Assine o manifesto de apoio ao ministro Ricardo Lewandowski

Manifesto

Publicado, originalmente, em 11 de novembro de 2012 às 15:14

 

Tardiamente, cumpre ao Blog da Cidadania fazer uma homenagem a um homem que, desafiando os poderes imensuráveis que colocaram seus pares no STF de joelhos, deu ao Brasil uma aula de decência e coragem.

O carioca Enrique Ricardo Lewandowski, de 64 anos, desde o primeiro momento do julgamento da ação penal 470 não se vergou a pressões, a intimidações, a insultos e à chacota.

Foi atacado, ridicularizado, achincalhado, difamado pela grande imprensa e até por grande parte dos seus pares no STF, sobretudo quando absolveu José Dirceu da condenação por corrupção ativa, e rejeitou a tese, jamais provada, de que o PT teria “comprado votos”.

Ao justificar seu voto absolvendo Dirceu, recorreu ao principal teórico da atualidade sobre a teoria jurídica usada para condenar o ex-ministro, o alemão Claus Roxin, que, segundo Lewandoski, divergiria da interpretação da maioria esmagadora do STF sobre o Domínio do Fato.

Em 11 de novembro de 2012, passadas as condenações com base nessa teoria, o jornal Folha de São Paulo publica entrevista do teórico alemão que repudia a interpretação que os pares de Lewandoski deram ao seu trabalho.

Os ministros Carlos Ayres Britto, Cezar Peluzzo, Carmem Lúcia, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Celso de Mello, portanto, trocaram o julgamento da história pelo julgamento da mídia e da opinião publicada.

Até José Antonio Dias Tóffoli, apesar de nadar contra a maré quanto a Dirceu, em algum momento se deixou intimidar. Lewandoski, não. Permaneceu e permanece firme, impávido, em defesa do Estado de Direito.

Não é fácil fazer o que fez esse portento de coragem e decência. O grupo social que esses ministros freqüentam é impiedoso, medíocre e, não raro, truculento. E se pauta exclusivamente pela mídia.

Os aplausos fáceis que Joaquim Barbosa auferiu com suas cada vez mais evidentes pretensões político-eleitorais jamais seduziram Lewandowski, que desprezou o ouro dos tolos e ficou ao lado da verdade.

Convido, pois, os leitores deste blog a escreverem suas homenagens ao ministro Lewandowski, as quais lhe serão enviadas, com vistas a se contrapor aos ataques rasteiros e covardes que ele vem sofrendo.

5.113 comments

  • DESDE O INÍCIO DO JULGAMENTO, DEFENDI A ATITUDE DESTE BRASILEIRO HONRADO, A MÍDIA QUE O CRUCIFICAR, MAS AS ATITUDES DELE DEMONSTRARAM SUA DIGNIDADE E HOJE´ELA PRÓPRIA RECONHECE QUE O MÉTODO DOS DEMAIS MEMBROS ERA FURADO (SALVO, DIAS TOFFOLI).

  • Ministro Lewandowski, meus sinceros parabéns! A homenagem é feita pelo blog que fez diferença na eleição. O blog foi pra cima das pesquisas fraudadas, peitou a Globo e pautou a mídia sobre o processo contra o JN. Parabéns ministro, parabéns ao Blog da Cidadania e ao Eduardo Guimarães.

  • Lewandowski é um JURISTA com todas as letras MAIÚSCULAS!

    Não se deixou intimidar, nem se engabelar pela opinião publicada.

    Se ateve aos fatos, não às versões!

    Merece não só o nosso apoio, mas um caloroso abraço de todos que lutam por um Brasil livre e liberto
    das injustiças.

  • Ir a favor da corrente é fácil. Na Alemanha, milhões se deixaram levar pela corrente que depois se transformou no nazismo. Uns poucos resistiram, e tiveram que fugir da Alemanha. Einsten, por exemplo, foi um deles.

    O Ministro Lewandowski está resistindo bravamente ao poder ainda gigantesco da mídia rentista, o chamado PIG (Partido da Imprensa Golpista).

    Essa mídia a serviço de interesses escusos acena com holofotes e, ao mesmo tempo, ameaça com assassinato de reputação. Não é fácil, pois, resistir a ela. Resistir exige coragem, firmeza de princípios e determinação obstinada.

    Parabéns, Ministro Lewandowski, e obrigado! Ainda existe UM Juiz em Brasília.

  • Eu sempre defendi o ministro e realmente o pessoal ouve as notícias na TV e acha que a voz dissonante dele é pura falácia. Hoje se desmonta mais uma farsa desse julgamento. Apoio o Ministro Ricardo Lewandowski!

  • Prezado Ministro, como aluno do curso de Direito gostei muito dos seus posicionamentos fazendo prevalecer acima de tudo o princípio da dignidade humana diante de tanto apelo midiático. Ressalto ainda o seu bom senso ao julgar e o agradeço por desempenhar esta função de julgador com técnica e clareza. Saudações mineiras. Daniel

  • Ministro, o que o Eduardo escreveu já diz tudo que gostaria de lhe falar. Só posso lhe agradecer por se manter firme e, com suas ações e inteligência, restaurar um pouco a combalida crença deste brasileiro sobre a Justiça. Desde a decisão em questão, faço meus alunos nas turmas de Ética e política lerem seu voto histórico sobre a ADPF 186 (a das cotas). No tribunal midiático chamado Mensalão, vc precisava ser a voz da razão contra a histeria que contaminou até mesmo a Corte.

    Valeu, ministro! VC é ninja! 😀

  • Ministro Lewandowski, parabéns pela sua postura incorruptível no STF durante o julgamento da AP 470. Luzes, câmara e ação originada da velha e corrupta mídia, definitivamente não o seduziu. Se um dia voltasse a estudar escolheria o curso de Direito em uma universidade na qual Vossa Excelência fosse professor. Abraço!!!

  • Homenagens ao ministro Lewandowski sao 1% do que ele merece pelo bem prestado à democracia do Brasil. Sr. Ministro, parabéns pela coragem e pela técnica! Seu contraponto foi uma luz nesse julgamento.

  • Ministro Lewandowski, não acompanhei o descalibrado julgamento pelas várias vias disponibilizadas.

    Eu o acompanhei através de algumas de suas lúcidas intervenções. Foi, é e era o bastante para ver que ao menos um contraponto existia para as decisões e teses de ocasião.

    Espero que o exemplo que V. Exa. deu frutifique em decisões posteriores, que devem, sempre, ser respaldadas por fatos, comprovações e a ideia da presunção de inocência.

    A empresa é difícil, mas nutro (alguma) esperança que os pilares básicos da regulatória da convivência entre poderes e indivíduos, e entre si, retornem à Casa.

    Por um Brasil mais justo e solidário,

    Parabéns, Ministro!

  • O senhor é um exemplo de atitude ética e voltada para os interesses da Justiça. Pena que seus pares se deixaram corromper pelo apelo midiático e aviltaram nossa mais preciosa conquista que é o Estado de Direito. O “in dubio pro reo” ficou ameaçado pela insensatez dos magistrados que colocaram à frente da Justiça, interesses pessoais ou de um grupo em detrimento de toda uma nação. Parabéns Ministro estamos com você!

  • Ministro Lewandowski, parabéns pela postura ética e por exercer a dura tarefa de julgar com tanta decência e imparcialidade. São estas atitudes que dão esperança aos brasileiros.

  • Caro Eduardo

    Lewandovski fez pelo STF e pela justiça, o que o Dirceu (entre outros) fez pelo PT e pelo povo, ambos são titãs.
    Meu apoio ao Lewandovski.

    Saudações

  • Meu sincero agradecimento ao Ministro que honrou a magistratura brasileira. A coragem demonstrada por ele deu esperança aos brasileiros que valorizam verdadeiramente o exercício da justiça.

  • Faço questão de registrar aqui minha admiração e meu respeito a esse Magistrado que vem defendendo com tanto afinco os pilares do nosso Estado Democrático de Direito. Como cidadão brasileiro, quero agradecer ao Ministro Ricardo Lewandowski, e dizer a ele que sua honradez e coragem permanecerão como exemplos de dignidade para todos os homens e mulheres deste país que cultuam valores de justiça e de apreço pela democracia. Receba o carinho e o reconhecimento do povo brasileiro, Lewandowski!

  • O Ministro Ricardo Lewandovski tem todo o meu apreço e consideração. Um juiz digno, ponderado e justo. Uma luz em meio à escuridão reinante no STF.

  • Exmo. Ministro Lewandowski,
    por inteligente, justa e oportuna sugestão do blogueiro Eduardo Guimarães, dou-lhe meus humildes parabéns e deixo registrado todo o meu orgulho de ter no senhor representados a Justiça, a Verdade e o Estado de Direito.

    Congratulações, Ministro Lewandowski.

  • Ministro Lewandowski. O senhor representa o verdadeiro judiciário brasileiro.
    Tenha a certeza que o senhor não está só. Continue sua trajetória contra o golpe.

  • Ele não cedeu à pressão da imprensa e da opinião pública motivada pela ira que o PiG plantou.
    Parabéns, ministro Ricardo Lewandowski e obrigada por nos dar o exemplo de que ainda há muita
    gente de bem neste Brasil.

  • Adoraria escrever 100 folhas de elogios ao trabalho do Revisor Lewandowski, mas o tempo me impede. Eu vi todos os votos da AP 470 do ilustre revisor e fiquei admirado pela desenvoltura, lucidez e clareza dos votos. Nunca havia olhado o STF com bons olhos. Parabens a postura de homem que ele teve. Apesar de ser carioca, foi o unico que se mostrou cabra-macho.

  • Ministro, não elejo “herois” pois isso cabe ao Bial e ao circo midiatico, mas tenho, como cidadão brasileiro, o maior respeito por pessoas que não deixam a balança da justiça pender somente para um lado. Meus sinceros parabéns sr. Ministro Enrique Ricardo Lewandowski.

  • Sr. Ministro Lewandowski, também venho aqui manifestar meu apoio e admiração pela lisura e coragem com a qual revisou a ação penal 470, não se intimidando com a forte oposição midiática e do povo por ela manipulado.

    Lise, Florianópolis/SC.

    • N tenho a menor dúvida q, se trata do melhor q há no STF.E provo: um dos sintomas é, está fora da mídia oficial da direita brasileira e, enfrentando-a de frente, através de seu representante declarado Joaquim Barbosa.

    • Um homem brilhante, extremamente inteligente..Todo o seu semblante irradia, classe, confiança, honestidade. É sempre um prazer vê-lo atuando.

  • Ministro Lewandoski, na AP470 o sr. foi talvez o único a julgar conforme o Direito.

    Não é fácil ter a coragem de enfrentar o monopólio de Mídia, o qual quer mandar em todos os Poderes desta República. Para um magistrado, em um caso com tanta pressão midiática como este, seria muito menos custoso seguir os desígnios da Imprensa, do que cumprir o Direito. Mas o sr. teve a coragem de cumprir a Lei.

    Não nos esqueceremos também do seu voto sobre a questão da Anistia.
    A História Brasileira lhe reserva um lugar honroso.

    Lucas Santos, 26 anos.
    Estudante de ciências sociais na Universidade de São Paulo.

  • Eduardo, parabens pela iniciativa.
    Ministro, sinto enorme tristeza ao papel que a Suprema corte do meu país se prestou. Assumir uma postura partidária, condenar a penas desproporcionais, virarem atores de um espetáculo dramatico, irem para colunas sociais dando depoimentos sobre processo, etc. Mas me sinto feliz e orgulhoso por ter visto sua postura coerente, corajosa, firme e sempre baseada nos autos. Tenho a certeza de que dormes em paz, orgulhoso de sua particiapação nesse processo. Parabens Ministro, cumpriu com brilhantismo seu papel.

  • Parafraseando a Presidenta, a vida quer é coragem. E coragem é o que tem esse Ministro que honra sua palavra e seu jugamento, extremamente baseado na constitucionalidade, na verdade, na coerência, no dever.
    Ir de encontro à maquina, à força milenar da obscuridade é a prova de que esse é o verdadeiro heroi daquele órgão. Título esse que não se atribui, por força de outra qualidade facilmente abstraído de seus votos e manifestações, a humildade que só os justos possuem.
    Deixo aqui meu muito obrigado, por se manter fiel à sua consciência, à verdade e à honra.
    Parabéns nobilíssimo Ministro.

  • Ministro Lewandowiski, assistimos a todo o julgamento, até agora.
    Comentamos em casa. Tenho uma filha advogada, outros de formações diversas. Sua presença e coerência são destacadas e, para nosso pesar, nos permite constatar o despreparo de alguns, arrogância desnecessária de outros, cooordenação autoritária e tendenciosa do Presidente. ( se para julgar com inteireza for necessário ler 600 depoimentos e , quem sabe, livrar alguém da privação da liberdade, deve ser lido…e o STF precisa contar com este tempo.)
    As improvisações, então, nos causam arrepios.
    Leigos ou não, sentimos que sua contribuição no STF vai além deste julgamento. Salva a imagem de uma Instituição.
    Parabéns, Eduardo, pela iniciativa de homenagear a coerência, a retidão do grande Ministro.

  • Prezado Ministro e Meretíssimo Sr. Ricardo Lewandowski,

    Venho por meio desta mensagem manifestar meu incondicional apoio às suas ações.

    O senhor tem sido alvo de ataques covardes, inverídicos e levianos da nossa imprensa por conta do não-alinhamento com os grandes conglomerados da informação, mas a palavra final quem dá somos nós, o povo.

    Portanto, como faço parte dessa massa, deixo aqui a minha opinião em relação ao seu trabalho: continue assim. São muito mais os que estão do seu lado do que os que estão contra ti.

    Fique firme!

    Abraços!!

    Att,

    Michael.

  • Eu apoio a defesa do estado democrático de direito, dos direitos humanos, da presunção de inocência, do juiz natural, do direito ao recursos e ao duplo grau de jurisdição, do respeito aos acordos internacionais e do equilíbrio da justiça se atendo aos autos do processo, seja condenando ou absolvendo.
    Não acharia ruim ver qualquer pessoa ser condenada desde que fosse a partir de provas e que não fosse um julgamento do exceção.
    Não se faz justiça com o princípio deque “aos amigos tudo, aos inimigos, a lei”!
    O iminente Juiz Ricardo Lewandowski demonstrou respeito a preceitos fundamentais a um juiz que queira honrar esse título.
    Oxalá possamos ter nele um exemplo para seus pares de todas as instâncias e principalmente um case a inspirar os cursos de direito e as novas gerações de juizes, promotores, advogados, e agentes da justiça brasileira.

  • Lewandoski, ao contrário do que foi propalado pela #midiavenal, que o achincahou, deu o único voto correto sobre a “Teoria do Domínio do Fato”, conforme confirmou seu autor Claus Roxin, em entrevista http://tinyurl.com/afdbh56

    Injustamente apelidado de “O.B.” ou “Ministro Absorvente”, Lewandoski honrou o STF com seu voto, no seu papel legal de Revisor, apontando o grave engano do Relator na interpretação da Teoria.

    Foi o suficiente para que a #midiavenal desencadeasse contra ele campanha difamatória.

  • Exm.º Sr. Ministro Ricardo Lewandowski,

    Meus parabéns por sua atuação isenta e corajosa em meio a golpistas e covardes. Estes passarão, V. Ex.ª passarinho. A História já começa a registrar a verdade, que, embora não falhe, costuma tardar mas, desta vez, veio a galope com o posicionamento do autor da Teoria do Domínio do Fato. Continue assim, porque os cães ladram e carruagem passa.

    Reynaldo de Souza Motta.

  • Para mim a injustiça é o mais terrível e nefasto ato que se pode cometer contra qualquer pessoa.

    Se só isso não bastaria para apoiar o juiz Ricardo Lewandoski que procede como um juiz de fato,
    mas tem mais:

    “Porque sem provas ou testemunhas e em última instância eu for vítima do sentir de um juiz como Joaquim Barbosa e outros que não se orientam pelo texto legal e pelo saber jurídico consagrado, serei culpada, perderei para sempre a minha dignidade e bons anos de minha liberdade”

  • O ministro Lewandowski já sentiu na pele a que tipo de serviço presta a Imprensa golpista e não se deixou ficar refém dos holofotes da mídia. Parabéns Ministro pelos seus conhecimentos jurídicos, pelo desapego a ribalta, pelo gigantismo de caráter e por mostrar a inteligência digna de um magistrado da mais alta corte do país. O senhor tem todo meu apoio e consideração.

  • Ministro Lewandowski, obrigado por ser JUIZ, e não juiz, como a quase unanimidade de seus pares. Desejo toda saúde e altivez do mundo a Vossa Excelência. De todo modo, EXIJO: faça, ‘en passant’ uma lembrança sobre a AP 536, e qual ‘não é a surpresa’ de saber, via mídia, que o PGR de então, Fernando de Souza, entendeu que havia apenas ‘caixa 2 eleitoral’.

    O Brasil PRECISA desta lembrança DENTRO do STF, AO VIVO!

  • Sr ministro Lewandowski, é com muito orgulho que assino este manifesto lovando a dignidade de Vossa Excelência em todo este “espetáculo midíatico” que se tornou o julgamento da AP 470. A sua conduta é a única causa de, como brasileira, poder dizer a meus netos, que por mais que muitos sucumbam às glórias do mais fácil, outros se mantém com dignidade até o fim por mais difícil que seja. É o seu caso. Lembrei-me de outro momento da História em que apenas três outros ministros do STF foram cassados por não compactuarem dos horrores da ditadura, enquanto os demais se submeteram servilmente.Vossa Excelência tem nosso respeito e nossa admiração.

  • Parabéns pelo profissionalismo, competência e respeito aos Estado de Direito Democrático, ministro. O senhor é a honradez do Supremo Tribunal Federal neste momento de ataque à Constituição e aos direitos da cidadania. Força e coragem!

  • Mnistro Lewandowski,

    Parabéns por sua postura firme, o sr. mostrou dignidade e coerência num julgamento marcado pela vaidade, pelo cerco midiático e principalmente, pela sede de revanche daqueles que fizeram desse tribunal a sua trinhcheira, para conseguir por esse simulacro de julgamento condenar não um partido, mas, um projeto de poder que tem resgatado a dignidade e a auto-estima de milhões de brasileiro. O julgamento do mensalão entra a para a história como a maior farsa já encenada em nossa história. Um triste episódio, onde a mais alta corte do no país se curvou à vontade de grupelhos e seus interesses inconfessos. Mais uma vez, parabéns por sua postura ética, republicana e acima de tudo independente.

