-10 DILMA 57% SERRA 43%

    É DILMA 13

  • Meu querido Presidente Lula, parabéns e obrigada pelo que você fez pelo nosso povo mais embobrecido, obrigada por ter governado para todos, mas com mais generosidade para os menos faforecidos, por isso tenho certeza que o povo saberá lhe agradecer e irão lhe dar o melhor e maior presente de sua vida votando em Dilma 13 no dia 31. Feliz aniversário presidente seja feliz porque você merece todos os aplausos. Viva Luiz Inácio Lula da Silva, viva o povo brasileiro, viva o Brasil e agora é Dilma lá 13.

  • Edu, como de costume, teu texto é excelente e oferece-nos a oportunidade de juntos cumprimentarmos o Presidente de nossos melhores sonhos e que superou muitos deles. Penso que se ele não ler hoje este blog, mais tarde o fará e ficará sabendo de tantas pessoas que amorosamente o abraçaram neste dia.
    Obrigada pela iniciativa.

  • Olá amigos e amigas da blogosfera dilmista, um assunto urgente
    É de conhecimento de todos que Dilma Rousseff foi presa e torturada durante a ditadura militar. Tais processos, envolvendo qualquer pessoa que esteve na mesma situação naquela época, estão guardados no Supremo Tribunal Militar.

    A Folha de SP, engajada na campanha de Serra, quer ter acesso a tal processo para publicar o que lhe interessa e, assim, prejudicar Dilma e eleger seu candidato. Como seu pedido foi negado pelo STM, a Folha continuou insistindo e recorreu ao STF para ter acesso a tais dados.
    Um processo deste, feito sob tortura, ao ser trazido a público, é uma forma de punir mais uma vez uma vítima da ditadura a qul a Folha apoiou, inclusive emprestando seus veículos para a caça de estudantes e trabalhadores que lutavam pela democracia.
    Pelo que nos consta, a lei da anistia impede este tipo de punição que a Folha quer impingir, mais uma vez, a Dilma Roussef. Diaante da situação precisamos enviar emails aos STF manifestando nosso ponto de vista. Envie sua mensagem ao STF. Clique aqui para dar seu recado. http://www.stf.jus.br/portal/centralCidadao/envia
    Pesquei este comentário no blog do Azenha, numa postagem sobre o assunto
    Regina Martins disse:
    O TSF deve pensar bem no que fazer, pois, na minha modesta opinião abrirá um precedente perigoso contra a lei da anistia. Se divulgar dados de um terá que divulgar de todos, inclusive dos militares.
    Além disso… somente isso seria capaz de fazer uma revolução neste país e a FSP se afundar para sempre!!!!
    Se sacanearem nesse nível, este país perderá o rumo.
    Eu penso isso.
    .
    Cantinho da leitura
    01- Sensacional este artigo do Eduardo Guimarães em alusão ao aniversário de Lula, que acontece hoje
    02-

  • Parabéns, Presidente Lula! Parabéns, Eduardo Guimarães! Que linda homenagem!
    Dia 25 de Outubro deveria ser consagrado como o Dia da Democracia para que todos os brasileiros pudessem ir às ruas saudar o nosso líder. E o presente do povo brasileiro virá no domingo, com Dilma Presidente! Viva o Brasil!

  • Parabens Presidente Lula, foi sempre meu voto desde 1982, e hoje me orgulho disso. Seu presente está guardado, virá em 31 de outubro com a eleição de DILMA 13

  • Aos 27 de outubro de 1945!! nasceu Luis Inacio Lula da Silva…o filho de Dona Lindu e do Brasil!! aos29 de outubro de 1945…Getulio Dorneles Vargas deixa a presidencia e elege .aos 2 de dezembro de 1945,o Mal Eurico Gaspar Dutra,seu ministro da guerra como Presidente do Brasil!! derrotando o Brigadeiro Eduardo gomes, o candidato das elites, da udn e da direita!!65 anos a historia se repete!! as forças reacionarias o pig…das familias….o pig religioso…bispos padres leigos reacionarios articulados com a direita e a nova udn para derrotar o Projeto do Brasil Soberano!!!mas com a força do Povo….fomos a luta e venceremos!! parabens presidente Lula O Brasil te ama e te abraça e a Imprensa internacional o admira como Estadista!!

