Lula não vai se aliar a golpistas. É pegadinha da mídia

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Produziu-se uma imensa polêmica após Lula ter dito uma frase sobre “perdoar golpistas” que foi distorcida e mal-entendida por muitos devido ao fato de que hoje, no Brasil, a grande maioria só lê manchetes, sobretudo nos links colocados no Twitter  e no Facebook.

Em um discurso em Belo Horizonte, o ex-presidente Lula afirmou, como metáfora, que estava “perdoando os golpistas” como fizeram Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Veja só, leitor, o que foi, exatamente, que Lula disse:

Toda as vezes em que a direita nesse País resolveu usurpar o poder, a primeira coisa que fez foi destruir moralmente seus adversários. Foi assim com Getúlio (Vargas), depois com Juscelino Kubitschek, depois com Jango (João Goulart). Sou mais paciente que Getúlio e João Goulart e talvez mais que JK, que tentaram tirar três vezes e ele sempre perdoou. Estou perdoando os golpistas desse País

Porém, o problema é que as pessoas só leem manchetes, hoje em dia.

Como se vê, Lula não disse nada sobre se aliar a golpistas, mas cheguei a ver gente comentando que ele teria confessado planos de aliar àqueles que derrubaram Dilma e flagelaram o PT se eles apoiassem sua candidatura e/ou seu governo.

Mas de onde tiraram essa ideia de que Lula vai se aliar a golpistas? Tudo se precipitou devido, sobretudo, a uma foto dele com o senador Renan Calheiros e com o governador de Alagoas, Renan Filho, que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff.

O Blog da Cidadania apurou que o que fez eclodir essa onda de indignação e crença de que Lula pretendia se aliar a golpistas e esquecer o discurso do golpe partiu de interpretação sobre matéria do Estadão sobre a fala dele sobre perdoar golpistas.

Como sempre, gravei um comentário em vídeo sobre esse assunto e, também, sobre  minha posição pessoal em relação à pré-candidatura da camarada comunista Manuela D’Ávila a presidente da República na eleição do ano que vem. Assista, abaixo.

 

  • Dodora Tito Pereira

    Muito bom ouvir suas análises.

    • eduguim

      Grato

      • luiz

        Que bom que você esclareceu. Lula só vai aliar-se a Renan, Sarney e Maluf. Só com gente boa como ele.

        • eduguim

          Vai votar no Aécio, vai

          • Felipe

            Aécio ou Lula, não há diferença nenhuma entre os dois, aliás, há uma diferença sim; um foi gravado recebendo propina e o outro , durante o recebimento das propinas, não foi gravado. Só isso !

          • eduguim

            Isso é uma canalhice. O que você deveria ter dito é que contra um há prova e contra outro não há.

          • Jimmy Cricket™

            ♫ Ô Edu, não sei como você tem saco para ficar respondendo aos merdinhas que, entre uma bronha e outra, vêm aqui soltar minhoquinhas…
            Bole aí um treco automático que antecipe o bobajal deles com um aviso: “Atenção! McCarthynho no pedaço.”

        • Wagner Ortiz

          Democracia é isto. Cada um pode expressar suas idéias como quizer. Até mesmo um asno pode zurrar, um papagaio repetir o zurro do asno e assim por diante. Seja bem vindo, luiz.

    • ron

      E o luiz marinho presidente do pt em sao paulo tambem trabalha pra grande midia?? ou o dono do blog fingiu que nao viu a entrevista dele em qse pagina inteira no estadao de domingo dizendo que o pt deve mesmo fazer alianca com pmdb e dem.

  • josefino barbacena

    Bolsonaro diz que não estupraria Maria do Rosário – fascista, estuprador, misógino, delinquente…
    Lula diz que perdoa os golpistas – METÁFORA…

    • Oscar Müller

      Josefino, Felipe, e Luiz,

      bateram ponto juntos, hoje?

      Ardeu a fake news ter sido exposta assim tão rapidinho? Ou é o gás que está caro, e as moedinhas estão fazendo falta?

      • eduguim

        são o mesmo. Ele fica mudando de nome

        • Oscar Müller

          Ah! Mas é tão fácil o engano… A idiotice padrão veste a coxinhada com uniforme, sem exceção, de sorte que um incauto como eu só reconhece a sopa!

    • Antonio Filho

      Não tem lógica a comparação. Lula usa o termo “perdão”, que remete à piedade, à compreensão com o erro cometido por outros. É completamente contrário aos termos usados pelo o indivíduo que você cita. Ele fala em violência contra mulheres, assassinatos, estupros. Sinceramente, só uma pessoa francamente desequilibrada para extrair uma interpretação como a sua.

