A história do Blog que irritou Sergio Moro e a Lava Jato

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Essa é a história improvável do comerciante que criou uma página na internet para desabafar e acabou interferindo na macropolítica brasileira com opiniões e notícias que muitos não queriam que fossem dadas, chegando a irritar o poderoso juiz Sergio Moro e a “força-tarefa” inteira da Operação Lava Jato simplesmente por  fazer JORNALISMO. Assista a esse mini documentário.

83 comments

  • Grande Eduardo, cara de muita coragem e determinação na luta pela democracia verdadeira, a que vai além do direito ao voto, a democracia social e econômica, pelos direitos de igualdade, de liberdade, de cidadania plena.

    Forte abraço e continue firme na luta, mesmo que muitos ncde nós, que vc representa com muita coragem, estejamos acovardados pois é evidente que muitos tem noção do estado policialesco que vivemos e que até nossos comentários de apoio devem estar nos levando a sermos alvos dos seus perseguidores.

  • O que o mundo mais tem para exportar para o Brasil é porcaria principalmente se vier acima da linha do equador, mas a que melhor deitou raízes neste patropi foi a trindade polícia, judiciário e imprensa. Esta conjunção do mal, interdependente e interatuante, foi criada pelos interesses capitalistas, neoliberais, em substituição aos regimes de força, para a sua sobrevivência e ampliação, não importa se em muito pouco tempo tudo vai explodir. O que importa é hoje, a exploração diária, a conquista e o crescimento do poder e da riqueza localizada o máximo possível, muito acima do necessário e do razoável. Cega para a humanidade, estre triângulo perverso vai corroendo o mundo e por aqui vai destruindo o patrimônio do povo e sua dignidade.

    • José Ricardo:
      a “porcaria” do Brasil atual é a cultura (sertanejo-universitário da era dilma-lula) e a educação básica, certo?
      MUDANDO DE ASSUNTO:
      O PT NÃO É ESQUERDA ESCLARECIDA. NUNCA SERÁ.
      A CARÊNCIA DO BRASIL É DE ARTE DE QUALIDADE! O PT AMA E VENERA A INDÚSTRIA CULTURAL. CULTURA DE MASSAS.
      SOBRETUDO A MÚSICA ATUAL RUIM.
      CHE GUEVARA É ÍCONE DA ESQUERDA. ÍCONE DA INDUSTRIA CULTURAL ESQUERDISTA. CULTURA DE MASSAS. COM CERTEZA KITSCH.
      O “ALGO MAIS” DO PT NA ARTE E NA CULTURA: O PT DETESTA A CULTURA POPULAR E A ERUDITA SIMULTANEAMENTE.
      POR EXEMPLO, BACH É MÚSICA DE ENORME QUALIDADE. NÃO TEM NADA A VER COM O PT, OK?
      INCLUSIVE É MÚSICA PARA POUCOS BRASILEIROS (POR SER COMPLEXA), OU SEJA:
      DE “ELITE”. ASSIM COMO MACHADO DE ASSIS, VILLA-LOBOS SÃO ARTE DE ELITE, SIM. O MESMO DIGA-SE DE DOSTOYEVSKY. ELITE HONROSA.
      NÃO SE TRATA DO LIXO BEM TRAGÁVEL DE Q O PT GOSTA, VENERA, AMA E ADORA, NÃO.
      E, POR OUTRO LADO, O BEM CENTRADO MBL [MOV. BRASIL LIVRE] EM SEU PAPEL EMPÍRICO EM 2016 FAZ JUS AO NOME DESSA SIGLA, OK?
      A DIMINUIÇÃO DO PODER VIGARISTA DO PT COM A SAÍDA DE DILMA EM 2016, — MESMO COM LULA SOLTO –-, FOI FORTEMENTE PERMITIDO DEVIDO AO MBL.
      EMPÍRICO, CORAJOSO E PRAGMATISTA, O ARTHUR DO “#MAMAEFALEI” AJUDOU BASTANTE A DESCONSTRUIR O DISCURSO IDEOLÓGICO DO PT ATRAVÉS DO MÉTODO SOCRÁTICO. MBL E O ARTHUR LUTAM CONTRA O KITSCH.

