Manifesto pró Lewandowski será entregue em mãos em Brasília

Aviso

 

Antes de qualquer coisa, devo dar uma notícia da maior importância aos leitores desta página: o manifesto de apoio ao ministro Ricardo Lewandowski que este blog levou a cabo nos últimos dias acabou se transformando em um dos fatos políticos mais importantes da semana que finda, ainda que tenha ficado confinado à blogosfera.

A grande imprensa, o próprio ministro e o resto de seus pares no STF sabem da iniciativa. E essa informação não é mera opinião do blogueiro, mas um fato que relato com base em informações das mais fidedignas, mas que ainda devo tratar com reserva.

Há um fato importante que precisa ser explicado: o processo desencadeado pelo manifesto ainda não está concluído. Falta o que é tão importante quanto ter tomado a iniciativa: entregar o documento a quem de direito, ou seja, ao ministro.

A importância do manifesto, pois, não está em quem o propôs a fim de desagravar figura pública da estatura de Enrique Ricardo Lewandowski, vitimado por campanha difamatória que, posso garantir, afetou de forma traumática e dolorosa sua família. A importância está naqueles que aderiram à iniciativa.

Você, leitor que aderiu ao manifesto, é o verdadeiro protagonista disso tudo, de maneira que tem o direito de ser informado condignamente sobre como as palavras que escreveu nesta página chegarão às mãos daquele às quais foram dirigidas.

Antes da conclusão em que tratarei do fato que o título do texto enuncia, explico que os últimos 20 dias, com minha viagem ao exterior, a administração do recebimento dos milhares de apoios a Lewandowski e, acima de tudo, a necessidade de resolver o sério problema de esta página ter ficado saindo do ar,  deixaram-me tremendamente cansado e, assim, preciso deste fim de semana para arejar a cabeça. Eis por que o post é curto.

Ainda preciso de mais alguns dias para detalhar a entrega do manifesto, mas posso adiantar que, no momento certo, todos serão informados.

O que posso dizer é que a conclusão do processo de desagravo ao doutor Lewandowski se dará em Brasília, quando irei lhe entregar, em mãos, o manifesto de apoio e, acima de tudo, as mensagens dos leitores deste blog. Nesse momento, por certo colherei uma mensagem dele a você que tão generosamente o apoiou.

*

PS: você que ainda não aderiu à iniciativa, ainda há tempo. É o penúltimo post. Escreva comentário de apoio ao ministro que ele receberá e, por certo, vai ler. Detalhe: como é um manifesto de apoio, só apoios serão aceitos.

372 comments

    • Ao enfrentar o relator, os demais ministros(as) conservadores do STF e o PIG, Lewandowski mostrou que um único juiz lúcido, equilibrado e democrata vale mais do que mil barbosas, aires, mendes, pelusos, mellos e confusos fuxs. Parabéns ministro Lewandowski!

    • Prezado Ministro Lewandowski,

      Sou um militante das lutas sociais; mas sou também convictamente um religioso cristão, e por isso que , neste momento, peço a Deus, em Jesus Cristo , Seu Filho, proteja o sr . e toda sua família.

      Me solidarizo a V. Excelência, cuja postura tem honrado a Suprema Corte de nosso país. O mesmo infelizmente, não posso dizer de tantos outros ministros que se curvaram ao poder midiático, de uma imprensa, que traz em sua bagagem o apoio incodicional ao golpe militar de 64, que ceifou milhares de vidas e casssou direitos civis, que agora, usando o STF, querem o fazer o mesmo.

      Felizmente, temos V. Excelência, a prova de que, nem todos se deixaram levara pela fama, pelos aplausos, para condenar sem provas, cidadãos brasileiros, que devem ser julgados( não linchadoso, execrados), á luz das leis vigentes e da Constituição Federal.

      Receba meu apoio, minha solidarieade. Que Deus continue lhe ajudando a ser o que tem sido até agora: um orgulho para todos brasileiros e brasileiras.

      Abaços

      IRINEU MESSIAS
      Editor do Blog do IRINEU MESSIAS
      http://www.irineumessias.blogspot.com

    • Grande ser humano e grande Ministro. Usou os autos com sabedoria,
      Enfrentou os apelos midiáticos e dos partidos aliados a este golpe que foi
      dado na democracia e na constituição. Foi desrespeitado, teve sua idoneidade
      posta em dúvida, desafiado e permaneceu em pé contra Joaquim Barbosa e seus
      cupinchas fantasiados. Parabéns pela sua honestidade e purificada visão juridica que
      mostrou ser o grande símbolo da lucidez neste julgamento extremamente político e com
      fim, abertamente explicito, de dar um golpe no partido que mudou o Brasil e devolver o poder
      a classe conservadora domiante que só tem um objetivo, vender o Brasil e suas riquesas naturais.

  • Bravos, Eduardo!
    Todas as honras cabem a você pela iniciativa.
    Ao MINISTRO (com maiúsculas sim) Lewadowski a afirmativa
    do nosso maior respeito e admiração.
    A Suprema Corte está engrandecida pelos seu atos de coragem e dignidade.

  • Parabéns, Ministro Lewandowski

    As palavras não precisam ser longas nem rebuscadas para expressar minha admiração pela coragem em enfrentar essa nossa mídia golpista, usando como armas, unicamente, o bom Direito e o respeito à Constituição!!!!

  • Edu, você não faz ideia do quanto estou feliz por poder me manifestar em apoio ao nosso grande Ministro Lewandowski, já me manifestei, mas, repito. Ministro Lewandowski, você nos fez ter certeza que ainda existe juízes profissionais e honestos no judiciário, meu medo era não ter mais esperança na justiça, e o senhor fez voltar a ter. Obrigada pela sua firmeza, caráter, comprometimento com a verdadeira justiça, e se me permite te acho lindo.

  • Saudações ao Ministro Lewandowski, nõs apoiamos seu bom senso e saber jurídico. Seus colegas ajudaram
    a destruir um pouco mais esta republica mau feita, parcializando o supremo tribunal do país. Absurdo, sem
    provas cabais e irrefutáveis, somente suspeitas como razão para imputar culpa; é preocupante.

  • Parabéns a ambos, Eduardo pela iniciativa deste manifesto e o Ministro Ricardo Lewandowisk pela coragem em enfrentar seus pares que se enredaram nas pressões da mídia e esqueceram o verdadeiro papel de um juiz do Supremo Tribunal Federal.

    • Vida longa ao Ministro Lewandowski que honra a justiça e a constituição de nosso país. A esperança vencendo o medo, mais uma vez. Muito obrigado, suas atitudes nos anima a seguir em frente.

  • Caro Ministro,

    O Direito, a independência de Poderes, o respeito à Legislação! E juízes transparentes com V. Excia. Não precisamos mais nada.

  • ja enviei minha mensagem.
    agora dedobro o meu apoio ao grande ministro e que com nossas vozes o sr. continue sempre brilhante e insubornavel pela nossa midia.
    um abraco ao ministro ricardo. e boas festas a ele e toda a familia.
    que a verdade esteja sempre em primeiro lugar e não as luzes da gloria inutil das manchetes.

  • Edu, estou aguardando o número da conta para que eu possa contribuir para essas despesas do sítio. Confesso meu desleixo, não sei adonde pus esse número.

    Muito tenquiu!!

  • Parabéns, Ministro Lewandowsky! A atuação de V. Exa.. no julgamento da Ação Penal 470 tem sido um exemplo do que se espera de um verdadeiro juiz, ainda mais quando se trata da liberdade de pessoas. Em síntese: a absolvição e/ou condenação dos réus com base apenas e tão-somente nas provas existentes nos autos, Parabéns uma vez mais por não se deixar render aos elogios fáceis da chamada grande imprensa, cujos interesses são, no mais das vezes, inconfessáveis. Enfim, tem sido a prova viva de que ainda “existem juízes em Berlim”.

  • Parabéns a voce Edu pela iniciativa tomada ao colocar esse post em apoio ao Min Lewandowski e também aos milhares de leitores que aderiram a ele.

    Isso prova que ainda devemos acreditar nas pessoas honestas e sinceras desse nosso Brasil seja ela Ministro do Supremo ou um vendedor de auto-peças ,dono desse blog e que tem o dom da palavra.

    Saudações de um admirador seu de longa data.

  • Eu, na condiçao de presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais e academico de História da Universidade Federal de Alfenas, venho neste manifesto expressar minha profunsa admiraçao pela sua atuaçao no julgamento do mensalão. Vossa Senharia julgo de acordo com a lesgislaçao Brasileira e nao cedeu as pressoes da grande midia! Parabens!

  • A HISTÓRIA FARÁ JUS A VOSSA EXCELÊNCIA, UM PRIMOR DE MAGISTRADO! VÁRIAS VEZES LEVOU-ME ÀS LÁGRIMAS, TAMANHA A ADMIRAÇÃO. O ÚNICO MINISTRO COM EFETIVA ESTATURA DE MEMBRO DE CORTE SUPREMA DE JUSTIÇA!
    Danilo Tarpani
    Santos/SP’
    Bacharel em Direito
    Servidor da Justiça do Trabalho
    Analista Judiciário – Área Judiciária

  • Esse daí julgou com consciência tranquila, com honradez, com justiça e sem o poder da soberba e holofotes da mídia. Os rancorosos e fracos juízes, só faltaram pedir a pena de morte para os julgados. Nunca vi um tribunal tão medíocre como esse, e podendo piorar daqui pra frente com a nomeação do JB como presidente do STF. Só nos resta rezar pra que não se transforme num tribunal onde prevalecerá a lei do cão!

  • Parabéns, Eduardo, pela iniciativa. O ministro Lewandowski merece respeito e gratidão do povo brasileiro por julgar como um verdadeiro juiz, que respeita a cidadania e não se deixa levar pelos holofotes da mídia golpista.

  • Eduardo,

    Moro em Brasília, já enviei minha mensagem, se você precisar de alguma coisa, estou a disposição. Gostaria de se possível lhe acompanhar na entrega
    Deixo abaixo meu contato:

    (61) 9944-0640/ 3547-0640

    Eneias Bastos

  • Nossa!!!!!!!!Que orgulho eu sentia do Senhor quando corajosamente enfrentava o JB.
    Que enfrentamento sereno, sábio, fácil de entender, sem palavrório complicado. Com o Senhor eu passei a entender um pouquinho de Direito e da ausencia dele.
    Sua família deve ter um grande orgulho de ter esse nome LEWANDOWISK!!!!!!!!!!!!!
    Foi uma aula de cidadania e honestidade como eu jamais presenciei.
    Parabéns!!!
    Força!!
    Estamos com o senhor!!

  • O senhor nos faz acreditar que é possível sim construirmos um País justo para todos. Estamos juntos nesta caminhada por mais árdua que ela seja. Parabéns por sua conduta coerente com os princípios da democracia e da justiça. Sempre digna e ética em contraposição àqueles que se seduzem com o brilho dos holofotes.

  • Prezado e destemido Ministro!
    Estamos orgulhosos de sua posição firme e bem fundamentada tentando promover JUSTIÇA nesse julgamento que a grande mídia, e, infelizmente, parte do Supremo aderiu, mesmo sem provas, fazendo condenações injustas e desmedidas! Mas suas palavras e posição estão fazendo a diferença! E ainda temos a esperança que a verdade prevalecerá e seu posicionamento ainda vai ser comprendido por grande parte da população brasileira que ainda se deixa influenciar sem conhecimento e reflexão profunda dos acontecimentos. Um grande abraço!

  • Retidão, coerência, humanismo e a força de um carvalho!
    Não se dobrou…não se curvou…
    Como ainda conseguiu ser tão sereno?
    És um verdadeiro brasileiro!
    Obrigada, Sr. Ministro.
    Hei de contar a sua História para os meus netos.

    • Posso dizer que faço minhas as suas palavras?Acrescento: Parabéns Ministro, por em nenhum momento haver vacilado nas suas posições! O absurdo que se verifica, no caso, é a mídia censurar a prerrogativa de julgamento de um magistrado, independentemente do beneficiário ou prejudicado pelo voto. Triste, mais ainda, o silêncio das entidades representativas da magistratura, nesse sentido, da OAB e dos chamados juristas de escol, pois a abordagem depreciativa feita ao Ministro, por alguns órgãos da imprensa e seus asseclas, efetivamente, atenta contra o Estado Democrático de Direito.

