Jogo inspirado em Bolsonaro incita a violência, bem como seu discurso de ódio

Todos os posts, Últimas notícias

O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos mandou para a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) uma representação do PT contra um jogo desenvolvido pela empresa BS Studios. Nele, o personagem ‘Bolsomito’, inspirado no candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), ganha pontos ao matar minorias, como homossexuais, feministas e negros. Segundo Banhos, trata-se de fato gravíssimo que pode configurar incitação ao crime. Assim, caberá à PGE, que é ligada à Procuradoria-Geral da República (PGR), tomar as medidas que entender cabíveis.

“Registro que o referido jogo ostenta conteúdo indiscutivelmente agressivo, inadequado, preconceituoso, podendo até configurar incitação ao crime”, escreveu Banhos.

A campanha do candidato a presidente Fernando Haddad (PT), que disputa o segundo turno com Bolsonaro, pedia a remoção do jogo por suposta propaganda irregular na internet. Ele foi lançado na última sexta-feira, dois dias antes do primeiro turno.

Banhos é um dos três ministros substitutos do TSE que analisam ações sobre propaganda eleitoral. Mas avaliou que o caso, embora gravíssimo, não é de propaganda. Por isso encaminhou para apuração da PGE.

Na quarta-feira, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) anunciou que abriu um inquérito civil público para investigar a empresa que desenvolveu o jogo. O órgão avaliou que o houve “clara intenção de prejudicar candidato à Presidência da República e com isso embaraçar as eleições 2018”, além de causar “danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas”.

O GLOBO ainda não conseguiu entrar em contato com a BS Studios para comentar a decisão do TSE e a investigação do MPDFT.

Do O Globo.