Até adversários do PT elogiam Lula para agradar eleitor

Todos os posts, Últimas notícias

Inelegível e preso em Curitiba, Lula é onipresente nas campanhas no Nordeste. Com 59% das intenções de voto na região, segundo pesquisa Datafolha, ele é usado e citado não apenas por petistas. Políticos do MDB, PTB, PSB, PSD e PSOL tentam colar suas imagens à do ex-presidente.

De pelo menos 11 candidatos de outros partidos que citaram Lula, só 5 são aliados do PT em seus estados. Outros seis estão em chapas adversárias, mas ainda assim relacionaram suas trajetórias ao petista.

O Maranhão foi o estado em que mais candidatos fizeram referências a Lula. Foram quatro ao todo, nenhum deles apoiados pelo PT local.

Em campanha para voltar ao governo, Roseana Sarney (MDB) é apresentada em uma foto ao lado do ex-presidente. O locutor lembra que ela foi líder do governo no Congresso durante a gestão de Lula.

Candidato ao Senado na mesma chapa, Edison Lobão (MDB) lembrou que foi ministro nos governos Lula e Dilma Rousseff. Roseana e Lobão estão numa chapa oposta ao PT, que apoia a reeleição do governador Flávio Dino (PC do B).

No estado, os candidatos do PSOL ao governo e ao Senado, Ovídio Neto e Saulo Pinto, gastaram parte dos seus escassos dez segundos de televisão para gritar “Lula Livre” no horário eleitoral.

Em Pernambuco, estado natal do ex-presidente, os dois principais candidatos ao governo fizeram referências a Lula. Depois de apoiar Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial de 2014 e apoiar o impeachment de Dilma em 2016, o governador Paulo Câmara(PSB) apresenta-se como o candidato de Lula.

Após seis anos rompidos em Pernambuco, PSB e PT aliaram-se na eleição deste ano. Com a decisão, os petistas abdicaram da competitiva candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo do estado.

“É uma grande honra ter o apoio de um presidente que fez tanto por Pernambuco. Eu e Lula estamos juntos para defender nossas conquistas, para levar esperança e lutar por um futuro ainda melhor”, afirma o governador na TV.

Principal oponente do governador, o senador Armando Monteiro (PTB) não cita Lula diretamente, mas aparece em uma foto ao lado do ex-presidente petista ao mostrar a sua trajetória na política. Monteiro ainda adotou uma estrela vermelha semelhante à usada pelo PT como o seu símbolo de campanha.

A única diferença é que a estrela contém o número 14, do PTB, em vez do 13. O jingle de sua campanha cita Pernambuco como “a terra de Lula”.

Em Sergipe, o programa eleitoral do candidato a governador Belivaldo Chagas (PSD) mostrou fotos do candidato ao lado de Lula e ainda veiculou uma mensagem de Fernando Haddad, que deve substituir Lula na chapa presidencial do PT, pedindo votos para o candidato do PSD.

Belivaldo, cujo partido nacionalmente apoia Geraldo Alckmin, firmou aliança com o PT em Sergipe. A chapa tem como candidata a vice-governadora Eliane Aquino (PT).

Lula ainda aparece em uma foto no programa do ex-governador Jackson Barreto (MDB), candidato ao Senado na chapa de Belivaldo. Mesmo filiado ao MDB, ele afirma na sua propaganda que o governo Michel Temer (MDB) é o pior que o Brasil já teve em décadas.

Até mesmo o ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTC), que derrotou Lula na eleição presidencial de 1989, citou o petista em seu programa. Collor é candidato ao governo Alagoas. No estado, o PT apoia Renan Filho (MDB).

Ao citar a trajetória de Collor, a propaganda diz que “junto com Lula” o hoje senador conseguiu retomar obras como o Canal do Sertão e duplicação da BR-101 em Alagoas.

Já o senador Eunício Oliveira (MDB) —que votou pelo impeachment de Dilma— abriu seu programa exibindo foto sua ao lado do ex-presidente. Na campanha, ele tem apresentando-se como “o senador de Lula”.

Da FSP.