  • Ministro Ricardo Lewandowski tem tido comportamento exemplar e tem minha solidariedade, leu os autos e se ateve às provas dos autos. A História saberá lhe prestar as homenagens. continue firme no propósito de defender a lei e o Estado Democrático de Direito. Só peço que lembre aos seus pares que os réus continuam sendo pessoas humanas portadoras de dignidade, principio fundamental da carta da república, que lhes foi confiada para guarda.

  • Sensacional iniciativa. Parabéns Eduardo. Já li a notícia sobre a entrevista do alemão Claus Roxin em outros blogs “sujos”. Parabenizo o Ministro Lewandowski pela sobriedade e sensatez no julgamento da ação penal 470, principalmente por ser formado em Direito e conhecer um pouco desta maravilhosa ciência. Sugiro que essa entrevista com o jurista alemão seja espalhada pelos quatro cantos do país, e também para os demais ministros do STF, que, infelizmente, fizeram uma grande lambança nesse julgamento.

  • Sr. Ministro Lewandoski diante desta tentativa de golpe de estado, pois o julgamento do dito mensalão nada mais é do que isso, continue firme em seu combate por justiça nada defesa dos membros de um partido que tiraram mais de trinta milhões de brasileiros da miséria e contra os quais não apresentaram nenhuma prova com relação aos pseudos crimes pelos quais foram condenados.
    Joaquinzinho Barbosinha( no diminutivo mesmo pois que fica mais condizente com a estatura moral dele) e demais ministrinhos do STF fazem todos eles por covardia serviço de capitão de mato a mando dos senhores da casa-grande, desesperados que estão pela perca do poder que sempre detiveram ao longo dos últimos quinhentos anos e que causaram a miséria de tantos milhões de brasileiros.
    Sr. Ministro Lewandoski , segue firme pois que seu nome já faz parte da história dos heróis do BRASIL. junto com Tiradentes, Ana Neri, Caxias, Marighela, Maria Quitéria, Osvaldo Cruz , Getúlio Vargas,Lula e outros tantos brasileiros anônimos que dão o sangue no trabalho duro em prol de suas famílias e do Brasil.
    Os demais ministrinhos também não tenha dúvidas já fazem parte da história do Brasil ao lado dos TRAIDORES e entreguistas Joaquim Silvério dos Reis, Carlos Lacerda, FHC, Roberto Marinho e tantos outros que não citarei pois que a vontade de vomitar é muito grande.
    Que Deus o ilumine e dê lhe forças pra lutar e vencer estes vermes.

  • Excelência, o senhor será o único a ser citado nos cursos de direito deste País como aquele ministro que teve a coragem de defender seus pontos de vista, contra a mídia e o medo de seus pares. Jamais desanime com a covardia e a ignorância reinantes. O senhor está acima dessa gente.

    Aproveito para manifestar meu desapontamento com a ministra Carmem Lúcia, muito especializada em direito constitucional, e que parece ter sucumbido à pressão midiática. Não gostei de vê-la sucumbir ao jogo.

    Em tempo, estaremos observando os próximos julgamentos de corruptos do STF, e será interessante ver seus colegas mudarem a opinião dada anteriormente, para outros réus. Será um “prato cheio” para o senhor. Vai ficar mal se eles fizerem isso.

  • Caro ministro Ricardo Lewandowski é uma honra para o Brasil e para os brasileiros tê-lo no STF.
    O Senhor é um homem jovem, terá oportunidade de ver como o tempo lhe fará justiça.
    Queira receber deste humilde representante comercial um forte abraço, um muito obrigado pela imensa coragem de ser um verdadeiro juiz.

  • Ministro Ricardo Lewandski: o senhor me deixou orgulhosa de ser brasileira. Ver um homem poderoso não se curvar para os grandes corruptos protegidos pela máfia midiática, é de encher de orgulho sua família, seus amigos, e nós que lutamos por justiça real, verdadeira, não fantasiada. Um abraço cararinhoso.

  • Eduardo, parabéns a você por essas palavras.

    Parabéns ao Lewandowski por ter um sopro de justiça dentro de um poder que é um resquício não apenas da ditadura, como da nobreza dos tempos imperiais que teimam em não largar o osso de nossa república.

    O teórico alemão deve estar se sentindo como Einstein, quando viu sua teoria permitir o desenvolvimento da bomba atômica e vitimar milhares de inocentes japoneses. Distorcer uma interpretação pra dar autenticidade a um tribunal de exceção, sem dúvida, abre um precedente pra um processo em foro internacional contra esses golpistas do STF. Eles devem responder por esse crime contra a democracia que estão cometendo, e em colocar as instituições democráticas e republicanas em risco.

    Um abraço e ótima semana!

  • O ministro Levandowsk se pauto por cumprir seu papel de homem decente, honesto e respeitador da lei. Quero deixar aqui minha homenagem e dizer que ele servirá de exemplo a todos aqueles que formarem em direito. Sinto muito orgulho de você ministro, falarei de sua personalidade firme e correta para todos na sala de aula, em casa e nas ruas. Parabéns grande homem, digno de nosso respeito.

  • Dignidade, honra, moral, vergonha na cara foi a razão de ser do Ministro Ricardo Lewandowski nesta farsa do mensalão contra o PT. Honrado cujos votos foram baseados nas Leis Brasileiras. Superior aos demais por não se submeter aos canalhas da midia brasileira. Tenha certeza senhor Ministro que o Sr ficará na historia d judiciári Brasileiro deste pais pela sua superioridade moral sobre os demais. TENHA CERTEZA QUE NO CEU DEUS RESERVOU UM ESPAÇO PARA VOSSA SENHORIA.

  • Lewandowski foi o único ministro do Supremo a mostrar conhecimento real da tal “teoria do domínio do fato”. Eu jamais vi situação real tão semelhante à fábula do lobo e do cordeiro.

  • Após acompanhar esse “julgamento” devo manifestar minha enorme admiração e respeito ao ministro Ricardo
    Lewandowski.
    O sr é um ministro justo, correto, limpo.
    Parabéns ministro.

  • Foi SIMPLESMENTE, LÚCIDO, IMPARCIAL, SEM RODEIOS, NÃO PRECISOU, FAZER POESIA, RECITAR POESIA, Simplesmente aplicou o que o Direito Brasileiro Determina, existiu um fato, foi valorado e aplicou a norma a que ele se justicia.” Hering’. parabéns Ministro, vc É um Magistrado com letra Maiúscula..

  • A pressão sofrida pelo STF no julgamento do mensalão prova que a mídia brasileira não consegue mais eleger, nem derrubar um presidente da república, no entanto, ainda coloca de joelhos juízes da Suprema Corte.
    Obrigado Ministro Ricado Lewandowski por resistir.

  • Caro Ministro, parabéns pela coragem. Infleizmente deveríamos viver num país onde parabenizar atitudes como as suas no julgamento da AP 470 não deveriam ser necessárias. O comportamento de Vossa Excelência deveria ser o comportamento de todos que ali sentam com suas togas.

    De todo modo, parabéns!

  • impressionante como esse verdadeiro juiz tem se mantido altivo e digno da toga em meio a intenso bombardeio da turba midiática que deseja punição mesmo de inocentes.Vale a frase de Rui Barbosa na crise anões aparece o gigante, que atende pelo nome de Ricardo Lewandowiski

  • Parabéns!!! Ministro Ricardo Lewandowisk, o Senhor provou que ainda existem Juizes no Brasil. O senhor se mostrou a altura, como guardião da nossa Constituição e dos direitos dos Brasileiros

    Lucia Rangel de Sousa
    Professora de Historia,filosofia e sociologia.

  • Parabéns excelentíssimo Juiz Ricardo Lewandowski pela sua coerência, força e coragem em defender a nossa constituição. Não se vergou! És um homem de fibra, valoroso!

  • Infelismente acredito que só a historia lhe fará justiça mas, como o STF não irá “fechar amanhã”, suspeito que este dia esta próximo. Só lhe peço que daqui para diante todo voto proferido em questões homologas e/ou analogas, site(sem dó nem piedade): “voto no presente tal qual votei na ação penal 470”,mesmo que coincidente com de outros. Talvez algum dos presentes, habitué do genuflexório midiático, fique pelo menos corado.
    Ab.e parabens por sua integridade no exercício pleno da contituição brasileira.

  • Exmo. Ministro Lewandowski, expresso o meu profundo respeito e admiração por vossa atuação. Eu, como trabalhador, observei atônito, chocado em noticiários, a ação sombria de representantes do ultraconservadorismo e reacionarismo nesse julgamento, que mais se assemelha a um julgamento de exceção, sem provas e sem garantias de ampla defesa. Mas vi por outro lado, admirado, que o senhor sozinho com trabalho, resistência e destemor, defendeu (e defende) realmente a Verdade, a Justiça, a Constituição e Direitos Fundamentais. E ainda sozinho suporta as perversidades das bases desses representantes do atraso, bem como das manipuladoras mídias neoligárquicas. Vossa Senhoria, sem dúvida, representa uma de nossas Reservas Morais da Nação. Gostaria de expressar o meu humilde agradecimento e dizer que vossa atuação exemplar ficará sempre em minha memória, para a defesa da Educação, Democracia Popular e Cidadania. Que o senhor receba todo o reconhecimento do Povo. Elevados protestos de estima e profunda consideração.

  • Parabéns Min. Lewandowski. O senhor julgou com a certeza de estar fazendo justiça, sem medo, sem pressões, sem se desviar do que todo juiz/magistrado deve fazer, que é se basear nos autos. Saiba que, de cada crítica que o senhor recebe, existem centenas de pessoas que gostariam de parabenizá-lo, de dizer do orgulho que sentem de um membro do judiciário justo, correto. O senhor é um “Magistrado” , na verdadeira acepção da palavra. Os brasileiros, aqueles que não podem ser chamados de Hommer´s Simpson, sentem orgulho do Ministro ENRIQUE RICARDO LEWANDOWSKI!!!

  • Somente um homem decente, honrado, chefe de família, ético, bom pai querido e admirado poderia ter o comportamento que tem o ministro em questão. Os demais, são todos venais, verdadeiro bando de cafajestes, pois emporcalham e envergonham a nação brasileira!!!

  • Ministro Lewanodowski, esse homem sim é o verdadeiro orgulho do judiciário brasileiro. Um verdadeiro homem de caráter, que não se deixou abater ou se influenciar pela opinião de grupos midiáticos que insistem em ser o maior poder nessa nação, mesmo contra a vontade do povo, que a cada 2 anos sempre lhes diz NÃO nas urnas.

    Nesses dias de hoje, onde ”heróis” são fábricados pela midia e depois passam a se exibir com sua capa e achar que tem ”superpoderes”, inclusive o de arruinar vidas inocentes (qualquer semelhança com outro ”ministro”, enrre aspas mesmo, NÃO é mera coincidência), dá orgulho saber que temos um homem que segue sua profissão como se fosse um sacerdócio, sempre visando defender o interesse do povo, não importa o que aconteça

    Confesso que hoje em dia, mais do que nunca, tenho desconfiança da justiça brasileira. Nossa justiça se encontra cada vez mais influenciada pela imprensa: vemos diversos casos onde simples suspeitos ou até familiares de vitimas são tratados como culpados e condenados antes de qualquer julgamento, e o verdicto para isso é somente a opinião de um jornalista.

    Ao mesmo tempo vemos outros casos onde criminosos confessos são tratados pela imprensa e pelo judiciário influenciado como vitima, vide nomes como Daniel Dantas, Pimenta Neves, Dr. Roger, etc…Tudo porque são nomes do agrado da midia.

    Mas enquanto nossa justiça puder contar com profissionais da qualidade de Ricardo Lewandowski, ainda manterei um fio de esperança em dias melhores para nosso judiciário.

    Parabéns Ministro.

  • Cumprimentos ao Ministro Ricardo Lewandowski, por suas firmes convicções democráticas e reiteradas demonstrações de espírito público. O Ministro Lewandowski durante o julgamento da Ação 470, mostrou ao Brasil que um magistrado só deve ter apego a um instrumento: a Constituição Federal. Parabéns Ministro.

  • Eduardo: faço minhas as suas palavras e aqui, na condição de advogado, jornalista e escritor hipoteco toda minha solidariedade ao Magistrado Licardo Lewandowsky q

  • Lewandowski bem que avisou quanto ao uso equivocado ou inapropriado do “domínio do fato”. Agora Claus Roxin aparece e lhe dá toda a razão. E não é nem só por isso. Lewandosski tem todo o meu apoio, reconhecimento e admiração.

  • Caro ministro Ricardo Lewandowski, independentemente do que pensa a imprensa, o senhor é um sujeito do Bem. Pra uma pessoa honesta só isto basta. Parabéns !!!

    Jacó Bias Maia
    Sta Cruz/RN

  • Senhor Ministro

    Receba a minha solidariedade e integral apoio.

    João Paulo Ferreira de Assis, Professor de História, escritor e Bacharel em Direito.

  • Sr. Ministro: nesses tempos sombrios, onde passou a vigorar nessa Suprema Corte a inversão do ônus da prova, a presunção de culpa e o profundo desvirtuamento da teoria do “domínio do fato”, aliás teoria estranha ao noso cotidiano jurídico, V.Ex.ª exerceu a magistratura como aprendi que ela deve ser: técnica, isenta e paixões imediatas, sóbria, erudita,; e cega no seu sentido metodológico: o de não ter olhos para o clamor da mídia nem as pressões de opinião, pautando-se pela análise criteriosa do processo em si, sem levar em conta os “pacientes” que titulam, como réus, na peça acusatória. Sua magistratura alivia aqueles que defendem o estado democrático de Direito. Ainda que a ampla defesa, o contraditório, o duplo grau de jurisdição e, sobretudo, a segurança juridica tenham sido irreversivelmente maculados neste julgamento de exceção, V.Ex.ª não se curvou ao clamor desse 4º. poder que macula nossa república: a mídia que é capaz de condenar antes desse Supremo, e o quer como ratificador de seus pensamentos ditos hegemônicos. V.Ex.ª, por ser íntegro em seu ofício e não se curvar aos quinze minutos de fama, também sofreu o escárnio, a agressão e a violência gratuita de uma opinião pública pautada pelos interesses mais que suspeitos dessa famigerada elite. Parabéns, Ex.ª. Mesmo porque, o povo brasileiro ainda aguarda outros julgamentos, igualmente importantes para a República. E ainda que V.Ex.ª continue , como deve ser a Justiça, cego aos anseios midiáticos, a dosimetria dos crimes que se farão julgados em breve deverão ter penas coerentes com a mesma dosimetria usada agora, ainda que, como os atuais, sejam alvo de sua justa discordância. Sabemos que quem aperta muito a mão faz escorrer seu tesouro pelos dedos. Quem viver, verá! Sou grata por esse alívio à minha advocacia.

  • Eduardo: faço minhas as suas palavras e aqui, na condição de advogado, jornalista e escritor hipoteco toda minha solidariedade ao Magistrado Licardo Lewandowsky que, por Ministro do Supremo Tribunal Federal, ilustra o Direito, enaltece a Justiça e nos dá a todos a imagem serena, segura, firme e correta do julgador que ocupa cátedra de tal porte. Justa sua homenbagfem. Merecedor o Ministro!!!

  • Estava eu a aguardar esta iniciativa para dar-lhe o meu total apoio. Ao ministro Ricardo Lewandowsky o meu mais completo respeito e desagravo contra qualquer atitude ou insulto desta pseudo elite grosseira e má que quer perpetuar no Brasil o domínio da Casa Grande. Graças à sua atuação corajosa e imparcial, digno ministro, as togas supremas escaparam de sair totalmente enlameadas deste julgamento político em que crimes da mesma monta ou maiores foram passados para trás, com o risco de prescreverem, simplesmente porque foram praticados pelos aliados políticos de quem insuflou e manipulou este julgamento vergonhoso. A mídia marrom que se instalou no Brasil induziu os seus pares, digno ministro, pela chantagem (a denominada faca no pescoço) e instrumentalização visando um desempenho eleitoral dos seus prediletos (presunção indisfarçada do tal PGR), prediletos tais que não conseguem sequer montar um projeto de governo, dado o vácuo de idéias e os objetivos inconfessáveis desta oposição que segue de braços dados ao grupelho midiático-golpista. Foram fragorosamente nocauteados em São Paulo, a joia da coroa, onde o líder da oposição, José Serra, beijou a lona, quiçá definitivamente. Trabalharam e propuseram a mentira e a verdade os derrotou.

  • Quero deixar aqui a minha homenagem a este brilhante ministro do STF, antes de mais nada pela sua coragem, sua firmeza e seu grande humanismo. Obrigada, ministro Lewandowski.

  • O ministro Lewandowski ganhou a minha admiração desde o início do julgamento do chamado mensalão. É pessoa de notável saber jurídico (explica através de análise de teorias que domina cada voto controvertido) e vota de acordo com a sua consciência, enfrentando argumentações contrárias e grosserias com a tranquilidade de quem sabe o que deve ser feito. Homem de coragem, merece o respeito das pessoas que ainda possuem senso-crítico.

  • Parabéns Ministro Lewandowski, pela sua ética e pela capacidade de discenir o que é mais valioso para a pessoa humana: A LISURA E A BUSCA DA VERDADE, SEMPRE !!!!

  • Ministro Ricardo Lewandowski teve a coragem de dissentir em alguns votos, de forma coerente e aplicado a ter então a jurisprudência da corte. não foi levando pela opinião publicada. foi insultado pelos adestrados da velha mídia, algo comum ao discernir da visão unica desses bando de papagaios de rabo azul. é um homem integro, um jurista com formação humanista.

    parabéns Ministro Ricardo Lewandowski o povo Brasileiro teve ter orgulho da Vossa Excelência.

  • Boa tarde!
    Não entendo muito de política, entendo sim de gente e de dignidade, e o Ministro Lewandowski, mostrou isso a todos nós, parabéns!

