Caco Barcelos: “Faço jornalismo, não militância política”

Crônica

Não poderia deixar de abordar um belo momento do jornalismo brasileiro, a prova definitiva de que não se pode discriminar profissionais que, até por falta de opção, trabalham para o oligopólio pretensamente imperial e antidemocrático que domina a comunicação no Brasil.

Na terça-feira (20), por volta das 19 horas, foi ao ar o programa da emissora a cabo Globo News, o “Em Pauta”, apresentado pelo jornalista Sergio Aguiar, que entrevistou o jornalista Caco Barcelos e teve a participação virtual da jornalista Eliane Cantanhêde.

O começo da entrevista deixa bastante claro que Barcelos, um repórter renomado e corajoso, não seria presa fácil para a manipulação de seus empregadores. Reproduzo, a seguir, esse diálogo entre entrevistador e entrevistado.

Sergio Aguiar — Vamos explorar esse seu lado repórter, primeiro: como é que estava a manifestação, lá?

Caco Barcelos — Três mil pessoas me parecem uma forte manifestação “virtual”; o Facebook fala mais de 30 mil pessoas. Na rua, na praça, pouco. Por volta de três mil…

Aguiar — Foi mais “devagar” do que se esperava, então?

(…)

Barcelos — É interessante, não é, o pessoal com vassoura? Eu lembro do tempo do Jânio Quadros. O pessoal usava vassoura para “varrer os comunistas”, queriam um regime militar… Não é?

Aguiar — A Vassoura volta, agora, a entrar na moda, será?

Barcelos — Talvez com outra conotação…

(…)

Barcelos — Interessante, também, que ninguém protesta contra os corruptores; só contra os corruptos… (sorriso)

Aguiar — Agora, você acha que essa mobilização menor do que o esperada [sic] é porque o brasileiro está um pouco descrente?

Barcelos — Não sei te dizer…

(…)

—–

A Globo mutilou esse belo momento de coragem de um militante do bom jornalismo, responsável, apartidário, e que, dali em diante, travaria com Eliane Cantanhêde um diálogo que constitui um dos mais completos diagnósticos da crise por que passa a grande imprensa brasileira.

No site do programa “Em Pauta”, a Globo cortou o resto da entrevista, quando Barcelos diz a Cantanhêde tudo o que tem sido dito pelos que militam pela democratização da comunicação no Brasil. Falou sobre os assassinatos de reputação, do “jornalismo declaratório”, que distribui acusações que, posteriormente, não são comprovadas, o que faz com que gente inocente pague.

Cantanhêde ainda tentou argumentar que a denúncia da mídia contra o ex-ministro Antonio Palocci, por exemplo, revelou-se “verdadeira” porque se descobriu que ele tinha um apartamento de 6 milhões de reais e, apesar disso, viveria em um apartamento alugado por uma imobiliária que tentou caracterizar como suspeita, apesar de que tal denúncia jamais se mostrou verdadeira.

Barcelos disse a ela que discorda porque faz jornalismo e não “militância política”. E reiterou que há vários exemplos de casos em que a mídia acusou sem provas e as pessoas acusadas, depois, mostraram-se inocentes.

A censura que a Globo impôs a parte da entrevista insinua que Barcelos pode ter problemas. Não será surpresa se, apesar de seu currículo invejável, vier a se juntar a outros que  tiveram que deixar a Globo por discordarem do patrão.

Resta dizer que, apesar de haver quem julgue que essas manifestações “contra a corrupção” não passam de militância política da mídia, como bem definiu Barcelos, ele parece se deixar seduzir pela idéia de que a mídia tentar pôr o povo na rua lembra os idos de 1964…

—–

Abaixo, o vídeo da entrevista de Caco Barcelos que a Globo mutilou

118 comments

    • Eduardo, o ato público do MSM de sábado no MASP foi comentado em post pelo blog dos homens brancos, bons e de benz, do Professor Hariovaldo Prado – http://www.hariovaldo.com.br., site que diz combater o comunismo atróz e defender a família cristã.

      A chamada para a matéria é: Comunista convoca plebe para a revolução contra a ” Proba Imprensa Gloriosa – PIG ” .

      Estão chamando voce de perigoso caixeiro-viajante vermelhote, que vive espalhando o lulo-petismo pelos outros países hermanos da latino américa.

      Te cuida irmão, hehehe.

    • Tudo leva a crer que os marchadeiros são carne e unha dos corruptores, por isso as manifestações deles só tem um lado, ou seja, de quem é corrompido. Já quem desembolsa grana para comprar juiz, sentenças, isso pode.

    • Como o tema do momento é a corrupção, que envolve o corrupto e o corruptor, segue a tipificação penal desses crimes no Código Penal Brasileiro em vigor:

      Crime de Corrupção Passiva ( o Corrupto )

      Art. 317 – Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

      Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

      § 1º – A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

      § 2º – Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:

      Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa.

      Crime de Corrupção Ativa ( o Corruptor )

      Art. 333 – Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício:

      Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

      Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.

      • Sem dúvida o corruptor ativo, o que dá dinheiro para comprar até a polícia deixa a todos nós numa situação dificil, eu mesmo sou parte num processo, um motorista bebado atropelou meu filho, mas como tem grana já compraram policia, justiça, o povo fica sem direito nenhum por causa do poder da grana dos corruptores, tem que virar crime hediondo oferecer dinheiro para subornar

    • Será que a rede Globo terá peito de demitir ou desligar o reporter Caco Barcelos depois dessa entrevista que, ao vivo e em cores, deixou a nú as manobras golpistas e partidárias do chamado ” jornalismo global ” ?

      Se o jornalista sair da Globo agora, pela independência que tem mostrado, mesmo trabalhando nesse verdadeiro antro de golpistas e lesa-pátrias que é o grupo globo, muitas outras histórias de deixar o povo de cabelo em pé poderão vir a lúz do sól.

      Duvido que a rede Globo desligue ou demita o Caco Barcelos, principalmente frente a queda de credibilidade que seu jornalismo tem enfrentado nos últimos tempos, com o ápice naquela manobra hilariante do Kamel na campanha eleitoral do ano passado no Jornal Nacional, quando tentaram transformar uma simples ” bolinha de papél ou reflexo de uma câmera ” na careca do tucano Serra, num meteorito semelhante aquele que provocou a extinção dos dinossauros no planeta terra.

      Acho que o mais provável é a rede globo colocar o Caco Barcelos “na geladeira daqui pra frente” nessas questões e matérias políticas, pois para eles é muito mais interessante o Caco ficar calado do que soltar sua artilharia para cima da globo, pois informações do ” modus operandi ” da rede golpe ele deve ter muitas e boas.

      Mas se demitirem ou dispensarem os serviços do Caco Barcelos, existem grandes possibilidades de mais um cidadão decente vir a reforçar a blogosfera progressista.

      A conferir.

  • Eduardo,

    Olhe só o que foi postado no blog do jornalista Ilimar Franco:

    PSDB: lama no PT

    Ficou pronta a pesquisa feita pelo PSDB e que vai orientar sua ação política nos próximos anos. Os tucanos ficaram entusiasmados com um dos dados coletados: para 21%, dos dois mil entrevistados, o PT é um partido ligado a atos de corrupção e ao aparelhamento da máquina. O cientista político Antonio Lavareda registrou, para a cúpula tucana, que é a primeira vez que um quinto de entrevistados fazem esta associação e que o resultado é uma janela de oportunidade e de ação.

    • Isso só acontecesse ROnaldo, porque a mídia manipula as notícias, já que não publica uma palavrinha sobre a corrupção nos governos demotucanos e, muito menos sobre os desvios de verbas em que o PIG está envolvido.

    • Coitado do PSDB, só tem isso para se apegar. Não tem programa, não tem projeto de pais, estão sem liderança nenhuma. Estão definhando. Tem que se apegar a qualquer coisa. É a turma herdeira do Jânio Quadros e da Marcha com Deus pela liberdade. Olha os termos e símbolos usados. “Marcha” contra a corrupção e a vassoura. Dá pra enterder né?

