Lula é só mais um líder popular massacrado pela direita de sempre

Crônica

ditadura

É ocioso lembrar quantos grandes líderes políticos já foram massacrados por essa mesma direita que está aí hoje a bombardear Lula de forma mecânica, metódica, planejada e executada com o timing e a sincronia de um balé bizarro.

Getúlio, Juscelino e Jango que o digam.

Todas essas investidas de grandes grupos corporativos de imprensa, de setores do Judiciário, das polícias militarizadas ou não contra líderes populares marcaram o século XX no Brasil e, agora, preparam-se para marcar, pela primeira vez, o século XXI.

Não passou da segunda década deste século a volta de um golpismo no país cujos efeitos foram sentidos por aqui durante mais da metade do século passado, inclusive no seu estertor.

Este, pois, é um país de tradição golpista – o que não chega a ser uma grande novidade, não é mesmo?

Enfim, Brasil, és um país que, de repente, tropeçaste, endoidaste e perdeste o rumo. E, nesse processo de hipnose coletiva que lembra um daqueles filmes de zumbis em que hordas de seres furiosos saem pelas ruas extravasando seus piores demônios por atos e palavras, irás marcar a segunda década do século XXI com o estigma do retrocesso político, social, cultural, econômico, democrático e institucional.

A história da humanidade é escrita sob a confrontação entre versões e fatos, ainda que alguns tentem dar conotações a esses fatos que não se amparam em razões concretas, passíveis de demonstração.

Todavia, é possível registrar a história com clareza neste tempos de inclusão digital, de um quase apogeu da comunicação e dos meios de armazenamento de todo e qualquer tipo de detalhe sobre qualquer período e qualquer episódio.

Ao longo das últimas duas décadas, cada capítulo da história humana pôde ser registrado de uma forma que jamais fora possível em mais de cinco mil anos de história da civilização. Somos uma sociedade que, no futuro, poderá ser visitada em detalhes ao clicar de um botão.

Não existe nenhuma dúvida de que será possível comprovar como o que fizeram contra Luiz Inácio Lula da Silva nada mais foi do que o mesmo que fizeram contra outros grandes líderes políticos que conseguiram resgatar por algum tempo o orgulho de ser brasileiro, um sentimento que jamais interessou à burguesia local, que sabe como a falta de um espírito coletivo fragiliza comunidades exploradas por interesses isolados.

Você pode olhar o linchamento público de Lula como mais uma derrota da eterna e injusta luta pela igualdade entre os brasileiros, em que uma maioria imensa, esfacelada e desmoralizada praticamente se entrega nas mãos de uma microscópica minoria determinada e abastada. Ou pode olhar o surgimento de Lula como mais um passo nessa luta.

Sim, conseguiram combalir Lula politicamente, ao menos por enquanto. Mas nunca outro líder popular conseguiu aumentar tanto os direitos e as expectativas dos brasileiros.

Ou será que a direita acha que, após voltar ao poder, este povo se conformará em ter menos do que teve durante os melhores anos da era Lula?

Esqueça, baby. As expectativas se inflacionaram. O brasileiro, após Lula, quer mais. E exigirá mais. Podem vir com todo papo neoliberal sobre ser inevitável todo mundo se f… que não adiantará nada. A população vai explodir, se tentarem obrigá-la a aceitar retrocessos.

E na Justiça? E no império da Lei? A era Lula (que compreende Dilma) deixará um marco. Muitos podem achar que a história não registrará que gente graúda só começou a responder por seus atos após Lula chegar ao poder, mas é uma expectativa vã.

Esse será um importante capítulo da história brasileira.

Enfim, homens passam, mas a história fica. É eterna, e ensinará que a impunidade diminuiu de forma inédita neste período histórico enquanto tantos alcançaram um nível muito melhor de desenvolvimento humano.

Lula poderá ser, ou não, mais um martirizado pela direita, que talvez, como outros, só venha a ser reconhecido no futuro, como JK, Getúlio e, em boa medida, como o próprio Jango. Mas pode ser que não aconteça.

Lula pode se recuperar do golpe. Não é porque outros líderes como ele não se recuperaram do massacre conservador que isso nunca ocorrerá.

Mas é o de menos. Após os golpes anteriores da elite para retardar o progresso social da nação, a sociedade acabou recobrando o juízo e levando líderes progressistas ao poder por períodos cada vez mais longos, quando obtiveram progressos cada vez mais intensos.

O Brasil achará seu rumo. E tudo que está acontecendo servirá para ensinar lições às gerações futuras. Lições que poderão surpreender a todos os que hoje acham que ganharam ou perderam, pois ninguém nunca ganha ou perde nada definitivamente, haja vista que a história certamente não tem um fim possível de ser previsto.

A história começa a ser escrita hoje, neste minuto em que você lê estas palavras. Todo o resto virou passado. Até a frase que você acaba de ler.

148 comments

  • O enredo golpista é o mesmo de sempre…O lacerdismo continua vivo: “O Sr. Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.”

  • Edu todos precisamos reagir urgente você já viu esse canal de direita propagando ódio, mentiras e calúnias contra LULA , PT, esquerda?

    https://www.youtube.com/channel/UCjB4d_tsIbBgz14row63myg

    É necessário urgente que tanto o PT, como Lula e todos que ao vítimas das calúnias processem os autores desse canal!

    É preciso criar canais de esquerda no Youtube para rebater essas mentiras e fazer frente a direita corrupta que tem a cada dia mais ganhado apoio daqueles analfabetos políticos!

  • Eduardo, Lula passou de testemunha a investigado, na operação Zelotes, como num passe de mágica. Eu já sabia que isso iria acontecer. Principalmente depois da declaração dele em que afirma ser tão honesto…. Aquela declaração deixou toda a direita furiosa. Aí eu pergunto: Mas o foco da Zelotes não são os 20 bilhões dos grandes sonegadores? Mas não é só isso, quem devia 150 milhões, pagou somente 10%. Isso é grave. Creio que, para eles, Lula tem que ser investigado nas duas operações. Quando Lula prestar depoimento no dia 17, também será investigado. A mídia sórdida, fez a parte dela, manipulando e ajudando nas investigações. Lula estará pronto para ser preso, conforme eles querem. Estamos vivendo num estado de exceção. Lula perde seu tempo no Brasil. Ele que fala tanto em andar pelo Brasil, esquece que o momento é o de andar pelo mundo afora, denunciando isso tudo. Aqui no Brasil, ele não conseguirá nada, a não ser ódio contra ele. Advogado algum conseguirá êxito nessas operações. Nós vemos os diversos exemplos.

    • Infelizmente, concordo. Disse o mesmo antes de Zé Dirceu ser “re-preso”. Mauro Santayana tem um artigo recente que mostra como estamos caminhando pra levar uma ‘berlusconada’ na cara. Pode ser que não, mas estamos a um passo de um estado policial e policialesco. Não estou vendo como a esquerda fora das esferas de poder podem fazer frente a tudo isso. Paulo Pimenta conclama os parlamentares a reagirem com força. Mesmo isso não parece suficiente embora seja mais que necessário um levante da bancada de esquerda. O negócio seria o povo na rua. E ainda assim como conseguiremos evitar a perseguição ao Lula e a blindagem a 2018?

  • Enquanto LULA e o PT existir,meu voto é deles,direita, elite,coxinhas,fascistas não passam de canalhas mentirosos,estão pouco se importando com Patriotismo,por mim vão a PQP…….

  • O Lulinha paz e amor está sendo massacrado porque agiu como amador bancando de republicano. O Governo do Lulinha paz amor fez mais de 70 conferências em praticamente todas as áreas e uma delas foi sobre os meios de comunicações. Agora, eu pergunto: para que serviu tal conferência? O PIG continua fazendo sempre o que fez, que é manter o povo numa Matrix.

    • Esse foi o grande erro de Lula. Deveria ter partido pra cima dessa mídia canalha e golpista. Quis ser republicano, agora paga o erro. A imprensa deve ser tratada pelo que é, um instrumento da elite mais sórdida do mundo.

      • Paulo,
        Quando o Lula começou seu primeiro mandato, o Ciro Gomes disse a ele que, se não fizesse uma auditoria no governo do Fernando Henrique Cardoso, iria se arrepender amargamente! O ex-presidente respondera que se fosse se preocupar em fazer isso não governaria! Apostou em sua habilidade de conciliação de classe. Penso que, deve ter sido porque no fundo sempre acreditou naquelas bobagens do senso comum de que nós brasileiros, somos um povo pacato, afetuoso e solidário! Quem pensa nosso País sem considerar sua história, seu passado, em todos os aspectos e, principalmente, na forma, na maneira pela qual se formaram e se consolidram as elites do Brasil é porque é muito ingênuo e muito tolo ou é muito autoconfiante. O certo é que, seja lá o que tenha norteado suas decisões para subestimar a elite brasileira, errou em todos os sentidos e direções! A única razão pela qual gostaria de vê-lo retornar à Presidência da República, seria para ver de que modo se comportará em relação as oposições, principalmente a midiática. Mas como isso é puramente um desejo pessoal, prefiro o Ciro Gomes ou os dois juntos. Porque se voltar com o mesmo dircurso de apenas continuar a manter e ampliar o que já fez, sem abordar de modo corajoso e atrevido as pautas que realmente mudem a direção deste País, é melhor que não volte. Se quiser recuperar a credibilidade e confiança e construir mais valores para sua honra e biografia terá que ser um gigante em ousadia na aplicação de projetos que mudem os rumos de nossa Neocolônia do Imperalismo Americano!
        Abraços
        Maria Antônia

  • A imprensa bandida e mafiosa do PIG não vai conseguir calar a voz dos que não tem a sua opinião publicada na grande imprensa mafiosa do PIG. Mas os tempos são outros, as nossas vozes são ouvidas através de internet e não tem como as famiglias do PIG nos calar.