      • Quando leio comentários como o desse vagabundo fico pensando: se eu fosse saradão será que ele iria curtir o que escrevo? Além de tudo é enrustido, pobre diabo

        • Por falar em saradão, onde foram parar suas atividades físicas e sua dieta.

          Se o tal “saradão” fosse tão cagão quanto o blogueiro pançudo, creio que ele não curtiria não.

          • Sujeito que se esconde atrás de nome e email falsos chamando os outros de cagão? Eu enfrento toda essa raça maldita de peito aberto, você fica mudando dez vezes de nome todo dia para agredir as pessoas. Volta pra toca, ratazana. E não se anime, só te publiquei pra te esculachar. Agora você volta pro buraco de onde saiu

          • O ódio é um sentimento tão degradante que seus agentes se tornam seres intelectualmente miseráveis. Pobre diabos.

  • Obrigada, Eduardo Guimarães! É inspiradora a sua história (do Eduardo Guimarães, em vista do processo sobre a “sua vida e seu emprego”). Entrei na história do seu blog nas manifestações contra a condução coercitiva que perpetraram contra você e sua família (sou mãe de pessoa com deficiência). Fico feliz por ter ficado do lado certo. Agora somos muitos os que sabemos qual é o lado certo da liberdade e da democracia.

  • Prezado Eduardo:
    Ouví e ví com muita atenção o conteúdo do vídeo no qual você relata a luta glorioso e cheia de coragem do blog da cidadania. Há vários anos sou leitor desse blog e sempre recomendo a sua leitura a pessoas que passo a conhecer.
    O vídeo de hoje transportou-me para um outro momento da nossa história e lá no passado vejo o livro de Nelson Werneck Sodré – O FASCISMO COTIDIANO – Oficina de livros. O fascismo faz parte da nossa história como país e quando entramos em um momento de democracia ou quando estamos dela nos aproximando, tudo muda e voltamos novamente à vergonhosa condição de submissão ao regime de exceção e aí a grande mídia intensifica a sua lavagem cerebral na população e aí o obscurantismo é tratado como ” uma sociedade democrática ” , onde os coxinhas participam ativamente com consciência ou por engano ou por dinheiro e passam a criticar aqueles que são os verdadeiros democratas.

  • “interferindo na macropolítica brasileira com opiniões e notícias que muitos não queriam que fossem dadas, chegando a irritar o poderoso juiz Sergio Moro”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk, rindo muito disso.
    QUEREM LIVRAR O APEDEUTA DE TODO JEITO…..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Oi Eduardo, que bom que você contou a sua história, eu conheci o seu blog por causa do Sergio Moro, e desde então eu acesso todos os dias, também já indiquei para vários amigos.
    Precisamos divulgar o que acontece de verdade no Brasil.

  • A verdade sempre incomoda. Imagine ano após ano , com um monopólio midiático de favorecimentos e interesses que nada tem a ver com informações e educação , muito menos cultura. Disseminando a informações que só ao monopólio interessa. Editoriais comprados , seus ” especialistas ” de plantão , tudo mostrando um só lado e o que lhes convém. Do lado de cá , um povo acostumado a não questionar , pensar e , aceitar como verdadeiro aquilo que assiste. Pertencem a uma classe social inculta , de má fé , corrupta por natureza. Quando muito lêem um livro a cada ano, mesmo assim de auto ajuda. Esperar o quê ?

