Datafolha e Ibope divergem de outras pesquisas e prejudicam Haddad
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira traz números suspeitos condizentes com pesquisa Ibope e que divergem de pesquisas como da Confederação Nacional dos Transportes (domingo, 30) que mostram Haddad empatado com Bolsonaro.
O Datafolha é o único instituto que não deu Haddad próximo a Bolsonaro. Quando todos os outros institutos davam Haddad acima dos 20 pontos, o Datafolha dava 16.
A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta, mantém Haddad estagnado no número da pesquisa anterior contrariando todas as outras pesquisas, menos a pesquisa Ibope.
Em 2010, o Blog da Cidadania representou à Procuradoria Geral Eleitoral contra divergências como a de agora e fez a PGE abrir investigação na Polícia Federal. Uma semana depois Datafolha e Ibope corrigiram números e deram empate entre Dilma Rousseff e José Serra.
Os números do Datafolha são tão estranhos que até o gráfico que os representa chama atenção. Uma oscilação de Haddad para baixo de 1 ponto aparece no gráfico como queda pronunciada.
O Blog da Cidadania estuda representação do Ministério Público Eleitoral se outras pesquisas divergirem fortemente de Datafolha e Ibope.