    Muitos dos coxinhas que são enganados diuturnamente pelo PIG também se levantarão contra o seu partido golpista, quando a água bater nos seus traseiros e eles perderem muitas das coisas que conseguiram ao longo dos anos Lula/Dilma.

  • Lula é o Homem que nós gostamos, que aprendemos a amar e venerar
    como aquele que absorve as pancadas por nós e pela nossas famílias.
    A luta de LULA por salários e benefícios para os trabalhadores metalúrgicos
    estendia-se a todos outros sindicatos, e a partir daí , fazíamos nossas pautas.
    Naquela época víamos LULA como uma sombra, pois não era facil ficarmos em frente
    a uma televisão, ou não tínhamos ou víamos de vesgueio nas lojas.
    Então digo a todos que o amor que tenho por LULA e o que ele me representa vai
    além da consciência é pura utopia, sonhos, coração, ideal, pura paixão..
    E “com todo o meu conhecimento”, estarei de seu lado sempre..independentemente
    do que pensam dele..
    O amor e fidelidade ao Partido Politico ajudado por ele a nascer, que eu tenho, provem
    da ideologia, do conjunto da força daqueles que mais perderam do que ganharam, quando
    colocavam seus rostos em claro..
    Este é um dos respeitos que tenho pelo Partido dos trabalhadores e LULA, que foram inspiradores nossos quando montávamos nossos sindicatos em outros lugares do BRASIL.
    Com LULA até a morte..ou alem dela, onde as forças são mais poderosas.

  • Não aceitarei, nem eu e nem minha família, que o retrocesso pregado por essa elite mesquinha volte a prevalecer. Nossos queridos alcançaram, e ainda alcançarão, objetivos sociais sempre negados às gerações anteriores. Que venham e tentem subtrair o que nos foi proporcionado, não sabem a força que temos. Grande abraço Eduardo Guimarães.

  • Tem um ditado que diz:
    “Não se chuta cachorro morto.”
    A direita só bate desse jeito no Lula, pois reconhece sua grande liderança e sabe que os tucanos não são páreo para ele. A direita só posta ataques no blog por extremo desespero. Mesmo com o apoio descarado do PIG perderam todas as eleições presidenciais. Eu também se fosse da direita estaria ameaçando o bloqueiro. Espero que a direita continue nesse desespero.
    Saudações Democráticas

  • Eduardo, você que tem uma visão politica e contextual bastante nítida, consegue entender por que a Presidente Dilma mantém José Cardoso no Ministério da Justiça e no caso de tirá-lo o que o seu sucessor poderia fazer diferente ?

    É impressionante e explicito a campanha nitidamente politica que a policia federal vem fazendo contra o ex Presidente Lula.

      • Realmente, Eduardo, o zé da justiça não tem nada a ver com isso. Quem sabe quando ele assumir o ministério de fato, ele passará a ter.
        Me desculpe, levo muito a sério o seu blog, tanto que é um dos poucos que faço comentário, mas dizer que o zé da justiça não tem nada a ver é fazer pouco da nossa inteligência. Não quero acreditar que esteja fazendo isso.
        Quem nomeia o diretor da polícia federal, não sou eu, porque o zé da justiça colocou um tucano la? Por que que não se descobri nada sobre os vazamentos? Isso para não alongar muito, pois se perde a conta dos desmandos do zé com a cumplicidade da Dilma. Ninguém defende o fim das investigações, mas que elas sejam imparciais, pois, uma investigação parcial é pior que a não investigação, pois, só um lado é responsabilizado. Essa não é a primeira vez que respondi com estas mesmas palavras. Desse jeito não vale a pena ficar perdendo tempo em ficar comentando.

        • Marcos, vc é um leitor atuante, participativo e acho importante dar seu ponto de vista. Porém, nem o diretor da PF pode impedir investigações. Vou fazer um post pra explicar isso melhor

          • Caro Eduardo,

            Eu concordo com você, quando diz, que nem o diretor da Polícia Federal pode impedir as investigações, até porque esta instituição policial está cumprindo as decisões judiciais do juiz Sérgio Moro, como cumpriria de qualquer outro juiz. O que me preocupa é a provável inclinação partidária de alguns setores da PF.

          • Estarei no aguardo Edu. Creio que o ministro da justiça poderia sim intervir, mudando o comando tucano da pf, que está sob seu ministério.

          • Eduardo,
            Todas as vezes que falamos da reponsabilidade do ministro Cardozo em relação ao partidarismo da Polícia Federal, você opina que ele não tem poder para barrar investigações. Mas nenhum de nós queremos que ele barre investigações, contudo, se ele como Ministro da Justiça não pode mandar abrir inquérito para saber as razões pelos quais seus subordinados são tão sordidamente tucanos, pelas razões que todos nós já sabemos, qual é então, a função de um Ministro da Justiça? Que papel lhe cabe no exercício da função e até onde vai seu poder de executor?! Não é dever de um Ministro averiguar abuso de poder?! Não é função do Ministro da Justiça acompanhar o exercício da Polícia Federal para que não aja partidarismo em excesso, para que tenha o mínimo de isenção, e se, os direitos dos investigados estão sendo respeitados, independente da ideologia política do provável réu?! Se nada disso faz parte de suas funções, me diga, para que serve então, um Ministro da Justiça?!A quem a Polícia Federal presta satisfação de suas ações?! Quem é o superior imediato e a quem presta satisfação?! Existe uma outra forma de justiça que não esteja na Constituição, e da qual, nós a plebe, não temos conhecimento, e é para ela, essa ignota justiça, que o Eduardo Cardozo bate continência!!! Aja gozo em repetir “boca de forno…”
            Abraços
            Maria Antônia

          • Eduardo, nós estamos no limite dos limites. Não dá para ficar medindo palavras para sermos mais elegantes. Sinceramente, eu vou procurar quais são a atribuições de um ministro da justiça sério, porque este bundão e covarde que se exalta em dizer que pessoas o acham parecido com o aecim, não merece respeito de ninguém que se preze. E também, não podemos ser coniventes coma covardia da Dilma. Só para lembrar, votei na Dilma em 2010 por causa do Lula. Em 2014, votei novamente, contrariado, mas votei por causa do Lula. Volto a dizer se não fosse por Lula, não votaria nela nem para síndica de prédio. Vou aguardar o post que vai explicar a atuação do zé da justiça, embora, não veja nenhuma possibilidade de inocentá-lo. Vamos ver o que vai sair.

          • Edu, fale com o jurista Luis Moreira. Ele tem uma opinião diferente da sua. A PF tem que ser controlada pela sociedade civil e seus representantes eleitos democraticamente, não pode se transformar numa polícia política e pior, partidária!!
            É um absurdo o que assistimos hj no país.

        • Estou de pleno acordo com você. O responsável pela Dilma virar tiro ao alvo da PF, aquele adesivo colocado no carro com as pernas da Dilma abertas recebendo gasolina, o desrespeito de grande parte da PF e Min. Público contra a presidência não deveria receber do Min.da Justiça uma defesa? Eu sou petista, mas tudo tem medida. Clamo pelo estado de direito, mas não dá para defender este zé ruela, covarde, vil, inescrupuloso. Foi muitas demonstração de mau caratismo contra um dos três pilares da nossa democracia que o zé ruela não defendeu.Eu também gosto do que o Edu escreve, mas não engulo a falta de defesa deste min.da justiça.

          • Marcos Faria e colegas,
            Uma contribuição para a compreensão das atribuições de um Ministro da Justiça:

            O Brasil possui Ministério da Justiça desde 3 de julho de 1822, criado pelo Príncipe Regente D. Pedro de Bragança. Chamava-se Secretaria de Estados dos Negócios da Justiça ( bem apropriado para os dias de hoje!). Desde fevereiro de 1967, é chamado de Ministério da Justiça.

            Atribuições: Decreto nº 6.061 — 15/03/2007 (essa data, imagino que seja da regulação). São várias as atribuições, mas só vou colocar aquelas que respondem às nossas aflitivas cobranças!

            I — Defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais.
            II — Política Judiciária
            IX — Ouvidoria das Polícias Federais. ( Essa seria suficiente para o ministro fazer cobranças sobre o que andam fazendo os Policiais Federais, mas ouvidos, parece ser um dos órgãos dos sentidos que ele não tem!)
            O Departamento de Polícia Federal faz parte dos Órgãos que integram a estrutura do Ministério da Justiça, juntamente com todas as Secretarias e Órgãos Colegiados, como os Conselhos, por exemplo. Portanto, o Departamento de Polícia Federal, segundo a Constituição brasileira, é uma Instituição Policial Brasileira, SUBORDINADA ao Ministério da Justiça, de acordo com a Constituição de 1988.

