Gilberto Carvalho, Lula e a “elite branca”

Análise

A manifestação raivosa e literalmente obscena contra Dilma Rousseff na Arena Corinthians durante a cerimônia de abertura da Copa foi interpretada de formas diametralmente opostas pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e pelo ex-presidente Lula.

Para o primeiro, o segundo errou ao avaliar que os insultos partiram da “elite branca”, que pôde pagar, em média, mil reais para assistir à cerimônia, confortavelmente instalada na “área VIP” do estádio.

A Folha de São Paulo, que faz oposição cerrada a Dilma, não perdeu tempo e estampou o diagnóstico de Carvalho em manchete principal de primeira página – a tese dele reforça a teoria da oposição midiática, de que Dilma “já perdeu”.

Segundo relatos esparsos de leitores que estiveram no local, porém, os insultos à presidente teriam partido do camarote do Itaú. Carvalho não discute. Acha que, assim mesmo, nos setores populares também há muita gente com raiva dela

O diagnóstico de Carvalho, que virou manchete na Folha, foi feito durante reunião entre ele e blogueiros, uma reunião à qual este que escreve não pôde comparecer por razões particulares.

Carvalho diagnosticou que as críticas da mídia ao governo Dilma, que as camadas mais altas da sociedade compraram há muito, começam a “escorrer” para as camadas mais baixas, razão pela qual julga que o ataque à presidente no “Itaquerão” não pode ser debitado só à tal “elite branca”.

A Folha de São Paulo correu para entrevistar Carvalho, prevendo que poderia obter mais munição contra Dilma. Na segunda-feira (23), publicou a entrevista.

Nessa entrevista, ele não só reafirmou sua discordância de Lula quanto à origem dos insultos a Dilma, mas aprofundou uma tese à qual Folha tratou de dar grande publicidade: “O PT erra no diagnóstico sobre a insatisfação com o governo”.

Um trecho da entrevista de Carvalho à Folha revela como ele se contaminou com essa teoria.

 

“(…) Quando chego em Curitiba (sic) e encontro um garçom falando que o PT é o mais corrupto da história. Quando vejo em Fortaleza meninos cobrando a questão da corrupção. Quando vi no metrô meninos entrando e puxando o coro do mesmo palavrão usado no estádio, não posso achar que é um fenômeno apenas na cabeça daquilo que está se chamando de elite branca (…)”

A Folha, espertamente, questionou Carvalho sobre a origem da teoria sobre a “elite branca”. Lembrou que “Foi Lula quem puxou esse discurso”. O ministro diz que “não quer polemizar com Lula” e que seu objetivo foi “alertar” – supostamente o PT e o próprio Lula – para o que chamou de “generalização da insatisfação”.

Carvalho é um dos ministros mais próximos a Dilma – trabalha em sala contígua à da presidente. É um quadro antigo do PT. Não se entende por que esse alerta teve que ser feito publicamente. Pareceu ingenuidade…

Seja como for, na terça-feira a Folha publica mais um trecho da entrevista com o ministro. Nesse trecho, ele relata encontro que manteve com um grupo de trinta black blocs – desde que esses espécimes começaram a promover vandalismo, Carvalho tem mantido interlocução com eles na esperança de enfiar algum juízo em suas cabeças vazias.

O ministro cometeu o mesmo erro que muitos que se aproximaram dessa turma ligada a partidos à esquerda do PT vêm cometendo, o erro de encarar a visão política dessa meninada como visão do povo.

Não é o caso de Carvalho, é preciso dizer. Ele sabe muito bem que esses protestos violentos são um grande erro. Mas muitos homens e mulheres maduros, já na quinta ou sexta década de vida, deixaram-se seduzir pela juventude e pelo idealismo boboca de pretensos revolucionários, garotos que não fazem a menor ideia do que é lutar de verdade contra a opressão e que se acham verdadeiros “Che Guevaras” por quebrarem algumas vitrines de lojas de carros e caixas-eletrônicos.

Porém, o que pode ter impressionado Carvalho certamente foi encontrar jovens pobres entre um movimento que teve origem nas universidades, onde professores ligados a partidos de extrema esquerda enfiaram esse lixo importado do Norte do planeta (a tática black bloc) na cabeça dos alunos. Assim, jovens pobres foram no embalo, atraídos pelo clima de rave (festas de estudantes) das “jornadas de junho”. E nada mais.

A partir da popularização dos protestos, ano passado, alguns líderes de movimentos sociais ligados aos mesmos partidos de esquerda viram oportunidade de colher frutos para suas legítimas demandas.

A visão de Carvalho se baseia nesse ambiente. A de Lula, em uma vida inteira e em sua origem entre a pobreza.

Aonde quero chegar: é um erro confundir com o povo esses movimentos da esquerda ultrarradical que admitem em seus protestos o que há de pior na ultradireita, contanto que neonazistas e outros energúmenos ajudem a provocar caos no trânsito e a quebrar tudo.

O povo mesmo, tem falado muito pouco. Quem é pobre e melhorou de vida, mas vive exposto aos ambientes da elite, acaba indo no embalo. Mas a maioria do povo nem chega perto da elite, seja nas universidades, seja nos locais em que pobres vão lhe prestar serviços.

Nas grandes cidades, a situação é pior. Sobretudo em Estados como São Paulo, onde a vida piorou muito devido aos governos do PSDB, que deixaram o transporte público chegar a uma situação de caos, que transformaram a escola e os hospitais públicos em lixo.

Nenhum governo federal conseguirá promover grandes melhoras em áreas que são da competência municipal e estadual.

Mas veja, leitor, a situação em São Paulo: Fernando Haddad está promovendo uma revolução nos transportes com os corredores de ônibus. Outras medidas simples serão tomadas. Apesar de o governo dele ter problemas para se comunicar, lá pelo quarto ano de governo a população paulistana sentirá a diferença.

Seja como for, há que fazer o povo entender que o governo federal comanda, precipuamente, a política econômica, estimula investimentos, empreende grandes projetos nacionais, mas a administração cotidiana da saúde, da educação, do transporte público é responsabilidade de prefeitos e governadores.

Contudo, essas manifestações tresloucadas acabaram empurrando para o governo federal – e, consequentemente, para o PT – uma culpa que até pode ser, também, do partido desse governo, mas que também é de todos os outros partidos.

Nos grandes centros urbanos como São Paulo, a vida tornou-se um inferno devido ao governo do Estado e aos governos municipais. Governos de todos os partidos. Premidos por grandes dívidas, Estados e municípios não conseguem enfrentar os problemas, que vão se avolumando.

Contudo, em uma coisa concordam Lula, Gilberto Carvalho e este blogueiro: a comunicação do governo Dilma é que permitiu que a mídia empurrasse para o governo federal uma responsabilidade que não é dele.

Tendo, porém, a concordar com Lula quanto à questão da “elite branca”. Ela e os pobres que influencia estão longe de ser o povo, estão longe de ser maioria. Mas claro que não será fácil Dilma vencer a eleição presidencial que se avizinha.

Contudo, se a campanha da reeleição for incisiva contra as críticas injustas, e se souber refrescar a memória dos adultos e mostrar aos garotos o que era o Brasil até 2002, dificilmente  o PSDB conseguirá tirar proveito dessa insatisfação de setores da sociedade.

Nesse contexto, o sucesso da Copa e os excessos dos revolucionários de butique já estão abrindo os olhos de muita gente.

Esses cinquentões ou sessentões da academia ou do jornalismo que diziam orgulhosamente que apoiavam os protestos tresloucados contra a Copa, já estão fechando os bicos e fazendo cara de paisagem.

Esse caso específico da Copa está sendo subestimado pela direita truculenta e pela esquerda abilolada. O Brasil e o mundo já perceberam como têm havido exageros nas críticas ao governo Dilma. O efeito político disso ainda não pode ser mensurado, mas não será pequeno.

132 comments

    • Corroborando a sua opinião sobre a coluna e referindo-me, também, ao excelente artigo de PML, acho estranhíssimo esse bom mocismo de Gilberto Carvalho. Usar as ferramentas dos adversários (mídia oligopolizada) para as declarações que anda fazendo (úteis para uso exclusivamente interno, partindo dele) é, na minha opinião, o extremo da ingenuidade, um verdadeiro gol contra, mais um exemplo da extraordinária incompetência da “entourage” de Dilma no quesito comunicação.

  • Mesmo que Gilberto tem parte da razão, o que ocorreu no Itaquerão é um espelho do que ocorre no Brasil a tempo. O camarote do Itaú é a representação da mídia golpista. Foi do camarote do pig (globo, veja, estadão e folha) que saiu mentiras e insultos à presidência durante anos, que a classe média acabou comprando. Enquanto ele racionaliza, o psdb+pig+outros vem pra cima sem se importar nem um pouco com a verdade.

  • Perfeito Eduardo, só quero reforçar 2 coisas:

    1- A maioria da população não sabe separar a competência de cada ente da federação (união, estados e municípios). E este foi um dos grandes erros nos 12 anos de governo do PT, deixou a mídia colocar no imaginário popular que tudo é culpa e responsabilidade do governo federal e,

    2-Os maiores riscos para a reeleição da Dilma tem nomes: Zé Cardoso Dantas, Paulo Bernardinho, Mercadante Adoro a Folha e Gilberto Sinceridio Carvalho (vai ser inocente assim na PQP)

  • Tá começando a ficar engraçado esse negócio. Depois daquelas declarações estapafúrdias de Gilberto de Carvalho, uma quase declaração de amor do PSOL por Gilberto Maringoni no Blog do Nassif…

    Qdo eu vi o post acerca das declarações de GC, no blog do LN, fingi que não vi para não descer a trouxa mas depois ele continuou e agora, além dessa do Maringoni aquela da Luciana Genro dizendo que não é hora para protestos… aí nem fazendo respiração cachorrinho.

