Se o Brasil estivesse em crise a sua vida já teria piorado

Análise

 

Quem melhor definiu a atual conjuntura política do país foi, de forma surpreendentemente, o correspondente do diário espanhol El País no Brasil, Juan Arias, em meados do mês passado. Antes de abordar o que ele disse, vale explicar que a opinião desse jornalista chega a surpreender porque há anos ele vem sendo um dos grandes críticos dos governos Lula e Dilma.

Abaixo, alguns trechos do artigo de Arias em questão, publicado no diário espanhol.

—–

” (…) Por enquanto, o que existe é um consenso de que o Brasil, invejado internacionalmente até agora, vive uma espécie de esquizofrenia ou paradoxo que ainda deve ser analisado ou explicado.

(…)

Agora surge um movimento de protesto quando, ao longo dos últimos dez anos, o Brasil viveu como que anestesiado por seu êxito compartilhado e aplaudido mundialmente.

(…)

O Brasil está pior do que há dez anos? Não, está melhor. Está mais rico, tem menos pobres e testemunha o crescimento do seu número de milionários. É mais democrático e menos desigual.

(…)

Por que então saem às ruas para protestar contra a alta dos preços dos transportes públicos jovens que normalmente não usam esses meios porque já têm carros, algo impensável há dez anos?

(…)

Por que protestam estudantes de famílias que até pouco tempo não tinham sonhado em ver seus filhos pisarem na universidade? (…)”

—–

Quando se analisa a situação do país até ao menos o mês de maio, ganha sentido o uso do termo “esquizofrenia” pelo jornalista espanhol, de forma a caracterizar o sentimento que se formou entre grande parte dos brasileiros.

As pessoas parecem acreditar que as suas vidas estão piorando, daí as manifestações de insatisfação, ainda que restritas a um setor minoritário da sociedade, a classe média. Contudo, o mero olhar para indicadores sobre os setores que mais afetam a vida do cidadão comum mostra que o país vem melhorando, sim, e muito.

Vejamos os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE sobre o índice de desemprego no país de 2002 (quando foi adotada a atual metodologia de mensuração do problema) até hoje.

O gráfico abaixo foi extraído do site do IBGE e mostra que em um mundo em que a falta de postos de trabalho se tornou uma epidemia, no nosso país o nível de emprego caminha no sentido inverso, com geração de cada vez mais postos de trabalho e de salários mais altos.

Alguns dizem que a inflação teria parte da responsabilidade pelo aumento da insatisfação com o país. Contudo, ao analisarmos um dos indicadores mais usados para mensurar o impacto dos preços sobre a vida das pessoas, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), percebe-se que tampouco o aumento de preços chegou a um nível que possa explicar alguma coisa.

Abaixo, os índices anuais do IPCA entre 1998 a 2012 e os dos meses de 2013.

—–

Quadro inflacionário medido pelo IPCA cheio, no período 1998-2013:

1998 = 1,95%

1999 = 9,52%

2000 = 6,59%

2001 = 8,23%

2002 = 12,53%

2003 = 9,3%

2004 = 7,6%

2005 = 5,69%

2006 = 3,14%

2007 = 4,46%

2008 = 5,90%

2009 = 4,31%

2010 = 5,91%

2011 = 6,5%

2012 = 5,84%

2013 = 3,15% no ano e acumulado em 12 meses (entre janeiro e junho deste ano) é de 6,7%.

Fonte IBGE

—–

Como se vê, não há nenhum estouro da inflação. O nível de inflação atual permanece no patamar histórico. Contudo, o que se vê na mídia sobre o assunto induz à crença de que estaríamos à beira de uma crise de hiperinflação.

Em relação aos salários, o valor deles nunca foi tão alto. Abaixo, dados da última PME do IBGE, que mostra que, em relação a 2012, os salários continuam crescendo.

—–

Pessoas Ocupadas                     (abril 2012) 1.949,81   –       (maio 2013) 2.010,69

Empregados no Setor Privado (abril 2012) 1.749,34   –    (maio 2013) 1.841,51

Empregados no Setor Público  (abril 2012) 2.701,27   –    (maio 2013) 2.572,53

—–

O que mais impressiona é que, em 2002, o salário médio do trabalhador teve declínio de 8,3% em relação a 2001, passando a corresponder a R$ 889, valor 28,3% menor do que o registrado em 1997.

Ou seja: o Brasil de 2013 é um país infinitamente melhor do que o de 2003, quando o PT chegou ao poder.

E além dos ganhos para todos, relatório sobre as cidades latino-americanas feito pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), divulgado no ano passado, mostrou que o Brasil diminuiu a desigualdade social como nenhum outro país ao longo da última década.

Nos anos 1990, o Brasil era o mais desigual na região. Nesta década, foi o país que mais reduziu a desigualdade enquanto em outros países ela cresceu.

Nos últimos anos, a renda dos brasileiros mais pobres cresceu 70% e a dos mais ricos, cerca de 10%. E esses 10% mais pobres tiveram a renda aumentada justamente por causa do trabalho, ou seja, dos novos empregos que estão sendo gerados. E pelos aumentos reais do salário mínimo, claro.

A despeito de tudo isso, o grupo político que promoveu melhora tão expressiva na vida deste povo se encontra diante de um paradoxo que, usando o adequado termo do corresponde do jornal espanhol supracitado, pode ser considerado “esquizofrênico”.

Uma parcela imensa do povo brasileiro está sendo enganada tanto por grandes meios de comunicação quanto por partidos políticos de oposição. As pessoas acham que o país está “indo mal” apesar de estar acontecendo justamente o oposto.

Pesquisa recente do instituto MDA, feita para a Confederação Nacional dos Transportes, mostra que 84% dos brasileiros aprovam protestos de rua que desembocaram em uma imensa queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff.

Essa grande maioria dos brasileiros, que até dois ou três meses atrás dava enorme apoio ao grupo político que fez o país melhorar tanto, de repente passou a achar que vive em um país à beira da ruína.

Tudo isso decorre de um artificialismo que, conforme entrevista de Marcos Coimbra (sociólogo e diretor do instituto Vox Populi) concedida a este Blog na última quinta-feira e conforme a mesma pesquisa MDA citada acima, implantou na cabeça das pessoas uma sensação de mal-estar.

Ora, como o país pode estar indo bem se vemos cenas de guerra como as que vimos recentemente na zona Sul do Rio de Janeiro? São cenas que só se explicam por um grave descontentamento social que só poderia decorrer de o país, de fato, estar “indo mal”. É isso que o povo pensa.

Contudo, você, leitor, tem visto muita gente reclamando de ter perdido o emprego ou de seu salário não estar comprando mais o que comprava antes? A sua própria vida piorou? Muito pelo contrário. O Brasil vive uma febre de consumo porque as pessoas têm dinheiro no bolso.

As ruas estão cada vez mais entupidas de carros zero quilômetro. As residências mais humildes, hoje, estão sendo reformadas e entupidas de bens de consumo como televisões, computadores, novos móveis etc. E, hoje, só não encontra emprego quem não quer trabalhar.

O que é preciso, portanto, é fazer os brasileiros refletirem que quando um país vai mal a vida das pessoas piora. Entretanto, quem pode dizer que sua vida tem piorado? Só o que tem piorado é a percepção sobre o futuro.

Essa percepção se fundamenta, basicamente, na informação. As pessoas vêm sendo bombardeadas pelos meios de comunicação de massa com cenas de guerra e previsões catastrofistas e, juntando umas e outras, construíram essa percepção pessimista.

Urge, portanto, que seja levada a cabo uma campanha de comunicação governamental que faça os brasileiros refletirem sobre a realidade. O povo brasileiro foi posto em pânico por ação de concessões públicas de rádio e televisão que estão sendo usadas com fins políticos.

É mais simples do que parece desmontar a campanha insidiosa que foi construída na mídia e nas ruas para apavorar a sociedade. Há fartura de dados que comprovam que o país vai bem. Mas se uma campanha em sentido contrário não for feita, o brasileiro, ano que vem, irá votar por mudança daquilo que, como se vê neste texto, está dando muito certo.

Fica a dica.

142 comments

  • “Urge, portanto, que seja levada a cabo uma campanha de comunicação governamental que faça os brasileiros refletirem sobre a realidade. O povo brasileiro foi posto em pânico por ação de concessões públicas de rádio e televisão que estão sendo usadas com fins políticos”.

    A comunicação do governo é fraquíssima e é o seu calcanhar de Aquiles.

    • Esse é o grande mistério. Até os recém nascidos sabem que também na política a guerra da comunicação é fundamental, imagine-se então quando a representante da clã da mídia, organizada no instituto do Millenium, declara há anos, que comandarão a oposição ao governo face a incompetência da oposição partidária.
      Será que a presidenta acredita que basta o marqueteiro e a gerente, que o país não precisa do líder político do governo, que faz-se entender pela massa, sobretudo quando massacrado diuturnamente, no vale tudo, pela mídia dita de oposição?

    • No governo Olívio Dutra no RGS aconteceu a mesma coisa: o que se viu na mídia era diferente da realidade, uma grave distorção perpetrada pelo grupo monopolista de comunicação. Era para ter aprendido as lições da história, e isso parece ser pedir demais. De resto, quem controla a narrativa controla a visão de mundo. Lutar no campo simbólico exige mais.

  • Pode deixar, Eduardo, vou divulgar o MSM e esse último texto teu por aí. Já viu aquele novo portal criado pelo Governo Federal para discussões? Que tal criar um Fórum específico para o MSM por lá?
    Se cuida, meu caro, não vale a pena adoecer por causa dos ardis e cinismos dos latifundiários do espaço audiovisual. Não esqueça: seja lá o que aconteça em 2014, a luta e a vida vão continuar.

  • Na mosca!

    Parece que nós, simples cidadãos, temos que fazer o que a SECOM e o Ministério das Comunicações deveriam ter feito a muito tempo.

    Por isso eu creio que ainda podemos ganhar o jogo.

  • Dilma fez desde o início um enfrentamento com forças poderosíssimas tradicionalmente arraigadas no Brasil: royaltys do petróleo, educação com programas como o ENEM, portos, empregadas domésticas, médicos e muitos outros igualmente relevantes. Foi muito mais corajosa que o Lula indo direto ao ponto. Sempre em benefício do país, permitindo saltos de qualidade enormes. É claro que sofre com o descontentamento das elites que estão além de uma mera crise de nervos, estão mesmo é desesperadas e atirando em tudo o que se move. Ao invés dela buscar apoio do partido, das forças populares (sindicatos, associações, representações de classe populares) e de se comunicar para dar conhecimento disso tudo, ademais uma obrigação de qualquer governante, ela se fecha num mutismo patológico, irracional e desconcertante. Faz birra se negando a ir em reunião do partido neste momento tão crucial, dá trela para o PMDB balcão de negócios e para a mídia que quer que ela morra e mantem nos ministérios ministros que estão além do escroto, síndromes da traição e da covardia, como os da justiça, casa civil, SECOM e comunicações. Só porque foi contrariada ela bate o pezinho e diz não. Seria talvez necessário um movimento de alta octanagem tipo: Muda Dilma! (ao invés do volta Lula).
    Quanto às manifestações, gostaria de ver uma análise que abordasse algo que está muito além da minha capacidade, mas que eu farejo: não teria esse impulso irracional de sair à ruas de forma radical e violenta a ver com a educação e formação da cultura e personalidade dos jovens que há décadas vem se deteriorando, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo? Que empatia têm hoje as pessoas jovens que foram criadas com os país lhes virando as costas para poderem estar nas ruas ganhando muito dinheiro para fazer face ao consumismo irresistivelmente transplantado para os seus cérebros pela televisão? Indiferentes às coisas do amor, do respeito, na ausência de um sentido maior da vida, não saem às ruas estes indivíduos transtornados pelas angústias e ambições frustradas (na sociedade de consumo as ambições e os desejos não podem ser satisfeitos) querendo quebrar tudo e protestar contra tudo? Pois o exemplo que eles têm de seus heróis e pessoas bem sucedidas estão nos seriados da televisão e nos filmes de catástrofe, guerra, eróticos e ficção de Hollywood! Identificam as autoridades, como a Dilma, o Lula, o Haddad, com seus pais incompetentes no trato afetivo e se vingam, por exemplo, dizendo que vão votar, vejam só, no joaquim! Para quem tem os EUA como modelo (sim, porque uma análise da composição dos que foram às ruas mostra uma classe muito associada a este modelo) nós podemos esperar o que?

  • Tem que furar o cerco a respeito da mídia, e principalmente ter coragem para puni-la e jogar com todas as armas, assim como eles estão jogando.

  • Uai ??!!

    “sua vida já teria piorado” diz o missivista

    Ocorre que pros pontos levantados recentemente nas ruas conclui-se que a vida, ou a realidade como queiram, pra MAIORIA, na saúde, transporte público, educação e segurança NÃO mudaram, e isso já é o suficiente.

    E temos outros elementos no jogo tb que NÃO PODEM SER DESCONSIDERADOS ..temos o fator COPA E OLIMPÍADAS com seus desperdícios atentatórios ..temos os escândalos que NUNCA tem fim e que toda hora bate num ou noutro da base, ou num assessor

    ..temos a deterioração da INFRA que já salta à vista, as promessas que NÃO são entregues, a defesa dos cumpanheiros que recebem maior PRIORIDADE e atenção em detrimento dos problemas e temas nacionais (isso sem falar nos causos mal contados como o do Cachoeira, da Delta, das viagens nababescas dos líderes dos 3 poderes, nas estatísticas de violência, consumo de drogas etc)

    Enfim, NÃO só NÃO é verdade que em muitos aspectos a coisa “não piorou” (piorou SIM – basta dizer que os empregos gerados hoje são de pior qualidade, a economia se desindustrializou, as contas externas derreteram, as expetativas botam medo, a carestia da cesta básica ficou mais evidente etc – como também em outros tantos a paciência da população se esgotou diante da FALTA de projetos, de perspectivas, e de atraso na prestação de contas que, quando chega, chega sempre MAIS CARA.