  • cezar

    Que saco!! ter que sempre falar do PMDB..Desculpe a palava:ESTRUME…Lula tem que ser Lula…e pronto..Eles que deveriam procurar LUlA e não o contrário

  • Jimmy Cricket™

    ♫ Qualquer dia desses a mídia sacana e vigarista dirá que o Lula assassinou o Mar Morto, derrubou o Elevado Paulo de Frontin, afundou a plataforma P-36 e provocou a tragédia em Mariana.
    A lepra que infecciona a comunicação jornalística neste país é incurável. Ela ainda vai explorar muito o lançamento da candidatura da Manuela pelo PC do B, berrando que a esquerda rachou, que a candidatura Lula está fazendo água e sei lá mais o que. E nenhum associado ao Lula escapará dessa lama pútrida gestada pelos jornalões e (arrrghhh!) televisões.
    Cabe-nos denunciar as futuras e seguir em frente. Davi só tinha sua funda e uma pedra e, mesmo assim, prostrou o gigante no chão. De resto, o “gigante” em questão é puxa-saco por natureza e vai começar a falar mansinho assim que o Lula for eleito.
    O ano de 2018 será fenomenal, quaisquer que sejam os fenômenos…

    • Mauro D.

      Não foi o Lula que descobriu o Brasil, e trouxe os negros da África para dar bolsa família?
      Desculpe a ironia, mas com esses caras só assim.

      • Jimmy Cricket™

        ♫ Esses caras não entendem ironias, Mauro. Com eles é só na porrada.

  • Gabriel Moreno

    Interessante a análise. Confesso q estou confuso ainda com as diversas posições e análise da esquerda, entendo q o Lula é o único capaz de derrotar a mídia, a direita e os fascistas. É uma das figuras mais importantes e emblemáticas da nossa história, mas essa posição assumida de o único capaz de resolver os problemas do povo (quase messiânica), não fortalece em nada essa classe e age quase q arrefecendo a mesma nas lutas principais, aquelas q vão na raiz dos problemas e que necessitariam da força das massas de excluídos e oprimidos para acontecer, ou seja, contra o capital. Eu gostaria, pessoalmente, de mais do que apenas o discurso de colocar o pobre no centro do consumo ou da economia, as massas tem de estar em luta contra tudo o que os oprime, decidindo o seu próprio futuro (mas é um sonho pessoal).
    Tbm compreendo q devido as regras do jogo, da democracia burguesa, é preciso fazer alianças para governar. Só q foi em nome da tal governabilidade q muitas alianças e conceções foram feitas q levaram a um caminho inverso a própria história do PT e dos interesses das bases e do povo, e q brecaram mudanças mais profundas e acabaram por culminar no golpe, ver isso de novo e aceitar tranquilamente imagino q não seja fácil para todos. No entanto, a esquerda lançar diversas candidaturas não nos levará tampouco a lugar algum, essa divisão tente a favorecer exatamente o lado contrário.
    Enfim, desculpe me extender, gostei do vídeo e da análise, e ando preocupado e pertubado tanto com a situação atual como com o futuro. Abraços.

    • eduguim

      Valeu

    • Bom dia Gabriel!

      Sabe por que as alianças pela governabilidade funcionou com Lula e com Dilma resultou no impeachment?

      É porque Lula tinha uma base de sustentação mais sólida. As bancadas progressistas só vinham aumentando eleição após a eleição, e a perspectiva era que em 2014 seria a maioria no congresso.

      As forças reacionárias perceberam isso, e ante a possível perenização da esquerda no poder, foram pro tudo ou nada em 2013 e ainda conseguiram engabelar a pseudo esquerda, o PSOL/ PSTU etc…

      O resultado foi a quase destruição do PT e seus aliados progressistas, e o que se esperava das eleições de 2014 foi por água abaixo. Só o PT perdeu 45 deputados….

      E ao invés de um congresso predominantemente progressista, elegemos o pior e mais reacionário congresso de todos os tempos. A base progressista da Dilma que antes conseguia “domar” os aliados-inimigos do PMDB e afins, se esvaiu, esfarelou-se. E aí foi fácil dar o Golpe.

      Agora, se o Lula conseguir transferir os votos de presidente para eleger senadores e deputados, a base progressista se reconstrói e se fortalece, e aí é possível atrair e compor com alguns aliados-inimigos e garantir a governabilidade. É como aquela frase do poderoso chefão ““Mantenha seus amigos por perto e os seus inimigos mais perto ainda.”, uma frase bem Maquiavélica que se encaixa na política.

      Segue uma análise interessante do historiador Fernando Horta:

      https://mobile.facebook.com/story.php?story_fbid=1463774277063145&id=100002917612660

      Abs, Heitor

    • Wagner Ortiz

      Verdade. Edu definiu bem a mutreta. E você entendeu bem a análise.

  • Rudmar Luiz Pereira dos Santos

    Escreveu Mino Carta no editorial (“Hora de Reagir”) da CartaCapital: “Haveria de ser a hora da indignação e da revolta, mas, diante da inércia do povo espezinhado, da resignação dos trabalhadores, da ausência de lideranças, sobra é a desesperança.”

    O problema (faltou consistente e massiva mídia pública para promover a pedagogia do oprimido nos treze anos de PT, esta é a verdade) é que o povo inerte e espezinhado, teimosamente, insiste em votar majoritariamente em candidatos de direita e reacionários (vide o lastimável nível do “parlamento” de turno). Como explicar isso?? Inexplicável, ilógico e irracional!! O povo, cuja maioria é pobre e precisa desesperadamente do Estado de bem-estar social, insiste em votar majoritariamente em candidatos que irão subtrair seus direitos básicos, tais como saúde, educação, garantias trabalhistas, Previdência Pública etc.