  • Receba a minha solidariedade Senhor Ministro.Tenho o mais profundo respeito pelo Senhor. Não desconsidero o sofrimento da sua família de jeito nenhum, mas peço aos seus entes queridos que levantem a cabeça e tenham a convicção serena de que o senhor é um homem de grande coragem e dignidade. Confie na Justiça Divina e lembre-se de Jó.

  • O Ministro Enrique Ricardo Lewandowski merece todo respeito e louvor porque ele sim foi corajoso, indo contra a mídia e não aproveitou-se de um caso tão importante e inédito para tentar fazer fama. Foi sereno, e firme sem perder a compostura, soube fazer valer a Lei da nossa Constituição.

  • Caro Ministro Lewandowski,
    Sua atuação no julgamento do “mensalão” do PT trouxe-me alegria.
    Passei a admirá-lo.
    Não se sinta só.
    Há muitos brasileiros que o apoiam.
    Que, como o senhor, não se deixam dobrar pela pressão da mídia.
    Parabéns.
    E obrigado.

    Osvaldo Luiz Ribeiro

  • Ministro Ricardo Lewandowski a causa é justa persista, a luta pelos direitos democráticos é árdua, mas é do bem e para o bem coletivo.
    É uma honra tê-lo no Supremo Tribunal Federal, tens sido um exemplo.
    Parabéns ! A luta continua … e a esperança sempre renasce.

  • O Brasil deu uma resposta rotunda aos membros do STF, Joaquim Barbosa e cia. que apareceram mais do que aqueles que estavam sendo julgado. Dentre esses juízes sobrou essa figura, o Exceletíssimo Sr Lewandvski, o verdadeiro juiz, que seguramente passará para a história do nosso STF como aquele que não cedeu à pressão da mídia venal e que votou como base nos autos, negando o tribunal de exceção e a teoria nazista do “domínio do fato”.
    Esse STF da turminha da Globo mandou às favas a nossa Constituição, portanto, o Brasil precisa reformar essa insituição. Primeiramente o STF para que seja verdadeiro esteio da democracia, de um Estado Democrático de Direito.
    Não dá também para acreditar noutra instituição da democracia, a PGR, em que o seu representante, o Sr Gurgel, denuncia com base em provas tênues os “mensaleiros” e deixa dormir em sua gaveta provas robustas contra o bandido Carlinhos Cachoeira. É de arrepiar o que está acontecendo…
    Ainda bem que sobrou o senhor Lewandvski para gritar pela nossa Constituição e a honra do STF contra os juizinhos.

  • Sr. Ricardo Lewandowski assisti todo julgamento do qual o sr. soube separa o joio do trigo julgou com sabedoria jamais se deixou-se abate pelos fatos um pouco deselegante, é além do mas julgou de acordo com a sua consciência por isso dou os parabéns é obrigado por nós da esperança de acredita que esse pais maravilhoso existe gente honrada como o sr. Ricardo Lewandowski.

  • Ministro Lewandowski a sua dignidade e honradeGz engrandecem essa República !!! Parabéns, digno Ministro !!! É por causa de pessoas como V.Excia. e o EduGuim, que ainda acredito neste país !!!!

  • Valeu Edu!

    ET: Vale a pena ver no You Tube o vídeo : ” Hidelgard Angel enterra José dirceu”.
    É emocionante.
    Mobiliza qualquer militância.
    Eu não sei colar aqui.
    Vejam!

  • Ministro Lewandowky o que eu posso lhe dizer: é que o senhor é um homem de coragem,pois não é todo mundo que tem coragem de enfrentar esse, que hoje, é o poder mais forte e podero$$$o desse pais que é a EMPRESA midiatica. E também tem muita paciência,pois aguentar aquela tortura do desfile de vaidades dos SUPREMOS MINISTROS,é muita paciencia. Que Deus te ilumine. Posso não concordar com tudo q o senhor fez,mais tenho certeza que o senhor agiu dentro da lei e dos autos.

  • Ao
    Ministro LEWANDOWSKI,

    Todo o meu aplauso, apoio
    e solidariedade.
    Com este julgamento do “mensalão,
    quem ficará ficará para
    História como defensor dos princípios
    elementares do Direito é ele, e não
    seus colegas que preferiram ser
    subservientes à pútrida e fétida mídia.
    Os colegas de LEWANDOWSKI
    serão, sim, “per omnia secula seculorum”,
    lembrados nas aulas de Direito Criminal
    como assassinos da Ciência do Direito.

  • Parabéns, Ministro, em especial pelo equilíbrio de bom senso que o Senhor tentou estabelecer no julgamento do dito mensalão. Boa sorte no futuro, e muita paciência.

  • Meu apoio ao grande brasileiro Ministro Ricardo Lewandowski. É o único Ministro do STF que conhece o valor e o conteúdo da toga que usa.

  • Eduardo, já manisfestei meu apoio ao juiz, escrevo agora apenas para ratificar: sua atitude ( o manifesto de apoio ) é digna de aplausos, assim como também a intenção de entregá-lo em mãos ao ministro Lewandowski.
    .
    Parabéns a ambos, a você e a ele!
    .
    E, aproveitando, um grande abraço e nossa admiração ao Juiz Lewandowski por honrar sua toga, seu cargo e sua consciência. Como pudemos comprovar na ação penal 470, isso é para pouquíssimos.

  • Todo apoio e solidariedade ao ministro Lewandowski!!

    Teve coragem e honestidade em não baixar a cabeça para os desmandos da imprensa maldita brasileira!!!!

    Teriamos um STF justo se tivéssemos outros iguais ao senhor.

    Parabéns pela dignidade!!!

    abs!

  • Quero cumprimentar o ministro Lewandowski por sua coragem e por sua dignidade. Nós sabemos o quanto é difícil remar contra uma maré tão bem tramada como a que reina na mídia tradicional brasileira. Saibam o Senhor Ministro e todos os que o apoiam que há milhares de brasileiros , talvez milhões, que não se deixam enganar pelos ouropéis e apelos midiáticos. Outra coisa a ser destacada é que o Ministro Lewandowski não se deixou levar pelo sensacionalismo e manteve o decoro e a discrição que até os leigos como eu acham que são obrigações inerentes à função de um juiz , ainda mais no decorrer de um processo que o envolve….

  • Senhor Ministro, vossa excelencia fez o que deveria ser feito, contra-argumentar os argumentos incipientes, dúbios, falhos, etc.
    Parabéns pelo excelente trabalho. Inclusive, aproveito-o para inspirar-me na escrita final da minha tese de doutorado. Obrigado!

  • Caro ministro Ricardo Lewandowski,
    Um dia desses, pouco depois da discussão no STF sobre a Teoria do Domínio do Fato, vi-me em acirrada disputa com vários amigos, todos eles apoiando a posição resumida por uma interrogação do presidente do tribunal a respeito de José Dirceu: é possível que ele não soubesse?
    Na ocasião, pressionado por opiniões contrárias, fortemente influenciadas pela velha mídia, disse que eu me sentia um Ricardo Lewandowski, só, nadando contra a corrente, em meio a joaquins barbosas, celsos de melo, fuxes e marcos aurélios, sem, contudo, abrir mão da dignidade pessoal, do senso de justiça, da correção de propósitos. O Sr. e eu não nos deixamos levar pela correnteza e essa minha reação foi uma forma que encontrei para homenagear a sua coragem e hombridade. Parabéns, ministro, a História saberá lhe dar o devido valor!

  • Parabéns, Ministro Lewandowski

    O Povo Brasileiro não é bobo e reconhece que sua posição destemida neste processo é a certeza de que a Democracia neste Brasil ainda precisa de mais vozes como a sua!!
    Obrigado.

  • Prezado Ministro Lewandowski.

    dou meu total apoio à Vossa Exelência e se for necessário
    pegar em armas, daria minha vida nessa luta por Justiça com J
    maisculo, pois a do Babosa, capitão do mato, nunca sejá Justiça,
    tendo em vista ter levado em conta a luz da elite mediatica.

    Ademir/São Roque/SP.

  • Parabéns ao Ministro Ricardo Lewandowski, que teve coragem para resistir a pressão da velha mídia nefasta, agiu com seriedade e respeito a nação brasileira, pessoas como você dignificam e enchem de orgulho as pessoas que realmente amam o Brasil. O que você fez? Apenas aplicou corretamente a lei, foi justo e correto, fez o que deveria ser feito e com seriedade. Acabou sendo uma exeção no STF quando deveria ser a regra. Ao contrário da maioria dos outros ministros do STF, que se venderam aos holofotes da velha imprensa e se acovardaram diante da justiça, você pode deitar e dormir com sua consciência tranquila. Parabéns Lewandowski, nós brasileiros temos orgulho de você!! Apesar da mídia, a opinião pública não é a opinião publicada.

  • Parabéns, Ministro Lewandowski. Para um país com largo histórico de injustiça e ora atravessado por ódio e intolerância cuidadosamente cultivados por uma discutível (em termos democráticos) mídia, tem sido de extrema importância atitudes como a do Ministro.

  • Sua postura, seriedade e comprometimento com a justiça nos deu a exata dimensão do que precisamos para sermos, definitivamente, uma verdadeira democracia. Parabéns por não se curvar diante da pressão de uma mídia que pautou, datou e praticamente definiu o julgamento. Parabéns por ser contrário a esta peça tão mal ensaiada e vergonhosa. O Brasil ainda há de lhe agradecer. Sou seu fã, Sr. Ministro.

  • Caro MInistro RIcardo LEwandowski

    Como disse o poeta (o verdadeiro) “nada é pequeno quando a alma não é pequena” ou o sambista quando se indagou: de que vale ao homem ganhar o mundo se perder sua alma.

    Parabéns, ministro. Lutou o bom combate. Cumpriu sua fé e não vendeu sua alma.

  • lembro da primavera de praga quando um jovem tcheco suicidou-se na praça com a volta do inverno a bordo dos tanques russos e um conterrâneo lamentou ele imaginar estar sozinho
    o senhor não está só
    estamos com suas opiniões independentes e admiramos sua coerência ricardo lewandowski
    obrigado

  • Parabéns ministro por desenvolver seu trabalho de forma digna e honesta, não caindo nas facilidades das louvações da imprensa, e mantendo-se imparcial durante o julgamento. Parabéns por não ter caido em tentações de “adequar” a lei de acordo com conveniencias pessoais.

  • Parabéns Ministro , Pela sua coerência, competência e principlamente por não se deixar levar pela vaidade pessoal, é de Juízes assim que o Brasil precisa para melhorar cada vez mais.

  • Ministro Lewandowski

    Parabenz pelo seu comportamento reto, uma vez que neste posto o Sr representa e e a voz de milhoes de brasileiros, que acompanham os trabalhos do STF e ressalto que mesmo enfrentando um aparato belico tao grande o senhor manteve-se de pe.
    Por outro lado, peco ao senhor que coloque o destemperado ministro j barbosa no seu devido lugar, nao abrindo mao de um milimetro de seus direitos e deveres, qdo for direito do senhor, do tribunal ou da parte interessada que ali acorrer.
    Ressalto, tb, que este cidadao que lhe entrega em maos este documento e merecedor, tanto quanto o senhor, de todo nosso respeito e admiracao, pela sua luta obstinada por um Brasil mais justo e honesto e para todos.
    Ministro, esta e uma luta politica e nos contamos com o senhor, pq o outro lado joga pesado.

    saudacoes

    wilson

    P. S. Qdo o destemperado ministro viajar(tratamento de saude, etc) e o senhor assumir a presidencia, desfaca as decisoes injustas que ele tomou(pelo menos ele vai pensar duas vezes antes de se tratar la fora, como se aqui os medicos nao fossem capacitados para tratar tal figura)

  • Largue esse circo e venha ser mais um poste do Lula.
    O País precisa de sua luz.
    Parabéns pela coragem. O senhor encarou o PIG e não se rendeu aos holofotes.

  • Ministro Lewandowski, já havia aderido ao apoio a sua pessoa.
    Mas hoje tive a oportunidade de vê no you-tube a sua análise com relação ao controvertida tese do Domínio do Fato. Vossa Excelência teve a coragem de ir de encontro a maioria dos seus pares e os colocar em xeque. Aqueles que votaram a favor da condenação baseada na tese, o fizeram sabendo que ela não se prestava ao julgamento.
    Para mim é bem merecida a homenagem que este blog lhe presta, tão bem dirigido por nosso líder maior, Eduardo Guimarães.
    Espero que este seja o sentimento de todos os nossos companheiros.