    Olha, a unica coisa de bom que sobra é que pra maioria das pessoas que se mostram desconfortáveis e insatisfeitas com a vida (e aqui a CLASSE média se faz presente EM MAIORIA) é que quando perguntadas de QUEM SERIA a opção, a maioria faz cara de paisagem e fica sem responder nada.

    OU SEJA, pra DILMA e DEFENSORES sobra a esperança de ganhar por FALTA de adversário, mesmo pq a maioria das outras correntes já foram testada e reprovada até bem pouco tempo ..no mais, no mais é querer ENGANAR ou se enganar, é querer ou tapar o sol com a peneira ou, na melhor das hipóteses, se fazer de avestruz e enterrar a cabeça na areia

    Aqui melhor faz o Mino que pede hoje pra DILMA MUDAR a equipe, se desfazer de assessores tucanos ou da direita (Gerdau, Nassif e Delfin pra ficar nuns poucos), re priorizar projetos (abandonando por exemplo a PORCARIA do TREM bala de R$ 60 bilhões) e tentar se repaginar enquanto é tempo

    http://www.youtube.com/watch?v=popV-dMntlg

    • Concordo, Romanelli
      Acredito que seja Dilma ou seja Lula o candidato do governo em 2014 qualquer um dos dois vence a eleicao, com maior ou menor dificuldade. E isso se daria muito mais em funcao da falta de um adversario com um discurso real de oposicao do que por qualquer outro motivo.
      Eu, por exemplo, nao votaria nunca em Marina Silva, pois ela representaria uma guinada bem mais acentuada a esquerda do que jah temos hoje e Aecio Neves tambem nao merece confianca, haja visto o que se passou no PSDB nas duas oitras eleicoes presidenciais, com trairagens escandalosas a ponto de o chamerem de “Traecio” Neves.

  • Os pretestos aconteceram por causa de campanha negativa contra Dilma/Lula e PT. Basta ir ao yutube para ver enormes quantidades de vídeos sobre esse assunto. Agora virou moda. Um abestalhado liga uma camara, ou uma digital e comeca falar diante da mesma, vomitar tanta boboseira que chega doer a alma. Eles “entendem “de economia/saude/educacäo. È uma beleza só. Eles entendem até de política. Chamam o governo de ditador, comunistas e por aí vai. Nós näo temos esse trabalho na net. Ficamos horas nos blogs discutindo, ou postando nossas opiniöes, e eles lá fazendo o trabalho deles sem limites e despachando aos montes para o povo. Sou testemunha disso, pois uma irmä passou a odiar a Dilma por receber constantemente em sua página no face memes negativos contra Dilma, culpando de tudo. Culpando Dilma por causa dos deputados, culpando Dilma pelo fato do Renan está na presidencia do Senado, antes culpava Dilma pelo Sarney. Se a escolinha do bairro näo está funcionado bem a culpa é da Dilma, se o postinho de saúde näo está funcionando bem a culpa é da Dilma. Se os professores municipal fazem greve a culpa é da Dilma. Se o governador do estado está metido em corrupcäo, a culpa é da Dilma. Sabem quando veio o escandalo do Arruda em Brasilia ? entäo, era a coisa mais difícil convencer as pessoas que o Arruda näo tinha nada a ver com o Lula. Mas como no noticiário dizia o governo de Brasilia, entäo a culpa era do Lula. È assim no Brasil uma parte do povo näo entende o noticiário e uns aproveitadores enfiam na cabeca deles que tudo é culpa do Governo Federal. Uma amiga näo sabia que o Ministro Joaquim Barbosa näo tem nada a ver com o executivo. Ela achava que ele era político. Tentei explicar que ele era da Justica, um funcionário público, ela ficou surpresa. A coisa é bem por aí.

  • Se há problemas de comunicação, não é apenas da parte do governo federal. O que dizer de municípios e estados?
    Não têm realizações, programas concretos pelo bem comum, acma de tudo, das pessoas que necessitam de um ponto de apoio. ( Houve uma senhora que devolveu o cartão bolca família. Espalharam ser uma prova de fracasso do mesmo… Eu a vi e ouvi explicar ter devolvido, porque desde o primeiro ano de recebimento dessa “esmola”, começou a comprar pitinhos. Aumentou a criação. E passou a vende frangos, com um ganho bom.) No caso dos municípios e estados, convém acentuar que eles não possuem o canal A VOZ DO BRASIL cancelado no congresso nacional. , que esteve a ponto de ser cancelado. E é por meio dele, através do Rádio, que milhares de brasileiros ficam a saber do trabalho da administração federal, tão positivo nos últimos 10 anos. Portanto, importa sermos equânimes, imparciais e realistas sobre o de fato está acontecendo, de modo inédito, em verdadeiro progresso na vida do Povo Brasileiro.

  • Nós temos que comecar a fazer vídeos bem formulados, com uma linguagem simples, falando sobre os programas do governo, como funciona a política, quantos deputados temos no congresso, quantos senadores. Como funciona os tres poderes Legislativo/Executivo e o Judiciário. Quantos partido temos, Quantos votos tem que ter para um projeto ser aprovado. Porque o governo tem de fazer coligacäo. Temos que falar sobre esse sistema político que temos, porque ele näo funciona. Porque é nescessário a reforma política. Como podemos acompanhar os trabalhos dos deputados em Brasilia. Os e.mails deles. Falar mais sobre os deputados estaduais. O que é prefeitura e o que é camara de vereadores. Se näo fizermos esse trabalho via net, vai ser difícil vencer a direita, que politicamente está quebrada, mas eles tem um batalhäo nas redes trabalhando por eles. Vamos acordar. Temos jovens, militantes, jornalistas bem entendido destes assuntos, acho que teriamos de ter uma equipe. Sem muito blá blá blá. È pegar um texto bem formulado com gráficos se preciso for e fazer vídeos de 5 minutos, 4 minutos e postar no yotube, divulgar para nós leitores dos blogs para distribuir. Farei isso com muito prazer.

  • Sobre o programa “Mais Médicos”, tem centenas de vídeos e texto pelas redes que os médicos estäo distribuindo e conseguindo convencer os usuários do SUS que a Dilma está agindo com má fé, e o triste é que os usuários que estäo sendo prejudicado por causa destes protesto da máfia do avental branco, estäo com os médicos. Eles estäo conseguindo jogar o povo contra o governo. Dá para acreditar nisso ? Meu Deus, onde estamos. Fiquei a tarde toda tentando montar um texto mais simples tirando a idéia da matéria que o Viomundo postou. Tentei montar as fotos do médico Cesar Camara , juntar o texto com as fotos numa página só tentar enviar por e.mail, mas levei tanto tempo que acabai desistindo. Irei tentar amanhä novamente, mas isso cansa, porque näo sou profissional . O texto do Viomundo está bom, bem escrito, mas muita gente näo consegue entender, por esse motivo tentei fazer meu próprio texto. Tá difícil. Eduardo acho que o pessoal tem de montar essa equipe para fazer esses texto para gente distribuir por e.mails e esse vídeos como citei no post anterior. Estarei dispostas a postar no face e a enviar por e.mail.

    • Os médicos são uma classe que todos nós devemos ter um profundo respeito pois é nas mãos desses profissionais que muitas vezes colocamos as nossas vidas.Porém ultimamente temos visto que existem duas classes de médicos ,ou seja, aqueles que prestaram o juramento de HIPÓCRATES e aqueles que prestaram o juramento dos HIPÓCRITAS.

      • É verdade Abrantes! Estamos vendo duas classes de médicos: os que fizeram juramento à Hipócrates e os que fizeram juramento aos Hipócritas. Li um post preocupante no site Tijolaço sobre uma “declaração de guerra” que o Sr. Geraldo Ferreira Filho, presidente da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), fez ao governo federal. Numa matéria no jornal O Globo, ele diz o seguinte: “É uma comunicação de guerra. Vamos enfrentar uma guerra. O governo está preparado, tem estrutura, tem seus blogueiros. Vamos enfrentar um embate”. Estão criando um impasse desnecessário. Estão partindo para um “vale-tudo” sem pensar no prejuízo que estão causando à saúde pública. Acho condenável esse corporativismo egoísta de alguns médicos. Se não querem ir para os rincões do Brasil então deixe que o governo possa atrair médicos estrangeiros que queiram trabalhar nesses lugares. São 2 milhões de brasileiros que estão sem acesso aos serviços médicos e eu acho que o governo está mais do que certo em importar esses profissionais que se dispõem a trabalhar para atender essa população desassistida.

  • Ultimamente quando passo num lugar em que a TV está ligada o que mais ouço é notícia ruim, entre as quais a imprensa vem martelando na cabeça das pessoas que a dívida dos brasileiros não para de crescer, deixando muitas pessoas preocupadas (apavoradas mesmo) com isso, como se um desastre estivesse a caminho.
    Isto me enoja, e é uma das razões que eu hoje digo para as pessoas deixarem de assistir TV e ler jornais, pois cada vez fico mais convencido que foi genial a idéia de Lula ao aconselhar isto, como ele mesmo diz que faz.
    Ora, a mídia não está mentindo quando fala sobre essa dívida que cresce constantemente, mas o problema é que uma boa notícia ela transforma em ruim.
    Vemos as ruas cada vez mais entupidas de carros zero quilômetro e as residências, mesmo as mais humildes, estão sendo reformadas e equipadas com bens de consumo, como televisores, computadores, móveis etc, e tudo isso custa dinheiro. Se não houvesse crédito não tinha como as pessoas adquirirem esses bens e, obviamente, as pessoas não se endividariam por adquiri-los. E só tem crédito quem está em condições de pagar, não existe milagre.
    Não sou “expert” em economia,mas pelo que sei, ruim é quando a dívida das pessoas cai. Este é um dos primeiros sinais de que está a caminho a maior das crises que atinge em cheio a população: a recessão (ou seria retração), que desencadeia a falta de crédito, falta de dinheiro desemprego, etc.
    Eu acredito que o povão não cairá nessa armadilha montada com o objetivo de voltar aos tempos de FHC, pois nem todo jovem é um vândalo ou um zumbi em potencial, a única base de apoio da oposição.

    • Em um País em desenvolvimento como o Brasil, claro que alguns setores podem estar passando por dificuldades. Caso fosse diferente, não seria o Brasil, seria a Suíça.

  • Eduardo,

    Acho que você está equivocado.
    O Brasil parecia se segurar por um triz, mas num átimo, exacerbado pelas manifestações (muitas delas oportunistas e golpistas), a situação parece ter se deteriorado consideravelmente. Meu setor é o da aviação, como já sabe, e por aqui as coisas vão mal. Demissões, retrações, inseguranças. Além de que o Brasil não possui mais empresas aéreas de bandeira nacional. A TAM é dos chilenos (dizem que há os alemães por trás dos chilenos); a GOL cada dia mais dos americanos; a Azul e a Trip são dos americanos. Só sobraram a Avianca e a Passaredo, mas não sabemos de quem elas são, de fato. Enfim, apenas um pouco do meu “universo” profissional, que contradiz este “Mar de rosas” que você cita.
    Além destas questões, e para piorar todo o cenário, temos uma séria crise política, que parece transcender a capacidade política da pusilânime presidenta Dilma. O seu não comparecimento ao encontro do PT me parece sintomático. O PT, por sua vez, até onde acompanhei, deixou Genoíno e Dirceu às minguas. Aquele partido que acreditei por tantas décadas é cada vez mais caricato. Nossa esquerda constrói um maravilhoso capitalismo – para o mercado financeiro!
    Cenário nada alvissareiro, portanto. E não basta dizermos que o país está melhor. É pouco.

    • Parabéns pela bela matéria. Algumas categorias reclamam de boca cheia, pois mesmo nos setores tidos como aristocráticos no passado, hoje o povão frequenta e lota suas poltronas. É, também tem muito mais aeronautas e a concorrência é maior. A inclusão faz com que ninguém tenha sossego pois existe mais concorrência para as melhores remunerações…melhor do que uma porção ameaçadora de excluídos !

    • A Dilma não foi ao encontro do SEU próprio partido por causa dos conselhereiros à sua direita,que sabotam seu governo.Alguém precisa informar-lhe por qual partido foi eleita.

  • O problema é que após as pessoas conquistarem o material, seu primeiro carro, apartamento, etc…, elas passam para a fase seguinte, cidadania, ser respeitado, ouvido, eu quero saber se você Eduardo com todo o respeito se voce se sente um cidadão neste país onde agora pode ter um carro mas é sacaneado com multas e uma falta de infraestrutura crônica e proposital que só serve para levar você a loucura, voce pode ter um celular de empresas onde só funciona o departamento de vendas o resto é um pesadelo, um país onde você senta para ver televisão e sai com depressão, nada de bom a não ser assassinatos mortes e por aí vai como se só isso existisse neste país e tudo isso e muito mais com a conivência de um governo que se diz trabalhista. Não é só o material Eduardo, o brasileiro está querendo cidadania, ser tratado como gente, e o que o governo faz é acordos de gabinetes com os de sempre para dar alguma coisa ao povo, e voce sabe disso. Chega queremos realmente um país de todos, e não um país que para que possamos ter um alguma coisa de material o espírito tenha que sofrer tanto. Quero ser tratado como cidadão e não como alguém que agora pode comprar então que se de por satisfeito e vote em mim.

