Empresa pergunta a candidatos a emprego o que acham do governo Dilma

denúncia

smart fit

 Atualizado às 20h45m de 25/03/2015

 

A leitora carioca Verlaine Pinto contatou o Blog com uma denúncia preocupante, mas que não chega a surpreender em um momento político em que a intolerância e os abusos contra determinada opinião política não param de surgir e de aumentar em termos de gravidade e de ilegalidade.

Veja, abaixo, a troca de mensagens entre Verlaine e o blogueiro

denúncia

Verlaine está coberta de razão. Na verdade, ela tem mais razão do que imagina. Colocar em uma ficha de pedido de emprego uma pergunta sobre a opinião política do candidato, é ilegal.

A Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1958, ratificada pelo Brasil em 1968, traz um conceito de discriminação especificamente nas relações de trabalho em seu art. 1º, entendendo como discriminação “Qualquer distinção, exclusão ou preferência fundada em raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional, origem social ou outra distinção, exclusão ou preferência especificada pelo Estado-Membro interessado, qualquer que seja sua origem jurídica ou prática e que tenha por fim anular ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento no emprego ou profissão

O Blog entrou em contato com a assessoria de imprensa da franquia Smart Fit. A funcionária “Rafaela” retornou o contato por telefone e se prontificou a esclarecer a questão. Esclareceu que a rede de academias Smart Fit tem unidades próprias e franqueadas e que não sabe se a unidade no bairro carioca de Botafogo é franqueada ou pertence à rede da empresa.

Então, vejamos: quanto tempo é necessário para uma empresa pedir ao setor de recursos humanos um exemplar de suas fichas de pedido de emprego? Foram dadas algumas horas para a empresa responder e a resposta não veio.

Vale esclarecer que caso a unidade acusada de discriminação seja franqueada Smart Fit, a iniciativa de perguntar a opinião política do candidato a emprego pode não ser uma prática da franquia, mas do franqueado.

Essa não é a primeira denúncia que o Blog recebe sobre constrangimento político de empregados por empregadores. As denúncias vão do constrangimento a trabalhadores já empregados a essa última, sobre constrangimento àqueles que pleiteiam vaga.

Diante disso, o Blog fez uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho para que apure o caso, já que esse tipo de constrangimento ilegal a trabalhadores está atingindo uma proporção inaceitável.

O Blog também sugere aos seus leitores que não se intimidem e que estimulem toda e qualquer pessoa que for alvo desse tipo de constrangimento a que não fique passiva. A opinião política de um cidadão é indevassável e não pode ser objeto de constrangimento.

Confira, abaixo, a denúncia ao MPT

denúncia mpt

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SMART FIT 

A rede de academias de ginástica Smart Fit enviou, às 19 horas de 25/03/2015, e-mail com sua posição sobre o caso.

POSICIONAMENTO

A Smart Fit informa que não aborda o tema política em seus processos seletivos. A rede esclarece que foi um caso pontual, no qual um colaborador da unidade Bambina adotou uma pergunta que envolve cenário político no processo seletivo por ser um tema da atualidade, com o objetivo único e exclusivo de avaliar a habilidade de uma candidata para fazer uma dissertação. A Smart Fit informa que já reforçou a orientação sobre a realização de processos seletivos junto às lideranças das unidades. A rede também reitera que o posicionamento político de seus candidatos não interfere na decisão de contratação, principalmente por respeitarmos e apoiarmos a pluralidade de opiniões.

PS: Em contato telefônico, a empresa explicou que a unidade que colocou a questão em seu formulário de pedido de emprego não é franqueada e, sim, pertencente à rede própria Smart Fit. A explicação de que “um colaborador da unidade Bambina adotou uma pergunta que envolve cenário político no processo seletivo por ser um tema da atualidade, com o objetivo único e exclusivo de avaliar a habilidade de uma candidata para fazer uma dissertação“, não convence. Em primeiro lugar, não é assim que se propõe a um candidato a emprego que faça uma dissertação sobre qualquer assunto. Para que candidatos a emprego não se deixassem intimidar pela questão haveria que pedir uma dissertação sobre o cenário político. Perguntar o que o candidato acha do governo Dilma Rousseff é coisa bem diferente. Tampouco há garantia de que a unidade da Smart Fit em questão é a única a adotar essa prática.

139 comments

  • Acho correto Edu

    Inclusive na hora da entrevista tem que questionar o entrevistador fazer ele entender que ele esta atuando contra a lei.

    Creio que deve inclusive confrontar o entrevistador com uma atitude positiva, mostrando que o procedimento é totalmente equivocado e que a empresa pode incorrer em crime de discriminação.

    Acho um absurdo…

    Todo candidato deve demonstrar claramente a sua discordância sobre este tipo de atitude.

    Precisamos confrontar estes tucanos de forma direta e clara

  • Um pouco fora de pauta. Será?

    Alguém pode me perguntar o que tem a ver o c* com as calças, depois que ler a matéria aqui recomendada.

    Atentando para o que está acontecendo hoje no mundo, tudo tem a ver com tudo. Na realidade, sempre teve.

    A matéria que ora recomendo foi a melhor da semana entre aquelas que foram publicadas no blog do Nassif.
    Não a leia muito depressa, procure entender cada parágrafo. Teve um que eu li umas três vezes.

    O título da matéria é:
    Crise: A América Latina na dinâmica da guerra global

    Mas poderia se chamar “Os Estados Unidos querem tomar tudo de todo mundo”.

    Com o meu conhecimento fragmentado sobre o assunto, não consegui elaborar nenhum raciocínio discordante com relação ao que se encontra escrito.

    Portanto, recomendo a todos os internautas leitores dos “blogs sujos” e dos “blogs limpinhos”. Eis a matéria:

    http://jornalggn.com.br/blog/antonio-ateu/crise-a-america-latina-na-dinamica-da-guerra-global

  • Já vi esse filme, ele se passou durante a ascensão do nazismo na Alemanha e durante o macartismo nos EUA.

    Parece que a catequese da globo e seus satélites vem fazendo efeito e o Brasil está prestes a se tornar um país em que o candidato a um modesto emprego tem que ter o pensamento político igual ao do patrão para ser admitido.

    Espero que o ministério do trabalho aja com rigor, se comprovada a denúncia, porque os fatos narrados são gravíssimos.

  • Eduardo imagine se essa moça fosse contratada, quantos constrangimentos ela não teria que passar para não perder o emprego, e isso é assédio, é preciso o MPT fazer uma investigação para ver como os empregados desta “academia” são tratados.

    • Muita calma nessa hora. A pergunta nao e descabida nao, basta ver a queda da popularidade da Dilma, na casa dos 10 por cento atualmente. A voz do povo e a voz de Deus. O povo sabe de suas dificuldades, inclusive o desemprego. Ouvir a opiniao de uma canditada e natural, mas ninguem estava la para gravar, fotografar, como brincava aqyele ator da escolinha, se isto influenciou ou nao na admissao dessa jovem. Presumir e julgar e coisa muito grave, talvez pior do que alguns destes emails insanos.E tem mais, eu nao contrataria esta jovem, pois esta atitude e coisa de fuchico de salao de beleza. Eu nao namoraria esta jovem, porque e perigosa…
      Talvez seja bom nem revelar seu nome, para nao ter dificuldades de futuras tentativas de emprego…

  • Eduardo, tenho absoluta certeza que a denúncia da leitora está na proporção de 1 para um milhão, quando a realidade atual dos empresários e empresas a fazer essa pergunta é de 1 em cada 8. A intolerância política, ou melhor ao PT beira a catastrofe. Estamos nas areias da praia do nazifascismo e vem um tsunami por ai.
    Gostaria de estar errado, mas não leio nada que me alente a pensar isso. Grande abraço.