            Funções da Polícia Federal: reprimir desvios de recursos públicos; investigar e reprimir violações de direitos humanos; investigar e reprimir crimes políticos, entre outras funções.

            Penso que todos nós brasileiros que não comungamos dos ideais oposicionistas de direita e de extrema-direita não queremos que o senhor Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, barre investigações contra petistas, mas desejamos – e esperamos – que cumpra com seu dever de supervisionar o exercício das funções de seus subordinados e cobre dos órgãos vigilantes pertencentes ao próprio Ministério que fiquem atentos aos abusos cometidos contra apenas um partido, o Partido dos Trabalhadores, cujo crime, se comprovado, não é maior nem menor do que aqueles cometidos por seu maior rival, o PSDB. Porque a Polícia Federal tem, até agora, cumprido com seu papel de investigar e reprimir crimes políticos, violações dos direitos humanos e punir aqueles que praticam desvios de verbas públicas, mas apenas contra o PT. Portanto, a PF está cometendo os crimes que deveria investigar e combater. Quando a Polícia Federal não cumpre com a lei, que é para todos, e não para sua convência, torna-se seletiva e política e comete crime de desvio de função. Quem a pune, senão aqueles que, no papel de superiores, foram nomeados para vigiá-la?! Se não podem fazê-lo, que rasguem a Constituição (aliás, é isso que a Polícial Federal tem feito), e desfaçam-se todas as hierarquias! Os senhores Ministro Cardozo e o Procurador Jannot têm sido irresponsavelmente omissos!
            Abraços
            Maria Antônia

      • Mas é obrigação de qualquer Ministro da Justiça cobrar da Justiça que ela seja JUSTA. A Justiça não pode ser partidarizada. A Justiça tem que ser JUSTA. E o Ministro da Justiça tem a obrigação de punir qualquer desvio de conduta do Judiciário, a favor ou contra,quem quer que seja. Permitir que a Justiça cometa injustiça, é que não pode. .

        • É isso, Valério. Por que razão existe o cargo de ministro da Justiça? O que faz, então, um ministro da Justiça? Esperando, desde já, um post para esclarecer essa questão. Sinto muito, também, ter que discordar do Edu. O que acontece, em minha opinião, é que ele não tem autoridade nenhuma, e que está chantageado, assim como toda a república. Quem dá as ordens não está mais aqui dentro, está fora, portanto, estão todos “permitindo” tudo. É muito simples.

  • Caro Eduardo,
    Está cada dia mais complicado lutar contra os golpistas e a mídia fascista. Para piorar, uma Justiça partidária e tendenciosa, que não nos mostra esperança da verdadeira justiça.
    Não desistiremos, mas precisamos de respostas à altura, caso contrário, essa raça continuará crescendo e contaminando a sociedade.
    Abraço, companheiro!

  • E o futuro é fruto,consequencia de nossas escolhas.E depedendo da pessoa ou grupo influenciaveis,estas ecolhas podem ser um fator positivo.Não ha como afirmar se a direita voltara ou não ao pider,mas concordando com voce caro Edu o produto que oferecem ja venceu a validade,não encaixa mais na nova realidade brasileira.A direita brasileira ja perdeu,assim como o capitalismo.Quem diria que veriamos um prefeito comunista na maior cidade da America,e agora um candidato socialista competindo seriamente a ser candidato do partido democrata contra um de seus representantes,a Hilary Clinton.O muro do capitalismo,dos ideais da direita estão caindo,e as pessoas comuns não percebem porwue não tem algo simbolico como foi o muro de Berlim para o comunismo.

  • Sr. Eduardo,

    Boa noite.
    Imagine o sr. se tudo o que está sendo imputado ao ex-presidente Lula, com os mesmos elementos, os mesmos acontecimentos, as mesmas atitudes, os mesmos atos da empreiteira OAS e Odebretch, tudo estivesse acontecendo com FHC.
    Tenho certeza de que o Sr. estaria mais do que convencido da culpa do FHC. Se o sr. tiver honestidade intelectual vai concordar comigo.
    Mas sei também que o sr. teria certeza da sua razão, afinal FHC é bandido e Lula não. Qualquer suspeita imputada a FHC teria razão factual. Já qualquer suspeita imputada ao Lula, é invencionice dos seus perseguidores.
    Então não tem jeito. Devemos deixar a justiça, e somente a justiça, decidir. Mesmo a contragosto de qualquer uma das partes. Assim deve funcionar a democracia. Senão é a barbárie!!

    Grande abraço,
    Heitor.

    • “Devemos deixar a justiça, e somente a justiça, decidir. Mesmo a contragosto de qualquer uma das partes. Assim deve funcionar a democracia. Senão é a barbárie!!”

      A justiça que mandou o mensalão tucano pra 1ª instância e julgou todo o mensalão petista no s t f ?
      A justiça que ouviu o Youssef citar furnas e respondeu que “não vem ao caso”?
      A justiça que exonerou um delegado da pf acusado de crime que a pf continua cometendo?
      A justiça que quer acabar com empresas brasileiras e aceita acordo com uma empresa francesa?
      A justiça do banestado, satiagraha, castelo de areia, sivam, pasta rosa, ambulâncias….?

      A justiça tem lado e não é o do povo. Do povo ela só quer o salário.

      Não é assim que funciona a democracia. Isso é bárbarie.

      “Não se discute o bolsa família com quem não aceita a Lei Áurea”

      • Mas o que fazer então com essa justiça que vocês dizem injusta?
        Numa democracia a justiça deve ser sim respeitada. Mesmo que você não concorde com a decisão (e nunca todos concordam), ela deve ser respeitada.
        Quem nomeou a grande maioria dos ministros do STF foram os governo do PT que escolheram a dedo cada um que nomearam. Ou escolheram juristas que não conhecem a justiça? Vai dizer que foi culpa do FHC?
        De outra forma seria fazer como na Venezuela. Quando Chaves assumiu, mudou a constituição, aposentou todos os ministros do Supremo, e nomeou só amigos para o cargo. E depois disso aqueles que, mesmo assim foram contra os interesses do governo, deram um jeito de depor.
        Desde então de 40.000 processos no Supremo deles envolvendo o governo, este ganhou TODOS.
        É essa a democracia que você pretende?

        • Humberto, não é porque votamos no PT que defendemos crime.
          Mas para o PT vale o domínio do fato, a literatura jurídica, retirar parte do inquérito . E SÓ PARA O PT.
          E Mais: O PT não tinha que escolher ministros petistas. O sociólogo escolheu ministro tucano.
          Se você conhece os casos citados , deve ter observado que são os envolvidos nos processos.
          SE o PT cair, a classe dominante volta ao poder e nenhum de vocês vai fazer nada. Vão rir do povo.
          O Eduardo Cunha é só um exemplo.

          E que hora que é a merenda?

        • Humberto Lino, você não conhece como é feita a nomeação dos ministros do STF – vai dar uma olhada nisso, depois volta aqui para comentar. Verifique quem dá a palavra final, quem de fato escolhe os ministros.

    • Oi Heitor
      Não é qualquer suspeita sob FHC, Serra, Aécio,Cunha etc etc ou qualquer um de seus afetos.
      Sobre eles recaem acusações com provas documentadas. Teria que ser feito um processo, e nunca em momento algum, ir além disso, por não gostarem dele, como é feito com o Lula, Zé Dirceu entre outros petistas.
      Que o senhor meça a vida pela sua régua e a régua da direita é sempre injusta, tudo bem, mas não queira transformar para todos, as suas medidas.

    • “Então não tem jeito. Devemos deixar a justiça, e somente a justiça, decidir.” (by Heitor Voight)

      Faltou o Heitor completar: desde que a justiça decida sempre contra o PT e esqueça o PSDB. Mesmo que a justiça seja pressionada pelo PIG para massacrar petistas.

    • O problema Sr., as roubalheiras dos FHC, Alckmin, Aécio, Serra, enfim tucanos em geral não são divulgados, não são investigados, mesmo com fartas provas, PORQUE???? A explicação é a máfia, eles pertencem a mesma quadrilha, a mídia nativa é comparsa desses delinquentes, os bandidos togados ganham um dinheirinho para fazer o servicinho sujo, policial federal também ganhando dinheirinho para prestar serviço aos seus comparsas, é uma verdadeira QUADRILHA. E tem otários como o senhor ajudando essa máfia acreditando o que eles querem que o senhor acredite. Continue sendo otário assim, é na sua b que a água vai bater…. Analise, pense, medite, estude e perceberá a barbaridade que a oposição é capaz de fazer.

  • É triste vermos um líder como Lula que o crime que cometeu foi o de dar um pouco de esperança àqueles que sempre foram oprimidos e explorados por esta elite canalha aliada a mídia, ao judiciário e a polícia política. Lula já tem seu lugar na história. Como entrarão para a história os comparsas dessa elite suja?

    Não vi nenhum comentário sobre o que fazia o zé da justiça no congresso quando a Dilma discursava e também era vaiada por setores da oposição. Ninguém prestou atenção no que o zé da justiça fazia naquele momento? Fiz questão de acompanhar todas as vezes que ele aparecia. Não foi possível observar com detalhes, porque a câmera estava distante, mas ao que tudo indica, ele estava de cabeça baixa, prestando atenção ao celular. Provavelmente, estava no face.

