Lula, o homem sem medo

Crônica

lula eu

 

A vós que vos deixais mortificar por esse bombardeio de injustiças sobre o homem que operou o milagre da libertação de dezenas de milhões de brasileiros dos grilhões da pobreza e que promoveu a maior distribuição de renda já vista neste país, serenai vossos espíritos.

Todo aquele que contemplou com lucidez o olhar de Luiz Inácio Lula da Silva sabe que em sua alma o medo não se cria.

Perscrutei os espelhos de sua alma em busca de uma réstia de hesitação, de uma sombra de medo, de um fiapo de insegurança, mas não encontrei. Do olhar de Lula emana, tão-somente, energia que poderia iluminar uma nação.

Enquanto conversávamos, não prestava tanta atenção às palavras. Refletia sobre aquela figura mítica que tinha diante de mim. E sobre os inimigos poderosos que lhe espreitam cada passo, cada palavra, cada gesto.

Perguntava-me como podia se manter tão sereno e confiante a despeito da horda que anseia destruir não apenas o homem, mas as ideias que representa.

Disse a Lula que me preocupava com o ódio que lhe dedicam porque adentra o terreno do sobrenatural. O ódio que atraiu contra si ao pregar igualdade entre os brasileiros, converteu-se em religião. E o que é pior: os portadores desse ódio dispõem de recursos extraordinários.

Confesso que passei minutos intermináveis tentando enxergar nele algum medo do futuro, das conspirações que germinavam enquanto conversávamos, mas nada encontrei.

Tal era a serenidade em seu olhar enquanto eu listava tudo que poderia lhe suceder que cheguei a supor que ele não se dava conta dos riscos que corria. Insisti nesses riscos, mas ele não se abalava. Optei, então, por não perder mais tempo e direcionei a conversa para o quadro político, que ele já sabia que evoluiria como tem evoluído.

Se alguém pensa que Lula está surpreso com tudo que está acontecendo, engana-se. Há cerca de um ano ele já previa até onde seus inimigos iriam. E já imaginava que, em caso de surgirem maiores problemas na economia, os fracos de espírito o abandonariam.

Perguntei se não se arrependia de ter dado tanto poder à Polícia Federal e ao Ministério Público, de não ter engendrado mecanismos para se proteger caso toda essa liberdade a esses órgãos fosse usada para atacá-lo.

Não se arrepende. Para ele, o problema do Brasil sempre foi o medo que seus antecessores tiveram de dar liberdade aos órgãos de controle.

Lula acredita que os abusos que estão praticando contra si fazem parte do processo de amadurecimento de nossas instituições, e que caso seus inimigos voltem ao poder descobrirão que não há mais como se protegerem através do aparelhamento da Justiça, do MP ou da PF como o que promoveu Fernando Henrique Cardoso.

Nunca me esquecerei da serenidade de Lula diante do calvário contra si que já se anunciava e do qual ele tinha plena consciência.

Quando vejo muitos dos que o apoiam ficar mortificados diante das injustiças que ele vem sofrendo – como eu mesmo fico, inclusive -, busco coragem na lembrança de sua serenidade, de sua coragem, de sua fé inquebrantável na verdade e na justiça.

Homens como Lula não se dobram, não se amofinam, não desanimam. Para pessoas como ele, cada batalha perdida é uma lição e cada vitória é apenas mais um passo de uma jornada que não é só sua, mas de todos os viventes.

Uma jornada em busca da justiça social.

Ele certamente não se desespera diante das calúnias contra sua família – que jamais lucrou com seu sucesso estrondoso na política – enquanto familiares dos adversários amealham fortunas sem qualquer explicação razoável, como no caso da filha de José Serra, quem, há um par de anos, comprou, em sociedade com o homem mais rico do Brasil, parte de um negócio no valor de cem milhões de reais – e sem ninguém saber a origem de tanto dinheiro.

Lula não se desespera porque já esperava por isso. Ele já sabia que perscrutariam sua vida e a de sua família em busca de alguma mera evidência que pudessem usar. E sabe que não encontrarão.

Você perguntará: mas e se forjarem alguma coisa? Não importa. Ele não se deixará abater. Não tem medo. Inexplicavelmente, ele não teme a adversidade. Lula se considera filho da adversidade, pois foi através dela que se tornou o político mais importante do país.

Quando lembro da coragem que vislumbrei no olhar de Lula, chego a sentir vergonha de, vez por outra, deixar-me mortificar pelas injustiças que sofre. Então, inspirado nele, persisto. Tento fazer da força dele a minha força. Sugiro a você que pensa como eu, que faça o mesmo.

173 comments

  • O Lula não tem porque ter medo. A oposição é que tem pavor do omi. Os líderes do golpe têm ainda inveja do retirante nordestino que é admirado e respeitado em todo mundo

  • Edu, boa noite!
    Vou ser curto e grosso!
    O que estão fazendo com o Lula, a Dilma e o PT vai ser um tiro pela culatra, pode escrever.
    Se não acharam nada contra ele durante seu governo e nestes cinco anos fora é que, como diz a direita e seus simpatizantes, o sapo barbudo é cotó e este vão ter que o engolir nova novamente. Essa sacanagem vai se voltar contra estes ….

  • Boa noite Eduardo.Tudo bem com tua família.Grato pelo texto.Resume tudo o que penso do místico Lula.Quando Lula esteve na minha cidade,Araçatuba,interior de SP e apertou minha mão e me deu uma piscadela,senti um tremor inexplicável.Explico que não sou emotivo,mas,o Lula me pegou de jeito com seu olhar seguro e benevolente.Sai deste encontro confiante na humanidade…Seu testo me resumiu…Grato Eduardo Guimaraes.

  • É um homem extraordinário, filho da adversidade e também da inteligência.
    Que a ausência de medo não o torne temerário e zele por si até passar essa turbulência.
    Publico todos os desmentidos do Instituto Lula no fb – direito de resposta. Ele saberá o que fazer acerca da capa criminosa daquela revista que me deixou tão indignada hoje.

  • Lula não é o melhor presidente que o Brasil já teve por mero acaso.

    Creio que nosso eterno presidente também não se deixa abater porque sabe o quão é importante para a militância que poderia se desmobilizar se sentisse que seu líder fraqueja.

    Abração, Eduardo.

  • Belo texto, Edu! Lula vencerá cada um desses golpistas sem moral! A verdade e justiça prevalecerão, o povo brasileiro não é burro nem cego. Besta de quem acha que pode cobrir o sol com uma peneira indefinidamente. Lula é patrimônio do Brasil e do povo brasileiro!

  • Eduardo, as capas das 3 “revistas” criminosas desse final de semana passaram de qualquer limite de civilidade, desonestidade e mau-caratismo. Por qual motivo essas revistas não fazem uma capa com o Aébrio ou o CÚnha vestidos de presos, já que ambos (ao contrário do Lula) foram citados nominalmente pelo doleiro-bandido? Um deles, inclusive, com contas na Suíça e corrupto profissional. Espero que o Lula, o PT e outros atingidos por estes canalhas não deixem isso passar em branco, já está ficando insuportável tanta baixaria, canalhice e covardia contra o #Lula70.

  • Já está ficando claro para muita gente que se quer “naturalizar “uma possível prisão de Lula ou de alguém da família dele.
    Um grande erro, que está permitindo a essa turma tal jogada ousada, foi o estoicismo exagerado (por assim dizer) do PT e de seus principais líderes e simpatizantes com as prisões escandalosamente políticas de Dirceu (na AP 471 e lava jato) e do Vaccari. Cito os dois, mas há bem mais exemplos.
    A imprensa não somente está ajudando juízes e procuradores a terem coragem de medidas extremas. A capa da última Veja é, a bem da verdade, quase uma pressão para os caras fazerem “a coisa certa”.
    O Rodrigo Vianna, com base em boa fonte que tem, um advogado que defende réu na lava jato, afirma que Moro quer ter a certeza de que não teria sua decisão relaxada por tribunais superiores, por isso estaria dando tempo ao tempo.
    Sei lá. Para a direita, pouco importaria se a prisão fosse relaxada. Tentariam explorar a imagem “ad eternum” e o Moro ainda seria o herói contra o juiz de “Berlim”, o vilão que mandaria soltar Lula.

  • Quando Lula foi eleito para seu 1 mandato disse no discurso de posse: “Só vou me sentir realizado no dia em que eu ver os brasileiros mais humildes comerem 3 vezes por dia”, porque até aquele momento, nos governos da direita, pobre passava fome, muita fome. Ele conseguiu realizar seu sonho e esses fascistas de merda, bilionários corruptos, não vão perdoá-lo por isso: Que os pobres comam 3 vezes ao dia. É surreal

    • Companheiro, Miron…

      Lembro-me que chorei quando Lula disse isso.
      No coração da gente a esperança era grande e nosso amado Presidente não nos decepcionou, pois 12 anos depois, conseguiu tirar nosso País do mapa da fome.

      Forte abraço, Miron.

  • Já eu tenho certeza que se os Bandidos do PSDB Ladrão voltarem a desgovernam o Brasil, com certeza vão aparelhar o judiciário. Se já aparelham como está, imagina se voltarem? Eles nunca ficaram longe do poder, estão infestados no judiciário, em Bandidos fascistas como esses delegados da PF, esses Procuradores da lava Jato, e em juízes golpistas do PSDB Ladrão como o Moro, um torturador que junto de sua corja de delgados e procuradores do MPF do Paraná, prendem torturam psicológicamente com a prisão até o preso falar o que lhe induzem , lhe pedem e obrigam. O preso delata até a própria mãe, inventa falsas provas, distorce fatos para torna-lo uma prova para se acusar quem os torturadores politicamente desejam. Isso tem que acabar, esses Bandidos desse golpe jurídico midiático tem que ser punidos exemplarmente por bem ou por mal a justiça tem que ser feita e cedo ou tarde será! Não vamos aceitar abusos e perseguições politicas, tortura, golpismo e esse mar de lama desses corruptos do judiciário, da mídia!

    • Como não vamos aceitar se tudo o que voce escreveu já, a tempo, vem acontecendo. Palavras vãs. Desde a epoca do estadio Euclides, que LULA vem sendo perseguido. Uma olhadinha na ficha do DOOPS, dele, provará o quanto ele era vigiado. Quando a mãe dele morreu, ele estava preso e os militares permitiram que fosse ao enterro. Gentileza dos ditadores, que prendiam, torturaram e mataram? O Brasil esta tendo a oportunidade de conhecer um homem excepcional, como
      ocorreu com a Índia/Gandhi e África do Sul com Mandela.

  • Eduardo,

    Obrigada pelas suas palavras confortadoras, pois já estou ficando doente com essa situação! Rezo muito e a toda hora por Lula, sua família, Dilma e todas essas pessoas que estão sendo injustiçadas com tantas mentiras e ódio destilados 24 horas por dia. Só Deus para amparar todos eles!
    Geralmente não comento aqui, mas a todo momento que posso entro no seu Blog e sou frequentadora desde o seu nascimento em 2005.

    Abraços

  • Obrigada, mais uma vez, por esta injeção de confiança, Edu. É tudo tão absurdo que parece um pesadelo interminável. Mas, felizmente, nosso Presidente tem também uma força inesgotável. Que Deus o conserve!

  • Edu, o único medo que tenho em relação ao Lula é a sua vida.
    Sinceramente, tenho um medo horrível de no estágio que nos encontramos, de algum louco idiota, para virar herói, dá um tiro no Lula.
    E acredite, hoje em dia deve ter muitos coxinhas, idiota, burro, analfabeto politico disposto a isso.
    Acho que o Lula deve se cercar dos melhores seguranças possível.