  • Esse DESAGRAVO, para mim, é um a denuncia contra a PREPOTENCIA, o Preconceito contra aqueles que não são ricos como os banqueiros como Cacciola, DD, medico riquissimos como Abimassih etc, que compram ou ganham seus HC pagando carissimos advogados, o que não é possivel as pessoas como Genuino que são classe média.

  • Parabéns Ministro, grande JUIZ. Infelizmente, a sua vida não deve ser fácil, pois trabalhar ao lado do quinteto do mal (Celso de Melo, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa e Fux), com certeza é um horror.

  • Min. Lewandowsky, por ter certeza de que todos aqueles que olharam o julgamento da Ação Penal 470 com olhos críticos e sem partidarização, explícita ou implícitamente, concordaram e aplaudiram os seus votos.
    Mais uma vez, meus parabéns por sua postura de juiz íntegro e justo, que não se deixa levar por essa onda de perseguição contra pessoas notoriamente inocentes.
    Portanto, a sua família tem é que se orgulhar de V.Exa. e não se abater com comentários de pessoas maledicentes a seu respeito.

  • Ministro Lewandowski

    Parabéns pela sua coragem e garra na luta pela Justiça, não se deixando levar pela vaidade dos holofotes dessa midia venal.

  • Nesse oceano de vaidades, consola saber que existe um farol iluminando o caminho do verdadeiro Direito. Não esmoreça, Ministro Lewandowski ! Continue honrando os princípios que aprendemos nos bancos da velha mas sempre nova Academia com a lhaneza que lhe é peculiar sem a mácula da “vanitas vanitatum”.

  • Sr. Ministro,
    Muito obrigada pelo seu desempenho justo e transparente na frente desse julgamento e de outros trabalhos já realizados. Com certeza o Sr. foi agredido e mal interpretado por colegas e uma parte da midia, mas mantenha-se de cabeça erguida, pois seu trabalho para a maioria dos brasileiros foi digno. Parabéns!

  • Parabéns Ministro Lewzndowski. O senhor é um verdadeiro juiz. Para o Senhor, quem fala são os autos e não a mídia. A sua atuação é a de um verdadeiro guardião da Constituição. É para isso que temos o STF. Agora, a volta do STF ao verdadeiro caminho que deve trilhar, está nas mãos da Presidente Dilma e do Senado Federal, o de escolher e o de aprovar somente nomes, além de inegáveis conhecimentos jurídicos, mas também com perfil de garantidores da Constituição Federal. Assim, aos poucos, com as aposentadorias e as substituições, os brasileiros voltarão a ter a garantia dos seus direitos constitucionais.

  • Mais um dia se passou e minha admiração por este moço, nosso Ministro do STF, Ricardo Lewandowski só fez aumentar.

    Obrigada, Ministro Lewandowski, por sua atuação, que nos faz lembrar a garra da Presidenta Dilma nos tempos da ditadura militar no Brasil, que nos reporta ao maior presidente do Brasil que o mundo já conheceu, Luis Inácio Lula da Silva, que nos faz imaginar um futuro cheio de Dom Helder Câmara, Leonardo Boff, Madre Tereza, Eduardos Suplicys, essa infindável lista de nomes de grandes homens e mulheres que nos rodeiam e amparam.

    Muito obrigada, Ministro, não tem preço, viu, só junto ao E terno mesmo.

    Grata Eduardo por tua garra, tua brasilidade, tua fraternidade.

  • Caro Ministro:
    Obrigado pela lisura, competência e compromisso com a verdadeira Justiça. Obrigado por nos devolver a esperança na honestidade e no caráter. Obrigado pela lucidez e pelo seu compromisso com a Democracia.
    Não desanime, Ministro, pois o senhor não está sozinho. Nós estamos aqui.

  • Acreditamos na justiça brasileira na medida que homens como o Senhor atuam: imune aos que pensam que podem comprar tudo, inclusive mentes e corações.

    Abraços, e na oração para continue sendo o grande homem que é.

    Domingos Dias, de uma Bahia que tem fome de justiça, subnutrida por um poder carcomida de quase 40 anos.

  • Sr. Ministro Lewandowski,

    Parabéns por sua coragem cívica ao procurar manter o julgmamento da Ação 470 dentro dos parâmetros técnicos e jurídicos, como deveria ser a norma da instância maior do nosso sistema jurídico. Sua postura correta, ética e fundamentada contrapôs-se ao amontoado de “egos” inflados pela mídia que transformaram esse episódio em um dos maiores casos de julgamento de exceção e político. Uma decisão que envergonha e diminui o STF que, ao longo da sua história também se curvou aos poderosos de então, algumas vezes encastelados no poder, outras encastelados na mídia.
    Saiba que para contingente muito expressivo da nossa população não é o falso herói criado pela mídia aquele que representa a esperança de termos um sistema jurídico efetivamente justo.
    A sua coragem em ir contra a posição hegemônica naquele plenário e, sobretudo, contra a campanha de criminalização de lixamento de um partido que representa a esperança de milhões de brasileiros só merece o nosso mais profundo respeito e admiração.

    Antonio Virgílio B. Bastos
    Professor Titular – Universidade Federal da Bahia

  • Excelentíssimo Ministro Ricardo Lewandowski,

    Com muito orgulho escrevo o “Excelentíssimo”, pois vossa excelência é dos poucos que merecem este título.
    A História não esquecerá da sua atuação como legítimo e imparcial Juiz neste teatro que montaram para desacreditar a Justiça no Brasil. Força! Todos os legítimos defensores da nação brasileira estão ao seu lado.

  • “Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter.” (Theodore Roosevelt)

    Parabéns, Ministro Lewandovski!

  • Senhor Ministro Ricardo Lewandowski, parabéns por seu comportamento correto, imparcial e justo. O Brasil precisa de mais magistrados como o Senhor. Que Deus o abençoe sempre.

  • Excelentíssimo Ministro Ricardo Lewandowski,

    No período da ditadura ficou famosa uma entrevista porque uma atriz antes de formular uma pergunta ao general entrevistado disse que tinha medo de se dirigir a ele – o general….confesso que estou bastante angustiado e com medo das garantias individuais, dada pela Constituição, diante do que estamos vendo hoje no Supremo Tribunal Federal. E lhe digo,não é por sua causa.

  • Grende iniciativa. Grande Minsitro. Um Ministro que não deturpa o conhecimento jurídico. Claus Roxin tem seguidores que conhecem sua teoria ..

    É lamentável que a Teoria usada por Barbosa tenha sido deturpada

  • Ñ TENHO A MENOR DÚVIDA, C OS MEUS 66 ANOS VIVIDOS, EM PARTE, NO CALOR DAS GRANDES QUESTÕES NACIONAIS. Q ESSE MINISTRO ” RICARDO LEWANDOWSKI”, REPRESENTA UM STF, DECENTE,HONESTO,GUARDIÃO DA CONSTITUIÇLÃO,CONHECEDOR PROFUNDO DE LEIS E DIREITOS, C TOTAL DOMÍNIO E INDEPENDÊNCIA DE OPINIÃO E CARATER. O SENHOR ‘ P MIM’, É O ÚNICO POSSUIDOR DESSAS VIRTUDES E CONHECIMENTOS NESSE TRIBUNAL;DEMONSTRANDO SER INCORRUPTÍVEL. O SENHOR SALVOU ESSE TRIBUNAL…LOUVADO SEJA “DEUS”.

    • Osório?…
      Fico mto feliz em ver o Osório de minha juventude, a trilhar esse caminho do bem. Na verdade, um Osório não poderia deixar de fazê-lo…. Honrar as virtudes é um princípio dos q têm compromisso com a Verdade.
      Está, aê, o nosso mui digno Ministro Levandowski a mostrar a direção, o rumo, com toda a firmeza e desprendimento.
      Excelente!

  • O Ministro Lewandowski tem a admiração deste simples cidadão.O Sr. é um homem corajoso.Enfrentou essa campanha da mídia sem abrir mão de seu dever constitucional.Parabéns.O Sr. nos orgulha !

  • Faço minhas as palavras do Prof.Virgílio e me solidarizo ao grande
    Jurista Ricardo Lewandowski.Gostaria muito de estar presente quando da entrega do documento para ter a honra de poder apertar as mãos de um brasileiro que se respeita antes de tentar impor respeito diferentemente de aves de mau agouro que o circundam.

  • Caro Ministro,

    Gostaria de parabenizar o senhor pelo seu ótimo trabalho como ministro do STF.
    O Senhor mostrou coragem ao não se intimidar com a pressão da imprensa comercial brasileira.
    Espero nunca me decepcionar com o Senhor, mantenha essa postura, custe o que custar.
    Mais uma vez parabéns pela coragem.

  • Receba MInistro Lewandowski, nosso reconhecimento pela clareza e objetividade na defesa da Constituição Brasileira, conquistada a tão duras penas, no desenrolar da Ação 470.

  • Excelentíssimo Sr. Ministro, Ricardo Lewandowski: ainda que todos nós cidadãos brasileiros acreditemos que “ainda há juízes em Brasília”, é ainda mais gratificante saber que há juízes que não se dobram às pressões externas e aos “holofotes”, diria, ao “canto da seria” dos poderosos.
    Parabéns pela sua conduta durante o julgamento da AP 470 e que este manifesto lhe fortaleça na luta pela defesa de nossa Constituição.

    Antonio Carlos Romero.

  • Ministro Lewandowski,

    Receba os parabéns e minha admiração pela postura íntegra, pelo profissionalismo e respeito à institucionalidade política e jurídica desse país.
    Sua atuação durante o processo de julgamento da AP 470 demonstram respeito à ordem do Estado verdadeiramente democrático, que preza pelos ritos legais e pelo direito de ampla defesa e expressão, e que não é construído (ao contrário do que alguns querem fazer crer) de heroísmos oportunistas, e falsos discursos justiceiros.
    Parabéns!

    Maíra Torres Corrêa
    Servidora pública federal
    Brasília – DF

  • Caro Ministro Dr Lewandowski, parabéns pela postura, coragem e clareza que vossa excelência demonstrou neste Julgamento em especial, que deve, com toda certeza, ser uma amostra do vosso padrão de trabalho nesta corte. Parabéns também pela coragem. Me orgulho, como brasileiro e servidor público, que no STF tenha um ministro da sua capacidade defendendo a constituição.

  • Ministro Lewandowski,

    Primeiramente, sinto orgulho por nossa suprema corte possuir um magistrado com as qualidades de vossa excelência, não apenas por seu formidável conhecimento jurídico, mas, principalmente, pelos Princípios que embasam sua análise e aplicação deles.

    Mesmo estando tão recente o final do julgamento e ainda estando debruçados sobre as dosimetrias das penas, as mentes mais lúcidas já conseguem apreender com certo distanciamento o que foi verdadeiramente posto em pauta, muito além dos eventuais crimes cometidos pelos réus e o papel desempenhado por cada magistrado.

    Infelizmente, o acesso à nossa Suprema Corte da-se de maneira indireta, mas faço questão de ressaltar que se democrático o fosse, com certeza vossa excelência teria o meu voto!

    Jurandir

    Servidor do Ministério Público de SP

    Campinas / SP

  • Excelentíssimo Sr. Ministro, Ricardo Lewandowski: o senhor enobrece a magistratura brasileira e nos faz acreditar que “ainda há juízes no STF”. Parabéns pela retidão de caráter e pela maneira imparcial e humana que julga os processos sob sua responsabilidade, sempre com respeito a Constituição brasileira, não se deixando seduzir pelas pressões externas e pelos “holofotes da mídia”.

    Sinto-me orgulhoso com a sua conduta equilibrada e justa durante o julgamento da AP 470, pena que o mesmo eu não possa dizer em relação aos demais juízes daquela corte.
    Espero sinceramente que este manifesto fortaleça sua luta pela defesa da nossa Constituição.

    Obrigado excelentíssimo juiz (infelizmente esse pronome de tratamento só pode ser dirigido à poucos juízes) , o senhor me enche de orgulho de ser brasileiro! Que Deus continuei lhe dando bastante saúde e coragem para ajudar-nos na construção da nação brasileira que ainda é um projeto em execução pela nossa jovem democracia.

