Leia o resumo da entrevista de Lula a Blogueiros

entrevista

lula entrevista 2

 

Leia, abaixo, a matéria do site do Instituto Lula sobre a entrevista dele a blogueiros em 20 de janeiro de 2016. O vídeo da íntegra da entrevista e a avaliação do Blog sobre ela serão publicados juntos assim que o Instituto liberar a gravação.

******

Do site do Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um café da manhã com blogueiros na manhã desta quarta-feira (20), em São Paulo, na sede de seu Instituto. Ao longo de cerca de três horas, Lula falou sobre combate à corrupção, a situação econômica do país e suas sugestões para superar a crise, o momento político da presidenta Dilma e do PT, entre outros temas.Participaram do encontro, que foi transmitido ao vivo pela internet, Altamiro Borges (Blog do Miro), Breno Altman (do Opera Mundi), Conceição Lemes (Viomundo), Conceição Oliveira (Maria Frô), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Gisele Federicce Francisco (Brasil 247), Joaquim Palhares (Agência Carta Maior), Kiko Nogueira (Diário do Centro do Mundo), Laura Capriglione (Jornalistas Livres), Miguel do Rosário (O Cafezinho), Renato Rovai (Revista Fórum).

Confira, abaixo, alguns trechos da fala de Lula durante a coletiva.

Acusações e combate à corrupção
“Existe uma tese de que há uma quadrilha que foi montada [nos governos petistas] para roubar a Petrobras. É uma tese. Mas é engraçado que todos os funcionários envolvidos, são funcionários de carreira com mais de 30 anos de casa. Quando eles foram nomeados, não houve denúncia de nenhum trabalhador. Não houve denúncia de nenhum diretor.

Algum dia o Brasil vai reconhecer que esse processo de combate à corrupção só existe porque criamos as condições para isso. A Dilma será reconhecida e enaltecida neste país pelo que ela criou de condições para permitir que neste país todos saibam que tem de andar na linha, e se não andar na linha será punido, do mais humilde ao brasileiro de mais alto escalão.

Não tem neste país uma viva alma mais honesta do que eu, nem delegado, nem promotor do Ministério Público, nem empresário, nem na Igreja. Pode ter igual, isso sim. Aprendi com uma senhora analfabeta, que me disse: ‘meu filho, se você for honesto, poderá andar de cabeça erguida’.

Impera a tese de que não importa o que vão dizer os juízes, porque mesmo que a justiça absolva, o sujeito já está condenado pela imprensa. Quem é culpado tem de ser preso, mas, para isso, precisa ser julgado. Está na hora da sociedade brasileira acordar e exigir mais democracia, mais respeito pelos direitos humanos e mais fortalecimento das instituições.”

A perseguição ao PT e a Dilma
“Buscamos o objetivo de não permitir que ninguém neste país destrua o projeto de inclusão social que começamos a fazer a partir de janeiro de 2003. O que incomoda é isso. Pode dizer que não, mas desde o tempo do Império Romano a elite não gostava quem se aproximava do povo. Mas ninguém vai destruir este projeto. O povo aprendeu a conquistar coisas, aprendeu que pobre pode fazer universidade, que pode comer carne, que pode viajar de avião, e que pobre não nasceu pobre, ficou pobre por conta do sistema econômico deste país. Isso está em jogo, e os democratas não podem se conformar com essa tentativa de golpe explícito que tenta aplicar falando em impeachment da Dilma.

A democracia é séria, não se brinca com a democracia. Eles tentam destruir a democracia negando a política. Por isso eu vou fazer mais política, vou participar ativamente do processo eleitoral. Tem gente que acha que o PT acabou, e vocês vão ver. Eu acho que o Haddad vai ser reeleito em São Paulo, só pra falar a maior cidade.”

Processos contra caluniadores
“Eu comecei a processar, diferente do que eu fazia antes, porque diziam que não adiantava nada. Aí fui a uma audiência, onde processamos jornalistas do Globo… e comecei a processar porque o dono do jornal se livra botando a culpa no jornalista, então comecei a processar para ver se retomamos a dignidade profissional da categoria.

Nesse processo que fui, no Rio de Janeiro, quando o juiz fazia uma pergunta, o cara falava: “tem a fonte, não posso falar”. E eu pergunto: venho aqui, fico nu diante da Justiça, e vem um cidadão que diz: “olha, não posso falar, é segredo de fonte”. Assim é desproporcional. Não dá para ser assim.

A desfaçatez é tamanha… O que se faz com o meu filho Fabio é uma violência. Ontem mesmo fiquei sabendo de um lutador dessa luta que eu não gosto falando que meu filho tem um iate de 80 pés em Angra… como um cidadão tem a desfaçatez de mentir?

A gente começou a abrir processo agora, porque não interessava. Mas acho que tem que processar. Quando cheguei ao governo, a Fenaj apresentou um projeto para criar um tipo de OAB dos jornalistas. E o pessoal analisou, deu entrada, e quando chegou ao Congresso Nacional, foi um cacete que nem a Fenaj defendeu. Os jornalistas atacaram, reclamaram, e eu pensei: se nem o jornalista quer, tiramos o projeto.

Antigamente os jornais tinham dono, e você falava com o dono e tentava resolover alguma coisa. Hoje você tem executivo preposto. Não resolve mais nada.

A politização chegou a tal ordem… e eu admito a politização. Que eles peçam o voto que quiserem nos editoriais. O que não admito é mentira na informação. Daqui pra frente vou processar. Tem muitos, e vai ter cada vez mais. Eu não gostaria que fosse assim.

Há um abuso, uma falta de respeito com a Dilma. Achei que ela seria mais bem tratada por ser mulher, mas não tem isso. É uma coisa de pele. Se você não tem a minha pele, não te aceito no meu clube.

As pessoas podem não gostar do PT, sem problemas, mas se elas não reconhecerem o que seria este país sem o PT… Um homem sério ou uma mulher séria não pode admitir a execração das pessoas.”
Campanha em 2014 e ajuste fiscal em 2015
“O cidadão não pode gastar mais do que ganha. Se você quer ter uma capacidade de endividamento, tem que ser uma que dá para pagar. Acho que todos nós fazemos assim. Agora, a verdade é que a Dilma, no primeiro mandato, teve um mandato muito exitoso. Os problemas começaram quando a Dilma preocupada em prevenir a redução do crescimento, e ela não queria de jeito nenhum reduzir os programas sociais, ela fez um forte subsídio. E uma forte política de isenções que chegou a quase R$ 500 bilhões nos últimos anos.

