Por que me filiei ao Partido Comunista do Brasil

Ativismo político

comunista

 

Há menos de uma semana, fomos dormir em um país e despertamos em outro. Infelizmente, tragicamente o Brasil não é mais o mesmo. Os arreganhos autoritários, reacionários e fascistas que se espraiavam pela sociedade, chegaram lá – ao Poder.

Há cinco dias, o governo popular de Dilma Vana Rousseff, eleita em 2014 com 54 milhões de votos, foi usurpado pelo vice-presidente da República, beneficiário e partícipe de um golpe do Estado reconhecido no Brasil por centenas e centenas de juristas, intelectuais, movimentos sociais e sindicais, e repudiado por milhões de brasileiros, e reconhecido no exterior pela maioria esmagadora da imprensa internacional, sem falar em organismos multilaterais como a Organização dos Estados Americanos (OEA), entre outros.

O rumo político-institucional que o Brasil começou a tomar no ano passado e um episódio extremamente preocupante que atingiu a este que escreve no início deste ano, quando fui ameaçado por autoridades  que deveriam cumprir a lei, mas que a estão usando como arma política, foram os principais fatores que fizeram com que eu tomasse uma decisão que jamais pensei que tomaria.

Para quem chega agora ao Blog e não sabe, no início de março autoridades da Operação Lava Jato fizeram ameaças veladas a este Blog por ter divulgado que a própria Operação havia vazado para a grande imprensa detalhes de sua 24a fase. Ou seja, você denuncia que estão cometendo um crime e, de forma ditatorial, é acusado de tê-lo cometido. Coisa de ditadura mesmo…

É diante desse quadro desolador de golpe de Estado e de ameaças aos direitos individuais dos cidadãos que comunico aos leitores do Blog da Cidadania que decidi me filiar ao Partido Comunista do Brasil. No vídeo abaixo dou mais detalhes sobre as razões dessa filiação.

 

291 comments

  • Aplaudo Edu pela brilhante escolha!

    Os argumentos do Edu são sólidos e merecem nosso respeito. Eu, no entanto, continuo no PT.

    Na minha modesta opinião o PT é um partido que tem a capacidade de se reciclar e aprender com seus próprios erros. Fico aqui no PT. E desejo muito boa sorte ao nosso aliado PC do B.

    E já lanço o candidato. Edu pra deputado federal pelo PC do B de São Paulo! Avante!!!

  • Oi Edu, excelente escolha! O PCdoB tem se mostrado um partido de luta pela democracia e direitos sociais ! A organização da militância é muito importante nesta hora! E nada melhor do que uma organização partidária. “Vamos de mãos dadas, não nos afastemos muito “. Grande abraço

  • Só cabe elogios a sua atitude. Você como um combativo e aguerrido lutador fará história nesse partido que já abrigou tantas figuras importantes da história brasileira. Muitos infelizmente tombaram na luta pela democracia, Marighella foi o exemplo de dedicação ao nosso país. Avante pela comunicação, companheiro!

  • Nessa luta contra o golpe o PCdoB tem sido um partido bastante coerente. Alguns membros desse partido, de fato, foram muito mais valentes, didáticos nas denúncias, do que o próprio PT. O PT há tempos não tem mais garra, se acovardou e só voltou a ter algum protagonismo quando “a água bateu no pescoço”. Como vimos, foi tarde demais.

  • Parabéns Eduardo.
    Determinação, coragem, sensatez.
    Seja feliz em seu ideal e em sua jornada, que também é nossa, de certa maneira.
    E continue contando conosco.
    Vamos à luta!
    Grande abraço.

  • Edu, pessoas como tu, me enchem de orgulho e de esperança!

    Espero, de coração, que esse golpe e apodreça e, que a Presidenta Dilma retorne ao lugar que é dela por direito.

  • Nossa luta não pode esmorecer, esse é um momento difícil na recente vida democrática brasileira, com um golpe imposto por grupos econômicos poderosos, com uma mídia monopolizada, e com um judiciário e Ministério Público que serviram como braços auxiliares dos golpistas. Força Edu, e tomara que você decida se candidatar a um cargo público, precisamos de progressistas como você no Congresso. Pena que não sou eleitor de São Paulo, certamente meu voto seria seu.

  • Eu também tomei esse decisão vou me filiar ao PT, aos 47 anos resolvi tomar esta atitude vou tentar ingressar na vida partidária.

  • Desde os tempos da adolescência e juventude sempre fui um homem da mais legítima esquerda. Se sempre apoiei os governos do Partido dos Trabalhadores foi por considerá-lo o mais apto para enfrentar a oligarquia, a elite selvagem e sempre esteve mais próximo dos ideais comunistas, bem como na luta prática para a inclusão dos mais necessitados a uma vida mais digna. Mas confesso que não foi suficiente. Para derrubar essa desumana governança capitalista é preciso muito mais. É preciso luta sem quartel em todas as frentes disponíveis. Parabéns pela sua filiação ao PC do B, meu caro Eduardo!

  • Eduardo, estou contigo e não abro, já chegou no limite: na minha opinião é hora do PT trocar essa direção covarde e ir pra rua.Agora, resolveram fazer autocrítica e criticar a presidente, no melhor momento dela. Não querem enfrentamento, virou um partido de conchavo.Os mais combativos parlamentares são de outros partido(Requião, Vanessa Graziottin, Silvio Costa). Desde 2.011 viraram burocratas e a militância não tem voz.Só salvam alguns como Paulo Teixeira, Paulo Pimenta. Não aguento mais aquele Rui Falcão com aquelas conversinhas que não vão a lugar nenhum. Desse jeito, logo outro partido tirará o protagonismo do PT. Parabéns pela decisão e esperamos votar em você em 2.018.

  • Talvez somente na primeira vez que votei (em 1986), eu votei em pessoas, votei em pessoas do antigo PCB e do PCdoB para deputados federal e estadual. Já em 1988 deixei de votar em pessoas, passei a votar em partido, nas ideias e programas partidário. No ano de 1988 me filiei ao PCdoB e a partir daí sempre votei nos candidatos indicados pelo PCdoB. Até hoje voto no PCdoB, pois também considero que é necessário um partido político para ajudar na organização dos trabalhadores, dos movimentos sociais e das questões mais gerais do país.

    Somente num momento fiquei contrariado com a diretriz do PCdoB, foi na época do Código Florestal, quando o partido defendeu a aprovação do atual código (quando eu queria que defendesse mais o meio ambiente, passando por cima dos interesses do latifúndio assassino e escravocrata). Mesmo neste ano fiz campanha para o PCdoB e seus candidatos em São Paulo.

    O Brasil precisa do PCdoB forte, mas também precisa do PT organizado e consciente dos seus deveres, pois é o PT o partido de referência para as pessoas de esquerda. Aos poucos o PCdoB vem adquirindo mais visibilidade diante da sociedade que pensa e luta por melhorias sociais.

    Parabéns ao Eduardo por decidir pela legenda do PCdoB.

  • Caro Eduardo
    Parabéns pela opção.
    É um partido que sempre teve meu respeito, onde também tenho alguns colegas de longa data.
    Ainda continuo no PT.
    Saudações

  • Eduardo,

    Antes de tudo, gostaria de lhe parabenizar por sua atitude desassombrada em reescrever sua história pessoal e política se alistando nas fileiras revolucionárias do PCdoB.