    Pelo menos agora, quem sabe, há que 1964 é para a maioria como “outro planeta”, e nos tempos do “príncipe” da Sorbonne existia rudimentos de internet sem redes sociais e sem blogs desenvolvimentista e progressistas, grande parcela do povo aprendeu, aprende e aprenderá por osmose o que é “governo” de direita e seu nefasto “modus operandi”, o que é “governo” cleptômano dos super-ricos, pelos super-ricos e para os super-ricos… E tudo isso temperado com rentistas mega milionários, ruralistas escravocratas, “empresários” gananciosos, uma classe média egoísta midiotizada pela dose diária de veneno midiático, mercadores da fé “et caterva”.

    Vamos ver se esse golpe medonho pelo menos servirá de lição em benefício do voto consciente, lúcido e racional na eleição de 2018 (isso se tivermos eleição)!

    Em tempo: Faltará coragem para promover “impeachment” fajuta contra o Lula, pode apostar!

    • eduguim

      Abraco

    • Viviane

      Rudmar, por isso em 2018 minha campanha será para deputados e senadores! Para presidente, nosso Lula ou quem ele indicar, mas precisamos fazer um grande movimento de conscientizar as pessoas para votarem em congressistas nacionalistas e comprometidos com o povo. Alguns bons nomes podem ser encontrados na Frente Ampla Nacionalista, a que defende o referendo revogatório.

  • Salvador Ferreira

    Valeu, amigo.
    Sempre informando e destruindo informações venenosas.
    Por isso é leitura obrigatória, todo dia.

    • eduguim

      Abraco amigo

  • Salvador Ferreira
  • Antonio

    Exmo. Comte do Exército, por este meio indago de V.Sas qual a real finalidade da arma e das forças armadas.
    Constitucionalmente teriam por obrigação defender a soberania do país e ao que parece não cumprem sua missão.
    Comprovadamente uma quadrilha assumiu o poder por meio de um golpe jurídico e as forças armadas batem continência ao seu comandante que é um comprovado informante de país estrangeiro.
    Batem continência a um chefe de quadrilha que está vendendo a soberania e o futuro do país.
    O general que atua como cão de guarda do mandatário apoia a venda das hidrelétricas, por ignorância ou má fé desconhece que nos EUA país que admira são controladas e operadas por oficiais e soldados enquanto aqui um anão narcisista embriagado de poder vende a preço de banana.
    Não fosse suficiente, entrega a Base de Alcântara e a área em torno ao domínio de país estrangeiro e as FFAA convidam soldados e oficiais americanos para exercícios na Amazônia, fato nunca ocorrido anteriormente. Como se não fosse suficiente pretendem uma base comum com os militares americanos.
    Sem falarmos na prisão do Almirante Othon e abandono da construção dos submarinos nucleares, programas conjuntos com outros países do BRICS, agora RICS porque o atual mandatário e seus asseclas, na prática, retiraram o país do que será em alguns anos o maior bloco econômico do mundo, tanto econômico quanto em população.
    Para que servem o exército e as forças armadas brasileiras?
    Reprimir, prender, bater torturar e matar brasileiros. Servem apenas para isso! Pois essa tem sido a relação histórica das forças armadas com a população deste país.
    Acompanhando a postura dos militares que batem continência ao seu comandante supremo que é informante de país estrangeiro, um general preocupado com o MST enquanto grupos fascistas, nazistas, homofóbicos a soldo de organizações estrangeiras violam não só a constituição, mas o Código Penal, pergunto: – Qual a finalidade do exército e das forças armadas?
    Caminham para serem uma força de segunda linha, gendarmes dos senhores e coiotes dos EUA.
    As forças armadas brasileiras são motivo de vergonha e asco para qualquer um que conheça o significado amplo da palavra SOBERANIA!

    • Oscar Müller

      Verdade!

      Mereciam mais respeito até quando torturavam a população!
      Se nunca honraram a pátria, ao menos aparentavam um mínimo de hombridade, agora, só covardia.

    • Salvador Ferreira

      Antonio.
      Parabéns.
      Isso dói na alma de modo tão profundo que nem qualquer outra dor física.
      Dá vontade de sair do país.

  • SergioF

    Alianças… A população está é calejada de tanto levar surra. Estamos todos indignados, mas inteligentemente não estamos nas ruas porque o resultados seria, nesse momento, só apanhar, levar bomba e bala de borracha no lombo. Na prática não mudaria coisa alguma a curto prazo.

    O que queremos é decidir a substituição dessa turma toda, todos os golpistas. Queremos também um judiciário e uma polícia etc… mais imparciais, mais pelo Brasil preto, pobre e periférico, e não só a serviço das gangues.

    Se houver uma luz nessa direção iremos todos prá rua e para as urnas.