Quando você faz subsídios e a economia não consegue se recuperar, você começa a arrecadar menos. E aí precisa fazer um corte. E para isso, precisa escolher o que é prioritário para a sociedade, no caso, a geração de emprego, o investimento nas universidades.

Ora, houve um equívoco político já reconhecido pela presidenta. Foi a gente ganhar as eleições com um discurso, com apoio do povo da PUC e da Zona Leste, de artistas, de gente que acreditou e foi para a rua defender um projeto de inclusão social, acreditando que é possível fazer um processo mais forte de democratização da mídia brasileira, de diversificação da cultura. Foi para isso que as pessoas foram para as ruas.

E a Dilma dizia que ajuste era coisa de tucano, não coisa dela, mas depois foi obrigada a fazer. E como estava num processo de diálogo com o movimento sindical e só anunciou em dezembro… criou um mal estar. Ela sabe disso. Agora, o que nós estamos vendo: se em algum momento se acreditou que fazendo discurso para o mercado a gente ia melhorar, o que a gente percebeu é que não conseguimos ganhar uma pessoa do mercado. Nem o Levy, que era representante do mercado no ministério da fazenda, não virou governo. Não ganhamos ninguém e perdemos a nossa gente. Então o desafio da Dilma, agora, e eu peço a Deus que a ilumine muito, o ministro Nelson Barbosa e todo o governo, é que em algum momento neste mês vão precisar anunciar alguma coisa para a sociedade brasileira. Então o Levy saiu, e o que vai mudar?

Uma forma de aumentar a capacidade de arrecadação do estado brasileiro é aumentar imposto, e está difícil no Congresso. A outra, é o crescimento econômico. A Dilma tem de ter como obsessão a retomada do crescimento e do emprego. Não é fácil, mas é a tarefa política.

Você precisa escolher o que fazer, com investimento público. Se o governo não está pondo dinheiro, porque o empresário vai por? O governo precisa tomar a iniciativa. Precisamos de uma forte política de financiamento, temos muitas obras inconclusas que precisam ser terminadas. A Dilma lançou o PIL, que é um programa de investimento em logística. E tem muita coisa por fazer.

Não existe nada mais edificante para um ser humano do que ser capaz de prover seu próprio sustento. O jovem está ansioso para trabalhar. O emprego precisa ser uma obsessão para nós.”

Recuperação da economia
“Nós estamos arrecadando pouco, e portanto não temos capacidade de investimento para induzir. Você não está fazendo as concessões de portos e aeroportos, e é importante fazer. O que a gente percebe é que tá faltando crédito, financiamento. Penso que apresidenta e o Barbosa precisam pensar, não sei pra quando, uma forte política de crédito para investimento e para consumo.

Em 2008, na época da crise, colocamos R$ 100 bilhões do Tesouro para financiar o desenvolvimento. Na primeira levada que colocamos, os bancos privados não criaram crédito a partir dos títulos do tesouro. Então fomos com os bancos públicos, compramos o Banco Votorantim para financiar carro, o Bradesco tinha parado de financiar motocicleta e nós fizemos o financiamento para motocicleta nos bancos públicos.

Nós temos 14 milhões de micro empresas e MEI, e que precisamos financiar, financiar a cadeia produtiva, por exemplo. Isso tem de ser feito com mais rapidez. Tem de ter uma política de financiamento de infraestrutura com mais rapidez, e o consumo. Se não tem consumo, ninguém investe. Poderia se tentar ver como está o crédito consignado e fazer uma forte política de crédito consignado, acertado com o movimento sindical e os empresários.

Se a gente fizer tudo isso, a gente faz a roda da economia girar. Aí o governo vai arrecadar mais, e ter mais capacidade de investimento.

O pessoal fala muito de dívida pública no Brasil… Depois de 2007, a dívida pública norte-americana foi de 74% para 105%; o Obama endividou o país, mas para fazer a economia girar. Você cria um ativo que vai dar retorno e vai te ajudar a arrecadar mais. Agora falam da nossa dívida, ela cresceu porque o PIB caiu. Se o PIB crescer, ela cai.

Então o jeito da gente consertar a economia, na minha opinião, é fazer a economia crescer. A Grécia começou com uma crise que 30 bilhões resolviam, mas depois de 10 anos de discussão, chegou a uma situação que 200 bilhões não resolviam.

Infraestrutura é central, não apenas ferrovias, mas muitas coisas que você precisa investir. Eu se fosse a Dilma, fazia como os russos: chamava a China e pactuava um grande projeto de investimentos e dava como garantia o petróleo. Eles precisam e nós temos. Uma crise cria a oportunidade que você faça tudo que não dá para fazer na normalidade”.

A turma do ‘quanto pior, melhor’
“O povo brasileiro precisa repudiar, veementemente, todas as pessoas que trabalham para atrapalhar o desempenho do Brasil. Quando alguém trabalha para impedir que o que o governo faz não dê certo, quem sofre na pele é o povo mais necessitado deste país. Quando as pessoas tiraram a CPMF achando que iam me prejudicar, eu não fui prejudicado. Mas o povo brasileiro foi. Quem precisa da saúde pública é o povo mais humilde.

Então quando as pessoas tentam prejudicar a Dilma, estão retardando o avanço social do povo brasileiro. Teve até um que disse outro dia que ia tirar R$ 10 bilhões do Bolsa Família.

A Dilma precisa conversar mais com a sociedade, organizar os partidos, assumir compromissos de seus aliados, porque… política é assim. Se tem uma coisa que o Congresso Nacional adora, e qualquer parlamento do mundo, é presidente fraco. Quando ele forte, o presidente faz muita coisa e eles não podem contestar. Veja o papel do Eduardo Cunha. Ele se presta a criar uma pauta bomba todo dia, sem se importar se tem algo pra votar que tenha importância para o país; não de importância para a Dilma, mas para o país.

Mas precisa, pelo amor de Deus, com a base aliada, pactuar que a minoria não paralise este país. O governo foi eleito para governar, e não pode permitir que a minoria, que a pauta negativa, paralise o país. O Jaques Wagner tem muita expertise política e vai trabalhar, com o Berzoini, para que a gente aprove o que for necessário para que a economia volte a crescer.”

A volta por cima do PT
“O PT errou, cometeu práticas que condenávamos. E o PT não nasceu para ser igual aos outros, nasceu para mudar a lógica dos partidos tradicionais. Mas uma coisa é o PT quando a gente dizia: “sua vez, sua voz”, o PT que fazia campanha vendendo macacão, estrela, bandeira… na medida que a família começa a crescer e o partido entra nas instituições e na briga institucional, o partido mudou. Lembro de um tempo que a gente sentava aqui na direção nacional e fechava política de alianças nacional. Mas aí o partido vai crescendo e começa aliança ora com um, ora com outro, aí precisa de dinheiro pra campanha, as campanhas de TV ficam cada vez mais caras, parecendo filme de Hollywood e, de repente, o PT ficou parecido a todos os outros. E isso levou a posturas equivocadas.