    É absolutamente legítimo,compreensível e desejável que qq governo procure dialogar com os movimentos sociais. Dito isso, vamos ao que interessa. O que faz com que um ministro venha a público declarar que não só a elite está insatisfeita com o seu governo, como tb outros segmentos da sociedade a três meses das eleições? Pior, usar para fundamentar essa declaração sua experiência própria, sem se tocar que ao fazer isso, desqualificou o trabalho da militância virtual que havia conseguido, brilhantemente, reverter o xingamento da Arena Corinthians em apoio a presidenta nas redes sociais? Tudo o que foi dito acerca da influência dos meios de comunicação poderia ter sido dito sem que fosse mencionado o episódio já superado em favor do governo. Portanto, não há explicação para essa declaração, a menos que, Gilberto Carvalho, querendo fazer média com os ativistas sociais que ele estava recebendo, tenha errado na mão. Mas, se fosse isso, teria parado… ele continuou… segundo o Viomundo esteve no ” ninho” BB e concluiu que os BB’s não são ligados a PSTU e PSOL pq acham eles muito à direita…

    Duas coisas: Uma, o que GC tem a ver com PSTU e PSOL? Ataca o próprio PT, pq é muito sincero, mas faz questão de livrar a cara de PSOL e PSTU de movimentos claramente ligados a esses dois partidos. GC, parece mais preocupado em desvincular os dois partidos dos BB’s do que em preservar o PT. Os movimentos horizontais, sem partido, etc… claramente, capitaneados por PSOL, PSTU, Rede e segmentos do PT junto com os BB’s, o tempo todo, a três meses das eleições querem mais é sumir com sua participação nos movimentos. Agora todo mundo é Copa, todo mundo tem partido, ninguém tá com os BB’s e ninguém menos que o secretário geral da presidência da república, alvo explícito desses movimentos desde o início é o cara escalado para fazer esse trabalho. Por quê? Para ele, o problema é o PT que acha que tá tudo bem. Ora senhor, tudo bem não está nem entre o espaço entre meu corpo e minha roupa…
    Mas seguindo… os tais BB’s que são todo mundo e não são ninguém, que todo mundo usa mas ninguém assume, que podem fazer no país o que bem entenderem com a proteção estatal, inclusive com defensores públicos e OAB a disposição; que somando tudo não fazem 300, recebem a ilustre visita do Secretário Geral da Presidência da República. Não é estranho que nossa república seja tão ousada? Mandar um ministro para o ninho de ninguém sabe quem, para negociar ninguém sabe o quê com pessoas que tem o direito a cometer toda a sorte de crimes protegidas pelo anonimato e que, pelo visto, não representam ninguém. No resto do mundo, todo mundo sabe quem são, o que querem e quem financia esses tipos; por aqui, o Stanley Burburinho já deu várias dicas. Curioso é que, enquanto seis mil militantes e simpatizantes de PT e PCdoB, se esfolavam durante quase 10 anos na luta por direitos e garantias individuais não vi de qq empenho de ministros sinceros e não, o PSOL não teve essa postura íntegra ao longo do tal de mensalão, não. Foram covardes, oportunistas e hipócritas, exatamente como estão sendo agora. Luciana Genro chegou ao cúmulo de meter o dedo na cara de José Dirceu dentro do Congresso Nacional no dia de sua cassação; o resto, aproveitou-se o que pode para faturar politicamente, em cima da AP 470, sobretudo, seu Chico Alencar, sempre debochado e fazendo as piadinhas idiotas para serem veiculadas no Globo.

    Agora, a Copa é um sucesso independente de quem vença; a Patria Grande encontrou um caminho, a farsa do mensalão foi desmontada, os heróis coxinhas não sobreviveram, JB e Marina Silva dependem de uma mídia mais desacreditada que eles; os BB’s são rechaçados por 12 em cada 10 brasileiros e as eleições estão aí e a turma que queria mudar a política mas não queria muito, corre atrás de prejuízo e vai pedir socorro, exatamente ao governo/partido que lutaram para derrubar. Essa conversa de que os movimentos não eram anti-petistas é de dar vergonha alheia. As máscaras vão caindo aos poucos e partido político que se envergonha dos movimentos que fez não merece voto nenhum. Sinto muito Gilberto Carvalho mas se o PSOL quiser desvincular-se da direita vai ter que correr atrás e não fazer esse papel ridículo de pedir a um amigo para fazer a ponte. Se ao governo interessa dialogar com todos os partidos e movimentos sociais, o que é legítimo, louvável e desejável, o mesmo tb vale para o outro lado. Sincericídio pela metade é hipocrisia.

    • O nosso erro é achar que Gilberto Carvalho disse algo sem a aquiescência da alta cúpula petista, inclusive Dilma. O PT só está aproveitando o episódio das grotescas vaias para calçar as sandálias da humildade e aproximar-se ainda mais do povo brasileiro.

      Aguarde e confie, Cristiana.

      Ao final, da oposição só restarão cacos.

      • Menos Henrique, menos…
        Realmente esse comentário da Cristiana Castro é muito bom, mas o que não falta aqui no Blog da Cidadania é gente no nível desta excelente comentarista. Eu, claro, não me incluo nesse rol, contudo, dou testemunho.

  • Caro Eduardo,

    De todo esse episódio, a lição que pode tirada, é de que a comunicação do governo precisa melhorar muito. Parece que há uma falta de sintonia entre os diversos setores do governo e isso acaba de uma forma ou outra prejudicando a imagem da Presidente Dilma.

    Abraços,

    Herbert.

  • O PROBLEMA DO PT EH QUE SEMPRE TEM ALQUÉM DE DENTRO DO PARTIDO FAZENDO GOL CONTRA,ESSE SR OU ESTÁ MAL INFORMADO OU CAIU DA CAMA E BATEU COM A CABEÇA NO CHÃO!!!
    ENTÃO PARA O SR GILBERTO CARVALHO A NOSSA LIMPA E HONESTA E QUE NÃO EH GOLPISTA GDE MIDIA ESTÁ COM A RAZÃO?? ERRADO EH O PT???E O QUE ESSE CIDADÃO ESTÁ FAZENDO DENTRO DESSE MESMO PARTIDO,POIS ENTÃO SE FILIE AO PIG E ESTÁ TUDO CERTO!!!

  • Edu,em tese,o seu texto está correto,mas merece algumas correções,a meu ver,quais sejam: O Ministro Gilberto Carvalho tem aproximação muito mais com Lula,que com a Presidenta Dilma,isso e fato.O Ministro Carvalho errou e errou feio,quando trouxe a discussão estéril,ingênua e boba,para dentro do governo,mesmo tendo ou não razão.Como bem colocado em seu comentário,existem outras formas de expor divergências.Deu munição a mídia,isto e fato.E não me venham com a estupidez,de que está sendo sincero e coisas que tais.A “realpolitik” não comporta amadorismo.A mim me parece,que o Ministro Carvalho quis marcar posição.Devia ou deve estar chateado com alguma coisa,isto e fato.Tanto no governo Lula,como no de Dilma,mais ainda,nossa comunicação e um desastre ferroviário.De tão estúpida,colocamos a Globo dentro do Palácio do Planalto.Vou ficar só com Helena Chagas.Paulo Bernardo e contra- peso.Toda eleição e difícil meu caro Edu,principalmente quando se tem a omerta midiatica,ou a grande mídia,uníssona,contra.Temos ao nosso lado,parte de uma blogosfera aguerrida e forte,onde você e um dos maiores esteio.No meu modesto ponto de vista,não considero uma eleição difícil.Podemos torná-la complicada,isto é fato.Aecio Neves,queiram ou não,o seu nome ligado a drogas,não passará incólume,nem tanto por nos,mas por ter um Serra,com o espírito de escorpião,pronto para atacar,a qualquer momento.A candidatura de Campos,e uma aventura,está demonstrado,não vai para lugar nenhum.Marina caminha para o norte,ele para o Sul.Resta a mídia,a esta, faço minhas as palavras de Mino Carta,e tiro n’agua,não mete medo a mais ninguém,porque se fosse o caso Edu,estávamos ferrados a muito tempo.Pesquisas eleitorais,serão ajustadas a medida que se aproximem as eleições.Por enquanto,e ao gosto do freguês.Veja a gracinha da Isto E,em tabelinha com o Sensus.A eleição morre no primeiro turno.Para não dizer que não falei de flores,os problemas são nossos Edu,só nossos,e cabe a nós resolvê-los,vide Gilberto Carvalho.

  • Não posso falar por outras cidades, mas aqui em Teresópolis os pobres de maré de sí pensam exatamente como a “elite branca e cheirosa”. Acreditam piamente que só tem corrupto no PT e que Dilma e Lula são ladrões. Onde se informam ? Na maioria reacionária da cidade ( eleições 2010: Dilma 27mil x Serra 65mil) mas, principalmente no Jornal Nacional. Pode acreditar, em muitas coisas até o PT daqui é reacionário, completamente desligado do PT Nacional.

  • eu não sei como esse sujeito continuou no governo………se você tem ao seu lado pessoas como ele, Cardozo dantas e Paulo bernardo, você está arriscado a ter suas reuniões secretas, reveladas por essa imprensa de merda, informada por esses medíocres.
    reinaldo carletti

  • Segurança pública em São Paulo só será cobrada pela imprensa como responsabilidade do governo do Estado quando São Paulo for governada por um político do PT, aí então qualquer caso de roubo de galinhas será imediatamente pregado na testa do governador, até lá tudo é culpa do governo federal, da Dilma e do PT.

    Basta ver a declaração de uma das donas da agência de carros depredada pelos black blocks na 5a. feira passada no seu twiter, conforme publicado na folha do dia 21/6, página 11 – Poder:

    ” Empregamos um monte de gente, não xingamos a presidenta, fazemos tudo certo e é isso que recebemos.”

    Esquece a distinta cidadã, ou devidamente cega pela paixão ideológica que segurança pública é responsabilidade do governo estadual, do tucano Alkmin, que comanda a Polícia Militar, a Tropa de Choque e a Polícia Civil, mas é mais fácil jogar a culpa nas constas do governo federal e não cobrar a responsabilidade do PSDB que desgoverna este estado há mais de 20 anos.

    Quanto ao Gilberto Carvalho, estou estranhando muito seus surtos de sincericídio, que fazem ou reforçam a pauta da imprensa anti-PT, ele deve estar com algum problema de ordem pessoal ou de ordem política interna no partido ou no governo para falar tanta besteira em tão pouco tempo.

    Volta para “dentro da casinha” Gilberto.

  • ♫ “Esses cinquentões… já estão fechando os bicos e fazendo cara de paisagem”. Quá, quá, quá… Ou então como o português da piada que estava fazendo xixi no muro e, ao ser avisado pelo outro português da aproximação de algumas pessoas (“Ó Manéle, disfarça que lá vem gente!”), começou a assobiar e se masturbar…

  • Gilberto Carvalho, Zé da justiça, bernardossauro, Mercadante… êta turminha dura de engolir. Só querem sair na globo. É difícil saber quem é mais babaca, mais traidor, mais encantado com o psdb, mais seduzido pelos encantos que a mídia velha pretensamente proporciona. Este Gilberto Carvalho não apenas levanta a bola para a oposição como corre e faz gol contra de cabeça. O que será que pensam estes ministros? É a síndrome do omelete na Anamaria? Como é que a Dilma aguenta estes estropícios que só lhe criam problemas e jogam prá plateia dos ricos e poderosos? Que poderes ocultos existem que faz com que a Dilma mantenha esta cota do Lula até o final de seu mandato?

  • Acredito que o efeito politico será grande. Eu cheguei a receber um email de um amigo totalmente desesperado alertando que deveríamos fazer estoque de alimentos durante a copa em virtude dos “violentos distúrbios” que viriam…
    A campanha do PiG foi suja e muito baixa e agora eles esperam que o povo tenha memória curta e esqueça o quanto foram enganados (vide o ridículo Faustão).
    Não sei se sou ingênuo, mas acredito que um novo país vai surgir depois da copa, as pessoas vão questionar mais esse poder de manipulação do PiG.