      • NESTE MOMENTO NA TV BRASIL ENTREVISTA COM UM REPRESENTANTE DA UNE, COM UMA CIENTISTA POLITICA E COM UMA REPRESENTANTE DO MOVIMENTO CANSEI 2, E TODOS EXCETO O REPRESENTANTE DA UNE LOUVANDO O MOVIMENTO COMO SE FOSSE A REDENCAO DO PAÍS E A SOLUCAO PARA ‘TUDO QUE ESTÁ AÍ’… ATÉ AGORA NÃO OUVI A PALAVRINHA MÁGICA CORRUPTORES, E A CIENTISTA E A CANSADA REITERAM QUE ELES NAO TEM NENHUM FINANCIAMENTO DE GENTE INTERESSADA EM SE APOSSAR DO MOVIMENTO OU COM ALGUMA LIGACAO COM A CORRUPCAO E NAO ACEITAM PARTIDOS POLITICOS…VAI VENDO

      • Mel,eles estão se articulando há algum tempo.Basta ouvir aquele bispo berrão…o louco por dinheiro.Ele incita o povo todos os dias.Sigam os passos do Cerra na campanha,ouçam o que os que o apoiaram falam e veremos que estão preparando uma nova marcha ,semelhante a de 1964.But,dessa vez,passaremos por cima deles,com tanques ou sem eles.

    • Olá Ronaldo ( 14:47 21/09) O que acontece é como disse o Lula, já faz tempo que a oposição perdeu o rumo, não tem programas e nem idéias para um Brasil melhor então fazem de tudo para enlamear o partido que não conseguem combater.

      Grandes abraços

  • Caco Barcelos é o “último dos moicanos”, dos bons reporteres que trabalharam na Globo, mas provavelmente sairá como os outros saíram e, a Globo vai afundar ainda mais no seu lamaçal.

  • Com certeza o excelente jornalista será escurraçado da globo, mas não lhe faltará emprego. Parabéns Caco Barcelos é de jornalistas assim que nós precisamos.

  • Importante ver o belo (o mesmo que excelente) jornalista Caco Barcelo com uma ironia paciente a dizer coisas que o apresentador convenientemente finge não ouvir. Importante também é frisar que Caco Barcelos trabalha para a Globo, mas não é um mero jornalista DA GLOBO.É um dos melhores profissionais brasileiros.

  • Edu,

    Mudando um pouco de assunto, eu tive o desprazer hoje de passar em frente a uma banca que tinha O Globo como um dos principais jornais pregados na parte de cima. Não aguentei e olhei para a principal manchete e, qual não foi a minha surpresa quando li em letras garrafais a seguinte frase: “Dilma: Mídia ajuda no combate contra a corrupção”. Fiquei indignado… Tudo bem, eu estou cansado de saber que é um erro acreditar nas manchetes que essa gente destaca, mas senti um desânimo incrível ao saber que a nossa presidenta teve a coragem de pronunciar uma coisa dessas. Ela sabe muito bem que essa mídia que ela teima em elogiar não tem nenhuma preocupação com a corrupção, que ela ignora todos os casos de corrupção cometidos por aqueles a quem ela apoia e que, nesse momento, está incentivando um movimento golpista que tem por objetivo manchar a imagem de um governo que nesses últimos anos tem efetivamente atuado contra a corrupção. Às vezes eu fico pensando nos dias e horas que gastamos escrevendo, enviando e-mails, twitando, participando de manifestos com o intuito de chamar a atenção para esse absurdo que é a existência de uma imprensa golpista que tudo pode aqui nesse país e, enquanto isso, nossa chefe de Estado prefere elogiar aqueles que querem derrubá-la.
    Abs

  • É incrível a cara de desapontamento do apresentador. Acho que esperava alguma coisa mais incisiva, mais padrão global, mais PIG! Legal saber que nem tudo está perdido nessa midia podre e existem jornalistas como Caco Barcelos.

  • A propósito do comentário do Leonardo Vasconcellos, é incrível que a Veja ainda venda 1 milhão de exemplares! E mais incrível ainda, saber que boa parte dessa parcela é comprada pelo governo federal, o qual a óia golpeia incessantamente!

    • Pelo que ouço falar, algumas centenas de milhares são de assinaturas do governo e da prefeitura de São Paulo. Seria interessante pesquisar a distribuição das vendas, por estado ou por região.

  • Edu, acho que você se equivocou ao dizer que o Caco está na Globo por falta de opção. Deve tá cheio de gente querendo o passe dele. E oferecendo rios de dinheiro. Duvido que a Record já não o tenha chamado.

    Penso que Caco tem consciência de onde ele está. Assisti à uma palestra dele na semana passada e ele deixou isso bem claro. Seu programa é uma produção “independente”, que em nada remete o que é feito na Globo. Ele mesmo disse isso.

  • Acho difícil a Globo demitir o Caco Barcelos. No outro dia a Record o contrata, lhe dando ainda mais visibilidade. Um grande jornalista, só podia ser gaucho.

    • Se é gaúcho não sei, mas que começou na Tv Globo-Minas, sou testemunha ocular.
      Me lembro dele cobrindo o Carnaval em Diamantina-MG nos idos de 1981… ficou por aqui (BHZ/MG) alguns anos e depois foi levado pra Corte do Cosme Velho, por ser exatamente o que sempre foi: excelente profissional, grande Jornalista.

    • Concordo. Creio que a Globo vai frita-lo, engessa-lo, amordaçá-lo deixando-o trabalhar só nos bastidores não permitindo que ele apareça novamente, ou seja, um modo diferente de fazer uma “queima de arquivo”. A Globo sabe que o Caco sabe demais. Se demiti-lo… já era.

  • Mais da metade que se encontravam lá estavam protestando contra o Governo do RJ. Os Bombeiros é um caso claro disto. Pessoal da região Serrana, que está entregue ao acaso, o pessoal que luta contra a homofobia. Devia ter professores também. Os 3.000 são os 10% que aderem, geralmente.

    Informo que ontem, terça feira, foi votada na Camara dos deputados a anistia criminal dos Bombeiros do RJ, o projeto irá beneficiar Militares e Bombeiros de diversos estados. Cabral perdeu mais uma, e meu filho um dos 439 está anistiado e não mais sub-judice. O projeto, por acordo, irá diretamente para sanção presidencial.

  • Edu e Amigos,
    Olhem o comentário que estava no viomundo (http://www.viomundo.com.br/politica/eles-perderam-com-polvo-e-tudo.html)
    O comentarista por acaso se chamava Vinícius também. Tecer comentários oportunos é mal do nome.


    Turma, ontem fui ao manifesto contra a corrupção organizado por rede social no facebook.
    Não sei que organizou, mas eu me organizei.
    Fiz camisas com imagens da campanha dos blogs sujos, fiz 500 filipetas com sugestões de blogs sujos, peguei uma garrafa de água e fui para a Cinelândia.

    Foi o maior barato, fiz a maior propaganda dos blogs sujos…
    Eu ia passando como quem não queria nada.
    Explicava para um sobre a história dos blogs sujos, explicava para outro… De repente fiz o maior sucesso!!!

    Foram meus 5 minutos de fama!!!! Maior barato a recepção da galera!!!

    Lá pelas tantas o rapaz do carro de som anunciou minha iniciativa e falou dos blogs sujos.

    Penso que pode ser uma boa oportunidade para divulgar os blogs sujos.. de quebra conheci algumas gatas super politizadas e simpáticas…Gastei R$ 21 pela camisa, 15 na impressão do logo dos blog sujos e 10 reais para xerox de 500 filipetas.

    No final tomei uma cervejinha com pessoas que conheci.
    Uma gata ofereceu um pedaço de pizza.
    Fiz amizades e já nos articulamos para fazer mais propaganda dos blog sujos nas próximas manifestações.

    Galera, já é madrugada e preciso dormir. Amanhã comento mais coisas.

