Pesquisa do Estadão mostra esquerda mais forte na eleição 2018

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A pesquisa mensal sobre política feita pelo Instituto Ipsos para jornal O Estado de São Paulo apontou neste mês dados que mostram que o discurso da esquerda sobre Lula e a Lava Jato está vencendo a disputa com a direita por corações e mentes.

A pesquisa mostra que a maioria esmagadora do país (73%) julga que o ex-presidente Lula, em resumo, é um preso político. Exatamente como a esquerda vem dizendo.

A pesquisa Ipsos é paga pelo jornal O Estado de São Paulo, um jornal centenário, fundado por barões do café no século XIX.

Esses “barões do café”, para quem não sabe, foram grandes cafeicultores paulistas que aumentaram sua riqueza graças ao cultivo de café que faziam graças a escravos negros sequestrados na África.

O Estadão foi o principal coordenador do golpe militar de 1964, e no dia em que esse golpe foi desfechado chamou os militares golpistas de “democratas”. Esses mesmos “democratas” acabariam “democraticamente” com a eleição de presidentes pelo povo e ficariam no poder à força pelos 21 anos seguintes graças a assassinatos e torturas de adversários políticos.

O Estadão é também, ao lado da Globo, o maior inimigo do PT na mídia conservadora e corporativa.

Por conta de tudo isso, a pesquisa que divulgou neste sábado, 14 de abril, reveste-se de extrema importância. Apesar de ter alguns maus resultados para o PT, até por ter sido encomendada por um inimigo declarado do partido, traz resultados que, se estão assim na pesquisa do Estadão, na realidade devem ser muito melhores para a esquerda, para o PT e para Lula.

Vejamos.

Segundo a pesquisa, 50% dos entrevistados apoiam a prisão de Lula e 44% dizem que não apoiam. Trata-se de empate técnico. Como a margem de erro da pesquisa é de 3%, o resultado poderia ser 47% a 47%.

73% dizem que Lula está preso porque sofre perseguição dos poderosos e 23% discordam.

Outro empate técnico: 50% dizem que é justo Lula estar preso e 44% dizem que é injusto. Essa diferença está na margem de erro. Mais uma vez, o resultado poderia ser 47% a 47%.E, aí, vem uma avalanche de resultados bons para Lula.

91% dizem que a Lava Jato deveria investigar todos os políticos e não investiga.

66% acham que agora que Lula foi condenado à prisão, os políticos vão tentar acabar com a Lava Jato.

55% dizem que a Lava Jato faz perseguição política contra Lula

Empataram em 47% a 47% os que acham e os que não acham que a Lava Jato até agora nada provou contra Lula.

51% discordam de que a Lava Jato esteja mostrando que Lula é mais corrupto que os outros políticos e só 44% concordam.

52% discordam de que a Lava Jato esteja investigando todos os políticos.

E uma maioria esmagadora de 58% acha que  Lava Jato só condenou Lula porque ele vem de origem humilde e só 32% discordam.

Segundo o Estadão, é a primeira vez, em dois anos, que os que acham que todos os partidos estão sendo investigados pela Lava Jato são minoria. Em abril de 2016, 66% pensavam assim. Agora, são só 43%

Aliada à péssima repercussão internacional, essa pesquisa mostra o potencial gigantesco que a esquerda tem neste ano para vencer a eleição. E, do jeito que as coisas vão, talvez até com Lula no páreo.

Assista à reportagem em vídeo.