  • Prezado Eduardo, em outra oportunidade você mencionou que a foto que ilustra esse post era uma montagem. Peço que informe isso em seu post, pois dá a entender que a foto é verdadeira.

  • Edu,

    Acho que o Gilberto Carvalho só errou na avaliação sobre quem deveria ser informado sobre isto. Pois a mídia e a oposição, além de muito experientes em “malandragens”, sendo bastante simplório no termo, aproveitam qualquer oportunidade para atacar o governo. Minha visão sobre os componentes mais próximos de Dilma e os cabeças do PT é que lhes falta ainda uma visão menos “inocente” da forma de atuar de seus opositores.
    Agora, voltando ao que ele, Gilberto Carvalho, manifesta, considero que está cheio de razão. Lógico, que o governo Lula e Dilma atingiu muitas pessoas das classes mais baixas, que lhes garantem ainda maior percentual de aprovação, pois foram beneficiadas diretamente pelas políticas deste governo. Porém, se você tiver contato com pessoas do povo, verá que um percentual bem elevado foi “contaminado” pela ação maciça de ataques da mídia ao governo. Sou do Rio de Janeiro e, fazendo pesquisas eventuais com pessoas cuja ocupação é, por exemplo, garçom, ou taxista, constato frequentemente que elas se deixaram levar totalmente pela mídia e muitos dizem até que “odeiam” a Dilma. Para reforçar mais ainda estas informações, minha empregada doméstica, que é de uma cidade próxima ao Rio e tem até um certo grau de cultura, também acha que o PT e a Dilma são sinônimos de corrupção. E olhe que a vida dela melhorou muito na gestão petista, no entanto, ela reflete as informações da mídia. A sorte é que ela me ouve e, de vez em quando, debato com ela, mostrando-lhe o quanto a mídia distorce e mente.
    Acho que o governo da Dilma falhou muito na questão Comunicação e segue falhando.
    Um grande abraço.

  • Edu, estou bem distante de ser um beneficiário do Bolsa-família e muita mais ainda de um classe média alta típico coxinha, entretanto, algumas observações do ministro são pertinentes, nem tanto aos motivos que levaram os pobres (na tese do ministro) a xingar também a presidenta que, ao que consta, vem de cima para baixo e sempre com ressonância patrocinada pelos barões midiáticos. Sou um cidadão pacato e trabalhador, mas também um indignado contra algumas situações herdadas pelo PT das quais não tomou nenhuma providência e, se tomou, foram inócuas. Uma delas é a reforma tributária que na atual conjuntura continua massacrando aqueles que tem uma faixa salarial que foge do conceito de pobre e tampouco alcança o emblemático rótulo de coxinha, tanto no aspecto meramente financeiro quanto ideológico. O brasileiro médio, politizado e bem informado sabe perfeitamente dos avanços incontestáveis dos governos petistas que impulsionaram as transformações sociais que contemplaram as classes menos favorecidas nos últimos 12 anos. Este brasileiro teoricamente sempre votou na esquerda ou algo que aproxime-se deste conceito secular, mas há uma insatisfação sim entre estes cidadãos e faço parte deste grupo que não é pequeno e tampouco desprezível sob uma ótica ideológica e eleitoral. Tenho uma filha de dezenove amos que cursa o 3º ano da faculdade de engenharia civil numa instituição particular que lhe concedeu uma bolsa parcial através do ENEM, méritos dela e do criador do programa que proporcionou a ela este benefício. Creio que a teórica insatisfação deste segmento da população esteja na inércia do PT em partir prá cima da mídia e dos poderes estabelecidos e encravados até hoje em instituições que teimam em afastar do cidadão qualquer possibilidade de participar efetivamente de mudanças conceituais e substancias no arcabouço sócio-intitucional estabelecido no país. As reformas política e tributária caminham a passos de tartaruga e quando chegam ao ápice no caso da proibição do financiamento privado de campanhas políticas, esbarram extamente naqueles poderes estabelecidos a que me referi acima e a reforma tributária sequer é tratada com seriedade não somente pelo PT mas por qualquer outro partido político que tenha alguma relevância no espectro político nacional, sem falar na regulamentação da mídia que somente neste ano o PT resolveu tratar de forma objetiva na campanha eleitortal que se avizinha. Diante de tal quadro. necessário se faz urgentemente o enfrentamento a estes temas e também melhorarar a comunicação com a população acerca dos acertos promovidos pelos governos progressistas dos últimos anos, ainda há tempo para estas correções ou teremos mais um longo período sombrio na governança dos destinos do país com graves consequências para nossos (as) descendentes.

  • Caro Eduardo,

    Se conheço bem o Gilberto Carvalho, ele não disse o que disse por inocência ou por diagnóstico equivocado. Gilberto Carvalho é um hábil político, tem um feeling inigualável para a dinâmica sócio-política e por isso jamais emite publicamente uma opinião sem o intuito de provocar uma reação esperada. É mais ou menos como se jogasse um fruto verde para colhê-lo já maduro. Exemplo disso foi a sua reação às manifestações de junho. Quando questionado ele se dispôs a dialogar, porém colocou a dificuldade da ausência de pautas e lideranças como entrave ao diálogo. Ele disse isso obviamente com a intenção de disciplinar e esvaziar o furor das manifestações. E isso aliado aos anúncios da Dilma acerca dos 5 pactos aliviou uma barra do Governo que vinha sendo trucidado nos turbilhões das manifestações. Nesse sentido, a fala de Gilberto Carvalho para a Folha, teve o mesmo sentido. Um estratégico mea culpa de um petista palaciano ao invés de causar a sensação de desintegração, passa a transmitir a sensação de que o diagnóstico está começando a ser feito da forma correta e portanto começa também a esvaziar a pauta negativa da insatisfação generalizada. A discordância em relação ao diagnóstico do presidente Lula não passa de cortina de fumaça na qual se esconde uma mesma orientação: Gilberto ataca a sensação de insatisfação difusa e generalizada que realmente tem contaminado parte da população que sofre nos grandes centros urbanos e que portanto já tem pré-disposição ao sentimento social-negativo enquanto Lula polariza o debate político e atribui a responsabilidade pela difusão desta sensação ao verdadeiro centro divulgador da pauta negativa (mídia e classes dominantes). Começo a achar que realmente se produzirá no Governo Dilma algumas transformações que o colocaram hoje com a faca no pescoço. Caso o Governo não se abra para o diálogo no próximo mandato o PT terá perdido a sua última grande chance de oxigenar a esquerda e a política no Brasil. Quanto à vitória de Dilma, apenas um grande abalo sísmico a tiraria do PT, provavelmente ganhará ainda no 1º turno. O PT tem a estranha habilidade de tirar proveito das piores adversidades, comumente a um altíssimo custo junto aos aliados e a própria credibilidade, desta vez pode ser a última caso, uma vez no governo novamente, não proceda na produção e liderança de consensos.

    Um Abraço

    • Não conheço o GC, na minha ingenuidade acredito que ele tenha usado o pig (que sempre fala mal do PT, porém fala para os mesmos, e esta declaração não mudará muito a percepção dos eleitores) como forma de alertar a Presidenta Dilma em relação ao DESASTRE na comunicação do governo que a SECOM está promovendo. Vai saber o que a SECOM informa para a Dilma, GC deve saber, então como um ministro não vai querer interferir na pasta do outro, pode ser que ele tenha escolhido essa “solução”.

  • Edu uma coisa me intriga gostaria de questioná-lo. Você é um jornalista informado, (principalmente no que ocorre no PT) me diga, não vejo ninguém do governo defendendo Zé Dirceu, mesmo sendo claro que foi condenado sem provas.

    Pelo contrário, nessa entrevista que o GC deu a FALHA, estava cheio de mistérios insinuando que de fato o Dirceu pagou mensalão da casa civil.

    O segundo ponto, qual é a relação de LULA e DILMA com o Zé Dirceu?. Também não sabemos, se a presidenta acredita na inocência dele, ou se acha que ele realmente foi corruptor.

    São questões relevantes e é importante para militância saber da posição dos nossos maiores líderes. Afinal quem faz a defesa do governo na internet dia sim dia não somos nos.!

    O último ponto: Se no PT ainda existe espaço para Dirceu e Genoíno já que eles não foram condenados a prisão perpétua, embora a direita e o JB queiram que eles morram na papuda!

    Aguardo posição.

    Atenciosamente.

    • Tiago,

      Lula declarou em recente entrevista que os mensaleiros nao sao gente de sua confianca. Vamos deixar estes caras de lado e olhar pra frente, a eleicao vai ser dura, Cheirecio vem com forca total !

      • MENTIRA!

        Você está mentido, Araujo Silva. Lula jamais disse que os apenados da AP-470 não são de sua confiança, até porque, o Ex-Presidente refuta peremptoriamente que tenha existido mensalão.

          • Vi a entrevista e o assunto já foi tratado aqui mesmo nesse blog.
            Em momento algum Lula disse que não confiava nos petistas que estão injustamente presos.
            Essa sua forçação de barra só comprova o que dizem de vocês, que não passam de cães vira-latas.

    • Eu vou responder a sua pergunta antes do Edu eu ouvi uma entrevista da Benedita da Silva, e concordo com o que ela disse “os condenados do Mensalão como o José Dirceu foi condenado sem provas”, o entrevistador questionou, ela então citou que um irmão dela havia sido preso por 4 anos por estupro quando ele saiu da cadeia é que foi esclarecido que não havia sido ele. Acredito que tudo tem seu preço o Mensalão do PT não foi julgado por pessoas honestas, já que as leis dificilmente condena sem provas o que não foi o caso do Mensalão do PT.

  • O PT é tão péssimo em comunicação que não consegue proteger-se nem de fogo amigo.

    A sorte é que terá tempo e oportunidade para mostrar seu governo no horário político e compará-lo ao dos tucanos.

    Quanto a pobres contaminados pela elite, isso está ocorrendo mesmo ( não sei avaliar o quanto ):

    Outro dia ouvi no supermercado uma funcionária da limpeza debochar da Dilma numa conversa com uma colega de serviço: Viu a Dilma no jogo ontem? Ela tava toda toda e a desgraçada tá perigando ganhar de novo.

    Essa eleição vai ser um parto mais sofrido que as anteriores. Vai ser igual aos jogos da seleção.

  • A entrevista foi muito boa… Eu destaco o que ele diz ser um “erro diagnostico” por parte do PT- no que se refere a tal ” elite branca”. Mas o melhor foi dizer claramente que não nega oa atos de corrupção em que incorreram. Não especificou, mas a gente pode imaginar do que estava falando….

    Outra coisa interessante do G Carvalho foi ser citado pelo Ex-policial Tuma no seu livro, numa suposta conversa privada sobre a morte do então Prefeito Celso Daniel, onde ele teria falado muita coisa espinhosa. Ele nega e disse que processaria o autor- mas ainda não o fez. Sabe como é como saber se ele não estava com alguma arapongagem… Aí já viu exceção da verdade e etc.