    Em tempo, tenho facilidade para medir áreas abertas e, para densidade de 4 pessoas por metro quadrado, estavam presentes no auge da manifestação no máximo 4.000 pessoas.
    Devemos considerar que a manifestação contou com ajuda ddos bombeiros e dos trabalhadores do centro que voltavam para casa.

    Ah!!! Não posso esquecer!!! Quem percebeu que O GLOBO estampou foto de vassouras em uma praia do Rio de Janeiro na primeira página da edição de quarta-feira???
    As vassouras estavam lá, não faltou uma!!!!

    Quem ficou as vassouras nas areias da praia também levou as vassouras para a manifestação…

    o q acham? Eu acho que é uma boa.

  • Se o Caco sair da Rede Blogo, todas as outras emissoras travam uma briga por ele. E se a Eliane sair? Ela não entende bulhufas de economia, de jornalismo, de política, etc..
    Creio que ela deva ir pra desVeja ou a Quanto É!

  • Cidadãos brasileiros, com o apoio explícito ou implícito de partidos da direita,de corruptores e corruptos e entidades diversas,do PIG unido, vão organizando suas “marchas contra a corrupção”,valendo-se de apoio das elites e de entidades internacionais de direita, como o grupo Anonymous.
    Já o Lula, em fevereiro de 2010, enviava ao Congresso Nacional um projeto de Lei contra a Corrupção,cuja discussão e aprovação até hoje está sendo protelada pelos deputados federais.Além disso, em seu governo, o Ministério Público, o CGU e a Polícia Federal receberam todo o apoio e recursos de toda a ordem para permitir um bom desempenho de suas funções. E os frutos dotrabalho dessas instituições vem permitindo detectar indícios de corrupçÃo e promover as devidas investigações e formção dos devidos processos legais.
    A nossa Presidenta, Dilma Rousseff, vem demonstrando rapidez e eficiência no combate à corrupção e vale ouví-la nessa brilhante intervenção feita ontem em Nova York, quando explica o que vem sendo feito pelo Governo Federal Brasileiro nos últimos anos para o efetivo combate à corrupção:
    http://www.youtube.com/watch?v=HlYfvw_NKeA&NR=1
    Cerremos fileiras ao lado de nossa Presidenta, apoiando-a no zelo permanente e eficiente em relação à moralidade, tanto na administração pública quanto no que diz respeito a empresas privadas.

    • Inteiro acordo, Talita.
      E por falar em Dilma, que discurso lindo ela proferiu hoje ao abrir, em ESTILO DE GRANDE ESTADISTA, a Sexagégima Sexta Assembléia Geral da ONU. Que ninguém deixe de ouví-lo. Está em vários blogs, no Blog do Planalto, no You Tube.
      Impensável um discurso mais perfeito! Dilma arrasou. Foi mais do que perfeita. E a maior parte do tempo falou de improviso,dando uma magistral aula de lucidez,ética,sabedoria e bom senso.
      Nem sei dizer o que gostei mais. Acho que ela arrebentou quando falou que todos os países do mundo devem ser chamados a participar da solução da grande crise econômica,embora ela,por enquanto,esteja atingindo mais os EUA e a Europa e os países cujas economias estão muito atreladas às desses países. E prossegiu dizendo que não era hora de procurar as causas e os culpados dessa monumental crise que está gerando altos índices de desemprego,aumentando a pobreza e a miséria nos países mais atingidos.
      E concluiu com um “até mesmo porque todos sabemos quais são essas causas e quem são esses culpados.” Podia ser mais direta, clara e irretocável?
      No mais foi só paulada na moleira do neoliberalismo, do autoritarismo e do intervencionismo. Da perversidade e da burrice.
      Ali,de frente pro crime,olhando nos olhos dos inimigos da paz e do justo progresso econômico de toda a humanidade,Dilma Vana Rousseff,honrou aquela jovem mineira,estudante de Economia,que um dia ousou desafiar a ditadura militar. Honrou todos os seus companheiros que morreram lutando contra a opressão ou que já partiram do planetinha. Honrou todos os brasileiros e brasileiras e o bom nome do Brasil.
      Valeu Dilma Maravilha! Nós gostamos de você!

  • Caríssimo Eduardo Guimarães. Este gigante do jornalismo e da cidadania, mais conhecido como Caco Barcelos, é conterrâneo meu aqui do RS e desde muito novo ouço muitas histórias sobre sua pessoa, pois um tio teve uma militância intensa na esquerda clandestina nos anos 70 e sempre falava do Caco Barcelos. O Caco foi criado em um bairro humilde aqui de Porto Alegre, o Partenon. Foi motorista de táxi, por exemplo, para bancar os seus estudos e por seu talento, já tinha trabalhado em alguns jornais alternativos de combate a ditadura cívico-militar, foi contratado pelo Jornal Folha da Tarde, seção RS. Por sua competência, coragem e denúncias aos golpistas e torturadores de então, começou a incomodar os Generais aqui do 3º Exército, que logo pediram a cabeça do Caco Barcelos, prontamente entregue por seus patrões. Ocorre Eduardo, que a repercussão foi tão negativa, que, diante disso, houve um pedido de demissão em massa do jornal, os jornalistas mais brilhantes aqui do RS, sem exceção, pediram para sair daquela espelunca em solidariedade ao Caco Barcelos, criando com isso, o COOJORNAL. Com este episódio, a esquerda sulina começou a conhecer o jornalista de nome Caco Barcelos e admirá-lo. Isto foi, salve engano, em 1974. Mas o que foi o COOJORNAL? Foi uma cooperativa de jornalistas, todos de competência reconhecida, que escreveram umas das páginas mais bonitas na história do jornalismo do Brasil, tanto que, fizeram uma reportagem sobre a luta armada, as torturas e a matança contra estas organizações a partir de 1969, levando com isso toda a direção do jornal para a cadeia. Isto mesmo meu amigo, todos os companheiros do Caco foram tudo para o xilindró. Ele não foi preso também, pois isto foi em 1981 e ele, por ser um talento aima da média da gauchada, já tinha rumado para o eixo Rio-São Paulo para fazer história. E porque Eduardo eu falo fazer história? Porque o Caco com o livro Rota 66 desnudou toda a herança da ditadura cívico militar e seu aparelho repressivo, qual seja, os torturados e assassinados de hoje, não são os valorosos guerrilheiros de então, mas sim os negros e pobres das periferias do Brasil, em sua maioria, inocentes. Este livro é antológico, só um homem comprometido com os valores do humanismo, da ética e da solidariedade, teria a coragem de escrever aquele livro. O livro incomodou muita gente, a polícia que matava e mata inocentes nos bairros populares de nosso país não gostou nenhum pouco. Quando o Caco Barcelos fala, faço jornalismo não militância política, digo que isto é uma meia verdade, pois o livro é militância política sim, pois defende em última instância, o humanismo, os direitos humanos, a justiça, enfim os valores que uma verdadeira esquerda defende. O Jornalista Caco Barcelos é o único que é realmente de esquerda, quem o conhece sabe do que eu estou falando, que restou na Rede Globo. A minha admiração por ele não diminui um miléssimo pelo fato dele trabalhar na Rede Globo, que não simpatizo nenhum pouco. Não tenho direito, nem autoridade moral de dizer onde um jornalista com um talento enorme deve ou não trabalhar. Quando o Caco fala no vídeo acima que estas vassouras lembram a UDN e Jânio Quadros, crava na paleta da mídia e seus capangas com maestria o golpismo e a sempre desestabilização pura e simples de um governo trabalhista pela mídia e a direita, que são a mesma coisa. Faz isto educação e uma certa ironia, tipo assim: “não vem com este papinho de vassoura que isto é velho meu compadre e quem empunhava a vassoura em 1960 era quem não tinha projeto para o país e se escondia somente no discurso do suposto combate a corrupção, tipo vocês e seus representantes do PSDB, DEM e PPS”. Parabéns Eduardo por trazer a baila o nome deste gigante, que estes dias foi xingado por comentaristas no blog do Nassif pelo simples fato de trabalhar na Globo. Os mais jovens tem o dever de saber que este jornalista tem história e esta precisa ser conhecida e respeitada.