  • Belíssimo texto, peço permissão para associar-me a ele. O Presidente Lula, pela sua trajetória, pela sua obra, orgulha-nos. Um grande homem, um grande brasileiro, que soube respeitar e amar o povo. Emocionou ao tomar posse, e emocioná igualmente quando passar o governo. Será um novo paradigma de liderança política. Que Deus o conserve.
    Seu trabalho, com esse blog também é digno de admiração e louvor . Precisamos, e muito, da sua continuidade.

  • E saber que muitos brasileiros, pobres que melhoraram de vida, nesse momento estão falando em votar no serra. Meu Deus, que ingratidão?
    Jamais teve um presidente que tranformou esse país, criou na gente o orgulho de ser brasileiro, valorizando nossas coisas, nosso folclore, mostrando ao mundo que somos um país soberano, sem precisar ficar dizendo amém pra americano, pra europeu ou qualquer nação.
    Parabéns presidente Lula, obrigado por tudo que nos deixou e saiba que todos os preconceitos que lhe inpuseram só o fez ser maior ainda que já fostes,Deus te abençoe!!!

  • Aproveito a oportunidade para também desejar ao nosso Presidente Lula um feliz aniversário, com muita saúde e que ele continue tendo a consciência da sua importância política para nosso Brasil e a maioria do povo brasileiro.

    Que o em breve cidadão Luiz Inácio Lula da Silva continue a participar da vida política brasileira, pois além do estoque de credibilidade que ele adquiriu perante a esmagadora maioria da população, com aprovação em torno de 83% e reprovação de meros 3% da população, devendo ser 98% dessa desaprovação obtido junto aos profissionais e dirigentes dos meios de comunicação conservadores e aquela parcela da população que detém os 50% da riquesa nacional, a experiência de Lula vai ser fundamental na consolidação das políticas sociais e de crescimento economico no governo Dilma e na luta que virá pela verdadeira democratização dos meios de comunicação no Brasil.

    Comunicação é poder e informação de qualidade e plural é direito da cidadania.

    Diretor Jurídico do Movimento dos Sem Mídia – MSM

    • Achei ótimo esta mensagem. O presente está encomendado, e chegará no dia 31/10! Se Deus quiser, o Presidente Lula será homenageado pelo povo brasileiro no próximo domingo!

  • Nasci um ano depois do presidente Lula. Nasci em São Paulo e ele em Garanhuns. Nasci na classe média e ele na pobreza. Tive todas as facilidades para estudar e viver e ele só encontrou dificuldades e problemas. Passados todos esses anos, Lula é o nosso presidente mais querido e amado.E eu sou apenas um poetinha menor–mas aliado da grande maioria de brasileiros que conquistou um lugar ao sol. Graças a esse ser humano maravilhoso e único, sinto-me honrado em ser brasileiro. Lula resgatou a nossa dignidade e a nossa auto estima. E sem fugir as características mais identificatórias do nosso povo, conciliador e manso, nunca falou fino com Washington e nem grosso com a Bolívia ou o Paraguai. Lula merece ser o presidente mais amado do Brasil. Que ele continue contribuindo, com sua sabedoria e seu espírito altivo, para o nosso país prosseguir avançando. Votos de paz, saúde, serenidade e muitas alegrias. E até 2014, presidente!

  • Parabéns pelo texto, Eduardo!

    Vida longa o Presidente Lula!

    Lula, como ele próprio disse, nos fez acreditar que todos são capazes, desde que haja oportunidade!

    No caso particular do presidente Lula, ele construiu sua oportunidade travando batalhas imensas, a primeira delas pela sua própria vida, quando criança; depois disso, batalha contra a perda familiar; vem a ditadura; o preconceito por sua origem humilde e pelo pouco estudo de que dispôs, como se houvesse escolhido isso; o inconformismo raivoso das elites; o rancor da mídia "imperialista"; a desconfiança internacional, e enfim, o grande desafio de tornar mais justo um país continental, com diferenças igualmente gigantescas, resgatando a dignidade da pessoa humana, quebrando preconceitos seculares.

    Foi exitoso em todos os seus desafios, por certo vencerá muitos outros!

    Parabéns ao Presidente Lula!

    Obrigado por destruir os estigma das castas tão cultivado veladamente por anos neste país!

