Guerra de números na Cinelândia e o que Juan Arias não entendeu

Opinião do blog

Antes de qualquer coisa, há que apontar um fato que não pode ficar sem explicação. Por volta das 19:00 hs. de terça-feira, 20 de setembro de 2011, o site de O Globo e o portal R7 divulgavam números absolutamente incompatíveis sobre o comparecimento de manifestantes à Cinelândia, no Rio, para protestar “contra a corrupção”.

Veja

Site de O Globo

Site R7

Mais tarde, por volta das 19:30 hs., o blogueiro da Globo Ricardo Noblat divulgava um terceiro número.

Veja

Blog do Noblat

O portal IG divulgou um quarto número.

Veja

Site IG

Por último, na internet, o portal UOL aderiu ao número de Noblat.

Veja

Site UOL

Todos os sites dizem que o número de manifestantes foi divulgado pela Polícia Militar.

Mas não ficou por aí. Por volta das 21 horas, o Programa Globo News em Pauta entrevistou o repórter Caco Barcelos, que esteve na Cinelândia e deu um quinto número: 3 mil manifestantes. Apesar disso, considerou o ato “uma decepção”.

Veja

Barcelos tem razão. Conforme a mídia vinha anunciando, esperava-se um público incomensuravelmente maior. Abaixo, o portal Terra falava que o número esperado girava em torno de 25 mil pessoas.

Veja

Site Terra

Esperava-se tanto porque mais de 30 mil pessoas prometeram aderir ao ato na página do Facebook em que foi divulgado e na qual se recebeu adesões. Isso porque o ato no Rio recebeu da grande imprensa brasileira toda divulgação que poderia, chegando alguns veículos a colocar seus jornalistas para convocar manifestantes.

No site do jornal O Globo, a informação de que os que organizaram o ato deste 20 de setembro na Cinelândia chegaram a ser entrevistados pelo veículo, que publicou a entrevista. A Globo News cobriu o ato e, antes de ocorrerem, foram mencionados em vários programas da emissora.

Veja

Site de O Globo

No portal da Veja, um dos mais lidos do país, na manhã desta terça-feira o blogueiro Reinaldo Azevedo já anunciava o protesto e convocava manifestantes no melhor estilo deste blogueiro aqui, com a diferença de que aquele tem espaço em um dos maiores portais de jornalismo na internet e é um jornalista famoso.

Olhe, mas não veja.

Site da Veja

Quem tem razão? O Globo, o R7, o IG, o UOL ou Noblat? Qual, afinal, é a estimativa da Polícia Militar? Para quem entende do traçado, as imagens (sobretudo a do R7) permitem facilmente solucionar o problema. Basta calcular a área da praça em que estão os manifestantes e usar o critério dos especialistas sobre quantas pessoas cabem lá por metro quadrado.

Este blogueiro aposta na versão do R7.

Seja lá como for, se o critério for o dos números, o ato foi um fiasco. Se for político, não se tem muito mais a dizer. Nada do que se disse ali passou de meras platitudes e, conforme os jornalistas Ricardo Noblat e Caco Barcelos, foi um ato desanimado do qual políticos de partidos de oposição tentaram se apoderar.

Outros atos ocorreram em outras capitais, mas não se viu notícias sobre eles. Um desses atos foi em São Paulo. Até por volta das 21 horas de terça, não se viu menções ao público. Se saíram em algum lugar, foram bem discretas. Certamente não se viram atos dignos de mínima nota em outras partes do país.

No último sábado, o Movimento dos Sem Mídia promoveu no Masp, em São Paulo, um ato público de protesto contra a mídia. Reuniu 100 pessoas. Se a comparação for com o número do IG sobre este último ato na Cinelândia, com tanta divulgação, em termos numéricos, foi um fracasso.

Politicamente, o ato do MSM foi bem melhor. Pediu o marco regulatório das comunicações e denunciou que a mídia esconde os corruptores – fazendo, aí, uma proposta para combater TODA corrupção.

Independentemente dos números, porém, o que se percebe é aquilo que foi dito há meses neste blog e que o jornalista espanhol Juan Arias, que fundamentou essa campanha da grande imprensa “contra corrupção”, não entendeu: o brasileiro não está preocupado em protestar nem contra a mídia, nem contra o governo, nem contra os políticos em geral. E não só porque este país, à diferença da Espanha – e de vários outros países ricos –, vai muito bem, obrigado.

Há outra razão. A maioria deste povo sabe que a corrupção não é só “dos políticos”, mas do empresário que corrompe os políticos, do cidadão que dá propina ao guarda de trânsito, que compra DVD pirata, que suborna funcionário público de uma repartição para “agilizar” um processo e tudo mais que faz parte do cotidiano deste povo, nessa questão, e que todos conhecem.

Resta dizer que a única pauta que não desaparecerá, se não se falar mais dela, será a da democratização da comunicação no Brasil. Essa não sumirá porque não é idéia de um homem, de um grupo, mas uma necessidade do país: ter uma imprensa que, por exemplo, não esconda algumas manifestações e seja propagandista de outras. E que não manipule números.

121 comments

  • A minha análise é esta também:
    “Há outra razão. A maioria deste povo sabe que a corrupção não é só “dos políticos”, mas do empresário que corrompe os políticos, do cidadão que dá propina ao guarda de trânsito, que compra DVD pirata, que suborna funcionário público de uma repartição para “agilizar” um processo e tudo mais que faz parte do cotidiano deste povo, nessa questão, e que todos conhecem.”

    • Eduardo, curioso é que por acaso estava assistindo ontem a esse programa da Globo News ” em pauta ” com a entrevista do Caco Barcelos sobre esse ato público no Rio de Janeiro.

      Olha o detalhe que percebi: o repórter perguntou ao Caco Barcelos o que ele achava dos números do ato, cerca de 2.000 pessoas, o Caco falou que achava pouco, uma decepção.

      Na sequência, o Caco Barcelos comentou que esses protestos contra a corrupção só denunciam e falam dos corruptos e NÃO DOS CORRUPTORES, acho que esse comentário do Caco não estava na pauta do ” em pauta”, que era centrar fogo no governo federal e na “presidenta faxineira”, que é o no que eles querem transformar a Presidenta Dilma com essa campanha hipócrita !

      O Caco Barcelos me parece um reporter e um cidadão decente.

      Nessa parte da entrevista, pano rápido, como diz o Paulo Henrique Amorim, o entrevistador da Globo News imediatamente interrompeu a fala do Caco Barcelos e mudou de assunto, não deixou o Caco concluir seu raciocínio sobre os corruptores, mudou de assunto e não se tocou mais nos corruptores, a outra face dessa moeda podre que é a corrupção.

      Pelo que se vê, a rede Globo não está preocupada em combater toda a corrupção, muito menos denunciar quem são os CORRUPTORES.

      Acho que temos uma bela oportunidade de realmente dar uma grande pancada na corrupção no Brasil, denunciando toda a corrupção, em todos os níveis de governo e principalmente centrar o foco em quem são os corruptores, que ao que parece, tem a proteção da grande mídia.

      Como se verifica, toda campanha hipócrita que a grande mídia e os tucanos iniciam para atacar o governo federal acaba se voltando contra eles próprios, pois eles não tem mais o controle total da mídia e a verdade acaba aparecendo sempre, e quando isso acontece, eles se ferram, pois sempre agem de má-fé, por interesses escusos e com base na mentira ou distorção dos fatos.

      • O ponto da fala do Caco Barcelos que está no vídeo acima e que fala nos corruptores e rapidamente descartada pelo reporter da Globo News, está no minuto 1,45 do vídeo, deem uma olhada como o entrevistador da Globo passa rapidinho no tema, desconversa e não fala mais nada sobre corruptores.

        • Caro Donizeti, a fala do Caco só teve ponto alto. Sensacional, uma ducha fria nas intenções piguentas. Ele também disse que a vassoura lembrou Janio Quadros, nas palavras dele “um movimento que queria varrer os políticos e acabou dando na ditadura militar”
          Também insinuou que vários grupos e pessoas estavam lá para aproveitar um tema genérico como “corrupção’ para reclamar suas demandas.
          E outros para aparecer mesmo, como o palhaço que se crucificou no “ato cansado” da mesma maneira que na parada gay!
          O Caco esculachou! Grande Caco!

    • Flavio, combate à corrupção é bandeira da direita desesperada. O povo não está preocupado com isso. Prova disso é o fracasso deste “movimento” articulado pelo PIG.

  • Quem conhece a Cinelândia no Rio de Janeiro, pode muito bem imaginar o porque da presença de MIL MANIFESTANTES!!!

    É ponto de passagem para muitos que adoram a festividade e um bom chopinho…

    Os CEM DO MASP formaram um caldo grosso e de qualidade, enquanto os MIL DA CINELÂNDIA…

    • Eu não reduziria assim. Eu sei que Hitler começou numa cervejaria em Munique cercado por 12. E Cristo também.
      A direitona no Brasil não é tão fraca: ela tem todos os meios de Comunicação, as escolas, a Tradição, Família e Propriedade. Ah, tem também armas, daquelas que matam.
      O governo que se dane, acho que as esquerdas tem que achar nosso caminho.

    • Desconte-se aí os que passavam para ir ao tradiciopnal chope no Amarelinho ou ao Metrô bem alí…

      O Bom (?!) Dia Brasil da Globe noticiou “milhares” de manifestantes com uma longa matéria.