    Em segundo lugar, também em termos congratulatórios, dizer que seu novo posicionamento irá deixar simplesmente loucos os verdadeiros sociopatas que costumam vir à sua caixa de comentários ameaçar a sua vida e a dos seus.

    Sua atitude, bem como sua conduta pessoal particular, pelo que a todos é permitido saber, é acima de tudo um exemplo de dignidade, coerência, coragem, disposição para o trabalho e para enfrentamento ideológico, com equilíbrio, mas com firmeza.

    Esse é um ato de amor, não às suas próprias convicções, mas ao povo brasileiro, pois, é muito claro, que sua opção está longe de ser um ato de egoísmo, mas, pelo contrário, de generosa entrega aos mais nobres objetivos destinados ao desenvolvimento politico e social do Brasil.

    Um abraço, camarada!

  • http://aanirfan.blogspot.jp/2016/05/israel-takes-over-brazil.html

    Edu, entendo como você se sente.

    Eu se pudesse, me filiaria ao Partido Humanista, pois esses que tomaram o poder no Brasil não são humanos.

    Esses Sionistas promoveram todas as guerras no mundo.

    Eles não tem alma, não tem empatia e não sentem o amor que qualquer ser humano sente e expressa.

    O Comunismo também foi invenção deles, e no topo sempre havia a mesma oligarquia

    Eu choro todas as vezes quando penso no que estão fazendo com o Dirceu.

    Eles devem “Temer” tudo que o povo conseguiu até agora.

    Mas o povo que acordou já sabe sonhar e vai cobrar.

    Porisso eu me declaro Humanista, sempre.

    Quem sabe a Cultura prevalece na internet, espero.

  • Edu:
    Vc fês uma coisa qui eu gostaria de fazer!
    Pq eu não faço?
    Pq eu sou cego e caderante.
    Tenho um problema no cerebelo, um problema degenerativo!
    Sabe pq eo falei isto?
    Pq depois da net todo mundo se aproximou de outro estado e outros paises.
    E se esqueceu do visinho e do seu bairro!
    Pq eu falei disto?
    Eu sou esquerda, tenho ideia de comunista socialista; gostaria que todos tivece a a mesma oportuniddade.
    Mais as pessoas falão que isto que eu sonho é só um sonho.
    Ai eu vejo que tem um monte de gente aqui na net que sonha igual.
    A i saio da net e vejo pessoas que me amam e eu a amo dominadas pela Globo.
    E as pessoas com o pensamento progrecistas só ficão preocupada com seu computador ou seu celular.
    E a pessoa que precisa de uma voz humana tem que se contentar com caracteres.
    Ou seja Edu vc saiu dos caracteres; e veio pra vida real.
    Parabens Edu! Já que sonhamos igual, o sonho pode se tornar realidad!

  • Grande Edu! Eu já sentia muito orgulho de pertencer ao Partido Comunista do Brasil, agora então! rsrs
    Parabéns pela decisão e pela escolha do PCdoB. Uma das principais virtudes que enxergo em você é a coragem. E o PCdoB é o partido da coragem. Seja muito bem vindo, camarada! Um forte abraço!

  • Decisão importante Eduardo, leve sua experiência com blogueiro para a esquerda aprender a usar as redes sociais que por incrível que pareça, com toda estrutura que tem, ainda não aprenderam a usar. Um abraço.

  • Edu, importante sua decisão. Tivemos num tempo passado, no PT, uma campanha que dizia: Tome partido vc também. E foi importante na época, muitas pessoas entenderam o recado e filiaram-se. Eu gostaria de vê-lo no meu partido, onde sou filiada a 36 anos, o PT. Mas fico muito feliz com sua escolha pelo PCdB. Bia Sorte de sua amiga de muitos anos e tia da nossa Victória.
    Paula Beiro

  • Parabéns Eduardo Guimarães. Venho acompanhando há muito tempo o seu trabalho a favor da justiça e da democracia. O PC do B é um excelente partido de extrema esquerda. Eu pretendo me filiar ao PT que merece também todo o apoio quando nesse momento de dificuldade vem enfrentando a direita brasileira e fez um belo trabalho para melhorar a vida do nosso povo. Um abraço e boa sorte!

  • Caro, Edu

    Acredito que você tomou uma decisão importante, coerente e acertada.

    O PCdoB demonstrou ser fiel e aguerrido nessa luta pela democracia.

    O partido conseguiu mais um bom quadro…

  • Concordo que as pessoas devem tomar partido neste momento, é mais como uma obrigação. Minha tese de TCC foi em cima dessa máxima de que os eleitores votam em pessoas, sendo que a pesquisa se restringiu às cidades vizinhas de Teresina-PI e Timon-MA!
    No mais, parabéns por sua filiação neste grande e importante partido da história do Brasil, tendo como um dos grandes líderes o guerreiro Flávio Dino, contando agora, Eduardo, com sua inteligência e capacidade de lutar!!
    Grande abraço e vamos juntos vencer essa guerra contra a democracia!!
    Joaquim

    P.S.: Assistiu à entrevista de FHC no Jô? Em resumo, nojento como sempre!!

  • Valeu Edu!

    Durante todo este Processo asqueroso pelo qual passa
    nosso país, o PC do B foi o Partido mais aguerrido na
    defesa da democracia.
    Mulheres brilhantes e guerreiras.
    Todos os deputados e senadora do Partido são
    extremamente preparados para o debate político
    de alto nível.

    Grande escolha!

  • Caro Edu, Quando vc estava no Anhagabaú, numa reunião em torno dos acontecimentos de junho de 2013, vc filmava os arredores então um sujeito veio andando em sua direção e depois desviou para uns dos lados, era o Bitelli que é militante do PCdoB há uns cinquenta anos. Comentei com ele este episódio, falei sobre vc e seu blog e ele me perguntou se vc era pró-Dilma e do nosso lado. Não vejo a hora de voltar ao assunto com ele. Obviamente serei seu eleitor. Abs

  • Edu boa sorte, e aproveito para sugerir sua candidatura a vereador pelo municipio de são Paulo, claro que no futuro breve candidato a deputado federal.

  • Salve, Eduardo.
    Te acompanho pelo blog há alguns anos e te considero como um irmão mais velho, alguém que procuro quando estou confuso, alguém em quem eu posso confiar.
    Minha net tá ruim é ainda não abri o vídeo, não sei se você pretende ser candidato, mas se for, deverá ser a primeira vez desde 1992 que boto em alguém que não seja do PT, quando apoiei o metalúrgico Vital Nolasco, justamente do PC do B, para vereador.
    Boa sorte e boa luta, que essa é para sempre.

  • Parabens ao PCdoB em ter um filiado honrado como você Edu. Um representante destemido em luta pela democracia tão rara nesses momentos sombrios que esta passando o Brasil.

  • Parabéns Edu, o PC do B se mostrou mais fiel à causa democrática do que muitos partidos por ai, antes, durante e depois desse golpe aterrador do pig e das bestas-feras neoliberais.

  • É Dudu, bem que eu te avisei que um vira lata desdentado não deve se meter em briga de cachorro grande.
    Ainda vai sobrar pra você, ainda mais depois que ameaçou o Moro. E se aliando à matilha do Pcdob não ficará protegido.

  • Parabéns Edu, sábia escolha. Me filiei ao PC do B em 1986, aos 16 anos. Nessa época militei ativamente no partido. Participei das discussões para elaboração de propostas para a Assembleia Nacional Constituinte. Militei na UJS. Participei da organização do grêmio estudantil na escola secundária na qual estudava, sendo seu primeiro presidente. Enfim, foram anos de luta aguerrida e de muito aprendizado. Hoje estou um pouco afastado da militância, mas nunca perdi minha identidade com o partido. Estou sempre participando das manifestações em meu Estado. À luta companheiro.