  • Esse país está andando para trás.

    Sectarismos odientos do tipo que só ouvíamos falar em países com lutas fratricidas, como católicos versus protestantes na Irlanda do Norte, palestinos versus judeus em na Palestina ocupada, estão sendo transportados artificialmente para o Brasil.

    Fundamentalismo religioso querendo impor suas pautas sobre toda a população, reforçando preconceitos contra grupos já vulneráveis, esquecendo que o país é laico; exacerbação artificial e induzida de sectarismo político, requentando delírios risíveis da guerra fria de 50 anos atrás.

    Seria cômico, se não pudesse ser trágico.

  • É lamentável este tipo de procedimento, vez que está presente o propósito de intimidação.
    A empresa pode contratar quem quiser, mas este tipo de pergunta é constrangedor.
    Que todos aprendam a denunciar e que todos façam um boicote contra este tipo de empresa e comportamento empresarial.
    O trabalhador vende sua força de trabalho mas não pode ser tratado como um idiota.
    O trabalhador tem sentimento e opinião própria. Então, viva o povo brasileiro e o trabalhador.
    Abaixo aqueles que se acham os melhores. Viva o amanhã, de forma respeitosa e democrática.

    • Anonimo
      26/03/2015 • 11:23
      Your comment is awaiting moderation.
      Muita calma nessa hora. A pergunta nao e descabida nao, basta ver a queda da popularidade da Dilma, na casa dos 10 por cento atualmente. A voz do povo e a voz de Deus. O povo sabe de suas dificuldades, inclusive o desemprego. Ouvir a opiniao de uma canditada e natural, mas ninguem estava la para gravar, fotografar, como brincava aqyele ator da escolinha, se isto influenciou ou nao na admissao dessa jovem. Presumir e julgar e coisa muito grave, talvez pior do que alguns destes emails insanos.E tem mais, eu nao contrataria esta jovem, pois esta atitude e coisa de fuchico de salao de beleza. Eu nao namoraria esta jovem, porque e perigosa…
      Talvez seja bom nem revelar seu nome, para nao ter dificuldades de futuras tentativas de emprego…

      Responder

  • Antes da eleição de 2014 fui assediado por uma médica no consultório dela em relação ao PT, Dilma e Lula: quis saber em quem eu votaria, o que eu achava da mídia apoiar(?) Dilma e o PT e que Lula seria um ladrão incompetente que só sabia enganar as pessoas. Para sua frustração comecei dizendo que minha candidata era Dilma, que Lula é o maior político da história do nosso País e que o PIG corrupto não apoiava o PT, pelo contrário, fazia oposição deslavada 24 horas por dia, 30 dias por mês e 365 dias por ano, ao PT e ao Brasil. Finalizando, disse que não achava conveniente médico e paciente discutirem política dentro do consultório e que eu estava ali para fazer uma consulta. Ela desconversou e a passamos a falar do que interessava: minha saúde. Não voltei a procurar a dita médica. Certamente, que esta é um prática rotineira nos consultórios médicos por todo o Brasil, na verdade, um crime.

    • Ano passado eu também fui alvo de uma tentativa de patrulhamento, poucos dias antes do 2º turno. A autora foi uma atendente de um consultório médico, de uma pequena cidade do interior do RN. Estado que deu 70% dos votos a Dilma. Enquanto ele preenchia a minha ficha, foi logo perguntando como eu via o “escândalo da Petrobrás”. Ora, há 10 anos que sou piolho dos blogs sujos, e tenho a resposta pra tudo na ponta da língua. A coitada ficou tão sem jeito que até mudou de assunto.

      • Almir, sempre aconselho ao povo que, se for em consulta médica, não debatem política etc. Sempre aviso a parentes pois há alguns que adoram falar muito e numa dessas irão quebrar a cara pois essa classe médita coxinha está fora de si.

        Em todo caso, nunca presenciei coisa desse tipo, mas se for algo assintoso, daria meia volta e daria um fora no médico, se não fosse possível interromper o assunto. Mas geralmente eles abordam o pessoal mais simples que fica indefeso quando é abordado por temor em reagir, então a atitude mais inteligente (embora possa não ser muito corajosa), é não entrar em atrito com esses médicos e deixar eles falarem o que quiserem, voto é secreto, não é chiadeira e histeria de coxinha que impedirá alguém de votar contra o que a corja que essa máfia de jaleco defende (não generalizando).

  • Excelente trabalho, Edu.
    Valeu a pena eu ter ido àquele primeiro encontro, em frente a Folha, para protestarmos naquele sábado e criarmos o movimentos dos sem mídia.
    Sinto-me completamente agradecida por sua cidadania e por seu combativo empenho em relação às questões que chegam a você.

  • Isso é o cúmulo do absurdo, se a moda pega, daqui a pouca irão querer saber qual a religião, o time de futebol e a cerveja preferida do candidato, além de ilegal, é inconstitucional, pois fere princípios consagrados na Constituição.

  • O fascismo quando não é enfrentado não tem limites, parece que o Brasil entrou no túnel do tempo histórico e acordou num pesadelo semelhante ao que ocorria na Alemanha dos anos 30, quando um certo Adolf Hitler assumiu o cargo de Chanceler daquele culto é avançado país europeu e a partir daí judeus, ciganos, homossexuais, comunistas e outras minorias passaram a ser perseguidas e depois simplesmente exterminadas nos campos de concentração ou em fuzilamentos coletivos.

    A bola da vêz do ódio político no Brasil é o Partido dos Trabalhadores, seus membros, simpatizantes, eleitores e qualquer autoridade desse partido que hoje governe um Município, Estado ou do Governo Federal.

    Parece que está no início uma cruzada ideológica estimulada pela mídia partidarizada e pelos partidos de oposição PSDB, DEM e PPS, em conluio com partes do Ministério Público Federal e do Judiciário para deliberada criminalização e extinção do PT enquanto organização política e estigmatização de seus membros, eleitores e simpatizantes.

    Ou os movimentos sociais, os dirigentes do PT e o governo federal reagem a essa ofensiva criminosa e ilegal que sofre de forma coordenada nessas várias frentes ou entraremos num período de trevas de uma ditadura fascista civil-judicial-midiática de consequências imprevisíveis para nosso país.

    • Donizeti, eu acho que quem tem que reagir é o povo, sociedade, movimentos sociais, independente da postura (a meu ver até agora, covarde) do governo federal e do próprio PT.

      Porque o ataque desses extremistas de direita não é só ao PT, o PT virou desculpa, bode expiatório pro ódio, o ataque dessa corja é contra a democracia, é contra as forças progressistas da sociedade, contra qualquer avanço social, reforma do Estado etc, porque isso contraria os interesses dessa classe dominante retrógrada que habita este país.

      E sim, temos que reagir. Sempre conclamo o pessoal de esquerda a reagir e debater em fóruns, onde for (na rua etc), páginas, e os caras nada, ficam em estado de inércia esperando reação de governo que não vem. Foi essa esquerda acomodada, confiando que aquela era de bonança do governo Lula (refiro-me ao clima político) duraria pra sempre quando há uma ofensiva de uma direita tresloucada que precisa ser interrompida e não que este pessoal fique acomodado, inerte alegando que estão com medo dos fascistas. Se ficam com medo depois não poderão reagir, apenas esperar a paulada no lombo dada pelos fáscios. Pertinente teu alerta.