Agora, você conhece algum deputado deste país que vendeu seu patrimônio para ser deputado? O que acho grave é que todos os partidos pegaram dinheiro das mesmas fontes. Os empresários são os mesmos para todos os partidos, e só com o PT é crime? Por isso, sou favorável ao financiamento público de campanha.

As pessoas falam do PT e não conhecem o PT. Em 1989, eu tava pra desistir de ser candidato. Eu estava chegando a Balbina, no Amazonas, quando o Kotscho me trouxe um Estadão com o Ibope: “Lula cai de 3% para 2,75%”. E eu pensei em desistir, porque senão ia terminar a eleição devendo pro Ibope. Mas quando chego lá em Balbina, encontro 100 pessoas, crianças, famílias, com bandeirinha do PT esperando para nos ouvir. As pessoas pegavam dois dias de canoa, trazendo frango e farinha pra comer e vender, só pra ver o PT, então eu não podia desistir. Eu não tenho o direito de desistir. Esse partido é muito grande, não pode ser abandonado porque uma pessoa cometeu um erro.

Não é questão de voltar às origens, porque não podemos voltar a ser quem fomos. Mas voltar a ter os mesmos compromissos e práticas daquela época. Os erros não devem servir para execrar o PT, mas para nos ajudar a consertá-lo. Pode ficar certo: o PT vai ressurgir como fênix. Vai ressurgir das cinzas muito mais forte. Fecha os olhos trinta segundos e imagine o que este país seria sem o PT, o que seria a política deste país sem o PT. Eu não vou deixar, eu vou motivar nossos companheiros. Então, uni-vos petistas! Em torno da causa nobre da democracia e da inclusão social!”

Movimentos sociais são críticos demais?
“Eu nasci na política no movimento social. O legado que eu consegui construir neste país se deve muito à participação do movimento social, nos bons e nos maus momentos. Porque o movimento social tem uma característica: eles pedem menos que qualquer adversário e ajudam muito mais que qualquer adversário atendido. Sinto muito orgulho de ter estabelecido a melhor relação entre Estado e sociedade e movimento social neste país.

Às vezes, enche o saco, a gente não gosta… mas Deus há de fazer com que esse movimento continue cobrando do governo. Se o movimento não cobra do governo, o governo acha que tá tudo certinho. Eu prefiro o movimento cobrando e reivindicando que movimento social passivo. Eu tenho o mais profundo respeito e acho que a Dilma tem o mais profundo respeito. Com a diferença que eu vim dele, seja no sindicato, seja na igreja progressista, eu venho deles.”

Quem está mais à esquerda: Lula ou Dilma?
“A Dilma é muito mais à esquerda que eu. Ela tem uma formação ideológica mais consolidada. Eu sou um liberal… Veja, eu, na verdade, o que eu acho, eu sou um cidadão muito pragmático e muito realista entre aquilo que eu sonho e aquilo que é a política real.

Se um partido ganhasse as eleições sozinho, elegesse todo mundo, ia ser uma desgraça. Ia ter corrupção pra caramba. O ideal é ter as maiorias, mas não tendo forças, não tendo aliados de esquerda, você faz uma composição. E você faz com quem quer te apoiar. O PT negou muitos apoios. Quando fui presidente da República, eu tinha consciência de que eu era um estranho no ninho. Aquilo não foi feito para um operário chegar lá. O Congresso não tinha nem banheiro feminino.

Eu hoje acho que sou mais à esquerda do que eu era. Eu tenho lido mais, eu tenho visto que mesmo fazendo o que nós fizemos por este país, ganhando o dinheiro que ganharam em nosso governo, eles ainda não nos aceitam. Há um preconceito, que não sei se é de classe, mas é visível. E eu tento tratar isso democraticamente.

Os de cima não aceitam sequer um novo rico; se não for do meio deles, tá fora. Então te confesso que eu tenho uma coisa na minha vida que é minha coerência política. Um discurso de 1989 e um de 2009, tem coerência. O Lula nunca mudou de lado. Eu sei de onde eu vim. Fui presidente da República e voltei para o mesmo lugarzinho.”

Lei Antiterrorismo
“Eu sou contra a lei antiterrorismo. É uma loucura a gente fazer uma lei por conta dos black blocs. Este país não tem tradição de terrorismo. Nós fizemos os jogos Pan Americanos e não aconteceu absolutamente nada. Vamos fazer as olimpíadas e com o sistema de segurança que está sendo feito, não vai acontecer nada. Vamos envolver o povo brasileiro, com a quantidade de pessoas por aí que querem ser voluntárias. Não vamos trazer para cá um problema da França, americano ou do Oriente Médio. Somos outra nação.”

104 comments

  • Edu, o evento já começou? Estou há mais de 15minutos tentando ver o vídeo, inclusive no site do Instituto Lula, e a transmissão do vídeo não inicia. Aparece a mensagem “Ops! Transmissão indisponível”.

    • Encurralar os outros de dentro do instituto Lula e falando apenas para os bovinos blogueiros amestrados ? Aí é mole; quero ver ele conceder entrevista para jornalistas independentes e inteligentes , isso eu quer ver , mas Lula , que de besta só tem a cara, não faz !

      • Você quer dizer jornalistas antipetistas. Lula se expõe a eles, sim. Foi ao SBT e foi bombardeado. Mas FHC não teria peito de enfrentar questionamentos como Lula. Ficaria encurralado facilmente

      • Mário! Você se mostrou totalmente ignorante mesmo!
        Lula acabou de chegar da Europa, onde deu uma palestra na Alemanha com a presença de jornalistas europeus politizados!
        Você que acha que os tais “independentes” todos despolitizados, tem alguma capacidade para enfrentar um teólogo transcendental da envergadura de um Lula Estadista!?
        Vai procurar o caminhão que você caiu!
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

        • Mário, sei, deve ser mais um nome falso. Imbecil!
          Edu, por favor, não publique mais esses caras que tentam desqualificar os blogueiros e jornalistas de esquerda e decentes deste país. Isso já deu, é má intenção demais!