    Marcos Gabriel Padilha

  • Prezado Dr. Enrique Ricardo Lewandowski:

    Sinta-se, honrado, por salvar o Brasi de um golpe sujo e rasteiro que sempre se trama contra àqueles
    que lutam pelos pobres e oprimidos. Agradeço sua coragem e sua lealdade à consciência cidadã.
    Muitíssimo obrigado,

    Nelson Takeshi Agena
    RG 07752896-07

  • Ministro Lewandowski,

    parabéns por ser um farol que iluminou à luz do bom direito o julgamento da Ação Penal 470. Nós brasileiros esperamos que as futuras escolhas de ministros do Supremo sejam tão felizes quanto à sua, que foi uma voz isolada na manutenção de sua missão constitucional em tal plenário. Continue o bom trabalho e não se deixe manipular pela nossa “grande” imprensa, que envergonha o país.

    Sergio Queiroz
    Prof. Universitário, Universidade Federal de Pernambuco.

  • Sr. Ministro,

    Eu e minha família admiramos sua postura e seu comportamento nas sessões da AP 470 que temos acompanhado. Estamos convictos que seu comportamento está sendo um exemplo para todos e que será lembrado para sempre.

    Carlos Ribeiro e família
    Aposentado

  • Ministro, sua postura de magistrado demonstrou que o deslumbramento midiático não lhe seduziu e Vossa Excelência se mantém firme, fincado no direito e na justiça! Honra a magistratura brasileira!

  • Parabéns Ministro por sua postura ética, por ter trabalhado duro na revisão de uma Ação Penal tão controversa, por não ter se deixado pautar pela mídia, mas principalmente por não ter passado por cima da Constituição Brasileira a qual deve ser defendida “tecnicamente”, sem Vaidades!

  • É muito fácil jogar para a galera (globo, veja, folha, estadão) e isso ficou provado na postura , infeliz, de alguns ministros. Difícil é defender à justiça, contra tudo (grande imprensa) e contra a DIREITONA que queria ver o fim do PT, mesmo tendo total conhecimento das falcatruas do PSDB, precursor das muitas falcatruas existentes no nosso querido Brasil.

  • Edu

    Estou até com pena de você. Em todos os seus post depois do manifesto há comentários que deveriam ter sido colocados no post do manifesto. Mesmo com você pedindo que as pessoas postem no local correto, elas continuam postando nos mais diferentes lugares. Além disso, há tudo que foi postado em outros Blogs, como o do Nassif, enquanto o seu esteve fora do ar devido ao grande número de tentativas de acesso ao mesmo tempo. Se você for tentar recolher todo esse apoio mal posicionado, você não vai acabar nuuuunca! Abraços.

  • Ministro Lewandowski, o sr. e outros poucos magistrados com a postura de V. Exa., é o que ainda há de bom no Judiciário brasileiro. O resto é espelho disso que estamos vendo no julgamento do “processo de exceção n. 470”. Parabéns Ministro.

    Professor Titular do Direito da Universidade Regional de Blumenau/SC

  • Obrigada Edu por esta chance que vc deu prá nós internautas poder expressar o carinho , o respeito e a admiração por este grande brasileiro ! Todos os aplausos !! A Nação brasileira agradece ! Seja feliz e que Deus lhe abençõe !

  • Senhor Ministro Ricardo Lewandowski, parabéns por sua postura imparcial e correta. O senhor é um exemplo e motivo de orgulho para todos os brasileiros. Que o Todo Poderoso lhe abençoe.

  • parabens ministro por ter coragem e nao se acovardar as grandes pressoes que esse julgamento teve em espeçial da grande midia, que esqueçeu do mensalao mineiro! continue assim , vc etsa de parabens ministro! e lembre-se que vc nao esta sozinho, existe milhares de blogueiros que a midia esconde que esteve ao seu lado!

  • Ministro Lewandowski,

    Entorpecidos por volátil notoriedade, seus pares talvez não saibam o que fazem. Cada qual que se ajuste com sua própria consciência – juízo implacável.
    A postura de V.Excelência, a meu ver, pode enquadrar-se na máxima adotada por outro admirável brasileiro – ex Vice-Presidente José Alencar : “Não tenho medo da morte. Tenho medo da desonra!!”.
    Parabéns pela bela página escrita na história de sua vida, compartilhada ao vivo com o pais inteiro.

  • Este é o ministro. O que dignifica o STF. Exemplo que deve ser seguido pelos seus pares e por todos brasileiros. O seu conhecimento, a sua humanidade, o seu carater, fazem-me acreditar que o STF um dia irá cumprir o seu papel.
    Parabéns ministro, um grande BRASILEIRO.
    Orgulho do Brasil.

  • Ao fazer minha declaração de renda deste ano, deixei – por esquecimento – de lançar o recebimento de uma ação na Justiça. Fiz uma declaração corrigindo o erro, paguei o imposto devido, mas até agora não recebi a devolução a que tenho direito. Posso ser acusado e condenado por: caixa 2, desvio de dinheiro público, peculato, prevaricação, avacalhação, memória fraca ou formação de quadrilha de um membro só?
    E mais:
    Tenho dúvidas se os doutos ministros Mendes e Barbosa são versados em alemão, como vivem a proclamar. Pelo que disse o jurista Claus Roxin, eles podem até ler – como eu – o idioma mas não entendem nada.

  • Gostaria de expressar aqui meu apoio e respeito ao ministro Ricardo Lewandowski pela coragem, inteligência e neutralidade. Espero que encontre nessas mensagens um incentivo para enfrentar os próximos desafios.

  • Professor Lewandowsky,

    Em 24 de agosto deste ano, logo no começo do julgamento da Ação Penal 470, enviei-lhe por meio da Central do Cidadão do STF uma mensagem com o seguinte teor (espero que a tenha recebido):

    Escrevo para parabenizá-lo por seu voto na primeira parte do julgamento do chamado “mensalão”. Fui seu aluno na FADUSP em 1998, e se já o admirava desde aquela época, ouvir o seu voto me deixou ainda mais orgulhoso de tê-lo tido como Professor.
    Um voto impecável, equilibrado, isento, técnico. Uma verdadeira aula. Diria mais, um voto que deve ter feito corar de vergonha o Ministro Relator, ao revelar, por contraste, a pobreza e tendenciosidade do voto anteriormente por ele proferido.
    Ao final, fico com a convicção de que “ainda há juízes no STF”.
    Tenho certeza de que V. Exa. saberá se manter firme até o final, apesar da campanha de desqualificação que certamente virá (e que já começou) da parte de uma mídia parcial e descomprometida com a verdade e o Estado Democrático de Direito.

    Confirmou-se, desde então, a minha convicção de sua firmeza e coragem em face de ataques proferidos de todos os lados, inclusive, entre os mais violentos, os do próprio Ministro Relator – uma vergonha para o agressor e para toda a Corte, que teria obrigação de desagravá-lo.

    Firmeza e coragem exteriorizadas muitas vezes com indignação, porém sem nunca perder a postura digna, respeitosa e equilibrada de verdadeiro Magistrado.

    Obrigado pela bela demonstração, não só de conhecimento do Direito, mas de respeito pela Democracia, pela Constituição e pelos seus valores mais caros. Obrigado pela sensibilidade com que tratou o drama do ser humano que se vê na iminência de perder a liberdade.

    V. Exa. tem todo o meu apoio e respeito.

    Márcio Angelim O Silva
    Auditor-Fiscal da Receita Federal

  • Parabésn Ministro Lewandowski, uma suprema corte seduzida por aplausos midiáticos marcada por ausência de inteligência emocional, destempero…. Ter um ministro com sua atuação sensata e corajosa é um porto seguro ! O Brasil agradece.

  • Ministro Lewandosky

    Vossa Excelência é o único pelo qual me sinto representada nesta Corte Suprema. Obrigada pelo homem publico que Vossa Excelência é e pelo modo como desempenha suas funções.

    Eliza Rodrigues dos Santos
    Professora da Rede Publica de Fortaleza

  • Ministro Ricardo Lewandosky

    Em primeiro lugar como cidadao brasileiro quero parabeniza-lo pela sua atuacao durante o julgamento do famoso “mensalao”. Vossa excelencia em nenhum momento se curvou a furia dos meios de comunicacao, manteve sempre a mesma postura.

    Sua atuacao eh um alento. Ainda existem JUIZES com letras maisculas. O que assistimos nao foi um julgamento, assistimos um fuzilamento, onde os Direitos individuais não foram respeitados, presunção de inocencia, onus da prova, enfim o Estado Democratio de Direito afrontado. Na falta de provas concretas que justificasse uma condenacao o relator nao teve o menor pudor em buscar teorias e mais teorias, todas sem embassamento e sem a devida comprovacao (PROVAS). Lamentavel o final desse julgamento, mas ve-lo fazendo o contraponto desse circo que foi montado, nos deixa mais esperançoso de ver uma JUSTICA SERIA, LIMPA e nao PARTIDARIA como aconteceu.

    • Ministro, Vossa Excelência engrandece o Judiciário do nosso país. Parabéns por sua postura séria, equilibrada, honesta e, juridicamente, competente, livre da ma fé, do oportunismo, da hipocrisia e de atos justiceiros.

      • Ministro, presto a minha homenagem ao vosso notável saber jurídico , claramente evidenciado no julgamento da Ação Penal 470 e a vossa ponderação técnica e argumentativa. Digna também de registro é a vossa postura ética, quando, ao considerar uma teoria jurídica, ” domínio do fato” , não a deturpou para proferir condenações, atendendo a interesses político-ideológicos.

  • Prezado Doutor Henrique Ricardo Lewandowski, pelo sua retidão moral e caráter (dentre outras qualidades), em sua homenagem, terei o prazer de colocar o nome do meu primeiro filho, que nascerá em abril de 2013 , de Ricardo Lewandowski Rodrigues da Silva.

    Que Deus continue o iluminando !!

  • Excelentíssimo Ministro do STF, Sr, Lewandowski.
    A sua atuação corajosa mantém acessa a chama da esperança numa justiça imparcial e correta.
    Muito obrigado.

  • Como acadêmico no curso de Direito considero sua eminente atuação na AP 470 uma verdadeira manifestação de coerência e de respeito a dogmática penal e processual penal.
    Parabéns Ministro!

  • Bom, mais uma vez manifesto meu apoio. Ainda nõ entendi se houve uma possibilidade de assinar, verdadeiramente, toda essa historia de problema do site e tal, não importa.
    Que o Ministro saiba que êle protagonizou, para muitas pessoas, o papel de uma fresta de ar puro em um ambiente intoxicado, de que somente os grandes são capazes.
    Ligia Malta

  • Ministro Lewandowski:

    Nos momentos mais difíceis revela-se a real estatura do ser humano.

    No julgamento da AP-470, V. Exa. revelou à nação sua elevada estatura humanizada – doce à verdade e à justiça; resistente contra a injustiça, a mentira e a hipocrisia dos poderosos.

    Vida longa e feliz a V. Exa.!

    José Policarpo Junior
    professor universitário

  • Atualmente monopolizaram a virtude… Eles dizem: “nós, somente nós somos bons e justos. Nós, somente nós somos homens de boa vontade” Eles se dirigem a nós com agressiva reprovação, como que a nos ameaçar … Entre eles, encontram-se, em turbilhão, os vingativos disfarçados de juizes, que trazem eternamente na boca, como uma baba envenenada, a palavra “justiça” (Nietzsche)
    Busco a verdade não por partidarismo ou cega militância. Busco a verdade porque vejo transformado em herói quem não devia, e em bandido quem não merece. Mesmo ao custo de alguns amigos, que de mim se afastam, busco a verdade porque esta é para mim um valor ainda mais precioso que a própria amizade. antonio veronese

  • Reitero meu apoio ao Ministro Ricardo Lewandowski, em virtude da campanha orquestrada pela grande mídia para difamá-lo, ao aplicar a correta aplicação da Lei na AP470.

  • parabéns excelentíssimo ministro Dr. Lewandowski, pelo conhecimento juridico profundo, pela coragem e pela vontade de mostrar que há sempre um caminho correto e justo a seguir.

  • Dizem haver ainda juízes em Berlim.
    Não sei.
    Mas no nosso STF temos um.
    Um juiz com independência, autonomia e enorme competência.
    Não se deixou abater com a faca da mídia no pescoço.
    Meus parabéns ao ministro Lewandowski.
    Que decepção sinto pelos outros e pela nossa justiça.