  • Rogerio Maestri

    Caro Eduardo, me desculpe mas Manuela d’Ávila foi responsável pela não entrada da coligação PT e PCdoB no segundo turno na prefeitura de Porto Alegre. Ela até fevereiro do ano da eleição ela era a pré-candidata da coligação PCdoB PT e vinha nas pesquisas eleitorais em primeiro ou segundo lugar nas eleições. Em 26 de fevereiro ela simplesmente retirou a sua candidatura apresentando uma justificativa que colocarei parte de sua nota oficial sobre a desistência.
    .
    .
    “Sou militante desde os 17 anos. Nesse período, disputei seis eleições. Aos 23 assumi meu primeiro mandato. São mais de onze anos de dedicação às causas que julgo corretas para contribuir com o desenvolvimento do Brasil e a construção de um futuro melhor. Dentre essas causas estão, justamente, aquelas que dizem respeito ao desenvolvimento de nossas crianças na primeira infância.
    Minha filha Laura tem apenas cinco meses. Sei o quanto ela precisa de mim em seus primeiros mil dias, fundamentais para o desenvolvimento. Não adiantaria lutar pelo desenvolvimento de nossos bebês e não fazer valer a minha luta para minha própria filha! Mais do que com teorias, é com a nossa prática que mudamos a realidade.”
    .
    .
    Veja, a sua filha tinha 5 meses e ela deveria simplesmente ter deixado de lado sua candidatura no mínimo sete meses antes, mas simplesmente ela apresentando no fim do mês de fevereiro simplesmente desarranjou tudo, tanto para o PT como para o PCdoB, a tal ponto que a deputada estadual Jussara Cony, uma conhecida militante e bem votada deputada do PCdoB nem conseguiu ficar de suplente.
    .
    O personalismo e individualismo da deputada Manuela d’Ávila foi tal que sua popularidade no estado hoje em dia é um mero espectro que ela tinha, ou seja, além de arrasar a coligação ela arrasou o seu futuro.
    .
    Como a minha ligação com o PCdoB começou em 1974 fiquei surpreso com a falta de engajamento da deputada, diferentemente dos velhos quadros do PCdoB que muitos entregaram a sua vida pela causa. Ela nem precisaria de uma campanha muito extensa, pois candidato a Prefeito fica restrito a cidade, mas simplesmente colocou um problema familiar acima de tudo.
    .
    Chamo a atenção que a filha de Manuela d’Ávila era uma criança que não necessitava nenhum cuidado especial, e que com bom senso e dedicação ela poderia fazer a sua filha acompanha-la em toda a campanha.
    .
    Milhões de companheiras trabalhadoras, com uma situação familiar e econômica muitíssimas vezes pior que a de Manuela d’Ávila simplesmente desdobram-se em duas (muitas vezes não tendo o companheiro ao seu lado, caso que não acontecia com Manuela) e não deixam cair os cuidados com seus filhos nem com o sustento do mesmo.

    • Helena/S.Andre (SP)

      Pois é, e agora Porto Alegre tem que aguentar o nefasto Nelson Marchezan Jr. ….. Pobre povo de Porto Alegre!

    • André Martins

      Rogério, foi muito importante você reacender este episódio.

    • Oscar Müller

      Grato, Rogério!

  • Trazibulo Zibinho Meireles

    A mídia golpista ainda tem influência sobre uma parte da esquerda. Há muitos que não só vê as manchetes desses lixos como lêem.

  • Prezado Eduardo:
    Parabéns pela esclarecedora análise.

    Atenciosamente,

    Cláudio Augusto

    • eduguim

      Grato

  • Celso Junqueira

    O Luiz Inácio não aprende. Não adianta.

  • Reinaldo Lopes

    O PT ainda não aprendeu com Lula.

    Edu, assim como vc iniciou suas denuncias sobre os abusos da grande imprensa em relação a manipulação da informação lá na porta da Folha de São Paulo, de megafone nas mãos, qual a razão do PT ainda não ter feito o mesmo no plano municipal para alertar a população sobre a necessidade dela eleger deputados e senadores progressistas para colocar o país nos trilhos?
    Há no momento uma chance enorme de fazer uma limpeza no Congresso e Senado. A sociedade está indignada com a classe politica e confusa com tudo aquilo que vê e ouve nas mídias. Surge em meio esta turbulência toda uma grande oportunidade aos candidatos progressistas ao legislativo de ganharem novamente a confiança dos eleitores e assim fugirem desta generalização da crimininalização política promovida pela imprensa golpista. Além do inconformismo diante de tanta robalheira promovida pelos golpistas, a população está indignada também com os privilégios da classe política, dos membros do Judiciário e Ministério Público. O PT, PCdoB, PSOL e todos os demais partidos progressistas precisam atacar nesta frente. É necessário que todos se comprometam perante a sociedade em acabar, já na próxima legislatura, absolutamente com estas verdadeiras castas privilegiadas do Estado brasileiro. Todos os candidatos devem bater insistentemente nesta tecla e vincular o sucesso desta empreitada ao voto de cada cidadão em candidatos progressistas. Diuturnamente esta mensagem deve estar acessível aos cidadãos. Lula dá a cara pra bater em âmbito nacional e mostra-se disposto a consertar o país. Todavia, no plano estadual e municipal não há sinal de vida política. Os candidatos e políticos progressistas que deveriam estar nas ruas e nos bairros das cidades, infelizmente ainda não se deram conta de que acompanhar e subir no palanque de Lula não é a melhor maneira de ajudá-lo a resgatar a democracia brasileira.