  • Olha, até achei que era propaganda de vassoura. Não é que todo mundo está com uma vassourinha nova? Ia falar dos números, mas quer saber? Não vale a pena porque não dá para impressionar. Depois a técnica de fotografar que veio do grande Eisenstein (cineasta russo) em Encouraçado Potemkin é copiado por todo mundo mesmo. Aí, um grupinho parece um mar de gente. Minha preocupação atual é levantar artigos que falem da regulamentação dos Meios de Comunicação e afiar a língua para enfrentar esse embate, que não é um simples embate entre partidários e apartidários. É um movimento político no melhor sentido que isso possa ter, é um convencimento com esperança e vontade de mudanças significativas sociais porque abre espaço para todos e não só para pouquíssimos, que com certeza não estão entre essas pessoas que estão na foto global.

  • Mas então tinha gente pedindo a queda do Cabral e destratando a Dilma, e o PIG alegando ser a manifestação apartidária?

    Por que será que não me surpreendo…!

  • Ué, ao ver a imagem até pensei que fosse a manifestação dos sem midia na Cinelândia.
    Como pode, apesar de dias a imprensa nacional convocar a manifestação dos cansados, usar truques como dizerem que seria um ato apartidário e ainda assim conseguirem somente estes gatos pingados

  • Pela foto, havia umas 500 pessoas, se tanto. Agora, não posso deixar de salientar a má leitura política que a Presidente Dilma está fazendo das marchas do Cansei do B. O Lula desmascarou estes palhaços com operações da PF que pegaram “tubarões” como figurões do Judiciário e a dona da Daslu. Os vestais de araque correram a defender os grã-finos na imprensa e nas tribunas parlamentares. A Dilma deveria fazer a mesma coisa para mostrar que a última coisa que imprensa está interessada é melhorar a vida do povo brasileiro.

    • Se tiver 500 tem muitos, dá para ver os espaços no meio das pessoas, se for contar cabeça por cabeça não dá chega a 500. Se fosse manifestação dos sem mídia com certeza o número divulgado pelo pig (sempre usam o nome da PM para dar credibilidade) seria no máximo 500 e olhe lá que correram para lá a turma do PSOL (quase expulso por uma “apartidária), PSTU. Chega a ser ridículo esta loroto de se chamar o movimento de “apartidário”, a este respeito leia isso
      http://www.advivo.com.br/blog/iv-avatar-do-rio-meia-ponte/corrupcao-da-midia-para-entender-a-marcha-contra-a-corrupcao

    • Aí é difícil porque a Dilma disse no discurso na ONU que a imprensa brasileira está ajudando no combate à corrupcao com sua constante fiscalizacao, é como digo, nós ralamos aqui em baixo enquanto a Dilma está lado a lado com o PIG, é broxante mas não nos deterão, não importa o que Dilma acha da imprensa, o que importa é o que o povo quer da imprensa, e nós queremos uma imprensa que informa sobre tudo em TODOS os estados de todos os partidos e de preferencia que nao se esconda debaixo da mesa quando o assunto for CORRUPTORES.

  • Acho que uma tática boa seria comparecermos a todos os movimentos promovidos pela Oposição e Mídia com cartazes claros a respeito da corrupção existente na própria Mídia, principalmente ao enfiar goela abaixo das escolas públicas estaduais SEM LICITAÇÃO, as revistas e jornais tendenciosos da Abril e Globo. Se houver reação contra a guerra mais ampla à corrupção (corruptos e corruptores), a população saberá identificar quem é quem.

    • Está é uma boa ideia, quando se fazer estas manifestações os que sabem da corrupção dos meios de comunicação se embrenharem no meio com faixas pedindo o fim da corrução nos meios de comunicação. Alias, em Brasilia apareceram algumas faixas pedindo a saida de Ricardo Teixeira.

    • Pra ontem…..precisamos encarar essa pilantragem da grande mídia. Esta faltando cartazes indicando quem são são os verdadeiros corruptores. Essa é uma guerra tão suja quanto a dos terceirizados da OTAN na Libia…..”é so pra proteger a população civil, apolítica e apartidária…l!!! é ne?”
      Ary

  • “Todos contra a corrupção” tomou conta do centro do Rio

    Esta é a avaliação de um blog muito bem informado de Recife-PE. Deve ter somado todas as estimativas acima e multiplicado.

  • Sr. Eduardo passou da hora do PT convocar os movimentos sociais e o proprio MSM e mostrar pra essa turma de cansados o que é por gente na rua; será que eles não viram a Marcha das Margaridas? Nunca viram uma manifestação do MST? Ou um comício do PT? Brincadeira tem hora.

  • Realmente não passa de 10% dos que confirmaram no facebook essa manifestação que diz ser contra a corrupção.

    Manifestação contra a corrupção é tão genérico que como diz nosso grande blogueiro do Rio, Miguel do Rosário, é a mesma coisa que fazer manifestação contra a maldade.

  • Nosso ato do dia 16 não foi tão cheio, não teve tanta mídia apoiando, mas podem ter certeza, teve uma qualidade nos discursos e atraiu a atenção dos transeuntes muito mais do que essa ridícula manifestação que alia Cesar Maia, Garotinho, Chico Alencar e a turma cansadinha do PSOL boquinha do RJTV e do JN, o PIG com a insistente repercussão da Globo.

    Mesmo com tudo isso, foram incapazes de lotar nem metade da Cinelândia (ela tem um outro lado pra depois da estátua).

    Tenho orgulho pois de 215 confirmados, levamos 150. Os cansados marcaram 35 mil no Facebook e foi essa merreca de gatos-pingados. Fracasso retumbante!

    E fracasso maior ainda pra turma do PSOL que se diz de esquerda mas prefere se aliar aos corruptores da mídia golpista do que se aliar com o projeto de erradicação da miséria. Isso tudo por uma boquinha diária no RJTV e no JN…

    • Sérgio, o facebook tem impedido de convidar pessoas de Goiânia.
      Segundo a concepção do FB só posso convidar pessoas que realmente conheço.
      O meu interesse em ter pessoas de Goiânia no meu FB é fazer é ter pessoas próximas quando da convocatória para algum ato
      O FB deveria permitir o convite a pessoas conterrâneas, mas não permite
      Muito estranho, no mínimo

  • Edu,

    O mais curioso é que o site do Terra colocou uma notícia por volta das 19:30hs afirmando que o protesto na Cinelândia, naquele momento, já reunia “milhares”. Mais abaixo, eles afirmavam que havia cerca de duas mil pessoas, segundo a PM. Então como eles conseguem transformar duas mil pessoas em “milhares”? A questão é que eu só consegui achar essa notícia porque busquei no item “Brasil”, um dos links do portal, já que não há nada na primeira página.
    Abs

    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5361099-EI306,00-Protesto+contra+corrupcao+reune+milhares+no+centro+do+Rio.html

    • Sergio, os neocansados estão programando ” marchas ” (os caras já se entregam no nome do evento, é ato falho, quem marcha é militar, o povo em protesto caminha, faz passeata) contra a corrupção para o dia 12 de outubro, que é feriado nacional, em São Paulo e outras cidades do Brasil.

      Com certeza, como já fizeram no 7 de setembro, vão se infiltrar em alguma manifestação religiosa, pois também é o dia de Nosssa Senhora Aparecida do Brasil e vão dizer que todos os milhares de cidadãos em atividades religiosas “estão protestando contra a corrupção seletivas deles.”

      Perigas esses aprendizes de golpistas programarem alguma ” marcha” na cidade de Aparecida do Norte, no vale do paraíba e dizerem que os milhares de peregrinos religiosos que lá estarão também estão protestando em apoio da marcha contra a corrupção seletiva deles. É capaz de aparecer até aquele Bispo, o Gorgonzola de Guarulhos para engrossar a marcha deles.

      Olha, dessa gente espero tudo, não duvido de nada, pois o ” Padim Pade Cerra “, líder maior deles, não vivia igual rato de sacristia frequentando missa e tomando comunhão durante a campanha do ano passado por motivos puramente eleitoreiros ?

  • Deve ter passado despercebido pelo G1 que publicou foto com cartaz imenso, dizendo que Políticos e empresários são a favor das privatizações.

    Declarações de músicos que compareceram a manifestação.

    Os músicos Tico Santa Cruz e Frejat participaram do ato. Os dois fazem parte de um comitê de artistas contra corrupção. Tico Santa Cruz lamentou o que considerou baixo número de pessoas no protesto: “O brasileiro se mobiliza pelo futebol, mas não pelo nosso país. Agradeço a todos que vieram aqui. A corrupção não é só dos políticos, mas também de juízes e desembargadores omissos.”

    • Nem com a presença de artistas da Vênus Platinada, a coisa tá feia para os cansadíssimos “honestos’ de plantão. Só consigo sentir dó deste rapaz aí da cruz que deixou-se ser manipulado por estes larápios, o cara veio de tão longe para aparecer na Globo

      • Manipulado nada, Spin, o cara se crucificou também na parada gay! O Caco disse que o entrevistou nas duas manifestações. Que mané corrupção, quer seus 15 minutos de fama, só isso

  • Caro Eduardo,

    Sou de Vitória/ES e sou frequentador assíduo do seu Blog,

    Não esqueça, caro companheiro lutador e buscador da verdade… nas eleições de 2010, 48% da população do país não tremeu diante das baixarias da ala ultra-conservadora ( Igrejas, empresários , elite, etc) manteve-se firme no primeiro e segundo turno , não deixou-se influenciar pelo submundo macabro dos que não tem compromisso com a verdade e a justiça.