  • Eduguim. Por formação conquistada, em secular, centro europeu, logo
    no após a segunda catástrofe do nazi-fascismo, por meu contínuo
    aprendizado na convivência e coexistência com pessoas e fatos, agora,
    chegado aos 87 anos, desejo também em nome de minha família, mais
    uma vez te agradecer pelo que és, como paia de família e como
    cidadão brasileiro. E parabéns pela oficial e coerente presença, na
    militância, também política, a verdadeira em conceito
    e factual, exemplificada magistralmente desde tantos séculos pela
    gloriosa Grécia.

  • Venho por meio deste, parabenizar o PCdoB pelo o notabilíssimo reforço em suas fileiras. O Edu com toda certeza trará qualidade ao debate e fortalecimento partidário. Todo cidadão consciente que clama e luta por um país soberano, deve juntar-se para com àqueles que lutam em prol de suas expectativas, mas acima de tudo em prol das aspirações coletivas. Faço parte do PT com todo prazer, porém, tenho o PCdoB como uma de minhas referências doutrinárias e partidária! Seja bem-vindo Camarada Edu.

  • Por que não foi o PT, sei que VC é um defensor fervoroso de Lula e Dilma, sei que o PCdoB esteve sempre ao nosso lado, mas não entendi a filiação ao PCdoB.

      • Edu, eu acho que não se trata apenas do PT rever os seus conceitos.
        Acho que sindicatos,movimentos sociais e sociedade tem que rever os seus conceitos, afinal eleição é cara assim foi eleito os que podia pagar por ela,vc conhece alguém,fora eu e mais uns velhos que trabalha de graça para eleger um bom deputado.
        Se cada sindicato,partido, associação, politizar mais, se empenhar na eleição de um congresso melhor,faremos as reformas que este pais necessita.

  • Caro Edú,
    Acho que você tomou a decisão correta.
    Torço muito por você, pela coragem, dignidade e solidariedade.
    Mas você não explicitou se vai sair candidato á vereador ou deputado.
    Qualquer das alternativas, já conte com meu voto.
    Sucesso na nova empreitada.
    abração
    Ricardo Grillo

  • Parabéns, Eduardo!
    Também penso como você. Sempre ouvi as pessoas se gabarem por votarem em pessoas e não em partidos e nunca concordei com isso. Realmente, estamos vivendo uma época inusitada em nosso país e acho mesmo que as pessoas têm que tomar partido.
    Tenho muita simpatia pelo PCdoB e considero, como petista, um partido-irmão.
    Continuamos juntos, portanto, na luta.

    Só queria te dizer que até meu vizinho, um senhor muito honesto mas de direita, começou a perceber que temos agora uma gangue agora no poder…

  • Parabéns, Eduardo!!! Tomou uma decisão corretíssima, eu tenho muita simpatia pelo PcdoB, estará em boa companhia. Espero como futuro deputado federal na próxima eleição. Pode contar com meu voto. Boa sorte!!
    abraços

  • Gosto do PCdoB, sempre votei na manuela para dep federal e votei nela na última eleição livre para dep estadual..gosto mais ainda do PT, pq quando assisti o Lula na tv, no programa politico de 89, foi algo que me comoveu bastante, e desde então sou fã do PT, mas tenho a impressão que talvez o PCdoB, ocupe o lugar que antes fora do PT, a mídia/justiça massacrou demais o partido e pessoas que somente se informam pela tv, tem um ódio do PT, sei lá de onde vem isso, pois a mais de 2 anos atrás estavam felizes com o partido e o governo…num momento desses tem mais é que se filiar a partidos de esquerda de preferencia ao PT e PCdoB, para engrossar as fileiras desse exército de resistência ao golpe!..Parabéns Edu!!!

  • Boa sorte nas suas escolhas! Seus motivos fazem sentido com aquilo que vc acredita!

    Só um ponto precisamos deixar claro: é consenso que o pensamento de esquerda é hegemônico no Brasil. a ideologia socialista ou de esquerda domina todos os CA’s de faculdades e a maioria dos professores e os jovens em geral. E isso ocorre pelo menos desde a década de 70. E vai continuar por muito tempo.

    O que estamos vendo acontecer é algo natural, a sociedade se viu perdida e por si só começa a dar uma guinada para outro lado. Depois o pêndulo volta pra esquerda e assim por diante.

  • Há quase um ano atrás pensava praticamente o mesmo que vc sobre se filiar e tomar partido, Edu.

    E há quase um ano atrás me filiei ao PCdoB.

    Sigamos na luta, camarada. Forte abraço

  • ♫ Congratulações, Eduardo. O PT do B é talvez o único partido “puro” que resta; há tempos andei pensando em me filiar a ele; só não o fiz devido ao meu velho amor pelo PT – partido hoje inegavelmente contaminado – além de certo desencanto com toda a política e à minha idade algo avançada.
    Pode contar com meu voto, caso você se candidate a algum cargo, apesar de eu continuar no PT. Não lembro mais com certeza quem disse “O homem pode mudar de casa, de emprego, de mulher e até de time de futebol; só não pode mudar de partido político”. Acho que foi o Ulysses Guimarães, mas minha busca pela frase na Internet revelou-se infrutífera; dizem que os elefantes jamais esquecem, mas a minha memória talvez já esteja vacilando ☺☺☺

  • Parabéns pela iniciativa sou PT más se você sair para Depois.Federal conte com os votos de toda minha família, pois voltamos todos aqui em Santos e farei campanha para você.

    Agora gostaria que você começasse a fazer um trabalho de conscientização para que é mais importante termos uma maioria de esquerda na Câmara Federal e senado Federal, pois a esquerda foi elegeu a Presidência mas não o Governo.
    Nossas esperanças está como fala nosso GRANDE PRESIDENTE LULA nessa juventude que estão fazendo a manifestacoes.

    Abraço Eduardo
    Do amigo Gilmar

  • É urgente uma organização para reverter esse golpe, e é preciso lideranças para direcionar as ações. E viva O Partido Comunista do Brasil! Avante Camarada!

  • Edu um belo partido,aconselha eles a virem politizar nas periferias.
    Periferia fica a merce da Globo,não vemos núcleos,aulas publicas ou reuniões nas periferias,só PT fazia este trabalho,a turma dos moraguinho da Marta acabaram com isto.
    Praças publicas é o caminho,sei que és novo no partido,mas tem dialogo para esta sugestão.
    Boa sorte no caminho e luta se faz junto a um coletivo,escolheu bem.

  • Parabéns pela decisão de se filiar a um partido, Edu.

    Espero que sirva de exemplo e motivação pra muitos.

    Me recordo de uma declaração de Lula dizendo “se candidatem”… diante de manifestações de pessoas reclamando da política de hoje.

    Acredito que a saída é por aí mesmo. Se os alinhados com a esquerda ficarem só olhando e reclamando, continuaremos com políticos conservadores dominando os Poderes.

    O povo de esquerda precisa se FILIAR e se CANDIDATAR.

    Avante!