      • Mário,
        Quem seriam esses jornalistas independentes?! Da Rede Globo, da Época, da Veja, da Istoé…?! Estes não são jornalistas, são jornaleteiros e não fazem perguntas, dão suas próprias opiniões de acordo com a visão de seus patrões. Portanto são, opinieteiros. Contudo, se você achar que estou errada, cite nomes e encontros em que jornalistas desses veículos fizeram perguntas,e, se são perguntas úteis e relevantes! Serve também com o FHC!
        Maria Antônia

      • ô filhote, me diz aí os nomes dos tais ”jornalistas independentes e inteligentes” que tu levarias para a entrevista – só pra ver tua cara de pau

  • Os grandes candidatos do PT estão naufragando no porto antes de zarparem.
    Eugênio José Alati
    20/01/2016.
    QTO AO SEU PRONUNCIAMENTO NA ENTREVISTA DO LULA: 1º, FOI EXTREMAMENTE LONGO; 2º, PROLIXO; 3º, CONTRADITÓRIO; 4º, BAJULADOR E FINALMENTE, 5º, COLOCANDO TODO O PROBLEMA NA MÍDIA, COMO SE A MÍDIA FOSSE A RESPONSÁVEL PELA CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS! PORVENTURA, FOI A MÍDIA QUE NOMEOU OS CORRUPTOS DA PETROBRÁS? ENFIM, VOCÊ FOI MUITO FRACO.

    • Edu, não sei como vc aguenta este velhaco fascista, adorador de FHC e de Aécio, vice de Quércia na prefeitura de Campinas. O velhaco tenta por culpa em Lula por nomear diretores, mas esquece de por em FHC, que também nomeou. Quer dizer para ele, se alguém nomeado rouba, quem nomeou é o culpado. Ele ainda se diz advogado. A ideologia dele cega o que ele aprendeu no direito.

      • Fábio,
        Também tenho esse desejo. Vê o Lula fazer aquela choldra de jornaleteiro ficar sem ter o que dizer não tem preço! Naquela roda de peões do conhecimento não tem um que conheça o Brasil de que tanto falam, e principalmente, não têm conhecimento intelectual para fazer perguntas relevantes, mesmo que quisessem! Se algum dia souberam, já esqueceram! Agora só repetem o que os patrões mandam! Boca de forno! Forno! Quando eu mandar… faremos tudo o que os mestres mandarem!!! Todos chués, todos mequetrefes, todos fubás!
        Maria Antônia

    • E voltou a aparecer o Eugênio A Latir, com seus comentários saídos diretos do seu cérebro fascistóide. A cara de pau do palhaço é tanta que se acha no direito de questionar como o Eduardo deveria ter se portado. Vá comprar fraldas geriátricas seu caquético fascista!

    • Eugênio você é totalmente alienado como todo bom Coxista do psbd. Não sei porque perde tempo vindo aqui no Blog destilar Ódio gratuito junto com a sua ignorância plena. Faça um favor a você mesmo e vá bater papo com seus nos blos do PiG.

    • Alati,
      A imbecilidade quando se junta a idiotia dar cria a excrecência! Daí, a única forma de se comunicar é transferir para o outro os vícios que são seus!

    • ♫ Este cachorrinho deve ter sido expulso do partido ao qual era filiado, de tão chato que é – ou então caiu do caminhão da mudança. Parece o chiuaua da minha vizinha. Late, late e late mais. Deve ter sido ele que inspirou o ditado “Os cães e a caravana passa”…

  • O problema é que tem um plano em curso do PIG de liquidar o PT, PMDB e o próprio PSDB dependendo das circunstâncias. Vão aliar-se ao conservadores e evangélicos hípocritas e montar um esquema forte de domínio geral. Eles querem acabar com os blogueiros, perseguir os internautas críticos do sistema, linchar do mapa partidos de esquerda, além de dominar todo o sistema político brasileiro. Querem também tirar o poder do Ministério público e dominar completamente o judiciário. É o momento de todos os partidos contrários a esse plano macabro e até mesmo o PSDB para se salvarem. Derrubando PT e PMDB, será fácil liquidar o PSDB. Já os chamados partidos menores, será como urso bater gato. A Corrupção quer voltar com toda força a comandar o país e contam com aliados muito fortes, até mesmo alguns segmentos evangélicos preconceituosos e homofóbicos. O alerta está dado.

  • Eu tô tentando assistir mas tá difícil. Caiu a conexão e fica direto a mensagem: “Reconectando em 11 segundos”… e não volta mais..;
    Da próxima vez melhorem o Link.

  • Está excelente esta entrevista. Lula deve, tem, precisa ser eleito presidente em 2018. Agradeço ao Blogue pela oportunidade de assistir a uma tão boa como esta.

  • Parei tudo pra ouvi-lo ..obrigado pela oportunidade Eduardo

    …grande líder ..um prazer, emocionante mesmo, ouvir LULA sem cortes ..TEM sim sabotagem da mídia, dos mal empresários, má vontade até com a democracia, essa é a verdade

    ..Dilma Vana tem que ir pra ativa, buscar o crescimento e desenvolvimento ..sair do lenga lenga, ENSINOU o mestre ..não se deve ficar discutindo a crise, mas sim COMO sairmos dela

    ..baixar juros, apelar pro compulsório, pra financiamento, acordos com a CHINA (eu não excluiria ninguém) ..TERMINAR as obras do PAC como ferrovias, transposição, estradas, concessões, hidrelétricas (faltou falar em cumprir as promessas como creches e tomar cuidado com as LINHAS de TRANSMISSÃO)

    ..apesar de ter se estendido um pouco Eduardo, vc se saiu bem e LULA respondeu praticamente a tudo o que perguntou

    e sobre o questionamento dos custos pro país da LAVA JATO hein ? ..fantástico ..esta operação ajudou muito a PARAR o país em 2014/15 (a magnitude da LAVA JATO e a fragilidade das instituições, ou a passividade, falta de respostas, de convencimento por parte do PT/LULA/Governo em 2015 tb, a exploração da oposição ..o próprio comportamento que LULA prometeu reverter sua postura ao começar a processar jornalistas MENTIROSOS e conspiradores por exemplo)

    ..LULA lembrou da CPMF ..sem duvida sua falta prejudica o POVO (que com THC, – o golpista – existia pros tucanos)

    ..aliás, um dos problemas de se retomar o investimento é que as empreiteiras envolvidas ainda estão impedidas e a petroteta APRISIONADA (fora as condições do petróleo e do mercado mundial)

    lamento que as 12:10 a conexão aqui caiu (deve ter sido o IBOPE ..a mídia e agências noticiam o evento) ..acho que meio país pensante parou pra ouvir o líder

    LULA deu uma “bola fora” quando disse que ele acreditava que DILMA começaria a ser reconhecida e OVADA (ao invés de ovacionada) ..será que foi premonitório ? ..tomara, a bem do BRASIL, que não gastem muito OVO com ela, tá caro, rsrsrs