  • Apenas um reparo ao texto do Eduardo,que é o seguinte:chamar dona Eliane Cantanhede de jornalista é ofender jornalistas sérios e honestos,porque esta senhora está longe primeiro de ser jornalista,segundo ela tem lado e defende esse lado em que ela se encontra com unhas e dentes,portanto isenção é uma atitude que passa longe do comportamento desta senhora,terceiro ela trabalha na Sucursal de Brasilia da Folha de São Paulo,um dos principais integrantes do PIG portanto essa senhora trabalha não para obter informações que possam se transformar em noticias,mas para obter informações(mesmo que sejam informações falsas,mentirosas,inventadas) com o objetivo de desestabilizar o governo criando um clima propicio para um golpe.Dona Eliane Cantanhede,age com consciencia do dano que sua provavel informação fraudulenta,mentirosa, possa vir a causar.Age com dolo,portanto.Age portanto de maneira ilicita,tem consciencia disso e sustenta sua posição mesmo que isso custe a reputação de alguem.Quanto a Caco Barcelos sempre se portou como um profissional ético mesmo trabalhando na Globo.E apesar ainda de manter vinculos com a emissora carioca,continua sendo etico.

  • Cresceu , e muito, a minha admiração pelo bravo jornalista, tanto pela sua costumeira atuação quanto pelo relato do Sandro, sobre sua trajetória ( oportuníssimo o comentário) .

  • Sempre disse que NINGUÉM da Globo valia 0,5 centavos, fosse quem fosse, e agora, devido ao Sr. Caco Barcellos, estou sendo obrigado a mudar meus conceitos, pois pelo menos existe UMA pessoa da Globo que foge a regra…
    Em tempo: este VIDEO (completo) com o embate Cantanhede x Caco está sendo mais procurado do que ouro na época áurea de Serra Pelada…vai acabar aparecendo.

  • O Caco há muito tempo deveria ter saido da Globo,alem de um bom profissional,ve-se que tem carater.Foi hostilizado por manifestantes na passeata da maconha,por ser da Globo.Não ha mais justificativas para permanecer la,pode ganhar até mais em outro veículo,alem de poder ter mais liberdade de realizar seu trabalho.Certas redações são para iniciantes sem opção,mau carater e acomodados.

  • Prezado Eduardo,

    Assisti a três minutos desse programa e ouvi a jornalista tucana ( loura ) dizer que a Dilma vai voltar ao Brasil com o ego inflado por ter conversado com o presidente do país mais importante do mundo. E que é uma vergonha para nós sermos um país tão corrupto e isso nos constrange diante do Obama.

    ( Ela quer insultar o governo do PT. Ela faz vista grossa para as mazelas tucanas )

    Eu passo mal com essas coisas.

    Quer dizer que os EUA são menos corruptos que o Brasil? Temos que ter vergonha do Grande Irmão?

    Ela não sabe nada da corrupção dos EUA?

    Impressionante.

    Até quando vou ter que passar raiva vendo essas pessoas nas grandes mídias Murdock, CONVENCENDO O POVO COM MENTIRAS?

    Por falar no exemplo que são os EUA ( para a tucana ) e por falar em convencer com mentiras:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/discurso-de-um-veterano-do-iraque

    Quanto ao Caco, tomara que ele se junte ao Azenha e ao Rodrigo Vianna.

  • Comemoraremos em breve a adesão de Cabo à Blogosfera Progressista.
    A Globo está pensando ainda se vai demiti-lo porque sabe que o caminho dele será para a Record.

    • Não,Luiz,o golpe não está a caminho.Mesmo porque Reinaldo Azevedo é um misto de bobo da corte com pseudo jornalista,mistura essa um tanto indigesta em se tratando de um sujeito que é um verdadeiro fiasco intelectual.Tivesse ele o talento de um Carlos Lacerda que foi capaz de abalar a República em tres opoortunidades,eu começaria a me preocupar.Houvesse entre os militares talentos prenhes de puro maquiavelismo,como Golbery do Couto e Silva,eu começaria a ficar igualmente preocupado.Hoje os militares que se encontram na ativa não querem assumir o risco de um desgaste,como o que ocorreu com as Forças Armadas que sairam ao fim do ciclo militar em 1985,desmoralizadas embora exercendo ainda uma tutela sobre o governo civil então empossado,E hoje,ao contrario de 1964,os militares não tem um projeto de poder.E,como ja tive oportunidade de dizer em outras oportunidades,a historia so se repete como farsa.Alias bem adequado à personalidade e estatura moral e intelectual do lacaio dos Civita,que é Reinaldo Azevedo.

  • Trata-se deum bom jornalista..Tem ideias claras sobre a coisas.Vejam o livro que escreveu sobre os problemas de segurança no BRasil..É o autor do livro Rota 66, que lhe custou oito anos de pesquisa, muitas noites de insônia e várias ameaças e que fala sobre a polícia que mata em São Paulo. A investigação levou à identificação de 4.200 vítimas, entre jovens e deliquentes, mortos pela Polícia Militar de São Paulo. Depois do lançamento do livro, Caco passou um período fora do Brasil, pois sua vida corria risco – o livro irritou profundamente algumas esferas, sobretudo a dos coronéis da polícia militar.

    Outra coisa: so estudou porque um programa de escolarização feito por Brizola lhe oportunizou. Isso dito por ele. Ou melhor: escrito por ele. O depoimento é comovente.

  • O Caco foi destruidor. Não deixou pedra sobre pedra do ato cansado. Além de falar da vassoura do Janio Quadros de triste memória e dos corruptores, deixou bem claro que havia muita gente lá aproveitando da atenção da mídia para divulgar suas reivindicações.
    Tipo, você está aqui porque?:
    ” Porque as verbas para reconstruir Petrópolis ainda não chegaram”
    “O salário que o Cabral paga ao professor é um absurdo”
    Mas e a corrupção?
    Ah é, abaixo a corrupção!
    Para frisar a falta de foco relatou que por coincidência o rapaz que estava lá se crucificando, ele tinha entrevistado na parada gay também crucificado, mas talvez com uma cruz cor de rosa

  • Uma pena!Desperdiçaram uma grande entrevista,com um ótimo jornalista investigativo.Colocaram duas cabeças de melão (os melões que me perdoem),que fazem o tal “jornalismo declaratório”,segundo Caco – difamatório,manipulador,sujo,tendencioso,parcial e vergonhoso (segundo eu mesma),para fazer o de sempre.Tentam colocar palavras na boca de quem sabe falar e muito bem.A rede enGodo desliza para o buraco.Boicotem os miquinhos amestrados da mídia corrompida.Não assistam,não compem,não leiam,nãocomprem os produtos que os patrocina.Vamos fazê-los sentir dor no único lugar que sentem.NO BOLSO! Juntos somos milhões.Comecem.Bloqueiem a partir de agora.Eu já fiz e me sinto muito bem.

  • Jovem Pan é a rádio onde Bolsonaro faz discursos.
    Logo, logo ele vai indicar o Tuta para o “Troféu Caveira”.
    Jovem Pan, tire os esqueletos do armário.
    Rádio que usa uma concessão pública para fazer apologia de fascistas.

  • “Aguiar — Agora, você acha que essa mobilização menor do que o esperada [sic] é porque o brasileiro está um pouco descrente?”

    “Esperada” por quem?

    O “jornalismo ético e isento” se entrega.