  • Eduardo, parabéns pela iniciativa. Eu já havia sugerido tempos atrás que você o fizesse. O Brasil está carente demais de pessoas como você no legislativo, no executivo e no judiciário. Oxalá outros com suas virtudes também sigam sua atitude. É mais uma luz que se acende na escuridão e podridão de nossas instituições. Quem sabe algum dia se consiga moralizar alguma coisa, e, principalmente, democratizar a mídia, que espalha podridão impunemente em todo o território (ainda) nacional?

  • 99% dos comentários foram manifestações bacanas de apoio, salvo alguma bobagem aleatória de um burro de direita. Então, só como provocação, vou dar o lado que ficou faltando.

    Será que a adesão ao socialismo científico, que certamente comporta variações doutrinárias mas precisa ter como característica essencial o apego à racionalidade, é compatível com a crença numa entidade incorpórea que controla o mundo com poderes sobrenaturais?

  • Parabéns companheiro,sinto você não ter vindo para o PT,mas, sua escolha não poderia ser melhor.Estamos e estaremos na luta o tempo que for necessário .Recomendações a VITÓRIA. NÃO AO GOLPE!!

  • Como você expressou com muita clareza estamos vivendo num verdadeiro estado de exceção, com características tão graves como àquelas dos tempos da ditadura, ou até piores.
    Nessas circunstâncias, tendo você desenvolvido um excelente trabalho jornalístico e político por meio do seu blog e do movimento que criou, creio que tomou a decisão acertada, ao filiar-se a um partido político. Dessa forma, você pode multiplicar o efeito de suas ações políticas e colaborar efetivamente para fazer renascer o respeito e valorização dos políticos e da ação política em geral.
    Na minha visão, escolheu com propriedade o partido para filiar-se. O PC do B é um partido que vem se afirmando e possui já uma boa estrutura comunicacional, de educação e de ação política. Estou certa que você fez uma boa escolha.
    Parabenizo a você, pela decisão e ao PC do B por ter agora um filiado cujas qualidades só podem acrescentar à vida partidária inteligência, senso ético e honradez. Boa sorte, Eduardo. Um fraterno abraço.

  • Edu, parabéns! Espero que vc se candidate a vereador de SP. Precisamos de políticos coerentes, inteligentes,honestos e trabalhadores. Que nos representem 24 horas. São Paulo será, na minha opinião, a próxima bola da vez. Pois uma das coisas que têm ocorrido é o abandono que os Conselhos Tutelares têm sofrido . Nos últimos meses, como o cancelamento das eleições do ano passado e sendo feitas esse ano e a entrada do partido da universal nessa agenda com finalidades obscuras.
    Espero ver seu número de candidatura e poder apertar no sim.

  • Eu não poderia deixar de te parabenizar por esta sua filiação ao PCdoB. O partido ganha muito em ter vc com eles. O PCdoB é um fiel partido de esquerda, com idéias progressistas e avançadas. Ótima escolha. Pena que vc não é aqui da Bahia, porque se vc saísse como candidato a qualquer cargo político, vc já teria meu voto.

    Parabéns.

      • Eduardo,
        Concordo com você quando diz que, nas atuais circunstâncias, devemos tomar posições e escolher um lado e que os partidos políticos são as melhores formas de organização de massas para lutarmos por aquilo em que acreditamos. Nunca tive vontade de me filiar a nenhum partido, mas se o fizesse, seria no PC do B que me filiaria. Se você precisa de um porto seguro para sua luta, não poderia ter feito melhor escolha! Feliz estadia na luta comunista, por um País menos desigual, menos injusto e que, em algum dia, possamos ter uma democracia sólida, amparada e vigiada por uma Corte Suprema de homens e não de ratos!
        Abraços
        Maria Antônia

  • PC do B,O partido que sempre foi fiel ao governo. Parabéns Edu. Engrandecerá o partido de Dino, Vanessa , Jandira e tantos outros. Continuamos contigo.

  • Edu, meus parabéns, o PCdoB é um grande partido!

    Peço sua licença!

    Sobre a inquirição de Weber a Dilma:

    Vamos todos desobedecer a Weber,
    Todos gritando, é Golpe!
    Aécio deu o golpe, não aceitando perder a eleição!
    A Globo e todo o PIG sabotaram o Brasil para tirar o PT!
    Bicudo e outros malucos criaram um “impitim” sem crime!
    Cunha sabotou Dilma liberando o “impitim”, por ódio!
    A Câmara aprovou o “impitim” numa festa degradante!
    O Senado golpeou “provisoriamente” a Presidenta!
    Como não há crime, é GOLPE!
    O Supremo ficou olhando o GOLPE passar!
    O mundo vê que foi GOLPE!
    Só não vê a Weber!

  • Eduardo, sou sua leitora há anos. Fiquei feliz com esta notícia. O objetivo da direita é varrer a esquerda do cenário político brasileiro. Será que um dia viveremos uma democracia plena, sem as ameaças de termos constantemente nossas opiniões e direitos solapados? Muito sucesso e vida longa e próspera, como diria o sr. Spock.

  • Bom dia Edu!

    Parabéns pela escolha!! A esquerda (necessitando de renovação) vai ganhar muito com a sua afiliação ao PC do B! Que entre firme ainda mais na luta contra a direita golpista!

    Grato!

    Pedro

  • Neste momento quero congratular-me com o PCdoB pela grande aquisição. Sou filiado ao PT e sempre acompanhei este blog do Edu, que considero o melhor, e até hoje me pergunto como o autor consegue conciliar suas responsabilidades de pai de família exemplar, como tem demonstrado, com a sua presença constantes neste blog, onde muita gente como eu vem desfrutar das informações precisas e coerentes.
    Gostaria de tê-lo no meu partido, mas dou-lhe razão, segundo os motivos por ele expostos. O PCdoB tem as qualidades que mais se adaptam à sua personalidade, qualidades estas que o PT vai adquirindo, mas devido o rápido crescimento ainda está aquém, daí, quem sabe…
    Resta-me parabenizá-lo pela excelente escolha, pois temos assim um guerreiro confiável ao nosso lado, que da luta não arredará o pé.

  • Caro Eduardo,

    E agora vamos continuar com a luta, pois já estamos vivendo uma nova ditadura protagonizada por esse governo golpista, que tem o apoio maciço da mídia, da Classe Empresarial, da maioria dos Congressistas, do Ministério Público e do Poder Judiciário. A presidente Dilma e o ex-presidente Lula já estão sofrendo as consequências, como se pode observar da recente decisão da ministra Rosa Weber do STF, que determinou que Dilma explique as suas declarações que é vítima de golpe. Quanto ao Lula, este, agora mais do que nunca, será perseguido pela mídia e por órgãos da justiça, já com o escopo de afastá-lo definitivamente de qualquer tentativa de ser candidato a presidente da república. É o regime ditatorial, só que agora, apoiado por quem deveria zelar pela constituição federal.

  • Outro dia comentava com amigos que desde sempre a política brasileira estava contaminada até os ossos pelo clientelismo, pela política balcão de negócios, do toma-lá-dê-cá. E disse que todos os partidos no Brasil padecem deste mal, que o pt não fez o mínimo esforço para combater este mal, se é que chegou a perceber o problema. Dizia que a síndrome funesta e exemplar deste mal é o pmdb, o pior partido brasileiro. Alguém me chamou a atenção e disse que não são todos os partidos assim coniventes: o PCdoB não era. Sim, disse, realmente este é o único partido que eu saiba que não pratica esta política. Parabéns Edu pela escolha.
    P.s. O pmdb deu o golpe no governo com uma ajuda importante, prestimosa e fiel do psdb, e agora o psdb também está fora do governo (salvo o Serra, é claro. Mas este só pensa nele e no seu projeto de poder particular). Fora está e vai continuar fora.