  • Jose Carlos lima

    O conluio midiático penal através do juiz acusador, impede que a defesa de Lula tenha acesso a um programa de computador que está sendo usado por esse arremedo de Justiça para, depois de tantas tentativas sem sucesso, convencer a população de que Lula é criminoso. A farsa do triplex não colou e muito menos o aluguel do apto, o sítio….então inventaram essa arapuca cibernética quem sabe assim o juizeco convence….como é possível uma justiça nestes termos: baseada na convicção e não em provas, onde um juiz investiga e acusa e impede a defesa….grande FDP vendido pra americano destruir nosso país…o que me conforta é saber que MPF, judiciário e Globo terão seus ganhos arruinados por causa da Farsa Jato combustível do Golpe…com o país em frangalhos, será que essa canalhada dar de comer a 200 milhoes de brasileiros…mas o juizeco já está com seu tapete vermelho lhe aguardando…nos EUA, claro…

  • Romanelli

    Vou ser sincero ..Ver você toda hora tentando interpretar LULA me remete aos PASTORES evangélicos tentando entender Jesus Cristo ou falando de passagens da Bíblia

    FATO ..FOI GOLPE e pronto !!!

    1. perdoar politicamente faz parte da estratégia pra se GOVERNAR, mesmo pq sabemos que a “esquerda” não tem quadros pra ocupar maioria no Congresso ..e perdoar não significa se aliar ..mas distensionar por exemplo

    2. quanto a parte LEGAL ..de punir de VERDADE e merecidamente ..aqui temos um problema sério ..o BRASIL não tem legislação que defina claramente o que seria o crime de Lesa Pátria ..ou lei que PUNA quem atentar contra as regras democráticas CASUÍSTICAS

    ..ademais, sobre se punir legalmente (por exemplo Sergio Moro, Temer, Serra, Aloísio Nunes etc) ..com as Forças Públicas e Forças Armadas dando segurança ao GOLPE ..o JUDICIÁRIO dando ares de legalidade ..e os EUA-eliteS na retaguarda ..aqui haveríamos de refletir ..afinal, quem iria processar e condenar ?

  • Aldo Honofre

    Eduardo, qual sua opinião sobre o PT se aliar ao PMDB em alguns estados dos país?

    • Romanelli

      e você :
      qual sua opinião sobre Katia Abreu e Requião nunca terem abandonado os princípios democráticos e seus companheiros ?

    • Fabio

      Concordo contigo Romanelli e infelizmente os golpistas vão sair livres, leves e soltos com as contas cheias.

      • Aldo Honofre

        Primeiro você, né? Eu perguntei antes… 😉

        • Romanelli

          não perguntou pra mim não…

      • Felipe

        Lula já perdoou os golpistas. Seja magnânimo como Lula e perdoe os golpistas também. Você perceberá que seu sono será muito mais tranquilo !

  • Juliano Santos

    É muito doido tudo isso. É o PSDB que está no governo Temer, com ministério e tudo. É o PSDB que está fechado com o PMDB no apoio às sacanagens do governo Temer com o trabalhador brasileiro.
    Mas o pig quer colar o desgastado e odiado PMDB no Lula e no PT. Com Lula é assim, ele “vai se aliar”, como ele “iria receber o triplex”. Futuro do pretérito.
    Agora com o PSDB não tem futuro nem pretérito. Tem ministro despachando com o MT e tem malas de dinheiro na mão de boy, no caso primo, de tucano de bico grande. O pig deveria se ater aos fatos. Se não fossem o partido da imprensa golpista, claro

  • Juliano Santos

    Em relação à coisa do perdão, Edu, fato é que tem gente que quer que o Lula deixe de ser um conciliador. O que é impossível. É de sua natureza e da sua formação política talhada no sindicalismo.
    Todos sabem que ele nunca foi socialista revolucionário. Compará-lo com Fidel Castro é coisa de coxinha ignorante.
    Quando foi preso pela ditadura militar, não foi porque estava na luta armada, era porque naquela época fazer greve dava cadeia. E mesmo assim, depois que virou presidente nunca foi um revanchista e estabeleceu um convívio tranquilo com os milicos. Não sei porque o espanto diante dessa postura dele

    • Leo F.

      Concordo. Lula não é e jamais será um político agressivo (ou ao menos, reativo) pela centro-esquerda. É da sua própria formação de base sindical, bem como da própria índole conciliadora.

      Eu, pessoalmente, não considero isso algo tão “bom” quanto aparenta ser para alguém que queira reunificar as esperanças do país, em torno de um projeto de desenvolvimento. Já que, poderá ser novamente sabotado ou, reduzido em sua dimensão dado o nível de negociação que tiver de ser realizada.