  • Gostaria de poder ver a parte em Caco Barcellos diz para a “cansada”(golpista)Eliane Cantanhêde, a “cheirosa” da Folha, que “faz jornalismo, não militância política. Infelizmente a censura ditatorial dos que defendem a “liberdade de empresas”(ou seja, a liberdade de apenas os donos das empresas de comunicação falarem o que quiserem, enquanto censuram todos os que deles diverjem, apesar de utilizarem concessões públicas que pertencem a esses a quem eles calam; sustentarem-se com o dinheiro público que também é deles e serem constituicionalmente obrigados, devido à “função social” que é lá estabelecida para a comunicação, a dar voz a todos os cidadãos); pois bem, infelizmente a censura da ditadura midiática(Globo e sua turma)cortaram a parte da fala de Barcellos que incomodava os latifundiários eletrônicos. É patético, ao mesmo tempo que revoltante, ver o cinismo, a hipocrisia e o autoritarismo dessa gente e dos seus lacaios : o mauricinho amestrado da Globo News cortou imediatamente a conversa quando Barcelos associou as “manifestações” fabricadas pela mídia ao que são : TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO. Da mesma forma que o foram contra Vargas(que impediu o golpe às custas da própria vida); contra Juscelino(que precisou do apôio do legalista Lott para manter-se no poder); contra Jango(derrubado pelo golpe de 64, que instituiu no país um ditadura assassina, apôiada pelos barões da comunicação, os quais enriqueceram às custas dos monstros torturadores de farda); contra Lula e agora contra Dilma. ESSA É A VERDADEIRA NATUREZA DOS BARÕES DA COMUNICAÇÃO E DOS SEUS “JORNALISTAS” AMESTRADOS : AUTORITÁRIA, ANTI-DEMOCRÁTICA, DITATORIAL, ARROGANTE, CÍNICA; EMPENHADA NÃO EM DEBATER, MAS EM IMPOR SEUS DOGMAS, VENDIDOS COMO EXPRESSÃO DA VERDADE UNIVERSAL, ÀS CUSTAS DA CENSURA E DA NEGAÇÃO ESQUISOFRÊNICA AOS QUE DELES DIVERGEM. Infelizmente não pude ver Barcellos ensinar a Cantanhêde o que é jornalismo(mostrando-lhe que o que ela, seu jornalzinho e o restante da ditadura midiática fazem está longe disso). Afinal, basta ter meio neurônico para perceber-se, por uma analogia simples, que a “argumentação” de Cantanhêde contra Pallocci, baseada em ilações não provadas, é do mesmo teor das feitas por toda ditadura midiática contra ele e outros integrantes do Governo : ataques desprovidos de fundamentação em fatos, geralmente contrariando os fatos, o que evidencia não o desejo de fazer reportagem sobre um acontecimento real, mas a vontade de moldar a realidade ao que se quer, de mostrar às pessoas o mundo como se gostaria que ele fôsse, e não como ele é de fato; de vender-se uma ideia e não de retratar fatos. Portanto, militância política. A DONDOCA CHEIROSA DEVE TER TOMADO UM BANHO DE SAIS AROMÁTICOS(OU FOI A ALGUMA SEDE “CHEIROSA” DO PSDB)APÓS O BANHO DE REALIDADE QUE LEVOU DE BARCELLOS. Parabéns a Caco Barcellos pela aula de honestidade. Infelizmente ele será punido pelo coronéis eletrônicos por sua coragem. Contudo estaremos prontos para recebê-lo em nossas fileiras!

  • Os que censuram um grande jornalista como Caco Barcellos são os mesmos que se dizem indignados quando a Federação Nacional dos Jornalistas pede ao governo a criação de um Conselho Nacional dos Jornalistas. Seria algo como o CREA, que fiscaliza e aceita denúncias ligadas à ética de Arquitetos e Engenheiros.
    Os hipócritas acusam o governo Lula de querer “censurar”, quando nenhum jornalista ou meio foi processado pelas constantes, repetidas e criminosas calúnias, ofensas e até atos de terrorismo cometidos, como as “epidemias” criadas pela Eliane Cantanhêde, que causaram mortes por vacinação desnecessária. Na Inglaterra, como em outros países civilizados, ela estaria presa e com seu registro profissional suspenso.
    Acredito que a população, cada dia mais, está percebendo o mal que certa mídia cartelizada pelas seis ou sete famiglias causa à Democracia brasileira.

    • Antônio, concordo.
      Tenho notado que os barões da midia tem usado muito o termo “regulação da mídia” dando a este termo um caráter negativo.
      Claro que isto tem um propósito: assustar a população diante de um termo parecido, o Marco Regulatório da Midia.
      O pig sabe muito incutir medo nas pessoas.

  • Não é só no Brasil que a mídia usa dois pesos e duas medidas prá divulgar notícias:

    Michael Moore critica mídia dos EUA
    Do sítio Vermelho:

    O cineasta estadunidense Michael Moore esteve na última segunda-feira (19) no programa de televisão The Rachel Maddow Show para discutir a cobertura dos meios de comunicação sobre a festa do Tea Party, que teve uma cobertura superdimensionada, diferentemente dos protestos dos movimentos de esquerda no país.

    “Cerca de mil pessoas foram presas há duas semanas, quando protestavam em relação ao tema ambiental das terras betuminosas” disse Moore a Maddow. “Dificilmente vimos alguma cobertura disso”.

    “Você já imaginou se mil pessoas do Tea Party fossem presas diante da Casa Branca? Seria manchete em todos os noticiários”, agregou. “Agora, neste momento, há pessoas realizando um acampamento ali e virtualmente não há notícias sobre esse protesto. Isso acontece todo o tempo em relação aos liberais e à esquerda, e é ignorado”, disse.

    Felizmente, “há programas como o seu e outros que não ignoram esses assuntos, mas isso não significa que isso esteja deixando de acontecer e continuará ocorrendo”, concluiu.

  • O Caco Barcelos não deveria sair da Globo não(a menos que seja demitido, lógico). Se for para, de vez em quando, dar umas bicudas nas canelas daqueles cabeças de bagre, que continue lá.

  • Edu quando lia uma postagem do Miro, Atenção às manobras da direita.
    Me pareceu que o recado do PIG é bem claro para os partidos políticos.
    O partido que aliar ao PIG,PSDB e DEM podem roubar a vontade que não sera investigado.
    Esta é a maneira que o PIG vai buscar aliados para o seu partido ou golpe.

  • Noticia ruim para a tucanada:

    Pesquisa 2014: Dilma 57% x 18% Aécio ou… Lula 76% x 11% Aécio

    2014 ainda está longe, mas uma pesquisa já parece desanimadora para o senador tucano Aécio Neves. Ele perderia de “lavada” para Dilma. E se o candidato fosse Lula, a diferença seria maior ainda.

    A eleição de 2010 nem completou 1 ano, Lula já disse que não é candidato em 2014, mas já tem gente fazendo pesquisa e incluindo seu nome no cenário.

    Maioria prefere que Lula concorra à Presidência

    A maioria da população brasileira (57%) gostaria que a presidente Dilma Rousseff desistisse de tentar uma reeleição para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se candidatasse em seu lugar. Apenas 29% preferem que Dilma busque um novo mandato em 2014. Esse é um dos principais resultados de pesquisa do Instituto Análise, que entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 5 e 11 deste mês, em cem municípios de todas as regiões do país.

    A pesquisa mostra como, depois de oito meses de governo Dilma, a boa lembrança de Lula e sua administração predomina a avaliação do eleitorado e pode influenciar o tabuleiro político e eleitoral.

    Para o cientista político Alberto Almeida, coordenador do instituto, um dos dados que chamam mais atenção é a permanência da popularidade de Lula – o que o torna um fator de extremo desequilíbrio no jogo presidencial.

    No auge de sua popularidade, Lula alcançou 80% de aprovação (ótimo + bom), quando a campanha de Dilma Rousseff divulgava os feitos de seu governo. Agora, depois de cair um pouco pela falta de exposição na mídia, a aprovação do ex-presidente, de acordo com a pesquisa, chegaria a 82%.

    “Isso significa não apenas um reconhecimento de bom desempenho, mas também que parte importante do eleitorado está com ‘saudades de Lula'”, afirma Alberto Almeida.