    ..retomou 12:20

    retomou a transmissão e LULA novamente esta cobrando medidas e atitude, confiança de DILMA ..cobra liderança, carisma, coragem, exposição, AUTORIDADE e atitude ..cá entre nós, fica claro que VANA tem pés de cristal e é muito limitada ..afinal, os diagnósticos e os cenários são tão claros, óbvios ..parece que só Dilma Vana não vê ? que horror – ou será que esconde alguma outra informação ??!! (leia Reinaldo Azevedo hoje ..faça este esforço ..até ele condena a SELIC carajo !!!!)

    epa, um momento bomba, a colega Laura provoca, cobra SATISFAÇÃO, respeito e atenção do PT frente aos escândalos e denuncias que dominam as manchetes ..LULA fala em PT, não dá nome aos bois (mais tarde cita que DIRCEU errou ..diz até do problema de se ter muitos “filhos”, cadum cadum), admite que o PT errou..

    ..LULA deu a entender que o problema central foi mesmo “grana pra campanha e pra se manter no poder” ..o custo desta nossa democratura ..óbvio ..o resto seria HIPOCRISIA e jogo político

    ..LULA fez outra reflexão óbvia: NINGUÉM dá dinheiro pra se candidatar, e quem é eleito tem vantagem sobre o novato ..aliás, nem os MILHÕES de militantes do PT dão grana pra causa, EU já disse aqui ..e claro que isso não justifica BANDALHEIRA, enriquecimento ilícito, DESCASO com investimento público e empresas Estatais, tanta promiscuidade e agressão à democracia, à cidadania, trafico de influência, abuso de poder, roubar e/ou “deixar que roubem em nome de alianças espúrias” enquanto a educação e saúde definham e as favelas prosperam..

    ..LULA dá toda pinta de que é sim, hoje, candidato em 2018

    de importantíssimo : LULA desafia novamente que provem que ele foi desonesto ..aqui eu digo, se ELE conseguir desqualificar toda esta fofocaiada, ele se ergue e não tem pra ninguém ..caso contrário ?<[email protected]

    Interessante ouvir LULA dizer que ele esta INDIGNADO com os que dizem que roubaram 20, 30 e, denunciando, devolvendo apenas Um ou dois, já estão fumando charuto em Copacabana ..pois é ?! ..LULA e o BRASIL

    O que NÃO gostei foi ver LULA apelar novamente "o nós contra eles" ..o "vitimismo" que só clama por dó e pena ..por sectarismo e escolha de lado ..eu ainda acredito que essa postura de definir que só tem "bonzinhos e puros dum lado" e de "algozes do outro", foi desta postura que penso que derivou TANTO ódio ..enfim…

    A colega Conceição foi a ultima a falar ..ABSURDO sua afirmação (dela) que a "conta" do ajuste esta caindo só nas costas do trabalhador ..francamente Conceição ??!! o mundo gira e a Lusitana roda minha filha ??!! ..as coisas mudam ..em tempos de bonança uma postura, em épocas de crise, outra ..claro, pena que DILMA não cortou mais no governo, no funcionalismo, nos ministérios e mordomias ..mas HOJE empresários (de micro, pequenos a grandes e gigantes) estão FALINDO ..o sofrimento é geral e desesperador ..daí que estamos sendo comprados BARATO como vc mesmo lembrou ..FELIZMENTE aqui LULA disse o certo, o GOVERNO exagerou ao DESONERAR demais, em achar que o momento ímpar que vivíamos ia durar pra sempre (verdade é que o BRASIL embevecido perdeu a ultima década por não ter feito as mudanças estruturais de que tanto necessitava ..agora é isso)

    Sobre a Petrobrás LULA condenou a venda de ativos, disse que se orgulha da capitalização de US$ 70 bi que ele patrocinou ..INFELIZMENTE não tratou dos desperdícios, dos projetos que deram BILIONARIAMENTE errado (Comperj, Abreu e Lima, Okinawa, Pasadena e tantos outros) ..LULA não falou do endividamento recorde que a empresa enfrenta e dos mesmos US$ 70 bi que DESAPARECERAM, torraram !!! ..embora eu concorde com o líder quando afirma que a crise NÃO é o momento correto pra se desfazer de ativos ..mas, fazer o que se deixaram chegar neste estado ?!

    O melhor foi a lição que só pode partir dum sábio ..vamos bater e quebrar panela mesmo, disse ..depois comprar panela nova ..a siderurgia, o comércio e a economia agradecem..

    pro LULA – presidente, volte sempre, o BRASIL esta carente de líderes

  • Mesmo sabendo que o importante é o principal e que o resto é secundário espero ver essa entrevista gravada na íntegra porque umas partes ficaram faltando.

  • Grande Eduardo !!!

    Muito obrigado !!!! Por essa entrevista.

    Por favor ponha outra vez porque perdi o começo.

    Viva LULA , Viva DILMA , VIVA O PT .

    VIVA todos que sonham com um BRASIL e um MUNDO mais JUSTO !!!!

  • A transmissão da entrevista pelo seu blog foi muito boa. Moro longe, mas consegui ver sem problemas. Obrigada! Perguntas excelentes! O Lula continua cheio de carisma e em ponto de bala.
    Tatiana
    Alemanha

  • O PT tem dois de seus ex-presidentes condenados criminalmente e um deles segue na cadeia, a mesma situação se dá com dois ex-tesoureiros do partido, bem como com seu lider no Senado. Há várias delações que relatam o mesmo enredo, que a Schaim emprestou $12 milhões ao PT, através de Sr Bumlai, e quitou a dívida aquinhoada que foi com um navio-sonda sem licitação; ninguem tem dúvidas acerca da ligação do Bumlai com o Lula, a ponto de ser este o único cidadão brasileiro a ter acesso livre ao Planalto.

    Olhos rútilos saltando das órbitas, jugulares túrgidas, rosto pletórico, e vem a voz cavilosa a apregoar que não há nenhum brasileiro mais honesto que ele, Lula. Na mesma entrevista diz que o PT errou sim, mas que ele não pode estar a par de todos os malfeitos de companheiros, logo ele, ladino qual uma raposa, que personifica o PT como se os dois fossem uma entidade una.

    Na história da humanidade vários estadistas têm destaque, desde Alexandre o Grande, Ciro o Persa, Cesar, até chegarmos a Lincoln, Napoleão, Bismarck, Churchill, Roosevelt, e por aí vai. Acho que nunca na história desse planeta se viu algum desses e outros líderes fazerem pronunciamentos louvando a si próprios, exaltando a própria honestidade. Mussolini era dado a cabotinagens, mas nunca dele se ouviu o auto-elogio que o aproximasse da quintessência do ser humano, tal como hoje presenciamos.