  • SEMPRE SOUBEMOS QUE VOCÈ ERA, É E SERÁ "O CARA"! CONTINUE DO NOSSO LADO, DO LADO DO BRASIL, COMO ATÉ AGORA, E SUA SAÚDE SERÁ LONGUÍSSIMA. qUERO VER VOCÊ UM DIA, COMO OSCAR NIEMEYER, AOS 103 ANOS, AINDA MILITANDO. É SEU GRANDE DESTINO!!! PARABÉNS E MUITO OBRIGADA, POR MIM, POR MINHA MÃE VELHA QUE O AMA, POR MEUS FILHOS E PELOS BRASILEIROS QUE TE RECONHECEM!!!! mUITAS BÊNÇÃOS. jOSINA

  • Parabéns pelo aniversário.

    O Brasil não tem palavras para agradecer o que nosso Presidente fez em míseros 8 anos.

    Obrigado sobretudo por resgatar em nosso espírito a esperança de um mundo melhor.

    Nossos votos de que sua sucessora, tenha a sua sabedoria, seu tino, seu amor e através deles consiga avançar ainda mais no estabelecimento de uma sociedade iqualidtária, fraterna e desenvolvida.

  • PARABÉNS, meu querido e amado PRESIDENTE LULA.
    Não tenho palavras para dizer o quanto gosto e admiro vc.
    Vc será SEMPRE, o grande e maior PRESIDENTE DESTE PAÍS.
    Só posso retribuir modestamente, ajudando a eleger, a nossa guerreira DILMA
    Que DEUS lhe proteja, e lhe dê muita saúde. BJSSS NO SEU CORAÇÃO ENORMEEEEE!!!!

  • Edu, querido, não sei escrever como você mas também mando meu recadinho.

    Meu querido Presidente, LUIS INÁCIO LULA DA SILVA.

    Qualquer coisa que eu diga não consegue expressar minha imensa gratidão a você, então lhe dedico uns versos que o Mário Lago fez para as eleições de 1989.

    “Por mais que matem os sonhos, os sonhos ninguém anula,
    eles caminham no tempo, levando o nome de LULA”

    Obrigada, LULA por ter nos mostrado que, muito mais que um mundo novo, uma nova humanidade é possível.
    Obrigada, nosso ETERNO Presidente ! Que Deus o abençõe!
    PARABÉNS ! FELICIDADES ! SAÚDE E ALEGRIA NA SUA VIDA !
    QUE VIVA 120 ANOS !
    O mundo agradece sua vida iluminada.
    Obrigada, obrigada, meu querido Presidente !
    Você é motivo de orgulho para todos os brasileiros.

    Respeitosamente te mando beijos e abraços.
    Sua companheira de jornada, Nilva

  • Querido Melhor Presidente da História de País. Saúde, paz e bem!!!!!!! Obrigada pela dignidade conquistada e entregue ao povo brasileiro. Espero, com todo meu coração e empenho militante, que receba seu presente no domingo, quando todos estaremos celebrando junto a você mais uma conquista de nosso povo contra a turma da privataria.
    DILMA LÁ!!!!! Viva LULA, viva o povo brasileiro

  • Edu,
    Esse post poderia se transformar em uma mensagem para ser encaminhada ao nosso Presidente,que tal?

    De todo jeito,quero mandar meu abraço apertado e um beijo estalado,com toda a força da minha admiração e gratidão ao nosso Presidente!Parabéns por hoje e pela fantástica e inspiradora história de vida,que faz de cada ano dessa trajetória um motivo de comemoração e grande alegria!
    Te amo Lula,te amo meu Presidente!Obrigada!

  • Caro Eduardo,

    Peço permissão para fazer parte desse momento maravilhoso, para os que aprenderam amar o senhor LUIZ INACIO LULA DA SILVA, O MAIS AMADO PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL.

    SENHOR PRESIDENTE ACEITE OS PARBENS de:
    Antonio Carlos Lima
    Carolina Maria A. de Lima
    Livia Maria A. Lima
    Mauriclia A. Lima

    Minha familia

  • Belo texto, Eduardo.

    Permita-me acrescentar um rápido comentário.

    Lula é um homem com mil defeitos.

    Pois ele tem direito a mil vezes mais defeitos do que todos esses que já tem e ainda assim o povo brasileiro será seu eterno devedor.

    Por tudo que Luis Inacio Lula da Silva fez por este país e por seu povo.

  • Deus colocou o Presidente Lula no mundo, não em berço de ouro, mas a partir de um lugar pobre do Nordeste brasileiro – Caétes e Garanhuns -, de uma família pobre e o fez viajar de pau-de-arara para sobreviver à seca. Daí, no reduto dos ricos e poderosos, fez-lhe porta-voz de todos os brasileiros, especialmente os mais necessitados.
    Jesus passou por traições, injustiças, difamações, violências e muito mais.
    Parabéns ao grande Presidente, ao grande homem, ao filho de Deus – Lula.