    Não tenho dúvidas que você e demais bloqueiros progressistas deram uma enorme contribuição ao povo Brasileiro para discernir , para pensar e decidir qual o melhor rumo para o nosso país e porque não… nossos filhos.

    Obviamente, não estou me referindo unicamente a eleição da Dilma, estou me referindo a contribuição que deram ao povo Brasileiro para discernir aquilo que presta e aquilo que não presta…e que não precisam do tal de formador (colonizador) de opinião, porque nós mesmos temos que nos formar.

    Não podemos ser marionetes nas mãos de organizações que não tem compromisso nenhum com verdade e a justiça , senão com seus próprios interesses pessoais.

    …Nosso caráter, enquanto indivíduos e enquanto povo, forma-se nos grandes embates, que se prolongam, na verdade, através dos séculos. Teremos que combater este o PIG ( Cancer) continuamente, no dia a dia, através de muitas décadas por vir. A guerra é nossa vida, nossa realidade, nosso cotidiano. E o que fará de alguns escravos, e outros, homens livres, não é o resultado parcial das batalhas, mas o exercício da luta.

    A blogosfera de esquerda, exausta pelas batalhas sem tréguas que enfrenta há anos contra o poder de manipulação dos grandes medios, terá que respirar fundo e encontrar em si mesma forças suficientes para uma nova e fulminante arremetida. ( GONZUM)

    Que toquem, portanto, as trombetas – A Guerra está declarada!

    Um grande abraço….

    A BATALHA !! A BATALHA !! A BATALHA !! A BATALHA !! A BATALHA !!

  • Enquanto babacas tipo Noblat, tipo Reinaldo Azevedo e esse senhor da ONG Rio de Paz fazem protestos supostamente contra a corrupção, a OAB que os apoia faz vistas grossas para a decisão do STJ de invalidar as provas da polícia federal para as investigações evidentes de corrupção em operações de desmascararam indivíduos como Arruda, Daniel Dantas, etc. E até hilário pensar que esses indivíudos querem mesmo acabar com a corrupção. Que moral têm Gabeira e Garotinho para se manifestarem contra a corrupção? Imaginar que o DEM, que o PR, que gente do PSDB estão interessados em combater a corrupção só pode ser brincadeira. Alguma coisa está errada.

  • O texto da “veja” é o mais patético, melancólico mesmo; cheio de clichês mal ajambrados, uma caricatura do início ao fim. Dá vergonha ver um jovem jornalista submeter-se a isso. E pena, muita pena.

    • Eu fico pensando o quanto esses jornalistas (como aquele de 26 anos que tentou invadir o quarto do Dirceu e que fugiu do hotel sem pagar a conta) terão suas carreiras manchadas no futuro. Nunca poderão se livrar do fato de terem trabalhado em uma empresa que produzia o “jornalismo” mais repugnante possível, utilizando meios criminosos para atingir seus objetivos. Esses indivíduos, recém-formados e ávidos por uma carreira importante que lhes possa dar poder, não conseguem refletiir sobre isso no presente momento, mas essas marcas ficarão com eles. Talvez eles de fato nunca se arrependam, já que provavelmente nunca tiveram noção alguma de cidadania, de ética, de respeito, mas o fato é que futuramente dificilmente haverá lugar para esse tipo de trabalho sujo que vemos atualmente.

    • O Rio sempre na vanguarda, parabens aos cariocas que sairão em marcha contra a corrupcao da midia, gostaria que aqui em MG, acontecesse o mesmo mas Aético hipnotizou a populacao e nao vemos nenhuma mobilizacao contra os lesa patria, e quando o sofridos professores se mobilizam para conseguir um piso salarial miseravel ainda sao taxados de arruaceiros por grande parte da bovina populacao, é triste isso.

  • Coitados dos mortais e imortais, Sardenberg, Merval, Hipólito, Noblat, a turma que troca notícias na CBN e apresentadores que papagueiam notícias na GloboNews, pelo desprestígio demonstrado na convocatória e comparecimento à marcha dos Cansados, Parte 2.

    Pelo balançar da carruagem, se o novelão for levado adiante, o capataz Ali, terá que apelar aqui e convocar Louro José, Ruço, Xuxa e Marlene Mattos recontradada, Hulk, Chico Anísio, Dedé, Roberto Carlos, Faustão, Galvão Bueno e Arnaldo, Serginho Groisman e o casal 45, na próxima convocação às massas indispostas e ausentes, prometendo strip-tease de globais, coreografados por Aguinaldo Silva, e sorteio de várias passagens para o cruzeiro do Roberto.

  • Se fosse possível eu daria uma placa ao Caco Barcellos ao citar na sua entrevista ao programa Em Pauta que achava no mínimo interessante que ninguém ali protestava contra os CORRUPTORES!!

  • Só foram a esse ato quem:
    1) Acha que está contribuindo para combater a corrupção, mas na verdade quer é aparecer
    2) Sabe que não está contribuindo porcaria nenhuma para combater a corrupção, mas foi para aparecer
    Edu, não esquenta com esse negócio de número. Não interessa qual é o correto, esse ato não tem conssitência nenhuma. Conheço bem isso. É o lado ruim do Rio. Frivolidade, oba-oba, como se fosse algo importante. Mas o importante mesmo é sair na mídia
    Isso é bem global.

  • Edú, você menciona o canalha do correspondente do El País, a quem já defendi aqui. Ele precisa ler seu próprio jornal, e saber que o PP _ Partido Popular, de direita, liderado e financiado pelos EUA, é considerado o mais corrupto por85,9% da população.
    79,4% dos espanhóis valorizam a honestidade nos políticos, enquanto 24,8% preferem votar em corruptos, mas eficazes (mais ou menos como os paulistas, creio eu).
    85% dos cidadãos da Espanha acham que a corrupção está muito estendida pelos Poderes, e apenas 25,8% acham que políticos corruptos devem ser proibidos de disputar eleições.
    Este é o retrato da minha querida Espanha, na qual a Esquerda falsa, no Poder, sofre os efeitos do desastre do amigo do Fernando Henrique. O povão vai votar na Direita, porque a Esquerda descaracterizou-se.
    Isso não tem nada a ver com o Brasil – ou será que tem?
    Se a Dilma descuidar, cai ela e cai a Democracia!

    • ESSE é o perigo, quando a esquerda age como direita o povo acaba votando na original, porque votar numa direita travestida de esquerda se tem-se a direita original? Dilma está trilhando o caminho errado, está sempre dando guinadas à direita, isso vai ter preco.

  • Se a Globo gosta tanto assim de combater a corrupção poderia começar a denunciar as falcatruas do senhor Ricardo Teixeira, ou pelo menos filmar as faixas fora Teixeira que estão nos estádios. Isso nem pensar, pois pode prejudicar os negócios da famiglia.

  • Impressionante como o blogueiro direitoso Reinaldo Azevedo se refere a marcha “do me engana que eu gosto”. Dá entender que é o dono dp “movimento”, define quem participa. Dai o grande fiasco. Não podemos aliviar com essa gente cinica. Está claro que esse movimento é contra o governo federal e contra o PT, não deixa dúvidas. essa conversa fiada de que é apartidário, isso é conversa fiada. Vá alguém com um cartaz denunciando os Rouboanel, Alstom, Aecio, Serra e cia para ver o que acontece?. Agora parece piada Garotinho e Fernando Gabeira juntos, heheeh. E os companheiros do PSOL será qu não caiu a ficha? ou estão caindo no oportunismo?

  • Só um detalhe: além do fato da velha mídia não desencarnar do Lula, o site de O Globo cita “Lula na Bahia” mas não conta o que ele estava fazendo lá. Para quem não sabe, ontem, dia 20 de setembro, Lula foi receber o título Doutor Honoris Causa da UFBA – Universidade Federal da Bahia.

    http://www.ufba.br/noticias/lula-ser%C3%A1-doutor-honoris-causa-da-ufba-no-dia-20-de-setembro-0

    O José Carlos Aleluia vai se cansar de enviar cartas de protestos aos reitores.

    O próximo título será dia 27 de setembro na França.

    http://www.henriquefontana.com.br/noticias-deputado-federal-henrique-fontana/universidade-francesa-concedera-a-lula-titulo-de-doutor-honoris-causa

    ESSE “bêbado analfabeto” SABE MUUUUUUUITO!

