Candidatos poderão arrecadar via crowfunding (vaquinha) na internet

Todos os posts, Últimas notícias

A onda do crowdfunding vai entrar de vez no jogo eleitoral deste ano? A partir do dia 15 de maio, os partidos e postulantes aos cargos no Executivo e no Legislativo poderão buscar novos recursos a partir das famosas “vaquinhas virtuais”

Você sabia que a onda do crowdfunding vai entrar de vez no jogo eleitoral deste ano? A partir do dia 15 de maio, os partidos e postulantes aos cargos no executivo e no legislativo poderão buscar novos recursos a partir das famosas “vaquinhas virtuais”.

A nova regra foi aprovada na última reforma eleitoral, de 2017, e surge como mais um meio para aplacar o contexto de falta de dinheiro para a realização das campanhas.

Com o fim da era do financiamento privado, que contava com doações vitaminadas das empresas, a classe política terá que “se virar” com um teto “mais modesto”. As fontes principais serão o fundo partidário e o fundo público de campanha.

Mas modalidades alternativas como a do financiamento coletivo pela internet poderão não só ajudar diretamente nas campanhas, como podem resgatar uma participação mais direta do cidadão na construção da democracia.