    • Gabriel,
      Realmente, vc tocou no pto. Eu, tbm, quero mais… Quero, já q se colocou em pauta o sucesso na venda de carros, q os novos, os mtos novos condutores sejam respeitáveis e nada alienados como se testemunha, por ai; igualmente, os antigos condutores deixem de engordar a quantidade de debiloides q conduzem veículos automotores… Vc é habilitado, Gabriel? como vc se comporta no trânsito, em sua cidade, em seu bairro? Vc estaciona, por acaso, seu auto, na contramão? Ou… pensa q eu, ao seguir direitinho em minha mão de direção, devo parar, pra vc… fazer uma ultrapassagem. ignorando uma faixa dupla, bem visível? Vc acha isso, q faz, quase regularmente, é correto, Gabriel? Eu não lhe conheço, vc nem me conhece e deve estar me achando, maluco; mas, cara, tenho certeza q vc desrespeita as normas e as leis de trânsito, à granel. Tenho certeza. Vc e todo nundo q desfilou, até aqui, maravilhosos exemplos de sensatez e discernimento…
      Cara, o problema é q as pessoas só enxergam seus umbigos… Qdo magros e sem barriga; Parece, sim, uma epidemia. As pessoas , no geral, estão doente… e da cabeça. E, isso, não tem nada a ver com escola, cultura, educação…. Essa grde maioria q se diz habilitada à conduzir veículos, criticam a Dona Dilma, os político… Se acham donos de uma ética, irreparável; e moralmente, perfeitos… Se cordiais; o são, apenas, qdo querem. Se respeitáveis; apenas, se o contraponto espelha importância. Coisas, do tipo.
      Sabe, Gabriel: tenho certeza, tbm, q sou bem mais velho q vc, de idade. E não sou saudosista, mesmo. Mas, antigamente, as pessoas eram mais respeitáveis, respeitadoras. . Antigamente, se um idoso ou uma senhora, grávida adentrasse ao transporte público, o mais próximo, se mais jovem, se lhe oferecia o assento…. Agora, cara, qdo eu abro a porta de blindex em um banco, um fortão, qq, corre pra passar na frente…. Essa situação é recorrente; tanto, q já não me apresso pra abrir portas… bancárias. Droga! Eu não sou porteiro…. Mas, as pessoas são o supra sumo da péssima educação, da esperteza; confundem inteligência com esperteza. Vc ´é educado, Gabriel; ou lhe falta tempo e a pressa o consome?…. Vc já percebeu q o “facebook” ordena e conduz a plateia? Vc entende q os interesses da instituição “facebook”, não foram compreendidos pelas mídias, mafiosas e terroristas, nacionais; tanto, q essas mídias criticaram , de início, os usuários ou filiados dessas instituições, nas “demonstrações”, políticas, manifestas nas principais cidades do Brasil; e q, passados os primeiros momentos, mudaram de atitude, assim…. do nada? Eu já acho q, o agente responsável pela pauta das manifestações não avisaram ao bando de incompetentes, mafiosos, nacionais, sobre sua atividade no “facebook”; por isso, essa diferença de fuso horário…. Por isso, q num segundo momento das manifestações, a imprensa, globalizada, correu pra apoiar…. o q nunca havia apoiado, antes; ou seja, movimento social de apoio à transportes públicos, gratuitos…. q sempre aconteceram, desde 2006.
      Gabriel, estou tentando lhe dizer q os interesses q pautam o “facebook” são os mesmos da mídia, mafiosa e terrorista – aliás, por essa razão, a mídia virou terrorista; tal a cara de pau.
      Outra coisa, cidadão Gabriel… o Governo Trabalhista tem mais de multar, mesmo, à rodo”, o condutor de veículos indisciplinados e verdadeiros marginais, q andam por ai, livres, como bem sabemos, a fazer o q lhes dá na telha, Q esse mesmo Governo Progressista não foi quem sucateou os Órgãos, as Instituições e o Estado; não foi, igualmente, quem malbaratou o Patrimônio Público, privatizando-o entre seus comparsas; pelo contrário…. O Governo do Partido dos Trabalhadores tem se esforçado em dotar nosso País de estruturas, modernas e atualizadas; não consegue o milagre de transformar as pessoas, em completos cidadãos, sociais. Q cidadania não se cria por decreto; é parte integrante da ética e da moral das pessoas , advindas das raízes da sociedade; por isso, cara, estrutural e sistêmica. Como se exigir cidadania, se nem respeitar um sinal de trânsito, se respeita; como exigir da Limpeza Urbana, trabalho, se se verte lixo solenemente nas ruas?… Acho q vc, Gabriel, quer mesmo é condenar a Dona Dilma e o PT, por sua desclassificação, pessoal.

  • Edu, o que ocorre é que o PIG está ganhando a batalha.
    De manhã todos os dias, a Globo inicia o bombardeio deste “MAL ESTAR SOCIAL”
    Os radialistas das pequenas rádios do Interior, por exemplo, Sorocaba/Votorantim, lêem com ironias as manchetes da Folha, Estadão, e Veja, chamam uns padres e outras “otoridades” para confirmarem a desgraça, sempre contra o Lula, Dilma, PT, Sindicatos,MST, Greves e os diabos.
    Dizem que a Dilma fala de madrugada, quando o povo está correndo pro trabalho com um café mal tomado, nunca ouvi. ela deveria falar ao meio dia.
    Assim não há cristão que aguente.

    • É o tal negócio… Existem três poderes, com suas funções, específicas… Não cabe ao Poder Executivo, essa obrigação de controle.
      Agora, convenhamos, já q ninguém se manifesta; o Executivo deveria cassar a concessão e ficar assistindo o barulho, decorrente. Poxa; não existe Lei Complementar… Então….
      No caso dos 18 minutinhos, o Tribunal Eleitoral fingiu q não viu. O Executivo, q deu a licença pra funcionar, bem q poderia ir na casa e lacrar a máquina, fechar o prédio; até q a Justiça se manifestasse.

  • O saldo da caderneta de poupança foi de R$ 294, 951 bilhões, em 31 de agosto de 2009. Ao fim de agosto de 2011 o saldo total de recursos depositados na poupança somou R$ 401,7 bilhões, conforme dados da autoridade monetária, contra R$ 378,7 bilhões no fechamento de 2010.
    A poupança terminou 2012 com um estoque de R$ 496,3 bilhões, ante R$ 420 bilhões no final de 2011.
    O valor é o maior para meses de agosto da série histórica do BC, que começa em 1995. E o País está em crise. Oh!

  • Como é do conhecimento até dos tolos, o governo não pode fazer campanha midiática para se auto promover. Isto aqui ainda não é a Venezuela. Numa democracia efetiva, a imprensa comercial tem todo o direito de se posicionar contra qualquer governo que seja. Ah, mas Dilma pode perder a eleição por causa disso? É claro que pode! E daí? Tudo isso faz parte do jogo democrático, mesmo porque, o PT já ficou tempo demais no poder. É hora de renovar e é justamente renovação que o povo quer. Oxalá que seja assim!

    • Nem a pau Juvenal!
      Em time que está ganhando não se mexe.
      O brasileiro quer mudanças e não tem governo que promova mais mudanças que este que aí está.
      Você acha mesmo, Juvenal, que o povo brasileiro cairá nessa de trocar o certo pelo duvidoso? Claro que não.
      O Governo que deverá ser trocado é o do PSDB de São Paulo. Aí sim a coisa tá feia.

    • Que hora ruim vc. veio falar de renovação (só para o PT) , justo quando a IstoÉ divulga: tucanos de SP
      construíram um propinoduto (de 12,6 bilhões) nos governos Covas, Serra e Alckmin.

      Onde estava a imprensa democrática (???????) e a justiça nesses anos todos?

    • “Renovar”?
      Topamos!
      Mas o leitor da Veja aí tem alguma outra coisa para apresentar como “renovação” que não seja o DEM, PSDB, PPS e a Tartaruga Marina?
      Quer “renovar” com isso aí?
      Vá se roçar nas ostras!

  • Caro Eduardo Guimarães, uma das provas mais contundentes da melhoria da população é o caso dos médicos. Se você retroceder no tempo, mais precisamente ao período do Governo tucano, vai perceber que a situação da classe médica melhorou e muito de lá para cá, no que se refere a honorários. Infelizmente a nossa classe médica parece querer voltar ao passado (Tempos do FHC), talvez seja por que estão muito ricos e com bastante dinheiro para aplicar no mercado de capitais (Juros de 45% ao ano). Esse boicote ao “Mais Médicos” que está sendo imposto pelo corporativismo da classe médica, é uma das maiores sacanagens que está se fazendo com as classes menos favorecidas desse País.

  • Alguém aí tem ido ao supermercado? Aos restaurantes? Ora, piora de vida é como quando dizem que o dólar fechou a menos 0,2% mas antes tinha subido 0,8. A vida não ‘piora’ da noite para o dia, a coisa é paulatina até chegar ao ponto de não retorno. O resultado da balança comercial tem sido bom nos últimos meses? A indústria estagnou ou continua piorando? E, de mais a mais, vamos imaginar que a vida anda às mil maravilhas, com a corrupção também a mil por todos os lados, como se vê. Isso justificaria as pessoas não reclamarem só porque a sua vida pessoal anda maravilhosa?
    Acordem! Continuam não entendendo nada….

    • Eu fico tentando imaginar que corrupção é essa que anda a mil?
      Será que dá pra você me dizer onde está a corrupção no governo de Dilma Rousseff.
      Ah, e assim que você explicar, junte as provas que você deve ter – se não tivesse não estaria aí falando – e faça sua denuncia no Ministério Público Estadual ou Federal.
      Vou estar aguardando as “mil” denuncias, que seja a centena ou até mesmo a dezena, viu Ramiza?
      Espero não ter que esperar deitado, sentado já estou.

      • Se você se informasse não faria essas perguntas senis. Está feito avestruz, ou, como dizem os psico analistas, foge do problema para não ter que enfrenta-los.

        • É isso aí, Wilsoleaks!
          Você precisa começar a ler a Veja, homem!
          Como pode se dizer informado se não lê a Veja?
          Aposto que também não assiste a Globo, né?
          Tsc, tsc, tsc…Assim não pode, assim não dá.

          • Scan…
            A última vez que li a Revista Veja parei na matéria do Boimate, já me falaram que a tal revistinha produziu coisas até piores em matéria de estultice e maquiavelice, mas eu não tive a coragem de conferir.
            Vejo as capas de Veja. É o máximo que meu estômago pode suportar se bem que existem algumas capas que o leitor, com um mínimo de politização, fica ao menos mareado, aquelas do Serra “meigo” ou do Lula com uma marca de sapato no traseiro são exemplos clássicos de arte, primor e isenção jornalística às avessas.
            Já com o JN do Willian Bonner parei na explanação sobre o sustentável peso de uma bolinha de papel, aquilo foi demais, nem o Cid Moreira lendo o direito de resposta do Leonel Brizola havia me convencido a desligar a TV. William “Simpson” Bonner é um âncora impar – não precisa de Fátima nem Poeta – porque consegue traduzir a alma dos Marinho na essência.
            Abração Scan

          • rsrsrsrs, excelente. Vou assinar Veja agora para ficar beeeeeem informado, de quebra vou de Estadão e Folha. Além de nunca tirar do Globonews.

        • Tá bom, Ramiza. Só não entendi se você não vai me mostrar os “mil” casos de corrupção porque estou senil ou porque estou com a cabeça enfiada na terra, de qualquer forma não importa, o importante é que ainda nesta semana você apresentará a primeira das dezenas, centenas, quiçá, milhares de provas que possui de corrupção no Governo de Dilma Rousseff.
          O Ministério Público estará aguardando; sentado, claro, como de praxe.

      • Minha irrestrita admiração por perder tempo em responder pra ramiza. Passo ao largo dos comentários dela (dele). Assim como o alatti e outros acham que vão lançar luz em alguma discussão, mas a única coisa que geram é calor (atrito deliberado).

      • BISPO, problema é que com o PT a sociedade não viu muito acontecer, ainda mais se falamos no quesito JUSTIÇA

        Hoje os processos continuam dormindo nas gavetas e as autoridades viajando com a família em jatos da FAB ..hoje as penas AINDA são de faz de contas ..hoje a impunidade dá mais do que provas de que continua viva, assim como o trafico e o crime organizado, ou mesmo a SUPRE-hiper e degradante lotação dos presídios

        E nada de leis mais duras, dum novo código e de processos penal e civil ..pior de tudo é que se somarmos, veremos que lá se forma quase DOZE anos de nossas vidas ..doze pra turma entender que NÃO mudou, e que aqui SEQUER temos perspectivas

        DOZE anos pra vermos as estatísticas de violência se superarem e os menores de 18 continuarem a BARBARIZAR ..tanto pra continuarmos a ver as polícias prenderem, achacarem, baterem, corromperem, torturem e, mesmo quando certos, pra vermos a JUSTIÇA soltar todo tipo de delinquente, ou pro STF deixar fugir (há caso de SEQUESTRADOR com crime de morte que foi solto com menos de 10 anos cara ..ou de médico que picou paciente e saiu em 3, de ladrões que sequer cumprem pena ..aqui o CRIME compensa cumpadi ??!!) ..e isso tudo depois dos placebos vendidos como remédios milagreiros tipo o desarmamento.

