Ser do PIG

Humor

Da coluna de leitores da Folha de São Paulo de 10 de janeiro de 2010

PIG

Orgulhosamente, faço parte do grupo de brasileiros que lê a Folha e agora descubro que faço parte do PIG.

Mas afinal o que é ser PIG (Partido da Imprensa Golpista)?

Ser PIG é respeitar o princípio da isonomia e ter a cabeça erguida quando te chamam de jumentinho. Ser PIG é não ter medo da imprensa. Ser PIG é fazer parte dos 17% dos brasileiros que enxergam os grandes defeitos do governo Lula e não se intimidam em debatê-los.

Ser PIG é apoiar o pluralismo que possibilita que, na mesma semana, Clóvis Rossi ataque um general e a Folha revele que Lula e seus filhos se acham donos do Brasil.

Ser PIG é enxergar que num verdadeiro Estado de Direito respeitam-se também os deveres.
Lula deveria portar-se como um estadista, e não como praticante da brasileiríssima “Lei de Gerson”
.

PAULO DE TARSO GUIMARÃES (São Paulo, SP)

—–

Da Folha de São Paulo de 25 de novembro de 2010

Em entrevista a blogs pró-governo, Lula faz críticas à imprensa

Presidente diz que mídia praticou “leviandades” e “inverdades” contra ele e diz que vai virar blogueiro

Dos 10 blogs escolhidos para sabatina, 8 apoiam governo; petista critica Serra por agressão na eleição, e tucano revida

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

Na primeira entrevista já concedida a um grupo de blogueiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os entrevistadores se uniram nas críticas à grande imprensa.

Dez blogueiros autoclassificados “progressistas” participaram da entrevista, de duas horas, na manhã de ontem no Palácio do Planalto.

Um dos blogueiros, Altamiro Borges, é filiado ao PC do B. Outro, conhecido como “Sr. Cloaca” [ele não revela o nome], é assessor de imprensa de político do PT no Rio Grande do Sul, cujo nome também não revelou.

O blog Amigos do Presidente Lula, que não estava na lista divulgada pelo Planalto, também participou. O Planalto disse que o blog não entrou na lista por “erro”.

Dos 10 sites, 8 têm como linha a defesa do governo Lula e se alinharam, na eleição, à candidatura de Dilma Rousseff, reproduzindo uma série de ataques ao candidato do PSDB, José Serra. Os outros têm uma linha mais neutra.

O blogueiro Eduardo Guimarães, fundador do Movimento dos Sem Mídia, que já fez protestos em frente à Folha, citou a sigla “PIG”. Coube ao secretário de imprensa do Planalto, Nelson Breve, traduzi-la a Lula: “PIG é o que ele chama de Partido da Imprensa Golpista”.