Batistti ensina a lei à Justiça brasileira: “posso sair do Brasil quando quiser”

Últimas notícias

Na semana passada, Cesare Batistti, que recebeu do governo Lula cidadania brasileira, foi preso “em flagrante” por suposta “tentativa de evasão de divisas e lavagem de dinheiro” quando atravessava a fronteira do Mato Grosso do Sul com a Bolívia. Levava em uma pochete US$ 6 mil e 1.300 euros em dinheiro vivo.

O Brasil deve ser o único país do mundo que chama de “evasão de divisas” e “lavagem de dinheiro” portar uma quantia como essa. Na verdade, não é o único país do mundo porque inventaram essa regra para Batistti por razões ideológicas.

É ridículo

Aí entrou em campo o juiz federal Odilon Oliveira, da 3.ª Vara Federal de Campo Grande, que decretou prisão preventiva – sem prazo para terminar – do italiano, diante da suspeita (desse juíz) de que ele fosse fugir do País, com receio de uma nova ofensiva do governo italiano.

Não tardaria para Batistti ser liberado. Na sexta-feira à noite, o desembargador José Marcos Lunardelli, do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), deu liminar em habeas corpus para Battisti. No sábado, 7, ele estava de volta a Cananeia.

Coube a Batistti explicar a trabalhada do juiz de Campo Grande:

Não é verdade o que se fala, que eu não tinha o direito de sair do País, porque eu não tenho refúgio político, eu sou um imigrante, com visto permanente no País. Eu posso sair desse País quando e como quero. Eu não tenho nenhuma restrição. Eu tenho todo o direito de cidadão brasileiro. Eu não sou refugiado. Eu sou imigrante. Ia estar fugindo [do Brasil] de quê? O país onde estou protegido é aqui. Evo Morales? Eu não conheço esse nome, eu não conheço ninguém na Bolívia. E por que eu ia fugir? Estou protegido. O decreto do Lula não pode ser revogado. Depois de cinco anos acabou o prazo, não pode ser revogado.”

Suponhamos, entretanto, que Batistti fosse se encontrar com Evo Morales… Não pode? Por que, não pode? Batistti não cumpre pena no Brasil, não foi condenado a nada neste país. Isto aqui já virou uma ditadura. Esses esbirros dessa ditadura não conhecem nem a lei e vestem toga.