  • prezado ministro,
    neste momento cabe-lhe o papel que ficará na História
    como quem desnudou com firmeza e destemor os rumos que
    a maioria do STF adotou neste julgamento. Suas ponderações
    contra a instauração de um tribunal de exceção, violador dos direitos
    constitucionais dos cidadãos, inovador casuístico das leis e
    despudoradamente partidário dos interesses de determinados setores sociais
    contrários aos governos populares democraticamente eleitos no Brasil desde 2003,
    calou fundo nas mentes e corações daqueles que lutam e sonham com
    um Brasil justo e democrático. Não esteve e não estará sozinho na resistência
    à essa ardilosa conspiração contra a democracia brasileira.
    saudações

  • Edu sugiro q seja feito um manifesto pro-Dirceu-Genoino,que mesmo depois de quase 50 anos em que não aceitarem o golpe dado pelos EUA- midia-elite,ainda são perseguidos e condenados por isso: não podemos aceitar,julgamento POLITICO em STF.

  • Ministro, o sr tem o apoio das pessoas de e justa deste País. Pois o seu senso de justiça e o dever de assim ser, faz do Sr. um Juiz de verdade. Que Deus continue iluminando esta sua singela inteligencia.

  • Excelentíssimo Ministro do STF,
    Sr, Lewandowskis.
    A sua atuação corajosa mantém acessa a chama da esperança numa justiça imparcial e correta.
    O Povo brasileiro agradece.
    Parabéns.

  • Não fosse sua coragem manifesta com propriedade nos votos divergentes de Revisão da famigerada AP 470, por certo acreditaria estar na idade média frente a um Tribunal da Inquisição.
    Valim

  • Talvez o ministro Lewandoviski seja o unico ministro realmente sabio do STF,que condena ou absolve de acordo com os canones do direito,de cordo com os elementos constantes dos autos. e não simplesmente porque a ¨literatura juridica me permite condenar¨alguem sem as minimas provas indiciarias.

  • O Ministro Ricardo Lewandowski dignificou a alta Magistratura Brasileira com o seu comportamento ético perseguindo sempre a Justiça e insurgindo-se contra todos os desvios que surgiram durante o julgamento. Exemplo não só de Magistrado como de ser humano.

  • Alguém que não se deixa abater pela sanha da mídia invasiva e agressiva merece o respeito de todos, afinal é bem mais “fácil” juntar-se a ela, mesmo que isso REPRESENTE VIOLAÇÕES A DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAISDE TODA ORDEM!

  • “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.” (Joseph Pulitzer)

    Ilmo. Ministro Lewandowski, manifesto meu respeito e solidariedade.

  • O manifesto pró Ministro Lewandowiski tem todo o meu apoio. Acredito que outras iniciativas desse calibre deveriam ser pensadas permanentemente. As forças do pensamento popular deverão estar sempre atentas contra a iminente ameaça de golpe que paira no ar.

  • Excelentíssimo Ministro Ricardo Lewandowski

    Homens realmente dignos e honrados manifestam sua fibra e seu caráter incorruptível ao passarem por episódios de intensa pressão psicológica sem se curvar e sem regatear princípios. No julgamento da ação penal 470, Vossa Excelência demonstrou que é um desses homens. Tenho convicção de que a História lhe fará justiça e lhe dedicará o merecido reconhecimento. E tenho esperança de que isso venha a ocorrer bem mais cedo do possam supor seus detratores.

    Com profundo respeito e admiração

    Nelson Manzanares Filho

  • Ministro Lewandoswski,
    Como cidadã, agradeço pela atitude em defesa dos princípios constitucionais. Sou da geração que lutou pelo fim da ditadura, pela anistia, pelas conquistas de um Estado Democrático de Direito. Lutamos por garantias constitucionais que agora estão ameaçadas. Sua postura, imparcialidade e destemor em enfrentar a pressão da mídia, em defender o princípio da presunção da inocência nos encoraja na luta que devemos travar na sociedade por JUSTIÇA! PARABÉNS!

  • Quando ouço as vozes e leio as penas de aluguel em campanha difamatória contra o ministroLewandowski,
    mais certeza tenho que sua coluna não é feita de mola.

  • Caro Ministro Lewandowski,

    Já fiz minha homenagem ao senhor noutra mensagem. Agora, quero mandar uma mensagem para sua família.
    Sei que eles estão passando por momentos muito difíceis também. Mas, quero dizer-lhes que não se deixem
    abater pelo que possam sofrer com ataques vindo de pessoas que no momento não tenham condições de entender a grandeza desse homem que é o nosso Ministro Lewandowski. Tenham muito orgulho por ter esse grande homem como filho, esposo, pai, avô, tio, etc. Sigam com a cabeça erguida e com a certeza que apesar de tudo, vale a pena o preço a pagar, pois, é o preço da hora e não da desonra.

    Saúde e paz a todos.

    Feliz Natal e Ano Novo.

  • Prezado M.M e Digníssimo Ministro, sua atuação, conhecimento e ética faz o direito valer à pena. Como militante do direito, sua posição muito me fortalece, pois a justiça, ainda que minoritária dentro do STF nos faz crer que nem tudo está perdido! É muito empolgante ler e conhecer os fundamentos de seus votos.
    Parabéns.

  • Caro Ministro,
    a sua atuação comoveu-me profundamente pela altivez que manteve diante da lamentável má fé daqueles que se acreditam ministros.
    A História já lhe está reservando um lugar ao lado da razão e da justiça.

  • de todos os ministros do “mensalão” o Sr. Lewandovsky foi o único que tentou respeitar nosso código penal e nossa constituição , engoliu sapos fornecidos por mediocres ministros que não soubem nem o que é a postura de um juiz . Parabéns Sr. Ricardo Lewandovsky.

  • Pulsa, ainda que acanhada mas etérea, a esperança que um dia – sem maniqueísmos de má retórica – a plena democracia, participativa, suplante nossa débil democracia delegativa que manifesta-se apenas pelo voto. Não por acaso, um dos pilares dessa futura democracia é o judiciário que no nome de Henrique Ricardo Lewandowisk tem seu paradigma para as necessárias reformas que a democracia plena exige; Sem “Ley de Medios” não há democracia! Sem Reforma Agrária não há democracia!

    Meus parabéns ministro!

    Ass. Rodrigo Falcon.

  • Parabéns, ministro Lewandowski, sinto orgulho do senhor por sua independência, por ter julgado com o que há nos autos.
    Vida longa ao senhor.

  • Edu, uma vez que vc tenha definido o dia e hora pra entregar o manifesto, por favor, nos informe! Eu, particularmente, quero endossar o desagravo com minha presença, quero também registrar esse evento em foto e vídeo!

  • Parabéns Ministro Ricardo Lewandowski, por não se deixar contaminar com todo o circo montado em torno desse julgamento (AP470) e por ter demonstrado muita coragem, competência e retidão profissional.

  • Obrigado Ministro pela sua posição de tecnicidade jurídica e que apenas fez o correto, nada mais.
    É claro que prá manter esta postura honesta houve muita coragem do senhor, Ministro Lewandowski.
    A história lhe fará Justiça!!

  • Essa nossa manifestação à sua conduta, ainda é muito pouca diante da sua atitude corajosa e independente.

    O senhor mostrou o que é ser sério e justo.

    Receba um fraterno abraço de um admirador.

  • Parabéns ao Ministro , que foi decente e digno . Seus familiares , estou certo , devem estar orgulhosos e
    admirados pois ele entra para a história pela porta da frente , de cabeça erguida.

  • Parabéns ministro Ricardo Lewandowski pela demonstração de caráter e profissionalismo. Chega o momento de o povo brasileiro apoiá-lo, e de se inspirar em seu gesto de coragem e retidão.

  • Obrigada por priorizar a constituição em vez de se curvar à mídia golpista e de uma opinião pública totalmente manipulada por esta. Não se deixe abalar por essa pressão, pois o povo está cada dia mais esclarecido e logo as máscaras e capas desses “pseudos heróis” cairão aos pés da verdade! Conte com o nosso apoio, das pessoas que realmente se preocupam em saber a verdade sobre o nosso país.

  • Oi, MinistroRicardo Lewandowskis. Fique sabendo que Vossa Excelência tem o meu sincero apoio.Nossa que emoção! Sinto a sua presença. Um abraço apertado.

  • É muito bom saber que ainda há pessoas como o Ministro Lewandowski. Pena que a grande midia insista em não mostrar a dignidade,seriedade e o comprometimento com a verdade, virtudes tão visíveis nessa grande pessoa.

  • Se houvesse no Judiciário brasileiro magistrados com a elevada estatura moral e jurídica do Ministro Lewandowski em número adequado, certamente o julgamento que a mídia comprometida tanto divulgou com falsidades e verdadeiras teratologias, a conclusão seria exatamente o oposto da que chegou a maioria submissa a interesses nefastos à nação brasileira.
    Parabéns Ministro e o meu mais respeitoso aplauso.

  • Impressionaram-me a coragem e a decência. Figuras como Vossa Excelência me fazem pensar duas vezes antes da admissão do descrédito total no judiciário, principalmente no STF.

  • Ilmo. DR Lewandowski:

    Muitíssimo obrigado pela demonstração de isenção e honestidade,
    mas principalmente por mostrar ao Brasil o que é ser um Juiz. Com
    certeza V.Exa. entrou para a história do STF.

    Que Deus continue iluminando o seu caminho.
    Francisco Castro

  • As explicações contidas em nota da Executiva Nacional do PT sobre os resultados da ação penal 470, .deixaram-me plenamente satisfeito. Parabéns sr. Ministro Ricardo Lewandowski.

  • Ministro Ricardo Lewandowski,

    Vossa Excelência honrou e dignificou sua toga; honrou e dignificou a Corte Suprema; honrou e dignificou o Direito e o povo brasileiro.

    Sou-lhe grato pela atuação no julgamento da Ação 470, pela discrição, pela serenidade, pela coerência, pelo despreendimento.

  • Ministro Lewandowski, obrigado pela dignidade de levantar sua voz contra os desmandos no STF! Parabéns por não ter também cedido às pressões do PIG e mantido o discernimento e a excelência no julgamento da AP 470! Parabéns!

  • Senhor Ministro Lewandowsky, sua atuação no Supremo representa o farol de que nosso povo necessita para seguir tendo esperança na justiça e no futuro, fé na existência de integridade profissional e humana. Obrigada.

  • Ministro, mais uma vez marco meu apoio à sua pessoa, ao fato de ser um ministro que nos honra ao tratar com dignidade o cargo que exerce.
    Apoio à sua família também.

  • Edu, a verdadeira cidadania e consciência política. Obrigado, EDU, pelo espaço democrático. Parabéns.

    Lewandowski, a ética aplicada ao direito com uma consciência racional definida em suas ações, sempre pautada no conjunto de regras para a prática do BOM DIREITO. Obrigado MINISTRO pelos ensinamentos e pela racionalidade dos seus atos.

  • Ministro Lewandovski,
    A sua postura republicana honra o STF e, por fim, o povo brasileiro. Receba o apoio de um cidadão que o admira pela sua conduta e coragem. No futuro a história o colocará no seu devido lugar: o dos que não se encantam com a conquista fácil de minutos de brilho patrocinados pela mídia e mudam para melhor a estrutura do país.

    Everaldo

  • Quem serão, com o passar dos anos, os juízes que protagonizaram (e o termo protagonista aqui usado se refere, na maioria dos casos, àquele empregado para se referir aos participantes de uma novela) esse julgamento farsesco? Tenho certeza que apenas um será lembrado como aquele que cumpriu com seu dever, que não participou das dezenas de sessões munido de um genuflexório cujo uso foi determinado pela imprensa corporativa: Ministro Lewandowski. Quando essa imprensa golpista e entreguista tiver usado e abusado dos demais, apenas um restará na história a ser escrita: Lewandowski!

  • Ministro, gostaria que com sua retidão, consiga tirar do STF o rótulo de circo ou Palanque de eleição, pois tem Magistrados se aproveitando dos olofotes! Parabéns!

  • Depois de várias tentativas, já registrei o meu respeito, a minha admiração e orgulho de poder cumprimentar o Supremo Ministro Lewandowsk por seu notável saber jurídico, sua sensatez e sobretudo sua coragem de não ceder à mídia golpista.. Agora gostaria de parabenizar a você, Eduardo, pela brilhante iniciativa. Fico orgulhosa também de ser leitora de seu Blog.