        A propósito, que fim levou o projeto do C.U., do Cadastro Unico, este pedra angular que suportaria uma futura e ampla FAXINA

        ..agora, será que você é daqueles que acha que o governo FEDERAL e a base aqui nada podem fazer ? ..mas homem em que em campanha eles nos prometeram um país novo, não ?

        interessante que pra nos trazerem a Copa e Olimpíada eles foram rapidinho e se entenderam como poucos, né mesmo ?

        • Romanelli, eu não o chamo de FDP, para preservar as crianças do passado da mãe. Mas posso dizer que possuis uma moralidade sórdida, abjeta, canalha. Voce sempre se solidarizou com a elite brasileira, seus comentários mostram o arrogante, racista e preconceituoso que voce se tornou. “Acuse-os do que voce faz, xingue-os do que voce é. Devemos sempre acusar os outro para que não descubram quem somos”. Carlos Lacerda. “Escuta, Zé Ninguém: a miséria da existência humana é visível à luz de cada um destes pequenos horrores. Cada ato mesquinho TEU faz retroceder de mil passos qualquer esperança que possa restar quanto ao seu futuro”. Wilherm Reich, do livro Escuta, Zé Ningué.

        • Romanelli…
          Eu teria vergonha de escrever um texto como este seu que tenta responsabilizar o Governo Federal pelas mazelas do Judiciário e/ou inoperância do Legislativo. Resta saber se você age por ignorância ou safadeza? De qualquer forma o vexame é grande, ainda mais que sabemos que o Partido dos Trabalhadores ainda não está DOZE anos no poder, como você disse, mas há dez anos e meio.
          Vergonhoso também é você não citar a maior mazela do STF de todos os tempos: condenar sem provas, unicamente pelo “ter que saber” e para atender a sanha midiática.
          Talvez você se acanhe um pouco para falar da casa que Joaquim Barbosa comprou lá em Miami por um milhão e com outro nome, quiçá até fique tímido para fazer alguma referencia sobre a propina do Metrô paulistano, mas não é certeza. De certo mesmo só a sua desenvoltura (cara de pau, mesmo) para atacar os governos populares de Lula e Dilma.

        • Deu- me a impressäo que voce desconhece os tres poderes. SÄO TRES PODERES (3 poderes). O poder Legislativo, o poder executivo e o poder judiciário. Entendeu ? Cada um tem a sua responsabilidade e a Dilma/PT näo pode intrometer no legislativo e muito menos no judiciário, viu ? se tem mais alguma dúvida, procure uma escola próxima a sua casa, faca a matricula e vai estudar. È bom para voce é bom para o Brasil.

  • Não adianta, Eduardo, a Dilma não se comunica. Aliás, não se comunica nem com o próprio partido (como na reunião de hoje, sábado, na qual não compareceu). O “gerentismo” dela está irritando e não é só a mim. Ela simplesmente não tem gosto pela política. E não tem, principalmente, a necessária capacidade de comunicação. Ademais, está cercada de conselheiros absolutamente incompetentes ou de pura má-fé como o Bernardo das Comunicações(!), a Chagas da Secom, Gleisi, e, o pior de todos, Eduardo Cardoso, que não passa de um tucano enrustido. Resumindo, assim não dá!

  • É isso mesmo, Eduardo. Muita gente gosta de dar exemplos de fora, do chamado primeiro mundo. Até agora, nenhuma cidade brasileira pediu concordata. E olha que no país dela, o governo não gasta muito com Copa, mas financia bancos, armas. golpes externos, publicidade a seu favor, incluindo produções cinematográficas e séries televisivas que são a chave da ilusão e sonho do sucesso e de uma suposta democracia. Se espiona seus próprios cidadãos, o resto do mundo, nem convém falar. Lá, não tem nem SUS nem aposentadoria garantida. Inclusive, muitos aposentados perderam tudo porque empenharam suas economias nos bancos e na crise de 2008, muito desse dinheiro simplesmente evaporou.Aqui, eu e muita gente que conheço está muito bem. Mesmo com a vida simples, a vida está boa de levar.

    • Querida, o agronegócio acabou de receber mais uma anistia

      ..fora que todo ano, pelas nossas deficiências de modelo fiscal e tributário, todo ano vemos prefeitos e governadores de Estados e Municípios, não só falidos como INVIÁVEIS desde sempre, irem pra Brasília e se humilharem de pires na mão ..ou não ?

      Aqui, uma reforma fiscal e tributária esta mais do que atrasada com definição de noas alçadas seria imperioso (aqui em Sp temos hospitais, escolas, universidades e programas de medicamentos comandados hora pela Federação, noutra pela Estado, e noutras vezes pelo município por exemplo, isso gera CUSTO desnecessário e perda de energia ao se querer implantar projetos por exemplo)

      ..e isso pra não falarmos duma reforma da UNIÃO que envolveria a extinção dum senado com a implantação de exigências mais críveis e duras pra PILANTRAS e oportunistas quererem se criar de mais outros Estados desprovidos de tudo (vide Pará recentemente), ou de municípios recheados de cargos pra amigos e políticos em fim de carreira (e aqui,convenhamos, os tribunais de CONTAS goleiam no quesito cara de pau e marginalidade encastelada, né mesmo ?)

      nosso municípios não estão falidos , ora essa ..ademais se a legislação daqui dificulta que até banqueiro vá a falência, o que dirá de órgãos de Estado (impossível pelo nosso direito)

      • ah sim, e aqui tb se pergunte, o que o PT , Lula e Dilma fizeram aqui ? ..justo eles em quem confiamos, EMPREGAMOS, demos PODER e status, e que creditamos por 30 anos que eles mudariam e estariam aptos a nos comandarem?

        Não tem jeito não, verdade é que estamos sem BANDEIRAS, sem partidos, muito menos SEM líderes a altura dos nosso desafios, sem MORAL mesmo ..somos e continuamos a ser um país de consumistas, de seguidores de projetos, moda e mercado ditados pelos OUTROS ..uma bando de cachorro vira lata mesmo

        ..esta geração, a bem da verdade, é formada por uma ampla maioria de MEDÍOCRES, desqualificados e de desinformados, essa é a dura ralidade ..aliás, prova maior é que temos até que ficar importando profissionais pra desempenharem funções de maior destaque, remuneração e exigência ..isso enquanto a população assiste placidamente ao seu futebol e BBB

        Será ? será mesmo que esta geração saberia hoje sair do zero e se construir uma CSN, Petrobras, uma Vale, Correios, um banco, um sistema elétrico, petroquímico e de telecomunicações ??? ..e isso SEM computador como fizeram nossos antepassados com uma ITAIPU ?

        DUVIDO, pois hoje ainda demoramos DÉCADAS pra conseguir assentar uma porcaria de uma centena de KMs de trilhos O(vide trans nordestina, ferrovia do aço etc), ou de implantarmos melhores controles em nosso portos ..PIOR, hoje sequer conseguimos reconstruir a base de lançamentos que explodiu em LULA I, o de darmos CAA pra durma que descarrilhou na Serra do RIO no início do reinado de DILMA

        exemplo – vc viu a JUÍZA que deu voz de prisão prum cara condenado por ela mesma, por estupro, há CINCO anos atrás e que estava desaparecido ..no fato ela foi heroína pois reconheceu o meliante quando este estava ao seu lado no avião ..por outro lado VERGONHA é sabermos que pela falta do C.U., o cara usou até RG com nome verdadeiro (e ele é procurado) e mesmo assim conseguia passear a vontade por esta terra de IRENE que abriga até Batistti

        A verdade é dura e amarga, mas tb pode te purga e te fazer crescer

        http://www.youtube.com/watch?v=YL0rsTO5vBk

      • Engracado, ontem acessei um blog onde tem uma matéria citando as 10 cidades mais pobre do país.
        Cada cidade com o numero de habitantes . Cidades pequenas uma delas tem um pouco mais de 2.000 mil habitantes, tem 9 vereadores com salário de quase 3.000 mil reais. O prefeito com salário de quase 4 mil reais. Todas as cidades com históricos de corrupcäo praticada pelos prefeitos atuais e ou ex prefeitos. Pergunto: se as prefeituras estäo falidas, näo seria esse o motivo ? corrupcäo praticada nas gestöes ? No estado de SP há dezenas delas todas envolvidas com maracutaia, e depois é o governo Federal que tem culpa nisso ?

  • Que crise que nada. Você está certíssimo. Acontece é que os partidos de oposição, a extrema direita e as viúvas da ditadura principalmente aquelas encasteladas no aparelho de estado, que estavam sem perspectivas eleitorais, sem candidato competitivo, quase sem chances, com total respaldo da mídia viram em junho valiosa oportunidade, nas manifestações iniciadas pelo Movimento Passe Livre, nascido em 2007 na USP, que colou porque a mídia vinha amplificando os problemas decorrentes da inflação (quem não lembra a Ana Maria Braga com colar de tomates? ) e do crescimento do país (o pibinho), que coincidiu com os reajustes em junho, ainda em forte conjuntura inflacionária, embora descendente, fruto do erro de não terem sido as tarifas reajustadas na época prevista, no início ano, exatamente para melhorar o impacto desse indicador de preços. Fazem dois meses que estamos vendo manifestações de todos os tipos, sempre a classe média branca, o povão pouco se manifesta, só quando matam um nas favelas, essas coisas. A gracinha agora é a mídia querer fazer crer que as manifestações iniciam pacíficas e tornam-se violentas quando os vândalos atacam. Não há dúvidas, a mídia espera o resultado pacientemente por horas, não retiram seus equipamentos, já que está claro que essas manifestações são na realidade atos terroristas programados meticulosamente. Ninguém se responsabiliza pela manifestação, não se sabe de onde procede a manifestação, não importa que o meio seja a internet, quem convoca os vândalos terroristas. Que manifestantes são esses que comparecem encapuzados, portando porretes, armas bancas, afrontando a polícia e desrespeitando a autoridade dos policiais que ou estão postados em frente aos prédios públicos ou privados alvo da manifestação, ou nas estradas bloqueadas por esses atos absurdos, até que forçam e o conflito se estabelece, e haja pancadaria e depredações de bens públicos e privados. Se o resultado esperado não fosse esse, por que muitos advogados estão a postos para libertar manifestante e a OAB e Ministério Público atuando para coibir os excessos da polícia, claro? Nada contra os bandidos encapuzados. Não é uma gracinha? Ninguém, a mídia principalmente, não sabia que a manifestação daria em tumulto e depredações, mas fica horas a fio esperando para tudo documentar. Na realidade estão acontecendo atos terroristas, com ações de caráter militar, e a mídia e órgãos que se dizem defensores dos cidadãos acobertando esses atos, procurando garantir que os baderneiros terroristas saiam livres após o crime cometido contra pessoas e o patrimônio público e privado. Outra gracinha, aí já é sacanagem, é tentar manietar os policiais, impedindo-os de defenderem-se e de evitar a invasão de prédios públicos e privados, ou desimpedir estradas, quando enfrentam ações militares, com pessoas sem dúvidas adestradas para atacar, dotadas de recursos de luta, portando meios capazes de provocar destruição como coquetéis molotov e bombas caseiras. E a OAB, o Ministério Público e mídia como já dito postados para identificar os excessos da polícia e defender os manifestantes, no caso os vândalos terroristas, porque os pacíficos saem fora desta. Como se fosse possível dosar, planejar as ações num tumulto ou impedir depredações, que exigem toda a energia e poder de fogo a ser usado, compatível com a situação, que é de risco para todos, inclusive risco de morrer. Não dá para ser tolerado no Estado Democrático de Direito. Prevarica quem tenha a atribuição de coibir e não esteja cumprindo sua obrigação. Não restam dúvidas que são atos terroristas programados, mas sem paternidade (a não identificação de responsáveis é pura e simplesmente conivência) , já que o objetivo é mesmo aterrorizar a população e jogá-la contra as autoridades constituídas. Tudo acontece e está dando resultados para a oposição e o capital multinacional que também mostra-se incomodado com a ação do Governo brasileiro, o Financial Times é o exemplo, e a mídia que defende com unhas e dentes o neoliberalismo, já que têm disponível pesquisas fajutas, realizadas exatamente durante esses tumultos e a forte campanha de mídia contra o Governo e suas ações, mostrando queda da intenção de votos de Dilma. Mesmo assim, sei não! Ainda não conseguiram um candidato competitivo, um nome que possa empolgar o povão que está calado e é pouco escutado nessas pesquisas de cunho nitidamente de apoio político às ações de oposição. Urge que os órgãos de inteligência identifiquem a origem desses atos terroristas para que as polícias, inclusive a Polícia Federal possam tirá-los de circulação e prendê-los como devido.

    • perdão ..órgãos de inteligencia ? ..quais ? ..os mesmos que conseguiram achar os culpados pelo boato da CAIXA-bolsa família (que em verdade foi causado pro FOGO amigo) ..ou será que os mesmos que apuraram a escuta do Demosténes e do Agilmar Mentes ?

