Absolvição de Gleisi indica libertação de Lula
A absolvição da senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, pelo STF, é grande notícia para Lula porque todo o processo contra ela baseava-se em delações sem provas exatamente como aquela que gerou a condenação e posterior prisão do ex-presidente Lula.
Um excelente sinal de que o julgamento da presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, indica que Lula pode ser libertado nos próximos dias é o piti da musa fascista na internet, Joyce Hasselmann.
A bolsonarete afirma que ao absolver Gleisi o STF “liberou geral”. Ou seja: a Justiça só é boa quando condena petistas. Mas ela diz, em sua catilinária histérica, que o STF, ao absolver Gleisi, “abriu a porta” para Lula.
De certa maneira, ela tem razão. Nos próximos dias, o ex-presidente Lula submeterá um dos méritos de sua prisão pela primeira vez ao STF.
No recurso, a defesa de Lula pede que o Supremo suspenda os efeitos da condenação, ou seja, se o recurso for aceito, Lula poderá ser libertado da prisão.
O que ocorre é que o TRF4, que apressou de forma inédita o julgamento de Lula, posterga o envio de seu processo para instâncias superiores depois que ele foi preso.
Nesse contexto, a possibilidade de a Segunda Turma do STF soltar Lula indica que o resultado para ele deve ser favorável simplesmente porque essa turma, composta por maioria de ministros contrários à indústria das delações, absolveu Gleisi Hoffmann de acusação forjada da mesma forma que a acusação contra Lula.
Tanto Lula quanto Gleisi foram acusados pelo Ministério Público com base em acusações de delatores da Lava Jato feitas sem apresentação de provas. No caso de Lula, o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro mudou seu depoimento depois que foi condenado a décadas de prisão e passou a acusar Lula de ter recebido o tríplex como propina. Não apresentou uma só prova.
A absolvição de Gleisi como rejeição a delações sem provas aumenta muito a possibilidade de Lulal ser libertado pelo mesmo motivo, ainda que uma consultoria internacional afirme que o STF agirá diferente com Lula por medo da mídia.
Por outro lado, a pressão nacional e internacional contra os abusos do Judiciário brasileiro está aumentando muito. A absolvição da presidente do PT sinaliza isso. Lula pode se beneficiar desse fenômeno na semana que vem.
Assista a reportagem em vídeo