  • Eduardo. Bom dia.
    Fico feliz que tenha assumido, desta vez com um ato tão simbólico, finalmente seu verve comunista.
    Assim podemos entender perfeitamente suas idéias e inspirações.
    Agora eu te pergunto:
    Você acredita na ditadura do proletariado?

  • F I N A L M E N T E ! ! ! ! ! !
    Parabéns, Edu

    Desde 2006 que eu via sua filiação político-partidária como algo de que nossa cidade, nosso estado e nosso país precisavam, que você precisava e que aconteceria naturalmente, no devido tempo. Errei achando que esste tempo seria o de um Estado Democrático de Direito, num país com democracia amadurecida, com justiça e desenvolvimento social e que, naturalmente, estimulasse o ativismo político. E eu pensava: esse é tipo de pessoa que se tornará cada vez mais comum num sociedade participativa: ele é fruto dela.
    Dói saber que nosso país não está maduro e, creio, nem perto disso, que sua filiação é fruto de uma reação a algo equivocadamente dado como morto.
    Mas é reconfortante ver que pessoas como você agem de forma coerente e independente, visando ao florescimento de nossa democracia; e que dessa florescência venham, enfim, aqueles frutos.
    Candidato a algum cargo eletivo ou não, sinta-se meu representante, porque eu já me sinto com voz no PCdoB.

    Grande abraço.

  • Parabéns, Eduardo Guimarães
    Suas análises, sempre sensatas, contribuem decisivamente para o esclarecimento geral e imprescindível a este momento trágico da vida brasileira (e mundial). Penso que há períodos na História que sentimos vergonha da espécie humana e este é um deles, em especial no Brasil. Nossas instituições, TODAS, estão corrompidas por toda forma de corrupção.
    Olho para o Executivo de hoje e vejo aquela lástima, um aglomerado de desclassificados, muitos dos quais deveriam estar presos (sob os governos de Lula e Dilma, apesar dos erros decorrentes das coalizações impostas pela necessidade de governabilidade, ao menos vigorou a transparência e a liberdade).
    Olho para o Legislativo (e, desde o dia 17 de abril, o Brasil e o mundo passaram a conhecer, na intimidade, o que é o Legislativo brasileiro) e desanimo. Sinto que, com esses representantes, ao menos uma geração de brasileiros está perdida. Imagino as dificuldades que Lula e Dilma devem ter enfrentado para tocar pra frente um governo decente, tendo de trabalhar com essa gente. São uns heróis da Pátria, pois conseguiram MUITO, apesar desse Legislativo.
    Olho, finalmente, para o Judiciário, e sinto asco. A subserviência e covardia dessa gente é um monumento à falta de caráter. O pior de tudo é que são mulheres e homens pretensamente cultos, ou que tiveram acesso ao que de melhor a Cultura do mundo possui, conhecem ou deveriam conhecer o processo civilizatório da humanidade, sabem ou deveriam saber que não estamos aqui a passeio, que TEMOS um compromisso com o futuro e que, para isso, DEVEMOS atuar com justiça e isenção no presente…
    Enfim, caro Eduardo, a luta continua. E continuará SEMPRE.
    Felicidades.

  • Parabéns Edu pela filiação. Penso que a partir de agora é indispensável uma campanha permanente pelo voto consciente! Veja o que um congresso como este que aí está é capaz de fazer com o Brasil.

    Campanha pelo voto consciente já!

    Stella

  • Diante de tanta notícia catastrófica, um alento!
    Bem vindo, camarada! Feliz demais pelo seu ingresso no PCdoB!
    Vamos à luta, apenas começamos!
    Abração!

    • Benedito,
      Você está querendo dizer que, só os comunistas têm sensibilidade para com os seus semelhante mais carentes, e os crentes em deus, não?! Eu, por experiência, sempre vi e convivi com pessoas descrente que são imensamente mais humanas do que aquelas que dizem: carregam jesus no coração! Eu não acredito em deus, mas não sou de esquerda porque não acredito em deus, mas porque creio e sei que, todos são iguais em direitos e deveres, e, que uma pessoa muito rica não tem o direito de esbanjar luxo e riqueza adquiridos da exploração do trabalho e ignorância dos mais pobres, enquanto, outros seus iguais passam fome. Acreditar ou não em deus, nada tem haver com ser ou não comunista. A diferença única está em que, quem acredita em deus, também acredita que é a ideia que determina o mundo material e as relações sociais — deus criou o mundo — ideia primordial do pensamento de Hegel (aquele que o imbecilizado Consentino colocou ao lado de Marx, por pura ignorância e falta de intelectualidade). Quem não acredita em deus, crer, que são as relações materiais, incluindo o dinheiro, é que criam as relações sociais, portanto, as ideias, e por esse raciocínio, chegamos a realidade final de que, o mundo é que criou deus — essa sim, a ideia primordial de Marx e Engels.
      Maria Antônia

    • Caro Benedito.
      Você está completamente equivocado. Os dois maiores comunistas que já existiram na face da terra eram católicos: Jesus Cristo e São Francisco de Assis.
      Católicos não deveriam pertencer ao PSDB, PMDB, PSC, PP e agregados.

  • Sou ESQUERDA. Pena que a esquerda ,no Brasil, seja muito desunida. Só tem uma maneira dos fracos ficarem fortes, se unindo; se dividindo, só ficam mais fracos e a direita agradece e incentiva.
    Sou petista, mas não sou filiado, só militante. Portanto independente para elogiar, criticar, sendo às vezes incompreendido pelos que só querem ouvir elogios. No Brasil, hoje, já quase não têm mais partidos de esquerda. Os poucos que tem, vivem se matando.
    Considero, hoje, de esquerda: o PT, o PCdoB, o PSOL e algum outro bem pequeno, ou seja, fracos desunidos.
    Edu espero que consigas unir a esquerda brasileira em cima de um projeto de um Brasil com oportunidades iguais para todos.
    Frase de Fernando Sabino. Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.

    BOA SORTE EDÚ.

  • Já tenho em quem votar nas próximas eleições! Tenho certeza que será um excelente parlamentar!!! Vai sair para vereador ou vai esperar 2018 para a Assembléia Legislativa?

  • a perseguição as esquerdas parece patente no momento que voce ve o Eduardo Cunha ainda mandar, conspirar , indicar sabujos. acho que deveria ser grampeado e mesmo preso pois ainda persiste o motivo de sua destituição. alias quem conspirar junto +/- 160 deputados deve perder o mandato e ir preso, mas ……. sera possivel …..????

  • É isso aí, Edu! Parabéns pela sua filiação ao PC do B. Eu ainda estou pensando em me filiar ao PT, mas acho que logo, logo, estarei me filiando. Do que jeito que a coisa vai, temos mais é que nos posicionar e seguir em frente. A esquerda precisa se unir e frear esse avanço da direita, pois é o futuro do nosso Brasil que está em jogo e das futuras gerações de brasileirinhos que vem aí.

  • Se você candidatar meu voto é teu, mas acredito que seu trabalho aqui das ndo contraponto a manipulação golpista da mídia é o que o povo realmente precisa.

  • Parabéns pela escolha. Tenho certeza que pela sua nobreza de espírito e pela sua competência todos os seus ideais serão realizados. Conte com meu apoio incondicional.

