Vox Populi desmente Datafolha sobre apoio popular a Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Lula lidera a pesquisa Vox Populi recém publicada e, em alguns cenários, cresceu em relação a levantamentos anteriores. Os números divulgados pelo instituto são mais favoráveis ao petista do que os apresentados pelo Datafolha.

No levantamento espontâneo, Lula aparece com 39%; Bolsonaro (PSL) vem em segundo, com 9%; Joaquim Barbosa (PSB) e Marina Silva (Rede) têm 2%.

Nos dois cenários estimulados, um com  Michel Temer e outro com o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, Lula tem 47% das intenções de voto. No Datafolha, Lula tem 31%.

Para o presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, a pesquisa indica que o impacto da prisão não foi significativo nas intenções de voto de Lula.

“A pesquisa mostra que aumentou o sentimento de que o ex-presidente é vítima de uma injustiça e de que recebe um tratamento desigual por parte do Judiciário”, afirma Coimbra.

Na simulação do segundo turno, Lula aparece com 56% ante 12% de Alckmin (PSDB). Eram 50% contra 14% em dezembro.

Na disputa com Marina, o petista tem 54% contra 16% de sua ex-ministra. Na pesquisa anterior ela tinha 21%.

No enfrentamento com Joaquim Barbosa, o ex-presidente soma 54% ante 20% do ex-presidente do Supremo, que, no último levantamento, tinha 21%.

No Datafolha, o petista também vence em todos os cenários.

Segundo a pesquisa Vox Populi, 46% consideram justa a prisão de Lula. Para 44%. a prisão é injusta. Os outros 10% não responderam.

Na avaliação de 34%, ficou provado que o ex-presidente é culpado. No entendimento de 41%, isso não ficou comprovado.

Ao todo, 52% disseram que Lula é tratado com mais rigor do que outros políticos pela Justiça. No Datafolha, mais da metade dos eleitores declararam considerar justa a prisão da principal liderança do PT.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de abril. O Vox Populi fez 2 mil entrevistas em 118 municípios (registro no TSE: BR-02039/2018). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.