      Fascismo se combate independente de governo, a Resist~encia Francesa e os partisans na segunda guerra não tinham governo e combateram os fascistas como movimento político organizado. Que sirvam de exemplo pois pelo que noto parte da esquerda do país é muito ignorante sobre temas históricos e políticos e isso não é bom, é perigoso. É uma esquerda muito religiosa atrelada à Igreja Católica, só que pra lidar com uma classe dominante besta fera, não é dando a outra face que conseguirão modificar isso e sim se posicionando de forma firme e coesa contra os fascistas, minando o discurso de ódio deles com a razão.

  • Edu, que tal perguntar o nome do(a) proprietário(a) da empresa em tela? Se investigar bem, pode ser que algum tucano gordo esteja no comando dessa empresa. Abraços.

  • Edu,

    é fora do tema mas acho importante (espero que não seja extremismo meu).
    Acabei de ver no noticiário da televisão que Washington fez novo convite para Dilma ir para lá.
    Fiquei com a pulga atrás da orelha pela insistência e tive um pensamento negativo de que podem tentar assassiná-la.

  • Edu,

    Essa não é a primeira reclamação sobre esta academia:

    http://www.reclameaqui.com.br/4349872/smart-fit/ma-educacao-na-academia-por-parte-dos-profissional-bruno-rod/

    Parece que tem até reclamação no Conselho Regional de Educação Física tem:

    https://www.facebook.com/plugins/comments.php?api_key=336015209745247&channel_url=http%3A%2F%2Fstatic.ak.facebook.com%2Fconnect%2Fxd_arbiter%2F6Dg4oLkBbYq.js%3Fversion%3D41%23cb%3Df31ce965d33ffb2%26domain%3Dwww.reclameaqui.com.br%26origin%3Dhttp%253A%252F%252Fwww.reclameaqui.com.br%252Ff2870ee323ac722%26relation%3Dparent.parent&href=http%3A%2F%2Fwww.reclameaqui.com.br%2F4349872%2Fsmart-fit%2Fma-educacao-na-academia-por-parte-dos-profissional-bruno-rod%2F&locale=pt_BR&numposts=3&sdk=joey&width=600#

    Fiquei com uma dúvida…Será que a Academia está recolhendo o ISS corretamente ?!?
    Quem sabe uma fiscalização maia apurada da Secretaria da Fazenda do Município do Rio de Janeiro não solucionaria esta dúvida ?!?

    http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/faces/menu_structure/servicos/navigationCidadao/folder8/url?_adf.ctrl-state=ikklz5u5a_18&_afrLoop=2333911363317000

    Nesses tempos de lista do HSBC é melhor investigar, né ?!?
    Vai que o pessoal tá com uma continha na Suíça e esqueceu de declarar ?!?
    Não que isso seja uma represália a atitude da academia !!!
    Essa é apenas um forma para melhorar a arrecadação do município, já que, em 2016, vai ter Olimpíadas na cidade e o Prefeito Eduardo Paes, que foi lançado candidato a Presidente pelo seu xará, Eduardo Cunha….está precisando de muita grana, para as duas empreitadas…rsrsrsrs

    Tenho certeza que a Secretaria da Fazenda da Prefeitura do Rio de Janeiro terá o maior prazer em fiscalizá-los.

  • Eu fui dar enter e publiquei nem havia terminado meu comentário.

    Hoje assistindo a Katia Fonseca da TV Gazeta, no Programa Mulheres, eu me deparei com comentários sobre a explicação da atriz global que foi citada com dinheiro no HSBC, a Cláudia Raia, elas sempre deixando bem claro que ela agiu bem se posicionando e explicando como teria adquirido este dinheiro adquirido de muito trabalho, sei que a explicação foi bem extensa. Eles deixaram também bem claro que quem não se explicou não quer dizer que por isto a informação é verdadeira, e que um direito deles se explicar ou não, e deixando bem claro que não iam citar nome de pessoas já que poderiam ser processado por isto.
    Falaram em outra que foi acusada eu entendi que seria a Eliane Catanhede, mais na hora que eles comentaram que se deu sobre a sua profissão e em outra emissora estavam no assunto e citaram o nome da Eliane então presumia que era a mesma pessoa que estava sendo citada.

    Enquanto isto eu fiz minha análise, é incrível o quanto eles fazem rodeios para não acusar sem provas reais do fato.
    Já quando se trata de acusar quando se trata do PT, eles já postam como se a acusação fosse verdade e pega pesado mesmo.

    Muito triste Edu o absurdo que estão fazendo, espero que se reverta e fique para trás tudo isto e que possamos algum dia ter orgulho de ser brasileiro novamente, que eu tinha, mais depois de me inteirar da realidade que estamos vivendo, não que eu gostaria de não ser brasileira, mais orgulho eu não tenho mais não.

    • Pois é, Maria José.
      Nada como um escândalo envolvendo artistas queridos e respeitados, nomes ligados ao PSDB, barões da mídia etc., para lembrarmos que existe presunção de inocência, que existem as garantias e direitos individuais, que é melhor perguntar antes de acusar…

  • Perfeito, Edu,. É caso típico do Ministério Público do Trabalho. Ação civil pública neles, por dano moral coletivo. E todo candidato a emprego que se deparar com essa pergunta, independentemente da ação do MPT, pode requerer indenização por danos morais pela afronta à sua liberdade de opinião. Esse é um preceito constitucional e nenhum empregador pode desobedecê-lo.

  • Amigos, acendeu-se a luz vermelha! A partir de agora, as coisas invadiram os direitos civis. Onde estão os que podem nos defender? Me lembrou o caso da vídeo locadora em que o pai do sr. Sérgio Moro encerrou a conta porque o proprietário declinou seu voto para Lula. Se algo consistente não for feito, temos que sair do país? Voltaremos a ter um Fleury 2.1? Acaso isso não beira a tortura?
    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP.

  • Edu aqui em jundiai a 60 km de São Paulo, uma amiga que trabalha em uma agencia de empregos me falou que as entrevista tem analise de perfil religioso, politico e financeiro ” serasa “, eu ouvi de um amigo que trabalhou na coca cola que uma gerente da fabrica aqui em jundiaí não contratou um empregado por ele estar com nome “sujo”, mesmo tendo melhor curriculum que o outro candidato, faz como eu não tomo coca cola, se as pessoas soubessem de onde vem a água, e como eles limpam a linha de produção jamais tomariam coco cola.

  • :
    Ouvindo A Voz do Bra*♥S♥*il e postando:
    Mais um outro poema (acróstico) para a defenestradora de tucanus:
    .
    Duas vezes contra o espectro atro
    Inscreveu já seu nome na história
    Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    Mulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
    .
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    .
    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Bra*♥S♥*il, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
    .
    ************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !
    .
    ************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.
    .
    ************* “A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem sequer sabem que não sabem”. Noam Chomsky.

  • A coisa está tão estranha que está pior que nos anos 80. Havia resquícios da ditadura mas não essa perseguição que se verifica hoje, por incrível que pareça. Apesar de tudo, havia mais tolerância.

    Para terem ideia nessa época eu trabalhava na maior agência de publicidade brasileira, cujo dono era de direita mas bem humorado. O meu maior cliente era a VW, que também era o maior cliente da agência. Um dia pediram que eu integrasse um happy hour que estava sendo oferecido para o staff da VW. Eu fui, mas esqueci que estava com bottom do PT, em plena era dos piquetes na porta da fábrica. O dono da agência fez uma pilhéria qualquer na frente dos clientes, eu não tirei meu bottom e foi tudo bem. Nessa mesma época houve uma greve de 1 dia dos profissionais de cargos inferiores da agência, por razão justa. Dos “cargos de confiança”, só eu e o diretor de TI desceram para, na frente do prédio, dar força para a reivindicação dos colegas. Eu achava que seria demitida mas nada aconteceu. Imaginem se fosse hoje. Não ficaria nem mais uma hora no emprego.

