Os comentários da militância do PIG no Blog da Cidadania

Aviso

Acaba de ser vetado comentário de um tipo que vinha sendo aprovado devido à crença infatigável deste espaço no império da democracia e do contraditório. Todavia, a partir de agora isso vai mudar. Há um tipo de comentário que não mais será aceito.

Como sói ocorrer em todos os blogs – e não só os de cunho político –, a maioria dos comentários provêm do público concordante. Comentários discordantes, porém, vêm aumentado.

Discordâncias têm sido aprovadas com muito esforço, pois, em geral, resumem-se a provocações, insultos e deboches. Como é quase só o que se tem em termos de discordância, acabam sendo aprovados. Mas agora chega.

Frequentemente, o comentarista que discorda não quer debater o assunto em pauta; quer fustigar outros leitores, deturpar o debate, irritar as pessoas para que percam a linha.

O próprio editor do blog acaba sendo vítima dessa estratégia, vez por outra, pois alguns desses discordantes postam sucessivos comentários provocadores até atingirem o objetivo que os move.

Nenhum fórum de debates políticos sério deve conter apenas um tipo de opinião. Bom seria, no entanto, se quem discorda viesse aqui propor debates inteligentes. No entanto, essas pessoas só vêm  “guerrear”.

Os leitores afinados com a linha editorial acabam caindo na mesma armadilha. É a deixa, então, para que os “trolls” se façam de vítimas e desandem a denunciar “censura” ou “truculência” do público, que apenas reage às suas provocações.

A partir de hoje, isso vai mudar. Acaba de ser instalado programa criado para mandar direto para a lixeira os comentaristas que forem marcados por praticarem abusos – ou seja: comentários dessa natureza podem ser postados quanto quiserem que nem serão lidos.

Ainda assim, o comentarista discordante que opinar com respeito, furtando-se a insultar, a tecer comentários pejorativos sobre o autor do blog, sobre sua família ou sobre outros leitores, provocando-os, terá sempre espaço garantido.

Também vale explicar que, devido aos eventuais acúmulos de comentários, às vezes poderão escapar alguns que não se atenham à política que está sendo implantada em benefício do debate.

Para evitar que isso ocorra, está sendo preparado um sistema que permitirá ao leitor denunciar abusos – quando estiver pronto, será explicado. Até lá, pede-se a fiscalização dos leitores para barrar os abusos.

Essa medida está sendo tomada porque os debates eleitorais devem se acirrar nos próximos meses e, assim, haverá que ter muito cuidado para não permitir que discussões necessárias à democracia se transformem em desinteligência pura e simples.

No mais, a página reafirma seu respeito pelo debate democrático, do qual o contraditório constitui engrenagem imprescindível. Exorto, pois, o discordante que quiser se manifestar a usar com sabedoria o espírito democrático do Blog da Cidadania.