      Colega, DILMA, a dilminha, ela provocou tudo isso por que esta passando (este descarrilhar de popularidade ..e que NÃO deve ser confundido com intenção de voto heion ?! ..ao menos ainda por falta de oposição)

      ..lembre-se, foi ela quem como PRESIDENTE confabulou e namorou com CRIMINOSOS (com os Cansados, coma ROLHA etc) ..lembra da ficha que diziam que era falsa ? ..das fotos que falavam que era montagem ? do livro Privataria ainda não apurado ? do HD de Dantas ainda não decodificado ? da DELTA que pega, assim como o mensalão, em colegas do PT, PMDB e PSDB ?

      crise que nada ? ..pois é, nada, tanto é que a água já esta batendo no fio o fó de muitos e o descontentamento é geral ..esta é a encrenca que POR FALTA de capacidade gerencial e de realização, alguns líderes BOM DE GOGÓ, nos meteram

      Da minha parte continuo votando em branco e aguardando pela execução de uma democracia mais PARTICIPATIVA e CONSEQUENTE, uma menos representada por TIRIRICAS analfabetos – quando não por CONDENADOS – que se atrevem a ler, interpretar e a formular leis pra boiada seguir ..eu hein, to fora

  • Já enviei para todos o meus contatos. Mas o governo precisa fazer a sua parte. Dilma manda esse Bernardo embora. Quando você vai se comunicar com o povo? Eles estão acreditando no que diz a imprensa marrom. Quando vai reagir?

  • Prezado Eduardo: Voce disse:
    “Essa percepção se fundamenta, basicamente, na informação. As pessoas vêm sendo bombardeadas pelos meios de comunicação de massa com cenas de guerra e previsões catastrofistas e, juntando umas e outras, construíram essa percepção pessimista.”Lembre-se:”quem domina os meios de comunicação, domina a opinião de um povo.”
    A turma da grande imprensa sempre bateu no PT, principalmente no LULA. Como o Brasil vai bem e esses caras são aliados aos entreguistas do PSDB,DEM,PPS e outras desgraças mais que segundo a gente lê , são informantes do governo americano e teve um comentarista deles que disse ser do Mossad e como Dilma teve a coragem de enfrentar os rentistas (verdadeiros parasitas sociais) e as empresas estrangeiras que exploram a distribuição de energia no pais e que tem como acionistas grandes bancos estrangeiros, esses caras começara a “queimar ” Dilma.
    Há um ditado muito popular que diz ” água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Eles vivem na esperança de levar a desesperança ao povo. Os esclerosados políticos e oportunistas aproveitaram as manifestações do MPL para externarem toda as suas frustrações para mostrarem os dentes , morder e abrirem feridas no governo Dilma. Como a chance deles voltarem ao poder é mínima, vivem a bater 24 por dia no governo, emitindo opiniões imbecis , distorcendo dados da economia, sonegando informações positivas do pais e desejando o retrocesso político, econômico e social. Essa é a elite podre que se julga competente para governar o pais. Para o pais continuar melhorando só existe um caminho – MAIS PT – em 2014. Presidenta Dilma, demita o ministro Bernardo Cabral e corte a publicidade da grande imprensa. Cada centavo dado a essa turma, fortalece-a para que a mesma enfraqueça o seu governo e o Brasil.

    • DOZE anos já não teria dado tempo pra saúde, transportes de massa, melhoria da infra, de moradias pra POBRE e do ensino básico ocorrerem por exemplo ? (pra Copa e Olimpíada deu ..inclusive pra reforma da EDUCAÇÃO do ensino superior, melhoria de renda, acensão de alguns milhões ao consumo, ou não ?!)

      e olha que eu nem falei da segurança, da mudança de métodos de se fazer política e de se alcançar resultados como prometiam, ou do desenvolvimento de um projeto de NAÇÃO com novas leis que refletissem melhor os nossos melhores VALORES etc

      convenhamos, estamos num beco sem saída ..agora só nos sobra escolher entre o ruim e o pior

  • O jornalista é um profissional, portanto tem que funcionar como tal. Se manipulou informações tem que responder por isso. De uma maneira geral as notícias dos jornalões tem pouco a ver com os fatos. É necessário mais seriedade e para ter seriedade nenhum profissional tem que ser protegido de seus erros. A crítica
    é importante e saudável , mas é necessário fundamento.

    • Penso igual …mas o DIABO é que não dispomos de instrumentos ágeis e rápidos pra nos protegerem, como um código que regulasse a mídia ..pois aqui, pelo que parece, o que muitos dos companheiros querem é TOMAR a posse dos meios, mas não mudarem os métodos que poderiam catar eles mesmo, entende ?

  • Há algo de incompreensível na resistência suicida da presidenta Dilma Roussef em não querer se comunicar com as massas que a elegeu, já que o governo tem instrumentos legais para fazê-lo independente do boicote da grande mídia .Também não aproveita esta força cada vez maior da blogosfera progressista que a apóia ,não construiu e já está ficando tarde, uma politica de incentivo e fortalecimento á mídia alternativa para fazer frente á grande imprensa golpista,entreguista, burguesa apátrida,colonizada e antinacional, o Pig, e seus câezinhos amestrados ,PSDB, et Caterva . Enfim, é um mistério.
    como o velho comunicador , “Chacrinha”, apresentador de programa televisivo dos anos setenta, que atirava bacalhau na sua platéia durante seus programas, Grita o vento aos quatro cantos : Governo Dilma Que não se comunica se trumbica.

  • Presidenta Dilma, que não se comunica, se estrumbica.

    Onde a senhora pretende chegar, com esse mutismo? Diga o que faz, saia de trás da mesa.

    E demita os ministros que não agregam, como a da Secom, os das comunicações o da Justiça, três zeros à esquerda.

    Tenha mais coragem!

    • MEIA centena de ministérios ..me diga, que CEO no mundo tem tanto diretor abaixo de si pra comandar diretamente ?

      Quer saber, verdade é que DILMA sequer entende de administração, ela e sua capacidade de gestão sõu MITOS que tb serão desmistificados ..caso contrário ela não se permitira tal esculhambação, com tanto ministério com gente que NÃO faz nada e que só sustenta colega desempregado

  • Artigo excelente, há muito tempo que não leio um artigo destacando as inúmeras melhorias conquistadas pelo povo brasileiro durante o governo do Lula e agora com a Dilma. Constata-se que de fato é muito medíocre a atuação dos profissionais de comunicação que estão no governo, com tantas conquistas para serem divulgadas o governo parece tomado por uma irritante paralisia. A Dilma precisa agir com mais eficiência, colocando para fora do governo pessoas que estão a favor dessa imprensa criminosa. Continuo apoiando e divulgando as conquistas do governo Dilma, pois acredito que somente governos trabalhistas e socialistas poderão proporcionar o verdadeiro progresso e evolução do povo brasileiro.

  • Segurança Pùblica: É responsabilidade de todos os entes, no caso de SP, pelo desgoverno do PSDBosta há 20 anos. Mas Dilma deve investir pesado nessa área. Começar legalizando as drogas, desmilitarização da PM, valorização do policial, e por fim, investimento maciço na periferia, ESTADO presente! Sem isso, caminhamos para um genocidio da população preta na periferia e um terrorismo contra a classe média. A sensação de insegurança está insuportavel. Melhorar a segurança publica, trará mais investimentos a areas violentas, dará novo ar para os cidadãos que sairão, consumirão mais tranquilos pelas ruas, irão a restaurantes, etc. Hoje estamos refens dentro de nossas proprias casas.

    • isso já esta sendo tentado com as UPPs (mas o trafico, a cultura do povo, a dependência da sociedade e do entorno, o MEDO, a presença dum Estado Cabralesco Deltaniano e corrupto dificulta bastante, sabe ?!)

      ..agora, que papo INOCENTE é este de legalização das drogas ? ..por acaso os traficantes passarão a ser gente proba e honesta ? ..os viciados largarão do vício ? os custos crescentes com a violência derivada deste malefício, e de suas doenças, cessaria ? ..as causas que levam as pessoas à desesperança se extinguiriam ? ..os policiais e autoridades corruptas, que passam impunes, deixariam de se-lo ?

      Não caia nessa, o mercado de drogas no mundo esta na casa das centenas de bilhões de dólares, e tem muito tubarão louco pra atacar este filão ..melhor ainda é concentrar ações nos países produtores e no tráfico, NA EDUCAÇÃO a ser dada em HORÁRIO NOBRE e não por professorinha da periferia que não sabe calcular quanto é 9×9

      A propósito, a Inglaterra já desenvolveu a maconha com MENOS THC pra fins medicinais ..problema é que o “mercado” continua exigindo a erva turbinada, altamente cancerígena e geradora de casos de paranoias, coisa impensada até bem pouco tempo..

  • O resumo do texto é

    “Há 10 anos atrás o Brasil estava pior, logo não há porque reclamar da situação atual, mas para acalmar a população o governo deve gastar ainda mais dinheiro com marketing”

  • Edu, agora ao pouco fui acessar a pagina da istoe, sobre o escandalo do propinoduto dos tucanos de sao paulo e a página la ta sendo atacada, a gente acessa e logo a pagina muda com um aviso assim “mal feito isso hein” e aperece uma tabela em forma de pizza com legendas em ingles, caramba os tucanos falam tanto em democracia, mas na hora de mostrar q são democráticos, fazem exatamente o contrário, atacam uma revista q divulga os podres deles.. kkkk
    aposto q se a PF for investigar vai dizer q foi geração espontânea.

  • Porque Dilma quer derrotar o PT nas próximas eleições? Um artigo de José Joaquim.
    Acho que agora ninguém mais tem dúvidas. Ficou claro que Dilma, Paulo Bernardo e sua “entourage” da chamada base aliada, querem que o PT seja fragorosamente derrotado nas próximas eleições.
    E eles fizeram isso na boa: dando ministérios em penca para uma chusma de ladrões e entupindo a mídia adversária e golpista com bilhões e bilhões por ano. E sem mídia aliada, sem política de comunicação social, ninguém pode esperar ter apoio popular. Só com a Voz do Brasil e 10 segundos de TV por semana dos enfadonhos discursos de nossa presidenta, o que nos resta é só esperar que a derrota pelo menos venha no campo da democracia, sem golpe militar e sem a proibição dos partidos políticos.
    A questão é: por que ela faz isso? Porque Dilma quer tanto que o PT perca as eleições e se desgaste cada vez mais? Porque ela não vai na reunião do Partido ? Porque ela quer mostrar que não é o PT? A resposta imediata é: para beneficiar Marina e Aécio. Ou será que Dilma e seu grupo tem algum outro candidato, mais de sua confiança, para nos impor à ultima hora como “salvador da democracia”? Ou ela preferiria que não houvesse eleições e que uma insurreição popular acabasse com seu governo e com o PT, principalmente? Mas por que alguém com o passado dela, faria isso? E em troca do quê?
    “Síndrome de Estocolmo” ? Terá ela sofrido de Obama, alguma ameaça pessoal à sua vida ou de seus familiares, como Lula sofreu de George Bush? Ou simplesmente é uma questão política e ela sempre foi assim, preferindo continuar no governo com a direita, inclusive a extrema, e criminalizar o PT?
    Afinal o PT, não Lula nem ela, eram ( eu disse eram ) o principal perigo para os interesses do império no Brasil, ao unificar a maior parte das forças de esquerda.
    O PT é ( ou era?) o perigo para o império. Não Dilma. Nem Lula. Esses são mortais, são cooptáveis, são convencíveis, pessoas físicas. Que tem interesses, medos e ambições pessoais.
    O PT é que precisa ( ou precisava ) ser destruído, por fora e por dentro pelo império através de seus muitos e bem pagos agentes.

  • Eduardo, acabei de clicar no link do Paulo Moreira Leite que está no seu site e ele me está levando para o site da Veja. Hackearam o seu link do PML. Verifique isso aí.

  • Edu, o link em seu site do Paulo Moreira Leite esta sendo re-direcionado para a Veja.
    Agora, 7:13 PM Australia time, no Brasil acho ser 8:13AM de Domingo, 21/07/13

  • A questão central é que o tio Sam precisa MUITO que a América Latina volte a ser seu quintal. A velha mídia, conhecida aqui como PIG (Partido da Imprensa Golpista) serve caninamente aos EUA, assim como nossa elite, que é racista e de extrema-direita.

    Henry Kissinger, na década de 70, disse: “nós não vamos ficar sentados vendo governos comunistas serem eleitos”. E não ficaram mesmo: implantaram ditaduras em quase todo o Continente. Agora, temos governos “comunistas” – na verdade governos de centro-esquerda – em quase toda a América Latina. As grandes exceções são Chile, Colômbia e México, e mesmo nesses países a esquerda ganha força. No Chile, a ex-presidente Michele Bachelet é favorita para as próximas eleições, pois o governo de direita foi um desastre social.

    Para os próximos meses, podemos esperar que todos os países do Mercosul e da Unasul serão fustigados por arruaças, boicotes e sabotagens. Há uma orquestração. Assim como – hoje sabemos – a CIA ajudou a implantar as ditaduras latinoamericanas, novamente há grande probabilidade de a CIA estar fomentando ações por aqui.

    Para desespero da direita, a inflação está cedendo ainda mais. Os 6,5% não seriam nenhum desastre, como quer fazer crer Miriam Leitão e outros da mesma laia. Mas se cair para 5,5% é ainda melhor.

    O desemprego continua baixíssimo e tende a cair ainda mais, pois nos últimos 3 meses os índices projetam um crescimento do PIB de 3% a 4%. E, como dizem os analistas mais sérios, 3 meses já representam uma tendência para o ano. Além disso, a Copa injetará na economia algo como R$ 120 bilhões, segundo a respeitada Fundação Getúlio Vargas. Certamente isso aquecerá o mercado de trabalho.