  • Edu,

    A esfinge está lá: decifra-me ou te devoro! O PSDB fez e faz um “péssimo” governo em S.Paulo, mas o nosso “maior presidente” e nossa presidenta só tiveram lá 1 vitória desde 1994. Só pode ser masoquismo dos paulistanos.

  • Não tiraria uma virgula do q disse o Gilberto Carvalho, esse discurso de “nós” e “eles” não vai ter força suficiente p/ ganhar essa eleição. Há mto tempo o PT deveria aproveitar a porrada q toma diariamente p/ implantar uma “Ley dos Medios”, o q iria acontecer ? tem como apanhar mais do q já apanha ? ou o PT acredita nesse argumento da “liberdade de imprensa” q a Veja, Folha, Estadão, Globo, proliferam através dos seus colunistas amestrados. É tampar o sol com a peneira achar q o “garçom” ou aquela gde parcela daqueles q mais cresceram com o governo do PT não são influenciados pelo diário bombardeio midiático. ACORDA PT!!!! TA NA HR DE AGIR!!

  • Respondo a Vera Delerue.No contexto que a me refiro,Teresopolis está anos luz de ser uma cidade de “pobres”.Verifique sua renda per. capita,seus dados sócios econômicos,faça a comparação com dados de cidades do Norte/Nordeste,verificarás a discrepância existentes entre elas.Alias,minha cara Vera,o resultado da ultima eleição presidencial fornecida por você,e um dado significativo para termos a certeza,que Teresopolis nunca foi uma cidade pobre.Sao coisas que costumo chamar de desatinos geográficos.Devia localizar-se,no interior de São Paulo.Peco- lhe perdão meu caro Edu,por não ter lhe enviado,no comentário anterior,minhas congratulações,informando que sua filha está sempre em minhas orações.Sinta-se abraçado.Au revoir.

  • Quem é Gilberto Carvalho? Quem é esse cidadão que quer ganhar alguns segundos de fama com esse espírito de aloprado intempestivo? Infelizmente, é uma coisa que se tem observado constantemente: alguns “quadros” do PT, com certeza no afã de querer agradar a grande mídia, acham por bem fazer alguns comentários e adotar algumas posturas que acabam se tornando verdadeiros fogo amigo contra outras lideranças do partido e como munição para o PIG tentar desgastar o PT e Lula. Volta e meia, aparece um Suplicy, um Paulo Bernardo, um Mercadante, um Cardoso, falando e fazendo coisas que me fazem subir o sangue na cara. Se eu fosse do PT, pediria pra esses tucanos travestidos de petistas caírem fora ou faria campanha interna pra que esses indivíduos fossem retirados desses postos de destaque. Às vezes acho que eles não representam o partido. São umas bostas n’água. Agora, só me faltava essa: o Carvalho fazendo um contraponto público ao Lula, com objetivo de ajudar o partido.Ele não se enxerga, não? O Lula é um craque. Um Maradona, um Pelé da política. Esse Gilberto não passaria de gandula num torneio de várzea! Vai te catar, Carvalho!

    • Por que será que vocês, reacionários, ficaram tão incomodados com a montagem da foto?
      Será que é porque ela trás uma verdade que revela toda a vossa torpeza?

      • Eu não sou reacionária e fiquei incomodada com a montagem. É jogo sujo e acredito que boa parte das pessoas que, como eu, aprovam o governo., tambem acham que podemos divergir sem insultar.
        Dispenso sua resposta, Sr Wilsonleaks, considero deprimente o tratamento dispensado a divergentes, sobretudo tratar os outros como cachorros.

        • Dona Zilah…

          A senhora não está em condições de dispensar a resposta de ninguém aqui do Blog.
          Também não creio ser de sua conta o tratamento que dispenso aos meus tutelados, aja vista, que a Sociedade Protetora dos Animais, até o presente momento, de nada reclamou.

          Receba meu abraço… De tamanduá.

      • Qual verdade? Muita coisa é puro juízo de valor.
        Tanto é assim que o Ministro está apanhando pra valer.
        Eu concordo com ele. E por que ele não deveria ter dito o que disse?
        “As verdades a gente esconde?”
        Olhe, não conheço a senhora da foto e como disse, nem sei quando foi essa manifestação.
        Ela poderia alegar falsidade ideológica.

  • Edu, sobre a política de transportes do Haddad, tenho a percepção que parcela da classe média está vendo com bons olhos o que vendo sendo implementado. Alguns colegas de trabalho tem elogiado o prefeito pelas iniciativas nesta área e posso dizer que não são ‘petistas’ como muitos desinformados gostam de falar, mas simplesmente pessoas de bom senso que percebem melhorias na cidade, ainda que tímidas.

  • Eduardo, porque o PT não interpela judicialmente a PSDB para mostrar a lista negra. Pelo que sei, Cantalice só constatou quem semeia ódio pelas redes.

    Se a prova de lista negra for o artigo de Cantalice, está na hora do PT dar uma prensa no s tucanos e pedir para provar que o artigo é uma lista negra.

    De quebra, poderia mostrar que a oposição embarcou no devaneio de um blogueiro de esgoto de Veja.

  • Qual é a de Gilberto Carvalho ? Mais um que quer colaborar com o PIG? . Ainda esta semana comentava que a população não tem conhecimento de quem são as competências . Até quando falta esparadrapo em hospitais públicos a culpa é de Dilma . Quando Dilma e o PT vão melhorar a comunicação ?

  • Caro Eduardo,
    Além de seu artigo, tenho lido outros sobre o mesmo assunto, no entanto não consegui, não até agora, entender os motivos que levaram o senhor Gilberto Carvalho, secretário da presidência a fazer declaração tão inapropriada e ao mesmo tempo tão útil. Inapropriada para o seu próprio partido e útil para a mídia. Se ele queria alertar como diz, o partido sobre a “generalização da insatisfação”, por que não o fez comunicando à presidenta, ao senhor Lula e/ou ao senhor Rui Falcão, presidente do partido?! Contudo mais imbecilizante foi fazê-lo na esteira da violência sofrida pela presidenta na abertura dos jogos! Por qual necessidade premente ele teve de fazê-lo dizendo: ” as vaias não partiram só da elite branca” ao invés de — as vaias da elite branca tem sido ouvidas e estendidas às classes mais baixas, uma vez que a mídia, na sua competência sórdida de desqualificar o governo e sua gestora, tem levado até elas seus ruídos e ranger de dentes? E mais inoportuno foi dar entrevista para o jornal reafirmando o que houvera dito! Como é que alguém que tem perfeito conhecimento dos mecanismos usados pela mídia comercial, familiar e patronal na exploração de toda e qualquer estultice, cometida em ação ou em palavras por petistas, pode sequer aventar a possibilidade de que, com uma atitude dessas, estará contribuindo para o esclarecimento das causas da insatisfação das classes mais pobres, apenas pelo fato de essa insatisfação estar atrelada à manifestação da tal elite branca?! Do ponto de vista político, com muito esforço, com muita boa vontade, pode-se dizer que ele está equivocado, entretanto, do ponto de vista da coerência da chamada consciência esclarecida, é absolutamente impossível dizer que ele estava iludido e não sabia o que a sua atitude poderia provocar na chamada grande mídia! O que este senhor estará querendo? Parecer aos olhos da mídia como o petista que pensa e por isso é decente útil?
    Abraços
    Maria Antônia

  • Eduardo, a comunicação do governo é um amontoado de incompetências:

    1) Começou com a presidenta Dilma participando da festa de aniversário da Folha de São Paulo. Afinal, a Folha publicara uma ficha falsa dela na campanha eleitoral, pôxa!…

    2) Ela não propalou de forma eficiente ao público o que vem fazendo de bom, as mudanças que vem promovendo no Brasil. A meu ver, acreditou que seria poupada, sei lá por que. Ademais, imaginou que poderia ser uma presidente de gabinete (ou seja, uma gerente). Resultado: nas manifestações do ano passado, perdeu muito apoio. Houve uma recuperação parcial, mas seu apoio não voltou ao patamar de antes das manifestações.

    3) Ela não prestigiou seus apoiadores na internet. Quem ela está ouvindo em termos de comunicação? Por que não deu valor à internet? Qualquer profissional de comunicação medianamente informado sabe que o futuro está na internet. Entretanto, ela se afastou dos blogueiros políticos. Por que esses blogueiros não entram no bolo da verba da comunicação? Por que ela não toma uma providência a respeito? Que paúra é essa?!?

    4) Ela se cercou de figuras pífias como Helena Chagas na comunicação, uma profissional sem brilho e, provavelmente mais preocupada em não brigar com o PIG, para se dar bem após sua passagem pelo governo, do que em servir ao Brasil. De onde saiu essa Helena Chagas? E quem que a sucede?

    5) Ela vive fazendo caretas e sendo fotografada em poses de irritação. Ela não tem se cuidado nessa parte. O PIG deita e rola.

    6) Ela não denuncia, em bom som, a falta de isenção do PIG. Está passando da hora de ela fazer isso, de alguma forma. Deveria desafiar o PIG a se comportar de forma isenta, dando nomes aos bois.

    7) Finalizando, ela está deixando, com todo o exposto acima, que “colem” nela e no seu governo respectivamente as pechas de “incompetente” (ela) e “o mais corrupto do País” (seu governo). Mas vamos combinar: perto da corrupção da privatização das teles (by PSDB/SP, vide livros Privataria Tucana, O Príncipe da Privataria etc), qualquer outra corrupção se torna traço, concorda?

    O que espero é que Dilma Roussef seja iluminada por Deus, entenda o seu papel e compromisso com o povo do Brasil e realmente mude sua comunicação nessa campanha eleitoral. Ela não deveria ouvir apenas o João Santana/outros que ouve. Dilma, ouça mais gente!…

  • Acabei de ver que o Sarney, que apoiou a ditadura, Collor, FHC, e que é um ídolo do PT por tudo que fez vai se aposentar!!!
    Li que agora o PT vai ter que se apegar ao RENAN, outro líder da militância. Vamos aguardar os próximos acontecimentos!!

    • Sarney e Renan não são ídolos nem líderes dos petistas, muito pelo contrário, o PT sempre combateu sua política nefasta, contudo, agora que está no poder, em nome da governabilidade, aceita os apoios desses direitistas, mas deixando sempre muito claro que hoje em dia a cartilha a ser seguida é outra.

  • Com um amigo desse tipo nem precisa de inimigo… Haja ingenuidade ou qual sentimento o move para tais declarações, já não bastaria por si só a crítica, ao governo, na mídia tradicional inclusive nos programas de esporte, Faustão, nos de humor?

