Um livro que pode salvar a sua vida

Opinião do blog

Viajo para a Argentina a trabalho no próximo domingo. Adiei a viagem por conta da entrevista que o presidente Lula concedeu aos blogueiros. Recebi pedido de uma pessoa para participar – pessoa que não posso dizer quem é – que não poderia recusar.

A ciumeira que contaminou a imprensa e as redes sociais de A até Z me fez refletir sobre se valeu a pena ter adiado uma viagem que me renderá dinheiro – e cujo adiamento me fez perder dinheiro – para participar de um evento que gerou tanta maledicência.

Mas valeu, sim. Toda a Blogosfera será beneficiada. Milhões de brasileiros quererão conhecer blogs e não necessariamente apenas os que entrevistaram Lula.

Não me meterei nessas polêmicas. Sobretudo as que se originam de um lado que supostamente é o de cá e que estão servindo aos propósitos da direita golpista. O jornalista Luiz Carlos Azenha escreveu tudo o que deveria ser dito sobre o assunto.

Prefiro tratar de outro assunto: a sua saúde, leitor. Enveredo por ele reproduzindo as palavras que ouvi de um dos autores do livro “Saúde, a hora é agora”. Trata-se de Conceição Lemes, co-editora do site Viomundo e a Jornalista de saúde mais premiada do país.

As pessoas estão sempre preocupadas com fórmulas mágicas para preservarem a própria saúde ou para cuidar de problemas que surgiram por não terem se preservado.

O que faz com que as pessoas tenham saúde são medidas que adotam para consigo mesmas. Boa parte da nossa saúde está em nossas mãos, não nas dos médicos.

Vivemos tempos da ‘medicalização’ excessiva da saúde,  ou seja, achar que tudo se resolve com exames e medicamentos. É um tremendo engano”

O livro “Saúde – A  hora é agora”, foi editado pela editora Manole. São co-autores os médicos Milton de Arruda Martins, professor titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, e Mario Ferreira Jr, chefe do Centro de Promoção de Saúde do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Conceição entrevistou 70 profissionais de saúde para fazer o livro, entre o professor Adib Jatene. A obra reflete a experiência de 28 anos, atuando como jornalista especializada em saúde.

Entre os 23 prêmios de Conceição, estão o Esso de informação científica, o José Reis de Jornalismo científico, concedido pelo Conselho Nacional de pesquisa (CNPq), e o Sheila Cortopassi de direitos humanos na área de comunicação, outorgado pela APTA, ONG que atua na área de tratamento e prevenção de AIDS, com o apoio da Unicef.

Conceição não é uma amiga, é uma irmã. Sinto um orgulho enorme de desfrutar de sua amizade.

Devo a ela boa parte da imensa melhora que minha filha Victoria está tendo, pois me ajudou a pressionar hospitais, médicos e o plano de saúde quando não estavam tratando a minha filha como deveriam.

Conceição, à diferença de muitos outros que tenho visto dar shows de exibicionismo – e que vão à loucura quando não conseguem aparecer –, é a pessoa mais discreta que conheço. É daquelas pessoas que não gosta de trololó. Que não fala de si mesma.

Seu trabalho no Viomundo é ímpar. Ela faz jornalismo, ela é repórter, se dedica ao princípio fundamental do jornalismo, que é o de informar, buscar, caninamente, a verdade

Seu livro “Saúde, a hora é agora” orienta o leitor a adotar práticas em relação à própria saúde que podem lhe salvar a vida. Ninguém pode deixar de ter essa obra em casa, sobretudo se gostar de viver saudavelmente.

Se eu tiver alguma credibilidade junto a você, leitor, sugiro que leia a obra de Conceição. Em formato de reportagem, é um prazer lê-la, pois foge do tradicional “mediquês”. Aborda sexualidade, relacionamento, atividade física, alimentação saudável, obesidade, estresse, depressão…

Como sei que vão me perguntar o preço,me antecipei. O livro custa parcos 52 reais. Para adquiri-lo, caso não o encontre em uma livraria próxima, basta clicar aqui.

PS: os primeiros 100 comentaristas concorrerão a dois exemplares que serão sorteados. Cortesia da autora de um livro que pode evitar que você faça uma viagem sem volta à terra dos pés juntos.

172 comments

  • Comecei a acompanhar seu blog a pouco tempo e através dele alguns outros também, foi uma grande descoberta, não dá pra ficar um dia sem ler os posts e comentários disponíveis aqui, no Nassif, PHA, Vermelho, Maria Fro etc… A entrevista com o Presidente Lula foi um presente fantástico, muito obrigada! Também fiquei estarrecida com algumas manifestações de “ciúmes????”, na minha opinião uma coisa muito egoísta, mas afinal somos apenas humanos, narcisistas por natureza …. Não fique chateado com isto, foi um evento maravilhoso, nada poderia ofuscá-lo!

  • Edu,

    Você ainda não aprendeu a não dar ouvido a inveja?
    O que vale é, que você foi lá e representou as pessoas que te admiram.
    Mais uma vez só posso agradecer em te conhecer.