    A aprovação ao governo Dilma Rousseff é exatamente a metade da de seu antecessor: 41% de respostas “ótimo” e “bom”. A desaprovação é ainda mais contrastante: enquanto apenas 3% dos entrevistados consideram que o governo Lula foi ruim ou péssimo, 16% avaliam a administração Dilma como tal. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

    Outro fator que reforçaria a imagem e o peso de Lula é a transformação de seu governo numa espécie de referência à qual a população toma como medida. Ao serem questionados por que avaliam a administração Dilma Rousseff boa ou ótima, a principal justificativa (25%) dos entrevistados é que a presidente “está dando continuidade ao que o Lula fez”. A manutenção do Bolsa-Família é a segunda razão e apareceu em 14% das respostas.

    O modelo desenvolvimentista, marca do segundo mandato Lula, também ressurge como uma preferência do eleitorado. Em três questões, os entrevistados se mostraram mais tolerantes, em relação a pesquisa feita no ano passado, com um leve aumento da inflação desde que isso gere mais empregos (62% a 46%), com o risco de crescimento da inflação, se isso acelerar a geração de empregos (56% a 45%) ou se implicar mais gastos na solução dos problemas sociais (45% a 32%). Os resultados deste ano são semelhantes aos de 2009.

    A pesquisa também traça cenários eleitorais para a disputa presidencial de 2014 nas quais Lula aparece na liderança absoluta, seja com que candidato for.

    Enquanto Dilma, numa simulação de segundo turno, venceria o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por 57% a 18% (diferença de 39 pontos percentuais), Lula elevaria essa vantagem para 65 pontos percentuais: 76% a 11%.

    Numa hipotética disputa entre Lula e Dilma, criador venceria criatura por 65% a 18%.

    Almeida afirma que pesquisas com comparações como estas serão cada vez mais comuns e, caso os resultados se mantenham, farão com que cresçam as pressões para que Lula volte a disputar a Presidência da República, mesmo que Dilma Rousseff esteja bem avaliada pela opinião pública.

    “O importante para o cálculo dos políticos é a expectativa de poder. A candidatura Lula significa minimizar os riscos”, diz.

    Para Almeida, a pressão virá de governadores, deputados federais e estaduais, que preferirão ter Lula como seu puxador de votos do que a presidente Dilma.

    Por outro lado, diz o cientista político, a enorme popularidade de Lula, que põe o PT em situação confortável para 2014, permite a ela mais margem de manobra no governo, seja para arriscar mais, ou pelo, contrário, para adotar um estilo mais conservador. Com inforamções do Valor Econômico e dos Amigos do Presiden

    • Quanto a insignificância da oposição e dos tucanos atualmente, isso é problema deles, o Brasil agradece que esse tipo de politicos fiquem longe do poder por umas boas décadas, se possível para sempre, tal a destruição que a gestão de FHC provocou em nossa nação de 1994-2002.

      Quanto a Lula e Dilma, não tem como comparar as personalidades e perfís políticos deles.

      Lula, além de ter feito um ótimo governo, é um dos melhores comunicadores que existem, sabe como ninguém usar e explorar todas as possibilidades das atuais plataformas de comunicação, gerar fatos ou atos políticos.

      Suas frases, comparações e tiradas espontâneas, associando a politica a esportes e fatos da vida real das pessoas, são geniais e repercutem por dias na mídia, e o melhor, todo cidadão brasileiro entende o que ele quer transmitir. Nada a ver com a linguagem empolada dos tucanos e seus papagaios da grande mídia.

      A Presidenta Dilma é mais técnica que política, apesar de estar se saindo razoavelmente bem na questão política, mas sua formação e seu ponto forte é a gerência da máquina pública. Isso é muito bom para o momento que o Brasil está atravessando, que é de consolidação das políticas economicas e sociais implantadas pelo Lula.

      Quanto a disputa para 2014, somente se o ex-Presidente Lula realmente quiser disputar mais uma eleição deve-se trabalhar com essa hipótese.

      Apesar de ter saudades do nosso “Presidente show-man”, no momento não creio que Lula tenha pretensões politicas para 2014, acho que ele vai querer ficar na articulação, nos bastidores da campanha, principalmente se a Presidenta Dilma e seu governo estiverem bem avaliados emm 2014.

      Acho que Lula tem plena consciência do que representou para nosso país e dá como cumprida sua missão, que foi a de mostrar e provar que existe outra forma de governar o Brasil, com os olhos e as ações de governo visando a maioria da população e não governar para os eternos 30 milhões de brasileiros melhor situados na escala social ou para uma diminuta elite, como sempre se fêz desde que Cabral por aqui aportou com sua esquadra nos ídos de 1500.

  • Eu só queria entender porque a Dilma não aproveita seus pronunciamentos sobre corrupção pra esfregar nas fuças dessa imprensa nojenta que “nunca dantes nesse país” se combateu tanto a corrupção como a partir do governo Lula, coisa que não acontecia com o antecessor, que embrindeirava toda e qualquer tentativa de CPI…

  • A Eliana Cantanhede, vai conseguir segurar seu emprego, mas vai perder a oportunidade, de no futuro poder mostrar aos seus filhos, que ela ajudou na consolidação da democracia no pais. Quanto ao Caco, com perda de emprego ou não, a Record deveria convidá-lo para uma entrevista, e que seria apresentada aos telespectadores sem cortes, ao vivo e em cores. Nós merecemos este espetáculo.

  • Em sua cidade, Birigui – 110 mil habitantes, receita bruta de R$ 135,2 milhões em 2010, vizinha de Araçatuba, a 510 quilômetros de São Paulo -, Barbiere foi açougueiro, bancário, gerente de imobiliária, “professor de educação física que nunca deu aula, advogado que nunca advogou e picareta vendedor de fazenda”, como se define.

    Olha isso. Se fosse um dep do PT…

  • Embora o título como aparece no Youtube dê a entender que os manifestantes agridem Caco Barcelos, o que se viu é que agrediram somente a GLOBO, pelas palabras de ordem:

    – Ei Globo, vai tomar no ..!
    – O povo não é bobo, fora a rede globo!

    Aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=SZjaJ2AOvvM&feature=player_embedded

    Por tais coisas, é que acredito que na próxima marcha contra a corrução que Sardemberg e seus coleguinhas de corporação vierem a convocar, a gRobo vai colocar claquetes no lugar do som ambiente…

  • Quero saber por que a Policia Militar não se interessa em interromper os rachas na cidade de São Paulo.

    Nesse momento está havendo um evento desses na rua onde moro, já denunciamos por varias veses à policia, infelizmente para a sociedade a resposta que tive foi:

    Os seus filhos estão em casa? Então por que a senhora está preocupada com o filho dos outros?

    Por favor ajude a denunciar essa falta de responsabilidade civil, são quase 2:00hs do dia 15 de outubro na zona norte.
    Não quero ser dramatica mas depois do filho de alguem amanhecer morto por um carro em alta velocidade em uma via publica devido a uma brincadeirinha de jovens, não vai mais adiantar, pelo menos para essa familia, que espero não seja a do policial que atendeu o 190 hoje.