  • DOUTOR. SUA POSTURA É DIGNA DE RESPEITO. NÃO SE ACOVARDOU E DECLAROU SEU VOTO DE ACORDO COM A SUA CONSCIÊNCIA DE MANEIRA ÉTICA, MORAL, INDEPENDENTE. NÃO SE DEIXOU DOMINAR PELA TENTATIVA DE MANIPULAÇÃO. PARABÉNS. NO STF DEVERÍAMOS TER MAIS 7 MINISTROS DE SUA ESTATURA PROFISSIONAL. QUE NÃO SE INTIMIDA COM GRITOS DE COLEGAS E NOTICIÁRIOS MALDOSOS. TENHO CERTEZA DE QUE SUA FAMÍLIA TEM MUITO ORGULHO DE SEU TRABALHO HONESTO QUE PASSARÁ PARA A HISTÓRIA DO STF. NÃO PODEMOS, TAMBÉM, NOS ESQUECER DO OUTRO MINISTRO QUE O ACOMPANHOU. O DR. DIAS TOFOLLI.
    JAIR BERALDO

  • Ministro,
    infelizmente me deparo com críticos ao senhor, mas adoro defende-lo, seja pela coerencia de suas argumentacoes, seja pela ignorancia das criticas, invariavelmente colocadas num nivel muito elementar, ou nem isso.
    Obrigado pelo exemlo que nos passa.
    Abraco,
    J L Luli Paiva

  • Toda a minha solidariedade e admiração a esse grande magistrado brasileiro. O história lhe reservará um lugar especial entre os mais valorosos filhos da pátria.

  • Sr. Ministro Ricardo Lewandowsky,

    Aqui de baixo, vemos com extrema preocupação, condenações havidas, sem provas nos Autos.

    Aprendemos a admiriar sua postura firme na defesa da Legalidade, dos Princípios constitucionais, do Respeito aos Poderes e ao Estado Democrático de Direito.

    Ataques gratuitos desferidos à sua Pessoa, sua Autoridade, têm ferido e deixado perplexos, a todos nós, brasileiros que só desejamos um País melhor Para Todos, onde a Paz Social seja substantiva.

    Parabéns pela sua postura Firme, Equilibrada, Clarividente, Contextualizada!

    Admiramos o Senhor!

    Saúde, Força e que Deus o proteja!

  • “Tem-se de apontar o que se diz e está errado; e chamar-se atenção para os que, com o seu gênio, descobriram, ou, com o valor das suas convicções, sustentaram a verdade”. Pontes de Miranda
    Parabéns, Ministro.

  • Sr Ministro Lewandowsky, vossa excelência é dentre poucos, um homem que faz os brasileiros desse Brasil de Lula, o Nunca Dantes, acreditar que a Justiça no Brasil funcionará a contento não daqui a muito tempo, crendo que a presidente Dilma e os próximos encaminhem para o STF Magistrados com M maiúsculo, que não se deixem levar por pressões ou interesses escuso$. O povo de Lula, 70% do Brasil, chutando baixo, está lhe desagravando. PARABÉNS EXCELÊNCIA!
    EDUARDO GUIMARÃES, o que dizer a você? Fica assim: OBRIGADO!

  • Ao Ministro, com profundos e verdadeiros respeito e admiração.

    Não somos militantes deste ou daquele partido, de uma unica causa, de uma unica otica para o viver politicamente consciente. Somos militantes no cotidiano das causas justas, do respeito â diversidades cultural, ética, social, politica etc., no comportamento, na atitude, nos valores defendidos, praticados e ensinados.
    Parabens, ministro, (ao senhor e à sua família) pelo belíssimo exemplo de dignidade e grandeza irretocáveis, manifestados na sua atuação na famigerada ação penal 470 que nos permitiram conhecer o colegiado da nossa mais alta corte e destacá-lo (infelizmente) solitariamente.

    Mais uma vez nossos mais profundos respeitos e admiração!
    Antonio Serrano e família.

  • Prezado Ministro, sua atuação foi de uma inteireza e dignidade, que os brasileiros conscientes esperam de um grande magistrado. Manifesto meu apoio a s. Excelência

  • Um frase do maior dos cubanos para resumir :

    “Cuando hay muchos hombres sin decoro, hay siempre otros que tienen en sí el decoro de muchos hombres”

    José Martí

  • Prezado ministro, parabéns por sua postura ao longo de todo o julgamento da AP470. Como cidadão, preocupa-me a condenação sem provas, a sobrepujância de um poder constituído em relação aos demais, a pouca transparência da mídia, a indignação seletiva das nossas elites coloniais…poderia relacionar centenas de questões que hoje nos inquietam, trazendo no ar uma lembrança terrível de um passado não tão distante.
    Por outro lado, nos dá esperança saber que ainda existem pessoas com a sua coragem e clareza de idéais atuando dentro do poder judiciário. Espero que sua postura sirva de exemplo aos magistrados de todo o país ao contrário de algumas figuras do STF, que protagonizaram, ao longo de todo o julgamento, um espetáculo dantesco.
    Forte abraço.

  • Parabéns, Ministro, por erguer-se sobranceiro e nadar contra a maré da ingenuidade e da má-fé, em suas diversas combinações. Cada vez mais, precisaremos de homens como vossa excelência.

  • Caro Ministro Lewandowski,

    só posso agracer a sua coragem e retidão em não se curvar diante dessa mídia corrupta e vil que, infelizmente, sobre o pretexto da liberdade de expressão, atenta contra reputações ilibadas como a do Sr.
    O que essa mídia torpe pratica não é liberdade de expressão, está mais para libertinagem de expressão.

    • Ministro Ricardo Lewandowski, parabéns pela coragem, equilibrio e inteligência. As suas
      intervençõese e seu comportamento durante o julgamento da ap470 foram uma verdadeira aula de como se portar diante das pessoas e situações com clareza intelectual,ética, justiça, imparcialidade, humildade ,educação e inteligência. O que o país e o mundo precisa é de mais pessoas e profissionais como vossa excelência.

      José Carlos Rodrigues Souza

      VTA – ES.

    • Quero expressar minha solidariedade e manifestar preocupação com o momento de patrulha ideológica que vivemos no país. A democracia pressupõe a possibilidade da divergência, do respeito às contradições e diferenças. Portanto, segue aqui o meu apoio a figura do Ministro, mas principalmente ao seu e ao nosso legítimo direito de livre manifestação do pensamento.

    • Sr. Ministro Ricardo Lewandowski. Como Juiz de Direito aposentado, mas em atividade na advocacia em São Paulo/SP, trago minha solidariedade ao trabalho sereno, ponderado, inteligente e, principalmente justo, que são os atributos de um verdadeiro JUIZ. Aos grandes males os grandes remédios. As penas atribuídas aos réus não podem e não devem ter a índole de vingança. Como é sabido, tem ela a função de recuperar o ser humano para que não volte a delinquir. Não é dado discutir publicamente questões de justiça quando há articulações da imprensa, que atiça cosmovisões metafísicas, políticas ou religiosas porque são avaliadas no varejo mais pelo estilo de vida de cada um, nada a ver com a verdade das sentenças e do que de real ela contém. O confronto levado a cabo por V. Excia. se deu, em última instância, pelo respeito ao conceito de racionalidade jurídica. Ao se levar a cabo o processo de forma política como o faz o Sr. Ministro Relator, não tem autoridade moral de concepção pública de justiça. Só poderia ser válido e legitimado publicamente o tal processo se tivesse motivos não políticos. O contra-peso de seus votos, certamente não atende os interesses das oligarquias, mas atende milhares de cidadãos e fortalecem a fé numa postura racional e de respeito às consequencias práticas. Julgamento sem provas não dão segurança ao conjunto da sociedade. O que afeta o conceito de racionalidade jurídica. Vossa Excelência entrará na História como um Juiz que tentou fortalecer o fundamento último de validade para o que é moralmente correto e éticamente bom!

  • O Ministro Lewandovski, ao que me parece, será um dos poucos ministros das últimas décadas a merecer um lugar no panteão dos defensores da democracia no país, dentro do Poder Judiciário, ao lado de Evandro Lins e Silva, Hermes Lima e Victor Nunes Leal.

  • Ministro Lewandowski,
    Mantenha sua posição e sua disposição em defesa do Estado de Direito sabendo que não esta só e que, se o presente parece uma batalha perdida, é somente porque nossa causa não se encerra nele. Ela é bem maior do que o fulgáz apelo desse momento, curto espaço de tempo que se esvai no segundo da areia se perdendo no ralo de uma ampulheta, é uma batalha que se trava pelo futuro, por nosso país, por nossos filhos, por nós mesmos enquanto cidadãos responsáveis pela construção de uma sociedade mais justa e solidaria. Estamos todos juntos. Nós não vamos nos decepcionar.
    O caminho é feito de passos que, assim como a direção, são prerrogativas exclusivas de nossa vontades…
    Um forte abraço!

  • A mídia não pode ser pautada pelo ódio.
    Porém, é exatamente o que vem ocorrendo há muitos anos.
    Dia sim e outro também os envolvidos na AP 470 foram tratados pela mídia como criminosos.
    Isso ANTES DE SEREM JULGADOS.
    E já chegaram ao STF rotulados como tal.
    Agora, se a mídia não pode ser pautada pelo ódio, o que dizer então da justiça?
    Causa espanto ver que magistrados experientes possam curvar-se ante a pressão de grupos midiáticos.
    A justiça não pode funcionar atendendo a pressões.
    As provas devem ser técnicas, irrefutáveis.
    Afinal, é a liberdade que está em jogo.
    O bem mais precioso, depois da vida.
    A postura do caríssimo ministro Lewandowski não configura a defesa dos acusados na AP 470 (como chegou a ser colocado).
    Em absoluto!
    Enquanto alguns se preocupam com sua imgem na TV (ou em algumas revistas), sua postura configura a defesa do judiciário brasileiro.
    É com pesar que vemos a defesa do judiciário sendo preocupação de tão poucos…

  • Para os mais altos conservadores, as tentativas de mudanças sao sempre rotuladas como: “Isso é muito bonito, mas irrealizavel”. De fato, no mundo deles, isso é impossivel, pois nao estao preparados e nao sao capazes para tal sacrificio. Para eles só importa o Poder e a influencia, e nao estao dispostos a arriscar tudo isso em nome de mudanças.
    O senhor, Lewandowski, demonstrou estar pronto para esse sacrificio, não se deixando ser influenciado e seguindo a maré de gente FRACA DE ESPIRITO.

    Parabens, e muito OBRIGADO!

  • Caro Ministro,
    A coragem de manter a coerência pode custar a incompreensão e a condenação por parte de quem tem a visão distorcida pelo pensar fácil de traduzir opinião cativa.
    Receba minha solidariedade por suas posições firmes e baseadas no saber jurídico conquistado pela aplicação no debruçar dos compêndios e por não se deixar seduzir pela glória passageira dos holofotes da mídia, posição contrária à assumida por seus opositores, preocupados com o jogo de adulação que nada acrescenta em suas biografias, ao contrário apequena e conduz ao esquecimento.

  • Deixo registrado aqui o meu total apoio ao ministro Lewandowski, que não cedeu aos encantos da mídia golpista e agiu com respeito as leis. Um verdadeiro juiz.

  • Ministro Lewandowisk

    Estamos satisfeitos com vossa atuação no STF, não tenho dúvidas de quando passarem os efeitos carnavalescos que vieram reboque do julgamento da ação penal 470, V. Ex.ª será reconhecido como um grande juiz, um exemplo de jurista a ser seguido.

  • Parabens Ministro!
    Não se deixou abater.Louvo a sua clareza ,honradez ,etica e seu juramento feito durante o termino da sua graduação no curso de Direito.O Brasil está precisando de muitos Ricardo Lewandosvisk.

  • O Ministro Ricardo Lewandowski foi o mais importante defensor da Lei da Ficha Limpa nas Eleições Gerais de 2010, no papel de Presidente garantiu a sua aplicação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Mas no STF foi voto vencido por seus pares, que liberaram geral para a bandidagem politica.Nojulgamento da AP 470, diferentemente dos demais Ministros do Supremo, Lewandowski foi o único que entendeu pela inexistência de compra de votos pelo PT para aprovação de importantes reformas legislativas. O Magistrado acatou a tese da defesa, consignando que os valores ilicitamente obtidos destinavam-se exclusivamente ao financiamento de campanha do partido do então Presidente Lula.
    Como se ve, a lucidez demonstrada pelo Ministro Enrique Ricardo Lewandowski, não foi somente na pressão exercida pela midia contra os petistas, mas no conjunto de suas ações tanto no STF e TSE.
    Só posso neste espaço aqui concedido, me sentir honrado em cumprimentá-lo pela serenidade e sabedoria juridica de tão ilustre brasileiro nato.