  • Estou escrevendo na esperança de ser uma das 100 primeiras pessoas e ganhar o livro, mas se não ganhar, decidi q vou comprar, pq vc vendeu mto bem o peixe.
    Agradeço desde já, mesmo q não ganhe, mas pela informação, q deve ser valiosa, vinda de vc.

  • “medicalização excessiva da saude” por acreditarmos demais numa midia que prega o puro terror, lembram caso da febre amarela que teve gente que tomou vacina mais de uma vez. Pois é, aqui no post temos a mais verdadeira das frases: ” O que faz com que as pessoas tenham saúde são medidas que adotam para consigo mesmas. Boa parte da nossa saúde está em nossas mãos, não nas dos médicos. “

  • Salve Edu!
    Não costumo participar de sorteios – a sorte não costuma me acompanhar nessas coisas – mas seu entusiasmo pelo livro me animou 😉
    Abraços!
    E parabéns pela participação em mais este momento histórico que foi a entrevista do presidente aos blogueiros!

  • Gosto de ler a Conceição, principalmente porque (na medida do possível) ela interage com os comentaristas. Eu e a minha insônia já discutimos nosso caso… Escreve fácil sobre um assunto difícil.

  • Edu, se você não participasse o time dos ‘sujos’ estaria desfalcado. Sobre o livro, se eu não ganhar vou comprá-lo porque ele vai ao encontro da minha ideologia e prática sobre o processo saúde e doença.
    Elísio

  • Ei, Eduardo, na sua pergunta ao presidente Lula eu tava doido que você dissesse o nome da irresponsável jornalista da Folha, ela mesma: a ridícula da “massa cheirosa” Quase sai. Fiquei vibrando. Mas é isso mesmo, não tem que ficar dando crédito a essa gente mesquinha, não. Ela sabe a quem você estava se referindo.

  • Meu amigo o trabalho da blogosfera é fundamental no processo de transformação em que o País vive hoje, e a representação que realizou a coletiva com o presidente, dentro das limitações, desempenhou seu papel muito bem, Parabéns !

    Sabotar é a única especialidade do PiG.

  • De minha parte, que fiz críticas precedidas por pedido de esclarecimentos referentes ao evento entrevista-Lula-blogueiros, encerro este assunto neste blogue fazendo uma citação:

    “Não vejo mistério nenhum na vaia ou no aplauso. TODA UNANIMIDADE É BURRA – e é bom que as pessoas possam se expressar.”

    Dilma Rousseff, ex-perseguida/presa/torturada pela INTOLERÂNCIA da ditadura, julho de 2007.

    (Alguém se arrisca a contestar a Presidenta eleita?!…)

    http://www.abraabocacidadao.blogspot.com

      • Não sei a qual “ideia” você se referiu… Se foi a afirmação quanto à “unanimidade”, não é ideia minha, mas do grande Nelson Rodrigues. Corroborada pela então ministra e agora presidenta eleita. Aliás, o pensamento completo, do qual compartilho, é este:

        “Na hora de odiar, ou de matar, ou de morrer, ou simplesmente de pensar os homens se aglomeram. (…) A opinião unânime está a um milímetro do erro, do equívoco, da iniquidade. (…) Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.” (Nelson Rodrigues)

        E se me permite acrescento uma do Drummond: “Na unanimidade há uma parcela de entusiasmo, outra de conveniência e uma última de desinformação.”

        Assino embaixo.

  • Foi fantástica a entrevista com o presidente. Valeu a presença de cada um de vocês, pois representaram uma parcela dos jornalistas e dos leitores que ainda acreditam na honestidade de uma notícia. Vocês são a prova de que é possível desmentir uma matéria plantada para eleger determinado político ou para manchar um governo de esquerda. Se eles estão incomodados é porque realmente vocês fazem a diferença! Quem reclama, está com uma tremenda dor de cotovelo, não só pelo fato de não estar lá com o presidente, mas principalmente por está do outro lado, aquele que um dia a história vai mostrar para outras gerações.

  • A blogosfera está arrebentando a boca do balão.
    Na correlação de forças, ainda há muito o que se fazer, mas muito já está sendo feito.
    Parabéns a todos dos blogues sujos.
    Nunca ganhei nada em sorteio, quem sabe seja agora.
    Saudações a todos

  • Oi, Eduardo

    Parabéns pela presença, pergunta e desenvoltura no encontro com o presidente e, principalmente, por sua representatividade. Acompanho o seu blog desde 2006 e seu percurso mostra até onde gente determinada e envolvida com suas convicções é capaz de chegar. Você é um exemplo disso e nesses quatro anos vem demonstrando um poder de superação magnífico. Parabéns e um abraço.

  • Fiz parte dos mais de 7.000 internautas que assistiram até ao final a bela entrevista do Sr. Presidente Lula,
    os senhores blogueiros “sujos” estão cada vez mais limpíssimos parabéns.

  • Cada um de nós com uma dimensão de ousadia, de acordo com as próprias circunstâncias. Obrigado, Edu pelo exemplo da da sua. Boa sorte na Argentina.

  • Eduardo,
    Leio sempre Conceição lá no Azenha..e endosso tudo o que você falou. Além de credibilidade pra escrever sobre o tema, trata-se de um ser humano especial..Depois do abraço bem apertado que dei nela na fila do lanche do nosso encontro em SP, pude perceber isso. Creio que falte justamente esse lado humano que ela traz no tratamento da saúde, de uma maneira geral, no Brasil.