  • Iniciei assistindo quando Lula estava falando:

    Lula fala:

    ” Perdeu emprego…vai procurar outro emprego seu puto”

    A claque ri acintosamente

    Parei de assistir.

  • Estava assistindo até a resposta que LULA deu a sua pergunta, depois não consegui mais. Houve um corte e apareceu de tudo, cozinheiro fazendo pato a não sei o que, vozes xingando quem estava no seu blog, etc. Gostaria de assistir, completo, a entrevista e quem estava lá dos blogs sujos. Obrigado.

  • Edu,

    Peço licença para divulgar um serviço de utilidade pública: AEROPORTO DE GUARULHOS É O TERCEIRO NO RANKING MUNDIAL DE PONTUALIDADE DAS AERONAVES, ATRÁS APENAS DO JOPÃO E DA ALEMANHÃ. Assim em letras garrafais deveria ser a chamada para essa matéria, pois à época do “apagão” aéreo muito barulho a mídia nativa fez, na tentativa de mitigar o Governo Federal.

    Não tem preço ver a cara de B…da do Borys Casoi ao ter que anunciar essa notícia. Os coxinhas entrevistados no aeroporto engoliam a seco ter que dizer a verdade, mas tomaram o cuidado de não mencionar o Governo Federal, afinal foi o atual governo que teve a coragem de modernizar os aeroportos do Brasil.

    PS: O aeroporto de Brasília, além da pontualidade, temos cordialidade, conforto e, por que não dizer: luxo.

    Chupa essa coxinhas…

    PS: no site da Band a chamada fala apenas no contigente de pessoas que passam pelo aeroporto, ou seja, esconderam que o aeroporto de Guarulhos é o 3º aeroporto melhor ranking mundial de pontualidade.

    Eis o link da matéria: http://videohd6.mais.uol.com.br/15741674.mp4?ver=2&r=http://mais.uol.com.br

    • Caro Eduardo: por que meu comentário à colocação sobre a pontualidade dos aeroportos não foi publicada? Disse algo impróprio? Obrigado…

    • Os aeroportos foram privatizados pelo governo petista, repudiavam a prática de privatização e tiveram que aderir, pois qualquer governo é incopetente para gerir uma empresa, privatizaram as linha ferreas também, só não privatizarão a Petobras porque dá lucro para os cofres dos ladrões.
      Abraços meu jovem

    • Menos gente viajando por causa da crise, menos voos, menos aviões na fila, menos atraso…

      Igual à queda no número de acidentes porque há menos carros nas ruas, afinal a gasolina está muito cara…

    • Contraponto:
      Cheio de orgulho, o governo federal disparou um release para os jornalistas de todo o Brasil. O índice de pontualidade das decolagens nos principais aeroportos do país foi de quase 100% entre o Natal e o começo do ano. Chora, Alemanha. Morre de inveja, Reino Unido. Nós aqui é que entendemos desse negócio de pontualidade. Está no nosso DNA. Não precisa nem conferir no painel do saguão. É fazer o check in e embarcar na hora marcada.

      Se você tiver algum compromisso no ponto de chegada, é certo que vai estar lá. A não não ser que você leia a informação do release até o fim e descubra que, pelos critérios federais da digníssima autoridade constituída para o tema, é considerado “no horário” o voo que decolar com até 30 minutos de atraso.

      A gente combina não contar pros alemães e pros britânicos. Primeiro, porque eles não iriam entender. Depois, porque se entendessem, iriam duvidar da nossa sanidade mental. Não é pra menos. Fiz o cálculo de um passageiro que, porventura, saísse de Porto Alegre em direção, por exemplo, a Fernando de Noronha. Uma escala em São Paulo e outra em Recife. Hipoteticamente, ele poderia chegar com hora e vinte e sete minutos acumulados de atrasos e, mesmo assim, ser absolutamente pontual em todo o trajeito. Não é uma viagem?

      O pior é ler a notícia da eficiência de 90 e poucos por cento repetida e celebrada por aí. Como se fosse verdade. É impressionante essa capacidade. Sim, é uma capacidade. Se a gente não cumpre regra, a regra que adapte-se à nossa indisciplina.

      Vale mudar inclusive o sentido das palavras. Na cara dura, sem qualquer constrangimento. Talvez até achando que tudo bem, meia horinha não é atraso mesmo. Começa assim. Roubar um pouquinho não é roubo. Mentir um pouquinho não é mentir. De repente, o pouquinho vira muito. Um dia alguém grita, lá do fundo do avião: “Apertem os cintos que o piloto sumiu”.

  • :

    : * * * * 19:13 * * * * Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando: ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    * * * * * * * * * * * * *

    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *

    * * * * * * * * * * * * *

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Pelos comentários, vejo algumas coxinhas de Cunha, aqueles micareteiros e batedores de panela da paulista e jardins, mas não vejo esses CUxiNHAS falarem do milhão do THC nem das contas na Suíça… Interessante isso…quando aparece o Presidente Eterno, os ratos saem da toca…valeu Edu pela entrevista.

  • Olá Edú,
    Consegui assistir apenas os últimos 40 minutos, mas você fez um resumo muito bom.
    Pena que a Dilma não se disponha a fazer a mesma coisa, e compartilhar com blogueiros suas preocupações e atitudes, o que com certeza deixaria muita gente sair de cima do muro.
    abração companheiro
    Ricardo Grillo

  • Sonho se uma noite de verão! Por que não fez, nos seus 8 anos de governo as concessões dos aeroportos, estradas(não a feita em 2007 que até hoje não estão prontas)portos) portos que alavancariam os investimentos. Agora a Ignez é morta, e nos 4 anos que temos que aguentar a DILMA O BRASIL ESTARÁ ENTRE OS PIORES PAÍSES DO MUNDO, inclusive com crescimento negativo. Quanto falar em crise internacional lembre´se da espetacular economia mundial de 2002 a final de 2008.

    • Vamos ter é que aguentar a sabotagem de vcs, isso sim! Depois que vcs descobriram que o caminho é sabotar o governo, ninguém segura o consórcio PIGoDEMOTUCANO unido à ala MP tucana, à ala da PF tucana e à justiça tucana do Moro. A idéia da Lava Jato não é acabar com a corrupção, mas sim fazer voltar o poder executivo para o PSDB, e assim deixar a corrupção solta, privatariar tudo, acabar com todos os direitos dos trabalhadores, arrochar salários, terceirizar tudo e deixar o país totalmente depende dos EUA.