  • Beluzzo sobre o monopólio da mídia:

    BELLUZZO: MONOPÓLIO DA MÍDIA DIFICULTA SAÍDA PARA A CRISE

    “O consenso em torno de certas ideias de dominância financeira -idéias que estão na origem da atual crise– não seria possível sem a sua vocalização pela mídia. Não se trata de uma teoria conspiratória, estou dizendo que isso se deu através de um processo social em que as camadas dominantes impõem as idéias dominantes. A gente nunca pode perder essa dimensão da luta social; como ela se desenvolve e como maneja os símbolos, os significados, as palavras. Tome o exemplo da queda da taxa de juros brasileira. Isso produziu em certas pessoas (da mídia) uma estupefação; em algumas mais estupefação, em outras alguma indignação. As que ficaram mais estupefactas sempre ouviram o contrário, que era um perigo, era a ruína . As ideias , como dizia um autor do século XIX, tem uma força material enorme — a força material das idéias dominantes. Norberto Elias, o sociólogo, dizia que é muito difícil você desconstruir um consenso como este. Daí o papel crucial da luta social e política. Ou você acha que a crise vai se resolver mecanicamente, por ela mesma? Não vai. É necessário formular alternativas. A solução dita ‘normal’ é previsível, diz o economista americano Doug Henwood, que tem uma newsletter de nome muito interessante, ‘Left Business Observer’. Henwood foi encarregado de escrever sobre Wall Street, antes e depois da crise. É muito fácil, asseverou. Antes da crise, Wall Street era o locus mais poderoso de interesses políticos, econômicos e sociais dos EUA. Depois da crise, Wall Street continua sendo o locus mais poderoso de interesses políticos, econômicos e sociais dos EUA. Um repórter que te entrevista sobre política monetária e ouve algo contrário a esses interesses, daqui e de lá, hesita em publicar; se publica o faz cheio de ressalvas. Esse jornalista foi emprenhado pelo ouvido, durante anos, para perguntar e ouvir sempre a mesma coisa. O problema da mídia no mundo inteiro é esse monopólio de algumas empresas que veiculam a visão dominante. Elas são a classe dominante. Nos anos 50 e 60 na Europa, por exemplo, você tinha uma mídia diversificada que expressava as posições políticas distintas. As pessoas liam o ‘Avanti!’, o ‘La Unità’… Havia debate político. Hoje você não tem debate. O que você tem é uma farsa”.(Luiz Gonzaga Belluzzo, no debate ‘Neoliberalismo, um colapso inconcluso’)

    CARTA MAIOR

  • ser governo e ser oposição não é a mesma coisa. Mudam as prioridades, mudam os valores, mudam as bandeiras, mudam as lutas. Alguns ideais, como lutar por honestidade e ética, só entram na agenda de quem faz oposição a quem está no poder. Quando outro partido assumir o governo, as centrais sindicais, a UNE e a CNBB voltarão a clamar por ética e pelo fim da corrupção: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u19825.shtml
    leia a notícia do link acima e diga o que acha.

  • Só para descontrair, isso é do Lula, ontem, na BA, ao receber mais um título de doutor

    “De repente, você vê o PFL (DEMos) falando em honestidade. Aí, você não sabe se é piada…”

  • Contamos, na “melhor” foto que a direita fez desse PIFIO ajuntamento, CABEÇA POR CABEÇA na regua(não foi mole não). Para acabar, ou consolidar, as “projeções” UFANAS da direita midiatica. Resultado: 1.183 cabeças(lotado de cabeças chifrudas, mas deixa pra lá). Ou seja, para os matemáticos, de 34.000 “esperados” e, 1.283 “chegados”, mais ou menos 3,5% da “IMENSA MAIORIA” do “povo” da golpista direitista globo e seus empregadinhos capachos. Aqui ficou claro o quanto o EXERCITO MERCENÁRIO DA DIREITA tem de “combatentes”. Atualmente, para o exercito mercenario, sobra “fardas” e falta “recheio” para estas. Parabéns PIFIA GLOBO. Voces NÃO FIZERAM A LIÇÃO DE CASA. Se a lina vieira(encontrou ou não com DILMA?) fosse, quem sabe? Voces, globo, estão em CRISE. E a CRISE? Põe a mirian leitão lá pra fazer DANÇA DO VENTRE. Quem sabe, traz mais gente.

  • FRACASSO. FRACASSO. São uns mentirosos. Mentem quando afirmam que o movimento é independente e apartidário. Mentira, pois na verdade querem atingir o governo Dilma e o PT. Mentem, pois não mencionam as maracutaias do governo tucano. Mentem, pois só aparecem cartazes com criticas ao governo Dilma e ao PT. Mentem, pois os dois maiores incentivadores dessas marchas são os dublês de jornalistas e militantes da oposição Ricardo Azevedo e Augusto Nunes. Mentiram quando escreveram que mobilizaram 25 mil pessoas em Brasilia. Se aproveitaram das pessoas que foram assistir a parada de 7 setembro. Precisamos denunciar tudo isso, inclusive para os inocentes úteis que estão sendo usados por esses canalhas e patifes.
    Fico imaginando meu caro Eduardo se usássemos todo o aparanto que essa gente usou para divulgar esse movimento de “mentirosos contra a corrupção” , quantos não estariam lá no MASP no sabado passado?.
    Não esqueçamos temos que denunciar e informar a população sobre o que está por de trás desse “movimento”

  • É difícil, sem organicidade e com ‘veículos de traseiro sujo sendo os principais promotores…E, os mais importante: Não foi raro na Blogos Fera a cobrança dos dois lados da moeda. Corrupção é um processo que tem no mínimo 2 agentes. Como vimos, a imprensa só mostrava um.

  • eu gostei da ideia de infiltrar cartazes contra a corrupção da midia nestas manifestações patrocinadas pelos canlhas e inocentes uteis. Porque eles serão insuperáveis. E brasileiros em geral gostam de se ver nas telas da tv. Gostam de aparecer…

    Ontem no programa Observatorio da Imprensa (@ObsTv) na @TvBrasil, o impoluto Alberto DINES, segundado pelo vice-presidente da OAB do OPHIR e um reporter ‘especial’ do Globo, um tal Chico Otávio – acho, mostrou o Ato na Cinelândia, ao vivo, com MILHARES de manfestantes. E tome falação anti-governo, especialmente o Federal, já que nada foi citado contra as N denuncias dos desgovernos de SP, MG, só do Cabral – que infelizmente é aliado federal e ainda falaram contra “os Sarney”.
    Teve ‘belissima’ e indignada participação do “grande jornalista correspondente do El Pais” no Brasil, o dileto da direita/ultradireita Juan Árias. Falou uns tres minutos em entrevista gravada…

    Antes, no noticiario @ReporterBrasil, a @TvBrasil trouxe extensa reportagem com os indignados do CANSEI II na Cinelândia ontem. Com direito ao ‘crucificado’ mineiro. A programação da @TvBrasil tem melhorado, mas o jornalismo vai se PIGueando a olhos vistos – exceção ao NASSIF – e isto é LAMENTÁVEL!

    Está preocupante. Parece que, como disse a Lucia Hipolito na CBN ontem às 18:30h, “agora vai!” sobre os atos contra corrupção, o povo nas ruas derrubando o governo federal…

    Será que o DAVI, tão bem representado por nosso querido Edu Guimarães, conseguirá sucesso no embate com o GOLIAH multimodal do PIG?

    • ISSO NA TV BRASIL!!! É PRA CHORAR OU NÃO É? A TV QUE PODERIA DAR VOZ AOS QUE NAO TEM SE PRESTA A TRANSMITIR PROGRAMAS TUCANOS 7 DIAS POR SEMANA E 365 DIAS POR ANO, É REVOLTANTE O USO DESSA TV PARA ENGROSSAR A VOZ DOS LESA PATRIA QUE JÁ É A UNICA NO PAÍS. NOJENTA TV BRASIL, NOJENTA!!!!
      SE É PARA VER PIG A GENTE VÊ LOGO A REDE GOLPE A RAINHA DO PIG.