    Ah, tô correndo por fora aí na disputa desse livro hein..rsrs..

    abraços e viva a blogosfera!!

    Adilson

  • Eduardo Guimarães, parabéns a você e a todos os blogueiros sujos que vão limpando a Comunicação do país com a diversidade, a verdade factual, a opinião variada, com o humor e com a defesa de um Brasil soberano e para os brasileiros.

    Você levou uma questão para o Lula, sobre uma lei que poderia ser usada para facilitar o direito de respostas? Conte mais sobre essa lei.

    no blog Jornalismo B há um post falando de uma pesquisa sem pé e nem cabeça que pode levar as pessoas para essa terra dos pés juntos que você citou: frequentar a internet entre 19 e 21 horas dá problemas de insônia!
    Vale a pena discutir essa pesquisa feita pelos tais especialistas de plantão da Corte do Cosme Velho.

  • Real mente valeu a pena a assistir a entrevista com o Cara, feito por blogueiros, já que até que enfim estavam ali para fazer perguntas que realmente interessam a sociedade, mas que nossa “grande mídia” convenientemente não faz. Será que é para proteger interesses?? Além do mais ninguém dos que ali estavam vieram para externar seus míseros preconceitos em cima de uma pessoa que foi antes de mais nada uma vencedora e sai com mais de 80% de aprovação.. não é para qualquer um, não

    Bom espero que tenha uma outra entrevista do Lula com os blogueiros depois que ele sair da presidência, e quem sabe desta vez ele poderá dizer o que realmente pensa sobre o caso Daniel Dantas… e o grande Paulo Lacerda (na minha humilde opiniõa um homem que prestou inúmeros serviços ao país)

    Abcs

  • Caro Eduardo. Obrigada pela oportunidade. Gostaria de participar desta promoção, caso esteja dentre os 100 primeiros comentaristas. Obrigada. O tema saúde não pode ficar afastado do nosso dia a dia. Pelo que vc disse aqui, trata-se de um excelente livro. Obrigada, novamente.

  • Prezado Eduardo, nada como ler pessoas inteligentes escrevendo sobre saúde. Tema fundamental e objeto hoje de toda sorte de exploração comercial e sensacionalista.

  • Caro Eduardo,

    Tive a oportunidade de retransmitir a entrevista do presidente Lula ao blogueiros.
    Você está de parabéns pela postura e coerência, tanto na entrevista como em todos os post que tem publicado.
    Posso dizer que você é um exemplo de blogueiro. Tanto é que isto me motivou a criar meu próprio blog, há pouco mais de um mês.
    Tem sido uma atividade prazerora, onde falta tempo, mas nunca o comprometimento com a democratização da comunicação e o combate ao PIG. Vamos em frente aumentar este cordão.
    Um grande abraço.
    http://www.claudioangelim.blogspot.com
    Cabrobó/Petrolina, sertão de Pernambuco

  • Vou confessar que embora não tenha muita sorte estou torcendo pra ganhar o livro.Acredito que sirva não só para o leigo,mas também ao profissional da medicina que deseje subsidios para si mesmo,claro e para eventuais palestras,reuniões com pacientes.Sem contar que adoro ler.

  • Sou dos muitos que acessam o blog no anonimato a buscar informação aqui outra ali para um debate claro e consistente sobre inumeros assuntos. Afirmo que seu blog se tornou leitura obrigatória para termos aquela visão pessoal intimista do cidadão que estar indignado com algo e consegue espressar, com erros e acertos naturais em empreendimentos no qual se aventura.
    Acredito ser de enorme reconhecimento tanto pela blog esfera como pela Presidência, embora pouco e no formato discutivel, à estar frente-a-frente ao nosso Presidente e fazer parte, dito por muitos, de um momento histórico.
    Parabens pela participação.

    Ps: Quanto ao livro já está na minha lista para aquisição.

  • Edu, parabéns pela participação na entrevista.
    Saúde para os seus e sua Victória.
    Minha filha pega no meu pé para eu me cuidar.
    me arriscarei a concorrer ao livro.
    Comprarei, caso não ganhe, gosto muito dos artigos dela.

  • Grande Eduardo Guimarães,

    Em poucas pessoas noto o desapego por coisas materias, e é um prazer cada vez que tenho noticias de pessoas assim. O mundo humano seria melhor se não fosse uma excessão e sim uma regra. Vou comprar o livro da Conceição Lemes, porque além de confiar no seu bom gosto, acompanho-a no Vi o mundo. Caso, seja sorteada será um prazer presentear alguém com esse livro.

  • Eduardo,fui a uma recepção final de semana passada e o papo entre os muitos amigos que por lá encontrei não poderia deixar de ser sobre a vitória da Dilma,a volta da CPMF e as maracutaias do serra.Todos,digo todos concordaram que o fim da CPMF foi uma tremenda sacanagem que demos e tucanoides,apoiados pelo PIG ,fizeram contra os pobres desse Pais.Pensaram que ferrariam o Lula,mas quem foi prejdicado,foi quem precisa do SUS.Pra vc ter uma idéia,um hospital numa cidade próxima à minha,até a refeição dos internados está prejudicada.Os médicos não recebem desde setembro.