  • Ministro Ricardo Lewandowisk,

    Obrigada Ministro,pela defesa lúcida,firme,serena,corajosa e soberana que V.Exa. tem feito da Constituição,da Suprema Corte e da figura e dignidade do Juiz,sem jamais se ter curvado á inominável violeência cotidiana de que tem sido objeto ao longo do julgamento da AP 470.Hoje, V.Exa.está para o País e para a cidadania brasileira como outas figuras de escol que o antecederam :Dom Helder,Dom Paulo Evaristo,Santos Dias,….e tantos homens e mulheres neste país que colocaram a justiça e a transformação da sociedade em direção a um Brasil mais justoa e igualitário.Muitos dos que hoje o achicalham,no futuro ser-lhe-ão gratos .A defesa e preservação de pricípios universais da Justiça servem a todos.
    Parab´ns pela iniciativa,Edu.

    Delta Martins —professora universitária aposentada.

  • Nossa sociedade precisa de juizes como Ricardo Lewandowski que respeitam o STF e não de herói fulgaz que transforma tribunal em palanque eleitoral como um medieval de capa preta, muito menos precisamos de juiz medroso que se dobra ao poder da elite golpista transformando o jurídico em político.

  • Sou Defensora Pública em Minas Gerais, e, realmente, o Ministro deu um show na área criminalista (aliás, era o único que, antes de ir para o Supremo, atuou nesta área). Atenciosamente.

  • Depois do pito tomado pelo STF acerca do mau uso da “Teoria do domínio do fato”, pelo jurista que a concebeu, a sua atuação, Ministro, mostrou-se a mais imparcial e de acordo com os ditames exclusivos do direito, sem permitir a influência da mídia em suas decisões.

    Parabéns, Ministro! Sabemos o quanto é árduo nadar contra a maré!

  • Parabéns Ministro Lewandowski,votou com sabedoria a que continha nos autos,um verdadeiro guardião da constituição,os outros foram pautados pela Mídia e atropelaram a carta maior,seu nome será lembrado como um Ministro corajoso que não se dobrou pela força da Imprensa.

  • Foi o único que honrou com o papel do STF – que é de guardião da Constituição federal. Ele Não foi bom nem mal. Foi lúcido ao lutar pelo Estado de Direito em que vivemos.

  • A altivez e propriedade com que Lewandowsky se pronuncia em condições tão adversas demonstram sua solidez de caráter, não se deixando incensar por aplausos fáceis que, com o desenrolar do processo, muitos verão que são rasteiros. Evidenciou também lealdade ao povo brasileiro no que lhe foi delegado: a defesa dos nossos direitos e garantias constitucionais. Tem minha profunda admiração.

  • O ministro Ricardo Lewandowski nos fazer crer que nem tudo no Brasil está perdido, que ainda temos homens de escol!!!! Parabéns ministro pelo comportamento correto, isento e imparcial. Saiba o Sr. que seu comportamento certamente fará corar seus colegas de toga quando colocam a cabeça no travesseiro. Um forte abraço.

  • Não entendo nada de direito, mas me interesso, e muito, por cidadãos que agem direito, e não para agradar a direita. Lewandowski tem postura de juiz, não de canditato a astro fugidio do JN. Apoio integral…

  • Esta teoria é uma aberração jurídica neste caso. Que se ache uma prova de fato ou tudo que for usado e falado pelo STF será usado contra o próprio STF.

  • Ministro Lewandowsky a história lhe fará justiça. Homem íntegro, o senhor será referência futura de verdadeiros profissionais do Direito. Não demora, e o Brasil entenderá sua participação no julgamento da AP 470. Parabéns por se comportar como um juíz.

  • Apoio integralmente a postura do Ministro Lewandowski, único entre seus pares a atuar como magistrado na Ação Penal 470. O único que respeitou a Constituição da República e os princípios fundamentais do Direito Processual Penal. Condenando quando havia provas incontestáveis, absolvendo quando não havia provas, respeitando os advogados em seu mister, não se curvando às pressões da mídia, não tripudiando dos acusados. Exatamente como aprendi nos bancos da Faculdade de Direito.

  • Parabéns Doutor Enrique Ricardo Lewandowski a verdade sempre triunfará, a maioria do povo brasileiro está solidário com a sua luta em busca da justiça .

    Que Deus continuando lhe dando muita Luz, Sabedora e Paz !!

  • Ministro Lewandowski, a história lhe fará justiça. Homem íntegro, o senhor será referência futura de verdadeiros profissionais do Direito. Não demora, e o Brasil entenderá sua participação no julgamento da AP 470. Parabéns por se comportar como um juíz, e não se render principalmente à opinião publicada.

  • Caro Edu,
    Peço-lhe o obséquio de transmitir ao Excelentíssimo Sr. Ministro Lewandowski o meu apoio incondicional à sua luta em defesa da nossa democracia.

  • Prezado Ministro Ricardo Lewandowski, a sua atuação brilhante no julgamento da ação penal 470 , sem dúvida, mostrou a sua defesa intransigente pelo verdadeiro direito e justiça. Aliás, a transmissão só valeu a pena pela clareza, coerência, conhecimento na hora da leitura do voto. Tarefa árdua e complexa, porque estava praticamente sozinho e não se deixou impressionar pelos holofotes da nossa mídia golpista. Parabéns pela coragem, ética e profundo humanismo. Com admiração e carinho,

  • Desde o início do julgamento, assistindo aos vídeos no YouTube, tive a impressão de que o Juiz Lewandoski era o mais justo e equilibrado de todos os integrantes do Supremo. Hoje tenho certeza disso. Ele será o responsável, senão pelo realinhamento desse processo no seu trilho de justiça, o que seria desejável, ao menos pela redução dos danos na imagem do Supremo, hoje já cristalizados em uma considerável parcela de opinião pública – não aquela da mídia, mas a real, das pessoas do povo, mesmo -, que já percebeu o quanto esse processo se prestou a interesses outros que não o legítimo objetivo de processar, julgar, absolver inocentes, e condenar culpados pelos crimes que efetivamente cometeram, segundo as provas produzidas nos autos de acordo com a boa prática processual. Nesse contexto, lembro alguns aspectos que deslustram o Supremo: não desmembramento do processo (o mensalão do PSDB foi desmenbrado); cronograma do julgamento com objetivo de prejudicar eleitoralmente o PT; pinçamento de pontos desfavoráveis aos réus; pouca importância às alegações das defesas e até a laudos e outros documentos técnicos( tipo relatório de auditoria do BB sobre o Visanet); comportamento inaudito do relator; criminalização da atividade política; criminalização de partido político; e, pelo visto, o que parece ser o ponto mais grave: manipulação da Teoria do Domínio do Fato, objetivando condenação não respaldada pelas provas contidas nos autos, já na ocasião desacolhida apropriadamente pelo Juiz Lewandoski, conforme confirmado agora pelo seu principal teórico moderno. Parabenz, Juiz Lewandoski . Não esmoreça, na certeza de que sua atuação neste processo será a mais destacada pela História.

  • V.Ex.ª Min. Lewandowsky,

    dada a atual situação do país, especialmente no que se refere ao Judiciário, faz-se mister louvar vossa conduta. Cabe encômio a conduta correta que é obrigação de todo e qualquer cidadão, mas que não é cumprida à risca por muitos, especialmente aqueles que podem causar maior dano, como juízes da Suprema Corte.

    Mas elogio maior cabe a sua honradez, honestidade e hombridade por manter-se fiel à Constituição e à verdade factual diante de tamanha pressão, de forças poderosas e origens diversas, independente dos riscos imediatos que pode sofrer. Em contrapartida, este manifesto é uma prova de que nem todos deixam-se levar pela sanha condenatória movida pelo ódio.

    As paixões não devem conduzir as ações humanas. Às ações racionais, o retorno, também racional, vem não só no momento, como neste manifesto, mas também será escrito na e pela História.

    Forte abraço,

    Luiz Otávio P. Coppieters

  • Sr. ministro, o Brasil precisa de vários homens iguais ao Sr., pois somente assim nosso país ocupará o lugar de destaque que lhe está reservado no concerto das nações desenvolvidas do planeta. Porque o Brasil será o QUINTO IMPÉRIO, A TERRA PROMETIDA, nas palavras do padre Antonio Vieira. PARABÉNS!!

  • Foi o único juiz honrado do STF – que deveria ser o guardião da Democracia e da Constituição Federal. Foi único a lutar pelo Estado de Direito. Se não tivermos outros Ministros, isentos como ele no STF, em breve teremos o caos. Parabéns Ministro, o Sr. que merece ocupar este espaço.

  • Parabéns Doutor Enrique Ricardo Lewandowski a verdade sempre triunfará, a maioria do povo brasileiro está solidário com a sua luta em busca da justiça .

  • Ministro, vossa excelência é um exemplo de um servidor do povo na sua mais alta clarividência, pois sob à luz da razão não se deixou contaminar pelo discurso propositalmente caótico e subliminar de uma mídia que não quer ver o novo Brasil. Não quero aqui dizer que nada houve de desvios, porém a estratégia de provocar uma grande confusão para não pagar a conta do bar não pode deixar de passar pelo crivo da consciência que sabe muita bem separar e colocar as partes nos seus devidos lugares para enxergar o real de cada coisa, logo, o melhor mosaico só poderá ser construído com a análise das partes, sem influência externas tendenciosas.
    Parabéns, MINISTRO! ! !

  • Ministro, vossa excelência é um exemplo de um servidor do povo na sua mais alta clarividência, pois sob à luz da razão não se deixou contaminar pelo discurso propositalmente caótico e subliminar de uma mídia que não quer ver o novo Brasil. Não quero aqui dizer que nada houve de desvios, porém a estratégia de provocar uma grande confusão para não pagar a conta do bar não pode deixar de passar pelo crivo da consciência que sabe muita bem separar e colocar as partes nos seus devidos lugares para enxergar o real de cada coisa, logo, o melhor mosaico só poderá ser construído com a análise das partes, sem influência externas tendenciosas.
    Parabéns, MINISTRO! ! !

  • Certamente o ministro tem todo o apoio das pessoas de bem deste país, honrou a justiça como nenhum outro, mostrando sempre serenidade, equilíbrio, sabedoria e sobretudo, imparcialidade.

  • O Sr.Ministro é um ponto de luz nessas trevas.

    Seres como o senhor traz esperança para a humanidade.

    Não se curvar à opinião publicada de quem conspira contra
    o Brasil e o povo brasileiro com o apoio do STF… é para seres
    muito iluminados.
    Essa opinião se estende à vizinhos e amigos com quem temos conversado sobre o absurdo dessa ação penal
    ( AP 470)… verdadeiro circo !!!!

    Muito obrigado e Deus lhe abençoe !

    Waldyr e Angela

    Olinda / PE

  • É triste, ministro, que apenas 1 juiz tenha pensado no estado de direito. Congratulações! Salvou sua biografia e sua honra. Quem salvará o país deste “novo” poder judiciário?
    Abraços

  • Ministro Lewandowski, temos a certeza que todos os anos dedicados por ti ao saber jurídico, não foram em vão,pois continuas interpretando da mesma forma que aprendestes,sem invencionices e nem tampouco por clamores externos. Parabéns,és um representante de nosso Judiciário a altura de nosso Supremo! Peço-lhe um favor: conceda um curso de férias aos seus pares!

  • Todo o meu apoio ao Ministro Ricardo Lewandowski pelas agressões, difamações, acusações e calúnias sofridas. Seu grande conhecimento já tinha alertado o tribunal de exceção, ou à corte sobre a teoria do domínio do fato não se aplicava ao réu José Dirceu, julgado naquele momento. Disse ele: “Eu termino dizendo que não há provas e que essa teoria do domínio do fato nem mesmo se chamássemos Roxin poderia ser aplicada ao caso presente”. Uma boa porrada nos estultos e oportunistas de plantão. Valeu Ministro Ricardo Lewandowski pela coragem e competência.

  • ‘Teoria do domínio do fato’ não autoriza condenações por suspeita e sem provas
    Por Fábio de Oliveira Ribeiro 11/11/2012 às 08:59

    A mídia monopolista conservadora queria destruir a independência e isenção do STF e conseguiu fazer isto com ajuda dos seus Ministros.

    Jurista alemão que criou a ‘teoria do domínio do fato’ usada pelo STF para condenar José Dirceu e José Genuíno por suspeitas e sem provas, afirma que a existência de provas de que o acusado deu realmente a ordem para a execução do crime é essencial à sua condenação ( http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/77459-participacao-no-comando-de-esquema-tem-de-ser-provada.shtml). Cai por terra a principal teoria jurídica invocada por Joaquim Barbosa para condenar José Dirceu e José Genuíno e que foi comentada e discutida à exaustão pela mídia.

    Em textos publicados na internet durante o julgamento do Mensalão afirmei que a condenação de José Dirceu e José Genuíno por suspeitas e sem provas não tinha nada a ver com a moderna teoria alemã, mas remontava a uma nefasta tradição brasileira
    ( http://prod.brasil.indymedia.org/eo/red/2012/10/513328.shtml e
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2012/10/513210.shtml). A entrevista de Claus Roxin confirma o que eu tenho dito.

    O uso eleitoral do julgamento do Mensalão, fato auto-evidente e incontestável ( http://www.midiaindependente.org/eo/blue/2012/09/512481.shtml) confirmado pelas constantes entrevistas de Ministros do STF durante as eleições e entre as seções do julgamento e reforçadas pelas palavras do Procurador Geral da República nos telejornais (afirmando que o julgamento deveria sim levar a população a votar de maneira diferente), também comprometeu a lisura da decisão. O que ocorreu no STF este ano não foi mais do que uma brutal e ilegal execução judicial de desafetos do PSDB e da mídia.

    Do ponto de vista histórico, o julgamento do Mensalão é um desdobramento da guerra midiática que remonta ao golpe de 1964 ( http://www.midiaindependente.org/es/blue/2012/08/511489.shtml). O que nós presenciamos este ano foi a espetacularização da Justiça e a substituição desta por seu simulacro midiático. Tudo isto comprometeu bastante o futuro do STF e do Estado ( http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2012/08/510355.shtml). O perigo fica mais evidente quando levamos em conta o fato do Judiciário ter cedido à tentação de substituir indevidamente a política por seu julgamento ( http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2012/10/513039.shtml).

    As incorretas, injustas e ilegais condenações de José Dirceu e José Genuíno ainda não transitaram em julgado. Recursos ainda podem ser impetrados pelos réus e certamente o serão. Esperamos que a revisão do julgamento do Mensalão quando da apreciação dos recursos dos réus leve a correta aplicação da ‘teoria do domínio do fato’ com a absolvição dos réus por falta de provas. A tradição brasileira de condenação de desafetos políticos por suspeitas e sem provas deve ser abandonada definitivamente pelo STF.

  • As grandes revoluções e transformações são realizadas por poucos que tem a coragem de ir contra o sistema, Ricardo Lewandowsky é um exemplo, Ministro com “M” maiusculo que muito nos orgulha frente ao STF , por sua altivez e detentor de notório saber jurídico e acima de tudo, um ser que honra a toga que veste. Parabens e muito obrigada !

  • Faço minhas as belas palavras do Sr. Luiz Otávio P. Coppieters

    Parabéns Ministro por tudo que foi dito e pela sua coragem ao não se dobrar a um ditador.

  • Meus parabéns ao grande mestre da Justiça. Sabemos que a Justiça tem que ser feita com Justiça e não com teatro e espetaculo para agradar a midia.

    Abraço do admirador,

    Ricardo Hage
    Salvador BA

  • “Se você não consegue encontrar a paz dentro de si mesmo, você nunca irá encontrá-la em qualquer outro lugar.”

    A ridícula atuação teatral, de gosto duvidoso, demonstrada pelo STF no julgamento da Ação Penal 140 vulgo “Mensalão”.. envergonha o consciente povo braisleiro… e comprova que a atual Mídia Golpista (PiG) já não consegue mais eleger, nem derrubar um presidente da república, contudo, ainda coloca subservientemente de joelhos, juízes da Suprema Corte, no afã de seus ‘5 minutos de fama’ vingativa e vil… ou no auge de seus medos e incompetência.

    Obrigado Ministro Ricado Lewandowski por resistir bravamente!!!!! … certamente o senhor está em paz com sua consciência por não vergar-se aos desejos eleitoreiros de alguns de seus pares, nem ao jogo de vaidades e mentiras descaradas, que disputava avidamente um ‘papel de protagonista’ nesta triste teledramartugia do horário nobre, de outros.

    A história manterá registrados todos os seus feitos e lhe dará o devido reconhecimento!

    Meg Santos Souza – Rio Grande – RS

  • Ministro Ricardo,

    A decência não tem preço, só reconhecimento. Por isso, meu singelo apoio a sua conduta. A nação brasileira impávida fica do seu lado. Tenha certeza.

    Lucio Dias

  • Sou uma cidadã brasileira, e ouvi dizer que a condenação dos réus da AP 470 se devia a opinião pública que clamava por justiça, más me senti alijada de emitir a minha opinião, felizmente agora posso pelo menos fazer chegar a um dos seus ministros “a minha opinião pública”. Pois bem ministro Ricardo Lewandowksi, são seus pareceres, é o seu julgamento, é a sua postura, são os seus argumentos em fim é seu o julgamento é a sua voz que eu permito que entre no meu lar para deixar para os meus filhos e netos como exemplo de sobriedade, elegancia, educação e a verdadeira justiça, até o momento não há provas suficiente para se condenar ninguem. Ao ministro minha solidaridade e apoio.

  • Parabéns Ministro Ricardo Lewandowsky. Mesmo quando condena, faz com cortesia, educação, justiça e sem tripudiar (como vários) os réus. Impressiona-me sua valentia em não aceitar a submissão externa (Mídia) e interna (vaidade).

    Ao senhor, toda minha consideração de brasileiro.

  • Heroico Ministro Lewandowsky contra tudo e todos da mídia e colegas golpistas do STF. Estamos com vc. Continue assim GRANDE MINISTRO. Vc será lembrado para sempre por sua honradez e coragem!!!