  • Parabéns a esse homem extraordinário, que tanto fez pelo Brasil e jamais será suficientemente homenageado. Lula, o presente virá no dia 31 e será dado pela maioria dos eleitores brasileiros.

  • Parabéns meu querido presidente. O povo brasileiro jamais o esquecerá e os nossos decendentes vão conhecê-lo através da história, que há de lhe fazer justiça como o melhor presidente que este país já teve. Sua história é a nossa história. Hoje, por sua causa, sinto muito orgulho de ser brasileira. Saúde, paz e muitos anos de vida.
    Olha Eduardo, já estou chorando só com isso, agora, imagine vc no dia da despedida dele da presidência, só não será pior porque ele passará a faixa pra Dilma, com a graça de Deus.

  • Mobilizacao já.
    Há um grande numero de indecisos e pessoas que pretendem anular. E mais, 85% dos indecisos consideram o governo lULA Otimo ou bom.

    Conclusao: há um potencial enorme de votos para que a mobilizacao da militancia da Dilma. Quem está indeciso super-aprova o governo Lula. É só lembra-los que o Brasil melhorou e isso se deve em grande parte a Dilma. Essa é a pauta: o Brasil melhorou e grande parte disso se deve a Dilma.

  • Caro Eduardo,__Me emociona a sua humildade de achar que Lula jamais lerá essa sua sincera homenagem de estima e respeito.__Pois saiba que eu, uma mera militante farei e tenho certeza que muitos companheiros que por aqui transitam, chegar esse texto até o nosso Presidente, pode ter certeza disso!

  • Lula,estrela de premeirissima grandeza,com olhar generoso para esse seu povo do nordeste,Brasil,Àfrica,America do Sul e por onde houver injustiça. Que Deus continue a iluminar esse espirito de tanta luz. Luis Inácio Lula da silva.
    Muito, obrigado PRESIDENTE!!!!!!!

  • Não tem como não chorar de emoção ao ler um texto desse. O povo brasileiro é um povo abençoado por Deus, em especial a nossa geração por ter a honra de ser contemporânea do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Feliz aniversário Presidente, e muitos, mas muitos mesmos, anos de vida e saúde junto aos seus familiares e a todos nós brasileiros. Com muito amor.

  • Eduardo, belissimo texto e tenho a impressão que chegará ao Presidente, assim como todos os comentários postados aqui. Pois tendes a capacidade de ser o elo de ligação de tantos brasileiros através da ONG e o desejo de democracia dos meios de comunicação expresso por Lula. E essa capacidade deve ser reconhecida lá em Brasília. Viva o Brasil, Viva Lula.
    Nada melhor que ver esse vídeo prá comemorar esta data: http://www.youtube.com/watch?v=N4ihlgNqN_Q

  • QUE O POVO BRASILEIRO NO FUTURO LENBRE QUE ESTE HOMEN TRANSFORMOU ESTE PAIS, DANDO AO POVO TODA ALEGRIA QUE ELE NÃO TEVE DURANTE OS GOVERNOS PASSADOS, PRECISOU ESTE HOMEN SAIR DE GARANHUS NO AGRESTE PERNANBUCANO PARA MOSTRAR PARA O MUNDO QUE SEU POVO MERECE SER RESPEITADO, PARABENS SR,PRESIDENTE LUIZ INACIO DA SILVA,TEU POVO NÃO TE ESQUECERAR JAMAIS, E MUITOS ANOS DE VIDA.

  • Caro Eduardo,tenho absoluta certeza que o Presidente vai ler sua emocionante e sincera homenagem,como também os comentários.Ao meu Presidente,desejo firmemente que no próximo domingo colha mais alguns frutos que tão sabiamente plantou,a vitória da Dilma como presente de aniversário.
    São os votos(também dentro da urna)de:
    Marilei Rossi
    Lília Rios Rossi
    Lígia Rios Rossi
    Larissa Rossi
    José Luiz Rossi
    Tenha um bom e merecido descanso,Sr.Presidente,seu nome já está em nossa história e em nossos corações.

  • Ai, Eduardo, que beleza de texto. Pois é, pego carona no seu blog e externo aqui a grande admiração pelo Lula, deixando-lhe meus votos de muita felicidade e paz.