  • Fora de pauta, mas importante. A Coalizão pela Reforma Política Democrática está fazendo um protesto no planalto #devolvegilmar e está pedindo para reforçarmos enviando email para a corregedoria da justiça.

    O email é: [email protected]

    Eu escrevi: “Nós, cidadãos, estamos esperando há tempos que o Ministro Gilmar Mendes devolva o processo a que pediu vistas, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650, proposta pela OAB, que já teve 6 pareceres favoráveis e vai ao encontro do que deseja a população”.

    • O que interessa é que a pessoa seja competente para exercer a função na empresa, ponto. Se o funcionário é petista ou tucano, isso não importa. E é ilegal mesmo. Correto o Eduardo Guimarães que confrontou diretamente o problema, é isso que tem de ser feito. Vou dar crédito a nota da empresa que afirma ter sido uma postura individual do funcionário que entrevistou, mas ainda assim a responsabilidade é da empresa, que deve orientar adequadamente seus funcionários. Mais uma vez correto o Eduardo Guimarães, não adianta ficarmos só reclamando de governo, cabe a cada um enfrentar as situações com altivez. O exemplo foi dado. Parabéns pela iniciativa.

  • É uma cilada Bino! Se o candidato disser que aprova Dilma, nada do que ele tenha respondido antes importa- é questão eliminatória. Muito “Smart” essa empresa!

  • Já escrevi aqui que certos ambientes de trabalho estão ficando insuportáveis. Ninguém deu importância.

    Pelo Facebook vejo ex-diretores de multinacionais pregando ódio e que se excluam eleitores da Dilma de círculos sociais.

    Os sindicatos e o PT estão dormindo solenemente.

    Por motivos óbvios, gostaria de manter anonimato.

  • Esse caso é gravíssimo!!!!!!!!!!!!!!!!! Não é caso apenas para o Ministério Público do Trabalho, que teoricamente seria o titular para Ações destinadas a investigar abusos e crimes nas relações trabalhistas, mas, também É CASO PARA A POLÍCIA FEDERAL!!!!!!!!!!!! Afinal, mas do que uma Convenção da OIT, que é algo seríssimo, a atitude dessa academia viola a Constituição, que proíbe discriminação por causa de cor, gênero, religião, origem e opção política. Apesar de ser o primeiro caso que conheço, tenho certeza absoluta que deve haver uma enxurrada deles, envolvendo não apenas a não contratação de alguém, mas pressões entre pessoas contratadas(o que caracteriza assédio moral, que é um crime), principalmente destinadas a usá-las como bucha de canhão em “manifestações” fascistas, prática que existe no Brasil desde as passeatas contra Goularth. Um leitor do blog lembrou que a academia pode pertencer a algum membro do PSDB, é bastante provável, como também está claro que essa prática não se origina de atos isolados, mas evidentemente está atrelada a uma ação organizada, na qual as “entidades” de empresários e comerciantes estão envolvidas. Cabe à Polícia investigar todas essas possibilidades, ou mesmo à ABIN, já que É EVIDENTE O CARÁTER GOLPISTA DESSE TIPO DE AÇÃO, SEM CONTAR SUA CARACTERIZAÇÃO COMO UM MOVIMENTO FASCISTA(MAIS UM ENTRE TANTOS QUE ASSOMAM NESSA LOUCURA NAZISTA EM QUE O TERRORISMO MIDIÁTICO E A AÇÃO DOS EUA MERGULHARAM O BRASIL), PORTANTO UMA AMEAÇA À DEMOCRACIA E ÀS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. A CUT TAMBÉM DEVERIA PARTICIPAR DESSA INVESTIGAÇÃO. Como entidade sindical, a CUT deve não apenas investigar, mas dar apoio jurídico às vítimas que resolverem denunciar perseguições e exigir das autoridades uma investigação imediata e a penalização dos envolvidos. É mais do que óbvio que, do mesmo modo que o imbecil Fernando Holiday; as campanhas fascistas pela INTERNET; as “organizações” golpistas que surgira repentinamente; a sabotagem no Congresso; a histeria das classes médias e altas e o eterno caráter golpista da mídia, essa é mais uma engrenagem de uma grande máquina golpista, conduzida por organizações fascistas, que está em pleno funcionamento no Brasil, visando derrubar o Governo Dilma e principalmente entregar o Pré-Sal aos EUA. Precisamos reagir de forma enérgica, não basta ficarmos debatendo na INTERNET ou mesmo realizando denúncias. É necessário que partamos para a mobilização nas ruas, só a ação prática mostrará nossa força e atemorizará os golpistas. ESTÁ NA HORA DE NOVOS ATOS EM APOIO A DILMA E EM DEFESA DA PETROBRÁS(APOIO INTEGRAL, SEM RESSALVAS), COMO TAMBÉM DENUNCIANDO O FASCISMO E SEUS AGENTES, PRINCIPALMENTE A MÍDIA. COM DESTAQUE PARA A GLOBO. Por sinal, começam a surgir de forma espontânea, chamadas para atos contra a Globo(Azenha divulgou dois, um no dia 1º de Abril, em todas as capitais; e outro no dia 26, em São Paulo). Que tal se você falasse sobre eles? São ações desse tipo que precisam ser apoiadas e incentivadas, buscando uma sinergia entre as forças progressistas, que precisam unir-se com rapidez, para que consigamos não apenas barrar os fascistas, mas abrir o caminho para a implantação de novas e mais profundas mudanças neste país. Vamos à luta imediatamente, antes que seja tarde..

  • Muito Bom…
    Importantíssimo, que cada brasileiro dispense seu tempo para verificar
    aquilo que não acha respeitoso, digno, ético, ou coisas que lhe toquem
    a moral..
    Não relato aqui, o que estou passando, pois não finalizei ainda as buscas,
    mas a principio o que eu escutei de um Médico Particular é de arrepiar o cabelo.
    Narro aqui, mas tarde.
    O que estou descobrindo na realidade, é que um telefone faz milagres, e que as
    Instituições do país são extremamente fortes no auxilio do cidadão..
    Basta procurar..
    Anvisa e SUS, são fantasticos no atendimento..
    E hoje conto como reserva de socorro os BLOGS SUJOS..
    Que acho uma ferramenta sensacional..
    parabens..pelo auxilio a Senhora e ao POVO brasileiro.

  • Atitude criminosa dessas empresas deve ser o suficiente para que elas fiquem bloqueadas para empréstimos junto aos bancos públicos e de fomento social.

  • Caro Eduardo,
    Agora imaginemos tudo que está rolando por detrás dos panos, e que ainda não tivemos conhecimento.
    Nas escolas, nas faculdades, nas Empresas, enfim, em todos os lugares.
    Penso que nessa guerra midiática, o PT está perdendo feio.
    É evidente, que a Blogosfera faz o contra ponto, como aqui, por exemplo.
    Mas nossos guerreiros Blogueiros não podem estar em todos os lugares ao mesmo temo.
    Então nós, precisamos fazer nossa parte, DENUNCIAR!
    Parabéns a Dna Verlaine, um exemplo para nós.
    Parabéns Eduardo, por amparar a denúncia e levá-la aos órgãos competentes.