    Fiz esta observação, estou indignado com determinados grupos políticos. Tudo o que foi conseguido por grupos petistas e ou ligados ao PT foi graças ao Lula. A Dilma ser presidente da república e até o fato dela insistir em manter o zé da justiça. Assim como Lula tem um lugar de honra na história, ficará uma sombra na história da Dilma que um dia terá de ser explicada. Lula num gesto de fiel aliado, disse que a Dilma é mais de esquerda do que Ele. Apenas foi gentil e fiel, pois, todos sabemos que a Dilma pode até ter sido de esquerda, mas pratica um governo neoliberal disfarçado.

    Ao mesmo tempo, vemos o quão solidária e companheira ela é. É o velho ditado, “Em época de farinha pouca, meu pirão primeiro”. E não estou me referindo o posicionamento da Dilma, porque alega que liturgia do cargo a impedi de manifestar apoio ao Lula. Como disse seu vice: “Palavras voam”. Que se dane a liturgia, o que importa é o que estão tentando a todo custo fazer com o seu criador. essa tão propalada liturgia para mim tem outro nome, covardia. E para acrescentar, mantém o zé da justiça, que sempre foi tucano. É tão lamentável, que o zé da justiça teve coragem de dizer no programa da Mariana Godoy que muitos o acham parecido com o aecim. Será que é amor a primeira vista? Esse é o ministro da justiça bancado pela Dilma.

    Mas, tudo isso, não será em vão, pois, os brasileiros terão aprendido algumas lições. Nunca dê asas ao outro, pois pode te atropelar para mostrar que pode voar mais alto. E, é em momentos em que todos conspiram contra o Lula, é que ele verá quem são, realmente, seus companheiros. O resto entrará para o lixo da história.

  • Amigos

    Que temos que fazer para que a direção do PT se organizar, convocar um pessoal inteligente para reagir e defender o nosso maior líder ? Judicialmente e moralmente com participação de todos os afins de esquerda?

  • ♫ Os monstrengos estão dando o máximo de si, mas não creio que tenham conseguido deixar Lula “combalido”. O homem é carne de pescoço; se não fosse, já teria sucumbido há um bom tempo. Lembrar o que a lacerdaiada do momento fez com Getúlio, Juscelino e Jango é interessante, mas ninguém negará que o Brasil de hoje é outro e que seu povo é mais esclarecido, ao contrário da maçonaria golpista, que recorre sempre às mesmas mentiras.
    Aparentemente, só boçais não perceberam quanto mudamos e pensa que o povo consiste exclusivamente em espectadores do Datena, do Marcelo Rezende, das novelas, daquele anacronismo chamado BBB e leitores da imprensa marrom – esta em plena decadência.
    Pois que continuem achando isso. Céus! Não quero nem pensar no que acontecerá caso se atrevam a tocar no Lula! Lembro-me das jornadas contra o Collor e da quase revolução que foram; uma revolução, aliás, com ares de festival, parte cívico, parte galhofeiro.
    Mas no caso do Lula não haveria brincadeira: iria acontecer mesmo é porrada, ferimentos e mortes; e eu espero não chegar a ver isso…
    Salve o povo brasileiro!

  • Acho a direita conservadora se agarrando no poder injusto que detém, a “mídia” manipulativa e antidemocrática.

    Vão se afundando no seu próprio medo da sua hipocrisia.
    A sua falsa moral é recorrer a falas violentas e os ameaços
    para oprimir os cidadãos que passaram a ser cidadãos .
    Nós governos de Lula e Dilma. Por uma cidadania democrática .

  • Eduardo, esse é o problema da direita: se conseguirem vencer as eleições para o governo federal em 2018, a direita será obrigada a… tomar posse!
    Veja-se o caso de Macri: o trigo teve aumento de 110%, a conta de luz do consumidor médio terá um aumento de 700%, há milhares de demissões. Isso com dois meses de governo! E a direita diz: “ah, mas todos sabiam que o remédio teria que ser amargo!”. E o povo argentino pergunta: “remédio para quem, cara pálida?”.
    O que o povo considera um terrível problema — as demissões, o aumento do trigo, da conta de luz — o governo Macri chama de solução. Isso porque Macri governa para o 1% e, para eles, essas medidas são ótimas.
    A tarifa de energia elétrica entra na composição de preço de TODOS os produtos e serviços. Então, é óbvio que a inflação vai disparar feito um foguete. Lembrando que aqui no Brasil já tivemos inflação de 85% AO MÊS!!
    A elite deveria ser grata a Lula e ao PT. Sem eles, com a direita governando, teríamos uma explosão social violenta, sem nenhuma liderança que canalizasse esse levante para a luta política institucional.
    A elite quer de volta os anéis que perdeu na era Lula. Só que essa elite não percebe que, no futuro, pode perder os dedos e as mãos.

    • Na boa, amigo, mesmo com os 700% de aumento na conta de luz na Argentina, o KWh lá continua muito mais barato que aqui no Brasil.
      O problema dos subsídios é que eles, ao contrário do que o povo pensa, não são justos, pois beneficiava mas os ricos em suas mansões que gastam muito mais energia que os casebres dos pobres.

        • Sim isso é verdade, o povo Argentino tem que saber e entender que os subsídios dados pelo governo tinham um custo para a sociedade. E também tem que saber que os ricos também eram subsidiados.
          Pode-se dizer que seria melhor se tivessem tirado os subsídios somente dos ricos. Isso acontece de fato, pois existem tarifas sociais para as famílias de baixa renda.
          Já quanto ao Brasil, o sr. diria que o reajuste absurdo da conta de luz no ano passado foi combinado com o povo?

      • Sr. Junior, concordo com o Sr. Roberto Locatelli e ao mesmo tempo discordo do seu ponto de vista, pois socialmente falando (o neoliberalismo detesta falar no social), por que o governo argentino (Macri), não taxa então os mais ricos (alto consumo) e com esse imposto atenderia os menos favorecidos?. É uma pergunta que não quer calar!.

        • Então Wanildo, as tarifas sociais para famílias de baixa renda foram mantidas. Os pobres pagam bem menos pela conta de luz.
          Quanto aos ricos, o sr. não acha que deixar de subsidiá-los na conta de luz, como fez Macri, também é melhor do que mantê-los pagando tarifas tão baixas quanto os pobres?

      • Junior, me diga, desde quando rico paga imposto aqui no Brasil, Argentina, EUA, etc.? Voce acha que os irmãos Marinhos, que estão residindo em Miami, nos EUA, pagam impostos? E o Darf deles, que parece a conceição, ninguém sabe, ninguém viu? De uma coisa tenho certeza, as consequências do que está acontecendo aqui, quem vai pagar são os da classe média e pobre, pois não poderão ir para Miami, como o ex-juiz Barbosão.

        • Realmente os ricos pagam muito pouco imposto aqui no Brasil. Concordo plenamente com você.
          Inclusive isso for muito fortalecido pelo governo Dilma, que promoveu desoneração de impostos a torto e direito, e com isso riquíssimas indústrias como a automobilística pagaram menos impostos por vários anos, enriquecendo ainda mais seus donos.
          Quanto aos demais ricaços como a família Marinho, por que a sra diria que mesmo após 13 anos de governos do PT eles continuam a “não pagar impostos”?

      • Junior,
        Os argetinos são, em sua maioria, bem mais politizados do que os brasileros. Vá lá na Argentina dizer isso, ou se encontrar um argentino destile sua “sabedoria”, é possível que leve um soco na cara!

  • Eduardo, obrigado por mais um texto lucido e justo, como sempre. Como você e muitos outros concordo que esse massacre do Lula e da Dilma no momento atual nos ensina muito. Devemos sim abraçar essa oportunidade e não permitir que essa direita, terrivelmente sordida, saia mais uma vez vitoriosa (o que parece ser impossivel). Aqueles que não conseguem ver os fatos não estão interessados em coerência, justiça ou solidariedade. Acredito que o povo acordou, não confio nessas sondagens que colocam o PT, o Lula e a Dilma com margens de aceitação tão pequenas. Vejo na verdade o desespero dessa midia ridicula que ja nem fala coisa com coisa. Aprecio a dignidade e a fibra tanto da Dilma como do Lula. Eles representam muitos brasileiros e é essa luta que devemos travar, sem descanso, ao lado de todos os movimentos sociais, com toda sociedade civil engajada e séria. No dia 17 Lula merece todo o apoio, todo carinho e reconhecimento de seus feitos imensos para esse pais. A resiliência é a arma dos fortes e dos corajosos.

  • Pois é, mas desta vez, a direita tem dois aliados impensáveis…o Zé Cardoso e a própria Dilma, que possuem o poder de parar facilmente essa perseguição insana ao Lula e familiares, mas não fazem absolutamente nada. Deplorável. Eu já nem culpo mais o Zé tanto assim, já que a responsável por ele e sua conduta é a sua superiora hierárquica. As vezes imagino que não seria preciso sequer um ministro petista para fazer cessar esses abusos. Creio que o próprio Jobim, ex ministro da justiça já teria dado um basta nisso. Me desculpem o desabafo, mas é o que eu penso.

  • Lula não é Deus nem está acima do bem e do mal. Deve ser respeitado o princípio de presunção de inocência, mas isso não impede de Lula ser investigado e de se poder defender.