  • Basta conhecer-se porcentagem para concluirmos matematicamete que a “passaeata” contra a corrupção foi um fracasso! Enquanto a manifestação convocada pelo MSM recebeu cerca de 1400 adesões nas redes sociais e conseguiu o comparecimento de mais ou menos cem pessoaso(ou seja, quase 9% do total); os “atos” artificiais da direita receberam a suposta adesão de 34000 internautas e apenas juntaram uma média de 1750 pessoas(se calcularmos a média aritmédia entre a maior estimativa, a da Globo evidentemente, que “calculou” 2500 presentes; e a menor, feita pelo R7, que estimou os “manifestantes” em 1000 pessoas). Por esse cálculo, precebemos que uma “manifestação” criada e patrocinada pela direita; DIVULGADA INCESSANTEMENTE EM TODA A “GRANDE MÍDIA” NACIONAL(ISTO É, EM EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO QUE ATINGEM 100% DOS BRASILEIROS, DO OIAPOQUE AO CHUÍ)SÓ CONSEGUIU REUNIR CERCA DE 5% DO TOTAL DE “SIMPATIZANTES” QUE DECLARARAM SUA POSSÍVEL PARTICIPAÇÃO NAS REDES SOCIAIS. OU SEJA, A “PASSEATA” ENLATADA DE GLOBO E SUA TURMA LEVOU UMA SURRA EM TERMOS PERCENTUAIS DA MANIFESTAÇÃO CONVOCADA POR UM BLOGUEIRO DE ESQUERDA, PRATICAMENTE ISOLADO EM SEU ESPAÇO VIRTUAL. E isso sem levarmos em consideração a enorme diferença de penetração dos dois temas no imaginário do brasileiro mediano : enquanto o genérico tema da “corrupção” é facilmente assimilável, está presente no dia a dia do cidadão e é martelado de maneira incessante pela ditadura midiática(de forma simplista e manipulatória, usada como arma política para atingir as forças progressistas, uma vez que apenas denuncia supostos crimes dessas forças, enquanto censura todas as acusações de corrupção que atingem os conservadores); pois bem, enquanto o tema “corrupção” é conhecido por todos, a democratização das comunicações, e até mesmo a corrupção da mídia, ainda são pouco compreendidos pela grande maioria dos brasileiros(apesar desse desconhecimento diminuir a cada dia). Com todas essas “vantagens”; que começam a perder sua relevância, a “manifestação” golpista da direita conseguiu não só ser um fracasso, mas também ser flagorosamente superada por um ato levado a cabo sem um milésimo dos recursos que estão à disposição dos conservadores, o que evidencia o caráter espontâneo de nossa passeata : só a espotaneidade, consequência da conscientização e da indignação que crescem a cada dia entre a população, a qual já percebe a agressão à democracia, à liberdade e ao progresso do país em que consiste o controle da opinião e da informação nas mãos de uma oligarquia, pode explicar o sucesso de uma manifestação como a nossa, convocada e organizada de forma artesanal. É isso o que Arias e seus patrões não compreendem(por sinal, o espanholzinho de merda deveria ser expulso do país – podemos levantar essa questão na próxima passeata – uma vez que como estrangeiro não tem o direito de participar de movimentos políticos. E é fácil provar-se o caráter políticos dessas “passeatas” : as faixas que atacam sempre o atual Governo e seus aliados são uma prova inequívoca). E não compreendem porque não enxergam o Brasil como ele é, vendo-o somente através da lente esquisofrênica de suas indiossincrasias e preconceitos. Se o enxergassem, veriam que os brasileiros, além de tomarem cada vez mais consciência sobre a parcialidade midiática(com suas “denúncias que atingem somente as forças populares, desde Vargas); também estão interessados realmente em ver este país crescendo, tornando-se um potência com justiça social, e não em relinchar lugares-comuns do Jornal Nacional ou do Instituo Fascista Millenium. E é exatamente porque temos essa percepção, porque lemos o que é dito nas ruas pelos brasileiros, que devemos esmagar o golpismo da direita, mostrando as verdadeiras intenções dele para os que ainda não as enxergaram, e tornando cada vez mais familiar aos brasieliros a consciência de que para atingirem o que de fato lhes importa, um Brasil justo e includente, é indispensável que exijam do Congresso Nacional a democratização dos meios de comunicação(que permitirá o surgimento da verdeira liberdade de expressão neste país; ou seja, de que todos os lados falem, encerrando a absurda situação atual, onde somente os conservadores falam e os que a eles se opõem são censurados). Com ela garantiremos que os cidadão conheçam de fato o Brasil e possam fazer escolhas independentes para o seu futuro, já que terão acesso a todas os diferentes projetos sobre o Brasil, libertando-se definitivamente das manipulações, simplificações e da censura que a mídia conservadora impõem contra todas as ideias que contestam o modelo neo-liberal excludente que defende. Assim, é mais que urgente que novas manifestações contra a corrupção e o golpismo da mídia sejam convocadas, dessa vez com uma sinergia maior em sua organização e divulgação(que deverá congregar as forças progressistas de maneira mais harmônica, participativa e engajada). Se já obtivemos sucesso(não apenas de público, mas de pauta : colocamos a discussão sobre a democratização das comunicações nas ruas)com nossa primeira passeata, cercada de limitações e impecilhos, o êxito será ainda maior em um segundo ato, no qual, à reverberação já causada pela pentração que nossas propostas começam a ter entre a população, se junte uma organização mais efetiva, harmoniosa e coordenada. Vamos avante, revelemos a verdadeira cara desses safados e mostremos aos brasileiros o que devemos fazer para acabar com seus abusos, sua truclência e seus desmandos.

  • Eduardo, li esse comentário no blog do Azenha e achei sensacional. Um leitor, o Vinicius, aproveitou a “grande” mobilização feita pela mídia para fazer uma campanha de divulgação dos blogs sujos! Olha o relato dele (http://www.viomundo.com.br/politica/eles-perderam-com-polvo-e-tudo.html):

    “Turma, ontem fui ao manifesto contra a corrupção organizado por rede social no facebook.
    Não sei que organizou, mas eu me organizei.
    Fiz camisas com imagens da campanha dos blogs sujos, fiz 500 filipetas com sugestões de blogs sujos, peguei uma garrafa de água e fui para a Cinelândia.

    Foi o maior barato, fiz a maior propaganda dos blogs sujos…
    Eu ia passando como quem não queria nada.
    Explicava para um sobre a história dos blogs sujos, explicava para outro… De repente fiz o maior sucesso!!!

    Foram meus 5 minutos de fama!!!! Maior barato a recepção da galera!!!

    Lá pelas tantas o rapaz do carro de som anunciou minha iniciativa e falou dos blogs sujos.

    Penso que pode ser uma boa oportunidade para divulgar os blogs sujos.. de quebra conheci algumas gatas super politizadas e simpáticas…Gastei R$ 21 pela camisa, 15 na impressão do logo dos blog sujos e 10 reais para xerox de 500 filipetas.

    No final tomei uma cervejinha com pessoas que conheci.
    Uma gata ofereceu um pedaço de pizza.
    Fiz amizades e já nos articulamos para fazer mais propaganda dos blog sujos nas próximas manifestações.

    Galera, já é madrugada e preciso dormir. Amanhã comento mais coisas.

    Em tempo, tenho facilidade para medir áreas abertas e, para densidade de 4 pessoas por metro quadrado, estavam presentes no auge da manifestação no máximo 4.000 pessoas.
    Devemos considerar que a manifestação contou com ajuda ddos bombeiros e dos trabalhadores do centro que voltavam para casa.

    Ah!!! Não posso esquecer!!! Quem percebeu que O GLOBO estampou foto de vassouras em uma praia do Rio de Janeiro na primeira página da edição de quarta-feira???
    As vassouras estavam lá, não faltou uma!!!!

    Quem ficou as vassouras nas areias da praia também levou as vassouras para a manifestação… “

  • Estão todos chateados,qual o motivo?Por todas as manifestações ,em diversos espaços,está claro que ninguém está satisfeito com a corrupção,só se fala disso.Reinaldos,Arnaldos e outros mais,estão chiando porque o objetivo de gerar uma grande onda contra o governo falhou.A farsa está cada vez mais sendo desmascarada.

  • Apoio Lei da Ficha Limpa para os corruptores ativos. A decisão que suspende o direito dos políticos de concorrer em eleição, sem trânsito em julgado, impede as empresas envolvidas de licitarem! Quero ver a mídia apoiar isto contra seus anunciantes!

  • Dizem que o Jornal Nacional passou batido, ou seja, considerou um fiasco. Não vejo este lixo. A ressaltar que, aqui no Rio, a campanha da mídia foi avassaladora pra este “Ato Suprapartidário”.

  • Amigos: a direita volta a apelar aos quartéis: o golpe é seu único projeto. O sabujo e lambedor de coturnos Reinaldo Azevedo ( mais conhecido nos meios jornalísticos como “Rei do Esgoto”) está se vangloriando em seu blog de ter estado, mais uma vez, numa unidade do Exército Brasileiro, pregando a subversão das regras constitucionais vigentes.
    As vivandeiras têm que ser desmascaradas já! Quem convida homens sem-Pátria como o Rei do Esgoto para sequer tomar um café dentro de um quartel deve ser punido ou repreendido pela Comandante-em_Chefe, que é a a Presidenta da República, eleita para isso.
    É vergonhoso para nosso Exército que um covarde como este cidadão use as cores da farda militar para pregar contra nossos Poderes Constituídos. Estou encaminhando denúncia ao Comandante do Exército, alertando-o para os antecedentes de rebelião do Comando em São Paulo contra seus superiores hierárquicos, em 1964 e em 1975, quando o general Ednardo D’Ávila Mello tentava derrubar o presidente Ernesto Geisel.
    É mais grave do que pensam os democratas leitores deste blog. São as cassandras em plena ação, insuflando indisciplina das nossas Forças Armadas. O que farão depois disto?

    • está muito EVIDENTE a armação de uma “primavera sudamericana” patrocinada pelos mesmos de sempre – os EEUU/donos do mundo e seus acólitos locais. Comandantes militares convidarem o Golpista Descarado Chapeleiro Louko é caso de polícia!

      Não vê quem é cego…

      E os que poderiam defender o país só tem em mãos, Blogues, nenhuma rádio, nenhuma tv.
      Eles são os donos da comunicação social do país.

      Tá complicado…

      • TÁ COMPLICADO MESMO QUANDO A TV BRASIL TRANSMITE A VOZ E AS IDÉIAS DOS LESA PÁTRIA, VEMOS QUE ESTAMOS A PÉ CLAMANDO NO DESERTO MESMO, JÁ MANDEI DEZENAS DE EMAILS PARA A TV BRASIL PEDINDO QUE MOSTREM AS OBRAS E FEITOS DO GOVERNO AO INVES DE REPLICAR AS TVS COMERCIAIS, QUE CUBRAM OS EVENTOS COMO ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MANIFESTACOES POPULARES E OLHA SÓ A RESPOSTA: COBRIRAM A MANIFESTACAO POPULAR DA ELITE CHEIROSA E CANSADA, AS NOSSAS NEM SEQUER MENCIONAM, ESSA TV BRASIL É UMA DECEPCAO!!!! NEM JORNALISMO DECENTE ESSA BOSTA SE DIGNA A FAZER, UM LIXO!

  • Eles não aprenderam com Brasília no 7 de setembro: tem que fazer a “manifestação” em dia de grande aglomeração de pessoas. Estas pessoas estarão lá e poderão ser incorporadas ao “movimento”, mesmo que involuntariamente.
    Ou promover um show, quem sabe com a rainha dos “cansados”, Ivete “semgalo”, com direito a discurso da Hebe, da Regina “medrosa” e da moça do papagaio da tv. Vai atrair muita gente para o “protesto”. Esta arma deve estar guardada para mais tarde.