  • Conceição, com certeza valeu a pena. Esta entrevista ficará na história deste país. Parabéns aos blogueiros progressistas, imparciais, “sujos” na opinião do Serra, competentes e praticantes do verdadeiro jornalismo mesmo não sendo jornalista alguns deles. Viva a blogosfera!!!!!
    Abraço a todos.

  • Caro Edu
    Pois me senti amplamente satisfeita com os que nos representaram junto ao Lula. Fiquei felicíssima com o Presidente ter respondido ao meu primeiro “amigo” na vida da web, o Porém, que tb não estava lá pessoalmente, sequer é blogueiro, mas estava do lado de todos os bons na torcida. Adorei vc por lá, amei o Sr. Cloaca e todo grupo. Foi histórico e emocionante. O resto é dor de cotovelo de quem não tem o que fazer da vida; liga não, Edu.

    Quanto ao livro, a Conceição Lemes é o máximo dos máximos, grande pessoa além de excelente jornalista. Óbvio que gostaria de ser sorteada, mas ter essa sorte são outros quinhentos. Se não der, compro na boa. Belo presente de final de ano também.
    Felicidades – e obrigada por me representar tão dignamente 😉

  • Prezado Edu.

    É emocionante acompanhar o avanço da blogosfera. Sou seu leitor assíduo, assim como do Azenha, PHA, Nassif e muitos outros blogs (no mínimo uns 30). É algo que já está incorporado a minha rotina. Infelizmente, viajarei a serviço nos próx. 20 dias e estarei praticamente impossibilitado de acessar a internet. Uma pena. Mas isso será apenas um hiato, na minha leitura, posto que não costumo viajar a serviço com frequência.

    O que quero dizer mesmo é que todos vcs, que fazem a blogosfera estão de PARABÉNS pelo trabalho que tem feito. Vcs são responsáveis diretos por essa revolução pacífica que vem ocorrendo nas nossas vidas.

    Abraço fraterno.

    J. Fernandes

  • Que o livro possa beneficiar todos os leitores, e estes que sejam muitos. Gostaria de conhecer essa obra, afinal saúde é o nosso maior bem: deve cuida-la da forma correta a fim de obter um bônus certo.

  • Infelizmente maledicências existem em todas as fileiras, até mesmo dentro do movimento (será que já podemos chamar assim?) dos blogs progressistas. O importante, mesmo, é que a entrevista *histórica* de ontem deve ter sido inédita inclusive a nível mundial. Blogueiros entrevistando um presidente da república? Acho que foi a primeira vez que aconteceu.

    Resta torcer (e pressionar) a Dilma para aprofundar esse processo que surgiu com o flanco aberto pela virulência da “mídia antiga”. Democratização da livre expressão e difusão de idéias já!

    Você fez história ontem, Eduardo Guimarães. Parabéns. Um grande abraço.

  • Eduardo. Já fomos brindados por sua importante participação, principalmente pela sugestão acatada pelo presidente de ir atrás da lei. Se puder, quero concorrer ao livro pois é dos assuntos mais importantes.

    Sucesso a você e certamente será recompensado em seus negócios pois se há os poucos maledicentes, tens muito mais bênçãos e bons votos a receber, que devem ser ampliados aos seus.
    Saúde e paz.

  • Entro no sorteio ( se chegar a tempo) ou compro o livro. Sugiro a criação de link para a compra. Com um vendedor desses e um público cativo e interativo com o blog, certamente a primeira edição logo logo se esgotará,
    Parabéns pela entrevista com o Lula. Moro na mesma cidade, mas não tive a oportunidade de felicitá-lo com um aperto de mão ou um abraço, pelo inesquecível e humano governo. Foi muito melhor do que sempre imaginei. Parabéns também pela admirável obra, que é o seu blog. Não tenho dúvidas de que trabalhos asssim é que já estão mudando de verdade o nosso país. Grande abraço, Edu.

  • “ciumeira que contaminou a imprensa e as redes sociais de A até Z me fez refletir sobre se valeu a pena”:

    Eh uma pena que o seu sacrificio, alheio aos seus leitores, esta tao pouco remunerado, Eduardo, mas psicologicamente todos nos sabemos que valeu a pena. Pra voce e pra nos. So temos a agradecer.

  • Edu, assistir pela Internet a entrevista do Presidente LULA aos Blogueiros, achei que foi muita generosidade do nosso Presidente, em reconhecer o valor e a importância dos Blogueiros na formação da Cidadania, e em desmistificar a Manipulação do PIG na transmissão da notícia. Percebi que o nosso Presidente estava Feliz em se entrevistar pelos nobres Blogueiros. Foi um Verdadeiro Presente de Natal para nós Internautas. A sua participação foi extremamente importante, percebi que o nosso Presidente foi muito atencioso e generoso com todos os Blogueiros, você especialmente, o Presidente foi muito atencioso. Parabéns! Fui bem representado. Boa Viagem e Sucesso. Realmente, o PIG está rosnando até agora pela entrevista concedida pelo Presidente LULA, estão magoados e ressentidos, que o PIG continue assim. Até. de Belo Horizonte.