  • Conheço essa academia, ela tem preços populares em torno de R$ 50,00.
    Existem em vários bairros. Por terem um preço bem abaixo do que é cobrado por outras academias, muitas academias fecham por concorrência desleal. Mas fazer o que, é o livre comercio.

    http://www.larafotos.com.br/2012/01/13/smart-fit-a-rede-de-academias-barata-e-polemica/
    https://www.youtube.com/watch?v=M-F1smOddNg
    https://www.google.com.br/search?q=quem+%C3%A9+o+dono+da+smart+fit&biw=1215&bih=689&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=UkUTVZPhOYqUyQSjtoBw&sqi=2&ved=0CD0QsAQ
    http://www.reclameaqui.com.br/3687595/smart-fit/quot-sai-constrangido-e-nao-pretendo-pisar-novamente-na-sma/

  • Corrupção e Politicagem Pesada

    18th March 2015
    Um texto de George Monbiot, um dos mais importantes jornalistas britânicos que escreve regularmente para The Guardian.
    127

    A Grã-Bretanha não é corrupta? Só não é numa ridícula e estreita definição do que é a corrupção.

    By George Monbiot, published in the Guardian 18th March 2015

    A conta não fecha. Quase todos os dias, as notícias estão repletas de histórias que me cheiram a corrupção. Contudo, no ranking de corrupção de (Transparency International) Transparência Internacional, a Grã-Bretanha ocupa o 14º lugar entre 177 nações, o que sugere ser este país uma das mais bem governadas nações da terra. Ou todos esses 13 países são espetacularmente corruptos ou tem algo errado com esse ranking.

    Sim, o problema é o ranking, cujas definições de corrupção nas quais ele se baseia são estreitas e seletivas. Nas nações ricas, práticas corriqueiras que poderiam razoavelmente ser taxadas de corruptas são simplesmente excluídas; práticas corriqueiras em nações pobres são enfatizadas.

    Esta semana, foi publicado por David Whyte um livro deveras inovador, Quão Corrupta é a Grã-Bretanha?, que deveria ser lido por todo aquele que crê que este país merece a posição que lhe é atribuída no ranking de Transparência Internacional.

    Haveria ainda algum setor comercial bancário na Grã-Bretanha sem a corrupção? Pense na lista dos escândalos: pensões subfaturadas, fraudes hipotecárias, o golpe do seguro de proteção de pagamento, o golpe da manipulação da taxa interbancária Libor, as operações com informações privilegiadas e tantos outros mais. Depois pergunte a si mesmo se espoliar as pessoas é uma aberração ou apenas um modelo de negócios.

    Nenhum dirigente de banco foi imputado ou sequer desqualificado por práticas que contribuíram a desatar a crise financeira: a legislação que os teria coibido foi debilitada por sucessivos governos. Um ex-ministro do atual governo dirigiu o banco HSBC quando este se lançou à evasão fiscal sistemática, à lavagem de dinheiro do narcotráfico e à provisão de serviços para bancos da Arábia Saudita e do Bangladesh ligados ao financiamento de terroristas. Em vez de processar o banco, o dirigente da administração fiscal do Reino Unido foi trabalhar para esse mesmo banco depois se aposentar.

    Operando com o apoio dos territórios britânicos de além-mar e dependências da Coroa, Londres é a líder mundial dos paraísos fiscais, controlando 24% de todos os serviços financeiros que estes oferecem. A cidade oferece ao capital mundial um sofisticado regime de sigilo, dando assistência não apenas a sonegadores de impostos, mas também a contrabandistas, evasores de sanções e lavadores de dinheiro. Como disse a juíza de instrução francesa Eva Joly, queixando-se, a City “nunca forneceu sequer uma ínfima evidência útil a um magistrado estrangeiro”. Reino Unido, Suíça, Singapura, Luxemburgo e Alemanha estão todos entre os países menos corruptos na lista de Transparência Internacional. Mas eles também figuram na lista da Rede de Justiça Fiscal (Tax Justice Network) como os piores regimes sigilosos de investimento e paraísos fiscais. No entanto, por alguma razão, isso não conta.

    A Iniciativa de Financiamento Privado (Private Finance Initiative) tem sido usada por nossos governos para nos iludir sobre a extensão de seus empréstimos que canalizaram dinheiro público para corporações privadas. Envolta em segredo, recheada de propinas ocultas, a IFP tem fisgado hospitais e escolas com dívidas impagáveis e ao mesmo tempo impedido a verificação pública de serviços públicos.

    Espiões de estado lançam-se à vigilância em massa enquanto a Polícia adota identidades de crianças mortas, mente em tribunais para fornecer provas falsas e incita crianças ao ativismo extremista; ela infiltra e tenta destruir grupos pacíficos. As forças policiais mentiram sobre o desastre de Hillsborough. Elas protegeram prolíficos pedófilos, inclusive Jimmy Savile e, como hoje se alega, toda uma gama de dirigentes políticos suspeitos também do assassinato de crianças. Savile foi protegido também pelo Serviço Nacional de Saúde (National Health Service) e pela BBC, que demitiu a maioria dos que tentaram expô-lo e promoveu os que tentaram perpetuar o encobrimento.

    Há o problema de nosso intocado sistema de financiamento político, que permite a compra dos partidos pelos mais ricos. Há o escândalo das escutas telefônicas e o pagamento de policiais por jornais, a privatização do Royal Mail a preços insignificantes, o esquema da “porta giratória”, fazendo com que dirigentes de corporações uma vez eleitos possam redigir leis que concernem a seus interesses, o roubo da seguridade social e dos serviços prisionais por empresas privadas terceirizadas, a fixação do preço da energia por empresas, o roubo diário das firmas farmacêuticas e tantas dúzias de casos semelhantes. Nada disso é corrupção? Ou é sofisticado demais para ser qualificado como tal?

    Entre as fontes usadas por Transparência Internacional para produzir seu ranking estão o Banco Mundial e o Fórum Econômico Mundial. Confiar no Banco Mundial para aferir a corrupção é como pedir a Vlad, o Empalador, uma auditoria sobre os direitos humanos. Orientado pelo princípio um dólar\um voto, controlado pelas nações ricas e atuando nas nações pobres, o Banco Mundial financiou centenas de elefantes brancos que enriqueceram enormemente elites corruptas e beneficiaram capitais estrangeiros, expulsando ao mesmo tempo pessoas de suas terras e deixando ao país dívidas impagáveis. Para espanto geral, a definição do Banco Mundial para a corrupção é tão limitada que exclui esse tipo de prática.

    O Fórum Econômico Mundial estabelece sua escala de corrupção a partir de uma pesquisa sobre executivos mundiais: beneficiários desse tipo de práticas que listei no presente artigo. As perguntas se limitam ao pagamento de propinas e à aquisição corrupta de fundos públicos por interesses privados, excluindo o tipo de corrupção que prevalece nas nações ricas. As entrevistas de Transparência Internacional com cidadãos comuns seguem a mesma linha: a maior parte das perguntas específicas concerne ao pagamento de propinas.

    O livro Quão corrupta é a Grã-Bretanha? argumenta que concepções tão limitadas da corrupção são parte de uma longa tradição de retratar o fenômeno como algo limitado às nações frágeis, as quais devem ser resgatadas através de “reformas” impostas por poderes coloniais e, mais recentemente, por organismos como o Banco Mundial e o FMI. Estas “reformas” significam arrocho, privatização, terceirização e desregulamentação. Elas tendem a sugar dinheiro diretamente das mãos dos pobres para pô-lo nas mãos dos oligarcas nacionais e mundiais.

    Para organizações como o Banco Mundial e o Fórum Econômico Mundial, há pouca diferença entre o interesse público e os interesses das corporações internacionais. O que pode parecer corrupção a partir qualquer outra perspectiva soa para eles apenas como economia saudável. O poder financeiro mundial e a imensa riqueza da elite global estão fundados na corrupção, e os beneficiários têm interesse em definir esta mesma corrupção de forma a escusá-los.