  • Edú.
    Infelizmente, acho que o Gilberto Carvalho está com razão. Não é só a elite que tem raiva da Dilma. Trafego nos dois universos. Tanto na alta camada da sociedade do meu Estado, quanto em camadas mais populares. Nos dois casos, observa-se um mesmo discurso, quase como decorado e ensaiado. Como pode acontecer isto, numa sociedade com demandas diferentes?. Como pode os maiores favorecidos pela política econômica da nossa Presidente, ser contra ela? Quando me perguntam em quem votarei para Presidente e respondo, que apesar dos erros, Dilma é muito melhor que qualquer outro candidato, meus interlocutores, perguntam se não leio jornal e não assisto tv. Ai está a resposta! A tv, com seu discurso único e propagandas subliminares(que comprovadamente funciona!) idiotiza o povo e repete ad nauseum um discurso de ódio ao PT. Você percebeu a propaganda do Google, passada na tv, onde um poste(Dilma=poste do Lula) estava sendo “pintado” com as cores do Brasil, e sendo “apagada” as inscrições nele contida. Na inscrição do “poste”, só se percebiam duas letras e você pode adivinhar quais eram estas duas letras que o “Brasil estava apagando”. Devemos agradecer aos céus que jornais impressos e revistas semanais, estão com os dias contados. Porém a batalha mais árdua será na internet, principalmente nas redes sociais. Agora, não devemos achar que estas campanhas em curso no Brasil, Argentina, Venezuela, Ucrania, etc,são coisas de amadores. Tem dedo e bico de águia nesta historia
    Sds
    Cláudio

  • Gilberto Carvalho só cansou de apanhar e está louco para voltar para a oposição, por isso falou a verdade. Chutou o pau da barraca.

    Não deve ser fácil ser saco de pancadas.

    E, ainda, o Reinaldo Azevedo está conclamando sei lá quem a processar o Secretário, baseado em um artigo da Constituição, por associação ao crime, por causa dessas conversas que ele teve com os black blocs sem tê-los denunciado.

  • Edu, quero comentar aqui com o pessoal uma coisa que vai na Globo hoje que me deixou em alerta e gostaria de compartilhar a preocupação. Na novela da 21h, ‘Em Família’, a personagem Alice fazia aulas de tiro como treinamento para ser policia civil, ela estava errando todos os tiros e o supervisor dela então deu uma aula de como atirar com firmeza para Assertar o alvo. Foi uma cena longa e bem detalhada ensinando técnica de tiro ao alvo, um dialogo bem fora do enredo da novela, foi muito estranho. Até no twitter o pessoal questionou o porquê da Globo ensinar com minucia a atirar. Olha no site da novela a cena do tiro e você que tem algo no ar que não é avião. Tudo isso fica mais estranho quando lembramos que ONGs norte-americanas vem incentivando e orientando os manifestantes no Brasil. Há alguns dias saiu a noticia de que um informante da Cia que coordena o grupo Lulzsec ajudou os Anonymous Brasileiro a promover ataques virtuais contra sites do governo e da Petrobras. A ONG artigo 17 que ajuda a organizar protestos aqui no brasileiro tem como um dos financiadores a Open Society Foundations,do George soros. O portapopulardacopa tb é financiado por ONG do exterior. Vamos ficar de olho.

  • Ministro não fala como militante, nunca! Ministro fala pelo governo, sempre.

    O Partido dos Trabalhadores sempre cultivou uma lógica em que o militante jamais deixa de sê-lo, mas uma coisa é um ministro participar de atividades da militância do seu partido, vestindo – com humildade – a roupagem de um militante sem demonstrar que carrega consigo um cargo público. Outra coisa, bem diferente, é um militante que ocupa cargo de confiança no governo sair pela rua emitindo opinião que não seja a posição de governo.

    Modestamente, embora o artigo do Eduardo Guimarães – assim como o do Paulo Moreira Leite – trouxe a público um debate sobre o papel de membros do governo, e no caso presente a repercussão de uma opinião que não ajuda o governo, logo, não deveria ser uma posição de um ministro de Estado, penso que o prejuízo do fato sob enfoque é pequeno, embora tenha sido ou uma imprudência – ministro falando como militante – ou uma resposta aos conflitos internos – que seria outra bobagem monumental – originados, talvez, nos debates internos do governo quanto a oportunidade do decreto sobre a Política Nacional de Participação Social.

    Se procurar, vai-se encontrar a causa. Não é o caso, porém, de escrever mais linhas sobre esse episódio bizarro. Temos pela frente um embate de natureza hostil à continuidade do governo, porque é uma oportunidade quase única para os adversários retomarem o controle do país pelo voto, e se vitoriosos, implantarem novamente suas carcomidas teses subservientes da entrega do Estado brasileiro aos interesses estrangeiros – além, é claro, da retomada de um aparelho de Estado que só tenha visão para os privilégios da mesma elite atrasada e leviana que se repete desde o Império e depois a República.

  • Alguns comentários aqui postados,passa-se a percepção que o ministro Gilberto Carvalho,quando proferiu sua gafe histórica,a teria feito em harmonia com o governo.Nao e verdade,Após a desastrada entrevista,foi imediatamente chamado ao gabinete da Presidenta Dilma,deve ter sido,para receber os parabéns,ou a medalha Merval Pereira.Edu sabe disso.Esta lá,na coluna de Ilimar Franco.Se fosse com Lula,ganharia 30 dias de férias no Iraque,quiçá com passagem só de ida.Portanto,vamos parar com essa de “táticas eleitorais”,pois se assim for,e uma uma tática “portuguesa,com certeza”.Sob quaisquer pretexto,o ministro Carvalho perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.Quem muito conversa,da bom dia a cavalo.Foi a “gafe”do ano,outros que não primam pela boa educação,diria coisa como aquela que uma mãe,e obrigada a trocar a fralda do bebê.Um forte abraço Edu,e um beijo em Victoria.

  • Edu, você disse muito bem. O ministro não tinha que tornar publico tal alerta e muito menos numa entrevista à Folha, que é declaradamente inimiga do PT¨.

    Todo mundo sabe que a imprensa nativa sabe manipular muito bem o teor de uma entrevista e depois faz o jogo de palavras contextuando-as da forma que lhe convém.

    Quanto mais os membros do governo e do PT aceitarem entrar entrar no jogo da midia concedendo-lhe longas entrevistas mais estarão dando munições para o próprio inimigo.

    Não sei se é ingenuidade, burrice ou temor de alguns ministros, mas morrem de medo da midia.

    Mas por que não enfrentá-la de frente tal como faz o senador Requião (PMDB-PR)?

    Estão devendo alguma coisa? pois quem não deve, não teme, acredito eu.

    No encontro dos blogueiros com esse ministro, o seu colega Miguel do Rosário teve a oportunidade de também constatar muitas das mesmas questões que você as discorreu aqui muito bem.

  • Temos que ponderar um pouco.
    A insistência da mídia mostra uma coisa: ela nunca levou a sério aquelas teorias do fim do “efeito pedra no lago”.
    Acusemo-la de tudo, menos de jogar a toalha fácil.
    O sítio Carta Maior destacou, recentemente, trabalhos de pesquisa de pós-graduandos em ciência política na USP que revelavam, baseado em pesquisas de campo, a proximidade de moradores da periferia com o PT e sentimento de admiração por Lula; todavia, os mesmos grupos enxergavam neles grupo e pessoa pouco honestas.
    Moro na Zona Leste e já captei isso empiricamente: gente que não somente adora Lula, mas tem até franco sentimento de gratidão por ele, apesar – dizem eles – das “coisas erradas” que ele fez ou faz.
    É de chorar.
    Tudo isso tem a ver com as teses do controle remoto e com a abdicação da política. A mídia deita e rola como quer nessa questão ética.
    Tento fazer minha parte, comentando sobre a diferença entre engavetador-geral e procurador-geral, ou apontando números da CGU. Meus interlocutores fazem cara de paisagem, deixando claro que minha “conversa mole” não tem como lutar com o bate-estaca do discurso udenista.
    Pergunto: como podemos deixar passar em brancas nuvens aquela relação dos cassados por corrupção do TSE, que mostra PSDB e DEM juntos com, sei lá, mais de 120 políticos contra, se não me engano, somente 10 do PT?
    O que fizemos com aqueles resultados sobre fichas sujas nas eleições de 2012, liderado com folga pelo PSDB?
    SEi que dentro do PT e em parte da blogosfera há uma crença de que o neoudenismo apequena o debate político – e isso é verdade.
    A direita, porém, sabe que esse é um caminho que mina aos poucos as forças progressistas, sobretudo na ausência, por parte dela (a direita), de projetos e propostas (publicáveis!) na área econômica.
    Tudo isso só pra dizer que talvez a fala de Carvalho foi inoportuna, mas ela não é de todo inverdadeira. Ele pode ter atirado no que viu, mas, no mínimo, acertou no que não viu.

  • Edu,

    Eu tenho uma amiga que fez um trabalho que determinava geneticamente o grau de miscigenação de nossa população. A tal “zelite brnca” não existe, pois 90% apresentava gen negro. Julgar alguém pela cor da pele é perigoso e demonstra profunda ignorância fisiológica.

    • Eu penso que o correto a respeito dessa questão levantada pela Heidi seria utilizar, em lugar de elite branca, a casa grande em oposição à senzala, porque historicamente é essa a nossa grande luta de classes. A casa grande não admite que a senzala atue e muito menos que governe!

      • Garotas, “elite branca” é só uma força de expressão.
        Ela foi utilizada pelo insuspeito Cláudio Lembo, em entrevista a Monica Bergamo, no auge dos ataques do PCC em 2006.
        O jurista, então governador, queria se referir à nossa assustadora desigualdade, fomentadora de violência.
        Essa expressão, portanto, não deve ser levada tão ao pé da letra.
        E antes que alguém reclame dela, vale reforçar que quem a cunhou foi um expressivo quadro do campo conservador brasileiro.
        Espero não ter me enganado nem falado bobagem.
        Aceito correções.
        Abraço a todos.