  • Entender a importância da profissão e a responsabilidade de cada decisão, a repercussão de cada ato e palavra faz com que apenas pessoas responsáveis e corretas possam ocupar o cargo que você merecidamente ocupa. Parabéns por ter uma atitude profissional e responsável. Precisamos de mais homens como você aí deste lado!

  • Caro Ministro. Você honra o STF. Imagino o quanto é difícil resistir à pressão midiática tupiniquim. Mas, penso que sem isso não existe democracia. O Sr. é um dos últimos bastiões desta defesa. Um abraço.

  • Sr. Ministro,

    Tens a admiração daqueles que entendem o judiciário como o Poder de Estado que se prática a justiça e não como ambiente para atender a lei dos mais “fortes”. Juiz julga e tem independência para tal, esta é a vossa condição, como demonstrou ao logo da Carreira e no julgamento da ação 470.

  • Todo a minha solidariedade ao modo sóbrio com que o Ministro Lewandowski conduziu seus trabalhos, sem se influenciar pelas críticas covardes da mídia e, pasmem!, de seus pares.

  • Sr. Mininstro,

    Escrevi em meu mural do Facebook:
    “”… uma parte de mim deseja punição para as pessoas que fazem tanto mal ao país…”
    Mas q seja de forma indistinta! Assim eu tb quero! Oq não aceito é o massacre de alguns de um só partido – o PT! A Justiça tem que ser imparcial! E aí, o Ministro Lewandowski, q está agindo de acordo c a Lei está sendo espinafrado, é justo isso?
    Qto ao outro, esta máxima se aplica à ele: “… dê poder a uma homem e o conhecerá…” Haja visto a arrogância dele… Muita agua passará por debaixo desta ponte, enqto isso muitas famílias sofrerão como a do Ministro Enrique Ricardo Lewandowski, q muitos brasileiros ainda nem sabem o seu nome!”

    Quero que o Sr. saiba de minha grande admiração pela sua postura imparcial, pela sua dignidade, epla sua pessoa! Estou rezando pelo Sr. e pela sua família, para q tenham PAZ – sendo o Sr. o veículo dela.
    Fiques bem e fiques c Deus, nosso Pai!

    Joyce Néia

  • Parabéns Lewandowski, faço minhas as palavras do poeta:

    ” Há homens que lutam um dia e são bons,
    há outros que lutam um ano e são melhores,
    há os que lutam muitos anos e são muito bons.
    Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”

    (Bertold Brecht)

  • Prezado Ministro;
    Por várias vezes em nossas vidas encontramo-nos diante de um dilema: ir até o fim com inabalável confiança naquilo que acreditamos ser correto, ético, justo, e portanto, fonte de lutas e preocupações, ou nos juntarmos de forma adesista e entregarmos os pontos, a posições que venham tornar as “coisas” mais simples, fácil, que não seja fonte de problemas. Para mim, o Senhor Ministro deu provas de inconteste serenidade e senso de justiça, quando diante de seus pares expôs sua opinião/posição, de forma independente e não comprometida com os mesmos valores, como os daqueles que vociferaram contra vossa excelência. Uno-me ao teu lado Lewandowski , por não teres se deixado influenciar pela mídia partidária. Parabéns por sua postura ética.

  • Embora num primeiro momento as redes sociais tenham apoiado o ministro relator, por influência da opinião publicada, que estimulou o linchamento a quem só quer mesmo respeito às leis, à Constituição e aos direitos humanos como V. Excia; agora elas silenciam.
    Silenciam porque sabem que não existe meio ético, meio honesto, meia verdade, meio ficha limpa; esta última já desconfiam que é apenas para impedir a eleição dos campeões de votos, de popularidade, como o ex-presidente Lula e a presidente Dilma.
    Portanto, a maioria dos participantes das redes sociais sabe que foram injustas as manifestações contra quem lutou pela democracia, pelo direito, o respeito às leis e a elas mesmas, haja vista o “herói” assim chamado pela opinião publicada, não ter mais tantos gostei e compartilhar, que teve no início deste julgamento “politiqueiro”.
    Fique em paz, continue seu trabalho honesto, ético, com a integridade e idoneidade, marcas que o diferenciam da maioria daquela corte midiática e tucana, que nos causa repulsa, posto que lembra um tribunal de exceção.

  • Ministro Lewandowiski, sabemos que a grande midia é leviana, virulenta e criminosa. Vossa coragem me devolve o orgulho de ser brasileira e me torna mais alerta do quanto ainda temos que caminhar, que correr pra não perdermos o rumo traçado na luta de tantos anos. Já mostrei aos meus sete netos na tela da TV sua imagem em luta durante as sessões da ação 470, no STF. Já sabem do que e de quem se trata. Obrigada por vosso exemplo de coragem, lisura, apego à legalidade e respeito à democracia.

  • Excelência! A “allure” expõe sempre um caráter. A de Vossa Excelência revela decência ímpar e honestidade de propósitos perante a vida e a Alta Função que exerce na República. Vossa Excelência, graças ao preparo e à retidão, poderia exercer encargos de Juiz em qualquer Corte de Julgamentos de país democráico.

  • Tenho muito orgulho de ter assinado esse Manifesto, que representa uma reação da Sociedade Civil brasileira ao golpe cínico que está sendo armado pelo STF e pela mídia, levado a cabo com essa palhaçada que foi o “julgamento” do inexistente mensalão, no qual a direita escancarou seu golpismo e, tal qual na fábula “O Lobo e o Cordeiro”, de La Fontaine, diante da total falta de razões para condenar quem não era culpado, “fabricou” motivos de araque para falsear condeações ocorridas na verdade pelo desejo dos donos de poder em por na cadeia quem sempre ousou enfrentá-los e questionar o país injusto por eles construído. Como guardião-mor dessa injustiça, o Judiciário “cumpriu o papel” para o qual foi destinado pelos dominadores, o que torna a postura de Lewandovisk ainda mais corajosa, já que mesmo estando dentro do Sistema de dominação, teve a coragem para constestar seus desmandos quando esse Sistema, ainda que guarnecido por Leis destinadas em sua maioria a proteger os poderosos(com algumas ressalvas impostas graças às lutas dos oprimidos)precisou passar por cima até dessas “Leis”(e principalmente das garantias conseguidas arduamente em anos de luta das vítimas da opressão, como a presunção de inocência e obrigatoriedade de provas para sustentar uma condenação)para condenar ditatorialmente pessoas por um falso crime que só existiu nas mentes golpistas dos donos da mídia e de seus lacaios. Apoiar lewandovski é fundamental primeiro para mostrar-se solidariedade a um homem honrado e segundo para conter o golpe iniciado na mídia e no STF, o qual não ficará apenas na condeação de Dirceu e evidentemente visará atingir Lula e Dilma, construindo o único “caminho” possível para a direita retornar ao poder que lhe é negado democraticamente pelos brasileiros há doze anos. Que a partir dessa reação, da explicitação do absurdo desse julgamente até mesmo pelo uso fantasioso dado à esdrúxula Teoria do Domínio do Fato(atestado pelo próprio autor da Tese, o jurista alemão Claus Roxin, que garantiu que o domínio do fato precisa ser comprovado e que sua utilização por deduções, como a realizada pelo “criativo” Joaquim Barbosa, é errada e caracteriza julgamentos de exceção), evoluamos para uma urgente anulação desse julgamento, a qual poderá ocorrer tanto a partir das decisões das Cortes Internacionais de Direitos Humanos, como do próprio Congresso ao legislar sobrea aplicação do “Domínio do Fato” em nosso Direito; como também pela ação de um novo Supremo, com uma composição mais democrática e plural, que revisaria as arbitrariedades cometidas pelos agentes de direita que atualmente sentam naquela instituição.

  • Ministro Lewandowiski, grande homem que não se deixa levar por uma mídia nojenta. É de homens como Vossa Excelência que o Brasil merece e precisa. Parabéns.

  • Ilustríssimo minitros Ricardo Lewandowski, gostaria de lhe parabenizar pela sua compostura diante de tanta pressão popular e midiática. Fico feliz em ver pelo menos um dos 11 não matar a Constituição Federal. Saiba que o senhor tem o nosso apoio.

    Antonio Junio – DF

  • Ministro Lewandowiski,

    Nosso apoio incondicional, com a consciência política-cidadã mobilizados pela consolidação do Estado Democrático de Direito.

    Abraços,

    • caro ministro ;justo corajoso dIGNIFICA O SUPREMO JOGA XADREZ COM O SUPREMO DÁ CHEQUE MATE NOS MEDIOCRES E CORROMPIDOS FARISEUS SEGUNDO JESUS OS FARISEUS SERÃO UNGIDOS COM ÓLEEO SUJO E APENADOS COMO RESTO DOS URUBUS QUANDO SE APOSENTAR SEF ILIE A UM PARTIDO DA BASE ALIADA TERÁ NOSSO VOTO ABRAÇOS CARINHOSOS MAURICIO

  • Ministro Ricardo Lewandowski, parabéns pela sua coragem, altivez e honradez. As suas
    palavras e atitudes durante o julgamento da aça 470 foram verdadeiras aulas de ética, pratica da justiça, imparcialidade, diante de pressões da grande mídia. Era o que o país esperava de pessoas que ocupam cargos como o que v.exa. ocupa, infelizmente outros se curvaram aos holofotes.

  • Parabéns por ter resistido às boçalidades que foram escritas pela imprensa, por não ter se domesticado pela mídia que lança um biscoito para quem esta consegue adestrar, aqui não há justiça para todos infelizmente…

  • Ministro Ricardo Lewandowski
    Graças a seu grande caráter e personalidade, esse julgamento político não se transformou numa inquisição medieval, seu corajoso voto foi o suficiente para encorajar alguns de seus pares e garantir o placar de 6 a 4, salvando o STF de uma grande bossalidade / mediucridade jurídica. Esse placar, muito provavelmente irá garantir um novo julgamento, uma vêz que pela diferença de apenas um voto os réus não obtiveram o beneficio da dúvida. Parabéns, brilhante atuação com toda elegância e refinada educação!

  • Parabéns Ministro!
    Vejo no senhor o que a sociedade brasileira espera de um Judiciárioc-
    respeito, caráter , justo para todos (as) e principalmente democrático !

  • Parabéns Ministro!
    Vejo no senhor o que a sociedade brasileira espera de um Judiciário –

    respeito, caráter , justo para todos (as) e principalmente democrático !

  • EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO LEWANDOWSKI, SAIBA QUE VOSSA EXCELÊNCIA FAZ JUS A TAL PRONOME DE TRATAMENTO USUAL PARA OS JUÍZES, SENDO DIGNO, SERENO E SENSATO, PORÉM SEM JAMAIS PERDER A NECESSÁRIA FIRMEZA QUE O MAGISTRADO DEVE POSSUIR. SEMPRE POSTOU-SE COM CORAJOSA ISENÇÃO E IMPARCIALIDADE, MESMO QUANDO PRESSÕES GIGANTESCAS SE IMPÕEM. PARABÉNS MINISTRO LEWANDOWSKI POR SUA ATUAÇÃO COMO MAGISTRADO, QUE DIGNIFICA E HONRA O CARGO QUE OCUPA E A CORTE CENTENÁRIA ONDE ATUA. ATUAÇÃO ESTA SEMPRE FIRME E IMPARCIAL, PORÉM SEM JAMAIS EXTRAPOLAR OS LIMITES DA URBANIDADE E DA BOA EDUCAÇÃO QUE, COMO SE VÊ, É PARTE INTEGRANTE DE SUA PERSONALIDADE, DE SEU CARÁTER E TAMBÉM, COMO SE DIZ, VEM DE BERÇO. NÃO SE DEIXE ABATER POR MOMENTOS DIFÍCEIS, POIS TODOS QUE TÊM DISCERNIMENTO E NÃO SE DEIXAM LEVAR PELO RELES JORNALISMO INFELIZMENTE PRATICADO IMPUNEMENTE EM NOSSO PAÍS, QUE BEM DEMONSTRAM DE QUAL LADO ESTÃO AO COBRIR OS FATOS POLÊMICOS DESTE HISTÓRICO JULGAMENTO, SEMPRE ESTARÃO AO SEU LADO. ALIÁS, MUITO ME HONRA TER TIDO O PRAZER DE TÊ-LO ENCONTRADO EM EVENTO REALIZADO AQUI EM PONTA GROSSA-PR E SABER QUE VOSSA EXCELÊNCIA, DEMONSTRANDO EXTREMA HUMILDADE, TÍPICA DOS GRANDES SÁBIOS, AO CONTRÁRIO DA ARROGÂNCIA, TÍPICA DOS IGNORANTES E LIMITADOS, INTERAGE DE FATO COM OS CIDADÃOS, TOMANDO CONHECIMENTO ATÉ MESMO DE SUAS CRÍTICAS, SENDO ABERTO A DISCUTÍ-LAS. FICO ORGULHOSO, COMO CIDADÃO, TÊ-LO COMO MINISTRO QUE ENGRANDECE O STF!
    REPITO AQUI MINHAS PALAVRAS ORIGINALMENTE COLOCADAS NO MANIFESTO EM FAVOR DO EXCELENTÍSSIMO MINISTRO LEWANDOWSK E ACRESCENTO MEU NOME POR EXTENSO.
    SANDRO COUTO
    PONTA GROSSA – PARANÁ.