    • Hahaahhhhaha Deixa eu te falar, é melhor não acreditar nestes números que são divulgados no Rio, seja pela PM, seja por PIG, seja por políticos. Isto aconteceu na passeata pelo pre sal, que não tinha vinte mil pessoas, mas colocaram 130 mil. Isso acontece na tentativa de derrubar o Galo da Madrugada, você vê uma externa das ruas do Recife aquela coisa absurda, mas eles querem afirmar que a Bola Sete tem mais gente do que o Galo. Por quê isto? Mania de grande ou sei lá o quê??? Mas é que é engraçado é. HNahahhahaah

      Mas mais engraçado foi a convocação da Globo e a treta de que era o pessoal do Facebook que estava organizando. Um FI AS CO. Hahahahhaahhaha.

      Você está de parabéns Eduardo, não tendo o recurso que eles têm colocou um número considerável para protestar contra eles. Agora eles vão fazer chamada pela TV, já fez pelo rádio e pelo jornal. Sugiro que façam pela TV. Vai ser muito interessante. Hahahaaahahhahaahha.

      Olha, pelo que estou vendo nos últimos dias, o povo, o verdadeiro povo, está preocupado em aproveitar as mudanças econômicas e sociais que o país está pasando e buscando outras formas de vida. Estão pouco se lixando para o discurso da mídia. É este povo que faz a diferença. Este que a mídia colocou na rua, todos já sabemos que são. São os mesmos de sempre, da UDN à direita de agora.

      Hahahhaaahahha. Agora vamos aumentar as manifestações contra eles, Eduardo, vamos deixar aqueles que estão na base para se darem conta de quanto suas consciências são roubadas por esta gente.

      • Mariana
        Concordo com vc que pelo menos aqui no Rio as pessoas conscientes estão pouco se lixando para a mídia conservadora. Pelo que estou ouvindo todos acham que devemos é prestigiar a NOSSA MÍDIA impressa de esquerda ou progressista , ( Brasil de Fato, Caros Amigos, Carta Maior,jornal Correio do Brasil on line e impresso etc), os Blogs Progressistas e de esquerda, o pessoal da Record que está fazendo bom jornalismo( PHA, Azenha, Rodrigo Vianna etc) e pressionar , PRESSIONAR DE VERDADE, no sentido de Governo Federal se empenhar DE FATO, em dar qualidade profissional, técnica e de conteúdo à Tv Brasil e à NBR. Por outro lado, que dinamize o Blog do Planalto e crie muitas outras formas de comunicação Governo-Povo e que faça o mesmo com a Rádio Nacional e a Rádio MEC. Que a Hora do Brasil seja tornada o mais atraente possível, contando inclusive com informe cultural e esportivo.
        Eu acrescento sempre, que , enquanto seu lobo não vem, acessemos as tvs públicas venezuelanas e argentinas,especialmente os telejornais. São geniais. Informam, analisam , mostram as várias visões sobre um mesmo fato. E ensinam a compreender o que é a manipulação midiática. Na Tv pública argentina, tem um programa diário, o 678 que é espetacular. Desmontam as armações midiáticas diariamente, analisando todas as mentiras, intrigas e manipulações da hora. Como cá e lá ,más fadas há, só muda o endereço, a gente aprende muito.
        Temos que ter uma AGENDA POSITIVA. Parar de girar em torno do que a FSP, o Estadão e o Globo publicam. O povão aqui no Rio não lê esses “veículos”e os abomina. Estão partindo para ouvir os telejornais da Record e, especialmente os mais jovens, acessam blogs de esquerda ou progressistas que tratam de política.
        No entender do porteiro do prédio onde moro, o carioquíssimo Sr. Péricles da Silva,pescador e sambista dos bons ,nas horas vagas, nós devíamos comparecer em massa às passeatas “apartidárias” dos cansados com faixas e cartazes defendendo: a aprovação URGENTE:
        1- do projeto de Lei Anti-Corrupção, que o Lula mandou para o Congresso em fevereiro de 2010 e até hoje não foi votado.
        2-do projeto de Reforma Política, de acordo com o que consta do Relatório apresentado pelo Relator da matéria, o Deputado Henrique Fontana, do PT.
        3- do projeto de Lei de Regulamentação da Mídia ou de criação de um Marco Regulatório da Mídia, projeto esse que o Paulo Bernardo está devendo e que deveria ultimar rapidinho e enviar para o Congresso. Ou então, que o Povo se valha do direito de apresentar um Projeto Popular a respeito desse tema, como está previsto em nossa Constituição.
        Estou propensa a achar que o Sr. Péricles está coberto de razão. É a criatividade popular, em sua legítima expressão.Viva o Sr. Péricles da Silva!

    • Pfffiiiiiiiiuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!

      Mais uma armação da direita que deu em nada, parece que o ” CANSEI II ” também já foi pro saco !

      Isso em grande parte é pela ação da blogosfera progressista, que identificou logo no nascedouro e denunciou mais essa manobra golpista que a direita e sua midia aliada estavam querendo inocular no povo brasileiro, com seus ” marchadores à la UDN. ”

      Interessante que nossa impoluta OAB/Nacional insiste, sem consultar seus milhares de Advogados associados, em enfiar a classe dos Advogados em toda e qualquer armação da direita brasileira e a ABI-Associação Brasileira de Imprensa também vai na mesma toada.

      Essas duas entidades que tanto lutaram contra os generais da ditadura e foram muito importantes na redemocratização do Brasil, transformaram-se em atuais redutos de idéias golpistas, reacionárias e anti-povo, lamentável.

      Já foi assim em 2008 com o finado Cansei I, quando o Luis Flavio Borges, presidente da OAB/SP, o amigo D´Urso dos advogados paulistas, foi um dos mentores e apoiadores daquele movimento golpista da elite paulista.

      Na oportunidade, a OAB/Federal não embarcou na canoa furada do amigo D ´Urso de são paulo e detonou aquele movimento partidário e golpista.

      Agora vem esse tal de Ophir Cavalcanti, presidente da OAB/Nacional, até o nome do preclaro cheira a ranço, que embarca sem consultar a classe nessa palhaçada ” dos marchadeiros neo-udenistas ” estimulados pelo PIG e pela oposição demo/tucana.

      QUE SAUDADES DOS GIGANTES DA ÉTICA , MORAL E CIDADANIA, ADVOGADO RAIMUNDO FAORO E DO JORNALISTA BARBOSA LIMA, grande Advogado e jornalista, que dignificavam essas profissões, Presidentes da OAB e da ABI respectivamente no período da ditadura militar e dos principais opositores daquele regime ditatorial e lutadores pela redemocratização do Brasil.

  • Comparem a foto tirada de cima(usada pelo r7) e a horizontal(usada pela Folha).
    Percebe-se claramente espaços vazios no meio do pequeno círculo de pessoas.
    Onde mesmo o pig viu as tais “milhares de pessoas” presentes ao ato dos cansados.
    Sem dúvida, no máximo entre 500 e 700 pessoas, e tinha gente nossa aí no meio lutando de verdade contra a corrupção, um pessoal que estava divulgando os blogs sujos.

  • Isso me lembra alguééémmm…

    Mas é que se agora
    Pra fazer sucesso
    Pra vender disco
    De protesto
    Todo mundo tem
    Que reclamar

    Eu vou tirar
    Meu pé da estrada
    E vou entrar também
    Nessa jogada
    E vamos ver agora
    Quem é que vai güentar

    Porque eu fui o primeiro
    E já passou tanto janeiro
    Mas se todos gostam
    Eu vou voltar

    Tô trancado aqui no quarto
    De pijama porque tem
    Visita estranha na sala
    Aí eu pego e passo
    A vista no jornal

    Um piloto rouba um “mig”
    Gelo em Marte, diz a Viking
    Mas no entanto
    Não há galinha em meu quintal
    Compro móveis estofados
    Me aposento com saúde
    Pela assistência social

    Dois problemas se misturam
    A verdade do Universo
    A prestação que vai vencer
    Entro com a garrafa
    De bebida enrustida
    Porque minha mulher
    Não pode ver

    Ligo o rádio
    E ouço um chato
    Que me grita nos ouvidos
    Pare o mundo
    Que eu quero descer

    Olhos os livros
    Na minha estante
    Que nada dizem
    De importante
    Servem só prá quem
    Não sabe ler

    E a empregada
    Me bate à porta
    Me explicando
    Que tá toda torta
    E já que não sabe
    O que vai dá prá mim comer

    Falam em nuvens passageiras
    Mandam ver qualquer besteira
    E eu não tenho nada
    Prá escolher

    Apesar dessa voz chata
    E renitente
    Eu não tô aqui
    Prá me queixar
    E nem sou apenas o cantor

    Que eu já passei
    Por Elvis Presley
    Imitei Mr. Bob Dylan, you know…
    Eu já cansei de ver
    O Sol se pôr

    Agora eu sou apenas
    Um latino-americano
    Que não tem cheiro
    Nem sabor

    E as perguntas continuam
    Sempre as mesmas
    Quem eu sou?
    Da onde venho?
    E aonde vou, dá?