      • Vamos ficar atentos então em como será respeitado o direito de presunção de inocência do Lula e do Aécio que teria, segundo delator (o 3o a delatar envolvimento de Aécio) 1/3 do que era desviado de Furnas. Só de ver como os jornais tratam essas questões percebe-se a diferença. Creio que nem o mais acéfalo dos paneleiros poderia discordar disso. Como há um notório conluio das investigações com a mídia, nunca terão tratamentos iguais. Aécio é notoriamente preservado e Lula notoriamente perseguido. Estado de Direito jogado no lixo.

      • Sanpedro,
        Representantes da imbecilidade gritante! Nenhum de nós de esquerda pedimos que o Lula ou petistas não sejam investigados. Pedimos e queremos que os tucanos com provas materiais de corrupção, também sejam investigados. Apenas isso! Respondam, com honestidade, se é quem sabem o que isso significa, porque os supostos desvios de verbas públicas pelos petistas é propina e quando são dos tucanos é cota?! As fontes são as mesma e os corruptores são os mesmos. Que outras variáveis entram na comunicação conceitual do que seja corrupção que transformam a ações dos petistas em critério escuso e a ações dos psdbistas em critérios morais?!
        Maria Antônia

    • Como pode se defender quando, no julgamento do mensalão quando um juiz inescrupuloso, esconde o processo 247, que provaria a inocência de alguns condenados? Como pode uma justiça cuja moralidade é sórdida (pagamos mais de 4mil reais de aluguel para juiz que tem casa e eles aceitam isso sem nenhum pudor, debochando de nossa cara), arrogante, prepotente (a moça do trânsito no Rio de Janeiro, só porque disse que o juiz, como qualquer um mortal e porque não era Deus tinha que seguir a lei, foi condenada e multada por essa debochada justiça), injusta, tacanha, mal cheirosa, vai usar de hombridade com um futuro detento que já é culpado sem provas? Espero que voce nunca venha a precisar da justiça brasileira pois verá que além de ser cara é exclusiva para o poder.

  • Eduardo,

    Você se diz de esquerda, talvez centro-esquerda. Eu me considero de centro-direita.
    Acho que concordamos que os dois extremos são ruins (Stalin de um lado, Hitler do outro).

    Não vou discutir o governo Dilma que é absolutamente péssimo.

    A questão é apesar de toda a proximidade, de todas as suspeitas, é impossível que Lula tenha se envolvido em corrupção?

    Vc coloca a direita com o estigma do retrocesso político, social, econômico, cultural, institucional… Mas essa crise econômica representa o maior retrocesso que já tivemos nessa área. Milhares de pessoas perdendo emprego e mudando para classes sociais mais pobres (retrocesso social). O aparelhamento do estado com o exemplo maior no Supremo (vide performance do Ministro Barroso) isso mostra o retrocesso institucional.
    Preciso falar de política?

      • Na comparação crua, muitos números piores, muitos números melhores. Muitos parâmetros diferentes.

        Compare a curva desses números de 2000 (sem a desconfiança pré eleição de Lula) com os de 2016, depois compare os números de 2000 com os de 1984.

        Veja a evolução e me diga.

        A pergunta ainda persiste: Com toda essa proximidade com corruptos com todas essas suspeitas, com justificativas e versões diferentes, é impossível que o Lula tenha se envolvido em corrupção?

        Ele é mesmo a alma viva mais honesta desse país?

        • Vinicius,
          Se o Lula é tão corrupto quanto vôces e a mídia familiar dizem e querem, por quê ainda não está preso, se existem segundo vocês, tantas indicíos reais de provas?! Há quarenta anos que querem destruí-lo, e há precisamente, quatorze anos diuturnamente a mídia e a Pólícia Federal descobrem mais uma corrupção do ex-presidente, por quê ainda não o prenderam?! São quatorze anos de provas acumuladas. Não acha que já está na hora de prender a Polícia Federal por ocultação de provas?! Será que a Polícia Federal está querendo entrar para o Livro dos Recordes, em prevaricação e incompetência?! Para alguém que usa o mínimo do cerébro para raciocinar, a mídia, vocês e a Polícia Federal são personagens de uma obra de ficção, ruim, medíocre, cheia de inconsistência, ao gosto do vulgo! Não dar para levar a série!
          Maria Antônia

  • Olá Eduardo, estou muito triste. Nosso Lula agora está oficialmente sendo investigado na operação zelotes. Será que o objetivo é mesmo prendê-lo? Quando vamos pra rua? Eu estou triste, porém pronta para a luta!

    • D. Maria das Dores, não se preocupe em demasia, pois o que está acontecendo é o medo das urnas da “turma do quanto pior melhor” que faz “oposição ao Brasil”. Copiei um texto no Blog Carta Maior que diz o seguinte: ‘ESSE HOMEM NÃO PODE SER CANDIDATO; SE FOR É CAPAZ DE VENCER; SE VENCER SERÁ IMPOSSÍVEL IMPEDI-LO DE ASSUMIR; SE ASSUMIR PODE FAZER OUTRO GRANDE GOVERNO’. É o famoso feito LULA 2018.

  • Na minha opinião Edu, eu acho que a mídia está perseguindo o Lula mais para encher o saco dele para ele não se candidatar em 2018! Não creio que ela seja tão burra para condenar alguém que não tem nenhuma prova criminal!
    Se Lula for preso por crimes comprovados, o país passará por períodos duros, mas com o tempo novas lideranças de esquerda com o perfil consiliador de Lula irão surgir!
    Agora, se Lula for preso sem provas comprovadas, o país com certeza irá explodir pois os movimentos de esquerda irão perceber que não dá para ter diálogo com certos setores da sociedade e que o voto nas eleições não vai mudar nada e que o caminho para a mudança do país será na base da violência!

  • Edu fico imaginando a amargura de Lula e familiares nestes momentos que antecedem a prisão dele, (deles?), acredito que a grande Mídia trabalha para Serra pois Alckmin e Aécio vêm sendo desacreditados, a imprensa não para de mandar alerta para os dois. Não é uma briga aberta, pois Serra precisará do apoio dos dois. O Ministro da Justiça do Governo Serra, que pretendem chegue antes de 2018 (após a queda de Lula veremos a queda de Dilma, e este será o prêmio que ela receberá por ter entregue em uma bandeja a cabeça de Lula ), será Sérgio Moro, haverá prisões em massa (e assim se prepara o sucessor de Serra) e a turba ficará convencida de que a queda do Brasil tendo como consequência milhões de alma lançadas na miséria tem um culpado: A culpa é do Lula!!!

  • Bom dia Edu
    Essa análise está muito bem articulada, cada dia que passa você consegue melhorar ainda mais seus textos.
    Alguém disse em um comentário que vc está pessimista, eu discordo. Acho que vc se superou.
    Grande abraço

  • Eduardo lendo o post vejo também a injustiça com o José Dirceu que teve seus erros mas e os acertos? Como foi bom o Brasil passar por uma administração do PT e o José Dirceu tem aí a sua imensa contribuição. Que lideranças do PT nesses últimos 10 anos , incluindo Lula, tiveram coragem de aparecer ao lado de José Dirceu? Não tiveram essa atitude porque o pragmatismo eleitoral em busca do poder prevaleceu sobre a sua consciência. Se tivessem tido coragem na defesa de José Dirceu procurando conscientizar que essa condenação é o mesmo processo sofrido por lideranças nacionalistas na nossa história, por defender e lutar por um projeto de um Brasil mais justo, com certeza teria politizado mais a nossa sociedade, porque a política sem polêmica é a arma das elites!

  • Eduardo, tudo bem? Vou reiterar uma análise que registrei em outro post do seu blog. Se tem uma coisa da qual a gente não pode descuidar é de tentar entender a estratégia da direita e do PIG. Para mim, ficou claro que praticamente TODAS as artilharias pesadas deles serão miradas para 2018, e, portanto, o Lula passará a ser o alvo principal.

    Na análise da direita, com pouca munição já vai dar para garantir a baixa popularidade da Dilma até o final do mandato. Um apoiozinho para o Eduardo Cunha, a divulgação das notícias sensacionalistas sobre a crise de sempre etc. Logo (e considero esse ponto importante demais para passar despercebido pelo governo), a estratégia da direita agora será partir para a briga contra o Lula, tentando inviabilizá-lo para 2018.

    Feita a análise, proponho a solução: TRAZER O LULA DE VOLTA PARA O GOVERNO. Simples assim! Primeiro, acho que ficou bem claro para todo mundo que, se as coisas continuarem do jeito que estão, a Dilma, o Lula, o PT e seus aliados chegarão DESTROÇADOS em 2018. Dito de outra forma, o pior que o governo pode fazer é continuar a agir como está agindo agora! Ou seja, chegou a hora de uma medida mais ousada!!

    Mas não é só trazer o Lula. Acho que o Lula tem de voltar como Ministro da Dilma sob o mote da manutenção dos direitos dos trabalhadores. Algo do tipo: “com a minha volta, nenhum direito trabalhista e previdenciário será retirado mais”! Isso implica, claro, a desistência do governo no “tiro no pé” que é falar em reforma da previdência agora…

    O Lula, com a volta, terá palanque não só para se defender, mas principalmente para ATACAR. Só o Lula saberá, a cada aparição na mídia, atacar o PSDB e o PIG. O Lula terá uma trégua nos ataques que está sofrendo, pois, como Ministro, as investigações e os julgamentos contra ele passarão para um foro privilegiado (é lógico que o PIG vai criticá-lo por isso, mas DANE-SE O PIG: estamos no meio de uma guerra horrorosa e precisamos entender isso!).