  • Parabens pela entrevista, precisamos que mais blogs “sujos” sejam lidos para poder se contrapor a imprensa golpista.
    Abraço e boa sote em sua viagem de negócios.

  • prezado eduardo,vc tem credibilidade,muita.Digo:em muitos assuntos nao temos acesso aos fatos,como em
    politica ,que gira muito em torno de bastidores.E preciso confiar em alguem para se informar bem.Os teus comentários às vezes incomodam,assustam,pertubam…como a verdade;sei,aceitar a verdade nao é facil.Ser crítico é o oposto de ser bajulador.Voce tem credibilidade,esse livro da conceicao deve ser ótimo,ou melhor,deve ter muitas verdades.abraços

  • mais uma boa iniciativa, pois precisamos mesmo tirar este país da Idade Média “forçada” em que fora ‘programado’.

    parabéns Eduardo Guimarães e Conceição Lemos, os filhos desta pátria lhes retribuirão gozando de saúde e em liberdade!!!

    sds,
    Márccio Campos

  • Caro Edu: Sua lucidez , coragem e honestidade literária, nos ajudaram e ajudaram muito nosso País durante essa jirah que foram as eleições de 2010. Tenho grande admiração por você, em vários aspectos. Um abraço e boa sorte para sua pequena Victoria, valente como você.

  • Eduardo, a entrevista trancorreu num clima interessante, cheio de prazer de ambas as partes. O Presidente sempre super simpático. Parecia um jovem bem feliz naquele diálogo. Mas nem por isso as perguntas foram ingênuas ou suaves. Ao contrário, temas ainda pouco resolvidos foram tocados (Paulo Lacerda, …as conquistas e limitações da ação do governo em relação a midia…). No mais, a questão importante que voce formulou precisaria ser posta no blog para que pudéssemos nos esclarecer desse problema. Parabens por seu empenho e participação nessa histórica entrevista.
    Quanto ao livro, já me convenceu da necessidade de lê-lo! Obrigada mais uma vez.

  • Os Blog’s “sujos” foram fundamentais ao criarem o contra ponto da pauta da mídia.
    Valeu! Vocês provaram que o Brasil tem que regular a mídia conservadora que está concentrada nas mãos de meia dúzia e políticos da oposição DEM/PSDB.

    Parabéns!

  • Olá Eduguim,

    primeiro parabéns pela jornada de ontem e por sua militância constante e lúcida.
    Quanto ao livro, o tema me interessa muito pq minha família já foi alvo de vários erros médicos e a tese de mestrado de minha irmã é sobre a medicalização da educação.
    Apesar de militar na área de educação pública, tenho tanta prática na saúde q podia ter sido um dos testemunhos do livro.
    Vc vai avisar no Twitter o resultado do sorteio?
    Abraços,

    Vivian

  • Eduardo
    Super bem vinda essa indicação,afinal depois de vários dias doente hoje estou me atualizando.Grande entrevista com o presidente,ainda não li as críticas, mas pelo que entendi me pareceu inveja.Boa Viagem.

  • Prezado Eduardo,

    Somos quase vizinhos apesar de não nos conhecermos! Moro na Vila Mariana, entre o metrô Paraíso e Ana Rosa. Muitos dos seus textos fazem referências a esta região da cidade onde moro há mais de quarenta anos e onde venho acompanhando as mudanças da nossa cidade e desta parte da cidade.

    Quereo lhe dizer que tenho grande admiração pela clareza dos seus textos e mais do que isso, pela sua história de vida, onde você muitas vezes abre mão de conviver com os seus faimiliares para expor a sua indignação e defender a sua (e a nossa) cidadania!

    Os seus relatos (muitos deles) me levam às lágrimas. Muitas vezes quero expressas a minha solidaridade com o seu drama pessoal, e com sua luta pela qualidade de vida de sua filha! Os conflitos com sua esposa pela sua exposição pública! Mas, fico envergonhado, com a sua garra e disposição com todos os seus problemas, enquanto permaneço em meu canto, muitas vezes pessimista com o mundo que nos cerca!

    Por isso, e pela sua dedicação, inclusive abrindo mão de atividades profissionais, para se dedicar à cidadania de todos nós, quero manifestar a minha mais profunda admiração pelo seu trabalho neste blog e também na ONG dos Sem-Mídia!

    Você está plantando raízes que certamente florescerão e darão frutos para todos aqueles que lutam por uma sociedade digna e justa!

    Eduardo, que a força esteja com você!! Você forte significa uma sociedade civil mais forte e atenta!!

    A sua participação na entrevista com o Lula foi ótima!

    Vida longa aos blogueiros progressistas!!

    Abraços,
    @Ricadosog

  • Botões, moedas, isqueiros já andaram salvando vidas durante o trajeto de balas perdidas.
    Porém nenhum destes objetos tem o poder do livro na multiplicação da idéia, do conhecimento, da concientização do viver saudável e defensivo, e a possibilidade de sua recomendação poderá salvar ainda mais vidas. É gratificante, além de construtivo.