  • Concordo completamente com Lula e você sobre a “má vontade” ser somente da “elite” branca(já relatei aqui que essa má vontade sempre existiu, aliás, sempre foi mais do que má vontade, descambando para o ódio. Sendo que as “manifestações” dos mauricinhos de junho e a mídia no máximo insuflaram ainda mais esse ódio). O DIAGNÓSTICO DE CARVALHO ESTÁ COMPLETAMENTE EQUIVOCADO, BOTA EQUIVOCADO NISSO, E DE FATO SÓ PODE SER ATRIBUÍDO A UMA “VISÃO DE GABINETE”, OU SEJA, DE QUEM TIRA SUAS OPINIÕES DE DENTRO DO GABINETE, NÃO ANDA NAS RUAS E CONVERSA COM OS POBRES DE VERDADE, RESTRINGINDO-SE A INTERPRETAR OS RELINCHOS QUE OUVE DOS “BLACK BOSTAS”(POR QUE CARVALHO PERDE TEMPO COM ESSES CARAS!?), PAGOS PELA CIA, E DOS “POBRES” QUE TRABALHAM PARA ELES. Posso garantir a você que há muitos anos procuro tirar meus diagnósticos sobre a visão dos mais pobres conversando com eles. Converso com o sujeito que lava meu carro, com os funcionários da limpeza do meu local de trabalho, com diaristas, porteiros, pedreiros, mecânicos e todos, salvo raríssimas exceções, têm verdadeira adoração por Dilma, e ainda maior por Lula, sendo unânimes em afirmar que QUEM FEZ ALGUMA COISA PELA POBREZA FOI O PT OU QUE “ESSE BOLSA FAMÍLIA SALVOU MUITO PAI DE FAMÍLIA; OU A ÚNICO QUE PENSA NOS POBRES É DILMA, incluindo-se nesse rol de diagnósticos a profunda distância que mantêm tanto do clima de ódio veiculado pela mídia, Globo à frente; de que percebem claramente que não gosta do PT, como das “manifestações” dos playboys, algo que veem da mesma forma como indiferente a eles e como “coisa de rico”, que sabem não gostar do PT devido à preocupação do partido com as camadas populares. Por sinal, se não bastassem essas percepções, temos as pesquisas eleitorais para confirmá-las. Ora, quando os próprios institutos de direita fazem verdadeiros contorcionismos farsescos; alteração da base amostral(colocam o Brasil inteiro morando em São Paulo), questionários que culpam Dilma até pela falta de água em sua cidade; para conseguirem retirar uns poucos pontos percentuais nas intenções de voto na Presidenta, pontos esses que conforme os dados sérios do Vox Populi(cuja coleta de números jamais sofreu questionamentos sérios, baseados em fatos e dados, nem mesmo da direita)mantêm-se inalterados, é porque a Presidenta sustenta a mesma intenção de votos de sempre, com vitória em primeiro turno. SE DILMA ESTIVESSE CAINDO, OS INSTITUTOS DE DIREITA NÃO PRECISARIAM PROMOVER ARMAÇÕES EM SUAS COLETAS PARA CONSEGUIREM RETIRAR-LHE UNS MÍSEROS PONTOS PERCENTUAIS, ARRISCANDO SEU PRESTÍGIO, JÁ QUE TAIS PONTOS SERIAM FACILMENTE VERIFICÁVEIS NUMA PESQUISA SÉRIA. E se não bastassem essas informações, todos os institutos(os que falseiam contra Dilma e o Vox populi)são unânimes em detectar que os candidatos conservadores não crescem, sendo que Aécio neves, segundo colocado, consegue ter um desempenho pior do que seus antecessores Serra e Alckmin tinham nessa mesma época quando concorreram, e perderam, as eleições presidenciais. NÃO SEI PORQUE CARVALHO ANDA FALANDO TANTA BESTEIRA, ALGO MUITO MAIS INEXPLICÁVEL DO QUE SUA “OPINIÕES” EQUIVOCADAS, JÁ QUE UMA COISA É TER UMA VISÃO ESTREITA DA REALIDADE, ALGO ATÉ RELATIVAMENTE COMPREENSÍVEL A QUEM VIVE DENTRO DE UM GABINETE E O PIOR DEU PARA CONVERSAR COM OS “BLACK BOSTAS”. O QUE É INADMISSÍVEL É NÃO MANTÊ-LAS RESERVADAS AO PARTIDO E À SUA SUPERIORA HIERÁRQUICA, A PRESIDENTA. Não acredito em “ingenuidade” e acho que Carvalho merece uma boa chamada(não vou acusá-lo sem provas)e uma repreensão imediata para que pare de disseminar tudo o que a direita quer ouvir, e já começa a ser comprado por alguns progressistas que adoram embarcar numa “onda” coletiva ao invés de pensarem por si próprios(como a Carta Capital e o site Carta maior, que também consideram as “manifestações” de junho como demonstração de alguma coisa, quando não passaram de molecagem de um bando de filhinhos de papai, a mesma molecagem que costumam praticar em suas escolas particulares na certeza de que “papai resolve tudo”). Falar em “pobres influenciados pela elite branca” é uma piada, só quem não conhece o Brasil pode relinchar tamanha besteira, simplesmente PORQUE POBRES E ELITE BRANCA NUNCA SE FALARAM NESTE PAÍS(DAR ORDENS E CUMPRÍ-LAS, PAPEL QUE CADA UM POSSUI, NÃO É DIALOGAR). MESMO NO PASSADO, QUANDO OS POBRES VOTAVAM EM QUEM NÃO TINHA A CARA DELES, ESSAS DUAS CLASSES NÃO CONVERSAVAM. OS POBRES ERAM INFLUENCIADOS PELA MÍDIA QUE PERTENCE À ELITE BRANCA, OU SIMPLESMENTE SEGUIAM AS ORDENS DOS PATRÕES, MAS JAMAIS HOUVE QUALQUER LAMPEJO DE DIÁLOGO ENTRE ESSES DOIS GRUPOS, O QUAL PUDESSE CRIAR UMA PONTE PARA A ELITE BRANCA TENTA MODIFICAR A NOVA PERCEPÇÃO QUE DESENVOLVEU-SE NOS POBRES A PARTIR DA VITÓRIA DE LULA EM 2002, A DE QUE ALGUÉM COMO ELES PODERIA GOVERNAR E DE QUE DEVERIAM VOTAR NAQUELES QUE DEFENDEM OS SEUS INTERESSES. Outra loucura é falar de “jovens pobres influenciados pelos black bostas”. Primeiro porque mesmo dentro da universidade, que começou a ser frequentada pelos pobres graças a Lula, a separação social entre esses dois grupos; pobres e “elite” branca; continua a mesma(não podia ser diferentes,a universidade não é uma ilha paradisíaca, reflete o mundo que a cerca e de onde vêm seus alunos). Sendo que os cursos mais valorizados continuam a ser frequentados por uma maioria de alunos pertencente à elite branca; como medicina, direito e administração; como também as universidades mais disputadas; restringindo-se os pobres aos cursos menos disputados e às universidades com “menos grife”, como as particulares. É lógico que estou falando em termos gerais, maioria percentual, existindo exceções para qualquer um dos casos. mas como o nome já diz, são exceções(não desmentem a regra, ao contrário já a confirmam exatamente por serem “exceções”)e ainda assim, em relação a tais exceções(pobres que frequentam cursos majoritariamente ocupados pela “elite” branca)a separação social continua, ou seja, os brancos não chamam seus colegas de classe pobres e mestiços para tomarem uísque junto com eles na piscina, como também esses em sua maioria(tirando-se um ou outro puxa-saco dos ricos que o desprezam, como um safado filho do porteiro do seu prédio)não nutrem nenhum simpatia por um bando de coxinhas metidos a besta que os olham de lado como se observassem invasores. SEM CONTAR QUE ESSE JOVENS TÊM OUTRAS INFLUÊNCIAS BEM MAIS PRÓXIMAS PARA DIRECIONÁ-LOS POLITICAMENTE, TANTO OS PAIS(QUE CONHECEM MUITO BEM O QUE ERA O BRASIL ANTES DE LULA), COMO OUTROS JOVENS “MAIS VELHOS”, COMO IRMÃOS, NAMORADOS; QUE MANTÊM COM ELE UMA IDENTIFICAÇÃO E INFLUÊNCIA ÀS VEZES ATÉ MAIOR DO QUE A DOS PAIS(TODOS CONHECEM A “REBELDIA” COMUM A ESSA IDADE EM RELAÇÃO AOS PAIS), E APESAR DE AINDA NOVOS, TÊM IDADE SUFICIENTE PARA TEREM VISTO O HORROR EM QUE ESTAVA MERGULHADO O BRASIL NO DESGOVERNO FHC (QUALQUER PESSOA COM MAIS DE 30 ANOS TEM IDADE SUFICIENTE PARA TER VIVIDO AO MENOS O SEGUNDO GOVERNO FHC). Portanto, o melhor que Carvalho faz é ficar calado, parando de divulgar sua “tese” absurda, que se já não bastassem os argumentos, é desmentida pelos números das pesquisas, inclusive os da direita; sem contar o desmentido vindo do próprio Lula, que não somente conhece a pobreza, mas enxerga a política com uma profundidade superior a qualquer um, como já cansamos de ver; “tese” que só serve para ajudar a mídia reacionária a produzir escarcéu, tarefa para a qual ela já possui “talento” demais, não precisando da ajuda de Carvalho.

  • Quem tem Gilberto Carvalho não precisa de Reinaldo Azevedo. Carvalho ainda não aprendeu que a artilharia diária e a campanha mentirosa e sórdida da mídia contra o PT, partido fundado da base popular, inculcou nas classes subalternas esse sentimento de aversão ao partido. Ele ainda não aprendeu que as mentiras repetidas internalizam-se em determinadas pessoas acríticas. De rico a pobre, sem consciência política, escutamos a repetição do que Veja e Globo, sobretudo, criaram. Lula mais uma vez esteve certo: o discurso é da Casa Grande! Só que o subalterno o reproduz. Do que se precisava, enfim, era uma resposta de Gilberto Carvalho que fosse um contraponto a essa artimanha midiática, não uma ingênua confirmação de uma “realidade virtual”. A Folha adorou.

    • Estes cartazes ao meu ver justifica exatamente o que os metidos a ricos sentem já não podem pagar os honorários de uma trabalhadora decente. O governo do PT valorizou os trabalhadores esquecidos anteriormente com isso desencadeou o preconceito e ódio. Temos que aceitar a realidade e reconhecer que todo trabalho honesto tem que ser valorizado e é isto que está sendo feito.

    • Sapo Barbudo está coberto de razões. Me solidarizo com êle, crendo , no entretanto, que Carvalho, está a me cheirar o desertor, com esse discurso bizarro, tíbio e submisso. Eu venho de longe, não confio neste gente , não fosse eu, também, alcunhado, o Planta do Deserto, a quem, basta, tão somente, o orvalho do alvorecer…

  • Peço vénia a Edu,para voltar ao bola de fora de Gilberto Carvalho.Agora e Elio Gaspari,guru da direita,tinha relações íntimas com Genarais da Ditadura Militar,especialmente Golbery e Gaisel,além de Heitor de Aquino.Em artigo,tece loas e elogios a Carvalho sobre ter alertado o PT.Gaspari,em tempos de antanho,só vivia na Boa Terra,convidado especial de Antônio Carlos Magalhães,as expensas do governo da Bahia,comandado por ACM..Não a toa,PHA,o alcunha de ” o de múltiplos chapéus”A direita,queiram ou não queiram,sem mover uma palha,encontrou uma avenida aberta por Carvalho.E pior,a emenda saiu pior que o soneto,quando disse que Dilma vai disparar nas perquisas.Aos incautos,que tentam sempre uma saída a “francesa” para estupidez como esta,respondo,curto e grosso:Joaquim Barbosa começou,mais ou menos assim.Elio e um sacripanta,saiu em defesa da barrigada de Conti,e demonizou Cantalice e o PT no episódio das tais listas.Ele não entrou nisso à toa.Carvalho cometeu seu maior erro,desde quando o conheço.Perdeu a confiança da Presidenta Dilma,e se duvidar de Lula também.Anotem,ficará um bom tempo na geladeira.Foi o maior erro da nossa campanha até aqui.O jogo estava1X1.A bola quicava na pequena área,sem goleiro,Carvalho usou as mãos para fazer o gol.Resultado:Gol anulado,e ele foi expulso,aos 47 minutos do segundo tempo.Um abraço para você e Victoria,meu caro e nobre Edu.