    • ♫ Os grandes inimigos do Lula (e do país) jamais encomendariam sua morte, porque isso geraria um mártir e viraria o Brasil pelo avesso. Mas não descarto a possibilidade de algum rola-bosta porra louca tentar ou conseguir matá-lo. Como aqueles tarados que balearam pessoas tão díspares quanto Ronald Reagan e John Lennon; ou aquele doente que invadiu um cinema e matou um monte de gente.
      Sinto-me mal ao pensar nessa possibilidade, que não tem nada de paranoica; louco é o que não falta por aí e não há esquema de segurança absolutamente perfeito. Por outro lado, existe a CIA, que é capaz dos maiores desvarios. Basta lembrar a queda do avião do Eduardo Campos e as consequências da mesma, inclusive a loucura do Aébrio Never ao ver sua tara irrealizada.
      Tempos sombrios; tempos de provação.

      • Penso em como Lula enfrentaria a provável prisão do filho, prenunciada por aquele advogado da lava a jato que passa informações ao Rodrigo Vianna. Como mães e pais, a gente sabe o quanto isso é difícil. Se eu fosse o filho do Lula pegaria a família e iria para lugar bem distante, não há justiça nessa história, não dá para contar com ela. Quanto a um atentado contra Lula, um profissional bem sucedido com o qual discuti uma vez, disse que o fim do Lula é a prisão e se não conseguirem a prisão, irão às vias de fato. É assim que pensam esses psicopatas.

  • Belo depoimento. Lula já ultrapassou Getúlio Vargas em termos de perseguição política e humilhações. Aliás, nessa última dimensão o que fazem com o primeiro é mais aviltante ainda porque apela para a mais rasa depreciação do ser humano. Seus inimigos odeiam tanto ou até mais o Lula nordestino, ex-metalúrgico do que o Lula político.
    Sinto-me também muito mal quando tenho que pensar sobre isto. Mesmo porque sou nordestino-cearense e filhos de pais pobres.

    • ♫ Coragem, Costa. Sou paulistano e filho de funcionários públicos de médio escalão, mas sinto o mesmo que você. Veja contudo minha resposta ao Gilson AS acima; e esperemos que os deuses não sejam tão loucos quanto às vezes se mostram…

  • Com esta oposição medíocre e desqualificada, sem liderança, sem projeto, sem apoio popular e com apoio do PIG que se queima a cada edição, Lula sabe, em 2018 é gol de placa!

  • Olá, Eduardo, ao ler esta tua loa ao Lula, lembrei-me de quando adolescente, ter lido qualquer coisa, faz tantos anos então é uma lembrança muito vaga, livro ou revista de uma profecia que nasceria no Brasil um menino que futuramente quando adulto, seria a reencarnação do príncipe português D. Sebastião, príncipe que criou faculdades e viajou por terras distantes para trabalhar as relações diplomática, políticas e também conhecimento. e eu sempre achei que fosse o Lula. e também creio fervorosamente que ele é abençoado e protegido pelas hierarquias espirituais porque ele tem um papel muito importante na criação das possibilidades para a futura civilização deste país. obrigado pelo alento. está tão difícl ter esperança com esta corja que tomou conta de todos os poderes. mas tenho fé, ainda, pois esse é o país da nova civilização. um grande abraço para ti e para os teus.

  • Figura mítica? Mellll delllls…

    Mais um salvador da patria, pai dos pobres etcetcetc…

    Nao existem essas coisas. De nenhum tipo.

    Eu conheço outras figuras míticas desse tipo… Mussolini, kim Jon il ( sei láse é assim que se escreve), che guevara, fidel castro. O supra sumo do lixo.

    • Senhor Nigro,
      Mussolini, Kim Jon-Un, Che Guevera, e Fidel Castro são o supra-sumo do lixo?! Se eu achasse que o senhor é o supra-sumo do lixo, lhe perguntaria se já os encontrou dentro de si, mas como sei que o senhor é um lixinho mequetrefe, do tipo que intoxica e mata, está apenas se roendo de inveja, pois alguns deles poderiam ter morado e outros podem morar onde quiser. Quanto ao senhor, vai ter que continuar a morar no “lixo chamado Brasil”, até morrer! Nunca vai poder morar no seu amado Estados Unidos, a não ser que, se odeie tanto e a tal ponto de a condição para morar lá seja de, inclusive, ser lixeiro. Aí, o senhor estaria como pinto no lixo, seu habitat natural! Senhor Nigro, faça um favor a si mesmo: vá embora do Brasil!!! Faça como seu compatriota e parceiro de ideologia, Rodrigo Constantino que foi embora para os Estados Unidos, e jenialmente, descobriu que o Brasil é uma vergonha porque vai ter o décimo quinto BBB. O ser jenial, ainda não percebeu que os americanos são mestre em programas de última categoria e é o País que mais produz reality shows! Se os americanos descobrirem a jenialidade dessa toupeira é possível que façam com ele um reality show denominado: a toupeira economista, da classe alta brasileira, chamada Constantino! Isso sim, é o supra-sumo do lixo!!! Eu morreria de vergonha!!!
      Maria Antônia

  • Gilberto Carvalho critica quebra de sigilos de seus parentes

    O Jornal de todos Brasis
    Gilberto Carvalho critica quebra de sigilos de seus parentes
    Comentar

    sab, 31/10/2015 – 20:01

    Jornal GGN – Ex-chefe de gabinete de Lula e ex-ministro de Dilma Rousseff, Gilberto Carvalho fala em um complô para desmoralizar e prender o ex-presidente da República. Carvalho acredita, também, que o Partido dos Trabalhadores deve reconhecer seus erros, mas não pode ser alvo de perseguição.

    Chamado a prestar depoimento da Polícia Federal no âmbito da Operação Zelotes, o ex-ministro disse considerar natural que sua vida possa ser investigada, mas ataca o “atropelamento dos direitos individuais”, criticando o pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal de seus familiares. Ele afirma que não há indício real de que tenha recebido propinas dos acusados presos pela operação. “Não condeno a investigação, condeno a irresponsabilidade dessas pessoas”.

    Da Folha

    Querem minar a credibilidade de Lula para depois prendê-lo, diz Carvalho

    Natuza Nery
    Gilberto Carvalho, 64, ex-chefe de gabinete de Lula e ex-ministro de Dilma Rousseff, reage fortemente aos pedidos de quebra de sigilo de sua família por investigadores da Operação Zelotes e acusa uma espécie de complô para “desmoralizar” e “prender” o ex-presidente da República.

    Em entrevista à Folha, o petista afirmou que seu partido tem de reconhecer os erros cometidos no passado, mas não pode ser alvo de perseguição.

    Folha – O sr. foi chamado a prestar depoimento na PF…

    Gilberto Carvalho – Considero natural que, tendo vivido 10 anos na vida pública, minha vida possa ser investigada. O que não pode é o atropelamento dos direitos individuais. Fiz parte de um governo que conseguiu estabelecer uma autonomia dos procedimentos da Polícia Federal. Tenho orgulho de termos contribuído para o aumento da transparência mesmo que o nosso partido seja, hoje, por erros que nós cometemos, vítima desse processo, mais isso é natural.

    O que não pode, em defesa da democracia, é o atropelamento dos direitos individuais, e é isso que está em jogo. E tenho uma longa vida pública e já me habituei a enfrentar, mas ver os seus filhos expostos desse modo é um golpe duro.

    Fala de vazamento de informações sigilosas?
    Exatamente. Critico o cidadão da Receita Federal que recomenda a quebra de sigilo bancário e fiscal dos meus familiares sem que contra mim haja nenhum indício real, efetivo, de que eu tenha sido beneficiário de qualquer propina ou ação dessas pessoas que estão presas hoje. É uma leviandade e uma exposição desnecessária. Não condeno a investigação, condeno a irresponsabilidade dessas pessoas.

    Como foi a tramitação no governo das medidas provisórias hoje investigadas?
    Estávamos em 2008, 2009, no meio da crise internacional, e foram tomadas uma série de medidas para estimular a produção e o consumo. Havia uma proposta do setor automobilístico para que se editasse uma MP para estimular o desenvolvimento econômico em diversas regiões. Essa MP foi construída com diversos setores empresariais, entre eles a Anfavea, que naturalmente tinha interesse.

    Só quem não conhece, quem ignora o processo de tramitação de uma MP, pode dar crédito a essa picaretagem que esses caras fizeram de vender uma influência que eles não tinham e nem poderiam ter. Dizer que eu e ministros tenhamos influenciado ou obtido vantagem é de uma ignorância alarmante. Me estranha muito que um servidor público da Receita Federal, que sabe desse processo, se deixe levar por esse tipo de procedimento.

    Não tinha acesso a essas discussões?
    Eu fazia o filtro das pessoas que vinham falar com o presidente Lula. Esse senhor Mauro Marcondes, que já tinha um conhecimento com presidente Lula no tempo da negociação das greves do ABC, porque ele representava na época uma das empresas automobilísticas, se apresentou no gabinete com o cartão da Anfavea, vice-presidente, uma entidade nacional reconhecida. E foi nessa condição que ele foi recebido defendendo a importância dessa MP como representante do setor. Isso era a coisa mais comum do mundo. O presidente Lula cansou de receber presidentes de empresas sempre no intuito de estimular economia.

    O sr. participou de algum conluio, como aponta a PF, ou recebeu alguma vantagem?
    Nunca participei de conluio nenhum. Nunca esse senhor apareceu para mim para fazer qualquer proposta nem tratar de nenhuma oferta. Até porque, no meu papel de chefe de gabinete, eu não acompanhava as audiências em sua imensa maioria. Esse senhor nunca me ofereceu qualquer beneficio pecuniário.

    Aliás, nos 12 anos de Planalto, nunca passei por esse constrangimento. Tenho orgulho de não ter enriquecido neste período. Espero que o mesmo tratamento dado a mim se dê àqueles que são os verdadeiros alvos da Operação Zelotes, grandes empresas brasileiras, redes de comunicação no Brasil. Só espero que a Zelotes não sirva apenas para construir esse circo político.

    Que circo?
    Se a Operação Zelotes tiver apenas esse foco, não passará tristemente de um circo político. Agora, com relação ao presidente Lula, é muito estranho que essa sanha toda se volte contra ele e sua família. Já é o segundo filho dele alvo sem os devidos cuidados, sem uma investigação preliminar adequada, não interpretativa.

    É muito importante, para o bem desse novo processo que nós estamos fazendo no Brasil de passar o país a limpo, que as autoridades ajam com responsabilidade. Porque essa irresponsabilidade acaba levando a um descrédito e fazendo com que as investigações se transformem muito mais em perseguição política do que em averiguação real.

    E sua relação com Mauro Marcondes?
    Eu o atendi a primeira vez no gabinete [de Lula]. Mais tarde, quando essa MP estava vencendo, ele me procurou já como ministro da Secretaria-Geral pedindo que eu o ajudasse no debate, na intervenção, junto ao gabinete presidencial em relação à renovação dessa MP, que era importante. Disse a ele que o máximo que poderia fazer era abrir uma possibilidade de levar esse debate para o lugar adequado, que era a Fazenda.

    Acabei nem falando com Guido [Mantega, ministro da época]. Morreu aí também essa história. No gabinete do presidente Lula não houve nunca, nos oito anos dele, nenhum tipo de procedimento dessa natureza.

    Que conexão faz entre Zelotes, Lava Jato e crise política?
    A Lava Jato é um processo necessário para o país para a descoberta de falcatruas que estavam acontecendo. O problema é ferir princípios constitucionais e sagrados princípios de defesa quando se busca combater a corrupção. Não se pode transformar juízes em personagens de destaque midiático porque isso efetivamente corrompe o processo. E toda vez que se transforma o combate à corrupção na perseguição a um só partido, também há um prejuízo ao combate.

    Por que a Lava Jato, em toda delação premiada, não levantou sequer uma questão do financiamento das campanhas de outros políticos? Onde estão as informações do financiamento da campanha do senhor Aécio Neves, que recebeu mais dinheiro dessas empresa da Lava Jato do que Dilma Rousseff? Por que isso não vem a público?