  • Caro Eduardo,

    Desde que comecei a acompanhá-lo aqui presenciei momentos de alegria, tristeza, desânimo, euforia, raiva, angustia, cansaço, indignação, carinho… por motivos políticos e pessoais…tanto que um dia timidamente fui até o Santa Catarina conhecer e visitar Vitória.

    Hoje, depois da histórica entrevista dos blogueiros, ainda estou um pouco atordoado com a repercussão da mesma. O PIG NÃO SE CONFORMA!!!! (desculpe a caixa alta, mas eu tinha que gritar)…no Seminário da TV Cultura que acontece hoje e amanhã sobre liberdade de imprensa(uma clara reação ao sucesso da Confecom)…aquele escroto do Demétrio magnolli se queixou do fato de Lula haver concedido a entrevista aos “blogueiros progressistas”…Pensei cá com os meus botões, ora, porque vocês blogueiros reacionários não pedem uma entrevista com o home também, né não?

    Não queria prolongar-me tanto, imagino que ce deve estar um caco de cansado, mas só queria dizer que vendo você abraçando o Lula pensei cá comigo: Eduardo, valeu a pena! Valeu a pena não ter desistido!!!
    E vem aí o terceiro turno….

  • Olha Eduardo, tenho certeza absoluta de que você e todos os outros blogueiros progressistas deram uma contribuição imensa na eleição da presidente DILMA. Digo até, que sem o trabalho formiguinha feito diuturnamente pela turma “suja”, de desmentidos aos boatos e incentivo aos amendrotados e indecisos, ela correria um sério risco de não ter sido eleita.
    Graças a vocês, que nos incentivaram e colocaram a boca no trombone de verdade, sem se intimidar com o poderio do PIG, passaremos um final de ano felizes e esperançosos, por LULA terminar seu mandato com aprovação nas alturas e deixar em seu lugar a candidata que ele escolheu.
    Arrisco também a dizer, que mesmo não saindo a regulamentação (controle social) da imprensa nos moldes que desejamos, com esse crescimento tão acentuado dos blogs progressistas, teremos munição para dar muito trabalho a esses anti-democratas e pseudo-jornalistas que querem o Brasil retornando ao atraso e eles, com os bolsos cheios. Parabéns a você e a todos os blogueiros “sujos”, que contribuiram para o país continuar limpo.

  • Com uma esposa Nutricionista, nunca foi tão claro ver o quanto a saúde está em nossas mãos.

    Prevenção é tudo na nossa vida e no nosso dia-a-dia. Com nossa saúde não seria diferente.

    Vale muito mais uma alimentação saudável, balanceada e claro, sem exageros, aliada aos exercícios físicos, bom relacionamento pessoal e familiar, qualquer tipo de estudo. Entretanto, isso ainda é um luxo que está muito longe de milhôes de brasileiros.

    Médico, em muitos casos, já é ação de contenção ou ação corretiva, e não ação preventiva.

  • Edu, fiquei muito feliz com a entrevista dos blogueiros com o nosso Presidente Lula e mais porque você lá estava realizando o sonho de todos; Muito obrigada! Estou dentro do sorteio. Admiro muito a Conceição e somos todos gratos pela força que ela deu a nossa Victória. (Beijinhos para nossa menina) Abraços.

  • Valeu e muito sua participação na entrevista de Lula com os blogueiros progressistas, um marco histórico. Não deixe esse tipo de pensamento derrotista; provocado pelas atitudes de alguns vermes; sequer passar pela sua cabeça : você pode ter perdido algum dinheiro, mas o que é isso diante da participação em um evento histórico. Além do que sua pergunta foi excelente, e não estou “rasgando seda”. Infelizmente sempre temos que nos chocar com a capacidade de ser medíocre de alguns, mas ontem vocês puderam se fascinar pela grandeza de um outro homem : Luiz Inácio Lula da Silva.

  • Edu, estava sem saber o que dar de presente a meu amigo-secreto, mas agora já sei. Já estava angustiado. Já tinha decidido que seria um livro, agora não tenho mais dúvida, será: Saúde, a hora é agora. Andei pesquisando o preço e encontrei no sítio da Saraiva por 49,30. Abraço.

    O link é este:http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa?ESTRUTN1=&ORDEMN2=E&PALAVRASN1=a+hora+%E9+agora&ORDEMN2=E&FILTRON1=X&image2.x=14&image2.y=14

  • Eduardo, parabéns pela sua participação na entrevista e, naturalmente, pela sua presença marcante na blogosfera brasileira. Quanto às ciumeiras, esqueça, é hábito da raça humana.

  • Parabéns pela entrevista com o Presidente, adorei vocês lá conversando com o Lula. O PIG viu que eles já não mandam no Brasil como antes. VIVA a BLOGOSFERA, VIVA O PRESIDENTE, VIVA o BRASIL!!!