  • parabéns Juiz Lewandowski. sua atuação tem sido brilhante. continue firme pois a verdade prevalecerá. V.Exa. dignifica a magistratura brasileira. defende o DIREITO e a JUSTIÇA e não a mera opinião publicada. aqueles que o criticam, – GLOBO-Estadão – FSP – Veja- , e que não representam o POVO BRASILEIRO, não sabem o que dizem e são meros rábulas e leguleios a lutarem contra inexistentes moinhos de vento. a luta continua e serás vitorioso. o panteão do STF lhe reserva especial lugar, ao contrário daqueles outros ministros que se juntam àqueles que condenaram Olga Benário, validaram o “golpe de 1964” ou o consideram como “necessário” , que deram HCs cangurús e libertaram médico estuprador. receba o meu aplauso e respeito, em especial por sua interpretação autêntica acerca da ” teoria de domínio do fato”.

  • Ministro Enrique Ricardo Lewandowski, obrigada pela coragem e decência manifestadas em sua atuação no julgamento da AP 470. Sua postura vai garantir a dignidade do STF.

  • Não basta saber diferenciar o certo do errado. É preciso também muita coragem e força de caráter para agir de acordo com o que acreditamos. Parabéns ao ministro !

  • O Ministro Lewandowski merece amlamente esta homenagem, por ter resistido a essa mídia sensacionalista de baixíssima qualidade. Hoje, as evidências de que não houve dinheiro público envolvido aparecem com clareza, o caso do MP está caindo aos pedaços e inocentes foram condenados… A parcialidade do MP e de muitos juízes se revelam com nitidez, e Lewandowski permaneceu firme, reto, sempre elegante. Bravo!

  • Parabéns Ministro! Cada palavra sua e cada posição adotada neste julgamento planejado, nos mostrou que Vossa Excelência não se vendeu e não se vende. Sua consciência e compromisso com os seres humanos que jurou defender estão de fato se concretizando. Continue coerente, porque há um povo que espera e conta com sua dignidade em defender o direito maior de qualquer cidadão :a liberdade! Que Deus o abençoe e ilumine com muita sabedoria . Estamos com o senhor!
    Cecília – Manaus -AM.

  • Parabéns, ministro Lewandowski, pela serenidade e coerência. A história escreverá com letras maiúsculas o nome daqueles que não se submetem a um aplauso fácil e à pressão midiática para a condenação de inocentes.

    • Parabéns Ministro Lewandowski, pela coragem, competência, seriedade e justiça com que conduziu este julgamento da ap 470, sem se deixar levar pela grande mídia. Conduziu o julgamento de forma justa! Vossa Excelência é digna de toda admiração e respeito da nossa sociedade.

  • Todo meu apoio a Lewandowsky, que nadou contra a maré o tempo inteiro no julgamento, e olha que as correntes marítimas eram fortes. Foi quem lutou para que o julgamento não fosse de exceção, e pelo que se viu, com notório saber jurídico e postura adequada que se exigem de um ministro do STF.
    Mas Eduardo, só há um senão: segundo o que o Walter Maierovitch escreveu no seu blog na Carta Capital on line, no artigo “Genoíno, Delúbio e Dirceu”, José Dirceu não foi condenado pela teoria do domínio do fato, mas uma série de elementos que ele registra, é só ir lá e ler. Se a condenaçao de Dirceu foi justa é outro papo, e se concordamos com o Maierovitch é ainda outro. Só fica o registro de que segundo o ex desembargador, a teoria do domínio do fato foi citada durante o julgamento, mas nao foi através dela que se condenou Dirceu.

  • “As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor daquele que domina sobre os tolos.” Eclesiastes, 9;v17.

    Parabéns, Ministro.

    Vossa Excelência reacende com honra a esperança no Direito.

  • Como cidadã e mãe brasileira presto minha homenagens ao Ministro Lewandowski pela lucidez, competencia e carater em sua participaçao no julgamento da AP 470. Fiquei mt impressionada e tranquila ao ver em sua manifestação nos votos q temos um ministro honrado e firme em sua tarefa de juiz. Obrigada em nome de td minha família, somos tds solidários e o apoiamos sempre.

  • minha incondicional admiração pelo magistrado que não vendeu sua consciência ao populismo midiático. O tribunal da História reconhecerá seu gesto.

  • Senhor Ministro Ricardo Lewandowsk, a nação brasileira agradece sua presença firme, justa, serena, esclarecedora, neste julgamento.Temos orgulho de te-lo como ministro do Supremo.
    Obrigada pela sua coragem e honradez .
    Peço a Deus que sempre o ilumine, e o proteja .
    Forte abraço,
    Ivete

  • A César o que é de César.
    Postura, conhecimento, comedimento, sapiência, calma, respeito, urbanidade. zelo, recato. Qualidades que todos os Ministros da Suprema Corte deveriam ter.
    Ministro Lewandowski, o senhor tem que se orgulhar de suas qualidades, posicionamentos e posturas.
    Eu, como cidadão brasileiro, me orgulho de reconhece-lo como Ministro do STF.
    PARABÉNS!

  • Parabéns ao ministro Lewandowski, pela seriedade e competência.

    Por não caído no conto da sereia dos barões da mídia, as quatro poderosas famílias que julgam no direito de submeter os milhões do povo brasileiro a seus caprichos.

    Que não se vendeu facilmente pela vaidade das capas de jornais e de revistas.

    Quando ministro do STF acredita que jornalões podem até cometer crimes, como o envolvimento da Veja com sequestro realizado por Cachoeira, como Ayres Brito e outros seguidores, justificando sob o véu da liberdade de expressão, aquela instituição se acovarda, se reduz.

    Brasileiros, que amam o Brasil, não devem se intimidar. Não devemos temer o achincalhamento diária que os jornais promovem com quem pensam de modo diverso aos interesses dos barões da mídia.

    Jefferson

  • Parabéns, Sr. Ministro Lewandowski. O Sr. não se deixou intimidar pela pressão da grande mídia. Certamente é um dos poucos que tem a consciência tranquila.

  • Excelentíssimo Senhor Ministro Ricardo Lewandowski, aceite o meu agradecimento e as minhas felicitações pela sua independência, coragem, equilíbrio e inequívuca demonstração de saber jurídico.
    V. Exa. honra a toga, Tribunal e ao país a que serve.

  • Parabéns, Vossa Excelência foi o único que justificou os seus conhecimentos jurídicos, e assim honrou a todos os estudantes de direito no País.

  • O Ministro Lewandowski cumpriu o seu dever como Homem e Juiz !

    Merece os Parabéns por NÃO ter sido FARSANTE e dissimulado como todos os outros.

    PS o Ministro Tóffoli embora tenha acompanhado o revisor em muito dos votos importantes, está devendo explicações em tantos outros.

  • O ministro Ricardo Lewandowski é realmente um Juiz do Supremo e honra o seu cargo.
    .
    É um prazer poder ter a chance de parabenizá-lo pela sua participação importantíssima, impecável e correta como revisor no desenrolar da Ação Penal 470.
    .
    Frente à pressão que foi feita sobre os juízes ( sabemos bem por quais motivos), ele honrou o Direito com sua atuação corajosa, suas atitudes dignas e seus discursos primorosos, que muitas vezes deixaram envergonhados seus pares durante o julgamento.
    .
    Parabéns, ministro!, o senhor manteve a nossa esperança de que, sim, existem verdadeiros juízes no Supremo e tornou-se um exemplo de como eles devem agir e se portar.
    .
    Muito obrigado!

  • V.Ex.ª Min. Lewandowsky,

    dada a atual situação do país, especialmente no que se refere ao Judiciário, faz-se mister louvar vossa conduta. Cabe encômio a conduta correta que é obrigação de todo e qualquer cidadão, mas que não é cumprida à risca por muitos, especialmente aqueles que podem causar maior dano, como juízes da Suprema Corte. Portanto, elogia-se o que era para ser um dever.

    Mas elogio maior cabe a sua honradez, honestidade e hombridade por manter-se fiel à Constituição e à verdade factual diante de tamanha pressão, de forças poderosas e origens diversas, independente dos riscos imediatos que pode sofrer. Em contrapartida, este manifesto é uma prova de que nem todos deixam-se levar pela sanha condenatória movida pelo ódio.

    As paixões não devem conduzir as ações humanas. Às ações racionais, o retorno, também racional, vem não só no momento, como neste manifesto, mas também será escrito na e pela História.

    Forte abraço,

    Luiz Otávio P. Coppieters

  • Folgo em saber que ainda há no mundo um homem honrado, com coragem e caráter inquebrantáveis como o Ministro Lewandowski. Pessoas como ele nos dão esperança de que nem tudo esteja perdido.

  • De há muito aguardo essa oportunidade de manifestar minha admiração por sua corajosa conduta nestes autos.
    Já o conhecia da Emplasa, 1978, quando tive a honra de ser sua “amiga secreta” extra-oficial. Ao vê-lo como ministro do STF, soube logo que havia pelo menos um confiável. Não errei. Aliás, acho que só há um juiz nesse julgamento, e muitos moralistas.

    Parabenizo dona Marisa Lula pela indicação feita. Não poderia ter sido melhor. Agora, é preciso acharmos outros como o senhor. Se eu fosse a presidenta, lhe perguntaria: “Você tem alguns amigos para indicar ?”

    Enrique, eu vi quando você se referiu a isto que só agora foi publicado. Que o próprio autor da teoria a tinha revisto em 1961. Eu ouvi, mas, seus colegas não. Deviam estar dormindo, como na última sessão, em que você lia uma entrevista dada pelo réu ao Correio Brasiliense, e foi interrompido pela pergunta: “quem falou isso ..” indicando que o presidente do STF devia estar com o pensamento longe quando você explicou, didaticamente, o que estava ler.

    Tanto quanto Dirceu você também está sendo um mártir: apenas um juiz para ajuizar a causa, e tantos para votar sobre o que ignoram.

    PARABÉNS ENRIQUE ! VOCÊ PASSARÁ PARA A HISTÓRIA DO BRASIL COMO UM EXEMPLO DE JUIZ A SER SEGUIDO PELAS NOVAS GERAÇÕES.

  • Ministro Lewandowski, parabéns por honrar o STF, o guardião da nossa Constituição, em nome do Estado Democrático de Direito. O seu nome já consta entre os grandes juristas desse país, pelo conhecimento, ética, pela sua ação e firmeza em não ceder ao circo midiático montado para a unanimidade no julgamento da ação 470, como foi o voto de muito dos seus pares, desrespeitando todos os verdadeiros princípios norteadores do direito.

  • Ao Ministro Ricardo Lewandowski, meus sinceros votos de que a decência,honestidade e competência de sua atuação no STF sirvam de exemplo e alerta à nova geração de juristas e estudantes de Direito para que todos aprendam como se deve fazer o dever de casa direito!
    Parabéns
    Cisneiro Andrade.

  • Minha admiração pelo ministro Lewandowski nasceu quando o vi (e ouvi) na televisão, apresentando o seu voto em favor das cotas nas universidades brasileiras. Assisti na íntegra ao seu discurso no STF, e o achei brilhante. Além de toda a sabedoria ali demonstrada, o ministro Lewandowski conquistou meu respeito e minha admiração pela sensibilidade que mostrou ao apresentar suas justificativas e seus argumentos. É, sem dúvida, motivo de orgulho para muitos brasileiros. Ali, aprendi a confiar em seus julgamentos. Por isso mesmo, ao ouvi-lo agora, nesse evento sinistro da Ação 470 (vulgo “mensalão”), tendo a considerar que os seus votos, sempre cercados de um cuidadoso arrazoado jurídico, representam de fato o verdadeiro sentido de justiça. Reafirmo, portanto, total confiança no discernimento do ministro Lewandowski. Para mim, ele é um juiz de verdade.

  • Ministro Ricardo Lewandowski,

    Vossa Excelência, de fato, é digno de estar na corte suprema de nosso país. A maioria dos seus colegas nos envergonham a cada voto proferido; como podemos compartilhar com a injustiça do voto dirigido unicamente para enlamear O Partido dos Trabalhadores? Se tais sentenças fossem baseadas na verdade e com provas irrefutáveis de culpa, teríamos que aceitá-las e ainda de bom grado; entretanto, o que vemos são decisões arbitrárias e que claramente ferem a constituição do Brasil. Até quando teremos que suportar calados? Quem julgará homens como Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes e seus iguais? Eles nunca tiveram um voto sequer da população brasileira, não têm, portanto, o direito de fazer política; o que é pior em tudo isto é a imensa sensação de impotência que toma conta dos brasileiros, já que aqueles a quem a mídia e “os Joaquins Barbosas” representam, são apenas uma pequena e poderosa parcela da população.

    Parabéns por sua coragem! Estamos com Vossa Excelência.

    Glória

  • Grande Ministro Lewandowsky!!! A reserva moral do judiciário brasileiro, um homem íntegro que não se curva a pressões baratas… nossa eterna gratidão ministro, uma luz em meio a tantas trevas.

    Valeu!

  • Agradeço, pela lucidez, observância do saber jurídico e pela tentativa de manutenção do “Estado de Direito”, que nos é tão cara, mesmo àqueles que o tripudiaram.

    Obrigado!!

  • A verdadeira recompensa pelos nossos atos honestos e corajosos, não é efêmera e temporária.

    Um dia o Sr. a receberá, e esta ficará grafada na História…

    Parabéns!

  • Todo apoio ao MINISTRO LEWANDOWSKI que julga pelos autos e à luz da Constituição, o que será do Brasil quando entre 11 ministros do STF podemos confiar plenamente apenas em um? Um faz odes à Ditadura, outro dá HCs às pencas para bandidos ‘brilhantes’ , outros dizem: “Condeno! Sem provas mas condeno!”, outro pra qq estalinho explodindo ele diz: “Tô com ele” e esconde atrás de JB, outro chama o partido escolhido por milhões de brasileiros de PCC, estamos a pé, sem cachorro e sem água com esse STF!

  • Prezado Lewandowski, obrigada por zelar pelo o nosso sonho frágil de justiça e não sucumbir à monstruosidade do poder elitista e caprichoso de seus pares. Apesar de não acreditar que foi o poder da mídia que provocou a histeria coletiva do STF, mas um poder maior e mais rentável, ainda assim, não minimizo a coragem necessária para enfrentar essa mídia, sozinho. Infelizmente, sua tarefa não terminou, pois, para resgatar sua própria imagem perante a sociedade, já que a maioria repete as manchetes sem nenhuma reflexão, o senhor tem que lutar para expor os casos reais de corrupção política e desvio de dinheiro público e junto com eles, expor a falácia do compromisso com a justiça que os demais ministros gritaram, cinicamente, como cortina de fumaça para perpetrarem o mais perverso golpismo sobre um governo genuinamente popular, como nunca tivemos antes. Em um país que se pretende democrático, os interesses de 11 criaturas não podem sobrepor-se ao interesse de milhões de brasileiros.

  • Parabéns ao ministro Lewandowski, pela seriedade e competência.
    Meus pêsames ao ministro Joaquim Barbosa.
    Veremos em breve quem será lembrado e quem cairá no ostracismo.

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu

  • Ministro Lewandowski, o senhor soube honrar e dignificar a Constituição Federal! Ao senhor dedico um pequeno trecho da “Oração aos Moços” de Rui Barbosa:
    “… Tenho o consolo de haver dado a meu país tudo o que me estava ao alcance: a desambição, a pureza, a sinceridade, os excessos de atividade incansável, com que, desde os bancos acadêmicos, o servi, e o tenho servido até hoje.
    Por isso me sal da longa odisséia sem créditos de Ulisses. Mas, se o não soube imitar nas artes medrançosas de político fértil em meios e manhas, em compensação tudo envidei por inculcar ao povo os costumes da liberdade e à república as leis do bom governo, que prosperam os Estados, moralizam as sociedades, e honram as nações.
    Preguei, demonstrei, honrei a verdade eleitoral, a verdade constitucional, a verdade republicana. Pobres clientes estas, entre nós, sem armas, nem oiro, nem consideração, mal achavam, em uma nacionalidade esmorecida e indiferente, nos títulos rotos do seu direito, com que habilitar o mísero advogado a sustentar-lhes com alma, com dignidade, com sobrançaria, as desprezadas reivindicações. As três verdades não podiam alcançar melhor sentença no tribunal da corrupção política do que o Deus vivo no de Pilatos”.

  • Prezado Ministro Ricardo Lewandowski

    Contamos com seu voto civilizatório quando a maioria do Supremo vergonhosamente absolveu os estupradores, torturadores, assassinos e mandantes da ditadura, acumpliciando-se aos crimes contra a humanidade.

    Contamos com seu voto civilizatório quando a maioria do Supremo vergonhosamente executa um julgamento de exceção, e abastarda a Instituição, transformando-a em Curral Eleitoral das elites escravocratas brasileiras.

    Parabéns, ministro, pelo NÃO ROTUNDO aos coronéis e jagunços que tentam nos arrastar de volta ao passado da casa grande e da senzala.

    Parabéns pela bravura, resistência, sabedoria e determinação.

    Parabéns, ministro Lewandowsky, por escrever tão belas páginas da nossa Justiça e da nossa História.

  • Vai aqui o meu ontegral apoio e a minha homenagem ao único ministroque honra a toga de magistrado no Supremo Tribuinal Federal. Como juiz e cidadão ele cumpriu, com rara coragem, a sua obrigação de oobediência à Lei.

  • A Sua Excia. Ministro Ricardo Lewandowski,

    Quero dizer que o considero em primeiro lugar JUIZ com tudo maiúsculo, com um caráter inquebrantável,
    uma honradez gigante, digno de seu cargo no STF, digno do salário que nós contribuintes lhe pagamos e tudo o mais que vem com ele; acompanho o julgamento da ação penal 470 quando não me dá asco, porém vejo trechos de sua intervenção e suas altercações com JB que são verdadeiras aulas de comedimento e altivez.
    Parabéns por ser o que é.

  • Parabéns Ministro Ricardo Lewandowski. Sua coragem, decência e senso de justiça, me faz crer que que ainda há juizes que defendem o Estado Democrático e de Direito. É alentador saber que nem todos curvam-se diante da opinião publicada de setores atrasados e golpistas desse país.

  • Tenha paciência, ministro. O senhor será o único a sair de cabeça erguida desse julgamento.

    Daqui uns 50 anos, esse julgamento do mensalão será leading case nas faculdades de Direito, servindo como parâmetro de como NAO deve ser feito em um processo judicial em matéria de processo penal.

