Delatores da Lava Jato enriqueceram corrompendo e hoje dão festas de arromba

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O empresário Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, 65, como tantos outros delatores da operação Lava Jato, enriqueceu corrompendo políticos que comprava e vendia facilmente.

Segundo a Folha,  ele não demonstra abatimento ou infelicidade. Muito pelo contrário.

Curtindo em liberdade os benefícios proporcionados por sua delação premiada, virou o terror da vizinhança, uma espécie de rei da balada do Costa Dourada, um elegante edifício na rua Guará, no Jardim Paulista, em São Paulo.

No mês passado, sem aviso prévio ou preocupação com o barulho, promoveu uma festinha para cerca de 200 convidados, segundo contagem feita por moradores do prédio, em sua cobertura de 562,53 m², equipada com terraço, piscina e uma barra de pole dance.

O evento foi apelidado por um vizinho de “pancadão do delator”, dado o volume produzido no aparelho de som do dúplex, que fica no 24º andar e tem um hall, na entrada do elevador, semelhante a uma boate.

Luzes automáticas mudam de cor a cada segundo e realçam uma painel policromático onde se lê a frase “aqui não é perfumaria”.

A agitação na festa foi tão grande que era possível escutá-la desde os primeiros pavimentos. Quem interfonava para reclamar ouvia um funcionário dizer que nada podia fazer, seguido de risos.

A balada terminou por volta das 6h, quando uma frota de carros alugados, segundo moradores, levou embora os convidados que não tinham condições de dirigir por conta do elevado grau etílico.

Em 2016, o delator já havia se indisposto com o condomínio quando, de acordo com ata de uma reunião, apropriou-se de uma área comum do prédio para instalar condensadoras de ar-condicionado e aquecedores de piso. Advertido, retirou os apetrechos e devolveu o espaço.

HISTÓRICO

Mendonça tornou-se delator da Lava Jato após sua empresa, a Toyo Setal, ter sido citada em setembro de 2014 pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Com medo de acabar na cadeia, o empresário procurou os investigadores e revelou o modus operandi do que chamou de “clube” da propina, formado pelas principais empreiteiras do país com o objetivo de fraudar licitações.

Contou, por exemplo, que valores em espécie eram pagos a “Tigrão”, “um moreno, meio gordinho, de uns 40 anos”, emissário de Renato Duque, então diretor de engenharia da Petrobras.

Os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa renderiam 16 anos e 8 meses de prisão a Mendonça, mas, por conta da delação, a pena foi substituída para o chamado “regime aberto diferenciado”.

Além de pagar indenização de R$ 10 milhões, foi condenado a prestar, durante quatro anos, 30 horas de serviços comunitários por mês, apresentando relatórios bimestrais de suas atividades.

“A efetiva colaboração de Augusto Mendonça não se discute”, escreveu o juiz federal Sergio Moro, na sentença, em 2015.

“Prestou informações e forneceu provas relevantíssimas para a Justiça de um grande esquema criminoso”, declarou Moro.

VIDA AGITADA
Em seu depoimento à Procuradoria, Mendonça disse que passou a ter uma atuação direta no clube da propina em 2004, quando sua empresa enfrentava uma situação de “enorme crise financeira”.

Um ano depois, período em que ainda lutava contra a “insolvência técnica”, “com 59 pedidos de falência”, Mendonça casou-se com a atriz Gisele Fraga, famosa pelas novelas e musa de setembro de 1989 da revista Playboy.

A festa para 600 convidados foi realizada no bufê La Luna, que estava decorado com rosas colombianas, e contou com show do cantor Paulo Ricardo (ex-RPM).

“Não tínhamos uma vida tão glamorosa assim”, afirma a atriz. “As viagens e festas dependiam dos altos e baixos das finanças.”

Gisele, que prepara um livro pela editora Laços onde pretende contar detalhes de sua vida com o delator, diz que foi “anexada a um escândalo” que a estarreceu.

“Não tinha a mínima ideia dos atos ilícitos, confiava em meu marido”, afirma Gisele, que em 2004 chegou a dividir o palco com o empresário numa peça chamada “Jeitinho Brasileiro”. Mendonça era o zelador de um edifício.

A atriz conta que após a separação, o delator da Lava Jato, um homem que define como “sedutor e inteligente”, começou a frequentar raves e festas de música eletrônica. “Entrou para a bagunça”, diz.

Na última quarta-feira, por conta dessa nova fase da vida do empresário, moradores do edifício Costa Dourada fizeram uma reunião extraordinária do condomínio para tratar da festa que, segundo eles, “agrediu a todos”.

Na reunião, Mendonça afirmou que não era sua intenção perturbar os vizinhos. Disse também que tinha mandado preparar um isolamento acústico para a ocasião, mas que o resultado, infelizmente, não ficou bom. Contestou também o número de 200 convidados. Segundo ele, totalizavam 120.

O condomínio não aceitou suas justificativas e decidiu aplicar-lhe uma multa de cerca de R$ 20 mil. O empresário foi avisado também que, em caso de nova festa, os convidados serão impedidos de entrar no prédio e que a polícia será acionada.

A Folha procurou Augusto Mendonça para entrevistá-lo sobre as queixas dos seus vizinhos, mas não obteve resposta.

16 18