  • Grande Lula! Admiro muito esse homem. Um cara que realmente ama o seu país, o seu povo e fez e faz de tudo para melhorar a vida das pessoas. Tão achincalhado por nossa mídia esquizofrênica e, irracionalmente, odiado por algumas pessoas. Não consigo entender o que ocorre com essas pessoas que odeiam o Lula. Vai entender essas mentes tortas dos coxinhas doentes tão envenenadas por nossa mídia sebosa. E depois tem gente que diz que sou eu que sofri uma lavagem cerebral por defender tanto o Lula e o PT nos meus comentários no jornal Diário do Grande ABC.

  • Extraordinário como sempre! Essa é a definição perfeita para Lula. Concordo com a maioria de suas colocações. Contudo, gostaria de apresentar algumas pequenas discordâncias : não é possível comparar-se um cidadão com uma Nação. Assim, uma Nação pode sim gastar mais do que arrecada, desde que esse “gasto” seja na verdade investimento público, para fazer a Economia crescer. É só não manter-se presa aos dogmas ortodoxos. Claro que esse “é só” significa apenas um eufemismo, enfrentar a pressão ortodoxa da classe dominante, nacional e principalmente estrangeira, não é fácil. Acho que esse é o motivo da fala de Lula, que sabe muito bem ser possível e necessário a um país “endividar-se” para aumentar sua taxa de investimento. Provavelmente ele procura “justificar” o ajuste de Dilma, feito por pressão da ortodoxia, e aplicado de forma politicamente incorreta. Ao contrário do que ele disse, Dilma até mencionou o ajuste durante a campanha, mas de forma vaga e superficial, e como não se faz política com elipses, a aplicação do ajuste logo após a vitória, sem nenhuma medida progressistas para contrabalança-lo, criou a EVIDENTE sensação de estelionato eleitoral, numa das maiores burrices políticas do Governo. No resto, parabéns por Lula citar o INDISPENSÁVEL INVESTIMENTO PÚBLICO COMO MOLA DO CRESCIMENTO, NÃO APENAS O CRÉDITO PÚBLICO(IMPORTANTE, MAS INSUFICIENTE NESTE MOMENTO). Mais uma vez , Lula conseguiu facilmente desmoralizar a hipocrisia moralista da oposição e caracterizar o golpismo midiático, como leves pinceladas sobre o golpismo jurídico e do MP. De forma mais sutil, Lula explicou o motivo dos problemas que o PT enfrentou, o financiamento privado de campanha, mas gostaria de discordar da tese, muito repetida por Mino Carta, de que o PT “portou-se” como os demais(afastou-se do que era). Se o PT fosse igual aos demais não seria combatido, NÃO SÃO ERROS QUE O PARTIDO COMETEU DEVIDO AO FINANCIAMENTO PRIVADO E À ENTRADA NA MÁQUINA PÚBLICA QUE DESTRUIRÃO O MÉRITO DO PT TER PROMOVIDO UM PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL NESTE PAÍS, QUE NINGUÉM PROMOVERIA(A ULTRAESQUERDA PARTIRIA PARA EXTREMOS E SE PERDERIA E O PC DO B NÃO TEM ESTRUTURA PARA FAZÊ-LO)POR ISSO O PT CONTINUA DIFERENTE DOS DEMAIS. Por último, Lula lembrou bem o que Carta Maior já informa(e a direita percebeu), a reeleição de Haddad é a grande guinada para a vitória em 2018, conseguir manter a Prefeitura de São Paulo será um passo decisivo para a vitória de Lula.

  • O Lula tem é que sempre que puder, dar entrevistas aos blogs progressistas, bem como portais progressistas. Entrevistas para a grande mídia, todos nós sabemos o que passa. Brizola na década de 80, já compreendeu isso. Até que veio a ideia da criação dos famosos tijolões, era o espaço que Brizola comprava no Jornal do Brasil para se defender e se comunicar melhor com uma parcela da população. Até o Papa atual já mencionou os pecados da mídia e sua atuação. Quem quiser ver está no google, é só pesquisar. A grande mídia, defende grandes interesses, que não coincide com os grandes interesses do povo. Isto que o Lula passa, parece que é a sina de todo governo popular e trabalhista, a história não nos deixar mentir. Tivemos Getúlio Vargas e Jango. É só estudar a história do Brasil.

  • Lula a cada dia melhor nas suas respostas: fala de economia, do governo Dilma, da mídia mafiosa. Muito boa a iniciativa do presidente Lula em falar para o povo brasileiro. Que o nosso ex-presidente crie um canal de comunicação constante com a população, seria a forma de se livrar dessa ditadura midiática que não lhe dá espaço e, quando dá é para insultá-lo.

  • Edu, assisti a entrevista, eu gosto de ver o Lula falar, usa exempos de vivências e isso é muito rico. A transmissão caia demais, a pergunta do Breno Altman sobre os juros da dívida pública que sangra o país e privilegia endinheirados não é enfrentado por ninguém, não foi respondida, ficou apenas na questão da taxa SELIC, Dilma vetou a auditoria da dívida, não sei a razão porque o fez e posso ter passado batido mas não vi perguntas sobre a lei de meios de comunicação, pois Lula antes de deixar a presidência concedeu uma entrevista aos blogueiros, que você até citou para ilustrar sua pergunta. Naquela entrevista Lula havia dito que depois de deixar a presidência poderia dizer muitas coisas sobre a questão da midia, mas parece que tanto Lula como Dilma resolveram esperar a morte da mídia escrita e falada, mas até esse dia chegar muita desgraça será semeada, reputações assassinadas, como têm tentado todos os dias desde que as políticas trabalhistas emergiram. Sou otimista e precisamos avançar, ir às ruas como disse Lula. Abraço

  • Não consegui assistir a entrevista aparecia uma mensagem dizendo que estava indisponível. Dilma precisa ouvir mais o presidente Lula. As palavras de Lula reacendem nossas esperanças. Parabéns presidente por decidir processar todos os que o caluniam. Lula 2018.

  • Caro Edu,
    acompanhei por um tempo a entrevista, mas, de repente, saiu do ar e não voltou mais.
    Realmente, Lula é o maior líder político brasileiro da atualidade. Dá gosto ouvi-lo falar.
    Não é à toa que a direita deste país morre de medo dele e tenta de tudo para destruí-lo. Não lhe chegam aos calcanhares.
    Grande abraço.