    Lula e Dilma separados, hoje, estão sendo presas fáceis para a direita brasileira. Mas se Lula voltar ao governo, tendo por mote (1) resgatar as bandeiras históricas do PT contra a retirada de direitos e (2) liderar a luta contra o golpismo, ele e Dilma conseguirão governar com menos dificuldades, trilhando um caminho mais seguro para 2018.

    Grande abraço, Fábio Faiad.

  • Como ontem precisei sair à noite, não sabia desse novo golpe contra Lula, que passou de testemunha à investigado da “operação” zelotes, a qual, constitui-se em mais uma farsa da PF reacionária, que conseguiu transformar uma operação destinada a apurar corrupção no CARF, para livrar a classe dominante de pagar impostos, em uma operação destinada a destruir Lula. MAIS UMA VEZ REPITO QUE SÓ CONSEGUIREMOS REVERTER ESSE ATAQUE A LULA NAS RUAS. E essa reação tem que começar imediatamente. Achei seu tom muito derrotista, para quem há poucos posts atrás reconheceu a necessidade de irmos para as ruas e que este país irá ferver se tentarem prender Lula. Discordo quando diz que o Ministro da Justiça não pode fazer nada . Pode sim, o Governo pode, mas não faz. Perdeu o controle da PF e deixou de colocar pessoas alinhadas com seu projeto político no Judiciário e no MP. Preferiu uma genuflexão aos interesses conservadores, chamando-a por esse termo babaca de “republicanismo”, a fazer o que todo governante faz, COLOCAR NO ESTADO PESSOAS CONDIZENTES COM O SEU PROJETO POLÍTICO, PRERROGATIVA A QUE TEM DIREITO POR TER VENCIDO AS ELEIÇÕES. Isso não significa transformar esses poderes em chapa branca, pois essas pessoas atuarão controladas pela Lei e ainda terão a Sociedade Civil, e principalmente a mídia, para vigiá-los. QUALQUER GOVERNANTE NO MUNDO FAZ ISSO. OBSERVE NOS EUA, OS REPUBLICANOS COLOCAM JUÍZES DA SUPREMA CORTE QUE SÃO REPUBLICANOS E OS DEMOCRATAS COLOCAM JUÍZES DEMOCRATAS. O MESMO VALE PARA O PROCURADOR GERAL. “RESPEITAR” ESSA BABAQUICE DE LISTA TRÍPLICE FOI UMA COVARDIA DO PT, NÃO HÁ LEI QUE OBRIGUE A PRESIDENTE A FAZÊ-LO. E A PF NEM SE FALA. É UM ESCÂNDALO. ONDE JÁ SE VIU UMA REPARTIÇÃOZINHA DE MEGANHA NÃO OBEDECER À MAIOR LÍDER DO PAÍS. Esse foi o erro, ou melhor a covardia; do PT, juntamente com a não democratização dos meios de comunicação. Mas agora, mais do que apontar os erros, que podem e devem ser apontados, devemos lutar para salvar Lula. Não podemos admitir que o Brasil sofra um retrocesso desses, e nos consolarmos com explicações filosóficas de que “o Brasil superará esse momento no futuro e saberá quem foi Lula, voltando ao ritmo das mudanças”. No futuro.,. estaremos todos mortos. Quero saber do agora e o agora é ir para as ruas, não ficar com nhemnhemnhém de Lei e Constituição, mas ir gritar nas ruas que Moro, a Globo, o MP, a PF e os EUA estão por trás dessa perseguição a Lula, enviando mensagens para o mundo sobre isso, e que este país vai fervilhar se ousarem prendê-lo sem nenhum motivo

  • Prezado Eduardo:

    1. ” Perdeis tempo a tagarelar. Enquanto não se achar em nossas mãos a imprensa do mundo inteiro, tudo o que fizerdes será infrutífero. É preciso que dominemos a imprensa universal, ou ao menos influamos nela, se queremos iludir e escravizar os povos”. Barão de Montefiore ( 1840 ).

    2. ” Quem domina os meios de comunicação domina a opinião de um povo ”

    Os se faz a regulamentação da mídia – a famosa lei mídia – ou caminharemos cada vez mais em marcha acelerada para submissão à elite econômica.

  • Dá uma lida no blog Os Amigos do Presidente Lula…

    A mentira tem perninhas…

    “A família Lula já tem um apartamento próprio no Guarujá, adquirido financiado em sistema de cooperativa. Mas não teria sossego para descansar de fato e “desencarnar” da presidência, diante do assédio da imprensa, em um condomínio de classe média, como é o caso do apartamento próprio.”

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2011/01/imprensa-brasileira-deveria-se-orgulhar.html

  • Enquanto a mídia distraí o povo, o poder oculto vai apertando devagarinho o pescoço do povo.

    Infelizmente, o povo vive pelo futebol, carnaval, novelas de ricos, e com essa mente poluida fica doente sem saber a causa.

    O povo nem desconfia que só a verdade pode. Depois de milênios, hoje A internet poderia trazer mais verdade, mas a mídia cobre desesperadamente, tentando distrair o povo.

    Lula ameaça a sacanagem de 500 anos de exploração no Brasil. Só a conciência, o amor e vontade de cada brasileiro pelo seu próximo poderá salvar o Brasil da exploração dessa máfia nazifacista globalistas burocratas e politicos psicopatas sionistas internacionais.

  • Considero impossível que, delegados desonestos, uma polícia irregular, um MP irregular e juízes comprometidos, possam ter tanto poder. Quem dá esses poderes a eles? É preciso fazer alguma coisa. Por que não processam o pig e suas mentiras. Dá trabalho mas é preciso processar. O PT precisa deixar de ser frouxo.

  • Mas se estão pensando que vão conseguir que a população fique contra Lula, eu digo que estão redondamente enganados. Hoje existe a internet que desmascara toda a mentira que a nossa mídia sebosa fica propagando aos quatro ventos. Segundo disse o cientista político, sr. Sérgio Amadeu, em uma entrevista à Rede Brasil Atual em 28.10.2014, “sem internet, Aécio teria vencido eleição”. Tanto é que Aécio foi contra o Marco Civil da Internet. É isso aí, com a ajuda da nossa abençoada internet não vamos deixar que essa mídia asquerosa consiga destruir Lula com suas mentiras.

    Link http://www.redebrasilatual.com.br/eleicoes2014/sem-internet-aecio-teria-vencido-eleicao-diz-sociologo-9159.html

  • “Aos brados, Gilmar chama Lula de ‘bêbado.
    Acusação contra o ex-presidente Lula, feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, ocorreu na festa de aniversário da ministra Katia Abreu, segundo o colunista Ilimar Franco: ‘Aos brados, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes chamou o ex-presidente Lula de “bêbado”, anteontem, no aniversário da ministra Katia Abreu (Agricultura). Segundo seu relato, Lula chegou embriagado em São Paulo para prestar solidariedade às vítimas do acidente da TAM, em Congonhas, ocorrido em outubro de 1996. A tragédia acabou com 99 mortos”; declaração de Gilmar causou “constrangimento geral” entre os convidados.”
    1 – Se a tal katia abreu está no governo , por que chamou o sinistro gilmau para a sua festa?
    2 – Sempre considerei essa traira da katia uma falsa mas, Dilma esta sofrendo de Síndrome de Stocolmo e outras neuras, é traída demais, não sei como suporta, ainda acredita na katia… no zé, no edinho, no m. da saúde…
    3 – O Instituto LULA tem que processar esse gilmau. Esse infeliz ainda sobrevive…
    Está insuportável;
    E o 247 faz questão de mostrar a manchete, para humilhar o LULA.

  • Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 2016

    CAMPANHA: QUE ZIKA É ESSA AÍ PAPAI?

    Caros amigos (as) nós vamos comemorar (brincar) o carnaval, mas não podemos descuidar de combater o mosquito da Zika; Por isso, gostaria de sugerir uma ação: CAMPANHA: aproveitando a tirada da Ivete Sangalo:” Quem é essa aí papai?” para ” Que Zilka é essa papai?” Não podemos nos descuidar!

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo, da paz, da ONU e um Beija-Flor da floresta do Betinho.