    A PF diz que só investiga desvio de verba pública federal.
    Quero fazer a seguinte pergunta a esses senhores. O dinheiro que saiu das empresas públicas eram marcados, essas notas para Dilma, essas para o Aécio? Ou as empresas fazem então uma separação de que o dinheiro obtido da Petrobras vai para Dilma e o dinheiro obtido de maneira correta vai para o Aécio?

    Isso é uma palhaçada. Eles não perguntam para os delatores essa questão. O alvo é só um, é o PT, é o presidente Lula. Eles querem desmoralizar o presidente Lula para depois realizarem a prisão dele e o tirarem fora de 2018, é disso que se trata. A tática está definida, está clara. É a tentativa de ir aos poucos minando o partido, a credibilidade do presidente Lula, para depois levá-lo a um processo de condenação e prisão.

    Se o país não tiver consciência disso, nós seremos conduzidos a um processo que vai enganar todo mundo. Em nome do combate à corrupção, os grandes corruptores continuarão soltos e impunes, mas grande parte vai continuar praticando o mesmo assalto aos cofres públicos, como fizeram no Brasil no caso da privataria [privatizações da era tucana], da emenda da reeleição [de Fernando Henrique Cardoso].

    Por essa análise, juízes, delegados e procuradores atuariam todos com esse propósito?
    É muito mais complexo que isso. É evidente que há contradições no seio de qualquer instituição. O que quero afirmar é que nitidamente transparece uma intenção muito clara neste momento de dar prioridade a todos os temas que dizem respeito à desmoralização do PT e do presidente Lula. Eu sempre digo o seguinte: o meu partido errou e tem que reconhecer e pagar por isso. Não tenho problema de pagarmos preços duríssimos desde que, de fato, se deem passos no sentido de um combate efetivo à corrupção.

    O que me espanta e me dói é ver gente como o ministro do Supremo Gilmar Mendes e próceres do PSDB que denunciam a corrupção mas defendem com unhas e dentes o principal instrumento indutor da corrupção que é o financiamento empresarial de campanha. É uma hipocrisia. Se passar a Lava Jato, com tudo o que ela está provocando, e o PT pagar o seu preço, e todos esses mecanismos continuarem, a nação terá perdido muito.

    O PT diz que o ministro da Justiça não controla a PF. Deveria controlar?
    Eu não partilho dessas críticas. Tenho orgulho de que nenhum dos nossos ministros controlaram a PF. O PT não pode ter medo de ser investigado, porque nós tomamos essa iniciativa, que não havia no governo Fernando Henrique, quero deixar claro. O chefe da Polícia Federal no governo FHC era uma pessoa estreitamente ligada ao PSDB. Não podemos querer quebrar uma virtude nossa. Então que não partilho sinceramente dessa crítica.

    O Zé Eduardo Cardozo, a meu juízo, zela para uma condução republicana. Por isso seria de se esperar dos investigadores e da própria Receita Federal um comportamento consequente disso. Minha insurgência é contra dados serem publicados de maneira irresponsável e citações nos relatórios sem base fundamentada. Não defendo sua demissão.

    Por essa linha, o PT está certo ao presumir a inocência do presidente da Câmara, Eduardo Cunha?
    O grande cuidado que temos de tomar sempre é não sermos contraditórios, defender a presunção de inocência da gente e não dos nossos adversários. Temos razões de sobra para desejar que a justiça se faça o quanto antes em relação ao Eduardo Cunha pelas provas que têm surgido, mas concordo com a posição do PT enquanto a denúncia não for aceita. O que não pode ser confundido com nenhum tipo de negociação de tentar trocar uma atitude moderada em relação a ele pelo não andamento do impeachment, isso seria, além de indigno, de uma ignorância enorme, porque não acredito que o senhor Eduardo Cunha tenha condições de a gente fazer qualquer acordo dessa natureza, não prosperaria.

    Uma coisa é uma atitude institucional em relação a ele como presidente da Câmara, outra coisa é qualquer acordo de troca, o que seria de redonda burrice, porque não acredito que ele honraria qualquer compromisso. Acho que ele não tem condição de deflagrar um impeachment porque não tem nenhum pedido sustentado em mínimas condições adequadas. Segundo que, politicamente, ele perdeu qualquer credibilidade para conduzir qualquer processo. Se eu fosse o presidente da Câmara teria pedido afastamento do cargo porque ele sabe o que ele fez e os dados que estão aparecendo, muito concretos, a cada dia derrotam a tese dele.

    • Leonardo Boff escreveu um texto sincero, defendendo o amigo Gilberto Carvalho que conhece há tantos anos. Testemunha que ele sempre viveu modestamente e que só recentemente saiu do aluguel. Ou seja, deve ter vivido sempre no limite do salário de funcionário público. Eu acredito nisso.

  • “Tento fazer da força dele a minha força. Sugiro a você que pensa como eu, que faça o mesmo.” Sim, tentarei. Só não sei se conseguirei. É imensurável a força desse líder. É difícil caro Eduardo, encontrar caráter que se iguale ao desse gigante.
    Parabéns pela narrativa que chega à emoção nesse velho peito.

  • Prezado Eduardo:

    1. “Enquanto conversávamos, não prestava tanta atenção às palavras. Refletia sobre aquela figura mítica que tinha diante de mim. E sobre os inimigos poderosos que lhe espreitam cada passo, cada palavra, cada gesto.”

    Para mim, LULA é um iluminado e “ iluminar-se interiormente é alcançar o grau de lucidez que permitirá ao praticante conhecer seu íntimo: suas possibilidade e impossibilidades, suas potencialidades e limitações. No ser iluminado, a integração com o mundo se exterioriza através de ações e de gestos harmoniosos na relação com os outros seres, mas se processa antes no seu próprio interior, a partir do nível de consciência íntegra que ele alcançou.É diferente do que acontece com as pessoas comuns, que quase sempre se relaciona com o mundo exteriorizando seus sentimentos, com o objetivo de possuir ou dominar todos os seres. Quem encontra a iluminação contempla o Universo como um todo, sem sentir necessidade de dominar nenhuma parte – porque todas as partes são ele mesmo, como uno. Esse ´e conceito taoista de integração com todas as coisas “ Meditação Taoista, Wu Jyh Cherng, Mauad Editora Ltda.

    Como os invejosos, medíocres, incompetentes, entreguistas e corruptos não conseguem chegar aos pés de LULA em relação às ações por ele desenvolvidas para o bem estar do brasileiro, essa tropa deseja a todo custo queimá-lo e eliminá-lo da vida pública nacional.

    2.“Perguntava-me como podia se manter tão sereno e confiante a despeito da horda que anseia destruir não apenas o homem, mas as ideias que representa.”

    Há uma frase de Epicuro( 341-270 ) A.C. que diz “ A serenidade espiritual é o fruto máximo da justiça”. Aí está um dos elementos que dá a serenidade que você e muitos veem em LULA. Ele sabe que o seu governo teve como fundamento a busca e a concretização de justiça social, onde a geração de empregos e oportunidades de trabalho deu dignidade ao ser humano . Onde essa peste feroz chamada fome deixou de habitar a maioria dos lares brasileiros . Onde os pobres tiveram e têm o direito de estudar. São ações como essas que dão ao governante comprometido com o seu país a certeza de que a sua passagem por esta terra e pelo governo valeu a pena .

    3.” Perguntei se não se arrependia de ter dado tanto poder à Polícia Federal e ao Ministério Público, de não ter engendrado mecanismos para se proteger caso toda essa liberdade a esses órgãos fosse usada para atacá-lo.

    Não se arrepende. Para ele, o problema do Brasil sempre foi o medo que seus antecessores tiveram de dar liberdade aos órgãos de controle.”
    Há uma frase de Péricles , em História da Guerra do Peloponeso, Ed. Universidade de Brasilia “ Não há felicidade sem liberdade e o fundamento da liberdade é a coragem “

    Enquanto os covardes do PSDB engendraram mecanismos para se protegerem de problemas futuros, junto à PF, Ministério Público e PGR , LULA não usou de nenhum mecanismo ( político partidário ou de parentesco) e nomeou pessoas que foram indicadas pelos próprios órgãos a que essas pessoas pertenciam, demonstrando dessa forma altivez e coragem que todo líder deve ter além de comprometimento com a total liberdade de atuação dessas instituições.

    Esses doentes sociais que buscam o Golpe, que querem tirar LULA da vida política, que querem cassar o registro do PT, que vivem a buscar incriminar inocentes e que se dizem honestos, são “ tão honestos “ que vivem atormentados emocionalmente e sem propostas para o país a não ser entregar nossas riquezas para empresas estrangeiras e votarem leis que representam retrocesso social . É por isso que eles vivem perturbados e perturbando a sociedade brasileira com os seus discursos fascistas e nazistas.

    : “ O justo é sumamente sereno, o injusto cheio de perturbação” – Epicuro.

    • É isso mesmo. Difícil alcançar esse estado de espírito. Lula é capaz. Como alguém comentou aqui, eu também fui tocada pela presença dele, é incrível como algumas pessoas têm esse dom. Em 89 fomos um grupo de voluntárias analistas apresentar resultados de pesquisa para o staff do PT (Lula, Dirceu, Genoíno, Gushiken, entre outros). A presença do Lula é forte, afetiva, inteligente e humorada. Me chamou a atenção a rapidez de raciocínio – ‘pescava’ os resultados rapidamente e já tecia considerações estratégicas a partir deles. Quem só ouvia aquela voz rouca nos palanques das greves, podia ter uma imagem diferente, de alguém bravo. Mas não era assim. Ele deve ser exigente, como todo líder, e às vezes difícil por causa disso, mas tem uma presença que toca a gente.

  • Não conseguirão destruir Lula.
    Conseguirão, se muito, transformá-lo num mártir.
    Se o impedirem de chegar ao poder, o castelo de cartas da oposição cai antes de completar 1 ano de poder.
    E, aí, o povo reagirá e o PT voltará ao poder para ficar, não 16, mas 26 anos.
    A semente que Lula plantou já germinou. O fato para comparação já foi criado.
    Parabéns pelo texto Eduardo.
    Continuas sendo o melhor.
    Não pare.
    Saúde e sucesso para você, toda sua família e os comentaristas do Blog.

  • Este ser humano maravilhoso é um pre destinado,com uma certeza,um fé inabalavel de um missão a cumprir
    Porque ter toda esta visão antecipada e continua sereno
    Temos que so continuar a apoia-lo,pois ele tem uma visão,uma inteligencia,visão da realidade,dos fatos muito alem de nos pobres mortais.

  • Boa noite, Edu

    Já escrevi aqui por várias vezes e volto a escrever: esses que destratam lula sabem que fazem isso porque odeiam o BRASIL e o POVO BRASILEIRO.
    Todos eles sabem que nós sabemos disso e sabem que nós jamais abriremos mão do direito de continuarmos acreditando no BRASIL e no POVO BRASILEIRO!
    Viva LULA! Viva Dilma!! Viva o PT!
    Viva o BRASIL! e Viva o POVO BRASILEIRO!