  • Eu acompanho desde os primórdios! Éramos “quase” jovens, Edu. Hoje somos cinquentões. Mas estamos na luta. Voce no front claro e eu tentando apoiar de alguma forma.
    Se eu pudesse falar com o fascista pseudo juiz, diria para ele não tentar intimidar o Eduardo Guimarães. Vai prejudicar a vida dele, causar danos a família dele, mas não vai conseguir atingir seus tiranos objetivos. Inclusive vai ser contraproducente aos seus nefastos propósitos de meganha golpista. Não deu outra. O sequestro do Edu, digno dos gorilas do dops, marcou o começo do desmascaramento do “herói”. E o Edu está mais forte que nunca!

  • Davi versus GOLPE. Tudo caminha para queda inexoravel do gigante GOLIAS. Golpe = Golias. Golias = conluio politico partidario para destruir a diminuição da desigualdade de renda das familias que é o intuito das esquerdas. o combate á corrupção serve de alibi para conquistar o poder por via da judicialização da politica.

  • Edu, quando leio o seu blog, me vem a mente a imagem de João Batista:”A voz que clama por justiça”.Um abraço e parabéns pelo seu destemor.

  • Gostei de saber sobre os primeiros anos do Blog da Cidadania. Enfim, saber sobre o que te levou a se tornar jornalista sério e comprometido. Você realmente teve uma trajetória interessante e muito corajosa. Espero que você possa continuar a nos informar com toda essa atenção e carinho. Edu, vc é uma pessoa rara e um exemplo para todos.

  • Informação,somos produto da informação,assim em nada me estranha ver determinados comentarios.
    A boa informação nos leva a pensar,pesquisar ,refletir sobre o momento do pais.
    Oque nos fez chegar a este momento,afinal um pais que teve 500 anos de acordos e veja que não falei de paz,pois nas periferias esta paz nnca existiu,isto pela falta de tudo.
    Historia mostra que momentos conturbados, se deu justamente quando alguem no governo resolve olhar para maioria,propor direitos e cidadania a muitos.
    Porem o PT,ousou fazer mais,quebrar o velho acordo onde nada era investigado ou punido em determinada camada da sociedade,investimentos e apoios fizeram com que todos fossem iguais perante a lei,abalando o velho acordo,industriais,politicos,juizes e a burguesia se via como um igual perante a lei.
    Vei o temos que acabar com a sangria,isto começou ja no mensalão e seletividade do judiciario,basta ver o distino dado ao mensalão do PSDB e tudo que fizeram com PT,cumminando com oque fizeram com a Dilma.
    Esta camada tem seus previlegios,onde judiciario não mechia com politico que não mexia com judiciario,que não mechia com industriais, investidores, rulalistas e donos da midia.
    Agora com Pt fora do governo,oque os une e de que eles tem medo.
    Simples o medo é das reformas,pois bastaria o PT eleger 250 deputados e uma boa bancada no senado que as reformas necessarias seria feita.
    Assim judiciario tem medo da reforma do judiciarios,poiticos da reforma politica,industriais e rentistas da reforma tributaria e temos a reforma dos meios,motivo da união dos mesmos e seletividade do judiciario.
    Assim a resposta que eles tem medo é o povo que nos fazemos parte eleger uma boa bancada para o legislativo.

  • Caro Eduardo,
    Quero parabenizá-lo por ter atendido aos internautas, colocando de volta diversos links hospedados ao Blog da Cidadania, inclusive, alguns, pela primeira vez. Acredito que eles não prejudicarão o seu blog, ao contrário, o fortalecerão ainda mais. Eu mesmo, vejo primeiro o seu blog, para depois passar para os outros.

  • Essa sua atuação ativa é um dos diferenciais que me fez apoiá-lo. Aqui no Brasil é comum o pessoal falar muito e fazer nada. Vc, Eduardo, faz! É preciso que mais pessoas e, principalmente, organizações da sociedade civil representem, acionem os órgãos competentes para que as coisas comecem a mudar.

    Parabéns pela bela história e continue assim.

  • Eduardo, aqueles que acompanham o seu trabalho jornalístico há mais tempo, sabem da sua seriedade, da sua abnegação e do seu profissionalismo. Acrescente-se ainda, lealdade, firmeza de princípios e coragem. É por isso companheiro que você incomoda tanta gente.