  • Prezado ministro sr. Lewandowski,
    Permita-me cumprimentá-lo pela enorme coragem de enfrentar as enormes pressões que se lhe impuseram e jamais desviar-se do seu compromisso com a verdadeira Justiça e o Estado de Direito. Sua presença e atitude no Superior Tribunal Federal é o único estímulo que nos resta a fazer crer na Justiça brasileira. Obrigado!
    Atenciosamente,
    José Dias de Moraes Neto

  • Ministro Lewandowski, é com orgulho que me dirijo a V. Excia. prestando uma singela homenagem à sua postura de guardião do direito na Suprema Corte do país. Não sou advogado mas tenho vários amigos que são e emitem opinião contrária à maioria da opinião pública domesticada pela mídia do país e favorável a seu posicionamento altivo. Sua postura nos mostra como deve agir um verdadeira magistrado na sua função de julgar com independência. Tenho absoluta certeza que sua consciência está e ficará tranquila para o julgamento da história. Quase todos os outros ministros em breve sentirão vergonha quando forem confrontados com os erros jurídicos e muito mais com o escamoteamento da verdade existente neste nefasto julgamento apelidado de “mensalão”.
    Mesmo acreditando que a um Ministro do Supremo não se deve oferecer aplausos, quando se vê tanto apequenamento em seus pares, sou obrigado a oferecer um parabéns pela sua hombridade.

  • Ministro Lewandowski, Vossa Excelência transformou em arte o exercício de sua profissão. A estética de seus raciocínios e da serenidade com que os expunha foi belíssima! Parabéns pela coragem e competência!
    Obrigada por defender a nossa Constituição!
    Solange Alves Pinto

  • Sr. Ministro Lewandowski,

    Quero expressar minha admiração e meu apoio, por entender que o senhor (e, em alguns momentos também, o Ministro Dias Toffoli) sempre se pautou pelo estrito cumprimento de nossas leis, notadamente no julgamento da AP 470. A despeito de toda a artilharia midiática, o senhor tem mantido a sua postura, sua correição, por isso gostaria que soubesse que muitos de nós aqui, “do outro lado”, o temos em alta consideração e depositamos nossa confiança no seu bom juízo, no seu bom senso, e na retidão de seu caráter.
    Muito me orgulha contarmos com um ministro firme, que respeita e aplica as leis! Nossa Justiça está nas excelentes mãos do eminente ministro Lewandowski!

  • Sinto orgulho de meu conterrâneo, o Ministro Ricardo Lewandowski. Sábio e sereno, desafiou a arrogante e covarde estupidez dos dez títeres do STF. Ricardo Lewandowski, certamente, entrará para a história, pela porta da frente. Já as outras dez celebridades togadas amargarão as consequências de haverem escolhido vender sua honra e seu saber, se um dia os tiveram, à pseudo-elite escravocrata, entreguista e golpista de nosso país, em troca de chafurdarem, gordurosos e repulsivos em sua vaidade, na lama da duvidosa fama.

  • Valeu, lewandowski!! Brasileiros q se dão ao trabalho de checar informações estão do seu lado. e não são poucos.
    Obrigado! Hoje seus detratores foram desmascarados e a história lhe fará justiça

  • Foi com um sentimento de alívio que assisti ao desempenho desse ministro, pois estava disposto a não mais acreditar na Justiça Brasileira, da mesma forma que antes do Governo Lula acreditava que o Brasil não tinha mais recuperação.
    Parabéns, ministro Lewandowsky!
    O Senhor nos enche de orgulho e esperança que um dia teremos uma Justiça com J maiúsculo!

  • Senhor ministro, meus mais sinceros parabéns por se deixar guiar apenas pela Lei e por servi-la e honrá-la tão diligentemente, ao invés de se render a bajulação dos poderosos e dos que desprezam a democracia e nosso povo..

  • Temos certeza de que em nossa Corte, se há alguém que realmente faz jus a representatividade,este senhor é o Lewandowski. Todo e qualquer Ministro do STF que tem conhecimentos reais de sua importância e da importância daquela Corte,jamais irão julgar um caso,baseado único e exclusivamente pelos reclames midiáticos ou pseudos clamores das ruas. Parabéns Lewandowski, nossa Suprema Corte e país,sente orgulho por tua representatividade.

  • A Justiça não pode se curvar aos interesses corporativos ou de grupos de pressão.
    Julgar não é buscar subterfúgios jurisprudenciais para condenar ou absolver réus.
    É, antes de tudo, compreender o que foi lesado e se a conduta do réu contribuiu para a lesão.
    Julgar é, enfim, fazer Justiça e não, em nome dela, fazer justiçamento.

    Parabéns Ministro Lewandowski, você honra nossa Justiça!

  • O Ministro Lewandowski sempre se mostrou acima das vaidades de outros togados, mesmo antes de chegar ao STF. Sua coragem, sensatez e firmeza no seu julgamento baseado nos autos nos faz acreditar que ainda há juízes no Brasil.

  • A coerência, a firmeza e sobretudo o lado humano do ministro Ricardo Lewandowiski; como cidadã brasileira, tão logo, começarão as sessões do julgamento, liguei ao seu gabinete me solidarizando pelos ataques que ele vinha sofrendo; e aqui deixo mais um vez os meus parabéns, valeu ministro, tem todo meu afeto e respeito. E a você Edu, mas uma vez a nossa admiração.

  • Obrigado ministro Lewandowski!! Você deu uma demonstração de hombridade ao não se curvar àqueles que estão mostrando uma faceta que nos deixa extremamente preocupados! Aceite meus cumprimentos pela sua atuação, coragem e determinação!!

  • Ministro Lewandowski
    Agradeço em nome de toda a civilização ocidental por lutar pela preservação de 2500 anos de tradição de Direito, desde a Lei das Doze Tábuas até os dias de hoje. Por tornar-se o elemento de constraste que nos permitiu enxergar o quanto as instituições do nosso Poder Judiciário foram formadas sob a guarda da Casa Grande. Por não temer o linchamento, a desmoralização, a acusação de conivência para com a corrupção.
    Obrigado, ministro.

  • Parabéns Sr. Ministro, não pela decência, pois isso é obrigação de todo ser humano digno, mas pela coragem de denunciar e sustentar sua posição coerente e acertada, mesmo com seus pares tentando por toda maneira expô-lo ao vexatório para desestabilizá-lo.
    Parabéns pela firmeza que conduziu seu voto até o final. Rendo-lhe minha homenagem, singela, porem verdadeira, tão verdadeira quanto seu voto.

  • “Pessoas de caráter fazem a coisa certa não porque acham que isso irá mudar o mundo, mas porque elas se recusam a serem mudadas pelo mundo.” Michael Josephson

    Ministro Ricardo Lewandowski é a nossa luz de esperança na justiça, nesse julgamento de exceção político-partidário-máfio-midiático que vergonhosamente presenciamos.
    Como uma das inúmeras e incontáveis pessoas anônimas que admiram sua conduta, sinto-me representada maravilhosamente com a sua presença honrosa no tribunal de Salém.
    Ainda mais sendo constantemente atacado pelo morcegão vaidoso, que se acha e adora um barraco!!!

  • Min. Lewandowski

    Honra e respeito ao Sr. e a todo e qualquer juiz que, senhores do papel ao qual foram destinados, aplicam as leis vigentes em seus julgamentos. Com tal comportamento, o cidadão comum pode ter esperança que neste país, sempre existirá a possibilidade da justiça alcançar a todos de modo igual, antes até da Democracia ser efetivamente aplicada e usufruida.

    Parabéns.

  • A postura do Ministro Levandowski durante o julgamento da Ação Penal 470, prova que o Estado de Direito deve ser defendido em todos os seus graus.
    Parabéns, Ministro.

  • Sua Excia. o Ministro Lewandoswski, honrrou a todos que querem que a verdadeira justiça impere em nosso país. Parabéns pela dignidade e por não se deixar ser pautado por terceiros. Precisamos de mais ministros de sua envergadura.

  • Parabéns caro ministro, é de homens e mulheres firmes com você que essa República precisa. Continue firme e tenha certeza que estaremos aqui, lutando ao seu lado. Ao lado dos justos.

  • Ministro Lewandowski

    Assistir às sessões do STF, na Ação Penal 140, tem me trazido horror e perplexidade, ao constatar as condenações sem provas.
    Apenas o senhor tem lavado minha alma com sua coragem na defesa da Constituição Federal, sua coerência moral, conhecimento jurídico e altivez.

    Muito obrigada!

  • Obrigada Ministro Ricardo Lewandowski,, pela sua honradez, pelo seu caráter, o senhor tem lugar garantido na história por não se curvar aos desmandos, a sordidez da imprensa. Nós nos orgulhamos muito pela sua atuação altiva nesse malfadado julgamento.
    Atenciosamente,

    Maria Amélia Martins Branco

    Brasília-DF, 11 de novembro de 2012

  • Caro Ministro Lewandowski,

    Sua atuação no Supremo Tribunal Federal demonstrou que Vossa Excelência é o verdadeiro guardião da Constituição Federal : não se curvou às imposições midiáticas e conservadoras e soube, sempre, proferir seu voto de forma justa e equilibrada. Parabéns, Ministro, terá sempre a minha admiração !

  • Ministro Lewandowsk, parabéns pela forma justa e coerente como Vossa Excelência conduziu seu voto e suas argumentações, não deixando jamais se levar pelo poder da midia.
    Vossa Excelência é um exemplo para nossa tão desastrosa justiça.

  • O ministro Lewandovski não se rendeu à pressão midiática nem ao complô contra os réus do “Mentirão” do PT, dando uma aula de ética, cumprimento às leis e compromisso com o cargo que assumiu.
    Continue firme, ministro, pois daqui nada levaremos, exceto as nossas ações. O senhor foi é é um homem digno de respeito e de ser seguido por todas as pessoas. Parabéns.

  • Obrigada Ministro Ricardo Lewandowisk , tem meu apoio, este julgamento tem me deixado muito assustada, tento acreditar na justiça, mas não tá nada fácil, especialmente pela forma como seus pares estão se comportando.

  • Republicano sem dúvida e, acima de tudo, brasileiro. É preciso muita fibra pra enfrentar como enfrentou interesses poderosos e contrários ao Brasil, parabéns ministro. Acima de tudo a Justiça.

  • Parabéns ao ministro Lewandowski por obedecer a constituição, a lei e ser um veredeiro juiz, não um togado partidarizado que se diz juiz..

    Caro Eduardo, também li no Nassif e Azenha a noticia que o juiz Claus Roxin, mentor a teoria do dominio do fato achou um absurdo a decisão do STF. Isto não dá mais crédito para os reus solicitarem um novo julgamento? Quem sabe no tribunal internacional para desmoralizar de vez esta justiça partidarizada e societária brasileira?

  • A história tratará de restabelecer a verdade deste processo imposto pela imprensa golpista e, ao separar o joio do trigo, reconhecerá o ministro Lewandowski como o líder da resistência de um Judiciário digno e apontará Joaquim Barbosa. Gilmar Mendes e outros ministros como serviçais da mídia.
    Aliás, neste processo, Joaquim Barbosa assumiu o papel de capitão do mato, perseguiu os iguais para agradar a casa grande, neste caso a mídia e e elite.

  • Primeiro, Edu, o meu muito obrigada a você, por nos dar a oportunidade de prestar essa homenagem ao honrado Ministro!
    E então, agradecer ao Miinistro Ricardo Lewandowski o alento que nos tem dado, como única figura digna do cargo que ocupa em nossa tão esquisita “justiça” brasileira. Considero que estamos passando por um momento extremamente sensível da democracia em nosso país e me assusto imensamente com o poder da mídia sobre nossa sociedade. Se não fosse o senhor, Ministro, acho que já teria me desencantado de vez com o nosso tão importante STF!! Por favor, siga em sua missão de não permitir que entremos por um caminho que certamente será muito sofrido para todos nós que temos o ideal de um país mais justo, social e juridicamente!! Por favor, sinta-se acima de qualquer ofensa vinda de pessoas ignorantes e manipuladas pelos barões, são também filhos do Brasil e ainda não entendem o que está verdadeiramente acontecendo, mas o tempo e a luta incansável de todos os que têm o nosso ideal, vão nos ajudar a vencer mais essa batalha por nosso país. Mais uma vez, o meu muito obrigada!! Rezo pelo senhor todos os dias!!! Um forte abraço!!

  • Parabéns Ministro Ricardo Lewandowski. Vossa excelência dignifica o papel não só do STF, mas de todo o judiciário, perante um inacreditável bombardeio midiático. De pessoas de coragem assim é que a sociedade brasileira precisa.

  • Parabéns,

    Ministro Lewandowski!
    O Senhor honra a nossa Constituição, os códigos e orgulha o povo brasileiro que não se deixa manipular pela grande mídia vil do nosso país. O Senhor é juiz de carreira, competente, conhecedor das leis, homem íntegro e realmente possui o “notório saber juridico” . Não se curvou, não se omitiu e não se intimidou diante da grande farsa e dos seus pares que, ao contrário do Senhor, optaram em compactuar com um grande golpe montado, forjado, indecente que desmoralizou a Suprema Corte.
    O senhor, minsitro, nos orgulha pela sua integridade e ética, não compactuou com essa grande vergonha que foi forjada para punir homens de bens que deram a vida e possuem HISTÓRIA de ética, luta, de compromisso com a democrcia, com o povo brasileiro e com nosso amado Brasil.
    Avante, grande Brasileiro.

  • Parabéns Ministro Lewandowski. A história ainda lhe dará o devido valor, por ter sido àquele que, neste tribunal já considerado de exceção, não teve dobradiça na espinha moldada por uma mídia partidária, truculenta e golpista.

  • Fiquei muito angustiada nesse “julgamento” por ver o rumo tomado, mas ao mesmo tempo muito feliz por ver que no meio daquele “circo de horror” tinha uma pessoa que manteve-se íntegra !
    Enquanto houver uma única pessoa com integridade e carater a encarar com firmeza situações como essa e defender com coragem que a justiça , respiro aliviada.
    Obrigada, MInistro Ricardo Lewandowski !!!

  • Em um simulacro de tribunal que comparativamente aos seus congeneres nazistas é inferior em ética e conhecimento técnico ( tribunais nazistas não condenavam sem provam . Eles as forjavam , mas elas existiam nos autos ), o Sr. Lewandowiski apenas cumpriu o máximo paradigma da Justiça planetaria , quiça ” In dubio pro Reu ” .

    Provas , provas e mais provas . Tudo o que não existe contra os reus do chamado mensalão e que o Juiz Lewandowiski exigiu , como qualquer magistrado sério faria , diferentemente da súcia medrosa, incompetente e vaidosa que preferiu a genuflexão aos desejos mais sórdidos dos Baronetes da Imprensa Corrupta brasileira.

    Ao único Juiz de fato e de direito que pode ser reconhecido como tal dentro do picadeiro chamado STF , minhas cordiais saudações !!

  • Sugestão de verbete para os futuros dicionários de português (a despeito dos W e K):

    LEWANDOWSKI. S.m. 1. Decência; coragem; correção. 2. Adj. Diz-se do operador jurídico que, resistindo a pressões, respeita o estado democrático de direito.

  • TEM TODA MINHA APROVAÇÃO, CARO EDUARDO. E PARABÉNS PELA BELA INICIATIVA.

    APESAR DE TERMOS POUCOS HERÓIS NA NOSSA PÁTRIA, LEWANDOVSKI JÁ PODE SER CONSIDERADO UM EM NOSSA GALERIA.

    UM ABRAÇO.

  • Parabenizo o Min. Lewandowski por sua postura ética e corajosa em um momento de tanta pressão, onde o STF foi transformado em um show de horrores por parte de nossa imprensa bem como por ministros que não podem ver uma câmera e microfone e mandam a destilar ‘ridicularidades’. O comportamento digno do Min. Lewandowski dá esperança aos brasileiros que anseiam justiça e proteção de nossa constituição e jovem democracia. Parabéns Ministro! Que continue firme em suas convicções, honrando nossa mais alta corte.

    Anderson Farias
    Recife, PE

  • Parabéns Ministro Lewandovski, vossa Excelência realmente fêz um julgamento técnico e com absoluta competência sem se intimidar com os clamores da grande mídia, que queriam a todo custo condenações sem provas nos autos. Vossa Excelência demonstrou que ainda temos juízes que merecem a toga que usam.

  • Em nome de milhões de brasileiros sem acesso a internet quero parabenizar o Ministro Ricardo Lewandowski por sua conduta corajosa e impecável. Que seja exemplo para os deslumbrados do STF.

    • O senhor ganhou o respeito e admiração de milhares de brasileiros pela coragem, sensatez e justeza no julgamento da AP 470. Parabéns Ministro, sua participação ficará registrado na história. Que sirva de aprendizado para os estudantes de direito.

  • Ao Sr. Ministro Ricardo Lewandowski meus sinceros votos de continuidade de seus atos de competência, ombridade e dignidade perante ao STF. E que tais atos sirvam de exemplo à nova geração de juristas, advogados e estudantes de direito. Ao que parece,ou são muito alienados ou estudam na escolinha do Sr.Gilmar Mendes.
    Parabéns.
    Cisneiro Andrade.

  • Parabéns Ministro Lewandovski por sua coragem em não se deixar contaminar pela manipulação midiática.Continui agindo de conformidade com as leis vigententes, a ética e a sua consciência!!! A Democracia agradece!!!

  • Parabens, Sr. Ministro. O Sr. demonstrou um juíz de categoria e conhecimento. Honra a cadeira que ora V.Exa. ocupa no STF, apesar de alguns de seus colegas não servirem sequer pra juiz de futebol. V. Exa. deu um verdadeiro show de conhecimento e seriedade.

  • Continue com esta postura Sr. ministro, postura digna de alguem que defende a justiça acima de tudo.
    É possivel resgatar a crença da justiça brasileira, parabens.
    Continue mostrando ao Brasil a dignidade, a honra e a defesa da constituição.

  • Parabéns, ministro Lewandovski por apoiar na corte, “sozinho” , o estado de direito brasileiro. Obrigado por nos representar com argumentos consistentes, serenos, bem fundamentados e por suas atitudes republicanas. E mais, aprendi com você que numa democracia, todos são inocentes – até que se prove contrário…
    Graça

  • Parabéns, Ministro, por não se deixar levar pela pressão do poder que domina o país há 500 anos. A esperança venceu o medo. Tenho muitas esperanças que o nosso país seja a cada dia que passa, um país de todos.

