O financiamento do Encontro de Blogueiros
No ano passado, a diretora superintendente do Grupo Folha e presidente da Associação Nacional de jornais (ANJ), Judith Brito, em entrevista ao jornal O Globo, disse, sobre o papel do veículo em que trabalha e de outros de posições políticas análogas, que “(…) Esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país (…)”
Essa declaração explica a razão de reportagem da Folha de São Paulo, publicada no último sábado, que faz insinuações sobre o financiamento do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas que ocorre neste fim de semana em Brasília.
Abaixo, a matéria:
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FOLHA DE SÃO PAULO
18 de junho de 2011
Lula ataca mídia e pede regulamentação
Em evento de blogueiros com patrocínio federal, ex-presidente critica papel de “falsos formadores de opinião”
Segundo o ministro Paulo Bernardo, novo marco regulatório não vai censurar os meios de comunicação
MARCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA
Um evento de “blogueiros progressistas” se transformou ontem em palco para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) dispararem ataques à mídia.
Lula criticou o papel de “falsos formadores de opinião” e cobrou a discussão do marco regulatório da mídia (conjunto de leis e diretrizes que regulam o funcionamento do setor).
Paulo Bernardo disse que os meios de comunicação precisam saber “ouvir críticas”, cobrou aprovação de lei pelo Congresso que estabeleça o direito de resposta e disse estar finalizando o debate da nova regulamentação.
O evento é patrocinado pela Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Itaipu binacional e governo do Distrito Federal. Participam até amanhã 400 blogueiros que apoiaram o governo Lula e a eleição de Dilma Rousseff.
Lula pediu que Paulo Bernardo coloque em discussão o novo marco regulatório, com debate. Ele disse que a resistência à proposta muitas vezes parte de quem diz ser amante da democracia.
Paulo Bernardo disse que alterou o projeto que recebeu do ex-ministro Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social na gestão Lula).
“Tem novidades. Chegamos à conclusão que temos de colocar questões de telecomunicações porque cada vez mais há convergência.”
Ele negou que o governo trabalhe para censurar os meios de comunicação. “Não partiria de nós esse tipo de proposta. Lutamos para resgatar a democracia do país”.
Sobre a necessidade de o Congresso estabelecer o direito de resposta, derrubado com o fim da Lei de Imprensa pelo STF, Paulo Bernardo disse que há “reportagens irresponsáveis”.
Em encontro em Sumaré (SP), o presidente do PT-SP, Edinho Silva, conclamou os colegas a apoiar “controle social” da imprensa. “Temos de fazer o debate.”
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A foto que encima este texto é de evento ocorrido no ano passado no instituto Millenium, que congrega colunistas e donos de grandes meios de comunicação. Como se vê na imagem, o então candidato a presidente José Serra compareceu para prestigiar o evento.
Essa é a contrapartida da aproximação que o ex-presidente Lula passou a manter com blogueiros a partir do ano passado, quando recebeu dez de nós para uma entrevista no Palácio no Planalto, pois ainda era presidente da República.
Como a grande imprensa, os blogueiros fizeram as suas escolhas políticas, apesar de que veículos como a Folha gostam de fazer parecer que são “isentos”. A única diferença entre a grande imprensa oposicionista e a blogosfera que essa imprensa diz “governista” é quanto dinheiro público cada um recebe.
Antes de prosseguir, porém, reproduzo nota que a Petrobrás, através do blog Fatos e Dados – que inaugurou na internet para rebater o noticiário crítico –, divulgou em resposta à reportagem supra reproduzida da Folha.
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BLOG FATOS E DADOS
18 de junho de 2011
Resposta da Petrobrás ao jornal Folha de São Paulo
Pergunta: Qual o valor do patrocínio ao 2º Congresso Nacional dos Blogueiros Progressistas, que acontece de 17 a 19/06/2011, no Centro de Convenções da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília? Por que a Petrobras está patrocinando o congresso?
Resposta: A Petrobras patrocina o evento em função da importância crescente das novas plataformas digitais de comunicação, que estão inseridas na estratégia de comunicação global da Companhia como importante instrumento de suporte aos seus objetivos de branding e negócios. Por isso, a Petrobras mantém um blog e está se inserindo nas Redes Sociais. Além disso, o evento promoverá aumento da percepção positiva da imagem empresarial, visibilidade da marca, o estímulo ao relacionamento positivo com a sociedade e o rejuvenescimento da marca.
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Em primeiro lugar, há que esclarecer o que a imprensa oposicionista tenta distorcer: empresas de economia mista como a Petrobrás ou até mesmo governos de todos os níveis (federal, estadual e municipal) financiam eventos análogos. Empresários têm eventos financiados, total ou parcialmente, todo o tempo.
No caso da imprensa que se autodeclara “oposicionista”, o financiamento vai à casa das centenas de milhões de reais. Em sua “defesa”, essa imprensa diz que todo esse dinheiro se deve à sua audiência.
Se assim for, posso garantir que o financiamento público e privado ao evento dos blogueiros em Brasília é mais do que justo porque não temos, todos juntos, muito menos audiência do que uma Folha, se não tivermos mais audiência.
A matéria desse jornal que este texto reproduz, portanto, resume-se ao exercício de oposicionismo rasteiro e inconseqüente que levou à derrota eleitoral, entre tantas outras, também as pessoas que você vê na foto no alto deste texto.