  • Parabéns ao nosso grande Luiz Inácio.

    Ele não cassou os trezentos picaretas do Congresso Nacional, mas tirou do Senado Federal pessoas vis e abjetas do estilo de Arthur Virgílio, Marco Maciel, Tasso Jereissati, Heráclito Fortes, Mão Santa e outros. Nunca antes na história do nosso Senado tantas coisa ruins sairam de lá de uma só vez.

    Por isto, parabéns Luiz Inácio.

  • Parabéns Edu por mais um belo texto.
    E Parabéns ao nosso grande presidente Lula que só me enche de orgulho.
    Digo as pessoas ( às vezes com lágrimas nos olhos ) que lutei por mais de 20 anos para colocar Lula na presidência do Brasil. E não me arrependi.
    Um forte abraço

  • Parabéns, meu presidente!
    E nada de sair de fininho em 2011 pra ficar enchendo a Marisa em casa e bebendo cerveja com os amigos!
    Nada disso! Teu lugar é aqui, no meio do povo.
    Tire seis meses de merecidas férias e volte. Tens muito o que fazer ainda pelo povo que te ama e te espera!

  • Gozado que essa semana mesmo, argumentando com uma pessoa pra votar na Dilma, usei esse exemplo de Pelé e Lula. Brasileiro igual eu que tive o privilégio de ver ao vivo e a cores o Pelé jogando futebol, e passar 20 anos pedindo o voto no PT e Lula, e vendo o resultado, que nem o mais otimista ou fanático petista acertou, posso dizer que a vida está me sendo generosa além da conta. Que o companheiro LULA esteja na metade de sua passagem por este planeta. E que o PT faça uma limpeza de uns 15% (os irmãos Mentor puxando a fila – o Antonio se recusou a assinar CPI do Judiciário e o José ,na CPI do Banestado também ajudou os tucanalhas)).

  • Parabéns presidente Lula pelo seu aniversário, voce foi o maior ,o cara que mudou o conceito de como dirigir um País para os mais necessitados, com justiça social o Brasil cresce e seu povo agradece.
    Que Deus ilumine seus passos, e que muitos e muitos anos podemos compartilhar de sua sabedoria e dignidade.
    Lula para o prêmio Nobel da Paz.

  • Prezado Eduardo, envio aqui de BH os votos de Feliz Aniversário ao querido Lula. Que Deus o Proteja e o Abençoe sempre.

    Minha família em peso é fã número zero do Lula desde os tempos do ABC paulista e sempre votou nele.

    Para nós Lula não é somente uma pessoa maravilhosa, é uma bênção de Deus.

    Saúde e Paz ao grande Lula.

  • Humildemente peço para incluir-me nesta FAMILIA chamada Família LULA, eu Cláudio Pereira de Souza e meu Filho Yuri Piffer de Souza, (Pai Solteiro) o tomamos Lula, como alguém que seguiu e sua visão o que CRISTO pregou, humildade e simplicidade e comungar com seu Povo. Parabenz LULA.

  • Parabéns a você Eduardo, por texto tão sincero e tão belo. Fiquei muito emocionado, pois devoto essa mesma admiração pelo Presidente Lula. E agora pela Dilma também. Parabéns Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda bem que o senhor nasceu.Desejo-lhe anos e anos de vida e muita força para levar a bom termo o seu projeto para um Brasil mais justo e mais humano.

  • Você e mais de 80% do povo brasileiro (entre esses eu me incluo) também têm essa admiração pelo Grande Presidente Lula, felicidades Presidente, e que o povo brasileiro, no dia 31 nos dê o presente de aniversário que o senhor merece, a vitória de Dilma. Parabéns Eduardo, seu texto transmite todo o sentimento dos verdadeiros brasileiros.

  • Eduardo, muito profundo e sensível o seu escrito. Só faço endossar suas palavras, pois as minhas se sentem incapazes e pequenas para se manifestarem perante a grandeza de pessoa humana e cívica que é Luiz Inácio LULA da Silva. Eu gosto e admiro o presidente LULA e desejo vê-lo pessoalmente, nem que seja de longe em algum discurso. Se puder, um dia, quero conhecê-lo pessolmente.O que posso dizer ao presidente Lula é que seja muito feliz é que continue teimando… é só teimar…. como diria sua mãe Dona Lindu, tenho certeza. Parabéns Eduardo pelo texto! Parabéns Presidente Luiz Inácio LULA da Silva! Votos meu e de meus filhos Elaine e Gustavo. Somos de Ponta Grossa (PR).