  • tanto o ministro como o jose dirceu sao pessoas que engrandecem o brasil, fico envergonhado de nao poder ajudar figuras como estas,visto que somente temos blogs como estes para protestar pois os partidos que caberiam nos representar em favor de pessoas como estas , nao se manifestam com medo do pig.
    ministro pessoas como o senhor engrandecem o brasil, Petistas tomem vergonha na cara e façam seus representantes sairem das trevas que se encontram e lutarem contra o que esta acontecendo

    lei dos medios ja

  • Prezado Sr Ministro Ricardo Lewandowski, gostaria de expressar meus sentimentos com relacao ao seu
    trabalho realizado durante o julgamento do chamado “Mensalao”.
    Desejo que outros possam seguir nesta mesma carreira com a mesma classe com que foi seguida pelo senhor.
    Grata

  • Parabéns Ministro Lewandovski por sua coragem em não se deixar contaminar pela manipulação midiática.Continue agindo de conformidade com as leis vigententes, a ética e a sua consciência!!! A Democracia agradece!!!

  • Meu respeito e apoio ao Ministro Lewandovski na sua luta durante a AP 470 e para questionar seus pares na exdruxula alicação da teoria do domínio de fato.
    Respitosamente.

  • Meu mais profundo respeito ao Ministro, pela coragem de se manter fiel à verdade dos fatos, indo contra a maré condenatória que tomou conta dos incautos, sem se deixar intimidar; pela dignidade com que enfrentou os achincalhes decorrentes de sua postura correta, serena e altiva; enfim, por ter atuado, nesse julgamento midiatizado, como um juiz, na acepção da palavra.
    O País necessita de muitos outros Lewandowski.

  • Único a fazer justiça com seriedade e decência, não se deixou levar pela vaidade e elogios fáceis dessa mídia partidária. Parabéns Ministro Ricardo Lewandowski.

  • Parabéns, Ministro Lewandowski, pela coragem de enfrentar um batalhão de indivíduos que temem a aplicação correta da lei e se locupletam com a midia mais escandalosa que o Brasil já teve desde 1808.

    Estendo os cumprimentos e respeito da minha família. Avante, estejamos sempre ao lado da justiça e do direito de sermos, todos, dignos e honrados.

  • Parabéns ministro Lewandowski, está entrando para história do país como um personagem lúcido, honrado, competente e consciente. Obrigada.

  • Parabéns Ministro, o Sr. tem mostrado como é ser coerente e discordar sem perder o equilíbrio e a educação. É uma pena que os demais ministros se interessem mais pelos holofotes da imprensa.

  • V. Exa. não está sozinho, ministro Lewandovski, ainda há cidadãos de bem que o aplaudem pela sua coragem e respeito âs Leis!!! Conte sempre com minha admiração e solidariedade!!! Um abração!!!

  • Bravo Ministro Lewandowski, quero parabenizá-lo principalmente por defender o seu nome e a sua honra ao julgar de acordo com os autos e com a sua consciência e não de acordo com a mídia e a opinião publicada. O senhor terá sempre o meu respeito e a minha admiração.

    Mais uma vez, meus parabéns, Ministro! Se eu fosse sua filha teria um orgulho sem fim do senhor.

  • Ministro Lewandovski.

    Eu e todos os meus familiares, com respeito e admiração enviamos
    á V.Excia. Nossos votos de apoio pela coragem, destemida postura e
    autoridade, perante seus pares e a Nação.
    V.Excia. é digno do nosso maior respeito e admiração.
    Estamos indignados pela falta de respeito, descortesia e inconveniência
    com que tratam o ínclito Ministro.

  • Senhor Ministro Levandowisk: A sua serenidade e coragem para enfrentar aqueles que ocupando altos cargos se julgam donos da verdade e buscam intimidar a sociedade com suas palavras devido às interpretações erradas inconscientemente ou quem sabem conscientes, serviram e espero que continuem servindo de exemplo para todos nós e principalmente para quem têm o poder julgar as pessoas, colocando em risco a sua liberdade. Se hoje o Brasil respira o clima da democracia que aqui reina é porque somos beneficiários daqueles que em algum momento do nosso passado tiveram a coragem de lutar por ele; da mesma forma que hoje V.Excia. demonstrou a coragem moral para enfrentar opiniões divergentes da de V.Excia. naquele colegiado que é o STF.” Parabens pela sua postura e pelas decisões que foram tomadas por V.Excia., mas permita-me fazer um questionamento. Agora que o proprío autor da teoria do fato disse que o STF empregou-a de modo erado, como fica esse julgamento?
    Quando o povo brasileiro falar em liberdade, creia V.Excia, .o seu nome estará ligado a essa palavra .
    Permita-me encerrar estas minhas palavras usando uma frase de Sócrates, orador ateniense, diante dos corpos dos jovens mortos em batalha pela sua cidade Atenas “Não há felicidade sem liberdade e o fundamento da liberdade é a coragem”.V. Excia demonstrou a coragem moral da qual é possuidor e aqui eu demonstro a minha gratidão e tenho absoluta certeza que são homens como V.Excia.que nos dar confiança no futuro para vivermos sem medo de falsos interpretadores da lei.

  • Justiça seja feita. O ministro Lewandowski foi o único a não aderir aos “aplausos fáceis” e aos elogios opotunistas da grande mídia. Não se vergou diante de interesses escusos de grupos políticos que cultivam interesse direto no resultado do julgamento (leia-se direita demotucana). Por isso, merece o respeito do povo brasileiro. Parabéns ministro!

  • Ministro Ricardo Lewandowski,

    Seu voto é uma aula de argumentação internamente concatenada, com ensinamentos para fora, para gente como eu, que insiste em continuar a acreditar nas instituições do meu país.

  • Sempre admirei a postura sóbria, embasada pela ética e pelo cumprimento do Direito, do ministro. Firme, mesmo ciente da pressão da mídia, foi indiferente aos holofotes e imune às tentações da fama vazia oferecida pela grande imprensa. O ministro Lewandowski, típico dos grandes homens em situações delicadíssimas, só ouviu sua consciência – mesmo sabendo que seria crucificado.

  • é um orgulho a ética e firmeza deste juiz, que nao submete-se a presso da midia, faz o que realmente julga ser a verdade e a razao. Obrigado, pessoas como ti ainda nos da esperança.

  • Ministro Lewandowski.

    Espero que as consequentes apelações e a história revelem a sua enorme importância e a sua luta contra os estupradores da Constituição Brasileira. O sr. tem o apoio de mim e de toda a minha família.

  • Parabéns Ministro, são Homens como o senhor que precisamos para que se tenha uma justiça séria no Brasil, não se deixou intimidar pela imprensa e respeitou a nossa Constituição. O povo brasileiro agradece.

  • O mundo do juiz é o mundo dos autos. Lewandowski foi o único que agiu segundo esse aforismo. A posição do revisor é a de dar mais uma chance ao réu de única instância como foi o STF, erradamente no caso do núcleo político, pois já não tinham mais mandatos e, exercendo o contraditório com o relator, foi hostilizado grosseiramente por este várias vezes. Confraternizo-me com Lewandowski por sua postura decente.

    • Até quando vamos ter que aturar esta mídia parcial e mentirosa? Ora, até quando temos que ficar com esta sensação de minoria, quando na verdade esta mídia é que representa a minoria – afinal, com toda a parcialidade, não conseguem eleger quase mais ninguém!!

      Parabéns ao Lewandowski.

    • Ministro, quero parabeniza-lo por sua postura diante do que vem ocorrendo em nosso pais. Precisamos de pessoas “nesse meio” igual ao senhor, que não se ajoelho ao grande poder/mídia, que infelizmente o seu colega de toga, o qual o admirava muito e esperava que este senhor que veio de origem humilde, como eu, jamais se ajoelhasse ao poder da classe dominante/mídia, creiamos que por vaidade, o qual a mesma o esquecerá, apenas está usando-o. Pedimos que não se perca no caminho, continue honrando sua profissão, siga sua consciência e será lembrado por o que sr é, e não o que foi, parabéns.

  • Tem o meu apoio incondicional.
    O Sr. Ministro tem sido lúcido e equilibrado.
    Uma garantia para a nossa democracia sempre tão ameaçada pelos que deveriam defendê-la.

  • Minhas felicitações ao Ministro Lewandovski por sua capacidade técnica, saber Juridico, e serenidade intelectual. Ao magistrado não é dado se curvar ao clamor da TURBA, que dira ao do PIG e seus asseclas. O magistrado deve se ater às provas e a Lei, sob pena de configurar um linchamento, ainda que resvestido de “devido processo legal”.

    Marco Antonio Quirindo dos Santos

  • Ministro Ricardo Lewandowsky, magistrado sereno, que julga tecnicamente, rente aos fatos, de acordo com sua consciência, sem preocupação de agradar ou desagradar a quem quer que seja. Um exemplo de magistrado, sem a raiva hidrofóbica do Joaquim Barbosa, sem a militância política indecorosa de um Celso de Mello ou de um Gilmar Mendes em seus votos, sem a vaidade obscena de um Marco Aurélio de Mello, e sem o exibicionismo melífluo da retórica do decepcionante Ayres de Britto, que se rebaixou à condição indigna de vassalo da mídia tradicional, ao fazer coincidir desavergonhadamente o julgamento da AP 470, que se tornou de exceção, para atingir determinadas pessoas e aniquilar determinado partido político. TENHO O MAIOR ORGULHO DO MAGISTRADO RICARDO LEWANDOWSKY.

  • Excelentíssimo Ministro Lewandovski

    Parabéns pela sua lucidez, pelo seu notório saber . Vossa excelência é um homem digno de ocupar o STF. Essa é a opinião de toda a minha família, e amigos. Força Ministro, que a justiça, a verdadeira justiça seja feita.
    Jussara Seixas

  • Ministro, sua seriedade sustenta a credibilidade do STF. Me surpreende o que está acontecendo ali, onde se está deixando o passional assumir a cena. Que o Judiciário tenha a capacidade de utilizar esse episódio para amadurecer.

  • Parabéns professor Lewandowski! Admiro o senhor tanto pelo seu trabalho na academia quanto por sua coragem em não trair os seus princípios e buscar sempre a Justiça apesar da forte oposição da mídia. Com certeza um dos maiores juristas brasileiros!

  • Minha heroina esta hospitalizada,,minha mãe,mas apesar disso eu não poderia deixar de dar meu apoio a este cidadão brasileiro Ricardo Lewandowsk,obrigado !!!

  • Parabéns Ministro Lewandowski pela isenção e coragem ao se contrapor aos capachos togados da mídia e das elites historicamente golpista deste país. Esperamos que a História também lhe faça justiça, mesmo diante de tantos escribas comprometidos com a mentira e a manipulação dos fatos. A sua postura correta demonstra que poucos merecem estar ao seu lado no STF.

  • Sua Exa., o Ministro Ricardo Lewandowski, é um jurista de apuradíssima técnica e fortes argumentos, o que, infelizmente, não se pode dizer de alguns colegas dele no STF. E momento algum procurou holofotes da mídia nativa, que sempre recaem sobre o atual parquet e outros afetos juízes do supremo, que, não se sabe a razão, são constantemente entrevistados e laureados pela mídia oligarquista.

    Parabéns ao Ministro Lewandowski, ainda se pode ter esperança na justiça!

  • Parabéns Ministro Lewandowski, pela sua atuação no julgamento da Ação Penal 470, sempre pautada nos autos e na Constituição Federal, não se deixando influenciar pelos holofotes de uma mídia partidária e que em nenhum momento reflete o pensamento da maioria dos brasileiros que eles acham que podem representar. Destaco o seu notório saber jurídico, demonstrando sempre com a devida coerência e fundamentação como se faz justiça. Não se deixe abater e não se intimide pelos que querem mascarar as verdades factuais, tentando levá-lo ao constrangimento em um julgamento que se mostrou de exceção. A História sim, esta lhe fará justiça!

  • Ministro Lewandowski,

    O STF pretendeu, na Ação Penal 470, julgar a Ética no Brasil. Sobre isso, V. Excia. deu uma verdadeira aula em seus votos. Sua revisão foi o contraponto necessário e corajoso num julgamento que desgraçadamente tomou ares políticos, de exceção, perpetrado pela pressão ignóbil de uma ou duas famílias proprietárias da mídia grande no Brasil. Parabéns, o senhor honra os brasileiros que lutaram pelo Estado Democrático de Direito enquanto esta mesma mídia se acumpliciava e auferia lucros com o arbítrio.

  • Prezado Eduardo: peço seu especial favor de substituir no meu comentário das 19:10 onde se lê Sócrates orador ateniense, Leia-se Pericles orador ateniense
    A frase de Péricles esta no Livro A História da Guerra do Peloponeso, escrito po Tucídides.Peço mais uma vez que seja feita a devida correção. Obrigado, Valdir

  • Sr. Ministro,

    Parabéns pela manutenção da firmeza de propósito no cumprimento da lei..

    Peço que o senhor faça o possível para DESFAZER esse conluio de seus colegas associados à oposição midiática ao governo federal do Partido dos Trabalhadores, conluio que permitiu a condenação de inocentes.

    A OPORTUNIDADE de cancelar essa ação fraudulenta está no pedido do Sr. Martius Sávio, advogado de defesa de Henrique Pizzolato (pedido de vistas em 31/10 e até agora negado por Barbosa), condenado como responsável por atos que só eram possíveis através de comitês administrativos no BB (sobre Visanet). O seu colega Sr. Barbosa, escondeu o fato da ação penal em questão (470), em ato evidente de manipulação com claro intuito de julgar de forma arbitrária o réu. Além disso, o fato escondido de vocês ministros é o que embasa a ideia equivocada de desvio de dinheiro público para suposta corrupção do PT.

    Aliás, pergunto ao senhor? O presidente do supremo não poderia ser condenado por fazer uma coisa tão grave e ilegal como esta? Quem julga um ministro do STF?

    Obrigado e mais uma vez parabéns pela postura coerente com a de um ministro do STF.

    William Mendes
    Bancário e cidadão

  • Excelentíssimo Sr. Ministro Lewandowski,

    Meus respeitos e minha consideração. A História já lhe é reconhecedora da sua valentia.

    Se não fosse por Vossa Excelência presente no STF estaria eu pronto para desacreditar no Estado de Direito.

    Um abraço, de

    Gilvan Ramos

  • Eu não poderia deixar passar essa oportunidade de confratular-me com nosso mais querido MINISTRO: Ricardo Lewandowski. ELE é o nosso querido Ministro WANDO, o correto, o justo, o magnânimo e, por isto, um verdadeiro sábio.

  • Teórico do domínio do fato repreende STF
    Enviado por luisnassif, dom, 11/11/2012 – 10:03

    Por Sanzio

    Em tempo, o Min. Lewandowski já tinha advertido o Plenário, durante a condenação de Dirceu, que havia distorção indevida do pensamento de Roxin. Agora, como se vê, o próprio desautorizou o Supremo

    Da Folha

    Participação no comando de esquema tem de ser provada

    Um dos responsáveis por teoria citada no julgamento do STF, jurista alemão diz que juiz não deve ceder a clamor popular

    Daniel Marenco/Folhapress

    Claus Roxin, que esteve há duas semanas em seminário de direito penal do Rio

    Da Folha

    Insatisfeito com a jurisprudência alemã -que até meados dos anos 1960 via como participante, e não como autor de um crime, aquele que ocupando posição de comando dava a ordem para a execução de um delito-, o jurista alemão Claus Roxin, 81, decidiu estudar o tema.

    Aprimorou a teoria do domínio do fato, segundo a qual autor não é só quem executa o crime, mas quem tem o poder de decidir sua realização e faz o planejamento estratégico para que ele aconteça.

    Roxin diz que essa decisão precisa ser provada, não basta que haja indícios de que ela possa ter ocorrido.

    Nas últimas semanas, sua teoria foi citada por ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do mensalão. Foi um dos fundamentos usados por Joaquim Barbosa na condenação do ex-ministro José Dirceu.

    “Quem ocupa posição de comando tem que ter, de fato, emitido a ordem. E isso deve ser provado”, diz Roxin. Ele esteve no Rio há duas semanas participando de seminário sobre direito penal.

    Folha – O que o levou ao estudo da teoria do domínio do fato?

    Claus Roxin – O que me perturbava eram os crimes do nacional socialismo. Achava que quem ocupa posição dentro de um chamado aparato organizado de poder e dá o comando para que se execute um delito, tem de responder como autor e não só como partícipe, como queria a doutrina da época.

    Na época, a jurisprudência alemã ignorou minha teoria. Mas conseguimos alguns êxitos. Na Argentina, o processo contra a junta militar de Videla [Jorge Rafael Videla, presidente da Junta Militar que governou o país de 1976 a 1981] aplicou a teoria, considerando culpados os comandantes da junta pelo desaparecimento de pessoas. Está no estatuto do Tribunal Penal Internacional e no equivalente ao STJ alemão, que a adotou para julgar crimes na Alemanha Oriental. A Corte Suprema do Peru também usou a teoria para julgar Fujimori [presidente entre 1990 e 2000].

    É possível usar a teoria para fundamentar a condenação de um acusado supondo sua participação apenas pelo fato de sua posição hierárquica?

    Não, em absoluto. A pessoa que ocupa a posição no topo de uma organização tem também que ter comandado esse fato, emitido uma ordem. Isso seria um mau uso.

    O dever de conhecer os atos de um subordinado não implica em co-responsabilidade?

    A posição hierárquica não fundamenta, sob nenhuma circunstância, o domínio do fato. O mero ter que saber não basta. Essa construção [“dever de saber”] é do direito anglo-saxão e não a considero correta. No caso do Fujimori, por exemplo, foi importante ter provas de que ele controlou os sequestros e homicídios realizados.

    A opinião pública pede punições severas no mensalão. A pressão da opinião pública pode influenciar o juiz?

    Na Alemanha temos o mesmo problema. É interessante saber que aqui também há o clamor por condenações severas, mesmo sem provas suficientes. O problema é que isso não corresponde ao direito. O juiz não tem que ficar ao lado da opinião pública.