  • oneide teixeira

    O PT já passou por 4 mandatos se associando ao PMDB, por que seria diferente agora?
    Por causa da lava jato?
    A questão é que.
    Manuela vai se juntar ao PMDB.
    Bolsonaro vai ter uma aliança com o PMDB.
    Ciro vai se aliar com o PMDB.
    Qualquer um vai fazer o mesmo.
    PMDB e governabilidade estão juntos, a coisa e o que vão dar para eles, a Petrobrás como o PT?

    • Romanelli

      nem no PT vi defesa assim de Dilma

      mania de generalizarem e reduzirem um partido como se fosse um bloco unissono

      ..a raiz disso tb é encontrada no estereótipo ..que tb carrega consigo os preconceitos..

      https://www.youtube.com/watch?v=oXQAa3YCQ0s

  • José Ricardo Romero

    Porque o próprio Lula não esclarece esta questão e coloca todos os pingos nos is? Ele não precisaria mais de um minuto para ser assertivo e direto na sua declaração.
    Quando vai sair por vias transversas a explicação dos anunciados acordos pt/pmdb já em quatro estados? O Lula também poderia esclarecer esta questão em menos de um minuto de forma assertiva e direta.
    O que se deve entender da declaração do presidente do pt em São Paulo que quer anular a decisão anterior do partido de não se aliar a golpistas e partidos golpistas?
    É muito saudável a indignação das pessoas, mesmo supondo que elas foram enganadas pela imprensa, de se indignar de forma tão clara com estas alianças do Lula e do pt com golpistas. Elas devem ser respeitadas e não consideradas como birras de criança que se assusta com o bicho papão da imprensa malvada. O lançamento da Manoela Dávila foi um aviso muito oportuno de que não se deve brincar com a esperança do eleitor.
    Temos que ficar atentos às evidências antigas e cada vez mais abundantes de que existem dois Lulas: um real, de carne e osso com todos os seus vícios de conciliação, acordos para governabilidade e tapinhas nas costas dos poderosos e o outro virtual, mitológico, o dos palanques que arrebata as multidões graças às esperanças do sofrido brasileiro. O primeiro, aquele que teremos inevitavelmente como presidente (caso ganhe) porque intenções não sentam na cadeira para governar, é imensamente inferior. E ele não se dá conta disto.
    Uma dúvida: já se dá como certo que no próximo legislativo as esquerdas serão minoria e o governante terá que se aliar com golpistas ladrões?

  • Pedro Henrique Florêncio

    Oi Edu! Queria saber sua opinião sobre a Manu…..com base nessa análise em que concordo 100%….

    • eduguim

      É um grande quadro do PC do B

  • Aldo Honofre

    O correto MESMO seria PROIBIR COMPLETAMENTE coligações, alianças, etc. em TODOS os níveis… a política seria muito mais “limpa”, mais “ética” se TODAS as chapas fossem “puro sangue”…

  • manoel

    O Lula sabe, como ninguém, que não ganha eleição só com a esquerda. Ainda mais, que hoje tem setores da esquerda que odeiam o Lula e o PT e votariam em qualquer um para não elegê-lo. Conheço gente do pcb que diz que Lula atrapalha a luta pela revolução. Então tá né!
    O mesmo Lula já disse outro dia que no governo da Dilma, ocorreram muitos erros.
    Duas constatações centrais do Lula. Preciso de uma rede de apoio e nosso governo caiu também porque errou. É lógico que o golpe foi fatal e preponderou sobre o que esta ocorrendo, mas o Lula é de centro, é negociador. Espero que desta vez, ele ganhando, prepare o caminho pra uma virada a esquerda. Mas agora não dá…não com esse golpe, com essa mídia.
    Admiro você Edu por tentar desconstruir o que está na cara, mas tudo bem, é seu trabalho. Abraço.

  • Helena/S.Andre (SP)

    Devemos ter cuidado com o que essa mídia mentirosa fica propagando sobre Lula, pois já vi muita gente comentar que não está entendendo o que Lula anda falando e chegando a conclusões equivocadas. Estão com um grande ponto de interrogação na cabeça. Vc, Edu, faz muito bem em esclarecer sobre isso.
    Agora, está ficando esquisito esse negócio dos nossos “impolutos” (até parece!!!) procuradores da “Farsa” a Jato e do juiz moro impedirem que a defesa de Lula tenha acesso à perícia da PF sobre os sistemas da Odebrecht. Isso só confirma o que todos já desconfiam e o que sr. Tacla Duran vem dizendo: que o pessoal da “Farsa” a Jato só pinçam o que lhes interessa (só o que prejudica Lula e o PT) e “jogam fora” o resto. Quem pode nos garantir que não farão o mesmo neste caso dos sistemas da Odebrecht? https://jornalggn.com.br/noticia/moro-impede-que-defesa-de-lula-acompanhe-pericia-da-pf-em-sistemas-da-odebrecht#60
    Fora de pauta: outro dia mencionei um post publicado no blog Nocaute sobre os erros de português do juiz moro. Só depois fui ler os comentários do post. E não é que o “Rei” de Curitiba está certo em dizer colheita? E gostaria de destacar o comentário muito engraçado e irônico da sra. Valéria: “Dr. Moro está certíssimo. É colheita mesmo. Ele deve estar “plantando” provas para depois “colher”. Tem que procurar entender o espírito da coisa”. …
    Tudo bem, o juiz moro está certo nessa, mas é esta erradíssimos quando diz “Câmera” ao invés de “Câmara dos Deputados”. Viu, sr. Arrogante!
    E chamo a atenção para o post do Esmael Morais: “Deputado Enio Verri propõe ‘desobediência civil’ contra reforma trabalhista”. https://www.esmaelmorais.com.br/2017/11/deputado-enio-verri-propoe-desobediencia-civil-contra-reforma-trabalhista/#more-176532
    É isso aí! DESOBEDIÊNCIA CIVIL JÁ!!!!