  • meu querido caco na verdade estou aqui para fazer um apelo á tua credibilidade e ao teu a profissionalismo;moro aqui na rua vitória 678 apto 202 e estou pedindo novamente a sua ajuda , da outra vez que voce esteve aqui foi muito importante pois praticamente acabou com os drogados daqui desta região visto que a rede globo é a maior emissora deste pais sem duvida ;forma opiniões,dita modas,enfim tem todo o respeito do telespectador…por favor meu querido volte a fazer uma reportagem aqui pois a coisa ta realmente muito complicada assaltos,agressões enfim estamos ilhados dentro de nossos apartamentos e nem dormir podemos mais pois a noite toda a policia fica aqui com sirenes ligadas fazendo barulho e tambem soltando bombas de efeito moral mas que moral se estes drogados nem sabem o que é isso; se voce presisar de minha ajuda em alguma coisa é só me contactar meu tel é:1133313331 -1185608807-1195279166 sou cantor e compositor…desde já te agradeço e mais uma vez reintegro meu apelo em nome de todos os moradores desta região…antecipadamente muito obrigado e que Deus te abençoe…não sei se ainda toma chimarrão mas se quizer tomar umas cuias seja muito bem vindo pois tambem sou lá do sul; o brigado,obrigado,obrigado mesmo

  • Olá Caco Barcelos. Meu nome é Nudson. Hoje eu sou um PNE. Portador de Necessidades Especiais. Mais no meu passado. Eu já fui tudo que pode se chamar de fora da lei. Fui assaltante, gigolô, 171, descuidista, maconheiro. E cheguei ao ultimo estágio de um drogado. Que é aquele que quando o viciado não tem mais dinheiro para comprar as suas drogas para o seu consumo diário. Ele torna-se avião do trafico e mais tarde sobe mais um degrau para se tornar um traficante de drogas…..Mesmo eu tendo aprendido uma profissão de ourives. Cedo demais………. Eu me envolvi diretamente com um amigo da minha idade. E juntos fizemos um pacto para enricarmos. Já que este amigo era muito pobre. Ou seja. Paupérrimo. E morava embaixo de uma ponte fétida. Numa palafita. Cercada de ratos por todos os lados e baratas. Além dos urubus que passavam o dia na lixeira á beira do rio onde eles moravam. Catando restos de comidas na lixeira. Cuja mãe tinha sido abandonada pelo marido com tres filhos menores. Que não tinham nem roupas para vestirem e nem comida para se alimentarem. O tempo passava e as dificuldades só aumentava na vida deste amigo e sua familia.
    Então tivemos uma idéia de sair comprando ouro quebrado pelos Bairros da nossa Cidade. E também jóias e ouros roubados dos bandidos e dos traficantes da área. Até o dia em que compramos sem querer. Um anel de doze gramas com uma pedra em cima. Que mais tarde descobrimos ser um diamante……Vendemos por dois milhões de cruzeiros. Na época. E compramos todas as nossas ferramentas de ourives e montamos uma pequena fabrica de jóias…..Com o passar do tempo. Conhecemos alguns garimpeiros, que gostaram dos nossos serviços e nos levaram para o garimpo do Rio Madeira em Porto Velho / Rondonia……Lá conhecemos a mafia Boliviana do tráfico de drogas. Além dos traficantes foragidos do Rio de Janeiro. Que domionavam a área do barranco……E como nós eramos ourives e entendiamos de fabricação de jóias e de derretição do ouro. Nós erámos muito solicitados para fazer serviços para todos os traficantes. TYanto do Brasil como da Bolivia. Pois naquela época. O ouro não podia sair do garimpo sem que o dono do ouro fosse cadastrado e tivesse uma carteirinha de garimpeiro.
    foi aí que nós enricamos rapidamente. E como trabalhavamos para todos os traficantes. E também fumavamos pasta base de cocaína. Eles nos davam “presença de drogas” em gramas. E nós nos fartavamos de tanto fumar drogas no garimpo. Mais sempre ganhando dinheiro e ouro na “moleza”.
    Quando voltamos para Manaus. Trouxemos á tiracolo. Alguns traficantes da Falange Vermelha. Que eram foragidos do Rio de Janeiro. E logo fizemos uma conexão

  • Conexão esta. Que vinha da Bolivia / Porto Velho / Manaus. E quando vimos que o negocio era bom e rentável. Logo nos tornamos traficantes internacional. Esticando a nossa conexão para Bolivia / Peru / Colombia / Brasil…….Foram mais de dez anos no trafico internacional. Até o dia em que conseguimos tirar a mãe e os irmãos deste meu amigo de debaixo da ponte e dar a todos uma vida digna de um ser humano. Dando estudos e muitas roupas de grife e tudo que uma criança merece no seu dia a dia.
    Certo dia. A policia me pegou e queria o meu amigo e patrão. Mais eu aguentei o “tranco” sozinho e segurei á barra e fui para a penitenciária. Depois de ser ouvido pelo Juiz. Fui condenado a tres anos e meio. Puxei esse veneno sozinho me deixei o meu amigo de fora com toda a nossa grana. Puxei meu veneno. E depois que saí da cadeia. Este meu amigo e socio nos negocios licitos e ilicitos. Foi me buscar na cadeia e disse que o nosso dinheiro estava sendo investido em uma madeireira. E ele precisava de mim. Como sempre…..Logo fui para o deposito comprado com o nosso dinheiro e construí uma casinha no local. Passei a ser uma especie de faz tudo. Aprendia tudo rapidamente. E com o passar dos tempos. Veio até a nossa empresa. Um trio que antes eram nossos fregueses de drogas. E eles trabalhavam no IBAMA. E todas as madeiras apreendidas por eles. Eles traziam para nós e vendiam por umpreço bem abaixo do de mercado. E no prazo de dois anos e meio. Ficamos mais ricos………..Até o dia em que eu sofri este acidente e fiquei PNE. Tentei negociar com este meu amigo e patrão. Uma maneira de que elçe me ajudasse a voltar ao normal e pagasse uma cirurgia de “reconstrução intestinal”. Já que a minha deficiência está na minha barriga. Pois carrego comigo. Uma BOLSA DE COLOSTOMIA presa á ela. Por onde eu faço as minhas necessidades fisiológicas……Ele me negou ajuda……Busquei a Justiça do Trabalho e abri um processo contra a empresa e contra o meu amigo…….Mais ele comprou todos os Juizes e inclusive o meu advogado. Que fingia está me ajudando. Mais fazia uma “lide simulada”.
    Depois que eu descobri esta falcatrua…….Tentei matar a todos. Numa verdadeira carnificina…….Mais o meu médico. Orientou-me a escrever um livro. Contando toda a minha história com este amigo. E eu escreví. E é nisto que eu quero que você me ajude. (JÁ QUE VOCÊ CONHECE MUITAS EDITORAS.)
    Na publicação deste livro. Que se chama JUSTIÇA CEGA. Este livro conta toda a minha história com este amigo. E já está pronto. Só preciso que alguém leia e der o aval. Para ver se ele é ou não é publicável.
    Além deste livro JUSTIÇA CEGA. Eu também escrevi o livro DROGAMENTE. Que já está pronto e precisa ser avaliado por alguém que entenda do assunto. Pois eu sei o que eu estou fazendo e falando. Pois de drogas eu entendo. Já que eu fiquei mais de trinta e oito anos mergulhado neste inferno das drogas. E além destes dois livros. JUSTIÇA CEGA E DROGAMENTE. Eu estou terminando o terceiro livro. Que vai se chamar OS SEGREDOS DE PATY………..Vai Caco Barcelos……Entre em contato comigo. Para que eu possa enviar os meus livros por E-MAIL até você. Por favor me ajude nesta publicação……Pois segundo o meu médico. Se eu tiver algo em torno de cinquenta mil reais. Com uma cirurgia em um hospital especializado em “reconstrução intestinal”. Eu poderei voltar a ser uma pessoa normal. Entre em contato comigo pelo meu E-MAIL. [email protected] ou pelo meu celular…..(92) 9210-8920……..Que Deus ilumine os seus caminhos. Obrigado por me ouvir. Fique com Deus…..

  • Ola Cacos Barcelos, Então venho por meio deste comunicado tentar entrar em contato, Vejo seu programa e vejo que vc mostra a verdade do nosso pais, Gostaria de um contato seu pessoal para apresentar uma matéria de u fato do meu trabalho …

    Grato

    Jean Carlos …

  • Olha eu sou compositor de baladas e musicas soul,mas jamais tive oportunidade de coisa alguma.
    A minha música Libelo carapuça foi parar na internet por acaso,foram idéias dos meus sobrinhos.
    Termino dizendo,se voce for fazer alguma matéria sobre a Corrupção que até quem é rico pode tomar um balaço diante da violência brasileira e é na pobreza,a miséria é a mãe de todos os males…
    Se lhe interessar ouça ai!
    Chamo a atenção para dizer que o Professor Joel Formiga nada tem a ver com
    a minha mensagem,apenas estou divulgando a minha música.

