Nota do casal que agrediu Zé de Abreu mostra que todo fascista é covarde
A matéria acima foi publicada no site da Folha de São Paulo na internet na noite de domingo. Abaixo, a forma como essa nota cínica, covarde, repugnante foi apresentada no mesmo “Domingão do Faustão” em que o ator José de Abreu deu a sua versão dos fatos.
Que interessante, não? Onde foi parar o ímpeto “cidadão” do casal que começou a fazer comentários sobre Abreu na mesa ao lado da dele sem que ele nem soubesse que aqueles dois existiam, até então?
Antes de analisar esse episódio, vejamos reportagem da TV Bandeirantes que relata o que diz o gerente do restaurante onde ocorreu a briga entre Abreu e o casal. O gerente diz quem provocou o entrevero.
Como se vê, a matéria da Folha e a do próprio “Domingão do Faustão”, entre tantas outras, não põem a questão em pratos limpos. Mas tem mais.
Como eu sempre digo, a mídia conta com a burrice do público, com a incapacidade das pessoas em somarem dois mais dois. Essa nota encerra uma verdadeira “bíblia” de dicas sobre quem é quem nessa história.
1 – Em primeiro lugar, a nota não esclarece por que – POR QUE?!! – José de Abreu cuspiu no casal. “Thiago” e “Ana Cláudia” não dizem por quê. Não é uma nota clara. Pelo contrário, é nebulosa.
2 – Em segundo lugar, a nota é lida em nome de duas pessoas sem nome. “Thiago” e “Ana Cláudia”, é? Só isso? Eles não têm sobrenome, não? Ah, querem manter a privacidade… Tendi… Mas por que não pensaram nisso antes de começarem a chamar o ator de “ladrão” e de “safado” e a esposa dele de “vagabunda”?
3 – Em terceiro lugar, “Thiago” e “Ana Cláudia” não dão os nomes por quê? Porque todo reaça, todo fascista, todo extremista de direita é covarde, ora. Veja neste Blog, leitor. Todos os fascistas comentam aqui com nomes e e-mails falsos porque querem agredir e não têm coragem de fazê-lo assumindo o que dizem.
4 – Em quarto lugar, a conduta da Globo de omitir os nomes dos agressores de José de Abreu é incompatível com o jornalismo responsável. Se querem fazer uma acusação como essa a José de Abreu, têm que assumir seus nomes, que, segundo está em vários órgãos de imprensa, são Anna (com dois enes) Cláudia Del Mar e Thiago Marçal.
No Facebook, circula a foto deste homem como sendo do advogado que insultou José de Abreu
A foto da mulher que insultou o ator é esta
Então é assim: o casal, por alguma razão que não fica clara para ninguém, agride duas pessoas que estavam quietas no seu canto com insultos e calúnias variados. Quando os agredidos tentam dialogar, os agressores persistem na agressão. Quando surge a reação, dão uma de valentes.
Agora, que tinham a chance de vir a público dar a versão deles, acovardam-se. Não teria sido melhor não provocarem ninguém?
Seja como for, esse episódio mostra que com fascistas não dá para agir diferente. Eles só são valentes em bando e anônimos. Quando têm que assumir os excessos que cometem, escondem-se como ratos.
Entretanto, qualquer pessoa com dois neurônios vê que eles não mostram as caras e os nomes porque têm culpa no cartório, uma culpa que só diz respeito aos dois, já que estarem naquele restaurante juntos naquela noite é que parece ser o problema… Não é mesmo?