  • O PMDB não é formado só de golpistas, muitos deles estão morrendo de vergonha pelo que seus colegas de partido estão fazendo de mal para o País. O Lula é um cara bem resolvido sabe quem apoiar e quem não apoiar. Ach que Lula fez foi uma provocaçnao para ver se os descontentes com a quadrilha do Temer se manifestam.

  • Marc

    Lula tem um projeto de nação com o qual eu concordo.

    Um pais forte, respeitado, independente, rico, com igualdade de oportunidades, justo e humano.

    Para chegar neste objetivo ele precisa no minimo do apoio do congresso, na teoria o congresso é eleito pelo povo, na pratica é eleito pelo dinheiro; é assim no Brasil é assim no mundo todo.

    O PT e todos os partidos de esquerda (mesmo considerando o PSB e PDT) históricamente não conseguem eleger sequer 40% do congresso.

    E ainda tem os ingenuos que são contra as alianças, acham que um presidente consegue governar apenas com o apoio do povo; esta entidade abstrata em grande parte manipulada pelas grandes empresas de midia e pelos neo evangélicos.

    Por favor, vamos crescer.

    • luiz

      nãnaninanão. Este é o projeto para a mídia, para o eleitor comprar. O verdadeiro projeto é assim: a gente assume o governo, damos esmolas aos pobres e fortuna aos ricos (escondidas, lógico), ficamos passando a mão na cabeça do pobre e iludindo ele que ele é importante. Enquanto isto a gente deita e rola nesse brazilzão do PT, que vai virar nosso imperiozinho. Vamos ficar acima das leis e eu – lula – vou poder contar minhas piadas e todos vão rir porque sou um semi-deus, e voamos nos alastrar pela américa-latina onde serei recebido com aplausos pelos idiotas das outras nações.

  • Para se governar um pais com meio milhão de siglas partidárias, a maioria delas partidos de aluguel tem sim que se fazer um monte de alianças que muitas vezes não fazem sentido. Ate com o próprio PMDB, quem não gostaria de ter um senador Requiao por perto? As pessoas se alardeiam com pouca coisa, no Brasil teria-se que reduzir drasticamente o numero de legendas para então começar-se uma discussão a respeito de alianças espúrias.

  • Romanelli

    Eduardo ..da uma lida na lei 7.170 do Gel. Figueiredo ..ainda em vigor ..vamos debater ?
    Será que os movimentos progressistas tem quadros pra começarem a juntar material adequado ..sei que dificil seria encontrar alguém que acatasse a denuncia e julgasse ..mas

    mas pra mim, por Alcântara, FBI-Petrobrás e pela atitude OMISSA do STF ..cedo ou tarde muitos personagens terão que se encontrar com estas letras

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7170.htm

    veja o art 1o ..8o e 9o por exemplo

    • Oscar Müller

      Romanelli,

      obrigado pela informação!

      A lei enquadra toda a camarilha, incluindo pig e togados…

  • Lenita

    Sempre um grande prazer ler o Blog da Cidadania e escutar o Edu para poder refletir serenamente e depois acompanhar teus leitores e comentaristas educados e muito bem informados. Aprendo muito com todos e espero que você continue essa luta nossa de todos os dias com a mesma garra e a mesma honestidade. Chapéu !

    Concordo com você quanto a forma e o fundo da questão da candidatura do PC do B. Também sou Lula até o fim e acho que a esquerda fragmenta-se num momento de forte ameaça fascista. O momento é grave demais e é com tristeza que a gente assiste aos absurdos de todos os dias. Lula é mesmo uma fortaleza, nunca vi tanta resiliência, coragem e dignidade. Não tem outro caminho mais seguro : Lula 2018 !!!

    • eduguim

      grato,Lenita

  • João Manuel

    Caro Eduardo,
    Está evidente que Lula vai aliar-se a Renan, Eunício e Sarney.
    Ele já tem dado sinalizações nesse sentido, e vai confirmar isso daqui a alguns meses.
    Caso esta aliança com os golpistas de fato ocorra, como você se posicionará?
    Um abraço.