    Sim, muitas nações pobres sofrem o flagelo desse tipo de corrupção que implica pagamento de propinas a funcionários públicos. Mas os problemas que nos afligem são ainda mais profundos. Quando o sistema já pertence à elite, propinas são supérfluas.

    http://www.monbiot.com

      • Deve, companheiro, deve. Aliás, tenho mais de 20 anos de vida na Europa e na América do Norte. A corrupção nos países que se pretendem superiores é zilhões de vezes maior que no Brasil. Como me dizia meu ex-patrão canadense de origem haitiana “No Haiti, há muita gente corrupta mesmo. Já nos países do Norte, a corrupção é a própria alma e o próprio corpo do sistema.” Acho patético ver essa gente que nunca saiu do próprio umbigo idealizar países ultra corruptos e ultra violentos como se fossem assembleias de anjinhos. É muita ignorância, é muito analfabetismo político. Sempre me sinto divido frente a essa gente entre o nojo e a piedade. Esse texto tem de circular ao máximo. Não precisa indicar o tradutor. Abaixo todo e qualquer egotrip. Certo?

  • Sugiro aos frequentadores desta rede de academias que verifiquem (em conversas amigáveis com os funcionários) a existência de patrulhamento ideológico. Em caso positivo, encerramento da matrícula e denúncia.

  • “PS: Em contato telefônico, a empresa explicou que a unidade que colocou a questão em seu formulário de pedido de emprego não é franqueada e, sim, pertencente à rede própria Smart Fit. A explicação de que “um colaborador da unidade Bambina adotou uma pergunta que envolve cenário político no processo seletivo por ser um tema da atualidade, com o objetivo único e exclusivo de avaliar a habilidade de uma candidata para fazer uma dissertação“, não convence. Em primeiro lugar, não é assim que se propõe a um candidato a emprego que faça uma dissertação sobre qualquer assunto. Para que candidatos a emprego não se deixassem intimidar pela questão haveria que pedir uma dissertação sobre o cenário político. Perguntar o que o candidato acha do governo Dilma Rousseff é coisa bem diferente. Tampouco há garantia de que a unidade da Smart Fit em questão é a única a adotar essa prática.”

    Depois do trecho acima não há muito o que acrescentar comentando (a menos que eu soubesse de caso pareceido). A atitude de perguntar sobre opção política do candidato é crime conforme o Edu colocou no post e casos desse tipo devem ser denunciados ao Ministério Público do Trabalho.

    A orientação política não interessa, ou não deveria interessar, na contratação de qualquer pessoa, se a pessoa é de esquerda ou direita. Ainda bem que hoje temos meios (pela internet), e gente como o Edu, pra tocar na ferida desses problemas.

  • Vejo com preocupação tal postura mas parece que a ignorância e a grosseria estão em moda.
    Ivete Sangalo em quem reconheço qualidades embora não seja admirador do estilo, até duas semanas atrás unanimidade na Globo, já escalada , salvo engano, Super Star, foi constrangida e “demitiu-se” da emissora por ter ido a festa de Xuxa, que agora está trabalhando na Record.

  • pelo que percebi a empresa apenas perguntou o que a candidata achava do governo Dilma.
    Vocês é que estão deduzindo que não contratarão candidatos que apoiem o governo.

    Será que não é uma confissão de culpa de vocês?
    É, é sim, uma confissão de culpa. Vocês sabem a M…. que o PT fez e quer continuar fazendo.

    • Faça um favor a si mesmo, consulte um advogado para ilustrá-lo sobre essa barbaridade. Seu comentário passa recibo de um nível desumano de ignorância

      • “É, é sim, uma confissão de culpa. Vocês sabem a M…. que o PT fez e quer continuar fazendo.”

        Eduardo, a culpa é sua. Você fica liberando comentários de um menino de 06 anos… e veja no que deu!

        (modo irônico ON)

    • Se era pra testar a capacidade do candidato fazer uma dissertação, fosse dado um tema tipo assim “A Cigarra e a Formiga” ou “A Raposa e as Uvas”. Mas não, pediram que a candidata ao emprego se posicionasse perante o governo federal, ou seja, fizeram um patrulhamento ideológico, sob o argumento de que a candidata estivesse “antenada” com o momento atual. Aliás, se o critério foi esse, deveriam ter perguntado também qual seria o posicionamento da candidata sobre a hipocrisia dos demotucanos e a rede globo, que fecham olhos e ouvidos para o Tremsalão, para as denúncias contra Aécio e para o inquérito contra Agripino. Um erro não justificaria o outro, mas pelo menos demonstraria imparcialidade.

    • Pois é eu me lembro que anos atrás, quando fiz minha primeira entrevista de emprego de engenheiro, me perguntaram quem eu achava melhor, Maradona ou Pelé!
      Vai ver queriam saber se eu sou mesmo patriota…!

  • Não podemos aceitar em nosso país qualquer tipo de discriminação. Temos que botar a boca no trombone e denunciar. Se possível denunciar as autoridades, caso haja violação dos princípios constitucionais.

  • Governo leniente dá nisso…

    Enquanto o governo não reagir energicamente contra os golpistas, todos os direitosos se acharão no direito de ‘FAZER SUAS PRÓPRIAS LEIS”.

    Reaja, Dima….pelos amor de meus filhinhos….

  • A DIREITA BRASILEIRA sempre praticou PERSEGUIÇÃO POLÍTICA aos funcionários SOCIALISTA dentro das empresas PRIVADAS e ESTATAIS.

    A desculpa da Smart Fit é típica dos COVARDES de EXTREMA DIREITAS que vem sendo a DERROTADOS a 4 eleições CONSECUTIVAS.

    Eu sugiro a direção da Smart Fit, que pergunte aos seus CANDIDATOS a EMPREGO, como avaliaram o governo do FERNANDO HENRIQUE CARDOSO do P$DB.

  • Sugestão: todo aquele que é contra esse nazi-fascismo que está tomando conta do Brasil não pisa o pé nesta academia e quem é cliente, pula fora. Tenho uma amiga e um colega que moram em Botafogo e que são clientes desta academia. Vou fazer a maior caveira dessa mer…. até eles saírem de lá!

  • Sugestão: todo aquele que é contra esse nazi-fascismo que está tomando conta do Brasil não pisa o pé nesta academia e quem é cliente, tem mais é que pular fora. Tenho uma amiga e um colega que moram em Botafogo e que são clientes desta academia. Vou fazer a maior caveira dessa mer…. até eles saírem de lá!

  • Sou professora na área de RH e quando trabalho com os alunos o que não se deve perguntar e o que é melhor evitar perguntar a um candidato em uma entrevista de emprego sempre lhes convido à seguinte reflexão: “essa pergunta faz diferença com relação às exigências do cargo?” e “caso a empresa receba algum tipo de processo ou reclamação por perguntas feitas na entrevista, como eu, recrutador, posso justificá-las com base nas necessidades da vaga?” Caso o aluno não consiga justificar a exigência melhor esquecer a pergunta. Costumo trabalhar com eles o caso de uma empresa de frigoríficos que resolveu exigir atestado de nada costa de seus candidatos. Quando questionada por isso, a empresa tentou se justificar dizendo que trabalha em ambiente com materiais perfurocortantes e, por isso, não gostariam de contratar egressos do sistema penal. Ora, a justificativa não foi aceita judicialmente. Foi entendido que, já estando proibida a exigência desse documento em uma entrevista de emprego, salvo casos excepcionais, a justificativa da empresa não teria cabimento, em relação ao cargo oferecido.