  • Que o sentido maior da Justiça, que deve prevalecer na Corte Suprema, supere as atrocidades cometidas por aqueles pseudo guardiões da Lei, que envergonham o Judiciário, a sociedade e a nação. Sr. Ministro, que sua serenidade te proteja da destemperança, dos interesses comezinhos que se firmam nos bastidores, das “chicanas” daqueles que não zelam pelos interesses do país. Siga firme. A História o preservará.

  • Ministro Lewandowiski, o STF se engrandece com a sua presença. Somos muitos brasileiros solidários e orgulhosos de sua atuação.

  • Meu respeito e minha admiração pela sua coragem, caráter, bom senso e profissionalismo. E minha gratidão por me preservar na esperança da justiça.

  • Ministro Lewandowski o senhor é exemplo para aqueles que acreditam na democracia e na justiça brasileira e tem o nosso apoio incondicional.
    Geremias

  • Todo apoia a ministro Ricardo Lewandowski, que este siga na sua luta por justiça e seu trabalho a bem da magistratura brasileira, fica aqui meu apoio e muito respeito e admiração.

  • Lewandowski foi de uma paciência ímpar. Outro, em seu lugar com temperamento combativo, teria respondido na mesma intensidade e destacando a “chicana” no mercado imobiliário de Miami. Parabéns ministro Lewandowski pela serenidade.

  • Impossível não admirar a lucidez e o bom senso do Ministro Lew! Ele não vai mudar, nasceu assim! O que esperamos é um pouco de luz nos seus pares! Quanto ao outro, sem palavras, pois hipocrisia é o fundo do poço.

    Que prevaleça a democracia e a justiça, é o mínimo que podemos esperar.

  • Ministro Ricardo Lewandowski

    Antes de mais nada quero lhe agradecer pela sua forma de expressão, sempre educada, respeitosa, elegante, inspiradora e cheia de valores. Vossa excelência é uma destas pessoas que circulam pelo mundo com o dom de ensinar e é um enorme prazer ouvi-lo.

    Sua caridade diante da ignorância alheia e das maldades sejam da mídia ou de seus pares é algo exemplar e nos motiva a manter a calma e tranquilidade e a sempre utilizar o argumento nas nossas relações diárias na sociedade. Entendo que este é um papel exemplar que vossa excelência exerce como um Grande Juiz da Suprema Corte do Brasil.

    Por fim, peço lhe desculpas, imagino que este pedido é em nome do Presidente Lula, e assim o faço com autoridade de ser um dos milhões de Lulas desde 1980, já que foi Ele quem indicou o despreparado Joaquim Barbosa para o STF.

    Um grandioso abraço e por favor continue a ser este Grande brasileiro que é, pois é uma honra tê-lo como nosso Juiz, do povo e pela Const. Federal, no STF.

    Miguel Leonel dos Santos
    Formado em gestão de Recursos Humanos
    Funcionário há 30 anos da UNICAMP

  • Parabéns Ministro

    Que Deus Te Abençoe e Te Proteja… que suas atuações continuem sendo justas, independente de qualquer coisas que possa influenciar suas decisões.

  • Ministro, não se intimide. Os operadores do direito e os que têm alguma noção apoiam incondicionalmente o seu posicionamento técnico. O Senhor não está defendendo partidos políticos; o Senhor está defendendo o rito processual, a verdade e a justiça.

  • Ministro Ricardo Lewandowski, V. Excia é um homem público, jurista que enobrece e engrandece o Brasil e os brasileiros… Sem dúvida, as pessoas de bem também foram agravadas na sua honra, junto com V. Excia. O Brasil conta com sua valiosa contribuição para que possamos confiar no cumprimento da justiça. Com meu respeito e admiração, e a de outros tantos brasileiros e brasileiras, um grande e caloroso abraço!

    Marcos Araújo
    Educador Social e Blogueiro
    Sobral-CE

  • PARABÉNS PELA POSTURA MINISTRO ! ! !
    Com as últimas atitudes do presidente do STF, vejo muitos comentários que pensam que” Os fins justificam os meios”, ou seja, que para condenar os que infringiram as leis, podemos fazer qualquer coisas, inclusive infringi-la também ! ! !
    Essa é uma frase que representa o maquiavelismo e quer significar que os governantes e outros poderes devem estar acima da ética e moral dominante para alcançar seus objetivos ou realizar seus planos. A expressão “o fim justifica os meios” normalmente envolve fazer algo errado para atingir um fim positivo e justificar esse erro ao apontar para um bom resultado.
    Pois é, apesar de concordarmos que precisamos mudar a história e, efetivamente, tentar acabar com o mal da corrupção, se não agirmos com retidão, respeito e correção, também nos colocamos no mesmo nível dos acusados desse ou qualquer processo, pois estamos indo contrário ao que desejamos, ou seja, a justiça (em seu sentido mais amplo e correto).
    Marcelo

  • Excelentíssimo Ministro Ricardo Lewandowski.

    Parabéns, pela sua atuação como Ministro Revisor da Ação Penal 470. O Senhor vem atuando com Lisura, idoneidade, e, principalmente, com o que todo juiz por força da magistratura deveria possuir, que tem todos Ministros do STF vêm demonstrando nessa Ação Penal, pois estão firmando seus votos pautados e julgados de acordo com a Mídia, que são: o PRINCÍPIO DA ISENÇÃO, CONDUTA ILIBADA, IMPARCIALIDADE e NOTÁVEL SABER JURÍDICO. O Senhor está demonstrando com sobras todos esse requisitos indispensáveis aos Magistrados.

  • Parabens ministro Ricardo Lewandowski por não se intimidar com o autoritarismo e a prepotência de quem tentou denegrir sua personalidade pública. O Brasil reconhece sua competência e honradez.
    O POVO BRASILEIRO ESTÁ DO SEU LADO, A SEU FAVOR.

    Graça Leal
    Professora Universitária
    Pernambuco

  • MINISTRO TENHO O MAIS PROFUNDO RESPEITO PELO SR. ABAIXO A MAU EDUCAÇÃO DE JOAQUIM BARBOSA.O SR.DEVERIA PROCESSALO CONTA COM O APOIO DE TODO O BRASIL.

  • Parabéns ao Ministro Ricardo Lewandowski que não se intimida com uma imprensa espúria que prega e incentiva o linchamento político e tem como valor maior a opinião (de seus donos) e não a verdade, a lei e a justiça. Precisamos de mais servidores como V. Excia. para levarmos o Brasil a um novo patamar de democracia.

  • Desde o início do julgamento da 470 – mais popularmente conhecido como “O Mentirão” – o Ministro Lewandowski demonstrou equilíbrio, senso de justiça e principalmente ÉTICA. Tudo o que falta ao desequilibrado Joaquim Barbosa. Espero sinceramente que Lewandowski chute o pau da barraca e revele ao povo brasileiro em alto e bom tom as verdadeiras intenções do presidente do STF e a corja midiática que o cerca.

  • O ministro Lewandowski representa hoje dentro do STF uma posição de estrito apego às leis deste país. O STF encontra-se numa perigosa encruzilhada, com sua credibilidade em risco, pois tornou-se um espetáculo midiático.

  • Sr. Ministro Ricardo Lewandowski, sua postura serena, porém firme, a segurança de seu saber político, e a demonstrada coragem de enfrentar agressões de todo tipo, é que me fazem manter a fé na justiça. O senhor tem meu total apoio.

    • O grande jurista Dalmo DallAri referiu se ao sr como o grande guardião da constituição.Esperamos que o Supremo não haja como o Sinedrio que condenou Jesus Cristo. Elisabeth Moresco

  • Sr. Ministro Ricardo Lewandowski, sua postura serena, porém firme, a segurança de seu saber jurídico, e a demonstrada coragem de enfrentar agressões de todo tipo, é que me fazem manter a fé na justiça. O senhor tem meu total apoio.

  • Excelentíssimo Senhor Ministro do Supremo Tribunal Federal, Enrique Ricardo Lewandowski, é com muita honra e respeito que dou total apoio às suas manifestações dentro da corte, e repudio terminantemente as ofensas proferidas pelo Presidente Joaquim Barbosa, não condignas dessa casa guardiã de nossa Constituição. Sou um mero e simples cidadão, analista de sistemas, que vem acompanhando com muito pesar os acontecimentos com relação a AP 470. Não se trata mais de um julgamento. É apenas uma condenação compulsória sem direito a defesa, como quer, o Sr. Joaquim Barbosa. Isso está se tornando público no mundo todo. Não podemos simplesmente aceitar e acatar a insanidade de um Ministro que quer se aproveitar dos holofotes, em detrimento da justiça. Associa-se ao Ministro Joaquim Barbosa partidos inescrupulosos e Mídia Golpista que quer a todo custo desmerecer as benesses conquistadas para a maioria da população brasileira. Seja firma Ministro Lewandowski, nós o povo estaremos juntos nesse difícil e tenebroso momento de nossa história.

  • Excelentíssimo Senhor Ministro do Supremo Tribunal Federal, Enrique Ricardo Lewandowski, é com muita honra e respeito que dou total apoio às suas manifestações dentro da corte, e repudio terminantemente as ofensas proferidas pelo Presidente dessa corte, não condignas dessa casa guardiã de nossa Constituição. Sou um mero e simples cidadão, analista de sistemas, que vem acompanhando com muito pesar os acontecimentos com relação a AP 470. Não se trata mais de um julgamento. É apenas uma condenação compulsória sem direito a defesa, como quer, o Sr. Joaquim Barbosa. Isso está se tornando público no mundo todo. Não podemos simplesmente aceitar e acatar a insanidade de um Ministro que quer se aproveitar dos holofotes, em detrimento da justiça. Associa-se ao Ministro Joaquim Barbosa partidos inescrupulosos e Mídia Golpista que quer a todo custo desmerecer as benesses conquistadas para a maioria da população brasileira. Seja firma Ministro Lewandowski, nós o povo estaremos juntos nesse difícil e tenebroso momento de nossa história.

  • Tenho muito orgulho da atuação de V. Excelência no STF. Principalmente por não se deixar levar pela velha mídia corrupta que tenta a todo instante pautar os ministros da suprema corte.

  • Prezado Ministro Lewandowski, tenha a certeza de que todos os brasileiros de bem e esclarecidos desse país o apoiam e se sentem orgulhosos de sua postura e atuação no STF. O bem sempre será vitorioso no final. Deus está sempre com a verdade. Muita paz!

  • Excelentíssimo Senhor Ministro do Supremo Tribunal Federal, Enrique Ricardo Lewandowski,
    “O dever dos juízes é fazer justiça; a sua profissão, a de deferi-la. Alguns conhecem o próprio dever e exercem a profissão.” (Jean de La Bruyère)
    O Senhor está mostrando que tem os requisitos indispensáveis ao um Magistrado.
    Meu agradecimento, Um brande abraço.

  • Ministro Ricardo Lewandowski, V.Exa. é um exemplo de dignidade na Corte Suprema. Seu notável saber jurídico e a sua reconhecida decência honram a sua toga. E mais: V.Exa. não se deixa levar por pressões de quem quer que seja, razão pela qual não cedeu às pressões da mídia no processo apelidado de “mensalão”.V.Exa. dignifica o cargo que ocupa e a função que exerce. Por isso, merece muita saúde, muita paz. Continue assim como é.

  • A mensagem que fica é a de que alguém que está se pondo contra a se abrir um precedente perigoso na justiça brasileira não está de forma nenhuma lutando só.

  • Ministro Ricardo Lewandowski
    Muito obrigado por suas posições, precisamos de mais HOMENS como o senhor.
    Não se deixe ofuscar pelo brilho das luzes dessa média comprada.

Deixe uma resposta