  • Grande Edu,

    Muito boa a entevista sua pergunta sobre a midia que pegou febre amarela foi excelente

    ESTOU MEIO ATRAZADO MAS QUERO PARTICIPAR DO SORTEIO

    PENSANDO NA SAÚDE DE TODOS CRIEI O BLOG CPMFJÁ DESTA VEZ VAMOS PARA AS RUAS ENFRENTAR A DIREITA QUE É CONTRA A CPMF.

    http://cpmf.ja.abcdm.zip.net/
    se possivel manda um texto a gente coloca no blog o blog esta aberto a todos que se preocupam com a saúde do povo brasileiro cpmf ja

    ATÉ VITÓRIA SEMPRE

  • Eduardo, você e demais blogueiros sujos estão fazendo HISTÓRIA. A entrevista com o nosso Presidente foi um fato político importante e a sua presença era fundamental representando a Cidadania da blogosfera.Estou convicto que seu prejuizo financeiro/comercial será relativisado e compensado. Estou orgulhoso por vocês.

  • Cara, valeu muito a pena. Apesar de não ser jornalistas profissionais, com exceção do Vianna se eu não me engano, foi uma das melhores entrevistas com o presidente Lula que já vi. Sem puxassaquismo, foi muito boa! Por exemplo, ficou claro para mim que o enfrentamento com a mídia não aconteceu por escolha pessoal do presidente Lula. Outra coisa que ficou claro, ele é contra a estatização da internet. Apesar de ser um homem simples, deu para notar a sabedoria desse presidente. Lula é genial mesmo! Isso não seria possível com nenhuma outra entrevista. Valeu sim meu caro! Valeu e muito! Meus parabéns!

  • Quanto a ciumeira, o que mais você esperava? É lógico que isso ia acontecer, era presumível, tanto para vocês, quanto para o presidente Lula. Nada disso, porém, desmerece a entrevista que foi feita.

  • Eduardo
    Sabíamos que as críticas viriam! Nós, os leitores, estamos ao lado vocês, blogueiros!
    Que venham todas as discussões e calúnias sobre a Lei de Regulamentação dos Meios de Comunicação! Junto com os blogs progressitas estaremos bem preparados!
    Minha alegria e orgulho são imensos em saber que você participou de mais um momento histórico neste pais! E nos representou muito bem!
    Acredito que essa entrevista é o começo do fim do PIG!
    Valeu mesmo. Foi o dia mais feliz depois do dia da vitória da Dilma!

  • SENHOR EDUARDO,SOU CONSELHEIRO DE SAUDE VONLUNTARIO A MUITOS ANOS E GOSTARIA DE ME CREDENCIAR A ESTE SORTEIO POIS QUEM SABE POSSO CONTINUAR AJUDANDO OS MAIS NECESSITADOS EM BUSCA DE UMA SOLUCAO PARA SEUS PROBLEMAS DE SAUDE.
    OBRIGADO PELA ATENCAO.

  • Adorei assistir a entrevista de voces com nosso presidente,foi o fato da semana,seria exagero dizer que o

    Brasil parou para ver?Onde trabalho,foi um Deus nos acuda,em todas as salas as pessoas se aglomeravam

    diante dos monitores.Voces são nossos heróis.Parabéns.Também quero concorrer ao livro da Conceição.

    • Oi, professora Dilma, como vai?
      Por favor, entre em contato comigo pelo e-mail
      [email protected].
      Morei em Bandeirantes nos anos 70 e fui tua aluna.
      Também trabalhei na tua casa.
      Também estou no Facebook.
      ……….Aabraços…..

  • Estou com 59 anos, graças a Deus com boa saúde, e tenho comentado que SAÚDE se preserva ao logo da vida. Não adianta “deixar para mais tarde…”

  • Parabéns pela organização deste movimento social que é a rede de blogs na internet. Nela muitos tem tido oportunidade de ler as versões que não são divulgadas na “mídia da direita” e com isso poder formar sua opinião. Esta picuinha sobre a participação na entrevista com nosso presidente Lula é uma bobagem de gente que pensa pequeno, mesmo sendo de esquerda. Você é um digno e credenciado representante para estar naquela entrevista.
    Forte abraço.

  • OLÁ EDUARDO, TUDO BEM, SOU BAIANO, MAIS UM NORDESTINO DESEMPREGADO DE FÉ E CORAGEM, VISITO SEMPRE SEU BLOG E FIQUEI HONRADO QUANDO VI UM POST QUE FALAVA SOBRE O PRECONCEITO QUE OS NORDESTINOS SOFREM NA REGIÃO SUL E SUDESTE DO NOSSO PAÍS, É A VERDADEIRA REALIDADE. FAZER PARTE DESTE SORTEIO SERIA MAIS UMA OPORTUNIDADE DE TENTAR MELHORAR OS MEUS CONHECIMENTOS E USÁ-LOS EM NOSSA CULTURA. OBRIGADO E BOM DIA!

  • O mais importante é a saúde ESPIRITUAL, PAZ DE CONSCIÊNCIA com Deus e principalmente com as pessoas à sua volta, pois qualquer que seja o grau de sua saúde, um dia vc terá que fazer a tal viagem de pés juntos, inexoravelmente…

    E não se esqueçam: Só Cristo Salva! E Cristo é AMOR! E não há SAÚDE perfeita que impeça seu corpo de perecer…a supervalorização desse corpo corruptível é a tônica desse mundo igualmente corruptível…

    Vivam intensamente o AMOR AO PRÓXIMO…e desfrutem do verdadeiro prazer da vida, ainda que seja por um segundo!