    O meu vídeo oficial Libelo carapuça: :http://www.youtube.com/watch?v=XNL2GzbiVf4

    http://soundcloud.com/jacoborges/libelo-carapu-a

    http://www.joelformiga.com.br/2012/04/carapuca/

  • CACO, Der continuidade na reportagem do profissão reporte, sou um bacharel de Direito completamente injustiçado pela FGV no ultimo exame de ordem 2 fase (VII exame), coloquei coisas como pedida a questão e eles não aceitaram responderam recurso de forma padrao copia e cola, se quer leram meu recurso ou minha prova eu e muitos colegas fomos completamente injustiçados nessa ultima prova , pelo amor de Deus da uma nota para esse caso em suas noticias tenho todas as provas contra a FGV eu e muitos colegas, e o mais vergonhoso que os alunos da FGV de DIREITO poassarm em 1 lugar no ultimo exame como que pode isso? eles perguntam algo depois vem um gabarito completamente diferente do que era perguntado, em alguns recursos eles leem deram os pontos mas so fizeram isso em 1% dos recursos pelo amor de DEUS nos ajuda , pois isso esta lembrando uma DITADURA. TENHO TODAS AS PROVAS milhoes de pessoas injustiçadas. JUSTIÇA

  • Bom dia!
    Por q será que a âmbulancia que leva o pedro Leonardo do hospital para o aéroporto é mostrada ao vivo e fotografada/ filmada por diversos canais/ revistas/ portais, sendo que o ônibus incendiado na zona leste de SP (com passageiros dentro) ganha uns 20 segundos no SPTV?
    Essa nossa imprensa é fútil! Precisamos de mais Caco Barcelos, Marcelo Resende entre outros tão poucos que fazem valer o diploma e o espaço conquistado.

  • Caco, sou gaúcho como você e temos um passado de juventude em comum, ou seja, no Campo do Murialdo , em Porto Alegre, no bairro Partenon,. onde vc jogava. Esta referencia é para vc lembrar que conheceço sua trajetória, e temos uma coisa coisa em comum.

    Tenho uma matéria jornalistica que acredito seja de interesse, pois vc já se mostrou um reporter corajoso, e creio vai ser preciso coragem para enfrentar Grupos Economicos que estão lesando milhares de consumidores brasileiros. Mas o Poder Economico não vai prevalecer se os canais usados forem os certos. E creio que para esta reportagem você é a pessoa certa. Ou não? Fico no aguardo de um contato.

  • Sr Caco Barcelos, apesar da consideração que minha irmã, Albeniza Garcia, tem pelo senhor, tenho dúvidas quanto a sua insenção no trato da política. O senhor escrveu um livro falando dos “assassinatos” cometidos pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma corporação que prima pela integridade e pelo respeito aos cidadãos, muito embora, como em qualquer outra profissão, inclusive a sua, repórter, existam os mau-caráter. Diante do que tem acontecido em São Paulo, ultimamente, com o assassinato de, até agora, 88 policiais militares, não seria o caso de uma profunda investigação e denúncia do que é a bandidagem desse estado?
    Antonio Garcia
    Rio RJ

  • Prezados,

    Venho, através desta, denunciar a avergonha que vem acontecendo no Poder Judiciário, em especial, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Situações como essas que vou relatar ofendem completamente a moralidade constitucional e devem ser divulgadas, pois os cidadãos não tomam conhecimento disso.
    Recentemente, o TJ fez concurso público para preenchimento de vagas para analistas e técnicos. Apesar da enorme vacância nesse setor, em torno 1200 para analista e 400 para técnico, o TJ se limitou a convocar somente o estipulado no edital, ou seja, 20 analistas e 30 técnicos(1 NUR), alegando que o orçamento não permitia mais convocações, só que no final do ano passado, a administração do TJ enviou um ante projeto ao órgão especial do TJ, instituindo auxílio moradia para os juízes no qual foi aprovado por unanimidade. Hoje, o Tribunal passa por crises em razão da deficiência de atendimento causada por carência de servidores e entupimento de estagiários e terceirizados. Um concurso foi realizado, mas ao que parece, foi apenas por motivo de arrecadação.
    Situações como essas precisam ser levadas ao público. Esse anteprojeto está na ALERJ e se for aprovado, mais uma vez fica provado a vergonha que se tornaram os concursos públicos e que a Constituição está sendo rasgada diariamente.
    Espero que vocês possam, através da mídia e dos canais com o público, arguir essa situação vergonhosa.

    Segue fonte:http://www.sindjustica.org.br/principal/index.asp

  • Boa noite!
    Caco,gostaria muito que você fizesse uma reportagem sobre a vida do prefeito Junior Matuto de Paulista. Ele é um homem de origem muito humilde, trabalhou como motorista do carro de coleta de lixo do município de Paulista/PE, se tornou vereador da cidade hoje é o prefeito deste município. muitos não acreditavam que ele seria um bom gestor do município por sua origem tão humilde e por ser tão jovem. muitos torciam a cara para ele quando o mesmo fazia suas caminhadas e visitas política.
    Durante a campanha, Junior matuto foi muito criticado pela oposição, foram intensos ataques pessoal á sua família e á sua imagem por ser taxado de menino. no entanto hoje, após sua vitória eleitoral, Junior Matuto tem feito um trabalho diferenciado de todos os gestores que o antecedeu. Fez grandes ,e inúmeras mudanças positivas na saúde, na qual o mesmo reformou e construiu muitas unidades, implantou entrega de mediamentos de uso contínuo na residência de pacientes com dificuldades de acesso ás unidades, renovou as unidades móveis e ambulâncias, levou ás ruas atendimento de saúde á população com exames de mamografia, testes glicêmicos, de HIV, sífilis, etc.
    Na educação tem incentivado nos métodos de ensino nas escolas do município, valorizou o salário dos professores, melhorou a merenda escolar implantando nutricionistas e merendas saudáveis a serem distribuídas aos alunos diariamente, distribuiu uniformes novos e materiais de qualidade para melhoria da aprendizagem e maior rendimento escolar; implantou um centro de profissionalização musical no município, etc.
    No campo social, Junior Matuto construiu e equipou unidades de acolhimento a menores abandonados e em situação de vulnerabilidade social; reformou e equipou as casas de apoio e tratamento de doentes psiquiátricos,construiu várias praças, campos de futebol, renovou os caminhões de coleta de lixo, etc.
    Quando muitos esperavam que Junior Matuto fosse outra decepção como gestor, ele com sua humildade mostrou a todos que um bom gestor não precisa nascer em berço de ouro ou ostentar coleções de diplomas e anéis de doutor. Ele mostrou que o segredo de ser um bom gestor estar em ser honesto, conhecer as necessidades do município e ter a sensibilidade de supri-las todas valorizando em primeiro lugar o ser humano e um tratamento humanizado ao cidadão em todas as esferas sociais que abarcam ao município.
    O matuto inicialmente rejeitado por grande parte do município se tornou o maior e melhor gestor que esse município já viu até hoje!
    Rejane Cavalcanti.

    • Boa noite.
      Meu nome é Luciana, sou servidora pública, lotada em São Paulo, capital, e gostaria de falar da minha ajudante em casa.
      Católica fervorosa, Ana Paula faz muito mais na minha casa do que limpar cômodos. Ela evangeliza, com seu jeito afável e dedicado.
      Para realizar o sonho de participar do próximo JMJ, na Polônia, em julho, ela escreveu um livro de poesias! Isso mesmo! Livro de poesias! Com registro na Biblioteca nacional e todas as formalidades necessárias!!!
      Já vendeu muitas unidades, mas não o suficiente para embarcar.
      Essa história, aliada a outras tantas, seria uma bela sugestão de pauta, além de ajudá-la a conquistar mais um objetivo na vida!
      Seus contatos são: Ana Paula Silva ou
      [email protected]
      Obrigada pela atenção!
      Luciana Danin

Deixe uma resposta