    Um abraço.
    João Brasileiro

  • Caro Edu,

    Gostaria de dar uma sugestão, não só a você como a todos os internautas que postam comentários no seu blog, como nos outros blogs progressistas. Minha opinião é que nós temos que ir além, já estamos nesse formato já há muitos anos, talvez há mais de cinco, ou seis anos. Isto não implica em abandonar o estilo dos blogs, mas, aumentar a eficácia de disseminação do contraponto à grande mídia, como a criação de um pequeno jornal escrito, que poderia ser distribuído mensalmente de maneira gratuita nos pontos dos ônibus, feiras, bares e outros logradouros. Pode-se fazer um jornal, ou um acordo com algum jornal de esquerda, como Brasil de Fato, ou Brasil Atual, para que assuntos de blogueiros progressistas possam ser hospedados neles. Sabemos que a internet é uma grande ferramenta, mas temos que chegar ao povão com nossas notícias. O povão não nos conhece, mas conhece perfeitamente as notícias da grande mídia. Aqui estamos falando para fração de pessoas que possuem as mesmas ideias progressistas, Caro Edu. Acho que nós temos que ir mais além ! Temos que chegar ao povão. Talvez com um jornal escrito e distribuído gratuitamente, segmentos desse povão, certamente lerá, e tomará conhecimento o que de fato está acontecendo em nosso país. Converse com outros blogueiros, reúnam e plante essa ideia. Do jeito que as coisas estão caminhado, urge tomar alguma providência. Acho que vale a pena, pois temos que evitar retrocessos em nosso país. Não há necessidade de distribuir esse jornal em todo o território Nacional, mas pode ser distribuído mensalmente uma vez por mês em cada capital. Isto pode ser o começo. Vamos pensar!

    • Concordo com vc. Acho que muitos não tem como acessar os blogs porque não possuem internet e nem computador. Celso Daniel, aqui em S.André, começou indo nas igrejas para conversar com as pessoas, nas comunidades de bairros, nas favelas e assim o povo começou a conhecê-lo. Celso Daniel tinha um incrível poder de comunicação e olha que ele era conhecido também por sua timidez, mas quando tinha oportunidade de discursar conseguia atrair a atenção de todo mundo, tal seu poder de retórica. É por isso que acho que devemos fazer igual Celso Daniel, precisamos chegar nas pessoas e esclarecer todas essas infâmias que estão disseminando contra o PT, ir aos locais onde o povo está. Eu, quando tenho oportunidade, falo com as pessoas para abrir-lhes os olhos para o que está acontecendo com o PT. Não vamos ficar cobrando do PT para fazer isso ou aquilo, mas cada um de nós ser um multiplicador e disseminador da verdade sobre essa crise política que a oposição e a mídia estão criando no país.

  • Eduardo, não canso de te agradecer pelos seus textos maravilhosos!!!!! Posso, até não comentar muitas vezes,mas nunca deixo de ler e curtir. Hoje você arrasou!!! Todos que odeiam Lula, são aqueles que odeiam o Brasil. usurpam as nossas riquezas. Lula , sempre me passou confiança, um ser iluminado, brasileiro que ama o Brasil com toda a f orça do seu coração, um homem admirável. Estou com Lula , sou brasileira como ele e não desisto nunca. E você é parte muito importante dessa luta.Continue sempre sereno, escrevendo cada vez melhor que muitos jornalistas que existe no Brasil. Que Deus abençoe, proteja, você, Lula, Dilma e seus familiares. Que Deus abençoe o nosso BRASIL. Abraços.

  • Nos 70 anos de Lula, a poesia de cordel de todas foi a mais linda homenagem ao aniversário do nosso querido ex-Presidente. Realmente, por isso Lula é o “cara”!
    Onde ele for, eu vou!
    Mexeu com ele, mexeu comigo!
    E há milhões que pensam como eu… A mídia nunca nos dará voz – mas ela sabe que nós existimos, pode ter certeza!

  • Há tempos eu acompanho os blogs ditos progressistas e uma coisa que passou a me chamar a atenção, foi o pessimismo da esquerda, sempre aquela história: o pt não tem coragem de regular a mídia; o Cardoso é um Ministro da Justiça inoperante; a Dilma não se comunica; a rejeição ao PT só aumenta e etc.
    Acaba a eleição e é aquele desespero. O Eduardo Cunha foi eleito Presidente da Câmara, agora o governo cai. A cada semana acaba o mundo para o pessoal do blog.
    O Lula e a Dilma são animais políticos, são craques de primeiro escalão, não acertam sempre, é claro, mas estão anos luz a frente de nós, pobres mortais, porque além de todas as qualidades, ainda possuem sangue frio.
    E se vocês querem saber, eu acho que o José Dirceu ainda será presidente. O ódio propagado pela direita cobrará seu preço.
    É o que dizem: Karma, a Justiça Infalível.
    O FHC e o Serra ainda viverão muitos anos, o primeiro remoendo uma inveja absurda do lula, e este, afundando o PSDB. Em alguns anos o Dirceu readquira seus direitos políticos, se elegera para o Senado e voltará para as cabeças. Em 2027 o Lula passara a faixa de presidente para o Dirceu.
    Ocasião que o FHC cortará os pulsos.

  • Lula é inspirador não é mesmo? Gente, esse cara emana uma luz, uma força inexplicável… agora imaginem Civitas, Cardosos (do FHC), Neves, Marinhos se tivessem nascido no mesmo tipo de berço que nasceu Lula, quem eles seriam hoje? essa gt mimada, criada com raspa de maçã são sem noção… vão precisar nascer mais 50 X pra chegar a ser 10% do que Lula é ou fez pelo Brasil…

  • Prezado Eduardo,

    Que linda foto! Que momento maravilhoso você teve ao estar diante de um ser simples e cativante como o Presidente Lula!
    Infelizmente, eu não tive, ainda, esse oportunidade, mas, um dia, se eu puder viver isso, só direi “muito obrigada’!

  • Todo esse sórdido ataque ao Lula produz revolta e desejo de trabalhar em dobro pela candidatura dele. Sinto muito, coxinhas, mas voces vão perder de novo.

  • EMBORA SEJA ADMIRÁVEL O COMPORTAMENTO DE LULA, SOLICITO ENCAMINHAR A SUGESTÃO DE NOMEÁ-LO PARA EMBAIXADOR NA ONU OU NOS ESTADOS UNIDOS, PORQUE SE US ALGOZES SÃO COVARDES E PODEM COMETER UMA AGRESSÃO MAIOR.

      • Prezada Helena, o Brasil ficará meio sem graça se isso acontecer, sabe porque? Muitas, muitas mesmo,mortes. Epidemia de suicídios, morte súbita de inúmerosnazistas/fascistas/aecistas/fhcistas/alquimistas/etcistas, fim dos estoques de prozac, desespero dos que querem mudar para Miami ao saberem que estarão perto da ONU. Já pensou se, ao irem a “beach”, toparem com o Lula carregando um isopor com cerveja? Mais morte súbita! E o sem graça para nós é que aí precisamos pensar quem será o nosso presidente em 2018. Melhor que ele fique por aqui mesmo, não acha? Abs.

        • Realmente, Lula seria mais útil aqui no Brasil ajudando o povo a superar a miséria que ainda incomoda o país e, principalmente, proteger o país da garras daqueles que querem usurpar as riquezas do Brasil. Mas, secretamente, eu iria adorar se ele fosse eleito o Secretário-Geral da ONU só para ver a cara dos brasileiros e da mídia nativa que invejam o seu sucesso e vivem a falar mal de Lula. E é como o autor do artigo, o jornalista Nicolas Chernavsky, diz no post que seria necessário Lula aceitar se candidatar ao cargo, pois o jornalista acredita que Lula se candidatando, dificilmente teria seu nome rejeitado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, a saber: os EUA, França, Reino Unido, Russia e China. Além disso o próprio Obama já fez um discurso na Casa Branca enaltecendo Lula e disse que ele seria o político mais adequado para o cargo, na atual conjuntura histórica. Diante disso, muitos se perguntaram: Será que essa fala de Obama não seria uma armadilha? Sobre isso saiu um post no site http://www.br29.com.br no dia 01.04.15, com o seguinte título ‘Lula para Secretário-Geral da ONU: uma armadilha de Obama?’. É um caso para que dá o que pensar….

          • Brincadeira minha, Helena, para desanuviar um pouco a cabeça nestes tempos bicudos e Bicudo. Eu ficaria extremamente contente se o nosso Lula fosse para a ONU. Mas se ficar por aqui façamos o que pudermos para que em 2018 suba novamente a rampa. Não é só por ele não e por nós e nosso pais. Abs.

  • Prezado Eduardo, bom dia.
    Acordo e a primeira coisa que leio é sobre o artigo/homenagem que você fez ao Lula. Injeção de esperança em dias tão doentes. Lula, de fato, é uma pessoa que veio ao mundo com uma missão especial. Vinte anos antes de se tornar Presidente, se não me engano, alguém já previa seu futuro através de um cartaz numa greve de operários. Não há religião nenhuma cuja inspiração seja o ódio ao Lula que irá aqui e tá – lo, porque a luz dissipa as trevas. Apesar de sombrios, a democracia, aos poucos, vai retomando o seu lugar. Agradeçamos a esse ser extraordinário por dedicar sua vida em favor do povo menos favorecido de seu país. Obrigado Lula. Obrigado Eduardo.

    • Fernando Moreno, concordo com o que você disse. Acrescentaria, porém, que Lula dedicou e continua dedicando sua vida não só ao povo menos favorecido, embora especialmente a essas pessoas, mas a todo o povo brasileiro e até mesmo, embora em menor grau, aos demais povos do mundo, ainda que a ignorância, o preconceito, o analfabetismo político, a criminosa manipulação de mentes pela mídia trevosa façam com que muitos não se deem conta disso. A verdade é que os governos do PT com Dilma e principalmente com Lula representam um poderoso facho de luz no meio de densas trevas no mundo político, trevas essas que graças principalmente à mídia trevosa se expandiram para o nosso país, produzindo uma enorme legião de enfermos da alma, pessoas cheias de um ódio e de uma intolerância doentios, sustentados principalmente na ignorância, no preconceito e no analfabetismo político. O Brasil não pode cair de modo algum nas mãos dos tucanos e afins, pois isso levaria a um claro retrocesso não só institucional, mas também civilizatório não somente para o Brasil, mas para o resto do mundo. Há muitas forças realmente trevosas que estão trabalhando não somente contra a soberania e o avanço do nosso país, mas contra a humanidade em geral. E atualmente o Brasil, por razões que não considero oportunas explicitar neste momento, está sendo o país mais fortemente visado por essas forças trevosas. Não devemos nos esquecer, porém, de que também há poderosas forças da luz trabalhando pelo bem do Brasil e da humanidade. O que dificulta muito o trabalho das forças da luz é que infelizmente a maioria das pessoas tem feito escolhas erradas (e as forças da luz não podem interferir nas escolhas das pessoas, ainda que possam orientá-las, instruí-las, esclarecê-las, inspirá-las, mas sempre respeitando o livre arbítrio da humanidade) e (essa maioria) está se permitindo ser profundamente manipulada pelas forças trevosas das quais a mídia trevosa é apenas uma parte.

  • Sei bem, Edu, que olhar é este que você refere ter visto no Lula.
    Vi este mesmo olhar em Daniel, um jovem negro que estava sendo linchado por uma multidão enfurecida na Baixada Fluminense anos atrás.
    Acusado pela turba de ter currado quatro mulheres, ele era completamente inocente, e mesmo sob bárbara violência — que tentei conter — jamais vi desespero em seu olhar.
    Diria que nele vi a calma dos deuses, como você parece ter visto em Lula, uma calma luminosa que o ódio das turBas obscuras do reacionarismo jamais vai conseguir apagar.

  • Caro Edu,
    Seu blog que é uma verdadeira trincheira nesta guerra que diariamente travamos contra as forças do atraso e do golpismo daqueles que sempre conspiram contra nosso país e nosso povo.
    Toda essa campanha difamatória movida contra o Lula é parte da estratégia daqueles que o temem, muito mais pelo que ele representa para nós, o povo, do que por aquilo que ele realmente é.
    Continue nos brindando com suas análises, pois ela nos ajudam no enfrentamento dessas forças do atraso e do golpismo.