  • Caro companheiro, Eduardo Guimarães

    Fico feliz que tenha tomado a decisão de se filiar ao PCB. Leio este blog faz anos e nunca me manifestei neste espaço mas em tempos de perseguição física e digital é importante apoiar fontes de informação livres de controle. Concordo com tua opinião sobre a forma de lutar e de como votar. Acredito que a gente vota em ideias e luta por ideais. Quero, apenas, manifestar que independente do Partido que você filiado ou pelo qual luta, o momento é de união. O momento é de lutar pela esquerda. Pela democracia. Pelos direitos adquiridos nos avanços sociais dos últimos anos.Tenho consciência e convicção de quanto e como o blog da cidadania mobiliza mãos e mentes para o trabalho e para a reflexão. O seu blog é valiosíssimo para a esquerda. Continue na luta pois atrás das telas existem pessoas que te leem e que precisam de sua informação e contribuição para as guiar. És um Edward Snowden, um Julio Assange, um Glenn Greenwald que cumpre a honrosa tarefa de fazer um jornalismo de qualidade, de formação e com alto grau educativo. O seu blog no Brasil, como os de outros jornalistas, exerce um papel importantíssimo para as lutas democráticas, os direitos humanos e para o povo. Depois do inverno sempre vem a primavera e suas rosas.

    Um abraço.

  • Edu, por favor, seja candidato a deputado federal. O Brasil precisará muito de vc.

    Aliás, em 2018, temos que eleger um presidente de esquerda, como Lula (se não for preso por Moro), como Haddad, como Ciro, como Requião (se sair do PMDB) e quem sabe alguém do seu partido; e fazermos, desta vez, mais do que nunca, uma campanha mais agressiva para termos um congresso progressista e à esquerda. Temos que mostrar os perigos de termos um congresso conservador, exemplo maior disto é a situação de agora, pós golpe.

    Vamos a luta, companheiro.

      • Sim, existe o conservadorismo da direita e da esquerda também, oras.
        Os mais conservadores de todos são os comunistas Cubanos que conservam no poder os mesmos irmãos ditadores há mais de 50 anos com o regime do partido único…
        Cuba praticamente conserva tudo como está mesmo depois de mais de 20 anos que a URSS implodiu, que a China virou capitalista e que o muro de Berlim ruiu.
        Já na ex-URSS a única coisa que os camaradas conservam´(que custa caro) é a múmia do Lênin:
        http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160415_lenin_estatua_tg

    • Zanchetta , antes do golpe de 1964 , falavam que o PC do B ( militantes-dirigentes etc ) só sabiam escrever belos textos .
      Mas resistiu no Araguaia .
      O momento é de debate político , informação e arregimentar forças .
      O futuro nos pertence. Pode demorar , mas ele virá nem que seja para nossos netos .
      A luta pelas mudanças é forte, sofrerá traições, tropeços mas será vencedora .

    • Zancheta, você não sabe o que é um conservador, não sabe o que é um revolucionário, não sabe qual é a diferença entre a realidade e o que você vê (e acredita) na Rede Golpe de Televisão. Você acredita que o novo é o que a Rede Golpe de Televisão faz, o que os golpistas fazem.

      Você é a prova cabal do que é o pensamento pequeno (e bem pequeno) dos coxinhas.

  • Boa sorte nessa nova empreitada Eduardo.

    Não há saída para a crise política, econômica e social do Brasil senão através da democracia e do Estado de Direito.

  • Edu, todos os dias visito seu blog e com orgulho indico a todos que percebo a mínima possibilidade de saírem da matrix. Vc é sinônimo de luta, esperança e luz no fim do túnel…
    Desejo a vc e seus familiares tudo de melhor e obrigado por esse lindo trabalho diário em defesa da verdade e da justiça.

  • Parabéns Edu!!!!Lúcido como sempre….O campo de luta que garante uma mudança mais imediata é nos partidos. Também fiquei entusiasmada com a turma do Pc do B, gosto da ideologia, sou filiada ao PT desde 1988, mas ultimamente tenho revisto minhas escolhas, principalmente por aqui, que é um pouco confuso. Engraçado, há dias convidei uma amiga e companheira do PT, onde fizemos parte da executiva por muitas gestões, para fundar aqui o Pc do B…e agora vc se filia.´
    e isso aí, vamos para Arena de luta…Vc será uma grande contribuição e precisamos de forças progressistas para o embate futuro..olha aí nossos parlamentares……abços

  • Ótimo, para você que terá um espaço maior para defender a Democracia, para além do seu blog, com o respaldo de um partido e para o PCdoB, que contará com um excelente quadro. Todos ganhamos com isso.

  • Parabéns pela escolha Eduardo. Eu nunca fui filiado a partido algum, mas, estarei acompanhando você na nova agremiação política. Você tomou a decisão correta. Um abraço.

  • Edu, que grande coincidência! Hoje, faz uma hora, conversavamos eu e minha amiga, Valeria Paz em nos filiarmos a um partido mais combativo e menos passivo, pois o PT tem demonstrado muita passividade em relação aoas acontecimentos.
    Vou me filiar ao PC do B. E isso foi antes de ler essa notícia do seu blog. É uma pena que o PT esteja se comportando como se tivesse culpa ou fosse mártir!
    Como faço pra me filiar?
    Acho que muita gente também vai querer!
    Um grande abraço de sua admiradora e fã!
    Eliana Azevedo

  • Edu vamos mandar para o supremo, a resposta que a ministra pediu a Dilma.
    É Golpe, pois a literatura juridica,me permite chegar a esta conclusão e com a participação do STF.

  • Parabéns por ( mais) essa iniciativa, Eduardo! A política, considerando seu lamentável estado atual, precisa de homens iguais a vc. Mesmo sendo petista e lulista de coração, entendo plenamente a sua escolha. Muito boa sorte, companheiro, Deus te proteja e ilumine seus caminhos. Abraço.

  • Olha que lindo: o PCdoB, novo partido do coração do Sr Eduardo já se solidarizou muitas vezes com os nobres líderes da Coreia do Norte.
    O último dos ditadores, o Kim Jong Un, o gorducho do cabelo “cabeça de prego” pra se firmar no poder de forma absoluta não teve dó nem piedade em mandar matar vários de seus generais, inclusive o próprio tio…

    http://www.pcdob.org.br/noticia.php?id_noticia=171494
    http://www.pcdob.org.br/noticia.php?id_noticia=209943&id_secao=9

    E aqui o vai uma foto do “estimado camarada” bem sorridente (ainda com sangue nas mãos depois de matar o querido titio com uma metralhadora antiaérea) com o seu melhor penteado:

    http://i1.wp.com/escandalohoje.com/wp-content/uploads/2016/05/kim.jpg?resize=650%2C330&quality=80&strip=all

  • Na minha visão o fator das igrejas evangélicas formando verdadeiras bancadas religiosas conservadoras é grave, porque toda a política feita por essa grupos se baseará no aspecto religioso mais extremo.
    É urgente que as igrejas passem a pagar impostos pois se tornaram empresas, comércios, logo deve se acabar com as isenções de impostos, e deve se impedir que pastores, proprietários dessas igrejas sejam candidatos ou possam se tornar políticos.
    O judiciário está no golpe assim como o MPF ,STF, OAB, Mídia e devem ser combatidos.

  • Edu, sou da época do Marx-Engels-Lenin- Stalin .

    Retiraram o Homem de Aço, continuo , mas acabrunhado .

