O Churrascão da Cidadania

Crônica

churrascão da cidadania

 

Neste sábado (16), reúno-me com leitores desta página e de meus perfis nas redes sociais sediados em SP e, até, em outros Estados em um churrascão que conta até com grupo musical e performance de ator que está apresentando um show político-humorístico no teatro.

Mas o mais importante é conhecer pessoas que me leem. É uma alegria muito grande. São pessoas que compartilham minhas reflexões, análises, relatos e, até, parte de minha vida pessoal, já que um Blog de verdade revela seu autor, seja o que for que o espaço aborde.

Quanto ao churrascão, a lista de convidados tem quase 250 nomes. Pelo menos umas dez ou quinze pessoas são de Estados como Paraná, Santa Catarina, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Recife e Bahia, até onde me lembro.

Além de ser uma alegria, é uma honra.

Queremos rir, falar sério e, mais do que tudo, confraternizar. Encontrarei pessoas solidárias, muitas das quais acompanham os relatos sobre minha filha com um carinho que emociona.

Lamentavelmente, Victoria não tem como estar conosco. Foi uma semana muito dura para ela, que está com forte pneumonia e chegou a assustar a família. Mas, como sempre faz após as crises, está melhorando.

E não é só isso – ou tudo isso. Reunimo-nos porque somos pessoas que, a partir desta página, optamos por exercer nossa cidadania, por participar da política, por assumir responsabilidades, pois se não for assim estaremos abdicando da condição de cidadãos brasileiros, ou seja, das prerrogativas, dos direitos e dos deveres que temos.

Aos companheiros que não podem estar no churrasco pela distância ou por terem outros compromissos/contratempos, informo que publicarei uma filmagem e fotos de tudo para que, de alguma forma, possamos todos compartilhar essa experiência tão agradável.

Quanto aos amigos que não puderam participar, de alguma forma sempre estão conosco, pois, aqui no Blog, estamos talvez muito mais próximos do que se estivéssemos frente a frente, ou lado a lado.

Alguns amigos de outros Estados sugeriram que eu promova versões do churrasco paulista em outras capitais. É uma ideia a estudar. Estou disposto a tanto, na verdade teria muito prazer. Tudo dependerá dos leitores de outras partes do Brasil.

 

Ataque ao Blog da Cidadania

 

Como todos sabem, o Blog ficou fora do ar parte da manhã, a tarde inteira e o começo da noite de sexta-feira, 15 de maio. Foi atacado novamente, com outra estratégia que não comentarei por recomendação dos técnicos.

Segundo eles, não se trata de um desses ataques virtuais gratuitos. É retaliação o que esta página está sofrendo. Esses técnicos quiseram até detalhes sobre quem eu incomodo tanto a ponto de promover ataque dessa magnitude.

Bem, todos sabemos quem é que eu incomodo tanto…

Enfim, o fato é que vamos nos defender. Podem nos tirar do ar por algumas horas, até um dia inteiro, mas eu volto. Disso não tenham dúvida.

Só não volto se não estiver vivo. Mas garanto que se existir meio de falar e de influir na política de lá do além, volto para perturbar essa gente que, por não ter argumentos, apela para a violência, para o cerceamento da liberdade de expressão.