  • Caro Edu,
    Seu blog é uma verdadeira trincheira nesta guerra que diariamente travamos contra as forças do atraso e do golpismo daqueles que sempre conspiram contra nosso país e nosso povo.
    Toda essa campanha difamatória movida contra o Lula é parte da estratégia daqueles que o temem, muito mais pelo que ele representa para nós, o povo, do que por aquilo que ele realmente é.
    Continue nos brindando com suas análises, pois ela nos ajudam no enfrentamento dessas forças do atraso e do golpismo.

  • Lula é um fiel e belíssimo seguidor de Jesus Cristo.

    Existiu alguém mais injustiçado que Jesus crucificado pela direita pro fazer o bem ao seu povo, por trazer a boa nova?

    Mas, como JESUS, foi tido como ameaça ao PODER vigente – ROMA e aos RABINOS – tinha que ser morto, eliminado, em vida.

    Matando fisicamente Jesus, a direita achou que tinha eliminado para sempre a ameaça. Ledo engano, aliás ENORME ERRO. Foi quando TUDO COMEÇOU, Jesus cumprindo seu destino, ressuscitou em vida.

    Mais com seus ensinamentos atemporais, Jesus passou a viver em cada um de nós. E mais de 2000 anos depois ele VIVE, enquanto seus inimigos morreram e são lembrados apenas como algozes de Cristo.

    Será assim que serão lembrados os algozes de Lula. O mesmo que ocorreu com MANDELA.

    • Concordo. Se fizeram o que fizeram com o filho de Deus na terra, aquele que só pregava o bem, inclusive aos seus algozes, imagine o que essa canalha pode fazer com qualquer um que ouse defender os pobres nos dias de hj.

  • Ninguém tem mais admiração por Lula do que eu, no entanto não o quero como mártir, destruído por canalhas que não valem um vintém e, depois no futuro, resgatado quando já não estiver mais com vida. Temos que tomar alguma providência prática para proteger a figura dele e também as conquistas de seu Governo, que são o objetivo final desses fascistas. DISCORDO RADICALMENTE QUANDO LULA NÃO SE ARREPENDE DA TAL “AUTONOMIA” QUE DEU À PF E AO MP E TAMBÉM QUANDO DIZ QUE, SE A DIREITA VOLTAR AO PODER, ESSAS INSTITUIÇÕES NÃO RETORNARÃO AO MESMO NÍVEL DE SUBSERVIÊNCIA QUE TINHAM DURANTE O DESGOVERNO FHC. Só quem não conhece essas “instituições”, e outras do Estado, por dentro, pode pensar assim e acreditar por um segundinho que seja em que há nelas sequer um resquício de interesse em “combater a corrupção”. O que querem na verdade é fazer política, comportam-se com a postura reacionária que as caracteriza, tanto nos postos de comando, como nos funcionários subalternos, numa espécie de contaminação conservadora que caracteriza a ideologia eixo dessas instituições. MP E PF SÃO HOJE EXATAMENTE O QUE SEMPRE FORAM, INTRINSECAMENTE CONSERVADORAS, DESDE ANTES E DURANTE OS TEMPOS DE FHC. A DIFERENÇA É QUE PARA ELES AGORA O “INIMIGO”, UM PARTIDO DE ESQUERDA COM BASE POPULAR, OCUPA O PODER. COM FHC ESTAVAM “OS QUE DEVEM MANDAR”, NA CONCEPÇÃO DESSA GENTE, NO COMANDO. SEUS ALIADOS NATURAIS, O QUE OS DEIXAVA CALMINHOS. Também não posso acreditar que Lula tenha de fato dado “autonomia” a esses órgãos;. Aliás, é mais do que não acreditar, é enxergar o que está na cara e só a desonestidade intelectual poderia esconder. Lula e Dilma “aceitaram” um pacto com o conservadorismo, provavelmente para impedir que essa guerra atual começasse em 2003, e cederam parcelas do estado, cujo controle lhes era garantido pela vitória nas urnas, à direita. Com isso, colocaram na PGR, na PF e em outras instâncias NOTÓRIOS INIMIGOS, CONSERVADORES QUE TRABALHARIAM PARA SABOTAR O PROJETO VITORIOSO NA URNAS. A PF FOI A ÚLTIMA A SER ENTREGUE, TENTOU-SE UMA GESTÃO PROGRESSISTAS COM PAULO LACERDA NO COMANDO DA INSTITUIÇÃO, MAS APÓS O EPISÓDIO DO “GRAMPO SEM ÁUDIO”, A DIREITA TOMOU CONTA DA PF E LACERDA FOI DEFENESTRADO PARA A EMBAIXADA EM LISBOA. SÓ UM IDIOTA ACREDITARIA NESSE PAPO DE “REPUBLICANISMO” E COLOCARIA CONSERVADORES NA PF E NA PGR , ACHANDO QUE ELES IRIAM TRABALHAR COMO ROBÔS, SEGUINDO O MANUAL SEM SEREM INFLUENCIADOS POR SUAS PAIXÕES E PRINCIPALMENTE PELA REDE DE INTERESSES E RELAÇÕES QUE ENVOLVEM QUALQUER SER HUMANO. É DESCONHECER DEMAIS A NATUREZA HUMANA PARA SE AGIR ASSIM. SÓ A PRESSÃO, A ESCOLHA FORÇADA, EXPLICA ATITUDE TÃO BURRA. Lula “represou” um conflito com esse recuo, o qual estoura agora, quando a direita desespera-se por estar há doze anos fora do poder, estar condenada a ficar dezesseis,e ter enormes chances de atingir vinte anos fora do controle do poder federal. É claro que Lula não iria nesse momento explicitar essa lógica, a coisa já está por demais quente e ele, como o genial estrategista que é, cuja estratégia é sempre voltada à negociação e deixa o combate para última opção(da qual também discordo)não iria colocar uma polêmica tão forte quando ainda acha que pode conseguir um acordo. Contudo, independentemente disso, o fato concreto é que eles pretendem prender Lula agora. A calhordice da época e da veja(e a entrevista do palhaço que comanda a Justiça à Isto É)escancaram essa intenção e são a senha para Moro, sempre ele, agir. Para começar, sobre Cardozo devemos procurar saber se aquele festival de absolvição da e para a mídia foi uma ideia isolada dele ou teve o aval do Governo Dilma. Se teve, parece que Dilma quer entregar Lula ás feras(opção que não acredito). Se foi uma escolha pessoal de Cardozo, mostra que ele é mais canalha ainda do que pensei e pode estar querendo chantagear o Governo, garantir que não será demitido(dizem que Lula corretamente pede sua saída), já que agora essa saída seria vista como uma retaliação de Lula. Só vejo uma maneira de não prenderem Lula agora. TEMOS QUE TRANSFORMAR AS MANIFESTAÇÕES, QUE SEGUNDO CONSTA ESTÃO MARCADAS PARA O PRÓXIMO DIA 8, EM ATOS DE DEFESA APAIXONADA DO GOVERNO DILMA E PRINCIPALMENTE DE LULA. É HORA DE ESQUECER A POLÍTICA ECONÔMICA(QUE PRECISA SER MUDADA)E PARTIR PARA O IMEDIATO, SALVAR PRINCIPALMENTE LULA, QUE NESTE MOMENTO É MAIS AMEAÇADO QUE O GOVERNO. AS MANIFESTAÇÕES TÊM QUE REUNIR MASSAS GIGANTESCAS A GRITAREM EM ALTO E BOM SOM QUE PRETENDEM PRENDER LULA COMO FORMA DE DAR UM GOLPE NAS FORÇAS POPULARES DO BRASIL, USANDO FANTASIAS E MENTIRAS FABRICADAS PELA MÍDIA. AS EMPRESAS DE MÍDIA, LEIA-SE A GLOBO, TÊM QUE SER CITADAS DIRETAMENTE. OU AGIMOS ASSIM, E TEMOS UMA SEMANA PARA INTENSIFICAR A ORGANIZAÇÃO DESSES EVENTOS E PARA DEIXAR DE PERDER TEMPO COM JURIDIQUÊS, OU ELES PRENDERÃO LULA EM NOVEMBRO.

    • Não será mártir. Até porque o povo acordou e a canalha que quer destruí-lo não engana mais. O povo sabe o motivo da perseguição a Lula. Por isso vota nele. Confia nele. E sabe a monumental diferença dele de um traidor como fhc, mesquinho, que negou o que teve educação ao povo que tão generosamente o elegeu presidente em 1994. Enquanto Lula criou universidades e escolas técnicas concedendo generosamente ao povo o que lhe foi negado, fhc destruiu o pouco que existia de educação gratuita para o povo. Só isso já deveria ser suficiente para ter o enorme desprezo do povo brasileiro. Mas fhc fez muito mais, muita coisa ruim, como a PRIVATARIA, o PROER, BANESTADO, CORRUPÇÃO da reeleição, quando comprou deputados, etc.

      Dados comparativos do governo Lula com o governicho fhc:

      Criação de Universidades Federais:
      Governos Lula e Dilma – 18
      Governo FHC – zero

      Criação de Escolas Técnicas:
      Governos Lula e Dilma – 214
      Governo FHC – 11
      De 1500 até 1994 – 140

  • Edu. Paz e Saúde sejam multiplicadas sobre ti e a tua casa.

    Tenho 56 anos de idade, sou Pastor evangélico, professor da rede publica em SP, casado, dois filhos e dois netos com um terceiro neto vindo aí, Sargento da reserva da aeronáutica.
    Não sou PTista, nunca fui e nem pretendo ser. Isto não me impede de reconhecer que os governos PTistas foram os que mais fizeram pelos desprotegidos desta nação e me sinto confortavel em fazer defesa, pelas redes sociais e pessoalmente, da presidenta Dilma e sua sobriedade diante de ataques eivados de malignidade, tanto por parte da mídia como de “líderes religiosos” e outros tantos.
    O que tem me deixado especialmente triste é ver o estrago que está sendo perpetrado contra os mais jovens que reproduzem esta “cultura do ódio” que se instala. Somos neste momento inspirados por Paulo o apóstolo que nos conclama a “combater o bom combate”. Um forte abraço, vamos continuar cumprindo o mister que nos compete.

  • Texto em linguagem clássica, logo imagino estar diante dum evangelho, ouvindo uma ladainha, ou testemunhando um provérbio

    “vós que vos deixais ..prescrutei ..calvário ..fracos de espírito o abandonariam..”, sinceramente, que que é isso ?

    “Enquanto conversávamos, não prestava tanta atenção às palavras …Confesso que passei minutos intermináveis tentando enxergar nele algum medo do futuro, das conspirações que germinavam enquanto conversávamos, mas nada encontrei…” ,infelizmente percebi sua desatenção também.

    Olha, não vi neste texto nenhum material de cunho jornalístico, que vise esclarecer a REPÚBLICA, os companheiros, ou a mim mesmo ..embora entenda sua admiração e paralisia diante do mito (acho que faria o mesmo), mas pra mim, pelo momento que atravessamos, este “depoimento” se faz INSERVÍVEL.

    FATOS –

    – empresas foram pegas SONEGANDO, contas localizadas, dinheiro repatriado, só ainda não se sabe aonde é o FUNDO DO POÇO ..cartéis desbaratados, corrompendo, traficando interesses INSANOS e desleais ao país ..agentes prevaricando, corrompidos, líderes DESPIDOS, chantageando, EXTORQUINDO ..um verdadeiro CONLUIO público-privado-partidário ..isso não é fantasia, são fatos que já possuem imensa MATERIALIDADE.

    SIM, sem duvida nenhuma que ainda não chegaram em LULA (e nem sei se tem por onde, ou com o que chegar ..mas eu preciso TER CERTEZA, e não só desejar) ..queiramos ou não rasparam no filho ..falamos de um agente político, LOGO, onde a confiança é TUDO ..portanto, penso, o POVO merece esclarecimento, respeito, e não um juramento de fé abstrato

    e EDUGUIM, diz pra mim, quando da sua reunião dom Dirceu, ele te passava segurança ?