  • Caro Edú,
    Excelente depoimento histórico !
    Parabéns pela coragem, dignidade e transparência.
    Você sabe que não está sozinho.
    Muito bom o novo formato do blog.
    Sucesso e um forte abraço
    José Ricardo Grillo

  • Boa noite, Eduardo.
    Está muito boa esta sua apresentação/retrospectiva do novo blog. Como eu já acompanho o blog da cidadania há bastante tempo posso confirmar essa sua trajetória e torcer pela sua contínua evolução na campanha pelo aprimoramento da mídia que você tão bem representa. Deixo aqui um abraço pra você e outro para nossa amiga Vitória.

  • Puxa, eu fiquei muito satisfeito por recordar que acompanhei quase todos esses registros e, portanto, eu sou meio ´sócio fundador´ do Blog da Cidadania.
    Eu sempre acessei e quase diariamente lia com muita satisfação os posts, nem sempre comentei.
    Enfim, Edu, tem sido muito valioso ser participante do Blog da Cidadania.
    Estamos de parabéns (me incluo, com alegria) e um grande e verdadeiro jornalista, Eduardo Guimarães.

  • Parabenizo o trabalho valente e corajoso de Eduardo Guimarães. Quanto ao medíocre e canalha Sergio Moro, ele tem a mesma moral de Temer. Moro um colaborador de crimes contra a economia nacional e contra a soberania do Brasil. Moro também é um fascista.

  • Edu , faz tempo que eu te acompanho e gostaria de parabenizá-lo pelo sua luta em defesa da democracia contra todas essas forças que estão fazendo o brasil desMOROnar. quero também dizer do prazer de te conhecer pessoalmente naquele delicioso churrascão ,onde você consegui reunir frequentadores de varias partes do Brasil que se dispuseram vir até SP . Isso demonstra que você não se preocupa em apenas editar o blog , mas também em fazer amigos e naquele momento em que você foi agredido pelas forças reacionárias muitas vozes se levantaram para defende-lo ,obrigando-os a recuar. Quero também dizer que o seu blog é muito importante para a nossa luta contra essa sacanagem que estão fazendo com o nosso país e que também pode contar com minhas vibrações positivas para que tenha forças para continuar.
    Um grande abraço em toda sua família e que Deus os proteja.

  • Contou toda história do blog e realmente não perdi quase nada. De cabo a rabo.
    Grato pela resistência alternativa improvável destes últimos 12 anos. Vida longa e vamos em frente, na Verdade e na Honestidade.

  • Edu, te conheci através dos seus comentários publicados no blog do PHA, e lá se vão uns 7 anos. Depois descobri seu blog e desde então te acompanho. Gosto de tudo que vc publica aqui e espero que vc não esmoreça diante dessas perseguições que começaram a te impor. Veja o Lula, que continua em pé, mesmo diante de tantas perseguições que o afligem há 40 anos. Vcs são os baluartes que nos mantem confiantes na nossa luta diária a favor da esquerda, a favor da diminuição das desigualdades sociais, a favor dos menos favorecidos, a favor, enfim, de um país melhor para todos, sem exceção. E esse juiz moro não consegue mais enganar ninguém com essa história fajuta de que luta contra a corrupção, visto que é incapaz de explicar suas ligações perigosas com o doleiro Youssef e os políticos tucanos e as ligações de sua esposa, Rosangela Moro, com o doleiro Tacla Duran. Todos estão vendo sua perseguição questionável contra Lula e o PT. Nunca foi contra a corrupção. É uma pessoa desequilibrada, doente, que fez da perseguição implacável contra Lula o objetivo principal de sua vida. Tomara que seu fim seja igual ao tal Joseph McCarthy: morto aos 48 anos de idade, vítima do alcoolismo por não suportar a perda de popularidade e esquecimento daqueles que tanto o bajularam quando estava no auge de sua vida política, cujo projeto de vida era o combate insano ao comunismo.
    PS: Edu, acho que está havendo algum problema no seu blog, pois estou vendo nome e e-mail de alguns comentaristas sendo revelados.