    Como disse o poeta: “Tudo vale a pena, se a ALMA não é pequena”, dessa mesma forma, a blogueira “fumante” Maria Frô descuida da saúde do corpo mas trabalha em prol da liberdade de consciência da massa…isso sim é o que importa! Fumando ou não, TODOS morreremos!

  • Só mais uma coisinha: desde o momento em que somos concebidos no ventre materno, a MORTE nos espreita! Nascemos para morrer! Só não sei se morremos para renascer…um dia saberei…

  • Eduardo, depois que descobri seu blog, nunca mais li o PIG.Foi muito maneiro o encontro enytres vcs blogueiros progessistas e o Lula.Aliás Lula e Dilma devem muito a vcs,um contraponto as mentiras do PIG, sobretudo no período eleitoral, cansei de enviar seus textos para diversos colegas, que hoje acredito ,assim com eu não deixam de visitar o seu blog.Gostaria de ser sorteado. um grande abraço. Estamos juntos, vamos que vamos.é isso.

    • Mr. Cidadania, a entrevista com todos os blogueiros progressistas está deixando o PIG se CORROENDO de inveja. O BLarcelo TAS ficou com inveja de todos, pois não foi chamado para participar. Ou seja, o trabalho de vocês está sendo EX-CE-LEN-TE! Continuem assim. Comecei a acompanha a luta de vocês através do blog de um grande amigo (http://adcastellari.wordpress.com/) que me abriu os olhos, os ouvidos e o coração para a verdade que está lá fora. Já não lia, ouvia e nem assistia nada do PIG há um bom tempo! Agora sinto-me mais tranquilo pois sei aonde buscar as informações para continuar a ser um NÃO-ALIENADO atualmente! Também gostaria de concorrer ao livro da Conceição. Abraços a toda a blogosfera e continuaremos na luta!!!

  • É isso aí, Edu, saúde é o que interessa! Valeu pela dica oportuna… E que a saúde acompanhe sempre você, sua Victoria e toda a família. E vamos continuar a nossa luta, para que – entre outras coisas indispensáveis – a saúde pública também atenda à cidadania.

    Saudações.

    PS.: Apenas uma lembrança, o CNPq, embora tenha mantido a sigla, chama-se atualmente Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Perdoe-me se alguém já a fez, pois não não li todos os comentários).

  • Há tempos venho tentando comprar este livro, mas sabe como é, nem sempre dá. Sorte Conceição, que muitos, muitos que possam, compre seu livro e melhore a saude e sua qualidade de vida!
    Parabéns Eduardo, pelo apoio ao livro.

  • Acho que vcs já sabem! Tenho setenta anos bem vividos, gozo de + ou – boa saúde! Ontem acabei de plantar uma roça mista de milho, abobora, amendoim, feijão de corda etc. Não muito grande um hectare + ou -, no sistema antigo, na enxada. Não comprei o trator ainda, mas chego lá logo, logo, graças ao PRONAF que o ILUSTRISSIMO PRESIDENTE LULA está proporcionando a nós!! Contei todo esse papo para dizer minha idade e me candidatar a ganhar o livro da DOUTORA/JORNALISTA e ILUSTRE CIDADÃ CONCEIÇÃO!!! Há um bom tempo sou seu fâ!! Se ganhar, ÓTIMO, se não Comprarei!!! A. S. Braga

  • Prezado Eduardo,
    vim até o seu blog por conta do Azenha, já que li o seu texto sobre a “cor” do Rio e achei aquilo simplesmente fantástico. Vim ver este blog e quero concorrer ao livro, caso não ganhe acho que o comprarei na minha próxima ida a Sampa.

    um grande abraço e que sua viagem renda bons frutos!

    Daniel

  • Um grande abraço Edu.

    Gosto muito de livros, principalmente os de saúde, pois, possuo inúmero
    deles da Escola Adventista de Sétimo Dias. Agora tem um coisa que gosto
    de falar “Todo e qualquer ecologista que come carne é um grande mintiroso”,
    pois a pecuária é muito mais impactante do que a frota nacional de veículo.

    [email protected]

  • Minha mãe, meu pai, minha meia-dúzia de amigos foram ou são hipocondríacos; em contra-partida afastei-me e afasto-me de médicos e consultórios. Não sei se foi/ou é ruím. Meus velhos faleceram entre 80 e 90 anos, nós(eu e a meia-dúzia) estamos chegando aos 70. O livro chegará a dar razão a alguém? Quem estará certo? O 8 ou o 88? Vou ganhar este sorteio para saber.

  • O Livro “Saúde – A Hora é Agora” já desperta interesse na sociedade, primeiro, pela credibilidade da sua autora – Jornalista Conceição, segundo por haver sido elaborado de modo prático e tratar de assunto sobre saúde vivencial, coisa que todos queremos saber e praticar, pois A SAÚDE É O BEM MAIS PRECIOSO DO SER HUMANO.

  • Beleza! Quero mesmo concorrer ao livro da Conceição! Leio seus artigos no Vi o mundo.
    Mas, gostaria que ela comentasse a escolha de um especialista ortopedista para Ministério da Saúde, Sergio Cortes, atual secretario da Saude do RJ!

Deixe uma resposta