    • eduguim

      Nada é evidente em uma situação como a de hoje, mas, como tenho dito, ninguém governa o Brasil sem fazer alianças. Se Lula vencer a eleição

  • ron

    O PRESIDENTE DO PT EM SAO PAULO FOI BEMMMM CLARO NA ENTREVISTA CONCEDIDA QSE EM PAGINA INTEIRA AO ESTADAO DE DOMINGO…O PT TEM E DEVE SE ALIAR AO PMDB E AO DEM PARA AS ELEICOES DE 2018.OS petistas ja estao sendo direcionados psicologicamente a isso e nem perceberam…o presidente de sp falou a palavra mais forte ao jornal arqui inimigo do pt enquanto o lula jogou com os petistas arriscando as palavras de perdao que disse pra sentir como receberiam.Como sempre o lula se enconde atras de alguem pra conquistar seus objetivos.

  • Nigro

    Essa Manu é realmente é de enlouquecer qualquer um.

    Mas… “Camarada comunista”?

    Explica para mim Edu como é Essa de comunismo democrático… É uma piada, por completo. Chego a ficar triste de ver um cara dessa idade com esse papo.

    Acredito que seja comunista de mentirinha, só no nome, “tipo assim” para causar sabe?

    Sabe aqueles retardados do centro acadêmico que tiram nota baixa, alguns fumam maconha a faculdade toda e depois ficam bravos contra o “sistema”? Então, esses eu até entendo, mas um empresário pai de família que é (ou melhor se diz) comunista é difícil ententer.

    Pior ainda é serem ouvidos, serem considerados relevantes. Só mesmo na America Latrina.

  • ron

    Nos ficamos aq no brasil nesta briga entre direita e esquerda.Eu gostaria que fossemos como CHINA..que tem uma economia totalmente capitalista, liberal e progressista., porem tem um governo socialista que cuida bem da saude, educacao e mantem patriotismo do povo elevado, mesmo sendo uma ditadura.!!Aqui poderia ser assim a esquerda cuidar da parte social usando o dinheiro que a direita conseguiria injetar na economia na forma de impostas atraves de uma economia moderna liberal e bem sucedida.Mas isso e so um sonho pra nos ne??

  • Maria Aparecida

    Não consegui entender muito bem esta atitude do PC do B!
    Vamos ter que parar de imaginar uma esquerda unida e organizada e passar a agir de acordo com as perspectivas que estão a nossa frente!
    Vamos ter que nos unir e chegar a um consenso, podemos começar pedindo esclarecimentos ao PC do B, por esta pré-candidatura! O PT não vai mais poder se preocupar apenas com seus problemas e dificuldades, mas vai ter que trabalhar todos os problemas e dificuldades que afligem todos os partidos de esquerda, por aí podemos chegar a algum consenso.

  • Adilton Cruz

    Caro Edu,
    seu nome é sinônimo de lucidez!
    Grande post!
    Não podemos esquecer que o Requião e a Kátia Abreu estão no PMDB e sempre estiveram contra o golpe. Não se pode colocar todos dentro da mesma “sopa”, como diria o Mino.
    Grande abraço!

    • eduguim

      Outro adilton

  • Paulina Christov

    Oi Edu sua análise é perfeita. Sabemos que os direitistas estão preocupados com a articulação das viagens de Lula, e farão todo tipo de jogo sujo para confundir a cabeça do povo. Precisamos dar respostas inteligentes e bem fundamentadas como você tem feito.

  • Jose Carlos lima

    Também chamado de Direito Penal do Inimigo, pois o réu é destituído da sua condição de cidadão para, como objeto, ser torturado, vilipendiado, linchado. O cidadão comum nem desconfia que ao defender esse tipo errado de aplicação da lei para desafetos políticos, ele cidadão um dia pode ser também vitima. Do Tribunal da Alçada, que tinha como alvo Tiradentes, a Lava Jato, cujo alvo é Lula, esse tipo de excrescência Jurídica se mantém de pé, isso face ao nosso DNA cultural escravista. Busque por Direito Penal do Inimigo: da Alçada à Lava Jato.

    https://www.instagram.com/p/BbQhlsBFKg7/

  • O JUIZ

    Muito bem esclarecido Eduardo.
    E quanto aos “elementos” que tentam deturpar as matérias e os comentários aqui postados, percebe-se que não passam de torcedores fanáticos de um time derrotado moralmente.
    Se imaginam em um estádio de futebol torcendo para que os jogadores de seu time literalmente matem os adversários, e não simplesmente os vençam.
    Essa é uma realidade triste que vivemos também na área política, por falta de cultura, e sabedoria.
    Creio que as coisas vão piorar com a aproximação das eleições, se houverem, pois o fanatismo que me refiro vais crescer em proporções criminosas, estimulado pela mídia nativa.

  • henrique de oliveira

    Coxinhas , golpistas , mídia safada e outras porcarias de direita fascista , uni vos , pois passaremos em cima de vocês como um rolo compressor em 2018 , eu e alguns amigos particularmente já estamos humilhando escrachando , os paneleiros que conhecemos , fazemos essa turma passar vergonha todo santo dia , só estamos tratando os canalhas como fomos tratados , agora é nossa vez de tirar sarro tem gente que chora e jura que acreditava na globo e jurava que Moro era gente seria , é isso ai minha gente , chupa que é de querosene.