  • Não acredito que Lula seja preso, definitivamente não! Tb não acredito que Dilma caia, definitivamente não! A luta politica esta ai e a sociedade civil que tanto fez nos ultimos 20 anos não vai aceitar tanta arbitrariedade! Como explicar ao mundo inteiro que Cunhas e Aécios/FHCs não são sequer investigados e que Lula, admirado e respeitado no mundo todo, seja preso sem provas, por pura politicagem e armação da direita? Sim, o mundo e a vida não são e nunca foram justos, mas é exatamente por isso que lutamos e é assim que a capacidade de agir da população, antes completamente esmagada, se tornou uma realidade. O muro a ser desconstruido e desgastado cotidianamente tem que ser o PIG e seus braços oligarquicos. Se o ninho esta tão cheio de serpentes não da mesmo pra Dilma mexer muito na PF sem ser sacrificada e engolida pela propria luta contra a corrupção. Por favor Eduardo, seria legal um texto sobre a posição do ministro da justiça e da dificil articulação do Executivo. Confesso que gostaria de entender melhor…

  • O lobby é uma atividade lícita. Não foi o PT que a inventou. Sempre houve proximidade entre lobistas e agentes públicos dos três poderes. Gilmar Mendes reconheceu que viajou a Goiana por conta de Demóstenes Torres, amigo de Carlinhos Cachoeira. O Consultor Jurídico publicou: “De acordo com Mendes, ele viajou duas vezes a Goiânia a convite do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). “Vamos dizer que o Demóstenes me oferecesse uma carona em um avião. Teria algo de anormal? Eu fui duas vezes a Goiânia a convite do Demóstenes. Uma vez com o [Nelson] Jobim e o [ministro Dias] Toffoli. E outra vez com Toffoli e a ministra Fátima Nancy [Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça]. Avião que ele colocou à disposição. Tenho tudo anotado. Era avião da empresa Voar. Eu não estava escondendo nada. Por conta disso, eu tinha algum envolvimento com o eventual malfeito dele? Que negócio é esse? Grupo de chantagistas, bandidos. Desrespeitosos”, concluiu com veemência. O PIG, com o caso do sítio em Atibaia, não está querendo criminalizar o lobby, mas, o PT.

  • Você tem razão Edu, são 13 anos que o povo brasileiro vem comendo melhor, tendo oportunidades em estudar, consumindo, não é pouco tempo, caso os mafiosos retornem ao poder (depois de tantos boicotes, armações, golpes), eles terão dificuldade em implantar o neoliberalismo, o povo vai pra cima se perder qualquer um desses benefícios, mesmo este estado hipnótico achando que o país está ruim, acordarão no momento em que realmente ficar ruim, será guerra.

  • Três delatores citaram nominalmente o Aécio e nenhum delatou nominalmente o Lula.

    Aécio não vai ser investigado nem incomodado, e isso comprova que a força das oligarquias ainda é extremamente poderosa no Judiciário de modo geral.

    Mais comprovação dessa força pudemos ver no episódio da meia tonelada de pasta de cocaína, na demissão do Protógenes, na transferência do Paulo Lacerda, nos habeas corpus para o Daniel Dantas, no julgamento do Mensalão, no engavetamento da Lista de Furnas, na Zelotes, na lista do HSBC e etc.

    Porém não conseguirão provar nada contra o Lula, não existe nenhuma prova, nenhum indício, nenhuma delação direta.

    Só conseguirão denegrir sua imagem ( Hoje 67% dos brasileiros acham que ele também é corrupto ).

    Mas quando ele começar a falar com o povo, na próxima eleição, ninguém conseguirá segurar sua subida.

    Lula, a maior liderança política dos últimos 40 anos, o mais querido presidente da história, o mais bem avaliado.

  • Muitos podem pensar que a História não registrará mais gente graúda respondendo por seus ilícitos, depois da saída do PT do poder, mas é uma expectativa vã. O combate à impunidade de todos, principalmente dos ricos e poderosos, veio prá ficar. Não se enganem, o povo não aceitará mais a punição só dos 3 pês (pretos, pobres e putas ).

    • Sim,para os 3 “p”….mas olha que coisa…cd dia que passa mais as coisas vão ficando claras.Queriam acabar com a sigla do pt…não deu.Querem acabar com o Lula e não vai dar….Lula se morto, vai ser pior ainda,vira mito! Não,não vão deixar isso acontecer…Lula desmoralizado é o objetivo…mas como acabar com um símbolo? Está no nosso inconsciente,registrado nas nossas entranhas,mapeado no nosso DNA…O Brasil com Lula é muito melhor para oposição….há negociação,ele é bom de “cunversa”,não é radical….e o Brasil sem Lula…com a sensibilidade a flor da pele,com as pessoas insatisfeitas,com uma violência sem precedentes?…Surge uma liderança pouco afável…quem vai segurar?Olho por olho e dente por dente…vai deixar o pais cego e só com dentadura.Belo bem da própria oposição…PAREM com o massacre…deixem Lula ser só Lula…pois os ingleses diziam…Lutem,lutem, até que os cordeiros se transformem em leões…como adoro cordeiros e leões,vou pedir parem com essa caçada insana.Vamos combater a corrupção…de tudo e de todos.Lulão/2018!!!!!E só falo do hoje!

  • “As razões que a animam a mídia no linchamento do ex-presidente Lula são políticas, mas são também econômicas. Uma eventual vitória de Lula em 2018 jogaria por terra uma espécie de Proer específico para os grupos de mídia, visto por eles como uma saída para estancar a crise financeira que atravessam, produto de uma acentuada perda de credibilidade, que fez despencar a audiência e o número de leitores. E só uma restauração conservadora poderia salvá-los”. ( Bepe Damasco )

    • Fia, quem sempre chamou o Getúlio de fascista foi a organização mafiosa da famiglia Mesquita, depois a famiglia Marinho e Frias.

      Se as famiglias Mesquita, Frias e Marinho apoiam o fascismo de Picolé de Chuchu, do Homem de Preto da Vara de Guantánamo, logicamente o predicado fascista que o PIG dá a Getúlio Vargas não é serve. Getúlio Vargas pode ter sido autoritário durante o Estado Novo, apoiou a prisão de Luiz Carlos Prestes e condenou a sua esposa, Olga Benário à morte. Mas após a 2ª Guerra Mundial Luiz Carlos Prestes (que não foi fascista) apoiou o Governo Vargas, pois viu nele um governo trabalhista que criou avanços sociais para os trabalhadores, criou a Petrobrás e sempre foi atacado pela UDN e PIG.

      Você acha que uma pessoa que é atacada constantemente pelo PIG, pela UDN atual (o PSDB) pode ser chamado de fascista?

      Foi os governos militares, através das aulas de OSPB e de Moral e Cívica, juntamente com as famiglias do PIG que, para desacreditar e sujar o nome de Vargas, sempre chamou Vargas de fascista. Provavelmente na época que você estudava os professores mal-informados, desonestos (ou coxinhas) diziam que Vargas foi fascista.

      Vargas foi um grande homem, não era de esquerda, mas era nacionalista. Um fascista não melhoraria a situação dos trabalhadores e do país.

      • Foi numa época que estudávamos respeito à pátria, aos símbolos nacionais, onde marchávamos no 7 de setembro em formação militar orgulhosos (e não hoje onde os jovens passeiam, mascam chiclete, riem, caçoam da Bandeira Nacional, etc.)? Eu tenho ORGULHO e ter estudado/sido criança nesse tempo…

  • Vão pegar o Lula. É uma questão de tempo, ou de “timming” o que seria mais correto dizer. Já houve muitas tentativas, mas não foram suficientes. Será que todos estes investigadores, delegados, promotores e juízes em tantas operações e delações por todo este período e com todos instrumentos e liberdade que lhes foram entregues, ainda não são suficientes? O Lula é mais esperto que todos eles ou será que são incompetentes? Nenhuma prova, nenhuma acusação direta, nada ainda? Que coisa!!

    Mas existem outras provas abundantes, redundantes e robustas que podem ser encaminhadas e julgadas. Pode-se punir muitas outras pessoas e tentar recuperar o resultado da corrupção já identificada. Não somente o valor das propinas que estão depositadas em bancos ou se transformaram em propriedades que não se justificam, mas tentar recuperar o prejuízo que foram conseguidos com a compra destes favores. Tem tanta coisa já provada. Porque não resolver isto enquanto as demais investigações continuam?

    Vão pegar o Lula, todos sabemos. Continuam investigando. É preciso somente encontrar uma maneira. Qualquer uma serve. Não é possível que não exista um artigo do código penal que não sirva para imputar algo a ele, verdadeiro ou falso não importa. Desespero.

    2018 está cada vez mais perto. Se não encontrarem algo e o Lula se candidatar, é provável que ganhe as eleições e teremos mais quatro anos de prosperidade. Que coisa!!

  • Edu,compreendo seus argumentos pela dura luta que vem travando,com coragem e bravura.Mas justo por isso tam-
    bém nunca esmoreça. Do alto dos meus 72 anos posso lhe dizer que ninguém foi tão massacrado quanto Getúlio e
    voltou gloriosamente.Lembro-me bem da música da sua campanha de retorno: traz o retrato do velho,bota o retrato
    do velho,que o sorriso do velhinho faz a gente melhorar… E isso naquela época,quando só se contava com jornal e
    rádio. Quando chegar 2018 e Lula se dirigir ao povo como só ele sabe e pode fazer não terá para mais ninguém.Se
    assim não fosse não estariam fazendo tudo que fazem,porque ninguém chuta cachorro morto. Com a graça e as
    bençãos de Deus a partir de 1º de janeiro de 2019 Luiz Inácio Lula da Silva,meu querido conterrâneo,será novamen-
    te nosso Presidente!!!
    Parabéns pela luta,que Deus o abençoe e ilumine sempre,a você e sua família.

  • Juscelino pseudo-herói nacional.
    Getúlio- o mais longevo DITADOR.
    Jango- um fraco.

    Pelo menos Lula se destaca por ser muito mais forte.