  • Ministro Lewandowski

    Naquele espetáculo degradante protagonizado pela mais alta corte do país, o Sr com sua coragem e honestidade foi a surpresa boa que nos fez ainda acreditar que nem tudo está perdido. Parabéns Sr. Ministro. O senhor é um grande exemplo a ser seguido.

  • Parabéns Ministro. A postura do julgador nunca pode ser a do povo, sempre sedento pelo sangue que lhe oferecem em praça publica.

    Rogério Leal Guimarães.
    Advogado, Torres, RS.

  • Grande Ministro:
    Mostrou cultura jurídica sólida, coragem e altivez. Diferente dos que se agacham fácil diante do poder da mídia. Parabéns, Ministro.

  • Apoio o Ministro Lewandowisck .
    Quanto aos outros eu tenho medo.

    Eu ia ler os últimos posts, mas este blog está intrafegável há uns 3 dias: lento, pesado e demora demais pra mudar a página.

    Volto outro dia.

  • Ministro Lewandowski

    Naquele espetáculo degradante protagonizado pela mais alta corte do país, o Sr com sua coragem e honestidade foi a surpresa boa que nos fez ainda acreditar que nem tudo está perdido. Parabéns Sr. Ministro

  • Ministro Lewandowski

    Naquele espetáculo degradante protagonizado pela mais alta corte do país, o Sr com sua coragem e honestidade foi a surpresa boa que nos fez ainda acreditar que nem tudo está perdido. Parabéns Sr. Ministro

  • A partir da altivez com que o Ministro Ricardo Lewandowski contraditava a aplicação da Teoria do Domínio do Fato na AP 470, eu sabia que havia algo de errado com sua interpretação pelo relator e seus apressados seguidores. Está de parabéns, portanto, a Justiça. A Justiça de Ricardo Lewandowski. Parabéns, Ministro!

  • A balança jurídica do STF estava adulterada, mas Lewandowski com sua sabedoria aferiu-a, a vinda de Clauss Roxin ao Brasil serviu apenas de ilustração. Com louvor assino este manifesto em apoio a esse grande jurista, Parabéns!!!!!!!!!!!

  • Ministro e Professor Lewandowski pautou seu juízo pela Constituição Federal e não pelos holofotes da midia partidarizada.
    Parabéns pela lucidez e honradez.

  • Quero agradecê-lo pela sua honra e coragem e por manter-se firme na defesa do estado democrático de direito. Gostaria de acreditar que pela gravidade do mal uso do “domínio do fato” alguns ministros possam revisar seus votos.

  • O ministro Ricardo Lewandowisk não só demonstrou imparcialidade ao julgar os réus do mensalão como também demonstrou-se reto, distante e sem prestar votos aos clamores da mídia e da “sociedade” a quem essa mídia presta favores. O STF merece Lewandowisk, o Brasil também, pena que ele é único entre tantos outros que se promiscuam diante dos holofotes da imprensa.

  • Todos os brasileiros que realmente vislumbram uma democracia de verdade devem produzir fluxos com estas informações para desenvolvermos uma grande rede educomunicativa de esclarecimento sobre o Supremo partidarizado.

    Está ficando muito claro que é no Supremo que as forças reacionárias do País vão agir para tentar dar marcha-ré nos avanços sociais.

    Este manifesto de solidariedade a Lewandowski é uma iniciativa de grande significação para propagação de rizomas informacionais sobre o Brasil e as tentativas de golpes.

    Parabéns, Eduardo Guimarães pela iniciativa.

    Parabens ao Juiz Lewandowski que não se encantou com o ouro de tolo da publicidade fácil oferecida pela mídia global.

  • Eu gostaria de parabenizar o ministro, ele é um homem de coragem por enfrentar a grande mídia, não se deslumbrou por câmeras onde muitos dos seus pares ao ve-la, correm pra serem filmados e soltar papagaiadas pra própria, é um ministro que mantem as convicções, condenou quem tinha culpa nos autos e absorveu quem não tinha. Ele tem todo meu respeito.

  • Estou com o ministro Ricardo Lewandowski
    Como pode ter teoria do fato, onde não há fato comprovado?
    Isso só pode acontecer em mentes partidarizadas que querem julgar politicamente.
    O futuro vai denegrir os esses juízes políticos e exaltar quem julga pela lei.

  • Ministro, o senhor nos da força e faz ter um sentido a luta da sociedade pluralista, pela democratização dos meios de comunicação, aos quais o senhor não se curvou, e isso nos enche de orulho de ser Brasileiro. Obrigado e Parbéns Ricardo Lewandowisk.

  • Ministro Lewandowski a sua extraordinária coragem é um exemplo para todos os brasileiros que optam ou já optaram pela carreira do Direito. Assisti todos os seus grandes momentos de atuação no julgamento da Ação Penal 470. O senhor se contrapôs ao caminho do elogio fácil e a fama efêmera. Tenho 62 anos e não sou nenhum analfabeto e confesso que eu não teria estrutura psicológica para suportar as agressões do ministro Joaquim. Lamento apenas a fraqueza do ministro-presidente Ayres Brito que minimizou todos os arroubos grandiloquentes do Joaquim e dos discursos sauloramistas do ministro Celso de Mello. Parabéns Ministro Lewandowski.

  • Os homens honrados não agem em troca das honrarias. O reconhecimento dos acertos pela maioria da população virá depois que cessar a idéia de justiçamente. Como simples cidadão, presto-lhe minhas homenagens, humildes como eu, porém sinceras.

  • Parabéns Ministro Ricardo Lewandoski. O Sr mostrou coragem, honestidade, humanidade. Não está usando o seu poder para aliviar seus racores e mágoas. Está usando de sua cátedra baseada em provas e não segundo o interesse da casa grande. A história fará justiça a seu nome. Que Deus te abençoe.

  • Ministro Lewandovisk , remar contra a maré como V. Exa. remou talvez seja uma das atitudes mais difíceis e corajosas de um ser humano. Engrandece a sua pessoa, engrandece a Justiça Brasileira. Emociona quem acompanhou sua dignidade e serenidade. Não nos conhecemos, nem somos amigos, mas fica aqui o meu abraço, minha admiração e carinho. Coragem, você tem muito mais aliados do que pode imaginar.

  • A grandeza de lewandowski nao estar so em ele enfrentar os seus pares no supremo tribunao de excessao onde muitas vezes ele mostro os erros do processo, so nao viu quem estava mal inencionado, Mas a sua maior luta foi contra o predominio estrangeiro no Brasil, que é quem estar por traz de toda essa montagem. Ele ENFRENTOU o PIG, enfrentou politicos, e muitas vezes os olhasres da classe elite do Brasil, que sempre nos olhou com desdenho, como ele é uma pessoa de nivel alto frenquenta restaurantes de bons niveis, e la é que estar tambem a toga da elite, aqueles que sempre andaram dando golpes no país e nunca foram incomodados, é por isso que eles estao sendo contra lewandowski, como é o caso da dona da DALU que nunca foi incomodada e no governo de FHC deu 100.ooo em roupas a sua mulher. mais no governo de Lula onde essa mesma elite e pig diz que tem corrupçao ela foi para a cadeia, nao existe ai um paradoxo, onde estar mesmo a corrupçao serao que é num governo que mudou o país. Esses ultimos tempos tenho ido a Previdencia social para ver se consigo a pensao de meu irmao por invalidez, fiquei surpreso com o atendimento, as assistentes sociais bem educadas, me trataram me ajudaram, nao precisei pergar filas interminaveis como era no governo de FHC, meu atendimento foi marcado com antecedencia no dia cheguei la e fui atendido, como se pode negar os avanços que este país alcançou na era LULA/DILMA

  • Parabéns ministro pela postura, seriedade, por seu conhecimento jurídico, pelo bom senso , por ser atento e equilibrado e não se deixar levar pela gritaria daqueles que querem avacalhar a Justiça ,usá-la para fazer sua vingança e desmoralizar a cidadania.

  • É por sua causa que ainda tenho esperança na justiça! Nós que esperamos ver a justiça realmente feita lhe damos os parabéns Ministro Lewandowski. E obrigada por lutar com toda a sua força por justiça! Não defendo ninguém a não ser as lei que foram totalmente desreipeitadas por alguns ministros! E não se calou diante desse grave fato como outros ministros fizeram.

  • Ministro Lewandowski, Parabéns.
    O seu exemplo me faz continuar acreditando na possibilidade de construirmos uma sociedade livre, justa e solidária.
    Muita paz, saúde e prosperidade. Muito Obrigado.

  • Parabéns ministro, sou sua fã, o melhor ministro do STF. Torço para que em breve, seja presidente do STF.

    Marta Martins dos Santos
    Ceilandia – DF

  • Parabéns, Ministro Lewandowski,

    Enquanto os medíocres buscam o brilho fugaz da ribalta midiatica, os grandes homens sabem aguardar pelo brilho duradouro da História, mesmo que para isso tenham de suportar o achincalhe e a incompreensão dos manipulados.
    Quando a verdade prevalecer – e sei que prevalecera – saberão todos quem soube honrar a Justica, enfrentando com altivez e serenidade a conspiração da mediocridade.

    Andre Passos
    São Paulo

  • Parabenizo o ministro Lewandowski, por sua coragem, por não ter se dobrado ao brilho fácil e falso da mídia. Não é verdadeiro afirmar que a opinião pública está ao lado do Joaquim Barbosa, a opinião publicada, sim. Se a nossa opinião não é pública, então o que é? Se por onde o Lewandowski anda existem mais oposicionistas, vá para as ruas ministro, nós estaremos lá para cumprimentá-lo. Obrigada por mostrar a verdade.

  • Parabéns Senhor Ministro!

    O tempo vai mostrar quem têm razão. Sabemos que não foi apenas um erro de interpretação, e sim vingança contra o ex-ministro José Dirceu. Quero ver se isso, depois de tomar dimensões internacionais. Aí todo mundo vira santo. Sabemos uma das emendas votada na época tratava-se da reforma previdênciaria que atingia diretamente os privilegios dos magistrados. E eles não esqueceram disso. Principalmento o Excelentissimo Senhor Celso de Melo.

    Mas a história fará justiça.

  • Caro Ministro Ricardo Lewandowsky, para ser um grande magistrado, bastante ser sereno na defesa de suas teses e julgar com a inteligência dos grandes juristas.
    SEUS VOTOS TEM DEMONSTRADO TODA ESSA SERENIDADE E O RECEBA O RECONHECIMENTO DE MUITOS BRASILEIROS QUE NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM JULGAMENTOS POLÍTICOS OU MIDIÁTICOS.

  • A homenagem ao Ministro cabe sim! Pelo conhecimento demonstrado e porque fez aquilo que dele se espera: analisou provas e fez Justiça, de acordo com seu conhecimento e consciência.
    O que a maioria ali não fez, e todos viram.
    Desmoralizando completamente, comprometendo, apequenando, partidarizando uma instituição que deveria zelar por todos nós, os brasileiros.
    Este foi o fato mais grave visto neste julgamento que beirou a maluquice completa!
    Se o STF tem donos, e não somos nós, povo, a quem ele pertence?
    A resposta a esta pergunta é que vai determinar como nós, povo, devemos e precisamos agir.
    É imperioso! Urgente!

  • O Brasi precisa é de mais homens como Lewandowski e não como o Ayres Brito , que muitos achavam
    que ia levar a luz ao STF , o que realmente fez , só que a luz era negra . Parabens ministro Lewandowski pela sua postura de independência diante da nossa infame ” grande imprensa ” e de outras pressões que
    devem ter existido .
    Renato S. Soares

  • Lutar pela verdade, remando contra a maré ; não se deixar impressionar pela mídia, demonstra a coragem e a hombridade que deveriam estar presente em todos os membros do Supremo, mas que só se apresentam na figura do Ministro Lewandovski. Parabéns! Enquanto os outros estarão nas notícias da mídia partidária, seu nome ficará gravado nos livros de história.

  • Quando um sentimento acachapante, angustiante e de impotência perante às injustiças cometidas pelo STF e mídia nos deixavam todo dia desconcertados com tanta desfaçatez, foram pessoas como o Sr., ministro, que nos deram algum alento. Minhas sinceras homenagens pela coragem e retidão.

  • Ministro Levandowski receba meus cumprimento, com todo respeito e admiração, por sua postura exemplar, que revelou o caráter de um homem verdadeiramente justo e do bem. O único que cumpriu o seu papel de guardião da nossa Carta Magna, tornando-se assim merecedor da nossa eterna gratidão.

  • Ministro Lewandowski, os brasileiros que não se deixam tomar pelo ódio, agradecem ao senhor pela coerência e respeito à Constituição Federal do Brasil.

    Muito obrigado.

  • É constrangedor observar o comportamento dos senhores magistrados do STJ no julgamento da ação penal 470. Com exceção do Ministro Lewandowski, magistrado digno do importante cargo que ocupa!

  • MINISTRO LEWANDOWSKI – VI V. EXCIA SER ATACADO VÁRIAS VEZES COM FÚRIA, DESRESPEITO MESMO – NUNCA PENSEI QUE IA VER E OUVIR TANTA RANCOROSIDADE DE UM MAGISTRADO – NOSSA – É DIFÍCIL NÓS BRASILEIROS PRESENCIARMOS AQUELAS ATITUDES QUE PARA MINHA PESSOA FORAM VERGONHOSAS – SOU FUNCIONÁRIA PÚBLICA E APRENDI QUE TEMOS O NOSSO CÓDIGO DE ÉTICA E ALI NÃO VI A ÉTICA – V. EXCIA. SEMPRE FIRME E SERENO.
    PARABÉNS MINISTRO – ISTO NOS TRAZ TRANQUILIDADE
    CLAUDETE

  • Ao Ministro Ricardo Lewandoswski meu agradecimento, como cidadão brasileiro, e em nome de minha mulher e meus filhos, por sua coragem e serenidade diante do turbilhão de recriminações e desqualificações de que tem sido vítima, ao atuar como uma voz solitária em defesa do Direito e da Justiça.
    Por buscar, sem pestanejar, um julgamento justo para os réus, já condenados a priori pelas hienas da grande mídia cujos holofotes tanto encantam seus pares no tribunal.
    Muito obrigado Ministro

    Luis Fernando Chiapinotto, São Paulo

  • Já havia dito em outro blog, que o ministro Lewandowski,, sairia deste julgamento bem maior do que entrou.
    Tem mostrando competência, destemor e realizado um julgamento justo e honesto.

  • Ministro Lewandowski, parabéns por cumprir sua função com honestidade e com o saber das leis. Estaremos sempre o apoiando. Apesar de estar triste por ver o nosso STF, sem mais homens e mulheres honradas.Confio no senhor, mas não confio nos outros Ministros do STF.

  • Operador do Direito, honra-me ver na Suprema Corte as divergências de altíssimo nível do Ministro Lewandowski. Sou contrário à espetacularização de justiça. Esta, por seu papel de fundamental importância para o conjunto da sociedade, tem que ser exercida com sobriedade e sabedoria, características que sobram no citado Ministro.

  • É de se enaltecer a presença sóbria, discreta e honesta do Ministro Lewandowski. Um verdadeiro guardião da Constituição Federal. O voto proferido sobre a absolvição do Zé Dirceu é atestado de sua defesa da Constituição. Parabéns digno Ministro.

  • Ministro Ricardo Lewandovski, homem honrado, corajoso, que não se curvou à vontade e da sanha condenatória dos linchadores da mídia e seus teleguiados, receba minhas homenagens. Não se engane, o julgamento da história lhe fará justiça. Aplausos em botecos burgueses almofadinhas são efêmeros. O que permanecerá é o julgamento e o aplauso da história. Parabéns poe sua coragem.

  • O Ministro Ricardo LewandovKi foi um verdadeiro magistrado honrando a função de magistrado , sempre ressaltando a qualidade que deve ter um juiz julgado um processo, serenidade,, imparcialidade, julgar conforme os autos e não ceder a ” populismo juridica” nem a pressão externa. Valeu Ministro voce é um grande magistrado .

  • Sr. Ministro Lewandowski, presto-lhe minhas homenagens por sua honradez e por sua postura de homem justo, em consonância com os ditames da lei. O senhor tem toda minha admiração e respeito. O reconhecimento de suas justas opiniões são reconhecidas por todos, embora admitidas por poucos, que querem ver justiça pautada nas leis e direitos constituicionais, mas desprezadas por muitos, por motivos diversos.

  • Espero que, em um futuro não muito distante, nós possamos, neste país, valorizar realmente os homens de bem. O ministro Lewandowski mostrou que ainda podemos confiar nas pessoas que estão no poder decidindo nossas vidas. Parabenizo o ministro e todas as pessoas que procuram a verdade como meta e como razão de viver.

  • Ministro Ricardo Lewandovski, homem honrado, corajoso, que não se curvou à vontade e da sanha condenatória dos linchadores da mídia e seus teleguiados, receba minhas homenagens. Não se engane, o julgamento da história lhe fará justiça. Aplausos em botecos burgueses almofadinhas são efêmeros. O que permanecerá o aplauso da história. Este é seu. Parabéns por sua coragem.

  • Meritíssimo Ministro Ricardo Lewandowski, falta-me palavras, e sem ter o que dizer-te resolví homenagia-lo com Rui Barbosa.

    “Legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado. Nelas se encerra para ele, a liberdade de todos os mandamentos. Não desertar a justiça, nem cortejá-la. Não lhe faltar com a fidelidade, nem lhe recusar o conselho. Não transfugir da legalidade para a violência, nem trocar a ordem pela anarquia. Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade. Amar a pátria, estremecer o próximo, guardar a fé em Deus, na verdade e no bem.”

    E mais:

    “Não servir sem independência à justiça, nem quebrar da verdade ante o poder.”

    E ainda:

    “A espada não é a ordem, mas a opressão; não é a tranqüilidade, mas o terror, não é a disciplina, mas a anarquia não é a moralidade, mas a corrupção, não é a economia mas a bancarrota.”

    “Toda a capacidade dos nossos estadistas se esvai na intriga, na astúcia, na cabala, na vingança, na inveja, na condescendência com o abuso, na salvação das aparências, no desleixo do futuro.”

    Para encerrar ainda com Rui Barbosa Ministro:

    “A existência do elemento servil é a maior das abominações.”

    Sua luta ministro, é a nossa luta. Nações se fazem com Homens de sua estirpe; coragem, sabedoria e fé, pois, só os fortes não fogem à luta. Saúde e Paz.