    ..deus queria, MEEEESMO, a bem do BRASIL, que não seja o caso.. mas, Psicopatia e/ou sociopatia (como também é conhecida) é a designação atribuída para um indivíduo com um padrão comportamental e/ou traço de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento antissocial, diminuição da capacidade de empatia/remorso e baixo controle comportamental ou, por outro, pela pertença de uma atitude de dominância desmedida. Esse tipo de comportamento agonista é relacionado com a ocorrência de delinquência, crime, falta de remorso e dominância, mas também é associado com competência social e liderança.

    No mais, o que não preciso de prova alguma, e que nem é tema da matéria, é sobre a omissão, incompetência, despreparo, irresponsabilidade e/ou imprevidência (aspectos cíveis) e, quiça, da conivência (aspecto penal) ainda a ser provado, de DILMA, com muito de tudo isso por que estamos passando ..quer pelo enfoque sócio-econômico, ou mesmo diante destes casos de JUSTIÇA, que tratam de responsabilidade e alçadas, porque, sejamos, franco, ganhar e desfrutar de status de MANDA CHUVA e depois vir dizendo que não sabia de nada ..já deu, não deu ??!!

    ..e sobre as Instituições Públicas terem amadurecido, e que jamais serão as mesmas como nos tempos de THC ..aqui TAMBÉM discordo frontalmente ..pois, pelo DIRIGISMO, inclusive denunciado AQUI ..pela lentidão, aparente partidarismo e circunspecção a que muitos dos escândalos e temas acabam por ficar restritos (só ao PT e raramente ao PSDB por exemplo) ..tudo me leva a crer que o BRASIL com LULA e DILMA rodou rodou e acabou por quase que nem sair do lugar ..inclusive bastando-nos levar em conta as MOLECAGENS que hoje testemunhamos ESTARRECIDOS e que ocorrem no CONGRESSO vindo de TODOS os partidos (que tão nem ai pro país), bem como atentarmos para o retrocesso que esta havendo em muitos dos ditos “progressos e ascendência social”, com direito a preservarmos do tipo de CORPORATIVISMO e surgimento dos tais direitos exclusivos, para termos certeza da veracidade do que digo.

  • Um dos posts mais edificantes e realimentadores de força e de esperança que já li.
    “Homens como Lula não se dobram, não se amofinam, não desanimam. Para pessoas como ele, cada batalha perdida é uma lição e cada vitória é apenas mais um passo de uma jornada que não é só sua, mas de todos os viventes.”
    O que vejo nesta foto são dois homens de coragem a se entreolharem, o chamado “olho no olho”. Um deles com uma missão ampla no sentido da cidadania, que é o blogueiro. O outro, um gigante politico a transcender as fronteiras nacionais e a estender a sua liderança a nivel de todas as regiões planetarias onde impera a injustiça social e a opressão sobre os mais fracos e humildes. Um gigante politico que enfrenta a perseguicao e a ira das forças mais conservadoras do apartheid social que se praticava e que ainda é praticado, a níveis imensuráveis, estratosféricos, em um país riquíssimo, com uma classe dominante privilegiada acima de toda imaginação e uma multidão de mais de uma centena de milhão de excluídos ou marginalizados.

    Ambos enfrentam ataques, mormente aos seus familiares, os seres que lhes são humanamente mais caros e preciosos. Ambos não se rendem, não se entregam, apesar de que sofram e muito. As forças da involução, da manutenção do perverso “status quo” , são bem estruturadas e enraizadas e dispõem de recursos à larga para financiarem os seus pistoleiros encastelados em todas as esferas dos quatro poderes.

    Ao ler este post maravilhoso me vem à mente os versos do poeta Castro Alves em seu magnífico poema “Quem dá aos pobres empresta a Deus”, lido no gabinete Português de Leitura (Oh, quão pobre de gênios e tão rica de penetras e impostores a ABL dos dias atuais) durante uma solenidade de apoio aos órfãos de guerra: “Não cora o livro de ombrear c’o sabre e nem cora o sabre de chamá -lo irmão “. Faço uma analogia, transpondo para a imagem que vejo a força rítmica das palavras em versos.
    Dois homens de coragem ombreados, olhos nos olhos, cada um com uma missão importante. Um a nivel mais restrito à comunicação direta de IDÉIAS avançadas que chocam os que ignoram o sofrimento dos humildes, no nosso dia a dia em nosso país . O outro, com o seu nome escrito definitivamente no panteão da história política, a projetar-se muito além das fronteiras nacionais como o símbolo do resgate de um povo, em sua grande maioria excluído, marginalizado e ainda escravizado.

  • O texto emocionante é um balsamo para afastar o desanimo. Durante a campanha eleitoral vivíamos aquela angustia e ansiávamos por sentir um alivio e merecido descanso aos ataques, porem eis onde nos encontramos. E nesta situação os que acessam aos blogs solidários ao objetivo prioritário que é a diminuição da desigualdade de renda das famílias do país mais rico do planeta em recursos naturais; encontra o alento para continuar atuando para que se instale gradualmente de acordo com a correlação de forças uma nova civilização na America Latina.

  • Quando minha companheira ficou doente, contratei uma cuidadora que

    é a bondade em pessoa, porém tem um olhar que mantém à distância qualquer adversário.

    A mesma impressão que senti quando dei a mão pro Lula, em frente à estação de trem de Santo André,

    em 89, 90, sei lá… O Lula não é patrimônio do Brasil, é patrimônio da Humanidade. Aliás, talvez nem seja

    humano. Quem sabe marciano, venuziano, solar, por aí… E você, Edú, cada dia se supera com sua visão

    única do mundo. E suas reportagens demonstram que você segue o caminho de coragem do Cara!!!

    • José Eduardo e Edu, não conheço o Lula pessoalmente mas tenho a mesma impressão .
      Acredito que sua força e sua energia são tão fortes que nos dão coragem de continuar na luta.

  • Lula tem imanente a solidariedade entre os seres a qual nós compartilhamos e aceitou uma missão politica transcendente que é contribuir para um novo ciclo civilizatório, Como ele diz inexorável porem fruto da atuação pratica dos brasileiros para adiantar consolidar ou atrasar.

  • Pelo que sei, que já li, que sempre ligo a internet em busca se noticias, nunca vi, li ou fiquei sabendo desse comportamento da imprensa do Brasil a um Ex-Presidente (Itamar, Sarney, Collor ou FHC), nunca li ou vi esse comportamento a qualquer Presidente ou Chefe de Estado do mundo.

    Nem a empresa do País de Gerge W Bush, faz isso com ele, olha que Bush foi quem proclamou a invasão e a Guerra do Iraque, nem Benjamin Netanyahu que foi, é, e sempre será um carrasco senhor da guerra mandou matar crianças e idosos, a imprensa do País dele o trata dessa forma.

    ESSA É A PIOR IMPRENSA DO MUNDO, ESSA IMPRENSA CONSEGUE E SABE SER A PIOR DO MUNDO!

  • Sr. Eduardo,

    Bom dia.
    Realmente é embaraçoso para a militância do PT, Lula ter reconhecido que o discurso do partido na campanha foi um e as ações do governo foram em direção contrária.

    Grande abraço.
    Heitor.

    • Não se preocupe, todos os partidos têm suas contradições. Em 1998 FHC se reelegeu dizendo que não desvalorizaria o real se fosse eleito. Mas a diferença é que FHC não tem a apresentar a obra que Lula e Dilma têm. Os números não mentem

      • Sr. Eduardo,

        O Sr. tem razão. Todos políticos mentem muito para tentar se eleger. FHC mentiu no episódio da desvalorização cambial e em outros.
        O problema é que assim como FHC, Dilma flertou com “o diabo” e acabou perdendo a confiança do povo.
        Mas o reconhecimento dos erros é um passo importante no caminho para o re-estabelecimento dessa confiança.
        Quem sabe não seja esse o momento da virada.
        Vamos torcer.

        Grande abraço,
        Heitor.

  • Edu esse seu texto me energizou. Pra Lula: “Lula é filho do universo, irmãos dos pobres e oprimidos, ele merece estar aqui, e mesmo que a oposição não poça perceber o Brasil e o povo brasileiro vão cumprir o seu destino” Lula 2018.

  • A serenidade de Lula: É aí que mora o perigo. O PT não acredita nos golpistas, não acredita na ousadia deles. Como Dirceu não acreditou que seria condenado por que não tinha provas. Deu no que deu. Dilma não acredita no impitima, isto é um grande perigo. Confiam no STF, o mesmo que prendeu Dirceu e outros sem provas.

    “caso seus inimigos voltem ao poder descobrirão que não há mais como se protegerem através do aparelhamento da Justiça, do MP ou da PF como o que promoveu Fernando Henrique Cardoso”.

    Eles não precisam voltar ao poder para serem PROTEGIDOS, já estão sendo protegidos mesmo fora do poder, enquanto que o PT que está no poder é perseguido. Imagine se PT não estivesse no poder…

    “Lula não se desespera porque já esperava por isso.”

    Se fosse eu estaria bem preocupada, pois eles são capazes de tudo e não vão sossegar enquanto não derrubarem a Dilma e prenderem o LULA com a PF cheia de infiltrados tucanos.

    TUCANOS, TODOS DENUNCIADOS E SOLTOS. NUNCA SERÃO INCOMODADOS PELA PF.

    • Também achei que aí tem uma mosca comida.

      Aliás, uma só não, Já se tornou dieta indigesta, almoçada no mentirão, e agora jantada na lava-jato.

      Enquanto persistir esta descarada blindagem da direita e perseguição da esquerda, continuaremos a viver um estado de exceção, onde uns são mais iguais que outros, e aí não me parece fazer muita diferença se o matiz é verde-milico, marron-imprensa, ou preto-toga.

      Oxalá o erro seja nosso, e Lula esteja certo!

  • Olá Eduardo,
    Lindo texto, bem Eduardo Guimarães mesmo.
    Você com certeza se recorda daquele antigo ditado: Água mole pedra dura, tanto bate até que fura.
    A força dele me inspira a continuar lutando por ele e com ele pela igualdade de oportunidades para o povo.
    Não tenho duvida que esse texto é inspirador, mas o que podemos fazer se a verdade é uma quimera?
    O que podemos fazer se mesmo não tendo provas vou lhe condenar porque a literatura me permite? O que podemos fazer quando um, digo, “O” tribunal afirma que o dinheiro de uma empresa privada é publico? e por fim o que podemos fazer com o poderio desproporcional dessa imprensa marrom?
    O que tem me movido é a fé, mas não podemos esquecer que até Jesus sucumbiu perante seus algozes.

  • As vezes me sinto angustiado, impotente, diante desta perseguição odiosa empreendida pelo que existe de mais podre na nossa sociedade. A grandeza de um líder está justamente no enfrentamento das adversidades e das injustiças com confiança e serenidade. Lula nasceu para liderar.

  • Fora de Pauta, mas muito importante para entendermos o comportamento amedrontado de certos juízes. Enfrentar a turba não é fácil.

    A dura vida de um juiz garantista

    A dura vida de um juiz garantista

    dom, 01/11/2015 – 07:16
    Atualizado em 01/11/2015 – 10:51
    Luis Nassif

    As ingênuas lideranças petistas achavam que a entrada de um juiz linha-dura ajudaria a alavancar a Zelotes, como contraponto midiático à Lava Jato. Em vez de uma Lava Jato, passaram a enfrentar duas

    Tradicionalmente, o Judiciário sempre foi visto como um poder garantidor dos direitos individuais, amenizando o instinto naturalmente acusador do Ministério Público.

    O garantismo pode servir de biombo para concessões obscuras. Rocha Matos, Paulo Maluf, Luiz Estevão e outros são réus de processos que caminham para a prescrição.