  • Parabéns pelo blog Eduardo. Concordo com quem disse que deveriam ser bloqueados indivíduos cujos comentários assemelham-se a rugidos de asnos, às vezes cruzados com hienas, tal a vontade de rirem apesar da miséria de vida em que estão imersos.

  • Moro e sua sanha punitivista irresponsável

    Do Brasil de Fato:

    PR: Agricultores presos por ordem de Sérgio Moro são inocentados

    Um ato de absolvição pública marcado na Câmara Municipal de Irati nesta sexta-feira (6) reparará, simbolicamente, três agricultores da cidade que foram presos preventivamente por 48 dias em 2013 por decisão do juiz federal de primeira instância, Sérgio Moro. Os trabalhadores rurais acusados de desvios no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram inocentados e soltos no fim de dezembro do ano passado.

    As prisões foram realizadas dentro da Operação Agro-Fantasma, da Policia Federal, iniciada em 2011. (…) Uma das pessoas criminalizadas em Irati, o agricultor familiar Gelson Luiz de Paula, acredita que a ação foi pensada para prejudicar os produtores rurais. Ele integra a Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica São Francisco de Assis, que fazia entregas ao PAA. O trabalhador rural conta que a prisão infundada trouxe dificuldades financeiras para as famílias e para as entidades investigadas, além de outros prejuízos. “Isso prejudicou muito nossas vidas, nossa auto-estima e nossa moral”, lamenta.

    (…) Na decisão que inocentou os produtores rurais de Irati, a juíza Gabriela Hardt afastou as alegações de que não haveria justa causa, e absolveu os réus. (…)

  • Lamento por tudo que tem passado. Sua coragem é impar e sua dedicação a defesa da democracia merece aqueles versos cantados por Mercedes Sosa na música Sonho com Serpentes “Aqueles que lutam todos os dias, estes são os imprescindíveis”. Que o Brasil tenha uma população melhor no futuro e não espante o cavalo encilhado que foi o PT.

    • Moro é filhote do latifúndio reacionário. Ele é ideologicamente contra a reforma agrária e agricultura familiar. Assim como destruiu a economia brasileira para destruir a esquerda ele também destrói quem foi por ela apoiado.

      • Tudo isso so porque mandou prender bandido???
        Moro é contra bandido…nao seja um que ele nao vai te incomodar…
        Viva MORO.
        Se tivesse um igual a ele em cada cidade, estariamos salvos!!!

  • Dignidade!
    Sentimo-nos todos representados por essa matéria, caro Eduardo.
    Creio até que muitos de nós gostaria de criar um veículo como o seu, para partilhar da mesma luta.
    O fato é que, aqui temos nosso legítimo amparo sustentado elo verdade.
    E estaremos sempre juntos nessa luta.
    Sobre aqueles que idolatram o juizeco de Curitiba, digo que deveriam procurar saber a verdadeira história dele.
    Questiono sempre sobre os dois grandes acordos que fez com o bandidão Youssef.
    Bandidão sim, pois até onde me consta, doleiro é bandido.
    Na primeira vez, foi preso na operação Banestado, pelo mesmo juiz.
    Na segunda, preso novamente na Lava Ego do mourinho.
    Repetiu um grande acordo e foi solto, para hoje estar rindo da nossa cara.
    Um aprofundamento nessa história poderia causar calafrios aos adoradores do juizeco.
    Mas enfim, tratamos aqui de um herói, que resolveu representar os brasileiros de cara limpa e enfrentar o power point do imbecil do MPF e o fascista inquisidor da republiqueta dos bananas de Curitiba.
    Não passarão, e a história vai lançá-los ao esgoto, de onde nunca deveriam ter saído.
    Obrigado caro Eduardo.

Deixe uma resposta