O que vi e ouvi pessoalmente de Lula antes da prisão ilegal

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Quando cheguei ao amplo prédio da rua João Basso 231, sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, por volta das 21 horas de 5 de abril de 2018, pouco após o anúncio de que o juiz Sergio Moro decretara a prisão de Lula, as cercanias da região estavam tomadas por dezenas de milhares de pessoas que para lá se dirigiram em uma impressionante procissão que tomou o centro de São Bernardo do Campo.

Só consegui entrar no sindicato porque pessoas do círculo íntimo de Lula me reconheceram e me fizeram passar por diversas barreiras até chegar ao segundo andar, onde o ex-presidente estava reunido com a família e amigos mais chegados, políticos e assessores.

Mesmo no círculo íntimo que dava acesso ao local onde ele estava havia uma infinidade de pessoas simples, do povo, que ele recebia por ter tido algum contato com elas durante a vida. O que mais se viu naquela área reservada à diretoria do sindicato foram cenas que, já na madrugada desta sexta-feira, reproduziram-se do lado de fora, onde estava a massa: pessoas emocionadas e desoladas, muitas em lágrimas, sendo CONSOLADAS por Lula.

Sempre sereno, sempre digno, a horas de ser encarcerado pelos esbirros da ditadura que se abateu sobre o Brasil.

Confesso que me emocionei com aquelas cenas. Em minha mente voltei há quase 30 anos, a 1989, quando comecei a apoiar Lula após a derrota do meu candidato no primeiro turno, Mario Covas, pois achava Lula “muito radical”. Revi, na mente, cada passo da trajetória dele nos últimos 30 anos, que acompanhei todos.

Grande Lula.

Quando pudemos conversar e tirar fotos, ele me disse frases que me surpreenderam e arrepiaram. Não saberia reproduzir ipsis-litteris o que ele me disse, pois ver essa figura histórica um dia antes do início do seu calvário realmente me colocou em um estado de estupor e de perplexidade por algo assim estar acontecendo, mesmo que soubesse há muito tempo que isso poderia ocorrer.

Cumpre-me, pois, passar a todos a mensagem de Lula. Ele pede que todos os que o apoiam que não se deixem abalar, que “não desistam nunca” e que ele mesmo está preparadíssimo para o que der e vier. Ele se ampara na consciência de que é inocente e está sofrendo uma injustiça.

Caro leitor (a), é só o que tenho a dizer, por enquanto. Fotos e vídeos você verá aos montes por aí. Eu precisava, apenas, passar a todos essa mensagem de Lula. Diante da coragem dele, contida nas palavras que me disse enquanto me dava um dos seus famosos abraços afetuosos, não temos o direito de perder a coragem ou de desistir da luta. Se você apoia Lula, faça como ele: lute muito, “teime”, como ele diz.

WhatsApp Video 2018-04-06 at 08.34.34(1).mp4 from Eduardo Guimarães on Vimeo.