    Por outro lado, é a âncora civilizatória que impede o abuso persecutório dos procuradores ou a criminalização de movimentos sociais.

    Hoje em dia, o juiz garantista é um personagem vilipendiado, atacado por todos os lados.

    Em recente disputa por vaga no STJ (Superior Tribunal de Justiça) houve a divulgação de dossiês de baixo nível contra candidatos, através do repórter Juliano Basile, do Valor. Para queimar um candidato, bastava espalhar (pela ordem) a) que era amigo de Dirceu; b) que era o preferido de Renan. c) que deu sentença branda contra movimentos populares.

    A sanha contra os garantistas é generalizada. A maneira de se contrapor aos abusos contra os “nossos” é exigir os mesmos abusos contra os “outros”. É o que promove esse clamor de rebater a prisão da cunhada do tesoureiro do PT com a prisão da esposa de Eduardo Cunha.
    Tome-se o caso do juiz Ricardo Augusto Soares Leite, primeiro titular do caso Zelotes.

    Tempos atrás, foi alvo de pesadas críticas de procuradores, por ter mandado soltar 32 integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) depois das manifestações nas Câmara dos Deputados.

    Também suspendeu uma ação contra o BRB, pelo fato da Tesouraria ter descontado um cheque de R$ 2,23 milhões do Banco do Brasil, emitido pela Agrícola Xingu S.A., em nome de Nenê Constantino – atendendo a um pedido do governador do Distrito Federal. O juiz considerou que, como o cheque tinha fundos, não houve prejuízo algum. E que foi de bom tamanho a multa aplicada pelo Banco Central devido à demora do BRB em comunicar a operação.

    Teve seus momentos de Sérgio Moro, autorizando a procuradora do Ministério Público Federal Anna Carolina Resende de Azevedo Maia a invadir a sede da OAB-DF e apreender documentos.
    Mas não autorizou a quebra do sigilo telefônico do ex-Ministro Antonio Palocci, no caso do caseiro Francenildo dos Santos Costa. Considerou não haver “indício de participação do ex-ministro na violação do sigilo bancário do caseiro”. Se teve ou não, são outros quinhentos. O importante é saber se, no inquérito, havia provas.

    Na Operação Zelotes, Ricardo negou os pedidos de prisão temporária de 26 investigados e não concedeu a prorrogação do monitoramento das escutas telefônicas e de e-mails dos envolvidos. E – pecado máximo – determinou o sigilo das investigações.

    Foi alvo de representação do Ministério Público Federal e de críticas acerbas de lideranças políticas governistas. A pressão bateu no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que o repreendeu.

    Acabou afastado em uma manobra destinado a poupá-lo – foi “promovido” a alguma função no STJ -, abrindo espaço para a substituta. Mesmo sendo membro da Associação dos Juízes Pela Democracia, a juíza tratou logo de convalidar os pedidos do MPF, aceitando mudança total no foco da Zelotes, visando pegar Lula.

    As ingênuas lideranças petistas achavam que a entrada de um juiz linha-dura ajudaria a alavancar a Zelotes, como contraponto midiático à Lava Jato. Em vez de uma Lava Jato, passaram a enfrentar duas.

    O que aconteceria à juíza se resistisse aos pedidos ou avalizasse alguma ação contra algum aliado da mídia?

    O mesmo risco que paira, hoje em dia, sobre qualquer juiz ou Ministro que não atenda ao clamor da turba. Haveria insinuações sobre sua conduta, vazamentos de sua vida financeira, exposição de parentes e amigos, levantamento de sentenças polêmicas, divulgação de dossiês, como fez a Folha contra uma juíza que ousou dar uma sentença contra Daniel Dantas

    É importante que, na extraordinária aprovação das decisões da Lava Jato por tribunais superiores, se inclua um elemento relevante: o medo.

  • Belo texto Eduardo.

    Tenho grande admiração e respeito pelo Lula, mas ele é um ser humano e como tal sujeito a erros e entre os erros que cometeu, o maior foi não cuidar da qualidade e responsabilidade da mídia.
    Por causa disso hoje a maioria da população não tem acesso a informação de qualidade e é obrigada a consumir um produto ruim.
    Se Lula tivesse entendido que a informação é um direito tal qual o saneamento básico, educação e segurança; hoje teríamos alternativas, ao invés de apenas oligopólios midiáticos que se estendem por todas as áreas.

  • Caro Edu, volto a dizer, temos que ter um jornal escrito de distribuição gratuita, a ser distribuído mensalmente às pessoas.Temos que falar com o povão, explicar o que de fato está acontecendo no país. Leve essa bandeira para outros blogs progressistas. Não adianta ficarmos somente aqui na internet. A internet é muito importante, mas, não é essa panaceia toda. A Grande mídia hoje está a todo o vapor. Precisamos agir com mais presteza. Temos que lutar para evitar retrocessos em nossa Pátria. Sabemos que os blogs progressistas tem feito bom trabalho, mas infelizmente, eles ainda não alcançam o povão. O povão os desconhecem. Então, temos que levar nossa mensagem numa forma mais direta, através de um periódico.

  • Eu não vejo dessa forma. Antes Lula era combatido sordidamente; hoje ele é combatido e querem prendê-lo. Há uma diferença muito grande entre antes e hoje. Antes diziam que Lula não trabalhava; que era um agitador. Hoje tem a questão judicial. Dirceu foi condenado sem provas e agora receberá nova sentença. Um jornalista disse, com tristeza, que Dirceu não sairá da cadeia ainda vivo. Também acredito. O ex-presidente não entende que hoje o caçam impiedosamente e se o prenderem e no final for condenado, será exposto, de forma deplorável, cotidianamente. Será desmoralizado pelo pig a todo momento. Será que aguentaria uma condenação de 15 ou 20 anos? Acredito que não. Isso não é brincadeira não. Os segmentos que dominam o país e a sociedade estão sedentos por isso. A maioria, com certeza, vai embarcar na tese de que ele fez o mal ao país e merece mofar na cadeia. Lula precisa ser alertado para isso. E aí sim, agir conforme a realidade atual exige. O clima de sordidez e insanidade é tão grande que Dilma entregou milhares de casas, às pessoas que moravam de favores, ou em brejos, ou em quartinhos e ainda recebeu uma vaia, mesmo fazendo o bem. Não dá para acreditar, né? Vivemos uma grande conspiração. E em conspiração vale tudo. Só não vê quem não quer. Faz tempo que saímos da normalidade democrática e jurídica.

  • Eduardo, eu gostaria de pensar diferente, as eu acredito que a direta nazista não vai permitir uma quarta derrota. Getúlio Vargas se matou e Jango foi assassinado. Agora, eu acredito que vão fazer de tudo para prender o Lula. Enquanto o Lula bancou de republicano, os tucanalhas aparelharam o STF, o MPF, a PF etc. Agora o Lula paga um preço muito alto por esse erro de amador. O PT já foi destruído pelo PIG e agora só falta o Lula e creio que não vai demorar.

  • Eduardo, pessoal, vale a pena recapitular algumas tentativas mais recentes da mídia golpista, isso para não retroceder muito no tempo, por exemplo: no ano de 1989, do golpe armado pela Globo, no histórico debate entre o Collor e o Lula.

    Lembram do epidemia da febre amarela?

    Lembram da pandemia da dengue?

    Lembram que foi o Lula que derrubou o avião da TAM?

    Lembram dos dólares na caixa de Whisky?

    Lembram que o PT era aliado das FARCS?

    Lembram que não ia ter copa?

    Lembram do caos aéreo?

    Lembram quando diziam que o ENEM seria um fracasso?

    Lembram dos apagões no governo Dilma?

    Lembram quando diziam que o Pré Sal só existia na propaganda do PT?

    Lembram do caso da Erenice?

    Lembram que a transposição do Rio São Francisco era uma fantasia?

    Lembram do caso da tapioca?

    Lembram que diziam que os aeroportos seria um desastre?

    Lembram que os estádios não ficariam prontos a tempo?

    Lembram quando diziam que a Copa seria um vexame?

    Lembram do caso da blogueira cubana?

    Lembram do caso da visita do Aécio e comitiva à Venezuela?

    Lembram da Capa da Veja, dias antes das eleições?

    Essas são apenas poucas sacanagens que listei aqui, sem fazer o menor esforço de memória. Agora se quiserem se aprofundar mais nas pesquisas entrem no Google e você vai ver que tem coisas muito mais absurdas.

    É essa a mídia que quer ser respeitada, é essa a mídia que diz ser imparcial, séria e ética. Pior, tem boa parcela da sociedade que ainda acredita nessas seis famílias que querem continuar mandando no país, nem que para isso mintam, soneguem, trapaceiem, caluniem.

  • Com a onda recente dos ataques ao Lula, Dilma e PT, ficaram desnudados muitos mais aspectos covardes e nojentos dos políticos da oposição, e da mídia oficial que perdeu todos os escrúpulos e é um lixo total.

    Essas forças já não são mais pessoas normais. Não sabem pensar como um ser humano. São controlados pelo que se chama de Inteligência Artificial, que é uma voz de comando, é coletivo, robotizado.

    Eles não tem mais alma. Porque venderam a alma. É o que chamamos de almas perdidas. Ficam mortificados com a idéia que os pobres estão saindo da pobreza, que filhos de pobres estão frequentando faculdades.

    Em compensação, nós ficamos conhecendo mais detalhes da família e parentes do Lula. São pessoas simples,
    que tem orgulho do irmão Lula, mas nenhum deles pensa em explorar ou aproveitar da posição do Lula.

    São pessoas igual ao povo, que tem alma e sente a necessidade e a felicidade de outro ser humano, são gente de verdade, são almas lindas e simples que sentem a dor dos outros.

    Acho que o Brasil tem pela primeira vez uma grande oportunidade de aprender muito, sobre a democracia, sobre sonhos, sobre possibilidades infinitas.

    O Brasil já teve o passado de 500 anos de pura exploração, só agora está podendo ver o que é preciso fazer para fazer florir o que Lula e Dilma tem plantando com o PT. Esse é um exemplo para os povos ainda sendo explorados pelos sionistas/nazistas/corporacionistas.

    Quanto a coxinhas e coxinhos, que tenho nojo até de chegar perto, peço que caiam na real, abram o ôlho e aprendam a pensar antes de chegarem perto de mim.

  • Eu tenho completa convicção que o Luiz Inácio Lula da Silva, é um dos maiores políticos inescrupulosos, e populacionistas, e não-democráticos que esse país já teve a oportunidade de ver. Esse sujeito e sua corja, são os maiores CARAS-DE-PAU, que a história desse país já viu.
    Há uns 13 anos, quando essa coisa toda começou, vaticinei a colegas de trabalho e a parentes, que nós estaríamos numa recessão em uns 12 a 15 anos… Não deu outra, sabe por quê? Porque esse é o tempo em que um país como o nosso leva, para deixar transparecer e fazer aparecer na economia, no nível do cidadão comum, os erros cometidos na administração pública, e os erros de alocação das verbas, que deveriam estar sendo colocadas no que realmente interessa…
    Getúlio Vargas foi populista, Lula, também, só que Getúlio não era um criminoso, chefiando uma quadrilha. (não me venham dizer que esses que estão presos, são perseguidos políticos)
    Acordem PELO AMOR DE DEUS. Nosso país está fadado a ser uma super Republiqueta oligárquica, como colômbia, Venezuela e Equador, se não começarmos a mudar isso AGORA.

  • Edu, esta matéria é parte enterraste da história. O Brasil será uma grande nação, é disto que se trata. As forças reacionárias e dominantes não querem um Brasil soberano, justo e igual, daí este intenso bombardeio golpista contra Lula, Dilma, as forças progressistas e a democracia. A matéria retrata um momento importante deste jogo, Lula será protagonista de um concerto histórico muito maior do que fora seus oitos anos de governo. Nada deterá o Brasil, nem que as calçadas tenham que se sujar de sangue, não tem volta. Não passarão!

