Depoimento de militante torturada por “herói” de Bolsonaro vai para a TV

Todos os posts, Últimas notícias

O PT leva à propaganda eleitoral da noite desta terça (16) um depoimento de uma militante que foi torturada pelo coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, chefe do DOI-Codi paulista entre 1970 e 1974, no auge da ditadura militar.

O coronel foi homenageado por Jair Bolsonaro (PSL) durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff, na Câmara, e é apresentado no programa petista como o “torturador mais sanguinário do Brasil” e “maior ídolo de Bolsonaro”.

Maria Amélia de Almeida Telles, conhecida como Amelinha, relata detalhes da tortura. “O momento de maior dor foi o Ustra levando os meus dois filhos na sala de tortura, onde eu estava nua, vomitada, urinada”, diz ela, que à época militava clandestinamente no PCdoB.

O programa também destaca os recentes casos de agressões atribuídos a apoiadores de Bolsonaro. “Seguidores de Bolsonaro espalham o terror pelo Brasil, perseguem, agridem e até matam”, diz o locutor, em referência à morte do mestre Moa do Katendê, assassinado em Salvador, supostamente por um seguidor do capitão reformado.

A partir dos 30 segundos, o programa corajosamente mostra o que é tortura e exibe o depoimento de uma mulher que foi torturada e teve seus filhos levados até os porões do DOPS para que vissem seus pais ensanguentados e quase mortos. É importante que as pessoas tenham consciência do que está sendo banalizado e torturado. Assista:

Do Painel FSP.