    Outro dado: o governador Cabral, de maneira inteligente, não reprimiu ostensivamente as últimas arruaças dos coxinhas. Resultado: a maré de opinião pública favorável a eles começa a reverter pois todos estão com medo desses “manifestantes”. Há foto de pelo menos um com revólver na cintura. O secretário de segurança Beltrame disse que, na visita do Papa, a polícia agirá mais firmemente. Não gosto das pms, acho que elas são resquícios da ditadura mas, neste caso, sou obrigado a concordar com Beltrame. Não dá para arriscar a integridade física do papa e de centenas de milhares de jovens da Jornada Mundial da Juventude. Detalhe: o PSOL se queimou até o talo no Rio de Janeiro, ao participar do vandalismo.

    Ainda outro dado: a vinda dos médicos cubanos. Os mesmos “manifestantes” de classe média que promoveram arruaças contra “tudo isso que está aí” são os que agem contra a vinda dos médicos estrangeiros. No entanto, pesquisas mostraram que 78% da população é A FAVOR dessa medida. Mais um ponto de desgaste dos arruaceiros perante a opinião pública.

    É preciso que a Blogosfera use sua força para ser um fator multiplicador desses dados. Precisamos apresentar o outro lado às pessoas. Do governo federal não podemos esperar nenhuma atitude mais firme nas comunicações, já que há, nesse governo, preferência por Bernardos, Helenas e Cardozos em lugar de Dirceu e Genoino.

  • Só uma correção no textos de Juan Arías, que sempre foi um opositor dos Governos do PT : os que …”até há pouco tempo não tinham sonhado em ver seus filhos na universidade” não participaram desses “protestos” . Para comprovar-se essa minha afirmação basta ver os números da pesquisa Datafolha sobre a composição social dos participantes das “passeatas”. Segundo esses dados, 78% dos “manifestantes” tinham curso superior(num país onde no máximo 15% da população tem esse nível de escolaridade); portanto as famílias que até há pouco tempo não imaginavam ter seus filhos na universidade; que não têm elas mesmas esse grau de instrução, o qual achavam inalcançável até para seus filhos; não participaram dessas “passeatas”. Nem mesmo seus filhos participaram, ao menos não a maior parte deles, já que esses jovens, mesmo tendo o acesso às redes sociais que seus pais não têm; não fazem parte do “grupo de amigos” dos grupos majoritariamente de classe média alta que organizaram essas passeatas(sem contar que por ainda viverem em bairros pobres, compartilham a mesma satisfação que essas camadas continuam a ter com suas vidas).Quem conhece redes sociais, e nem precisa conhecê-las muito, sabe que como tudo numa Sociedade dividida em classes, acaba mantendo entre seus participantes as mesmas divisões de classe do mundo real, ou seja, os participantes só travam contato, ou ao menos dedicam sua atenção, a pessoas que fazem parte da sua realidade, de seu grupo, do meio social a que pertencem. É verdade que, graças ao apoio fanático dado pela mídia, muitas pessoas foram às “passeatas” levadas pela televisão(leia-se Globo), por puro “oba-oba”; contudo ainda assim, e a pesquisa Datafolha, juntamente com outras realizadas estão aí para comprovar em números essa afirmação; as “manifestações” foram majoritariamente compostas pela classe média alta, pelo minoria que tem curso superior, vota em Joaquim Barbosa para Presidente(entre os brasileiros, mesmo depois da queda, Dilma continua a liderar, seria eleita se a eleição fosse hoje, enquanto Barbosa aparece com cerca de 2% das intenções) e não anda de ônibus, somente odeia qualquer possibilidade de ascensão social daqueles que sempre viu como “inferiores” e aproveitou-se da desculpa do aumento das passagens para arrumar um questionamento num país que vivia num clima de otimismo e com isso ter uma maneira de liberar seu ódio de classe doentio. Então, por que a queda de popularidade de Dilma? Simplesmente porque as mesma maioria silenciosa que não foi aos “protestos”(não compreendia o que estava acontecendo, além de perceber mesmo que de maneira difusa o conteúdo classista deles, sentia-os como algo que “não era para ela”), ficou assustada com o que viu; baderna, vandalismo; acabando por associar como “explicação” para o porquê de tanta insatisfação a ideia de que “o Brasil só pode estar indo mal”, percepção que já lhe era martelada pela mídia, com sucesso restrito, mas que conseguiu com os “protestos” da classe média canalha ganhar uma propulsão inimaginável(sem contar a natural insatisfação com o que consideraram “fraqueza” da presidenta em lidar com a desordem, percepção habitual no homem comum diante de momentos de vandalismo). Lembremos que as notícias sobre a crise internacional vinham pululando pelo Brasil há algum tempo, juntamente com o terrorismo pessimista dos barões da comunicação. Se pensarmos que, em 2008, exatamente em resposta a esse mesmo duplo ataque; uma crise mundial real e uma falsa “crise” no Brasil, fabricada pela mídia; tivemos um pronunciamento de Lula desmentindo as calúnias midiáticas, alavancando o otimismo, e mandando as pessoas consumirem; já agora diante do mesmo ataque duplo tivemos o mutismo habitual de Dilma, que não se comunica, completado com a deflagração do terrorismo marginal da classe média, entenderemos o porquê da queda nas expectativas sobre o futuro do país, incompatível com a realidade, como também na aprovação da Presidenta. Se nos recordarmos de 2008, veremos que antes da fala de Lula o terrorismo midiático também vinha tendo êxito, embora limitado, já que se percebia pequena queda nas vendas e “demissões preventivas” de empresários. Foi a fala do Presidente que reverteu essa tendência, dando uma rasteira no golpe midiático que se iniciava. Exatamente o mesmo vinha acontecendo agora, a dupla crise; a real no mundo e a falsa no Brasil; já vinha afetando a Economia, ainda que de maneira branda(dados divulgados por Carta Capital, mostram que desde maio as vendas no comércio estavam quase estagnadas, não diminuíram, mas quase não cresciam), resultado óbvio do já citado terrorismo da mídia, aproveitando-se de uma crise mundial que não afeta o Brasil. Ora, após os ataques do terroristas mauricinhos, é evidente que essa sensação recebeu não somente uma confirmação, mais uma anabolização, e a tendência nas vendas será de queda(começo a observar isso, ainda que de forma leve). Como naquela época; quando a reação de Lula, usando seu poder de comunicar-se com a Nação, reverteu o ataque; basta agora que Dilma abra a boca, pare de apanhar calada, e vá à televisão, em Rede Nacional de Rádio e Televisão, para dizer que o país vai muito bem sim, obrigado, apresentando números sobre o nível de emprego, o crescimento dos salários, a construção de casa próprias, as vendas no comércio(que ainda não caíram, só estagnaram, mas nos patamares altíssimos em que estavam); a diminuição da pobreza, o acesso dos mais carentes à universidade; a inclusão digital; a eletrificação rural; o aumento no número de pequenos empreendedores individuais; o crescimento na quantidade de lares com acesso a eletrodomésticos; enfim, é mais que urgente que Dilma fale, pare de apanhar calada duma campanha terrorista que irá se intensificar, já que tenho certeza que a direita esperava mais do baque que acreditou ter dado na Presidenta, ainda a percebe como muito forte depois de tudo o que passou(tanto que continua a ganhar a eleição, sem contar os votos de Lula, que obviamente irão para ela)e irá radicalizar. Não vamos esperar que os fascistas caiam no mesmo erro de 2005, quando “aliviaram” para Lula por acharem que ele já estava morto. Eles aprenderam a lição e irão transformar este país num campo de guerra em 2014, principalmente com a chegada da copa, a menos que Dilma nomeie outro Ministro da Justiça, tenha uma PF de verdade, para desbaratar essas organziações de direita que promoveram esses “protestos” patéticos, prendendo seus líderes e os comandantes deles(incluindo-se os estrangeiros)e mostre ao país o momento em que vivemos. Vejam como, nos “protestos” do Rio, em que a Globo acabou virando alvo dos vândalos(vandalismo, por mais que tenha lado, é sempre algo incontrolável)rapidamente falar em “organizações estrangeiras organizando as passeatas” deixou de ser “teoria da conspiração”, coisa de esquerdista delirante, e passou a virar algo natural, já que a Vênus platinada deu autorização, incluindo-se nessa “autorização” global, a naturalidade no fato dos “protestadores” de direita , serem presos, sem direito à fiança. QUE PAÍS É ESTE EM QUE É UM MONOPÓLIO DE TELEVISÃO QUEM DECIDE O FUNCIONAMENTO DA DEMOCRACIA E FORMA POR INTEIRO OS CONCEITOS E DEFINIÇÕES SOCIALMENTE “PERMITIDOS”?????!!! QUEM GOVERNA, A GLOBO OU DILMA!!!!????????? A QUE PONTO DE ATRASO DEMOCRÁTICO AINDA VIVEMOS!!!!!???????? Mas se não teve a coragem de enfrentar a Globo e prender os “manifestantes” quando ainda eram os queridinhos dos Marinho, Dilma deve aproveitar essa “autorização” global para acabar com essas “passeatas” de vez. Tem a caracterização jurídica(tipificação penal) para prender todos os baderneiros, basta identificá-los pelas imagens, prendê-los e descobrir quem são seus financiadores(a Globo também “autorizou” o Governo a, juntamente com a prisão, acusar os estrangeiros em um inquérito da PF). Esse é o momento para Dilma reagir e mostrar o caráter golpista dessas “passeatas”, como também o maravilhoso momento que o país está vivendo e pode ser comprovado nos números, devolvendo ao brasileiro a sensação de bem-estar que nunca o abandonou, só está adormecida, a esperar de uma líder para acordá-la. Basta Dilma comportar-se como uma Presidenta.

  • E ela piorou e muito, cracolandias se formam pelas ruas em cidades do interior, bandidos entram na sua casa, abusam da tua mulher, filhas na residencia da vítima sob a cama da família brasileira e você não tem nem direito de pregar uma azeitona no meio da testa do meliante.

    Para comunistas de condomínio ta tudo beleza.

    • Onde é o lugar de “comunistas”, cretino? No meio do mato, na favela, onde? Vá se ferrar, aberração. Quer dizer que a violência e a criminalidade é culpa do governo do PT, é? Pra que servem os governos estaduais, que comandam a polícia? Gente como você só serve pra espalhar burrice e preconceito.

      • tá bom, acompanho em parte o teu desabafo, afinal, todos tem o direito de ter suas preferências, de expor suas idéias, projetos, planos e metas com transparência, e de DEFENDÊ-las com razão, HONESTIDADE e decência, mas..

        Mas é CLARO que parte da culpa é do PT SIM ..o PT esta no Congresso, tem poder ao menos de PROPOR mudanças, endurecimento das leis, dos métodos. de REFORMAR muita coisa (tipo os transportes em SAMPA) ..tem poder de através do EXECUTIVO propor e estimular políticas ..mas cadê ele ??!! ..ahh, esta preocupado com meia duzia de gaiatos pegos com as calças na mão ..sei sei

        pra lembrar : de Candido Vacarezza: “..nós somos seus, você é nosso. e tamo fechado” ..pro amigo Cabral que tremia em pensar ser convocado pra se explicar por suas relações incestuosas com a Delta

        e algumas pérolas, pelo atual estágio da HUMANIDADE, difíceis de contraditar:

        “o socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros”

        “é impossível levar o pobre a prosperidade PUNINDO os que dela conseguiram laboriosamente conquistar”

        “quando se retira dinheiro já insuficiente da saúde, educação e transporte desviando-o para o FUTEBOL, daqui da pra se concluir pela INSANIDADE de determinado governo”

  • Lei de Meios… Lei de Meios…
    Temos de considerar que o número de parlamentares dispostos a que votar pela aprovação de uma Lei de Meios não chega a 1/3 do Congresso. Só pra exemplificar, o deputado Henrique Alves, que se diz da “base aliada”, é proprietário da afiliada da Rede Globo em Natal (TV Cabugi). Ora, com uma com uma base aliada dessa, o governo não altera nem o nome da rua onde está sediada a TV Globo, quanto mais democratizar a mídia.

    • Isso mostra que temos que unir os movimentos sociais e as organizações sindicais para conquistar a Lei Geral das Comunicações. Essa luta tem o poder de unir num mesmo movimento a CUT, o MST e outras entidades.

      Aliás, já está correndo um abaixo-assinado visando entrar com lei de iniciativa popular no Congresso. Não é listinha de Avaaz, não. Precisa imprimir. E quem for assinar tem que colocar nome e número do título de eleitor. Uma vez conseguido o número exigido por lei (1,36 milhão de assinaturas), haverá a entrega ao Congresso.
      Entidades que estão fazendo a campanha: CUT, MST, entre outras.

      Mais detalhes aqui: http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/

      Então, vamos agir. Como diz aquela música, “quem espera nunca alcança”.

  • Acabei de verificar: o problema é dentro da Istoé.
    Ao tentar acessar a coluna do PML no site da Istoé, aparece a página da Veja.
    Deve ser porque o PML afirmou que o Aécio não consegue sair do lugar.

    • Márcia, todo o site da IstoÉ foi hackeado. Os técnicos estão recuperando as páginas. O motivo foi a bombástica denúncia do propinoduto tucano no Metrô, que já dura 20 anos (!!) sem que o ministério público investigue…

  • O problema é que a Dilma se acomodou em cima das pesquisas que lhe davam uma “garantia” de vitória em 2014. Enquanto isto o PIG entupia os nossos lares com estimativas alarmistas sobre a inflação, corrupção (só quando as acusações eram contra o PT), saúde precária, etc, e a Dilma parece que não gosta de se defender na televisão, veículo que ela pode utilizar sempre que ela achar que tem necessidade. Basta dizer que depois das manifestações ela só fez um único pronunciamento em cadeia nacional de televisão.

