Prisão de Lula está prejudicando economia

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O cerco aos golpistas pela prisão de Lula continua aumentando. Após uma extensa fila de personalidades de renome internacional denunciando a prisão do ex-presidente como produto de golpe político para tirá-lo das eleições, a desmoralização do Judiciário por condenar Lula sem provas está gerando fuga de capitais do país, reduzindo o crescimento e gerando inflação.

Só para começar, vale notar reportagem impressionante da revista Exame que dá conta de que a maior consultoria de risco político do mundo divulgou análise que desmoraliza o Judiciário brasileiro diante do mundo.

Análise da consultoria Eurasia Group, que tem escritórios em Nova York, Washington, DC, Londres, Tóquio, São Paulo, São Francisco e Cingapura e que, em 2010, foi considerada pela  World Future Society como “a maior consultoria de risco político do mundo” é espantosamente clara sobre as razões pelas quais o STF não concedeu habeas-corpus para Lula:

Continuamos a acreditar que os magistrados [do STF] não querem parecer complacentes em relação ao ex-presidente [Lula] e correr o risco de uma forte reação negativa da imprensa e de metade da população”, diz o relatório da Eurásia.

Trocando em miúdos, se é que é necessário: a consultoria diz que a razão para Lula não receber habeas corpus não é jurídica, mas política – medo da imprensa e de parte da opinião pública.

Não é por outra razão que reportagem do jornal Folha de São Paulo publicada na última segunda-feira dá conta de que DESPENCOU o investimento estrangeiro no Brasil no primeiro semestre deste ano.

O IDP (Investimento Direto no País), dado do BC (Banco Central) que mostra o desempenho das aquisições e empréstimos de matrizes no exterior a suas filiais brasileiras, tem queda de 30% nos primeiros quatro meses do ano em relação a igual período de 2017.

Mas esse nem é o principal problema. A instabilidade política no Brasil está provocando uma fuga de dólares do país. Isso significa simplesmente que o preço do dólar aumenta, ou seja, você precisa de mais reais para comprar cada dólar, cuja cotação se aproxima, perigosamente, de 4 reais, com risco de chegar a 5 reais por dólar.

A pressão sobre o dólar obriga o governo a vender cada vez mais parte das reservas brasileiras da moeda norte-americana.

Esse é um problema gigante. Se continuarem tirando dólares do Brasil, nossas reservas irão despencar. Sem reservas, o país não terá crédito internacional, não conseguirá bancar importações e exportações, a inflação irá disparar, pois tudo que usa insumos importados vai encarecer junto com o preço do dólar.

Qual a razão de tudo isso? O que tem Lula a ver com o peixe? É simples. Análise do diretor do instituto de pesquisas Datafolha explica por que a prisão de Lula deixa o mercado nervoso.

Não é preciso muito esforço para entender a tese do instituto de pesquisa pertencente ao jornal antipetista Folha de São Paulo. Basta ler um trecho da análise do diretor do Datafolha supracitado:

A crise democrática fica ainda mais evidente nas simulações de segundo turno. Em duas dentre três hipóteses testadas sem Lula, brancos e nulos disputam a liderança com os dois candidatos finalistas, dentro da margem de erro da pesquisa. Nesses cenários, se a eleição fosse agora, o Brasil poderia eleger um presidente rejeitado por quase 70% da população. Improvável? Dilma foi reeleita com a maioria dos votos válidos, mas não do total de votos, no segundo turno de 2014. Collor em 1989 também. Ambos não chegaram ao fim de seus mandatos

Ou seja: se Lula não disputar a eleição e o PT não apresentar outro candidato, o presidente que será eleito assumirá com ENORME rejeição e terá chegado ao cargo com os votos de modesta MINORIA do eleitorado, causando uma crise democrática que fará a atual parecer fichinha.