    No caso da Smart Fit (conhecida rede de academias ELITIZADA), eles se justificam dizendo que o candidato deve mostrar habilidade em dissertar sobre temas da atualidade. Ora, para que seria o cargo em questão, nessa academia? Personal Politic Trainer? Recepcionistas capazes de discorrer sobre religião, política e sociedade, enquanto fazem sua matrícula ou te apresentam a academia? Axiliares de limpeza redatores? Logo, o questionamento sobre o governo Dilma não se justifica aos cargos disponíveis em uma academia.

    É tudo muito simples:
    “Disserte: o que você pensa sobre a importância da indústria do bem-estar na atualidade” – essa pergunta faz diferença para um cargo em uma academia de ginástica? Sim.
    “Qual a sua orientação sexual?” – Essa pergunta faz diferença para o cargo a ser ocupado? Não.
    “Qual a sua religião?” – consigo justificar a importância desse questionamento para um cargo em academia? Não.
    “Quais características você considera importantes/desagradáveis em um colega de trabalho?” Esse questionamento faz diferença para um cargo desses? Sim.

    Não tem de onde enrolar ou de onde esticar, a justificativa da Smart Fit não faz o menor sentido. Cabe aos candidatos questionarem também as perguntas que recebem, questionarem qual a diferença que elas fazem para o exercício da função. O problema é que a necessidade do emprego silencia muitas vítimas.

    • Excelente abordagem, parabéns.
      O que torna o assunto ainda mais interessante é o fato de que ditas academias são frequentadas por uma elite pois são muito caras. Essa elite deve emitir opiniões a respeito do governo a todo momento tornando a vida dos empregados da academia e que possivelmente pensam de outra maneira, um inferno. Pergunta pertinente seria “como o senhor se comporta quando emitem opiniões diferentes das suas convicções”

    • Não sei se é Elitizada mas a pergunta é um absurdo. A smartfit aqui em porto alegre é uma das academias mais baratas e melhor equipadas. Eu mesmo malho em uma. Custa R$ 69,90 por mês, enquanto qualquer outra, por simples que seja custa entre 100 e 130 reais.

  • Edu,

    O deputado Silvio Costa (PSC-PE), da base do governo Dilma, subiu à tribuna da Câmara decidido a metralhar a oposição (veja a íntegra do discurso no vídeo acima):
    http://www.viomundo.com.br/politica/deputado-detona-tucanos-comem-pao-de-lo-e-bebem-vinho-com-a-turma-do-trensalao.html

    PS: Se todo petista que há na câmara falasse com a mesma veemência, os rumos seriam outros, pois os demotucanos não aguentam uma vírgula de contestação sobre corrupção.

  • Que justificativa mais esfarrapada me fizeram lembrar do saudoso personagem da escolinha do professor Raimundo Rolando Lero, essa gente deve ser macaco da bunda branca que foram às ruas pedir o impitiman da Presidenta Dilma Rousseff, mas que hipocritamente silenciam diante da corrupção dos tucanos.
    Num ambiente desses, ideologicamente podre, é menor nem passar por perto.

  • Romanoffi ou Romanelli, Vovó ou vovô, será mesmo que importa o nome fora as reflexões que os textos e comentários trazem ?

    Escrevo este post sem saber se será publicado..

    Já denunciei a vocês que por inúmeras vezes eu venho sofrendo censura, aqui ou alhures, por apenas opinar ou tentar deixar claro, oferecendo honestamente a debate e a crítica, a minha forma de ver e pensar a realidade que nos cerca..

    ..tenho dito, e não é de hoje, que constantemente sou censurado por exercer um direito que a mim, MUITO ANTES de ser Constitucional, é natural ao meu ser, o direito de partilhar conhecimento, de compartilhar desejos e anseios, de “influir”, nem que minimamente, com um mundo que nos carrega sabe-se lá pra onde.

    Mesmo tomando o cuidado de não ofender ninguém pessoalmente, é comum eu traçar algumas considerações e elas, passado um tempo, sumirem ao não serem publicadas. Isso quando não, por apenas pensar diferente, eu começar a sofrer todo tipo de ofensa, e PIOR, com administradores de BLOGs virem censurando as minhas respostas e/ou indagações, enquanto a de outros que comungam de suas visões de mundo (ou INTERESSES), continuarem solenemente a tentar destruir ou dinamitar o animo dos que deles desalinham em pensamento.

    Tem importância não, às vezes penso ..afinal, faria parte dum jogo não desistir e defender suas teses com determinação ..mesmo que num jogo jogado por vezes com ignorantes, radicais, sectários, por pessoas voluntariosas, caprichosas, quando não cravejadas de interesses ESCUSOS ou AÉTICOS, que ao se verem “desafiadas e/ou ameaçadas em seus interesses” em suas crenças, tal qual um animal acuado, partem destrambelhadamente pra jugular do outro debatedor.

    Ao longo do tempo (só neste BLOG tenho 9 anos de participação) desenvolvi um jeito que, pode até não ser claro pra muitos, mas um jeito que a mim é confortável de escrever (um jeito que despreza até certo ponto a métrica e a gramática, que abusa das “aspas”, das reticências ou da variedade de temas) ..um jeito e forma que nunca escondi, sempre deixava ou tentava deixar claro QUEM por de trás do teclado se expressava.

    Ultimamente aqui, vez em sempre, usando o nick “Romanelli”, e um e-mail que sempre usei pra, caso necessário, me comunicar com o BLOG, ultimamente tem ocorrido que as minhas postagens não entram..

    ..daí que busquei de outra “identidade” pra poder me interagir ..foi aí que, e DEIXEI BEM CLARO ISSO noutro post, que usei há cerca 2 meses o nick “Vovó”, e ontem, resgatei o Romanoffi, nick inventado pelo jornalista Etevaldo Siqueira quando com ele eu debatia e condenava veemente o processo de privataria das telecomunicações, o governo de THC e as posições políticas do seu amigo de infância, SERRA ..e vejam vocês, ele, lá da direita, me enxergava como sendo um radical de esquerda ..e aqui, bem ??!! ..é a vida.

    http://blogs.estadao.com.br/ethevaldo-siqueira/2010/06/11/a-linguagem-de-palanque-em-acao/

    nota – se quiserem, leiam os comentários daquele post de 2010

    Enfim, é isso ..fora de achar de um reducionismo absurdo e vulgar eu ter que me preocupar com quem escreve e não com o que esta escrito, espero que estes meus esclarecimentos cheguem a muitos e que com isso ajude a desanuviar as preocupações infundadas, e estéreis, que “cercariam” esta identidade misteriosa sobre um certo Romanelli ou Romanoffi ..ou um Zé, como queiram.

    ..de certo mesmo é que sonho com o dia em que os colegas se preocuparão em me CONVENCER, em me demover das minhas convicções (coisa difícil de se ter num mundo tão mutante), isso se valendo NÃO da violência, mas do argumento, do fato, da crítica madura, adulta, fundamentada na ciência, no conhecimento e na experiência, uma de preferência insofismável, distante anos luz de achismos e querências púberes.

    https://www.youtube.com/watch?v=ofAIfj5Tt6k

      • Senhor Romanelli,
        O senhor não passa de um ser medíocre e extremamente pretensioso! Fazer comparações de sua falta de firmeza na identidade com os vários nomes que usava o excelente poeta e de mente muito complexa Fernando Pessoa é de uma arrogância inenarrável! O poeta português Fernando Pessoa jamais poderia ser chamado de hipócrita, visto que o uso de vários nomes eram inspirações e lampejos de genialidade e de um sentir que ele não reconhecia como sendo absolutamente seu! Qual a genialidade do senhor em trocar de nomes para ser aceito?! Se isso não for hipocrisia com uma não menor incapacidade de aceitação e firmeza de caráter, é o que?!
        O senhor é realmente JENIAL!!!! Contudo, se formos apenas um pouquinho condescendentes com o senhor, por conta da jenialidade que nos últimos anos tem grassado no Brasil — exemplos é que não lhe faltam ( Reinaldo Azevedo, Constantino, Fiúza, Villar, Augusto Nunes e mais uma infinidade de jênios, cujo maior expoente é o senhor Fernando Henrique Cardozo: “sou um homem de esquerda, mas ninguém acredita”) — o senhor acaba por ter razão! Cuide de sua jenialidade para que não seja alvo de cópias e inveja!!!…
        Maria Antônia

    • Romanelli, já disse em outros posts e repito: quando você se atém ao assunto do post, ainda que discordante, seus comentários são bem vindos.
      Porém, quando você quer ser blogueiro no blog dos outros, não é possível concordar com o que você escreve. Se o dono do blog apagar seu comentário (que você considera censura, mas não é, pois o blogueiro tem esse direito), será apoiado pela imensa maioria.