    E todo mundo explica tudo
    Como a luz acende
    Como um avião pode voar
    Ao meu lado um dicionário
    Cheio de palavras
    Que eu sei que nunca vou usar

    Mas agora eu também resolvi
    Dar uma queixadinha
    Porque eu sou um rapaz
    Latino-americano
    Que também sabe
    Se lamentar

    E sendo nuvem passageira
    Não me leva nem à beira
    Disso tudo
    Que eu quero chegar
    -E fim de papo!

    Eu Também Vou Reclamar
    Raul Seixas

  • Dando uma passada rápida em outros blogs, destaquei apenas duas coisinhas:
    1. “O GLOBO MENTE

    Na contramão da informação de qualidade e compromissada com a verdade, o jornal O Globo, continua “vendendo” a idéia de que a defesa de um MARCO REGULATÓRIO para a imprensa é uma tentativa do PT de censurar e impor controle sobre o conteúdo vinculado pela imprensa brasileira.

    É MENTIRA DO JORNAL, que insiste em manipular os fatos e tentar confundir a opinião pública. Em nenhum momento um MARCO REGULATÓRIO vai estabelecer censura, pelo contrário, ele vai garantir a democratização e universalização do acesso à informação, e isso é o que incomoda aos monopólios dos grupos de comunicação do Brasil, um deles em pode da família Marinho.” (do BONDEblog)
    2. No comentário do Azenha sobre uma análise das capas da Veja de FHC a Lula, ele lembra que essa e outras publicações são distribuídas com dinheiro da população paulista nas escolas públicas.
    Isso, para mim, é desonestidade dupla, corrupção e corruptores juntinhos a fazer a cabeça da juventude, antes, durante e depois de eleições. USO INDEVIDO DE DINHEIRO PÚBLICO!
    AH! Outra coisinha mais, segundo uma jornalista da Globo, tucanos dizem que Lula roubou suas idéias e sucessos do governo FHC, incluindo aí a Lei de responsabilidade fiscal (quem fiscaliza SP?) e o bolsa-família (quem não lembra do vídeo com o senador Álvaro Dias defenestrando o bolsa-família?).
    É mole? Mentem. mentem, mentem!

  • 35 mil manifestantes! Quá! Quá! Quá!
    Se tinha 700 pessoas eram muitas. Na próxima serão 75. O assunto já sumiu do noticiário.
    Agora vão enfiar a viola no saco direitinho.
    O proximo factóide, por favor!

    • O próximo golpe é o VOTO DISTRITAL e eles virão com tudo vendendo o DETRITAL como a salvacao da pátria, vão apostar tudo nisso para voltar ao poder, é o novo golpe sem armas, só usarão hipnose midiática!

    • PIG, ESTOU DESORIENTADOS, E VÃO CONTINUAR COM ESSA PAUTA …CORRUPÇAO AONDE ELES ESTAO JUNTO COM MENSALAO MIDIATICO EM SP , ENVOLVIDOS NO DIARIOS OFICIAS…..CONTINUEM….

  • ô Gabeira, que vergonha.
    Esses dados que saíram esses dias de 40 bilhões desviados, nos últimos 6 anos (quase 7 bilhões por ano) trtam exclusivamente do Governo Federal. A gente sabe que a corrupção nos Estados e Municípios é pior. Daí há outros dados, entre 40 e 160 bilhões por ano.
    Considerações:
    1) De qualquer modo, menos dinheiro é roubado que sonegado (200 bilhões/ano)…
    2) O dado de 7 bilhões desviados a nível federal, por ano, é mais seguro, se comparado ao outro número que dei (40 bilhões de reais por ano em todas as esferas). Mas mantenho minha posição: os estados são piores que a União e os municípios são piores que os estados. Pra qualquer um que conheça política local isso é claro. Pena que em 21 estados as pessoas peidem pro que acontece à sua volta e só queiram saber de Rio, São Paulo e Brasília…
    3) O Gabeira vem com esse papinho que é o problema é o dinheiro perdido. Porra Gabeira, decepção total. 7 bilhões por ano não é nada. Nada! O pior da corrupção é a corrupção em si, é que através da corrupção pervertem as instituições, a Justiça, a Polícia, através da corrupção o Legislativo não defende os temas de maior relevância nacional… essa é a maior perda. 7 bilhões por ano é dinheiro pra salvar muitas vidas, mas ainda assim é o menos trágico da corrupção.

    Edu, esses movimentos contra a corrupção estão discutindo fim do voto secreto, reforma política, e apesar de tudo as pessoas acabam debatendo. Não dá pra “pegar o que se aproveita”, que dizer, apoiar ponto X e Y, e ainda assim condenar a manipulação? Não é um modo melhor de abrir um canal de comunicação, inclusive?

    PS: aqui em Curitiba o PSDB teve a pachorra de organizar um ato contra a corrupção – apesar do Presidente da Câmara dos Vereadores, que é deles, estar sendo acusado de desviar 30 milhões e se recusar a comentar o assunto!
    Vocês de São Paulo acham que entendem de política ruim. Vocês não sabem de nada! Hehehe. O Paraná, por exemplo, é uma capitania hereditária. Acho que se houvesse conhecimento maior dos absurdos políticos e midiáticos que ocorrem em todo País, a nível local, o MSM contaria com mais exemplos, exemplos mais escabrosos, aliás, da necessidade da regulamentação da mídia. Fikadica.

    • Compartilhe com os amigos do blog os casos de corrupcão do Parana com os links por favor, se é que sai em algum veiculo e midia né, porque se for igual a MG nao encontramos nada nem com lupa.

      • pedro, aqui no Paraná o jonal Gazeta do Povo e se não me engano a retransmissora local da Globo vem noticiando casos mais notórios de corrupção.

        Esse caso da Câmara Municipal de Curitiba está sendo combatido pelo movimento Derosso Larga o Osso. É só procurar na internet e no facebook.

        Mas dê uma olhada em dois blogs muitos bons aqui da terrinha que tem falado muito do escândalo:

        Blog do Esmael (censurado pelo Beto Richa e tudo!): http://www.esmaelmorais.com.br/

        Blog do Polaco Doido (ainda por cima é divertido): http://www.skora.com.br/

        Desculpe não te dar a informação mais organizada e “mastigadinha”. Acho uma idéia boa a gente, coloborativamente, trocar informações assim… se mais gente se interessar eu me organizo melhor. Abraço.

        PS: em termos de comunicar o que acontece em seu estado para a blogosfera, apesar do bloqueio midiático do Aécio, o povo mineiro está se saindo bem. Parabens procês!

  • O pig só terá sucesso no golpe se a crise internacional detonar o Brasil, por isso o pig está apostando todas as suas fichas nisso, as marchas são uma espécie de gatilho para o golpe. Se a crise vier eles montam no cavalo do golpe. Um bando de safados isso sim.

    • André Resende,é uma possibilidade,mas como toda a possibilidade pode vir a ocorrer ou não.Pelo que temos visto,nos ultimos anos,o PIG só tem quebrado a cara,entrado em canoa furada,caido do cavalo.A oposição está num beco sem saida,sem propostas,sem ideias,sem bandeiras(já que a bandeira do combate à corrupção tambem é uma bandeira de Dilma Rousseff).A oposição está num beco sem saida e por estar num beco sem saida ela se encontra em total desespero.Se a possibilidade de golpe existe,a possibilidade de jogar o pais numa guerra civil de consequencias imprevisiveis tambem existe.E quando eu falo em oposição eu falo em PIG,em oposição midiatica,já que oposição parlamentar,praticamente é nula,para não dizer inexistente.Oras partindo se da analise da correlação de forças,é público e notorio que no caso de uma guerra civil,caso a possibilidade de golpe venha a se concretizar,possibilidade esta que ainda acho muito remota,o PIG só tem a perder.Vc acha que eles vão se arriscar a perderem alem dos aneis,os dedos e a cabeça?O Brasil não é Honduras,2011 não é 64.E no que diz respeito à Marcha contra a Corrupção promovida pelos supostos cansados,pelo numero de participantes,no Rio,foi um completo fracasso.

  • A melhor frase do Caco Barcellos.

    O interessante e que ninguém reclama contra os corruptores.

    É a linha que venho defendendo desde o princípio. É preciso jogar luz forte para onde estão os curruptores e desnudá-los. É pra lá que vai o grosso da grana desviada dos impostos.
    Precisamos insistir na pergunta: Quem são os corruptores no Brasil??

  • Senhoras e senhores navegantes, vamos e venhamos, nós temos é que comemorar. Os barões da mídia em outros tempos arrebanhavam dezenas e dezenas de milhares, quiçá, centenas de milhares de pessoas(gado marcado, povo feliz!) para as manifestações por ela patrocinada. Quem não se lembra dos caraspintadas?
    E hoje é o que conseguem: nem metade de um dígito. Eles sabem que a história agora é outra e o desespero bate à porta deles. Parabéns pra Edu, para os blogueiros sujos, parabéns para nós que como leitores ou pequenos blogueiros, num trabalho de formiguinha, colaboramos na disseminação da verdade dos fatos, desmascarando a grande mídia criminosa, asquerosa, sem escrúpulos, verdadeiros assassinos da verdade e do bom jornalismo.
    Nós ganharemos.
    Abraços,

    • Olha,Lúcio,certamente venceremos até mesmo porque a justiça e a historia estão do nosso lado.Os velhos deuses estão agonizantes e a nova humanidade ainda está tentando se colocar de pé e caminhar pelas proprias pernas.

  • Foi uma convocação geral promovida e panfletada pela mídia compreendida como PïG.

