Filho de juiz lembra que nem todo juiz tem regalias como Moro e cia.

Destaque, Opinião do blog, Sem categoria, Todos os posts

O Blog da Cidadania criticou a magistratura de forma ampla pelo comportamento de juízes federais como Sergio Moro, Marcelo Bretas e tantos outros que, no próximo dia 15 de março, entrarão em “greve de um dia” em protesto contra críticas que receberam por ganharem cerca de 5 mil reais de dinheiro público por mês a título de “auxílio-moradia”, mesmo quando “Suas Excelências” têm imóvel próprio e não necessitam de auxílio algum.  A matéria contém uma impropriedade.

Gustavo Métin (foto no alto da página) é filho de juiz e leitor do Blog da Cidadania e fez uma ponderação muito correta que, sob sua autorização, esta página irá reproduzir como forma de desfazer uma injustiça. Vamos ao que disse o jovem Gustavo.

“Meu caro Eduardo,

sou seu admirador. Assiduamente assisto seus videos e os compartilho, pois sei de sua luta em favor da democracia.

Mas peço a você que, nos próximos videos em que for tratar dos juízes, por favor faça ressalvas, pois nem todos juízes recebem “auxílios”. Meu pai jamais solicitou esse tipo de auxilio.

Desculpe-me por esse comentário, mas sou testemunha da luta diária de meu pai para pagar nossos compromissos, inclusive com medicações caríssimas para trombose, câncer e diabetes.

Se existem juízes ganhando mundos e fundos, posso lhe assegurar que isso acontece com outros, não com meu pai e muitos colegas dele que me exibiram, indignados, os contra-cheques.

Espero que leve isso em consideração nos seus próximos vídeos, pois fazer reportagem é também saber distinguir o joio do trigo.

Gustavo Métin”

Gustavo tem toda razão. Aliás, toda generalização é burra. Não existe a menor dúvida de que também entre a magistratura existem inúmeras pessoas conscientes e que não abusam dos privilégios que o corporativismo de setores poderosos do Judiciário estabeleceram à revelia da decência, do bom senso, da modéstia imperativa aos poderosos, inclusive.

A luta que travamos não pode ser conspurcada pelo uso das táticas do lado oposto. Demonizar toda uma categoria, seja ela de pedreiros ou de magistrados, é uma atitude igualmente danosa à sociedade.

Por fim, o Blog da Cidadania comemora ter jovens como Gustavo Métin entre seu público. Esse é o tipo de atitude de que o nosso país precisa: ponderação, humildade, respeito e inteligência. Parabéns, Gustavo Métin. Você deu uma aula de bom senso a um homem com idade pra ser seu pai.