  • Todos os parabéns do mundo para Lula! Viva a coragem deste homem, que enfrentou a direita brasileira, com sua canalhice atroz, e começou a empreender mudanças fundamentais em nossa Sociedade. Sou seu admirador e seu conterrâneo, no que refere-se ao Estado, pois ao contrário de Lula, tive a sorte de nascer na capital, na parte classemedista e desenvolvida do nosso Estado, diferentemente do Presidente, que nasceu pobre em uma área interiorana e periférica(como o são milhares de áreas interioranas EM TODO O BRASIL, não apenas no Nordeste), resultado da concentração fundiária que ainda assola nosso país. Ainda assim, Lula(filho de Caetés, ou de Garanhuns. Essa é uma questão polêmica, pois, na época do nascimento de Lula, Caetés pertencia a Garanhuns, tendo posteriormente tornado-se uma cidade independente)que poderia nem sequer ter sobrevivido, diante dos horrores de um país excludente, fez mais do que sobreviver : tornou-se uma personalidade mundial, decisiva na mudança que essa Sociedade está construindo, conbatendo a opressão, e caminhando para tornar-se um país justo. Viva Lula!

  • sinto tanta admiração por este ser de carater, de lutas, de sabedoria, de sensibilidade, de amor ao proximo,desejo com toda a força de minha alma ao senhor presidente vida longa com saude para o senhor e toda a sua familia. O senhor tem luz e com sua luz iluminou o caminho para nós brasileiros.

  • Eduardo parabens tambem a você.
    Espero que o Presidente Lula receba por qualquer via, seu comentário. Peço-lhe permissão para incluir-me, num minúsculo cantinho da sua mensagem, levando a esse brasileiro ilustre meu respeito e admiração.

  • Se o presidente Lula não gravar o ultimo horário eleitoral com o pedido do presente de aniversário que ele quer ganhar , então nós devemos formar uma enorme corrente, para além da blogosfera, para pedir a todos que dêem a Lula no dia 31 o presente que ele gostaria de ganhar. Ele merece, e nós temos a obrigação

  • Como Brasileiro, desejo ao NOSSO Presidente LULA, o mais republicano de todos na História, muita saúde e vida longa e próspera – assim como, tenho certeza é o desejo da imensa maioria da Nação Brasileira.

    O Presidente LULA, além das evidentes e óbvias conquistas nos campos econômico e social deixa-nos como melhor legado, algo que havíamos perdido – se é que já o haviamos tido: o ORGULHO de sermos BRASILEIROS!

    Sem medo de sermos felizes.
    Parabéns companheiro LULA!

  • Por sua trajetória nestes ultimos 8 anos, Lula merece ser homenageado todos os dias da sua vida que espero seja longa. A sua obra de retomar a auto estima do brasileiro é grandiosa e inesquecível. Daqui pra frente é continuidade e acreditamos que Dilma é o nome certo para tanto. Lula teve que refazer o país. Parabéns grande presidente. Parabéns cidadão Luis Inácio Lula da Silva. Me orgulho de tê-lo como presidente do meu país.
    http://easonfn.wordpress.com

  • Fiquei emocionado ao ler esse texto. Na verdade chorei ao assitir o filme: Lula, o filho do Brasil!
    Presidente Lula eu te amo!
    Amo-o do fundo do meu coração, caipira! Nunca antes na minha história de vida nutri por alguem, que não fosse o meu pai Sr Euclides, tamanha admiração, como tenho pelo senhor, presidente! Desde l989 sou seu eleitor, mas nesses oito anos de seu mandato, tornei-me um admirador! Guardo um carinho muito grande pelo senhor! Sei que será dificil nos encontrarmos, por isso, reverencio-o tres vezes desde já! Muito Obrigado! Um abraço forte e cheio de admiração, presidente!

  • CORRUPÇÃO PSDB: Para os jovens não vivenciaram e os mais velhos que se esqueceram como as coisas eram antigamente, no governo do PSDB. Essa apresentação mostra de forma didática como a corrupção vem sendo tratada de forma hipócrita pela campanha do PSDB por tudo que aconteceu quando estavam na presidência. Vale a pena ver, é quase um dever cívico antes das eleições: http://migre.me/1KzJw

  • Eduardo,

    Acho que há grandes possibilidades de Lula ler seu recado, ou você tem alguma dúvida que este é um dos poucos blogs deste país, ao lado de Azenha e PHA que eu creio que Lula acompanha de perto, se não pessoalmente, de algum assessor, especialmente contratado para esse fim.