  • Concordo com você quanto a serenidade e a coragem do Lula.
    Ele é uma pessoa admirável.
    Mas, acho que ele está equivocado quando acredita que se os seus adversários voltarem ao poder não mais poderão aparelhar a PF, MP e Judiciário.
    Se mesmo fora do poder esses órgãos foram aparelhados pelos seus adversários, imagina o que acontecerá com eles no poder.
    Outro ponto é que, o que ocorre atualmente com a PF, além do aparelhamento, é um total descontrole e falta de comando. A PF não é um poder. É um órgão do executivo. Portanto, os abusos que cometem, como por exemplo o constrangimento desnecessário com o filho do Lula não poderia ocorrer.
    Mas, infelizmente, o governo permite aberrações desse tipo e isso transmite fraqueza.

  • Inspirador e genial esse seu texto, Eduardo! Uma lição de vida a todos que, algumas vezes, devido às dificuldades da vida, paralisamo-nos, completamente, com medo do que possa vir.
    Ao sair nas ruas nos próximos dias que se aproximam, já imagino o ódio e raiva que espumaram as pessoas que se escondem por trás de suas belas aparências e suposta afabilidade.
    Não vai ser fácil caminhar e ouvir a propagação de bobagens baseadas nos besteirol das revistas semanais da grande mídia oligopolista.
    Mas o Lula, o maior político da história brasileira é, sim, nossa grande inspiração.

  • As primeiras providencias que me ocuparão na volta do feriarão,de ordem urgentes,urgentíssimas,serão:1)Quitarei meu empréstimo na Caixa Econômica Federal,com duração de 30 anos,tomados para compra da casa própria;2)Encerrarei depois de 35 anos,minha conta corrente Ouro do Banco do Brasil.Sou amigo,correligionário,eleitor,admirador,fã,macaco de auditório,de comício,de palestras,de jantares,de adesão ou não,do Presidente Lula.Não quero correr o risco de ser manchete da Felha e acabar como capa de uma Revista semanal,que convencionou-se chamar de detrito sólido de maré baixa.Deus me livre e guarde.

  • É muito triste ver nas redes sociais o quanto a maioria das pessoas se deixam levar pelo que a mídia divulga. Eles não têm a menor percepção de que pode haver pessoas defendendo seus interesses mesquinhos por trás das câmaras e microfones. Eles nem ao menos acreditam nessa possibilidade. Nesse ponto, a falta de conhecimentos, que possam proporcionar uma melhor capacidade dessas pessoas analisarem, faz muita falta. E isso tudo é lamentável.

  • :

    : * * * * 04:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Um poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos: Luiz Inácio LULA da Silva

    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Por mais que as cruentas e inglórias batalhas do cotidiano tornem um homem duro ou cínico o bastante para fazê-lo indiferente às desgraças e alegrias coletivas, sempre haverá no seu coração, por minúsculo que seja, um recanto suave no qual ele guarda ecos dos sons de algum momento de amor que viveu em sua vida.

    Bendito seja quem souber dirigir-se a esse homem que se deixou endurecer, de forma a atingi-lo no pequeno núcleo macio de sua sensibilidade, e por aí despertá-lo, tirá-lo da apatia, essa grotesca forma de autodestruição a que, por desencanto ou medo, se sujeita, e por aí inquietá-lo e comovê-lo para as lutas comuns da libertação.

    (Plínio Marcos)

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Bom dia ,

    Edu

    Veja isto que acabei de ver tem um video inacreditavel nao sei como postar entao fiz um print da pagina ok.

    Abraços

    Gimar

    CAPA
    POLÍTICA
    BRASIL
    MÍDIA
    MUNDO
    Destaques BR29
    Facebook
    Contato

    Cidadã foi pedir apoio para vereador do PSDB e recebeu insultos: “vagabunda,idiota”

  • Aproveito o dia de hoje para parabenizar o senhor Fernando Henrique Cardoso. Aquele que para a imensa maioria dos brasileiros é um defunto político. Só sobrevive no pig.

  • Edu, esse relação do Lula com voces da blogosfera é fundamental. Creio que será de ajuda enorme na defesa da democracia. Esse seu texto vai ficar na história, pode ter certeza.
    PS: Outra coisa importante é não ficar focoado apenas no ataque covarde ao Lula e ao governo Dilma. É de extrema importância a reeleição do Haddad aí. Espero que voces façam uma militância intensa, vai ser uma guerra. Capaz do Haddad passar a apanhar mais do pig que o próprio Lula

  • Obrigado pelo texto. Me fez rever minha própria coragem e posicionamento em relação às adversidades – pequenas, que enfrento.

    Sem dúvida, o maior presidente da história não pode ser grande enquanto presidente se não for grande enquanto Homem!

  • Eu já tinha lido a passagem abaixo sobre o comportamento do ex-presidente dos EUA Harry Truman. Mas repasso-a, com prazer, aos amigos deste blog, para uma comparação com os nossos “estadistas”.

    A GRANDEZA DE TRUMAN
    Harry Truman foi um tipo diferente como presidente. Provavelmente tomou tantas ou mais decisões em relação à história dos EUA como as que tomaram os 42 presidentes que o precederam. Uma medida da sua grandeza, entretanto, talvez permaneça para sempre: trata-se do que ele fez depois de deixar a Casa Branca.
    A única propriedade que tinha quando faleceu era uma casa, onde morava, na localidade de Independence, Missouri. A sua esposa a havia herdado de seus pais e, fora os anos em que moraram na Casa Branca, foi onde viveram durante toda a vida.
    Quando se retirou da vida oficial, em 1952, todas as suas receitas consistiam numa pensão do Exército, de apenas US$ 13.507 anuais. Quando o Congresso soube que ele custeava seus próprios selos de correio, outorgou-lhe um complemento e, mais tarde, uma pensão retroativa de $ 25.000 anuais.
    Depois da posse do presidente Eisenhower, Truman e sua esposa voltaram a seu lar no Missouri dirigindo seu próprio carro… sem nenhuma companhia do Serviço Secreto Americano.
    Quando lhe ofereciam postos corporativos com grandes salários, rejeitava-os dizendo: “Vocês não me querem a mim, o que querem é a figura do Presidente, e essa não me pertence. Pertence ao povo norte-americano e não está à venda…”.
    Ainda depois, quando em 6 de Maio de 1971 o Congresso se estava preparando para lhe outorgar a Medalha de Honra em seu 87° aniversário, recusou-se a aceitá-la, escrevendo-lhes:
    “Não considero que tenha feito nada para merecer esse reconhecimento, venha ele do Congresso ou de qualquer outra parte”.
    Como Presidente, pagou todos seus gastos de viagem e de comida com seu próprio dinheiro.
    Este homem singular escreveu:
    “As minhas vocações na vida sempre foram ser pianista num puteiro ou ser político. E, para falar a verdade, não existe grande diferença entre as duas!”

  • Caro Eduardo,

    Que o Lula continue assim, sem medo de enfrentar as adversidades, mas, uma coisa é certa, a perseguição a ele vem se acirrando a cada dia, e todo cuidado é pouco. O juiz Federal do Paraná, responsável pela lava a jato não está para brincadeira, e no momento certo, dará o bote.

  • Edu, PARABÉNS e MUITO OBRIGADO por seu BRILHANTE TEXTO!!!
    É um marco jornalistico extraordinário!! Um texto que marca e exprime uma espécie de Ponto de Mutação, de re-encorajamento, de injeção de Fé, Coragem e Serenidade. Tem que ser compartilhado por todos aqueles de mente progressista!!
    Para ser lembrado, lido e relido em todos os momentos tenebrosos que ainda passaremos…
    E acrescento esta declaração antológica de Lula, digna de um herói de guerra:

    “Eu só queria que vocês não ficassem preocupados com esses problemas, porque digo sempre: ninguém, podem ter certeza, ninguém precisa ficar com pena. Se tem uma coisa que aprendi na vida é enfrentar adversidades. Podem ter certeza. Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria. Três anos. E podem ficar certos: eu vou sobreviver. Não sei se eles sobreviverão com a mesma credibilidade que eles acham que tem. Mas eu vou sobreviver.”

    Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

    Agora, QUE foto!! Que orgulho e alegria de vê-los juntos. Dá aquela famosa “inveja” boa!rsrs
    Um grande abraço

  • Obrigada,Edu,por essa matéria,verdadeiro documento.Vou recomendar a muitas pessoas,já que infelizmente não
    dá para mandar direto,por conta do sistema do seu blog.

  • Os adversários do Brasil mais Justo estão infernizando a vida de Lula, para que ele não disponha de tempo para fazer de novo as caravanas da cidadania, porque se as fizer, não serão mais a campanha em 2018, mas para divulgar as grandes transformações dos últimos 16 anos neste país amado, obra do governo popular. Os adversários sabem que Lula livre leve e solto, “vence as eleições” por aclamação.
    O texto cumpriu sua missão: serenou nosso espírito.
    Mas a luta continua, e nenhum poder que não disponha de 54 mi de votos pode nos tirar do destino de sermos finalmente uma nação justa para com seu povo.

  • Senhor repórter, haveria coragem em permitir tudo isso que veio ocorrer ao Brasil ou a uma das suas maiores empresas, a Petrobrás e ao BNDS?

    É bem verdade, que FHC fez o que quis com os Bancos, inclusive o Banco Nacional S/A, um dos mais bem organizados bancos do Brasil, para que se favorecesse o seu genro e a si próprio, contra a família Magalhães Pinto, por vindita de ter este liderado a revolução de 31.03.1964.

    E, se maior do que o Mar é a Terra, que abriga aquele, pois a riqueza mineral da CVRD é muito superior à riqueza marítima da Petrobrás, inclusive para a Segurança Nacional, apesar do que FHC entregou ao capital externo a CVRD, ao preço de banana, reservando-lhe milionária cota e rendimentos eternos.

    Então, Lula nem FHC, podem ostentar nenhum olhar da verdade. Ambos foram parceiros revolucionários, contra a Ditadura Militar, que não permitiu o Brasil cair nas mãos da Rússia nem de Cuba, para se implantar o comunismo, esse regime econômico falido em todas as nações subjugadas, salvos apenas pela política do EURO.

    Portanto, melhor seria que esse dois, que tiveram muitos méritos, sim, mas que esses ex- presidentes tivessem ambos um gesto de humildade, confessando-se igualmente culpados pela desgovernança brasileira, como herança dos seus mandatos e , por isso, deveriam comparecer perante a Nação Brasileira, fazendo o seu MEA CULPA e concitando os políticos romperem, de vez, com essa praga da corrupção político-econômica-financeira.

    Para darem um sinal de boa vontad à Nação Brasileira e ao seu povo de que ainda valem as suas lideranças preciosas, que encabecem um movimento político honrável de levarem à renúncia os Presidentes do Brasil ( Dilma – Temer ), da Câmara Federal ( Cunha ) e do Senado ( Calheiros ), tudo pela governabilidade e a salvação deste Grande e Idolatrado Pais de gente simples, sim, mas ordeira, valente e competente. Moacir. Nmasthe!

  • Acompanho Lula desde as greves do ABC o coração desse homem é de uma dignidade que não tem tamanho, nunca ouvi Lula falar em ódio pelos seus adversários políticos, ele poderia usar o poder e influencia que tinha para blindar seu governo através da PF e do Judiciário como fez o PSDB em São Paulo através do TC e PM, quando fala do Brasil e de seu povo fala com paixão e verdade que nos contamina, Lula é sem sombra de dúvida uma das maiores lideranças política vivas no mundo, que Deus de vida longa a Luiz Inácio Lula da Silva e o proteja contra os homens maus, essa é minha oração.

Deixe uma resposta