    Tomara que o feitiço se volte contra o feiticeiro e, acordado o povo, esta concentração se faça maior contra esta mídia manipuladora que precisa ser regulada.

  • POSSO DIZER DISCURSO DA DILMA , FOI HISTÓRICO….E DEPOIS ACOMPANHAR DISCURSO DE OBAMA, QUE FICOU NA DEFENSIVA, SE JUSTIFICANDO , ELEVAÇÃO MORAL QUE NOSSA PRESIDENTA CONQUISTOU HOJE EM NÍVEL MUNDIAL…PARA BENS DILMA

  • O Edu,que tal se gente enumerar as tentativas fracassadas da velha mídia em tentar criar crises,invibiabilizar tanto os governo Lula e Dilma,pra resumir,os famosos “tiros no pé”.ai teremos uma noção do quanto vem perdendo,podemos até tentar traçar onde sera a beira do precipicio para estes ,somados aos acontecimentos que tambem tem ajudado nessa caminhada suicida.

  • Neste momento, às 12:29h, chega a ser cômico o contorcionismo que fazem Sardemberg e Merval Pereira na CBN para justificar o fracasso do evento ontem na Cinelândia. Sardemberg, entretanto, admite que é desanimador o quadro percebido. Ontem, a CBN, a rádio que TROCA a notícia, convocava geral a cada meia hora. Hoje, salvo tal contorcionismo da dupla tucana, silêncio sepulcral. E eles acreditam que são formadores de opinião!…

  • A manipulação desse povo é terrível: ontem, na cobertura da ”passeata contra a corrupção” (entre aspas mesmo), as imagens do PIG (globo, SBT e Band) davam a impressão de que tinha umas 20 mil pessoas na cinelândia…até eu pensei que tinha esse mundo de gente, e pensei: ”pronto, colocaram na cabeça do povo que a culpa é do PT”

    Fui dormir pensativo….Pra minha surpresa (e alegria), hoje vendo a foto no R7, lá do alto, dá pra ver que tinha no máximo umas 800 pessoas ali..a grande maioria bombeiros (que tem uma luta válida, mas dessa vez se deixaram enganar) e militantes politicos.

    Sem contar que eles usaram o local e data estratégicos: Centro do RJ, Terça Feira, 18 horas !!!!
    Justamente a hora que o pessoal sai do trabalho, ou para no bar pra passar o tempo, etc…Se não juntasse gente ali, poderiam voltar pra casa

    E do jeito que brasileiro é curioso, aposto que metade que estava ali nem sabia o que se passava ali e parou pra ver o que era e tentar ser filmado pra aparecer no jornal do PIG….

  • O PIG é anti povo mesmo, hoje no programa bem estar da rede golpe um medico recomendou e elogiou o remedio de diabetes que faz emagrecer vendido pela revista veja em sua capa, olha a irresponsabilidade e falta de ética desse medico que ainda por cima criticou a ANVISA porque ela estaria incentivando o uso de emagrecedores ao proibi-los, pode? E durante o programa pelo jeito muita gente ligou pedindo o nome do remedio e a apresentadora disse que o programa nao podia falar porque só o medico podia receitar, isso e propaganda gratis(???) para esse remedio milagroso vendido em parceria pela Óia e rede golpe, um absurdo! O ministerio da saude devia punir o programa e o medico por transmitir esse tipo de informacao p milhoes de pessoas que já se auto medicam sem responsabilidade e agora recebem mais esse incentivo, um descalabro!

  • Sobre a capa com o remédio ”milagroso”!!!!

    VEJA publica MENTIRAS para tentar salvar a Editora Abril
    Especialistas falam sobre crise de credibilidade que afeta empresa da família Civita

    Do Jornal da Record, com R7.

  • Não leio notícias de manifestação política vinda do RIo de Janeiro, que me desculpe os cariocas, pois essas manifestações são promovidas pela O.Globo, e eu sempre desconfio dos interesses por trás e, você acaba de confirmar isso, Eduardo, mostrando as variações do número de pessoas. Como confiar?

    • Desculpe-me, Emília, mas quais as manifestações políticas, de maoir porte, não são manipuladas pelo PIG?
      As de São Paulo, talvez? A Folha, O Estadão, a Veja, a própria Rede Globo (que é nacional), não orquestram manifestções nas terras bandeirantes? Desculpem-me os paulistas, mas… são muitos anos de PSDB…

  • Amigos,
    Olhem o comentário que estava no viomundo (http://www.viomundo.com.br/politica/eles-perderam-com-polvo-e-tudo.html)
    O comentarista por acaso se chamava Vinícius também. Tecer comentários oportunos é mal do nome.


    Turma, ontem fui ao manifesto contra a corrupção organizado por rede social no facebook.
    Não sei que organizou, mas eu me organizei.
    Fiz camisas com imagens da campanha dos blogs sujos, fiz 500 filipetas com sugestões de blogs sujos, peguei uma garrafa de água e fui para a Cinelândia.

    Foi o maior barato, fiz a maior propaganda dos blogs sujos…
    Eu ia passando como quem não queria nada.
    Explicava para um sobre a história dos blogs sujos, explicava para outro… De repente fiz o maior sucesso!!!

    Foram meus 5 minutos de fama!!!! Maior barato a recepção da galera!!!

    Lá pelas tantas o rapaz do carro de som anunciou minha iniciativa e falou dos blogs sujos.

    Penso que pode ser uma boa oportunidade para divulgar os blogs sujos.. de quebra conheci algumas gatas super politizadas e simpáticas…Gastei R$ 21 pela camisa, 15 na impressão do logo dos blog sujos e 10 reais para xerox de 500 filipetas.

    No final tomei uma cervejinha com pessoas que conheci.
    Uma gata ofereceu um pedaço de pizza.
    Fiz amizades e já nos articulamos para fazer mais propaganda dos blog sujos nas próximas manifestações.

    Galera, já é madrugada e preciso dormir. Amanhã comento mais coisas.

    Em tempo, tenho facilidade para medir áreas abertas e, para densidade de 4 pessoas por metro quadrado, estavam presentes no auge da manifestação no máximo 4.000 pessoas.
    Devemos considerar que a manifestação contou com ajuda ddos bombeiros e dos trabalhadores do centro que voltavam para casa.

    Ah!!! Não posso esquecer!!! Quem percebeu que O GLOBO estampou foto de vassouras em uma praia do Rio de Janeiro na primeira página da edição de quarta-feira???
    As vassouras estavam lá, não faltou uma!!!!

    Quem ficou as vassouras nas areias da praia também levou as vassouras para a manifestação…

    o q acham?

  • Um verdadeiro fiasco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o PIG e a OPOSIÇÃO não tem credibilidade. Como bem disse o nosso grande LULA: “PFL hoje Demos falar em honestidade o povo entende como piada” é isso aí mesmo Mestre Lula, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Piada de mau gosto,pois eles tanto repetem essa piada e a midia deles repercute todo dia que eu vejo muita gente até bem intencionada repetir essa piada de mal gosto. Ver a direita levantar a bandeira da honestidade,é um pouco(sic(demais. E o PIG(Partido Indutor de Golpe) repercutir tambem,é dose prá leão.

  • Se algum ET pousar por aqui e ler O Globo vai pensar que o Brasil está falido com a inflação nas alturas
    É o pig apostando todas as suas fichas na crise
    A direita está trabalhando com mobilização e apostando na crise para assim ter algum sucesso
    Cadeia nestes inimigos do Brasil

  • Todo mundo sabe onde está o grosso da corrupção no Brasil e a Dilma deve aproveitar essa oportunida de e convocar a sociedade para combate-la,e ao combate-la acaba com a direita toda: Area federal-Presidente-ministros-obras(financiadores de campanha)-serviços-compras-alugueis. Senadores,dep fed,verbas de gabinete,emenda parlamentar-empresarios-governadores-prefeitos-secretarios. Area Estadual-Governador-secretario-obras(financ de camp)-servicos-compras-alugueis etc. Presis da assembleia-dep da base de apoio(comprada),emend parlamentar-empresarios-secretarios-tribulal de contas. Area municipal-Prefeito-secretarios-emenda parlamentar-empresarios(finasnc de camp)-serviços-compra-alugueis etc . Presid da camara-ver da base(comprado),emend parlam-empresarios-cecret,trib de contas. Ainda existem mais,q não me lembro agora. No judiciario etc Quem souber mais favor mandar.

  • Eduardo, eu não tenho dúvida que tem uma turminha que adoraria um golpe institucional. Mas acho que com a internet, essa gente se dá mal, muito mal. Apenas insisto com a presidenta Dilma e com o PT (por sinal, gostei muito da tirada dela com a repórter da Globo no Fantástico): Ley dos Medios nessa gente! Se a economia piorar, eles serão implacáveis. São desonestos, mentem descaradamente e boa parte do povo cai no papo deles. Acorda, PT! Acorda, PMDB!

  • O PT,o Governo,o povo e as esquerdas estão substimando a direita reacionária,de fato eles estão apostando na crise,quando este povo acordar pode ser tarde,a direita ficou tanto tempo no poder porque sempre foi mais organizada do esta esquerda utópica,uma guerra se ganha quem detém os meios de informações neste campo a direita está ganhando todas,inclusive com grande risco de ganharem as eleições em 2014 e os culpados disto e o governo e o seu partido,o PT que tem a caneta nas mãos mas não estão sabendo utiliza-la.

Deixe uma resposta