  • O senhor ganhou o respeito e admiração de milhões de brasileiros pela coragem, sensatez e justeza no julgamento da AP 470. Parabéns Ministro, sua participação ficará registrado na história. Que sirva de aprendizado para os estudantes de direito.

    • O Ministro Lewandowski é o único Juiz de Carreira, foi desembargador do TJ/SP e demonstra conhecimento jurídico na área de direito processual penal, diferentemente dos outros que vivem dando cabeçadas num total desconhecimento do que estão julgando.

    • O Ministro Lewandowski é o único Juiz de Carreira, foi desembargador do TJ/SP e Professor e demonstra total conhecimento jurídico na área de direito processual penal, diferentemente dos outros que vivem dando cabeçadas, num total desconhecimento do que estão julgando.
      É o que penso.
      Saraiva

  • Ministro Lewandowski, a demonstração da sua postura firme e altiva porém, sem perder a ternura, que vejo claramente estampada em seu rosto, fortalece a minha crença de que no julgamento da ação penal 470 mais do que fazer retóricas para holofotes, Vossa Excelência manteve-se em defesa determinada dos princípios consagrados no Estado Democrático de Direito, quais sejam: a dignidade da pessoa humana, a inviolabilidade dos direitos à liberdade, à igualdade e à vida, uma vez que, naquele “palco-stf “, estes estavam sendo vilipendiados.
    Meu respeito!

  • Caro Ministro Lewandowsky.
    Por esses dias assisti documentário sobre a ascenção do nazismo e comecei a fazer um paralelo com a situação atual de nosso país.
    O ódio espalhado pelos veículos de comunicação contra alguns setores da sociedade chega a me dar arrepios e temer pela instalação de um regime de ódio contra os trabalhadores brasileiros como aconteceu na Alemanha. E muitos que deveriam lutar contra essa onde de ódio ou se calam ou aderem a ela sem perceber o que está por trás desses que espalham o ódio diariamente pelos jornais, tv, rádio e internet.
    Chega a me dar desânimo e vontade de sair do país, pois a continuar como está em breve a ditadura, combatida tão duramente para lograrmos a liberdade tão ansiada pela maioria, pode estar de volta pelas mãos dos omissos e aderentes.
    Mas o que me anima são pessoas que apesar de todos os ricos que sofrem em defender a justiça, a lei e a liberdade não se calam diante da gritaria dos meios de comunicação.
    E uma dessas pessoas é o Senhor.
    Grato por , apesar da loucura reinante em nosso país, o senhor não se calar e ter a dignidade de defender a justiça.

  • Ministro Lewandowski:
    V. Exa. honra a todos nós brasileiros pela coragem e decência com que se houve no julgamento da Ação Penal 470 (Mensalão). Saiba, portanto, que não esteve isolado. Sentíamos pela argumentação conduzida com conhecimento, serenidade e apoio nos fatos e provas que a verdade extravasava. V. Exa. não foi motivado pela ira inaudita dos pretores disfarçados de juízes sem envergadura moral para tanto exceto o verniz do discurso fácil sem apoio nos fatos. Ao contrário, buscaram, indistintamente, o brilhantismo fácil oferecido por 5 famílias que controlam a mídia brasileira que ofertaram os 5 minutos de fama que lhes vai custar muito. Atropelaram a jurisprudência, embaralharam leis, forjaram interpretações e transformaram esse pseudo-maior julgamento da história numa pantomina desavergonhada por descompromisso com a verdade processual. Seus pares – nada ilustres, mas, inescrupulosos e canhestros no exame dos autos – deram uma demonstração de como a Justiça pode ser manipulada para gerar manchetes favoráveis. V. Exa. é a exceção. Há de ser reconhecido por isso. O bem triunfa sobre o mal. A chusmeca vai se esfumaçar na rotina. Parabéns. V. Exa. nos honrou com a verdade.

  • Ministro Ricardo Lewandowski, nos dá orgulho ouvir suas arguições muito bem estruturadas. Com toda certeza, a História há de ser justa, colocando o seu Nome no lugar dos Homens que honraram o Cargo, enquantom os seus pares envergonharão seus descendentes.
    Aida Gaeta Kirsten – Fronteira – MG

  • Ministro, parabéns por não se deixar intimidar com os ataques e insultos e exercer plenamente seu papel de julgador, fundamentando claramente suas decisões e estudando cada caso. Obrigada por sua presença.

  • Parabéns, Ministro. Nestes meus 74 anos, tive a oportunidade única de conhecer um homem da sua qualidade. O Supremo, que tantas vezes seguiu por caminhos tristes, como na ditadura, hoje pode orgulhar-se de tê-lo como exemplo de coragem, de decência, de dignidade e de amor à justiça. Tenho acompanhado os seus pronunciamentos, sempre firmes, robustos, corretos e competentes. Pode contar com esse brasileiro. Ministro.

  • Ministro, é lamentável nesta frágil democracia em que vivemos que ainda precisemos de heróis, e ai do Brasil se não fossem esses heróis. Parabéns Ministro Ricardo Lewandowski.

  • Klaus Roxin,um dos principais estudiosos da Teoria do Dominio dos Fatos de Welzel,criticou interpretação dada à teoria pelos ministros No STF no julgamento da Ação Penal 470.Em assim sendo,se uma das maiores autoridades mundiais do direito penal teceu tais considerações criticas com relação à conduta dos ministros da Corte Suprema brasileira no julgamento da referida ação,existe uma possibilidade,ainda que remota,mas não totalmente impossivel,de o julgamento vir a ser anulado,não pelo STF claro,mas por uma corte de jurisdição internacional.O Brasil é signatario de varios tratados internacionais,na area de direitos humanos.O julgamento violou uma serie de direitos e garantias fundamentais dos reus,sendo o principal deles,o principio da presunção da inocencia.Daqui a pouco tambem vão dizer que Klaus Roxin é petista.Não duvido nada,a direita é muito burra.

  • Ministro Lewandowski, parabéns pelas suas decisões em relação ao processo AP 470, você tem demonstrado uma pessoa íntegra, que não se exibe perante a mídia, não julga fora dos autos, não decide baseado em suposições e sim nas provas, não se importa se a mídia é contra ou a favor, se vão falar bem ou mal em relação às suas colocações, que não julga politicamente e sim juridicamente, que não faz do STF um trampolim para galgar cargos políticos, que não se incomoda o que vai sair amanhã no Globo, no Estadão, na Folha de SP, na Veja, pois todos nós sabemos que esses meios de comunicação tem lado e só não vê quem é cego.

  • Ministro Lewandowski, está na hora de termos mandato e eleição direta (dentre candidatos que passarem em concurso técnico específico para cada carga) para juízes e Ministros do STF.
    No mais, apoio a forma heróica de como V.Exa se portou no julgamento-circo do “mensalão”, o maior golpe jurídico-midiático da História do país, milimetricamente arquitetado pela mídia, oposição golpista e parte do judiciário para destruir um partido, o PT.

  • Manifesto me somente agora, pois meu irmão, o mais intransigente defensor da imprensa livre, jamais me permitiria falar qualquer coisa contra a mídia.
    Infelizmente parte da mídia desinforma. Alguém lembrou que ele como Presidente do STE, foi o maior dfensor do “Ficha Limpa”?. Lembraram-se que ele foi escolhido para Ministro do STF entre mais de 20 outros candidatos e foi guindado ao posto pelo seu curriculo e não por infuência de quem quer que seja? Alguém se lembra que ele foi durante 8 anos Desmbargador do TACRIM/SP, (portanto entende um pouco de Direito Penal)? Sua carreira é imaculada. Nunca pertenceu ou se filiou a algum partido. Professor da São Francisco há anos . Curriculo de mais de 70 páginas. Basta entrar no site do STF. Passou a vida estudando. Portanto, agradeço meu irmão pela sua coragem e pelo alento de saber que a justiça se faz com leis. Juíz as interpreta e não as cria.Parabéns Ricardo, meu caro irmão.

  • A um homem de coragem os nossos sinceros parabéns! É o mínimo que podemos, depois de desmascarada essa pouca vergonha. Ricardo, continue firme.
    Ps: E onde está a juventude e setores contra essa palhaçada que não se manifestam… Vai ficar assim? Não é possível? Aquelas caras e poses a serviço desse poder que sabemos qual é, vão ficar sem resposta?

  • Parabéns Ministro Ricardo Lewandowsky

    Sua coragem, sua retidão e sua grandeza ficarão gravadas na história.
    A verdadeira justiça está nas suas ponderações, sempre sábias, sem holofotes.
    O senhor ainda nos dá esperanças para acreditar na justiça .
    Deus lhe proteja.

  • Parabéns Sr. Ministro que, ao contrário de seus pares, não se deixou seduzir pelos holofotes da mídia, nem tampouco se deixou intimidar pelos caluniadores mercenários a serviço do que de há mais retrógrado e hipócrita neste país, tendo a única atitude que se espera de um ministro do STF, que é julgar conforme as leis.

  • Ricardo Lewandowski não atua à moda Poncio Pilatus, tomou posição e mostrou o completo equívoco da aplicação da teoria do domínio do fato a esse julgamento, parabenizo esse jurista excepcional que sequer fez uma representação contra um simples mesário, servidor da justiça eleitoral e que deveria respeitá-lo ao menos como um ser humano, deu de ombros ao barnabé e continuou altivo exercendo na plenitude de sua alta capacidade intelectual sua honrada cidadania.

  • Ministro Lewandowsky, assisti ao vivo a defesa do seu voto e fiquei orgulhosa de saber que a mais alta corte do país conta com magistrados como V. Exa, que se mostrou altamente responsável no exercício de suas funções independentemente da pressão causada pelos holofotes midiáticos. Parabéns pela humildade, pelo respeito à diversidade de opinião, pela coerência da exposição e sobretudo pela consistência dos argumentos apresentados. Sua brilhante atuação contribuiu substancialmente para o fortalecimento dos princípios democráticos.

  • Falta parâmetros ao ministro Joaquim Barbosa, e só se pode exigir juizo dos homens onde eles possuem parâmetros. O preconceito se antecipou ao juizo da maioria dos ministros do STF . Sabemos que a justiça é cega, no entanto, a injustiça podemos enxergar com muita clareza.

    O ministro Lewandoski demonstrou ter parametros, juizo isento de preconceitos e clareza sobre a injustiça.Parabens a ele.

  • Prezado Ministro Lewandowski;

    O seu nome e exemplo estará indelevelmente escrito na história do Brasil.

    Além do notório saber jurídico a coragem, coerência, sensibilidade humana e equilíbrio são as marcas pelas quais eu te admiro.

    Receba todo respeito de mim de de minha família.

    Por um Brasil mais humano e justo.

    José Tadeu Genaro

  • Exmo Ministro Ricardo Lewandowsky,

    Sou um simples cidadão brasileiro, mas desde criança sempre me interessei pelas causas sociais, não compreendia como uns poucos tinham tanto e a maioria quase não tinha o que comer e vestir. Então fui crescendo vindo do interior para a Capital mineira, aí surge nos anos 80 nosso metalúrgico LULA, Uma pessoa que via o que eu via, mas que tinha a capacidade de fazer e falar o que eu não sabia e não falava.Hoje temos a internet, onde de alguma maneira a gente pode expressar nossos sentimentos, nossas percepções e às vezes nossas angústias. Penso que a grande mídia brasileira está perdida e desorientada porque já não conseguem manipular a grande maioria dos cidadãos.

    Vossa excelência é o grande herói desse pais, pois com sua honradez e cautela soube enfrentar todos os grandes à sua frente. Meus parabéns sinceros e emocionados. Quero desejar-lhes muita saúde e força, pois essa luta ainda vai continuar ….

  • Parabéns Ministro Lewandowski!
    Que seu exemplo possa ser seguido por todos os juristas deste país.
    Vocês têm a missão de concretizar a verdade e a justiça para a construção de uma sociedade ideal.
    A responsabilidade é grande, mas com dignidade e homens de coragem como o senhor, chegaremos lá.
    Com admiração, um forte abraço.

  • É com imensa tristeza e descrença em nossa democracia que vejo APENAS UM ministro do nosso STF agir com decência e sabedoria.
    Não seria pedir demais que todos que estão lá fossem honestos. Apenas estariam cumprindo seu dever para com a nação e a República.
    Mas ficou forte a esperança nas suas intervenções inteligentes e reveladoras, que não deixaram a unanimidade de conveniência vingar e marcou mais profundamente que as falas oportunistas que vimos nestes 3 últimos meses.
    PARABÉNS Lewandowski. Você prova que uma voz faz diferença e alimenta o fogo da justiça, mesmo quando ela é posta de lado e tentam escondê-la a todo custo.

  • É bom saber que, são poucas, mas ainda existem pessoas como você, nas quais podemos confiar, pois se pautam pela justiça. Parabéns por não se deixar contaminar!

  • ministro, sua dignidade está mais do que provada.
    e, por isto mesmo, não cessarão os ataques.
    enquanto, no Brasil, prevalecer o preconceito e o revanchismo de um setor da nossa elite, seguida por setores de uma classe média que incorpora estes elementos para. quem sabe, mimetizar a elite, sempre os homens que ousarem a verdade serão sacrificados.
    então… a caminhada é esta. a luta de todo o dia.

  • Parabéns ministro Lewandowski, o senhor tem todo o meu apoio. Engradeça esse país e continue firme na sua coerência. Ninguém derruba moralmente um homem ou mulher se ele/ela é coerente com seus princípios!!!

  • Ministro,

    Estou felicíssimo. Quanto vezes pensei que precisava demonstrar minha gratidão ao Grande Brasileiro que S, Excelência demonstrou ser. Confesso que invejo sua coragem. Enfrentar a sanha dos desinformados pela mídia nativa não é tarefa para qualquer um. Não espero que diante de batalha tão feroz possa ler essa mensagem, porém me sinto na obrigação de agradecer e desejar força e paz.
    Seguramente não hoje, mas em algum momento o Sr. será lembrado como um Brasileiro que resistiu a poderes impensáveis. Obrigado.

  • Prezado Ministro, venho manifestar meu apoio e o de 56 milhões de brasileiros que em sua grande maioria não tem condições de entender o que está se passando neste tribunal, mas não se preocupe eu me encarrego de transmitir-lhes o que acontece no julgamento da ap 470, pois quem é bacharel em direito como eu, sabe que sem pressupostos da acusação a ação penal não existe é uma acusação leviana, e V. Exª, soube bem alertar a corte para o fato de que não havia o pressuposto da fungibilidade, este é um julgamento claramente politico e, é isto que a população irá entender, parabens, ministro pelo senhor defender a verdade juridica e não ficar ao lado de quem se deixa levar pelos holofotes da midia, e tendenciosamente fazem uma interpretação deturpada dos fatos para poder fundamentar uma condenação, isto ocorre porque a elite politica e a midia conservadora deste pais não aceitam um governo oriundo da classe trabalhadora , porque suas mentes vivem no século XVIII, onde o povo não tinha direito algum, muito menos de administar o país, parabens mais uma vez , por manter a confiança de que com raríssimas exceções existem operadores do direito no Brasil que se preocupam realmente em defender os princípios democráticos, seu nome ficará na história, com certeza, como defensor destes princípios, quantos aos outros, eles apenas passarão como sim ples membros do Supremo Tribunal Federal, conte com o apoio deste que vos fala e de milhoes de brasileiros que nos últimos dez anos passaram a ter dignidade. Viva o Ministro Lewandowski, este grande brasileiro!!!!

  • O mais importante é parabenizar o grande Ministro Enrique Ricardo Lewandowski pela sua sabedoria, humildade e, sobretudo, pela sua postura, não se curvando aos latidos dos cachorros da mídia.Porém, a postura dos demais ministros (aqui com “n” minúsculo), que se comportaram de maneira irreversivelmente oposta a dele, não pode deixar de ser ressaltada e repudiada.
    Parabéns Ministro Lewandoswski.
    Aos demais, que a História os coleque no lugar que eles merecem.

  • Já manifestei meu apoio ao Ministro por meio de correspondência enviada a sua chefe de gabinete há cerca de 10 dias e repito a mensagem aqui, publicamente:

    A/C: Ministro Ricardo Lewandowski

    Ministro Lewandowski,

    Minha motivação em escrever-lhe é parabenizar o excelente trabalho que o senhor vem realizando no STF. Entendo que a função do ministro não é agradar a opinião da imprensa e sim realizar a interpretação dos autos de forma honesta, independente e coerente.

    Assim, em situações normais, acredito a minha própria manifestação poderia ser considerada exótica e atípica, pois o ministro tampouco trabalha para agradar ou coincidir com a opinião de qualquer cidadão que seja.

    Porém o que me causou espécie foi assistir a dois vídeos que estão disponíveis no youtube com os chamados “embates” durante o julgamento da AP470. Mais do que isso, me causou revolta constatar que um comportamento agressivo, deseducado, que eu jamais imaginaria ver em um colegiado de tão alto nível, pudesse estar sendo largamente aclamado por grandes veículos de comunicação desta forma.

    Receba portanto meus votos de apoio e admiração pois, ainda que a figura do ministro independa de manifestações desta ordem, entendo que há um ser humano por trás do cargo cujo trabalho está sendo injustamente desmerecido.

  • Caro Exmo. Ministro Lewandowsky (transliteração aprox. do russo) prossiga firme e forte em sua luta pois em futuro breve terás o devido reconhecimento da maioria da população. Exatamente a parcela que elegeu duas vezes e apoia o ex-presidente Lula, elegeu e apoia a presidenta Dilma e estará sempre ao lado dos bravos e destemidos.
    O Sr. é a reserva moral do STF! Parabéns!

  • Parabéns ministro Lewandowski por sua coragem e determinação. Só o fato de não ter se acovardado diante de uma mídia pilantra e parcial já me fez tornar-se seu fã. Deus há de fazer justiça à sua postura ética e profissional em um STF dominado pelos holofotes.

  • Parabéns pela iniciativa, Tenho acompanhado este julgamento, e a patética atuação da maioria dos ministros daquela que, deveria ser a Suprema Corte. Em vez disso se transformou em um palco de troca de grosserias, sentenças proferidas com ódio e arrogância. Tudo em nome da ribalta criada pela chamada grande imprensa.