    E uma mensagem de Eduardo Guimarães é muito maior que algo pessoal. É uma mensagem do Presidente do MSM que certamente é compartilhada por muita gente.

    FELIZ ANIVERSÁRIO PRESIDENTE LULA
    ESTAREMOS COM VOCÊ EM TODAS AS SUAS FUTURAS BATALHAS, SEMPRE!

  • Eduardo,

    Gostaria de me juntar ao seu bonde de felicitações ao nosso querido e estimado presidente Lula e desjar-lhe muitas felicidades, muuuuuiiitaaaa saúde, muuuuiiiitooos anos de vida e dizer pro nosso amado presidente que só poderei lhe dar seu presente domingo próximo, eu e minha família. Com toda precisão e determinação daremos uma muito especial prenda a Lula: digitaremos o número 13 nas urnas caixa-preta da justiça eleitoral do primo de collor e do amiguinho de dantas – hahahahah… E é Dilma lá, galera!!! Vai ser o melhor presente que ele ganhará.

  • Eu faço aniversário em dezembro, no final do ano, e quero dar um presente para mim mesmo: no dia 1° de janeiro, ir até Brasília despedir-me desse grande brasileiro, e dar as boas vindas à nova presidenta do Brasil.

  • Excelente texto Eduardo, concordo em tudo o que você escreveu, e sinto que foi uma glória para a nossa geração ter presenciado a trajetório desse homem extraordinário que é o Lula, o maior presidente que já tivemos, e após tantas decepções os céus deram essa benção ao Brasil. Avançamos 50 anos em oito e o Lula para mim é um exemplo de vida e de dignidade.

  • Perguntar não ofende: o que será que tão admirável ser tem a dizer sobre o seu partido divulgar um manifesto em favor de sua candidata contendo duas indicações falsas de apoio de intelectuais, no caso o diretor José Padilha e a escritora Ruth Rocha?

  • Eduardo. Eu,assim como voce e milhões de brasileiros,admiramos muito o maior presidente que o Brasil ja teve.Mnha admiração não e somente pelos feitos politicos desse grande homem,mas principalmente pelapessoa humana que ele e,e pela sua opção pelos pobres.Sou filiada ao PT e sinto muito orgulho de ter lutado todos esses anos ,desde a sua fundação , para eleger o presidente que deu o pontape inicial para a consolidação do nosso sonho,uma sociedade mais justa e igualitaria.Agora não e mais ´´Sem medo de ser feliz´´ e sim ´´A verdade vence a mentira.Vamos dar esse presente ao grande brasileiroLUIS INACIO LULA DA SILVA.

  • Fui ao Aniversário do Lula hoje no Palacio da Alvorada. Lembrei do seu texto. Embora estivesse tão perto do Lula, sou um dos milhões que não poderia agradecê-lo pela virada que aconteceu na minha vida.

  • Presidente,
    Antes de mais nada Feliz Aniversário, muita paz, saúde e amor. Quero dizer ainda que muito de orgulho de te-lo como Presidente do nosso querido Brasil. Trabalho há 34 anos no stor público (CPRM-Serviço Geológico do Brasil), tendo passado por diversos mandatos presidenciais. Quero deixar aqui, com a minha experiência acumulada durante todo este tempo, eu nunca vi uma administração federal tão eficiente. Temos muito a fazer ainda, mas estamos no caminho certo, agora com certeza de um petista que participou inclusive da redação do seu primeiro Programa de Governo na Área de Geologia e Mineração, e conhece bem este país como geólogo.

  • Trabalhei muito na sua campanha para a eleição presidencial em 2002. Infelizmente, eu já estava adoentado com hepatite C e em 2003, entrei em licença médica, retornando felizmente no final de 2006. Parece que Deus me permitiu sobreviver à fila do transplante de fígado e depois a dois meses de coma por infecção hospitalar, para voltar no seu novo mandto com novas energias para trabalhar em dobro e dar tudo de mim para ajudá-lo a melhorar as condições de vida do nosso povo e ver este país crescer e se tornar a potência que é hoje. Pretendo agora continuar no mesmo pique e colaborar com o mesmo entusismo com a nossa futura Presidente, Dilma Roussef, que continuará com certeza e aperfeiçoará o que foi feito durante o seu mandato, focando agora nos setores que não puderam ter mais atenção enquanto a casa estava sendo arrumada. Um grande abraço e parabéns mais uma vez.