    Eu estive vendo um comentário do jornalista Bob Fernandes sobre os gastos com as Copas sediadas este e no próximo ano no Brasil. Em menos de quatro minutos de comentário o Bob explica tudo bem direitinho. Se o Aldo Rebelo não tem todo este poder de síntese, ele deveria ter vindo explicar as coisas para que as pessoas fizessem as suas próprias avaliações. Veja o vídeo com o Bob Fernandes e constate que antes das manifestações mais de 80% dos brasileiros apoiavam as Copas. Depois das manifestações, 71% continuam apoiando. E eu pergunto: os brasileiros deixaram de gostar de repente de futebol, foi?

    Veja o comentário de Bob Fernandes: http://youtu.be/7rBipQzTx6U

    Sou separado e ontem fui visitar os meus filhos e conversei com minha ex-mulher. Ela me disse que no próximo ano a construção civil vai entrar na maior crise de toda a sua história pois as vendas de imóveis em São Paulo tinham caído 15% nesses últimos meses. E lá vai eu explicar que essa expectativa é pura loucura diante do que nós estamos vendo na nossa cidade: literalmente mais de 200 obras (a maioria apartamentos) em construção. E a Caixa Econômica emprestando dinheiro de rodo para quem quer e pode pagar um imóvel.

    Que loucura! Que loucura!

  • então, porque o transporte publico em SP custa caro em RA_DA_DE, em prefeito RADADêêêê ? ..você que só sai pra ALMOÇAR de HELICÓPTERO !!!!

    Nos ônibus, pq quase 60% dos veículos pertencerem a UM só dono que esconde, fraude, sonega e dificulta o acesso aos verdadeiros números ..e o restante, em parte, a ex-perueiros comandos pelo sindicato do CRIME

    e no metro ? ..bem, aqui é mais sofisticado, e a ISTO É trás importante matéria que esclarece que, do que se sabe (fora empreiteiras e bancos), só de fornecedores de equipamentos, a comissão chegava a 23% (ver links)

    ..fora que os insumos pra manutenção e funcionamento (combustíveis, energia, materiais etc etc_) são amplamente tributados pelos diversos níveis de Estado, pelas dezenas de centenas de ministérios e secretárias, ou pra sustentar seus MARAJÁS e seus voos da FAB com seus respectivos familiares

    ..e isso sem esquecer do desperdícios como a manutenção dos COBRADORES, profissão mais do que ultrapassada e extinta em cidades como Uberlândia, Uberaba e Coritiba ..pra citar um mínimo

    Aí, se questiona, e o povo que é DONO disso tudo ? ..bem, a ele damos BANANAS, ou uma reforma, um plebiscito, um BBB aqui, uma Copa ali, ou uma Olimpíada acolá, ao menos pra ele ter com que se “preocupar” e se divertir, se entreter sem se preocupar demais

    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/124383_NAS+ENTRANHAS+DO+CARTEL+DO+METRO

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/o-propinoduto-do-tucanato-paulista.html

    http://www.youtube.com/watch?v=z5SJP4VJh8U

  • Muito bom o texto. Só que fotografa e destaca o momento atual da crise politica ,principalmente à partir das manifestações , sem vinculá-la diretamente ao processo midiático como um todo . Arrisco complementá-lo ao comentá-lo. Penso que o que acontece foi criado , tem padrão de manipulação e método para a lavagem cerebral . Foi cevado , alimentado diuturnamente desde 2003 , quando a esquerda ( ?) assumiu o poder . Quantas capas da Veja dizendo que Lula,Dilma e o PT simbolizam o que há de pior ? Amplie tudo isso por toda a grande mídia ( com a colaboração dos conservadores da classe média,dos Tribunais,etc …) repetidamente , milhões de vezes,durante dez anos ( e para uma garotada em plena formação) que tudo passará a ser uma enorme verdade. Entendo que a Casa-Grande só não sabe como , mas jamais aceitará a continuidade de avanço no processo social e enonômico do país como Nação ( com muitas críticas ao processo , a serem feitas inclusive pela própria esquerda é verdade) , mas avançando e muito. Mesmo que necessário detonar a economia ( já frágil com a crise mundial). A direitona vislumbrou um momento,uma oportunidade, com a Revolta dos Cueiros ( pensada e analisada em um segundo momento ), com o Feicismo ( palavra que coincidentemente tem o som semelhante a fascismo e merece cuidado).Portanto acho que a Presidenta está demorando muito ( parece que não gosta de fazer ” Politica ” , no melhor sentido da palavra ) a reagir , pricipalmente com uma reforma em alguns dos Ministérios mais próximos. Perde um tempo precioso. Dá para imaginar a grande mídia ( principalmente o JN da Globo ) , num filme velho e repetido , atuando no segundo turno de 2014. Uma observação como curiosidade brasileira : A crise politica atual foi deflagrada ( ao menos inicialmente ) não pela incompetência na administraçãodo PT/Dilma/Lula,etc… , mas na total e completa incompetência do PSDB/ DEM/ PSD , há vinte anos em sua última cidadela que é o estado de São Paulo ( o Haddad só tinha cinco meses e poucos dias de governo no inicio das manifestações ). Interessante : Quem provocou o colapso , quer se apresentar como salvador da Pátria.

  • A imprensa tenta todos os dias criar uma crise no Brasil com a intenção de afastar a possibilidade de reeleição de Dilma em 2014, a quem eles não querem bem.

    O maior adversário de Dilma em 2014 não vai ser a oposição, vai ser a mídia maquiavélica. Capaz ainda de causar muitos estragos e com mentiras constantes destruir reputações. Este é o maior problema de o Brasil e os partidos não terem levantado com vigor a bandeira da democratização da imprensa brasileira.

    PS:quero me filiar ao MSM. Aguardo seu contato.

    Abraço

    • Olá
      Sou participante do MSM.
      Se isto puder ajudar???

      FICHA DE INSCRIÇÃO NO MOVIMENTO DOS SEM MÍDIA
      NOME COMPLETO:
      CIDADE:
      ESTADO:
      ENDEREÇO:
      TELEFONE:
      EMAIL:
      RG:
      CPF:
      DATA DE NASCIMENTO:
      SEXO:
      Enviar para: [email protected]

      • Tenho primeiro descoberto esta analise feito pelo jornalista do El Pais, e logo comentado aqui no blog MSM – reproducido no “Portal Vermelho” do PCdoB – que diariamente estudo – junto com outros blogs do Brasil tambem dos conservadores nacionalista, e os diarios PIGs – para chegar a uma analise geopolitica: O Brasil e vitima da agentes geopoliticos muito sofisticados da OTAN : EUA e “parceiros”,principalmente Bretanha, Alemanha, Escandinavia, e do Vaticano. Todos os BRICS estao na mesma situacao: 2012 a India tem deportado um agente alemao e proibido financiamento desde “fora” para 4,141 ONGs dos EUA, Bretanha, Alemanha, Franca, Escandinavia, ativas na India: Due to diversion of funds against the national interests of India. —Os protestos de Junho no Brasil tinham sido preparados desde muito tempo, aproveitando o pretexto das tarifas junto com o comeco dos eventos de futbol. “Grupos de Resistencia contra UPPs nas 12 cidades do futbol no Brasil” foram anunciados pela FALSE FLAG “esquerda” Fundacao Rosa Luxemburg em Berlim/Alemanha – no Maio 2012 (2012). Logo a “Fundacao Heinrich Boell”, Berlim/Alemanha tinha anunciado no Octubre de 2012: “Campagna contra o gobierno do Brasil na primaveira 2013”. O seja, alem da direita dos PIGs – existe uma ultra-verde/esquerda FALSE FLAG da OTAN – para ofensiva desde a DIREITA ENTREGISTA e ESQUERDA ULTRA-VERDE-ESQUERDISTA “FALSE FLAG OPERATION”.

  • Para comecar gostaria que as pessoa se informassem melhor o que realmente esta por tras do que vem acontecendo no mundo, existe muita literatura e publicacoes a respeito mais p/quem nao tem tempo nem saco de estudar e pesquisar sugiro que assistam o documentario “Money Masters” que pode ser visto no you tube.

    A seculos o mundo vivencia ciclos de aproximadamente 18 anos de expansao seguidos de outros ciclos de tambem 18 anos de retracao monetaria muito bem executados pelo FED ( Federal Reserve Bank ) que de federal nao tem nada pois e um banco privado. Para aqueles que nao entendem muito do assunto gostaria de informar que em 1964 a 1982 ocorreu um ciclo de retracao monetaria seguido de outro ciclo de expansao da mesma de 1982 a 2000. No momento , embora nao percebamos estamos no mundo vivenciando um cilclo de tetracao iniciado em 2000 e que acredito deva terminar en 2018 .

    O que ocorreu diferente no ciclo de retracao iniciado em 2000 foi o ingresso de um novo Player no jogo, a China que em 2000 ingressou no WTA ( Tratado de Comercio Mundial ) ocasionando crescimento explosivo em paises subdesenvolvidos produtores de commodity como o Brasil sendo esse o fator que causou o falso desenvolvimento Lulo Petista porem a festa acabou, a China parou, nao tem mais aquela sede tao grande por commodity de antes e estamos apenas no comeco da grande crise que se abatera sobre o Brasil, e pior,sem as empresas legadas pelo sangue do povo brasileiro criadas durante a ditadura militar pois foram todas vendidas a preco de banana de FH, passando por Lula e agora ultimamente a rapa de taxo , rodovias, portos e aeroportos pela dignissima Dilma

    Outro fator que mascara tal retracao mundial e o fato da enxurrada ( trilhoes de dolares ) que inundaram o mundo de Fiat money mas que em breve sera recolhida pois nada mudou no relogio do FED e se ninguem percebeu e melhor atentar para o fato que ocorreu no final de junho com a simples mencao pelo sr Ben Bernanke sobre o anuncio do iminente inicio de enxugamento monetario e seguido por certo aumento de juros nos USA..( disparada leve do dolar no mundo inteiro mas logicamente bem mais acentuada em paises corruptos que nao se prepararam para tal momento e muito pelo contrario multiplicaram tremendamente sua divida como o Brasil ) Vide divida publica brasileira facilmente encontrada em sites independentes nao manipulados pelo governo e escondido do conhecimento publico pelos seus parceiros na Midia ( Rede Globo por ex , alias uma das mais bem irrigadas por recursos do BNDES e superfaturamento de propaganda do governo e estatais como Petrobras que nao foi privatizada mas esta tecnicamente falida pela politica populista do atual governo.

    Vivi a minha juventude nos anos 70, estudava na epoca no Colegio de Aplicacao da UFRGS no meio de todo ativismo anti ditatorial que so quem viveu sabe, achava que tinhamos que fazer as mudancas para um Brasil melhor. Cheguei ate a acreditar que vencemos a Guerra com gritos de diretas ja , que finalmente estariamos elegendo nos grandes representates e que tudo mudaria para melhor. Doce ilusao…

    Quem eleger ? pt,pmdb,psdb,pc, que nada acho que o melhor e o PQP

    Fatos :

    1964 a 1984 – Ditadura Militar
    Itaipu, Vale do Rio Doce, Desenvolvimento gigantesco da producao da
    Petrobras, Embraer, Engesa, Trans Amazonica,Ponte Rio Niteroi,milhares
    de km de estradas , Portos reequipados, etc,etc,etc…
    Divida gerada para tal desnvolvimento : 80 bilhoes de dolares mais a heranca de 20 bi
    de governos anteriores.

    1984 ate hj – Democracia
    Todas as empresas acima citadas privatizadas exceto Petrobras e so para
    dar um pequeno exemplo a Vale foi vendida por 2,5 bilhoes de dolares sendo
    que hoje e avaliada em mais de 30 bilhoes for a as reservas de minerio
    avalidas em aprox 2 TRILHOES. Nao preciso nem continuar nao e mesmo???

    Ha , antes que eu esqueca ,para quem nao pesquisou sobre a divida publica, vamos enfrentar o tsunami que vem por ai depois da “marolinha” do VAGABUNDO com uma pequena heranca da
    bagatela de R$ 3 TRILHOES so que nao tem mais nada pra vender, HEHEHE

    Mas basta fazer uma consulta popular, convocar eleicoes democraticas imediatas e eleger nosso mais votado deputado nas ultimas eleicoes para presidente. TIRIRICA LA hehehe

    • qué quué quueé..
      Ciclos existem faz tempo. Mas nao afetam tudo e todos, muito menos de forma uniforme.
      A china é capitalista de estado e muda ciclos, estica-os facil facil. Ja provou isso.
      Se o ciclo foi ate 2000, como é que a “festa” de Lula começou em 2003, subiu e e se realizou bem no meio do ciclo de retraçao?
      Por outra, me prove aqui que se deve a isso.
      as falas de Bernanke do Fed sao verdadeiras sim. Falsas sao as conclusões -uma parte importante delas- que voce tirou dai.
      Uma que ha consenso que o FED e o Bernie nao vao cumprir o que “sinalizaram”… com muitas aspas.Nao podem nem pretendem. E claro que nao vao. Uolstrit e os quatro bancões implodiriam em uma semana.
      O brasil tem problemas de crescimento e investimento vis-a-vis suas necessidades porque o mundo economico e financeiro mudou – e brasil é economia aberta, no sentido que importa,exporta,aceita entrada e saida de capitais com, certas regras sujeitas a muitos truques que as contornam…-
      Em vista dessa confusao mundial e crise da economia de bolha – todos os paises grandes nao conseguem girar sua economia sem muuuito incentivo hoje.
      POrQUE? basicamente porque as BASES todas de como a coisa funcionava hoje estao colocadas sobre a areia movediça de : a) especulaçao sem fim, em bolsas, lucros e derivativos b) criaçao de dinheiro e lucro – em zilhoes…
      E economia real é uma fraçao, um centesimo ou menos da ‘financeirizada’… So tem um jeito: matar o jornalismo de economia a serviço dos zilhoes falsos.
      E no brasil: apostar numa coisa O mercado INTERNO.
      Renegociar 2/3 da divida publica em titulos dos rentistas era um grande começo. Os juros iriam para 2.5% aa.