  • Maravilha Eduardo,

    Você fez um comentário que sempre tenho feito, nós, os pobres não temos voz. Não temos canal de expressão. A mídia inventa um discurso pró-povo , para inglês ver e o povo cai como pato. Principalmente quem não internet para contrapor ideias. Eles inventam que o Brasil está mal. Mal para quem cara pálida? Nunca houve tanta redução de miséria, há milhares comprando casas, carros, etc. O Caso de SP é emblemático, a mídia mais poderosa é daí. Então estes revoltadinhos que estão quebrando tudo pelas ruas não sabem que o PT desenvolveu o Brasil por inteiro. Que tem obras no Brasil inteiro, que o Haddad deu uma entrevista para o Valor sobre ter inaugurado seis hospitais, e ninguém sabe disto em SP. Estes meninos não tem noção do que era o Brasil e o que hoje ele se tornou, são reféns do ódio da elite via mídia e unviversidade. A nossa vida de pobre é muito melhor. O nordeste está bombando e o paulista pensa que ainda é o único lugar do mundo em que as pessoas podem trabalhar e sobreviver. Estas máquinas de ódio não conhecem o Brasil, nem o povo brasileiro, são revolucionários da abstração. Não têm noção da realidade, não pisam ‘o chão da vida’, clamam por educação e saúde, mas não sabem dizer quais as conquistas que fizemos nos últimos anos, nem mapear a realidade. Acho um erro o Carvalho dá poder a este grupo. Eles não têm nada a propor. São vazios politicamente. E já fizeram mal demais ao Brasil

    • Esta indignação desencadeou desde que os trabalhadores como no caso as domésticas tiveram um governo que valorizasse seu trabalho, acredito que por isto uns metidinhos a ricos sem ser já não podem pagar os custos que um trabalhador que antes não era valorizado agora tem o seu valor com aprovações de lei aprovada pelo Congresso e que já está em vigor. Eles não admitem ter que ralar no fogão e na cozinha e jogam tudo em cima do PT e do governo da Presidenta Dilma.

  • Sobre essa definições de ‘casa grande e senzala’, essa senhora da foto é a encarnação, a personificação de um ente da casa grande e a senzala para ela é seu quarinho onde ela coloca a empregada.

  • Edu, sem uma mídia nossa, rádios, TVs, jornais e revistas, nossa voz, nossos discursos, nossas realizações não chegam longe, não são conhecidas, ou o PT toma isto como verdade, ou ele também não chegará mais longe!
    Quem não se comunica, se trumbica, já dizia o genial Chacrinha!

  • Caro Eduardo Guimarães,

    De início parabenizo-o pelo bom texto, fazendo alguns acréscimos de opinião pessoal:

    1º. Não concordo com a iniciativa do Carvalho, mesmo que tivesse razão, não contribui dessa forma;
    2º. O presidente LULA se refere a “elite branca”, àquela presente no estádio que foi a responsável por puxar com veemência o coro pela agressão à presidenta, depois tivemos adesão parcial dos maria vai com as outras, coisas de estádio de futebol, nada generalizado, pelo contrário tiveram manifestações de reprovação;
    3º É inegável que o governo do PT melhorou a vida de todas as classes sociais no Brasil e não apenas dos mais pobres. Tenho de concordar com o que disse na Convenção do PT, o vice-presidente Michel Temer. Os números provam isso e o debate tem de levar isso em consideração, não pode desprezar ;
    4º Não podemos esquecer de uma coisa, a mídia vem bombardeando o PT há muito tempo com artilharia pesada ligando o partido a tudo relacionado a corrupção. Não fosse as exitosas políticas sociais do governo federal e o enraizamento do PT nos movimentos sociais, não tinha governo que aguentasse tantos ataques;
    5º Vale ressaltar que não basta somente melhorar a vida do povo no aspecto material, tem de politizar o povo, pois a Dilma e o PT precisam conscientizar o povo da sua história e da história do país, sempre e, não apenas no ano da eleição;
    6º A grande mídia e as igrejas fazem lavagem cerebral no povo diariamente, para propagar seus interesses;
    7º A nossa presidenta e o PT saíram da defensiva, no entanto, precisam continuar firmes para combater as mentiras e as desinformações, em especial dos jovens que não vivenciaram com consciência política as gestões do PSDB(FHC) no governo federal e a sua politica neoliberal ;
    8º Considerando a magnitude da copa do mundo, o evento está servindo para mostrar ao mundo a capacidade de realização do governo da presidenta Dilma Rousseff;
    9º Temos de fazer campanha abordando as realizações e os feitos dos 12 anos dos governos LULA e DILMA e compará-los com os 8 anos do governo do PSDB(FHC) e não entrar nas suas baixarias;
    10º Como dizia o saudoso Marcos Freire: Vamos a mais uma vitória do povo, sem medo e sem ódio.

    São essas minhas contribuições, colega Eduardo Guimarães.

    Abraços, Marcelo Adriano.

  • Nossa, sempre me espanto ao ver a foto desses cartazes, é difícil acreditar que existem pessoas que pensam assim.

    Concordo com sua posição exposta no artigo.

    Aliás, acredito que a pequena parte da população que estava indo na onda da elite já está abrindo os olhos. Estão vendo que a mídia mente, afinal a Copa vai indo muito bem. Até a eleição esse clima de pessimismo será dissipado.

  • Pisou na bola. O sr Gilberto aceitou dar declarações, ingenuidade das grandes. Não é possível dar munição ao inimigo. Agora deitam e rolam, aproveitam da fala em doses homeopáticas. Que pena.

  • Eduardo,peço-lhe desculpas,mas sou assim.Respondo a Rogerio,aí em cima.Que o Ministro Carvalho,na sua opinião,é a pessoa mais sensata do PT,não é o centro da questão,a não ser que você me convença,onde estão os ganhos da sua infeliz declaração.Até onde sei,existem comite de campanha,executiva do partido,presidência,assessoria,Lula,Dilma,o escambau de mussurunga,para ele expor a opinião dele, quero dizer,intramuros.Em tese meu bom amigo Rogério,respeito sua opinião,mas não concordo em nada com a sua generalidade.Na defesa do ministro Carvalho encampada por você,me desculpe,você estimula que continuemos a praticar burradas.Lula,para mim,é o maior politico que esse País tem.Lula é insensato?Claro que não.Lula erra,mesmo sem esse proposito,evidente que sim.Exemplo maior:Joaquim Barbosa.Peço-lhe que informe,uma,umazinha de nada,onde você vê ganho politico,na desastrada declaração de Gilbertinho.Se você indicar, o que quer que seja,o ganho politico com a declaração de Carvalho,serei o primeiro a me desculpar.Até lá,acho que Gilberto Carvalho e,agora você com essa conversa de ser o mais “sensato dos petistas”,doeu-me na zona cinzenta,situada entre o fígado e alma.Grande abraço,Edu.

  • Caros, coloquem um zoom na foto. Claramente uma montagem. existe um branco retangular mais escuro e com certeza o texto dessa mulher da classe média foi distorcido.

  • Primeira manchete do pig, foi mais ou menos assim: Dirceu perde por 8 a 2. Segunda manchete “consertando”: Supremo abre caminho para que presos do mensalão trabalhem… Ué, na primeira Dirceu perde(vão alegar que houve uma falha de impressão). Deveria haver uma retratação com o NOME dele. Mas não. E fica tudo por isso mesmo. Na verdade Dirceu ganhou por 9 a 1.

  • Edu,amigo vamos combinar.Você puxou para cá,esticou para lá,foi,voltou,vez que ia,mas não foi,depois disse que disse que não disse que disse,foi para direita,cruzou para esquerda,atrasou para o goleiro,deu adeus,se arrependeu,voltou.Você como homem sério e honrado,não marcou posição sobre a desastrada declaração de Carvalho.Para mim,no meu modo de ver as coisas,foi uma das maiores raquetadas,ou gol contra,que praticou um Ministro de Governo.Você não quer alimentar a polemica,tudo bem.Talvez para você,a ficha ainda não caiu.Elio Gaspari não entrou nisso a toa.Assim sendo,um blogueiro de sua responsabilidade e respeito,tem obrigação de se posicionar sobre o caso.Tucano você não é,porque subiu no muro?Outro assunto que me deixa incomodado.Seus agradecimentos são seletivos?Os mesmos dos mesmos,os tem,outros não.Afora ofensas,que você breca,todos merecem sua atenção.Corrija.Seletividade nunca foi boa companheira.Sou Lula,ontem,hoje,sempre,eternamente.Errou,o pau come.Ainda tenho Joaquim Barbosa atravessado na goela.O comportamento do governo,inclusive Lula,durante todo julgamento do Mentirão,não foi correto.Os responsaveis direto,para a conquista do poder,não poderiam ser abandonados a propria sorte.Por questão de justiça,as reações mais aguerridas e contudentes,vieram da blogosfera “suja”,dentre os quais incluo você.Um monstro,outras que não podem serem esquecidas,Miruna Genoino e Hildergard Angel.Outros que eu não esperava,esconderam-se no breu das tocas.Fique com Deus.

  • A divulgação da constatação pode ter sido equivocada, mas não tira a veracidade dela(a constatação). Tenho, também, sentido essa tendência. Há, entre a camada da população que é, naturalmente, eleitora do PT, um desconforto imenso. Há uma dificuldade enorme em assumir a defesa do governo e do partido. A coisa se processa meio no subterrâneo, com cada um se apoiando nas próprias crenças, se firmando por si próprio como um pilar. Mas está faltando o grito, a força, o brado agregador e vencedor: precisamos resgatar o orgulho de ser PT!!!!!! Tragamos de volta a nossa estrelinha! Preguemo-la no peito e saímos mostrando ao mundo no que acreditamos! Tem de ser assim! Não dá mais pra ter vergonha! Não temos do que ter vergonha!!!!!!!

  • quanto a gente percebe que vai escorregar na maionese, não faz a maionese, algumas pessoas não devem dar entrevista a qualquer meio de comunicação, sabemos que eles mentem, mudam e manipulam, então Sr. Carvalho por que não te calas.

  • … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Não foi à-toa que a magnífica pensadora brasileira Marilena Chaui disse que “A classe média é uma abominação política porque é fascista; é uma abominação ética porque é violenta; e é uma abominação cognitiva porque é ignorante. Fim”. A classe méRdia (grande parte da classe média) é o câncer deste País (Brasil). … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • C.Capital tbém entrevistou Carvalho. Achei meio atrapalhado nas respostas. Reunião com black-blocs!? Os caras são criminosos, baderneiros, importam ou são influenciados por ideais -e grana- exóticos, dão prejuízo ao patrimônio público e privado, e neste último aspecto se parecem mas um fhc das ruas.

  • Tudo ja foi examinado e dito sobre este tema.
    Mas com a vantagem de chegar tarde, HOJE 26.06 – o artigo de Dorinha kramer
    no MESQuitão sobre isto tem como centro um comovente contorcionismo logico.
    Como disse o Marcelo Adriano, o PT saiu um tanto da defensiva: isso provocaria os portavozes ou portaletras do PIG a achar ancoras para reforçar suas teses explicativas da, apesar de tudo, força do lulismo.
    Eles não entendem nada do trabalhismo, nem do que o impulsiona, nem mesmo da contínua ‘capitulaçao’ ao poder
    da elite… A capitulaçao relativa mas real tem tambem a vantagem de dividir o campo adversario, Dna.Kramer.
    Agora quando a gente bate o pé, Kreminha, não vá BUSCAR nisso uma astucia maldosa, uma trucagem nos ‘silencios’.
    A gente quer ganhar a eleição, minha Kremosa.
    E joga o jogo.

  • Meu Deus!! Por que esse elemento não cala a boca? Como faz uma declaração dessas e dá entrevista para a folha? Poxa o PT com um porta voz desse não precisa de inimigo, esse cretino deveria ser expulso do partido

    • Cara colega Rita,
      Você não está exagerando, não?! Quando chama o senhor Carvalho de cretino e pensa que deveriam expulsá-lo do PT?! O que mais gosto no Partido dos Trabalhadores é o fato de ter discordâncias, divergências e discussões, próprias de uma verdadeira democracia. O senhor Gilberto Carvalho é um homem muito decente, honesto, correto, como poucos, no PT. Pelo que sei sobre este senhor, sempre teve real preocupação com os mais pobres. Ele não está errado quando diz que os mais pobres também, mesmo sendo os maiores beneficiados pelos programas do Governo Federal, estão descontentes com a presidenta Dilma. As razões desse descontentamento, nós conhecemos e sabemos porque! No entanto o que a mim me causa estranhamento, é por que cargas d’água, ele fez a crítica comparando-os e atrelando-os a elite raivosa, ressentida e rancorosa — que essa, também sabemos porque é tão mal-educada e biliática — visto que os ressentimentos desses, nada tem haver com os descontentamentos daqueles! E principalmente, precisa ser explicado porque deu entrevista em seguida reafirmando o que dissera e com que objetivo, uma vez que não desconhece os métodos desonestos e pouco ou sem nenhuma ética da mídia comercial com tudo que diga respeito ao PT, e primordialmente quando, aqueles petistas mais corretos e mais honesto falam mal do próprio partido!
      Abraços
      Maria Antônia

  • Não estou falando,Edu que sua ficha ainda não caiu,com relação a pataquada de Gilberto Carvalho.Lula saiu em socorro dele.Sinal que a coisa ferveu dentro do governo.Ouvi comentário até de demissão.Voce sabe até melhor do que eu,quando Lula entra na história e porque o bicho pegou feio.So não entendi bem seu comportamento,tipo,não sei,não vi,não quero saber.Edu,já que você custou de entender a situação,vou lhe explicar,vamos combinar.Gilberto Carvalho negou ó governo.Explico:Se o governo tem sua base de apoio,fincada,sustentada,alicerçada nas camadas mais pobres da população,vem um Ministro de Estado,justamente o Ministro mais ligado aos movimentos sociais,responsável pela interlocucao desses com o governo,não resiste aos microfones pigais,abre a a boca,em alto e bom som,e afirma de maneira peremptória,que essa camada da população começa virar a cara para a Presidenta,vaiando-a,sinal evidente que eleição tornou-se fator secundário.Passe a faixa para Aecio e estamos conversado.Se Presidente fosse eu o demitiria sumariamente.Sera que agora me fiz entender?Era uma raquedada desta que a oposição estava procurando.Parace que encontrou.Ate o discurso de Lula ficou enfraquecido.Fique com Deus,e desculpe a franqueza.

    • Menos Tenente.

      Vá devagar em sua ânsia de cobrar o Eduardo Guimarães.

      Você que está chegado agora deve ter mais paciência e compreender que nada de bom deve ser feito no afogadilho e na afobação. Quem está aqui a mais tempo sabe como é o sistema de trabalho do Edu.

      No momento certo as coisas irão se definir, saiba aguardar.

  • Com esses “amigos” Dilma não precisa de inimigos… Depois de Zé Cardoso, Paulo Bernardo e outros, a adesão de Gilberto Carvalho… Elio Gaspari, “cavalo” do Golbery, adorou, claro!

  • “a comunicação do governo Dilma é que permitiu que a mídia empurrasse para o governo federal uma responsabilidade que não é dele.”. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • “é um erro confundir com o povo esses movimentos da esquerda ultrarradical que admitem em seus protestos o que há de pior na ultradireita, contanto que neonazistas e outros energúmenos ajudem a provocar caos no trânsito e a quebrar tudo.”. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • O bom-mocismo de Gilberto Carvalho não faz bem ao PT (e também ao governo Dilma).

    Se pessoas da direita enaltecem as palavras de bom-mocismo de Gilberto Carvalho, significa que estas palavras de Carvalho são boas só para a oposição tucana-pefelê. Portanto, Gilberto Carvalho pisou na bola.

  • “o erro de encarar a visão política dessa meninada como visão do povo.”. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Luciano Huck, o cafetão vira-lata global que será Ministro da Cultura do Aécio, oferece as brasileeiras pros gringos!

    Mas mão é coisa nova. Luciano já tido feito um “programa” para um príncipe azul de rua qualquer da Suécia em 2012. Detalhe: o suéco veio ao Brasil, “namorou” a paulistana VIP deprimida e depois se mandou!
    Video original da época: http://globotv.globo.com/rede-globo/caldeirao-do-huck/v/huck-procura-candidatos-a-principe-para-brasileira-na-capital-da-suecia/1985537/

  • Bela e percuciente análise, como sempre. Mais uma vez, parabéns por fazer um trabalho digno, que deveria ser o ânimo de todos aqueles que fazem a mídia nacional, infelizmente dominada hegemonicamente por grupos de interesses escusos que construíram ao longo do tempo a ditadura midiática infelicitadora do povo deste País (Brasil) e extensão do mal que escraviza ou tenta escravizar também outros povos em todo o mundo. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Existe um ditado Edu,mais velho que o rascunho da Bíblia.Quem cala,consente.Ate agora não entendi seu silêncio sepulcral sobre esse episódio de Gilberto Carvalho,levando-me a crer,com tristeza,que você endossa as “sábias declarações”dele.Quando afirmo e reafirmo que os maiores problemas da campanha,são criados por nos,tem gente que fica retada comigo.

  • Sobre o episódio em tela,Edu continua sorumbático.Não sei,não vi,não quero saber,tenho raiva de quem sabe,por acaso o senhor pode me informar o onde posso encontrar um blogueiro sujíssimo chamado Eduardo Guimarães .Depois de um longo e interminavel silêncio,o garoto,como não quer nada, responde na lata :Procure no Posto Ypiranga.

  • Agradeço a atenção do comentarista Wilsolesks Alves.O problema Alves,e que não consigo encontrar nada de “bom” nas declarações do Ministro Carvalho.Quer saber mais,o fez de caso pensado.Estava aborrecido com alguma coisa.A única forma de combater a omerta midiatica,e a nossa blogosfera suja. Se Lula saiu em sua defesa,algo muito grave pode está acontecendo no seio do governo.Pode ter certeza,o Ministro Carvalho não pertence a “turminha da Dilma”.Carvalho e um Lulista até a medula.Nao posso falar o mesmo de Ze Eduardo,Mercadante,Paulo Bernardo,a ex Glesi,Adams etc etc etc.Nada de dividir o governo.O caso,Alves e que não nasci ontem,nem sou criança.Eduardo sabe e sabe muito,por isto se escondeu,parece-me no Posto Ypiranga.Um forte abraço Alves.

  • Querem saber de uma,de duas ou de três.Estao fritando Gilbertinho.Estou sendo até chato,reconheço.Porque? Debaixo desse angu tem carne.Edu sabe,por isso deu uma de caramujo.Essa turminha da Dilma não e flor que se cheire.Gilbertinho não falaria uma coisa dessas,sem autorização expressa de Lula,tenho a mais absoluta certeza do que estou afirmando.Posso ser novo aqui,meu caríssimo Wilsolesks Alves,agora de política entendo desde a ceia de Cristo.Eu escutei quando Judas acertou trair Cristo por 30 dinheiros.Nao lhe ocorreu,meu bom Alves,um tal” volta Lula”.Ligue suas antenas,de luz alta,seus faróis estão baixos.

  • Duas coisas. A primeira é que o povo mesmo não têm nenhuma voz nos meios de comunicação, a “opinião pública” exposta nos grandes jornais e na TV é na verdade a opinião de uma meia dúzia de gente estúpida e raivosa mas com muito dinheiro.

    A segunda é que o povo não defende o PT abertamente porque basta você falar em qualquer lugar que você concorda com o que o PT faz, que em seguida algum demente de extrema-direita vai guinchar enloquecido de ódio e vai tentar te agredir. Sério. Eles estão em todos os lugares e em todas as classes sociais, as mentes lavadas pela mídia e uma única coisa programada no fundo da mente deles: “agredir quem apóia o PT”. E nem adianta tentar argumentar com este tipo de gente, o melhor que você pode fazer é mantê-los longe e neutralizá-los se eles partirem para a agressão.

    • Vou concordar com vc…até a TV Brasil foi retirada do ar pela net…O governo precisa entender que Não existe comunicação com o povo…e que o pp PT, comete erros brutais, nas cidades que estão administrando…acumulo de servidores,privatização da saúde,falta de serviços essenciais(limpeza de córregos,rios e urbana),mesmo com risco de dengue…etc.A população vai ficando indignada,e se sabem, que vc gosta do PT, caem em cima matando.Venho falando no pp blog,no perigo que o PT está correndo…gostei e muito da sinceridade do Gilberto.Vou dar mais um exemplo…Além da falta de controle da Anatel,a ANS tbém não defende o interesse dos usuários dos planos…fiz denúncias graves e foi dito que deveria procurar o MP,que eles nada podiam fazer….Houve conquistas com o PT,muitas…mas houve acomodação tbém…Agora,temos os acenos de reforma política…e acredito que outras tbém vão vir.Mas o PT precisa mostrar serviço!

Deixe uma resposta