Campanha sem receita nem despesa

Todos os posts, Últimas notícias

Um a cada seis candidatos desta eleição não teve movimentação de despesas durante a campanha, segundo levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a pedido da Coluna. Desse universo de 3.807 aspirantes a cargos eletivos, 649 não registraram nem despesa nem receita. Segundo especialistas, não possuir movimentação financeira é um dos indícios de candidatura laranja. “Para caracterizar fraude, no entanto, há de ter outros elementos, como ausência de campanha ou mera divulgação”, diz o ex-ministro do TSE Henrique Neves.

O Ministério Público tem se preocupado com servidores dos três Poderes, que têm direito à licença para fazer campanha. “A garantia democrática desse afastamento não pode ser confundida com férias remuneradas”, diz Neves.

A Coluna identificou casos de funcionários da Câmara que se enquadram nesse perfil. Um deles não teve nenhuma movimentação financeira e apenas 190 votos.

Os números levam em consideração candidatos que apresentaram as contas até sexta-feira. Encerrado o prazo, 6,4 mil ainda não haviam declarado as informações à Justiça Eleitoral. Em 2018, 26,4 mil concorreram a cargos eletivos.

Do Estadão