    • 1. “Para comecar gostaria que as pessoa se informassem melhor…”

      Parece que é só você é se informa melhor.

      2. “…sem as empresas legadas pelo sangue do povo brasileiro criadas durante a ditadura militar pois foram todas vendidas a preco de banana de FH, passando por Lula e agora ultimamente a rapa de taxo(sic) , rodovias, portos e aeroportos pela dignissima Dilma…”

      Discurso de coxinha metido a sofisticado. Diga para nós quais foram as empresas VENDIDAS pelo Lula e pela Dilma.

      3.”…divida publica brasileira facilmente encontrada em sites independentes…”

      Diga quais são os sites. Esse tipo de afirmação fede. É tal e qual reporcagem da mídia venal quando afirma “representantes do governo contatado por nós afirmaram…” mas nunca dizem E NÃO DIRÃO, é claro, porque estão blindados para poderem inventar o que quiserem.

      4. “…parceiros na mídia (Rede Globo…”.

      Então, tá! Mais um trecho para reafirmar seu discurso coxinha. Só que desta vez você perdeu a sofisticação do blá blá economicista.

      5. “Vivi a minha juventude nos anos 70, estudava na epoca no Colegio de Aplicacao da UFRGS no meio de todo ativismo anti ditatorial que so quem viveu sabe…”

      O meu começou justamente em 1964, aos 14 anos, quando tive que encontrar meu pai no Eixo Rodoviário em Brasília no dia que ele foi se entregar aos milicos (meu pai era tesoureiro do sindicato dos bancários de Brasilia e estava na clandestinidade). Daí em diante, foi militância no movimento estudantil, sindical e partidário. Não foi só você que participou da redemocratização do país e que correu riscos.

      6.”VAGABUNDO”

      Que eu saiba, o vagabundo modelo deste país é certo ex-presidente que recebeu como punição dos milicos uma aposentadoria aos 36 ANOS. Quando se tornou presidente, esse mesmo cidadão de plumas vistosas chamou todos os brasileiros que se aposentaram aos 50 anos de vagabundos.

      7.”…convocar eleicoes democraticas imediatas…”

      Você insinua, por acaso, que as últimas eleições não foram democráticas?

      8. “TIRIRICA LA hehehe”

      É para manifestações desse tipo que você precisa de eleições democráticas? Pela terceira vez, você faz questão de demonstrar seu comportamento coxinha.

      • Boa resposta a esse coxinha, que usa de pretenso conhecimento para distorcer fatos, é preciso que o mesmo leia ‘A privataria Tucana’ que jogou pelo ralo milhões do nosso país, no ralo de compadres e multinacionais, além de FH salvar com bilhões seus ‘cumpadres’ donos de bancos privados, com a desculpa de salvar as finanças do país, não foi o ‘Vagabundo’ que ele citou,

  • Não adianta gastar milhões para financiar alguns segundos de propaganda na grande mídia se a mesma fica 24 horas desconstruindo o governo, por que não usar o blogs que já mostraram potencial de disseminar informação correta? Qual o relacionamento do gov. Dilma em relação aos blogs, vai continuar indiferente? A correção de rumos na comunicação do governo Dilma é urgentíssima.

  • A NOSSA OPOSIÇÃO É TONTA… QUEM CRIA ESTE CLIMA DE CRISE É IMPRESSA GOLPISTA. MAIS O POVO TRABALHANDO E MANTENDO A FAMILIA SABE DA VERDADE. O QUE PRESISA SER ATACADO É A SEGURANÇA E A JUSTIÇA.

  • O foco nào é este.O foco é o dinheiro público,sistema de sáude,políticos e política.Independe de trabalhoe e renda,isso o brasileiro já conseguiu,ele agora quer mais.As manifestaçòes de Junho,inicialmente,manipuladas pela esquerda e direita radical serviu também para mostrar a insatisfaçào da sociedade contra os demandos de políticos.Vide Sergio Cabral.

  • Então tá. Foca no cara e pronto e não fica atirando com espingarda que espalha chumbinho pra todo lado. Se tem coisas em pessoas e governo, e há, diga o que e proteste. Da mesma forma contra as sacanagens do STF, a imprensa, políticos, que tem nome… etc.

  • Caro Eduardo,

    Concordo com tua análise. Nesses 10 anos e meio de governo, o PT, mesmo num governo de coalizão que envolve setores da direita, conseguiu criar determinadas condições objetivas para avançar na realização de um projeto político democrático-popular, que sempre foi o objetivo do partido desde seu primeiro encontro. No entanto, como Marx mostrou cientificamente, é preciso criar as condições subjetivas para que tal projeto possa se concretizar, viabilizando assim uma revolução democrática (econômica, social, cultural, ambiental). Perder a “guerra” da comunicação é inviabilizar a construção dessas condições subjetivas, e consequentemente, deteriorar as condições objetivas. Agora mesmo, o governo vem perdendo na questão de mostrar e sensibilizar a sociedade sobre o programa Mais Médicos, pois a mídia só mostra a posição corporativista das entidades classistas dos médicos, sem abrir espaço para todos os demais setores que apoiam a proposta, tal como o Conselho Nacional de Saúde, e o governo não consegue mostrar o alcance e objetivos do programa. Assim acontece em várias políticas públicas propostas e executadas. Abs
    Alberto SIlva, DF

  • Os dados coletados do IBGE são falaciosos, pois têm sua origem em orgão do Governo que não goza de credibilidade.

    Muito bem apontado acima, esperemos o TRILHAO do rombo nas contas públicas, em grande parte oriundo de desvios. Oportuno lembrar a venda antecipada (15 anos ) à Petrobras, de U$ a 15 milhões que caberiam à União, advindos de ITAIPU. Os nossos cofres estão vazios e o Governo deve a todos. Somente quem não utiliza seu salário para fazer compras é que não ver ou não quer ver inflação que aí está.

    Muito se fala sobre os “revoltados” que saíram protestando em passeatas. Muitos até defendem ( no caso do artigo em foco) que o brasileiro vai muito bem, tem melhosres condições de vida, a pobreza diminuiu, a desemprego também, etc.etc..

    Primeiro: o povo que saiu às ruas quer dignidade e não esmolas, sob forma de bolsa disso, bolsa daquilo. O povo não quer viver eternamente de esmolas, mas quer um emprego que o permita viver dignamente. O povo quer saúde, segurança, escola. educação. Chega de demagogia e de populismo para se manter no poder! Quer extirpar a corrupção.

    Segundo: o índice de desemprego é calculado de forma inversa e não representa a realidade, ou seja, na proporção em que as pessoas NÃO procuram emprego, estabelece-se a taxa . Ora, v.g., se em um determinado mês apenas 70% de pessoas (em relação ao mês anterior) procuraram emprego diz-se que a taxa de desemprego baixou 30%. Se se levar em conta, apenas, os milhões de pessoas que recebem bolsa-famlia, bolsa-escola, e outras tantas e se recusam a trabalhar, para não perder o benefício, será fácil compreender o cantado e decantado baixo índice de desemprego, comparando-o com dez últimos anos.

    • O povo que saiu às ruas é de classe média e os índices de desemprego são os mesmos desde 2002, ou seja, estamos comparando igualdades. Sua argumentação não faz o menor sentido

  • Olha, não sei se vocês conseguiram entender o mais básico dos básicos:
    O povo brasileiro está indignado principalmente por causa dos esquemas de corrupção explícitos, pela decadência vertiginosa da qualidade da educação e da saúde no país.
    Os avanços econômicos podem ter acontecido, mas por outro lado, os serviços públicos foram sucateados.
    Por favor, alguém avise isso ao tal jornalista espanhol, que não tá conseguindo enxergar a totalidade dos fatos….

  • Eduardo!!!

    tenho um ex colega de faculdade que é politico do PCdoB e ele ou seja, a vida dela esta uma maravilha, segundo ele, não tem politico infeliz principalmente na base do governo, ele me disse que foi feita uma pesquisa na camara e se descobriu que mais de 95% dos politicos não tem nenhum problema de saude e todos foram unanimes em dizer que estão MUITO satisfeito e felizes inclusive mais de 90% disseram que as coisas ( bens de consumo e alimentos) no Brasil são muito baratos, e 100% deles disseram que o SUS é uma maravilha mas que nunca usaram.

  • Congresso Nacional e gestão racional.
    Os problemas de gestão e a falta de representatividade dos poderes constituídos podem ser equacionados por um Congresso Nacional modificado, e mediante emendas à Constituição. O Congresso Nacional, reunido quando necessário, será composto pelos Senadores titulares, pelos Deputados Federais eleitos com um mínimo de 100 mil votos, sendo assegurada a inclusão dos três mais votados, por unidade da federação; e significativamente ampliado pela participação dos presidentes de organizações federativas profissionais; dirigentes de entidades máximas de segmentos empresariais; presidentes de confederações de trabalhadores; e principal dirigente de outros destacados segmentos organizados. Leia mais no blog http://nossobrasilja.blogspot.com.br/

  • Congresso Nacional e gestão racional.
    Os problemas de gestão e a falta de representatividade dos poderes constituídos podem ser equacionados por um Congresso Nacional modificado, e mediante emendas à Constituição. O Congresso Nacional, reunido quando necessário, será composto pelos Senadores titulares, pelos Deputados Federais eleitos com um mínimo de 100 mil votos, sendo assegurada a inclusão dos três mais votados, por unidade da federação; e significativamente ampliado pela participação dos presidentes de organizações federativas profissionais; dirigentes de entidades máximas de segmentos empresariais; presidentes de confederações de trabalhadores; e principal dirigente de outros destacados segmentos organizados. Leia mais no blog http://nossobrasilja.blogspot.com.br/

  • Como diria o sábio, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Que as manifestações são sem pé e sem cabeça e difusas ok; agora daí a dizer que o país vai bem, MENOS!

    0% de crescimento ano passado e caminhando para menos de 2% este ano; inflação de 6,5%; as práticas da péssima política presentes; as estruturas públicas de educação e saúde subdesenvolvidas etc.

    Isso é ir bem??

    É aquele história se compararmos com épocas de inflação de 20% ao mês ou de alto desemprego, nossa, estamos bem! Porém, o Brasil deve ser comparar com aquilo que deve ser e não com os desastres passados.

    Comparar com os desastres passados é fácil. Está na hora de antes de dizer que o País vai bem compará-lo em termos absolutos – momento atual x futuro próximo.

    A geração que tem seus vinte e poucos anos ou menos não conheceu hiper-inflação e nem conheceu alto desemprego, então esses dados comparativos do século passado não prestam mais.

    Ou ainda há quem ache que a Dilma vai se reeleger com discurso de maior número de empregos e menos gente na miséria (12 anos só disso já deu)? Deu né, os efeitos (positivos) políticos e sociais disso já se deram. Se espera agora muito mais para se dizer que o “país vai bem”.

  • DESDE DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL, COM SEUS TRÊS PRIMEIROS GOVERNADORES, VICE-REIS, IMPERADORES E TODOS OS PRESIDENTES DA REPÚBLICA E DITADORES, OS BRASILEIROS POBRES E MISERÁVEIS NUNCA CONSEGUIRAM UM TRATAMENTO A QUE SEMPRE TIVERAM DIREITO! E FOI O GRANDE SUCESSO DO GOVERNO LULA E AGORA DO GOVERNO DA DILMA QUE PROCURARAM E PROCURAM . DIVIDIR A RENDA DO BRASIL COM TODOS OS SEUS FILHOS. E NÃO SER COMO ERA ANTES (DITADURA MILITAR, SARNEY, COLLOR, ITAMAR E FHC), DIVIDIDA APENAS COM AS CLASSES MÉDIAS ALTAS, OS RICOS E MILIONÁRIOS. ENTÃO APESAR DE TODA ESSA TRAMA DA CIA QUE ESTÁ SE DESENVOLVENDO NO BRASIL, COM A AJUDA DA MÍDIA BRASILEIRA LIDERADA PELA GLOBO O BRASIL VAI BEM. A REDE GLOBO, FEZ NESSES ÚLTIMOS TRÊS ANOS, UM GRANDE MAL PARA A NOSSA PÁTRIA, PARA O NOSSO POVO E PARA A NOSSA DEMOCRACIA. COMO VERDADEIROS TRAIDORES DA PÁTRIA FIZERAM A FAMOSA “LAVAGEM CEREBRAL” QUE A CIA FAZ EM TODOS OS PAÍSES EM QUE QUEREM COLONIZAR PARA ROUBAR-LHES SUAS RIQUEZAS E DEIXAR O POVO NA EXTREMA MISÉRIA SE DIGLADIANDO ENTRE SI COMO BICHOS PARA SOBREVIVER, COMO ACONTECE NO IRAQUE, AFEGANISTÃO E NA LÍBIA!

  • Quem melhor explicou a causa da inusitada reação popular foi o jornalista Juan Arias, do El País. O que houve, disse ele, foi “a falência múltipla das instituições”. Acrescento que quando a economia vai mal como agora não há governo que aguente, muito menos o atual com sua propaganda enganosa que não resiste a uma ida das donas de casa ao supermercado.

Deixe uma resposta