    Eleições não resolvem os problemas brasileiros .

    Republicanismo numa terra em que os bandidos dominam os meios de comunicação , de produção e o sistema jurídico só pode resultar em golpe .

    Não se iluda . O vermelho é a cor, mas não pode se transformar em rosa ( nada contra as flores e a cor ) .

    Abrs

    • ♫ E eu acho que o Bob Fernandes esqueceu outras cagadas desse “governo”. De resto, está aparecendo mais de uma por dia.
      A única coisa engraçada é que “elles” devem estar se degladiando na divisão do butim dos cargos…

  • Fora da pauta, mas no momento em que ocorre, o site russian-insider.com mostra uma serie de açoes do governo egipcio desde dez.2015 com enfase em março-abril-maio deste ano que dao conta da compra de
    -sistemas de armas e misseis pelo Egito
    -sistemas de detecçao embarcada para misseis e detecçao de ataques por avioes
    -compra de tecnologia e financiamento russo de 25 bilhoes para uma central nuclear para energia
    -compra de armas francesas e helicopteros de combate-transporte russos incluindo a capacidade de detecçao acima.E o Kerry recem visita o Cairo.
    Nao é dificil saber quais paises, inclusive vizinhos, nao apreciam com entusiasmo algum essas iniciativas egipcias.
    A proposito, um aviao da EgyptAir caiu com nativos e franceses a bordo e os culpados devem ser os terroristas suspeitos de sempre.

  • Eu sabia que isso iria acontecer! Agora não tem mais a desculpa de que você é “apartidário” E justamente quando cai o governo do PT. Por que será hein?

  • Desde o último dia 14 p.p, quando durante o gostozíssimo churrasco, na residência do casal Eraldo e Marli Macedo, quando tivemos a companhia do Eduardo, e ele comunicou sua filiação

    • O que acho excelente é que todos podem se expressar. Tenho mais de 60 anos e isso está longe de achar que sei mais que um jovem de vinte e poucos anos, ou ainda que minha voz seja mais importante.
      O que penso, entretanto, é que um verdadeiro comunista, independente do país que viva, deve viver como um comunista. A pergunta então que surge: como afinal deve viver um comunista ? Essa é a primeira pergunta que faço. Tirando o Papa e o ex-presidente do Uruguay que vivem com toda a parcimônia possível é difícilç acreditar em um comunista que vive como um……….capitalista. Ou vão querer me informar que é tudo igual ?
      Para mim existe sim pessoas de boa índole como o Papa Francisco que ao contrário da maioria dos comunistas e capitalistas NÃO é populista porque sempre fez aquilo que proclama. Desde o seminário tinha essa conduta contida, avesso a exposição. Durante sua vida sempre dispensou o que achava ser algum desperdício. Ser comunista como a Jandira que viaja de primeira classe é muita “bandeira” para não dizer outra coisa. Para mim independente de direitas e esquerdas o que vale são as atitudes. Atitudes honestas, não para ganhar votos como no Bolsa Família. Afinal eu acreditaria no BF se houvesse um planejamento paralelo, sesde o início para depois de alguns anos retirar esses beneficiários iniciais porque já estariam empregados, alfabetizados e vivendo com dignidade.

  • :
    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando: Avante, prezado blogueiro progressista Eduardo Guimarães ! ! ! !

    * 1 * 2 * 13 * 4
    * * * * * * * * * * * * *
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem) ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! ! Ou Haddad 2018 neles ! ! ! ! Ou Flávio Dino 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    • Ainda bem que é fácil ser comunista no Brasil, pois aqui ser comunista representa lutar por um país menos desigual e mais democrático, onde os Direitos Humanos Universais, conforme Assembleia Geral da ONU , em 1948 determinou as regras as quais os países membros deveriam respeitar. Não sou do PCdo B, mas também não defendo os que querem me oprimir.

    • Democracia? quando um bando de assaltantes rasga a constituição, depõem uma presidente eleita pelo voto popular e assume o poder na força,com o conluio com o STF e a grande mídia, vc ainda fala em democracia??

  • Decisão muito acertada, caro Eduardo. Os partidos políticos precisam de cidadãos interessados em melhorar nosso país, especialmente nesse momento crucial em que vivemos.

  • Eduardo, parabéns pela iniciativa. Boa sorte na sua militância no PCdoB. Moro em BH e tenho orgulho de ter ajudado na eleição da Jô Moraes (PCdoB-MG) para deputada Federal. Grande abraço, Fábio Faiad

  • ♫ O que aconteceu? Como notou o PHA no Conversa Afiada, o olho direito do Pinóquio da Moóca aumentou de tamanho (e ficou mais brilhante). Ou será que foi o esquerdo que diminuiu e desabou?
    Quem vê cara vê coração?

  • Sr. Eduardo,

    Boa noite.
    Agora que o senhor oficializou sua opção pelo comunismo, eu gostaria de lhe fazer uma pergunta.
    Os únicos países do mundo governados por governos comunistas, governam em regime de partido único. O que o senhor pensa disso?

    Grande abraço,
    Heitor.

      • é próprio dos idiotas se esquivar de perguntas indigestas. Não tem coragem de admitir que o comunismo é regime de partido único, burraldo? na URSS comunista, o partidão não torturava e matava, comunista de meia tigela?

        • É engraçado quando fascistas inventam de dar aula de ideologia…Como se os soviéticos e não Marx definisse a noção de comunismo em livros. Aprende sobre comunismo pelo “Reemburrados Online”.

  • NOTARAM COMO TODOS ESTÃO FALANDO EM FALTA DE DINHEIRO.
    ESTÃO PREPARANDO O POVO PARA A FINALIDADE REAL DO GOLPE.QUE É USAR A MENTIRA DE ROMBO ENORME PARA FICAR COM O DINHEIRO E DEPOSITAR EM SUAS CONTAS EM PARAISOS FISCAIS.
    Lembrem-se que FHC e sua quadrilha saquearam e sucatearam o Brasil.
    Aécio saqueou e sucateou Minas Gerais.
    Alckmin está saqueando e sucateando o estado de São Paulo.
    Riicha saqueou e sucateou o Paraná. e onde tem tucano governando (AGORA SÃO ALIADOS DO PMDB DO TEMER, QUE TANTO CRITICARAM ANTES) tem roubo de grana publica sem o menor pudor.
    POR ISSO QUE O SERRA DEU PASSAPORTE PARA INVESTIGADO DA LAVAJATO QUE JÁ TEM CONTAS LÁ E SABE COMO FAZER AS TRAMÓIAS E PREPARAR O TERRENO.

    ********* GENTE, TEMOS QUE FAZER UM MOVIMENTO PARA DERRUBAR ESSE GOVERNO ILEGITIMO E FEITO ESSENCIALMENTE POR CORRUPTOS, URGENTEMENTE.
    ELE NÃO PODE COMEÇAR A EDUTAR LEIS E DECRETOS QUE VÃO ESTUPRAR A CONSTITUIÇÃO.