    Ah essa esquerdofilia nacional.

  • Na verdade, caro amigo Eduardo, o objetivo é mais amplo do que a destruição do Lula/PT. O objetivo histórico sempre foi destruir governos progressistas. O que deve torturar esta elite canalha que domina o país a mais de 500 anos–só muda as oligarquias, agora são as hienas que vivem de renda (rentismo)–, é que a chama nunca apaga. Mais o pior, é que grande parte da turma da esquerda não entende isto e ficam numa luta fratricida. Um grande abraço

  • Edu, faço um apelo a você, sempre venho acompanhando, você é uma pessoa lutadora e indispensável a nossa democracia, a fim de que ela continue e que não haja quebra da legalidade. O apelo que Eu faço e peço aos colegas também a opinião, é que devemos ter um jornal escrito para que possamos contrapor ao que anda por aí , para que seja a voz dos que não tem voz. Esse jornal tem tudo para dar certo, pois, muitos blogueiros progressistas, muitos escritores, muitos professores, sindicalistas, artistas, juristas, jornalistas, toda a gama de pessoas progressistas ai citados em suas profissões, tem sobretudo o ideário democrático – progressista, em suas veias e poderiam muito bem cooperar nesse pequeno e grande jornal de variedades com propósito de atingir o povão, com preços módicos e se possível de distribuição gratuita uma vez por mês nos pontos dos ônibus, ruas, praças, etc. Não podemos ficar só na internet falando para um pequeno grupo de pessoas. Temos que ir mais além. Um jornal de variedades com viés progressistas.

  • e isso mesmo.
    Quando vc diz a alguma pessoa que a midia e a elite NAO atacam o Pt por ser o PT mas sim porque ser uma força politica que conseguiu atuar como pró-trabalhista! eles nao entendem muito bem.
    E se surpreendem ao saber que QUALQUER outro partido que fizer a mesma coisa será atacado com a mesma virulencia.

  • A Globo quando foi criada e se agigantou, através de um empréstimo irregular que ,segundo dizem, nunca pagou, e foi beneficiada nisso com a ajuda do militares golpistas, que queriam uma grande emissora de TV para divulgar os feitos dos governos militares. A Globo era a voz da ditadura. A ditadura não tinha mais como se sustentar, somente prolongou o seu fim, que se arrastava tentando inibir a campanha das Diretas Já, onde a Globo boicotava. A ditadura caiu, mas o ovo da serpente ficou. Hoje a Globo é o primeiro poder, é ela quem manda. O MP parece ser o instrumento que dará a direção daquilo que a Globo quer como fins políticos e econômicos. O centro do poder é a Globo e o MP é o exército que faz a repressão. Um meio moderno e camuflado dessa nova ditadura.

  • A extrema-direita representada pela UDN e o jornal O Globo diziam que Jango e Juscelino além de comunistas eram ladrões por isso tinham que ser eliminados do cenário política décadas depois aparece o neto do ditador e ex- presidente Figueiredo como sócio de um dos homens mais ricos do planeta o bilionário Donald Trump.

  • Sem medo de ser feliz. Estavamos euforicos. Construir a profecia de uma America Latina como berço de uma nova civilização significa que “eles” o conluio de midia e oposição e a instrumentação da PF e judiciario é o passado evolutivo da humanidade.
    Essa profecia depende de cotidianos como estar presente na Barra Funda dia 17.

  • Não adianta só ficarmos aqui discutindo e falando. Estamos falando e postando para um pequeno número de pessoas, muitas vezes para os mesmos. O alcance é pequeno. É logico que é preferível fazer isso, do que nada. Mas está na hora de criarmos um jornal escrito que atinja o povão. O povão tem o direito sagrado de saber o que de fato está acontecendo em nosso país. Faço esse apelo ao Edu, para que reúna com outros blogueiros e leve essa ideia. Temos que dar voz aquele que não tem voz. Tem que ser um jornal de variedades com viés progressista. Digo, isto é plenamente factível.

    • ♫ “O camelô, na conversa, ele vende algodão por veludo / Eu acredito porque neste mundo tem bobo p’ra tudo…” Jornal impresso? Mamma mia, um saudosista do Gutenberg…

      • ♫ Admiro o saco que você tem, Edu. O nabo que foi esclarecido padece da mesma deficiência do Sheldon Cooper do “Big Bang”: não entende sarcasmo ou ironia. Só faltam a ele a inteligência e as inegáveis boas intenções da personagem…

  • Edu, publique isso no seu blog, porque terá grande repercussão, inclusive pode sensibilizar os ministros do STF, pra ver se para essa perseguição desenfreada ao ex-presidente Lula.

    http://blogdomello.blogspot.com.br/2016/02/enquanto-lula-e-exibido-execracao.html?spref=tw
    ou
    http://tijolaco.com.br/blog/ex-presidente-da-associacao-de-delegados-da-pf-diz-que-ha-guerra-ao-pt/

    Para baixar o vídeo do youtube clique no seguinte link:

    https://www.ssyoutube.com/watch?v=uTMqndNhbgA

    Miquels7

    • ♫ Quanto à ida dos tiras ao apartamento da múmia falante de Higyenópolis, foi uma deferência prestada a quem, afinal de contas, é um ex-presidente do Brasil. A Polícia federal era aparentemente bem educada, naquela época.
      Agora se imbuiu de que é a Gestapo rediviva, quando se trata de intimidar adversários. Já perguntar ao Aébrio Never o que ele fez com os subornos de Furnas, neca!

    • ♫ O Armando Coelho Neto honra seu antepassado e a profissão que exerceu. Já os tiras da PF atuais estão na posição que Luzia assumiu atrás da horta, prontinhos para o que o mocorongo de Curitiba resolver fazer. E haja vaselina…

  • ♫ Agora os monstrengos golpistas caíram de vez no ridículo; perderam totalmente qualquer noção de proporção.
    Manchete do UOL: “Sítio usado por Lula tem mini Cristo e pedalinhos”. Daqui a pouco vão revelar que também tem um canteiro de couves e outro de nabos, em uma horta suspeita plantada com sementes “supostamente” compradas “sem licitação”…

  • Edu, boa tarde. A exemplo do FHC que solicitou a tropa do exército para desocupar a Petrobras pelos grevista, o Ministro da Justiça poderia também solicitar a proteção do exercito, marinha e aeronáutica para proteger o Lula dia 17 de fevereiro e evitar o massacre da PM contra os apoiadores do Lula?
    Abraço.

  • E se Lula/Dilma/PT, do jeito deles que, muitas das vezes, nos angustia, GANHAREM esta guerra, com Dilma completando seu mandato, Lula fazendo o seu verdadeiro Triplex em 2018 e o PT conseguindo se manter nos estados e prefeituras??
    Voces já se perguntaram o que será da oposição/pig/moros e comparsas??
    Quais os cenários possíveis?rsrs Abraços

  • Eu sou uma pessoa que uso muito a internet. Leio todos os dias os blogs progressistas. Sintonizo pelo menos uma vez ao dia, a Telesur e outras TVs de fora do país. Leio também sempre, jornais italianos, bem como alguns espanhóis. Jornais impressos vem acabando em todo o mundo, mas, ainda não acabou. É ainda uma forma de muitos se informarem, isto ao lado da TV aberta. Muitos jornais, ficam pendurados o dia todo nas bancas. Muitas pessoas se informam, ou comprando àqueles mais baratos, ou lendo-os pendurado nas bancas. Acho que todos os meios de informação são válidos e complementares, quer escrito, ou eletrônicos. Só que aqui, acho Eu, que nós chegamos ao limite. Estamos falando para nós mesmos, os mesmos grupos, os de sempre. Portanto, em minha humilde opinião, temos que levar informação àqueles que usam pouco a internet, não usam, ou não sabem da existência dos chamados blogs progressistas, que aliás, são uma infinidade de pessoas. Um jornal escrito por blogueiros e pelos amantes da democracia e pelos defensores do estado democrático de direito daria uma visão mais realista para o povão do que de fato está acontecendo no país. Não acho que o jornal escrito, como o livro impresso, desaparecerão por hora da face da terra, eles, talvez ainda serão úteis dentro de um prazo razoável, que nós não sabemos ainda. Então, em nome da boa informação para que ela chegue onde precisa chegar, isto é ao povão, acho que vale a pena um jornal escrito de variedades, com viés progressista, seria a voz dos que não tem voz !

    • Durante as eleições, chegamos a essa conclusão: ter um jornal. Mas a coisa não foi pra frente.É que a geração nova não lê. E pior, os mais pobres não lêem e não tem internet.

      Nem os mais velhos.
      Se VC perguntar também a 10 mais velhos entre os mais pobres, 10 deles lêem nada. 10 deles dizem que o filho já esta formado. Dai VC escarafuncha, ……está formado no ginásio e no maximo no ensino médio. Os pais, imigrantes analfabetos, de outros estados, acham que fazer o primeiro grau já esta de bom tamanho. Quando esquerdistas falam das melhorias fazem muita confusão.

      Lula tirou 60.000.000 da miséria absoluta. Então ha 60.000.000 que não tem internet, nem filho na escola, nem.leitura, nada. Essa é a real. É só andar a pé que VC conhece o Brasil. O Brasil oculto do sudeste.

Deixe uma resposta