Bolsonaro sinaliza que irá fugir de embates com adversários

Todos os posts, Últimas notícias

Com o acirramento da pré-campanha, presidenciáveis disputaram aparições em eventos, debates e sabatinas nos últimos meses. Em estratégia oposta, Jair Bolsonaro (PSL) tem faltado aos eventos aos quais é convidado.

Em abril e maio, o ex-capitão do Exército não compareceu a ao menos quatro grandes encontros dos principais concorrentes ao Palácio do Planalto e declinou entrevista e sabatina da Folha.

Bolsonaro é o segundo colocado na corrida eleitoral. Com 15% das intenções de voto na pesquisa Datafolha, ele aparece só atrás de Lula (PT) que, mesmo preso desde 7 de abril, mantém a liderança, com 31%. No cenário sem o petista, o deputado federal sai na frente, com 17% do eleitorado a seu favor.

No Fórum da Liberdade, em Porto Alegre no dia 9 de abril, o candidato do PSL não respondeu ao convite dos organizadores e não compareceu. Estavam lá Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Flávio Rocha (PRB) e João Amoêdo (Novo).

Ele também não esteve em evento promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em 8 de maio, em Niterói (RJ), que reuniu 11 pré-candidatos. Justificou “incompatibilidade de agenda”, segundo os organizadores. Nessa mesma data, Bolsonaro deu expediente na Câmara dos Deputados.

Dois dias depois, o presidenciável faltou a outro debate, o da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), em Gramado (RS). Cinco concorrentes na disputa marcaram presença: Ciro, Meirelles, Manuela D’Ávila (PC do B), Álvaro Dias (Podemos) e Guilherme Boulos (PSOL).

Bolsonaro declinou esse último evento porque tinha agenda em Belo Horizonte. Na viagem à capital mineira, o deputado foi recebido por apoiadores aos gritos de “mito!” e “o capitão chegou”.

Não colocar na lista de compromissos encontros em que precisa apresentar suas propostas ao lado de outros concorrentes tem sido a estratégia de Bolsonaro na pré-campanha. Ele tem preferido comparecer a eventos para os quais é convidado por apoiadores, além de almoços reservados com empresários.

O presidenciável tem evitado ainda as sabatinas. O convite para participar da série de entrevistas da TV Folha –que já ouviu 13 presidenciáveis– ficou sem resposta do candidato do PSL. Ele também não confirmou a data em que participará de sabatina promovida por Folha, UOL e SBT –esta, para conhecer os planos de governo dos sete primeiros colocados na pesquisa Datafolha.