  • Comunista democrata. Faz-me-rir bicho. Não existe comunista democrata. Todos os países comunistas são ditaduras, e quase todas essas ditaduras estão em dificuldades, exceto quando o país se diz comunista, mas segue a linha capitalista.
    Eu faço a seguinte pergunta a você pseudo-jornalista: O Lula e sua turma roubaram ou não o país, José Dirceu cometeu crimes ou não, e a Petrobrás está ou não passando por dificuldades financeiras, se desfazendo até de bens por causa de má gestão e corrupção?
    Quero ver você sinceramente ter coragem de responder isso, pois se falasse a verdade não teria deletado meu comentário anterior.
    Só otários e desavizados que acreditam em vocês. A menos de mês vocês e a turma, afirmavam que ninguém iria conseguir tirá-los do poder, que teriam maioria na votação do impeachement. E vimos no que deu. O tempo mostrará que a farra acabou, e os companheiros vai ser como já estamos assistindo,salve-se-quem puder.

  • Comunista democrata. Faz-me-rir bicho. Não existe comunista democrata. Todos os países comunistas são ditaduras, e quase todas essas ditaduras estão em dificuldades, exceto quando o país se diz comunista, mas segue a linha capitalista.
    Eu faço a seguinte pergunta a você pseudo-jornalista: O Lula e sua turma roubaram ou não o país, José Dirceu cometeu crimes ou não, e a Petrobrás está ou não passando por dificuldades financeiras, se desfazendo até de bens por causa de má gestão e corrupção?
    Quero ver você sinceramente ter coragem de responder isso, pois se falasse a verdade não teria deletado meu comentário anterior.
    Só otários e desavizados que acreditam em vocês. A menos de mês vocês e a turma, afirmavam que ninguém iria conseguir tirá-los do poder, que teriam maioria na votação do impeachement. E vimos no que deu!
    O tempo mostrará que a farra acabou, e os companheiros vai ser como já estamos assistindo,salve-se-quem puder.

    • Está certo Eduardo. E tem uns coitados aí que pensam ainda que comunista come criancinha, bebe sangue. Que bobagem. Deveriam saber que comemos, sim, as mães das criancinhas.

  • Caro Eduardo, sou filiado ao PT e gostaria que você tivesse vindo engrossar as nossas fileiras, mas, entendo a sua decisão. O PCdoB é um partido que tem as suas convicções de esquerda e desde sempre tem estado ao lado do PT nas lutas pelas liberdades democráticas e inclusão dos mais pobres na sociedade brasileira, enfim, pela igualdade social. As esquerdas precisam de valores como você para exercer uma militância aguerrida e de qualidade. Vamos a luta.

    • O amigo falou em “as esquerdas”. Já repararam que não existe “as direitas”. Ou seja: enquanto “as esquerdas” brigam entre si “a direita” é única e se entende até no olhar.

  • O Brasil só vai mudar (para melhor) quando o povo (99% da população), cuja maior parte vive com R$ 880,00 de salário-mínimo, ou com R$ 150,00 do Bolsa Família, ou, quando muito, com R$ 2.000,00 de salário mensal, levantar-se, deixar de ficar de joelhos diante do 1% da população (banqueiros, grandes empresários, sonegadores, titulares de contas em paraísos fiscais, bilionários da Imprensa Golpista, latifundiários, traidores da pátria, sonegadores, doadores de propinas, políticos corruptos e venais, magistrados parciais, partidaristas e corruptos) — todos eles não perseguidos pela Receita Federal, todos eles golpistas, todos eles bandidos, todos eles falsos “pastores”, que usam o nome de Deus em vão, para encherem seus bolsos de dinheiro retirado de fieis de boa-fé… Um dia, isso vai acontecer. Tenham certeza!

  • Decepção.

    Como entender? Partido Comunista de Mao, Lênin, Stalin, Kim Jon Il, Khmer Vermelho…. Qual desses vicê admira mais?

    Ah já sei. Chama “partido comunista”, mas não é comunista. Suponho que se inaugurassem o partido fascista brasileiro, ele também não seria fascista… É só o nome…

    Bom, sua colega de partido, J Feghalli, “competentíssima cardiologista infantil”, não abre mão da Business Class paga com dinheiro público. Esse é o comunismo que você defende?

    Abs do seu amigo

    Nigro

  • Parabéns, pela decisão, Caro Edu. E o PC do B nos orgulha com quadros muito capacitados e que sempre se posicionaram do lado correto da velha, mas sempre atual, briga de classes, ou esquerda x direita. Eu sei que é cedo para falar disso, mas acho que o próximo passo é uma candidatura ao Congresso. É de lá que transformaremos nas próximas legislaturas, esse Congresso que nunca foi tão conservador como agora. E que nomes como o seu possam melhorar a composição daquelas casas. Assim espero e torço para que a decisão futura seja essa.

  • O que estamos fazendo agora, na internet, vai resolver o problema em que estamos?

    Vomitaços irão REEMPOSSAR A DILMA NO PLANALTO E ACABAR COM O GOLPE??

    Peço a todos os amigos da DEMOCRACIA, que COMPARTILHEM, com todos de sua lista, esta carta, PORQUE PRECISAMOS IMPEDIR QUE ESTE GOLPE SE CONSOLIDE!!!

    Os militantes da esquerda fazem o que podem, sem ter uma direção mínima, sem ter uma articulação que os encaminhe a ações mais efetivas.Isoladamente, estão pela internet a promover “VOMITAÇOS”, compartilham vídeos engraçados, ridicularizam os “coxinhas” e os golpistas, e, no entanto, nada desta energia está sendo canalizada para a REAL SOLUÇÃO do problema que temos: IMPEDIR O GOLPE, REEMPOSSAR A DILMA E GARANTIR O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

    ‪#‎AssembleiaNacionalPopularConstituinte‬

    https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/05/20/carta-aberta-aos-parlamentares-do-pt-deputados-federais-e-senadores-dirigentes-e-filiados/

  • rsrsrsrs este aí está igual aqueles generais de guerra. Convoca os soldados, manda-os para a guerra, e se esconde no buraco com medo de bomba.
    Vai lá lutar por eles, depois que você morrer eles te homenageia. Fora que esses borra-botas não é maioria. Quem está reclamando de golpe da mentira, é uma minoria, pois tenta fazer você lutar por eles. Pois são frouxos, e para eles as vidas deles valem muito, mas a sua, se morrer lutando por eles é apenas um núnero.
    E as massas não vai lutar pelo governo que caiu, pois estão sentindo na pele o que aquele governo que se foi deixou. Pega 10 pessoas e pergunta se elas lutariam pelo governo anterior. Faça essa pesquisinha. Talvez nenhuma delas lutaria, a não ser quem está perdendo a boquinha, e desesperado tenta a qualquer custo o último suspiro como um ser humano partindo dessa para melhor.rsrsrsrs

  • Primeiro uma sensação de decepção, porque , você não tem nada de comunista.
    Acho que você não sabe o que é comunismo , muito menos o que é direita.
    Comunista com valores burgueses?
    A esperança é que espero estar vendo nascer o nosso David Horowitz,

    O Mundo Amanhã – Slavoj Žižek e David Horowitz

    https://www.youtube.com/watch?v=BDNResrkqmM

  • Boa tarde, Edu!

    Apesar de não se filiado e nenhum partido, compartilho de idéias e ideais de esquerda. Assim sendo, entendo perfeitamente a sua decisão em função do momento político complicado que vivemos.
    Certamente poderá contribuir muito com suas análises e idéias para uma sociedade mais justa.
    Fique com meu abraço e a torcida para o seu sucesso, sempre.

  • Sempre achei você com jeito do bom petista , daquela estirpe que qualquer partido de esquerda se orgulharia de ter . Lamento de verdade essa mudança , mas se é para o seu bem . Felicidade ! A nossa causa continua a mesma .

Deixe uma resposta