  • Caro Eduardo, é sempre gratificante ouvir o Lula. Sobre a questão da (falta) de comunicação com a população, aqui na periferia é muito difícil. Enquanto em outras periferias de SP há movimentos sociais e culturais atuantes em outras impera o silêncio. Nas minhas andanças pelas favelas, espero ansiosamente que alguém fale sobre política. Qualquer coisa, alguma coisa para iniciar um diálogo e solidificar um contato com claras ramificações, mas, é muito difícil. A precariedade de locais para conversas é gritante. Sobra apenas os butecos. E, mesmo assim, não é fácil. Está faltando militância nas periferias desde 2003. Grande abraço Edu. Obrigada pelo seu excelente trabalho.

  • Muito bom o Lula se posicionar e marcar presença para que a gente possa ter esperança que a luta vai continuar no bom caminho. Vou aguardar o video para poder escuta-lo com calma. Que esse debate cresça e consiga criar um consenso minimo para que as instituições brasileiras possam se solidificar no bom sentido.

  • Lula falou muito bonito na entrevista!

    Os caluniadores não levam em conta que hoje em dia com o avanço da tecnologia da informática fica mais dificil de fazer com que divulgações de provas falsas sejam verdadeiras!

  • Bem feito: enquanto os coxinhas paulistas demonizam Lula, continua o desmanche do nosso Estado de SP, permitido pelo Geraldinho Richa: agora é a cidade e o campus da Unesp de Ilha Solteira( uma das melhores faculdades de engenharia do país):

    ICMS GERADO POR USINAS VAI PARA MATO GROSSO DO SUL
    A concessão das usinas de Ilha Solteira e Jupiá para o grupo chinês China Three Gorges (CTG), no leilão realizado em novembro, pode significar perdas para os municípios de Ilha Solteira e Castilho. As duas usinas estão na divisa entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e no contrato de concessão firmado, há uma definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que muda o domicílio fiscal das usinas para municípios sul-mato-grossenses.
    Com essa mudança, as cidades Três Lagoas e Selvíria, no Mato Grosso do Sul, passarão a receber a arrecadação de impostos a partir de julho, quando o grupo chinês assume as duas usinas. Essa transferência de impostos pode causar um problema sério para Ilha Solteira e Castilho, afinal, grande parte dos orçamentos das duas cidades vem do repasse de Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), como explica o prefeito de Ilha, Bento Sgarboza.
    “O ICMS é responsável por 60% a 70% do nosso orçamento. Caso esse dinheiro vá para a cidade sul-mato-grossense, Ilha Solteira vai sofrer muito. Esse dinheiro é a nossa vida, ele é aplicado em todos os setores. Educação, saúde, cultura, tudo ganha com o repasse de ICMS. Perdendo esse dinheiro, a cidade terá de passar por uma transformação muito grande para sobreviver”, afirma Sgarboza.
    Em 2015, Ilha Solteira recebeu mais de R$ 44,9 milhões em repasses de ICMS, segundo dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Castilho passa pela mesma situação. Com a ida dos tributos para o Mato Grosso do Sul, o município perderia quase 50% de seu orçamento anual. Só em 2015, a cidade recebeu R$ 33,9 milhões em repasses de ICMS. “Esse é um dinheiro que vai fazer falta. Essa arrecadação é destinada às despesas de Castilho com saúde e educação, por exemplo”, informou a prefeitura.
    No entanto, as duas prefeituras afirmam não ter recebido nenhuma notificação oficial até o momento. “Vamos tentar de todas as formas resolver essa questão. Se não conseguirmos administrativamente, vamos por caminhos judiciais. O Ministério de Minas e Energia não está levando em conta o fato de que grande parte do dinheiro utilizado para a construção da usina de Ilha Solteira, por exemplo, veio do Estado de São Paulo e que quase todo o ICMS gerado pelo consumo da energia produzida aqui vem também do Estado de São Paulo”, diz Sgarboza.
    http://www.diarioweb.com.br -19/01/2016

    • Não vai resolver falar com o Alckmim, ele é dono da capitania hereditária de São Paulo, então faz o que quer. Procurem outra forma de sobrevivência, não conte com o governador pois o que, na verdade, ele deseja é a privatização de USP, UNICAMP, de todas as universidades estaduais.

  • Ainda vai existir alguém que supere o Lula, mas neste dois séculos não encontraremos outro igual. O Dória Jr. só sabia xingá-lo, sem projeto, sem nada na mão e não sabia contestá-lo, pois não tinha conteúdo, apenas um vazio milionário.

  • A entrevista do ex presidente foi muito boa, realmente ele ficou livre para dizer o que pensa e isso é muito bom, caso o vídeo seja disponiblizado offline será de grande valor para estudos de sociologia e psicologia.

    Obviamente o ex presidente tomou uma postura militante, mas vive do passado tudo é o FHC, tudo é culpa dos portugueses que colonizaram o Brasil a mais de 500 anos, esse tipo de discurso já deu, estamos vivendo em um munto globalizado e lideres politicos que tem grande apelo social só levam a nação para o fundo do poço.

    O Lula usa de deboches que humilham o cidadão, disse que os estudantes não são esforçados, mas sim que seu governo proporcionou a facilidade de entrada na Unisersidade, e perguntou porque o estudante não era esforçado na época do FHC? Esse tipo de discurso é humilhante e separatista, divide a sociedade, realmente eles criaram mais vagas, lei da oferta e procura, necessidade social, em fim, o cometário foi desnecessário e ultrajante.

    Esse comentários dos estudantes foi somente um exemplo, a posição do Lula é de estrategista e utiliza de qualquer meio para conquistar uma ditadura comunista e está criando uma ruptura social sem precendetes no Brasil infelizmente.

    Minha família é pobre, estudei em escolas públicas e hoje estou muito bem financeiramente, me tornei um empresário no ramo de telecomunicações e, a tal da elite branca tanto mencionada pelo Lula e o PT nunca foi obstáculo para minhas conquistas.

  • Hoje leio na internet que o pilantra Carlos Sampaio pediu ao TSE a cassação do PT, pois o PT é financiado por…Angola!

    Esse pilantra Carlos Sampaio e seu partido golpista têm os rabos podres de corrupção e vem falar que o PT não pode existir por ser financiado por Angola!

    Lula está certo ao pensar em processar todos os pilantras do PIG que criam mentiras e ofensas contra ele e seus familiares. Lula é o maior nome da esquerda no Brasil, tem o respeito e a admiração de todos os que defendem a democracia e as conquistas sociais. Mas Lula cometeu um erro ao não enviar, por medida provisória ou urgência constitucional, a Ley de Medios. Todos nós erramos, por isto Lula continua sendo a esperança do Brasil por ampliação das conquistas sociais e do desenvolvimento do país.

Deixe uma resposta