  • Depois de tudo o que foi dito por você Eduardo, e pelos comentaristas, nada mais tenho a dizer, a não ser entrar na fila daqueles que querem manifestar seu apreço e sua admiração por este brasileiro do mais alto caráter e fibra que é o eterno Presidente Lula.
    Antigo funcionário do vice-Presidente José Alencar que fui, do qual também sou admirador de sua trajetória, assim como de seus compromissos com seus colaboradores e com seu país natal, só me resta nesta data parabenizar efusivamente a esse especialíssimo Presidente Lula, ser humano notável e da maior dignidade possível, canalizando a ele todas as minhas preces e energias positivas das quais ele é o mais autêntico merecedor, desejando-lhe vida longa para assistir à vitória absoluta deste país e principalmente de seu povo vilipendiado por tantos governantes medíocres e imorais.
    Parabéns Eduardo, pelo texto conciso, claro e objetivo, de admiração e respeito a esse ser superior que é o Presidente Lula, lamentando o fato de que o mesmo talvez não seja totalmente feliz, haja visto tantos ataques imorais, pestilentos, do qual é vítima de seus contumazes agressores.
    Finalmente o que me acalenta é que não se consegue agradar a gregos e troianos. Por mais que se faça (ele faça) sempre haverá os eternos descontentes, e que querem, ou queriam, mais.
    A você Eduardo, parabéns pelo trabalho e pela luta.

  • Parabéns pelo seu aniversário! Parabéns pelo trabalho e pela sua tragetoria, que fez com que o Brasil se tornasse um verdadeiro BRASIL de nome respeitado lá fora, parabens o nosso grande lider!!
    Parabens Presidente Lula, desde 1982 voto em LULA, o meu presente para você será mais um voto , que virá em 31 de outubro de 2010, com a eleição de DILMA 13. Avante BRASIL, viva o presidente LULA!!

  • Querido Lula! Nasci no interior do Maranhão, na década de 70, e acompanhei, ainda criança, os conflitos entre posseiros e pistoleiros do latifúndio. Acompanhei romarias e mutirões à zona rural com a finalidade de gritar contra os assassinatos de lavradores. Muita gente foi morta pela grilagem na década de 80. Naquela época, os lavradores, o pessoal da igreja católica que pregava a teologia da libertação… já falavam de um país governado por você. Cresci associando seu nome à justiça. Com 10 anos, obviamente, eu não sabia sua história, mas sabia quem era você e o que vc havia feito pelos trabalhadores, o que vc havia sofrido nos porões da ditadura.

    Vieram as eleições 89. Lembro da alegria das pessoas humildes ao falarem de você, de sua força, de seu otimismo. Lembro que as noticias mentirosas da imprensa deixavam a gente irritada, num desassossego. O único meio que tínhamos era o´rádio e a TV, que prestavam um serviço vil. Sabíamos dos descalabros por fontes orais. Lembro que quando estava na 8 série, recebemos um livro de história que, na parte da República, estampava sua foto. Que orgulho ver você num livro de História. Que orgulho ler sua história num livro de História. Passaram-se muitos anos. Você foi eleito presidente. Eu já não morava mais no Maranhão. Como tantos, como você, tinha migrado ao sudeste, em busca de avanços. Acompanhei a mudança que o seu governo proporcionou ao país. Quando viajava pelo nordeste, via as pessoas trocando os jegues por bicicletas, e essas por motos, enquanto alguns trocavam motos por carros. Vi o pobre plantando sua horta na certeza de que os frutos dela dariam qualidade de vida. Vi as donas de casa comprando alimento com o dinheiro do bolsa família. Vi as pessoas alegres porque tinham o que comer. Eu mesmo me beneficiei dos avanços, porque fiz mestrado e doutorado com auxílio de bolsas (capes e cnpq) e hoje procuro um pós-doutorado (talvez fora do país).

    Presidente, o senhor é o líder que este país precisava para diminuir o fosso entre ricos e pobres, letrados e iletrados, norte-sul, famintos e saciados… O senhor mostrou a este país que todos devem ter de fato as mesmas oportunidades e só isso fará o país ser visto com outros olhos. O senhor, um torneiro mecânico, se tornou o homem mais respeitado de 500 anos de Brasil.

Deixe uma resposta