    • Tadinho… dá até pena.

      O irônico que esse é o MESMO cara que faz pouco da luta da Dilma contra a ditadura.

      Difícil mesmo é o que ele passa, pq ele é o centro do universo.

      Haja SACO pra aturar o mimimi cínico e hipócrita desse cara.

      • E o cara ainda fala em “ser convencido” quando tem o hábito de ignorar e mudar de assunto quando se depara com um argumento ou fato que não consegue refutar.

        Vc, Rocamboli, é intelectualmente desonesto. É impossível convencê-lo pq vc não aceita nenhuma opinião diferente da sua. Nem mesmo a opinião do blogueiro sobre qual será o tema do post vc aceita, e quer pautá-lo!

        Então, não venha com essa churumela de “ser convencido”, como se vc fosse um debatedor honesto e razoável, pq vc NÃO É e sabe disso, pois já lhe foi provado trocentas vezes.

        Haja cinismo! E vitimismo. E hipocrisia. E haja paciência pra aturar tudo isso.

        Corrija-se PRIMEIRO. Olhe-se no espelho. DEPOIS de se corrigir, aí vc pode começar a pensar que o problema é com os outros. Pq quando TODO mundo lhe diz que vc está errado, é MUITO provável que é vc quem está errado. Um pouquinho de autocrítica não faz mal a ninguém.

        E vc precisa de um Everest de autocrítica.

  • Edu,

    Isso me cheira a fascismo.
    “O fascismo é o sistema de governo que carteliza o setor privado, planeja centralizadamente a economia subsidiando grandes empresários com boas conexões políticas”

  • A academia fica em Botafogo.
    Zona Sul carioca.
    Reduto da UDN. Das viúvas do Lacerda.
    Onde Aecim abocanhou 4 de 5 votos.
    Onde os “paneleiros” saíram do armário.
    (Será que em Portugal, esses aí não se ofenderiam com a palavra?)
    Botafogo é logo ali, do lado do Leblon, Copacabana.
    Precisa dizer algo?
    Como diria um ansioso blogueiro carioca.
    Pano rápido!

  • Também acho que cabe reunir os relatos e encaminhá-lo ao ministério da justiça, Edu. Afinal de contas o assédio se dá por que defendemos esse governo.
    Dilma e sua equipe tem que se dar conta que nós que o apoiamos estamos sendo submetidos à inumeros constrangimentos e até bulying. Isso porque é um governo que se deixa acuar, não se defende e nem fornece uma agenda positiva para que nós confrontemos os coxinhas

  • O Lemam também disse que a iniciativa de um funcionário e é apolitico, engraçado quando é do PT eles saubiam de tudo e foram eles que mandaram fazer, quando é dos outros eles não sabem e não foram eles que mandaram fazer.

  • Edu, acho pouco provável que o MPT faça alguma coisa contra esse odioso fato. Conheço bem o Ministério Público da União, do qual fazem parte o MPT e o MPF, e posso afirmar que esta instituição faz parte da cruzada da direita para derrubar o PT do governo. Tanto isso é verdade que o PGR engaveta tudo que envolve tucanos graúdos vivos. Essa cruzada vem desde Antônio Fernando e Roberto Gurgel, chegando a Rodrigo Janot de forma mais disfarçada.

  • Eu já fui reprovado numa dinâmica por causa de minhas preferências partidárias. Num trabalho de metas pessoais, tinha que recortar e colar imagens e fazer um cartaz, eu peguei a foto do ex-presidente Lula e disse que ele seria a minha referencia preferida “Um homem brasileiro, comum, que chegou ao cargo máximo do país”. Meses depois me ligaram, pois tinha uma vaga técnica e eu tinha tirado a maior nota dentre 23 engenheiros, e me contrataram. Anos depois, em tom de brincadeira, o gerente de RH da empresa me confessou: “Aquela história do Lula hein? Queimou seu filme, aqui todo mundo é Serra.”. Aquela dinâmica eu percebi, via a psicóloga com a mão na boca como se eu tivesse mostrado uma pornografia e os demais candidatos, espantados, ai eu percebi como um ambiente paulistano, branco e de nível hierárquico elevado, o que prevalece é o tucanato.

  • Típica pergunta que o candidato sabe exatamente o que a Empresa quer ouvir, mais ou menos nesse rumo:

    RH: – O senhor faz uso de alguma substância ilícita com qual a empresa deva tomar ciência?
    Resposta Correta
    Candidato: – Não, abomino qualquer uso de drogas!
    Resposta Justa
    Candidato: – Não, que a Empresa deva tomar ciência não.

  • Edu, veja essa noticia
    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/174736/Renan-promete-barrar-indicado-de-Dilma-para-STF.htm
    Pergunto, não há como a Dilma fazer nada contra esses verme, esse lixo e ladrão que é o Renan?
    Ela deveria mandar o nome do Fachin sim para o Senado e se acaso o Senado com a manobra do ladrão Renan não aceita, a Dilma diz ao povo, indiquei, mas o Renan e o PMDB barraram.
    Se a Dilma ficar curvando a cabeça a mafia suja chamada PMDB, ela vai ter que pedir para sair, pois senão será apenas uma fantoche dos vermes do PMDB.

  • Edu,
    Não achas que a postura de enfretamento sistemático de Renan e do Eduardo Cunha contra Dilma é para provocar a renuncia dela, depois que o impedimento gorou?

  • o Edu os blogs podia orientar os trabalhadores sobre como se comportar diante desta situação, no meu ver agora, depois de ler é procurar a lei e abrir processo em cima da firma, ou estou errado

  • NA CIDADE DE SÃO PAULO UMA GAROTA COM UMA CAMISETA DO PT ENTROU NUMA LANCHONETE PARA SE ABRIGAR DA CHUVA E PEDIU UM CAFEZINHO. O DONO DA LANCHONETE SE NEGOU A VENDER O PRODUTO A ELA.

  • :

    Ouvindo A Voz do Bra*♥S♥*il e postando:

    Mais um outro poema (acróstico) para a defenestradora de tucanus:
    .
    Duas vezes contra o espectro atro
    Inscreveu já seu nome na história
    Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    Mulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Bra*♥S♥*il, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    ************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !

    ************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.

    ************* “A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem sequer sabem que não sabem”. Noam Chomsky.

  • Gostei do autor ter feito o registro da ocorrência no Ministério Público do Trabalho. Importantíssima, pelo didatismo, a lembrança desse instituição.

    Sobre o assunto do texto em si, não faz sentido algum tal pergunta num processo seletivo. Que bobeira de quem a propôs. Esse pessoal do mundo corporativo realmente não é deste mundo! Que bandeira terrível! Como provar que a pergunta não visa a rejeição sumária de quem tenha posição política contrária à do contratante de mão de obra?

Deixe uma resposta