Novo cotado por Bolsonaro para o MEC já foi investigado pelo MP

Todos os posts, Últimas notícias

O procurador regional da República Guilherme Schelb, cotado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro na manhã desta quinta-feira para assumir o Ministério da Educação (MEC), já foi acusado de pedir dinheiro a empresas que tinham interesse em algumas investigações conduzidas por ele. O caso foi investigado pelo Conselho Nacional do Ministério Público em 2004. Pelas acusações tornadas públicas no período, o procurador pediu pelo menos R$ 350 mil a quatro empresas e um sindicato: Souza Cruz, Fiat, Coca-Cola, Volkswagem e o Sindicato de Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom).

Schelb teria pedido patrocínio de R$ 70 mil a cada uma das empresas para financiar a produção de um livro e de um site dele. No mesmo período, o procurador participou de uma força-tarefa de Ministério Público Federal, Polícia Federal e Receita Federal, responsável por uma investigação sobre contrabando e falsificação de cigarros. A operação era de extremo interesse da Souza Cruz, maior fabricante de cigarros do país. As investigações sobre sonegação de impostos também atingiram a distribuidora de combustíveis Petroforte Brasileiro Petróleo, caso de interesse do Sindicom.

As investigações contra Schelb tiveram início em 2004. Dois anos depois, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região concedeu uma liminar determinando a suspensão do processo. O Conselho Nacional ainda não informou qual o destino final da investigação.

Num outro processo, o procurador foi punido com censura pública por supostos excessos em investigações contra Eduardo Jorge Caldas, ex-secretário-geral da presidência da República no governo Fernando Henrique Cardoso.

As acusações sobre pedido de dinheiro a grandes empresas trincaram a imagem de “moralizador da República” cultivada por Schelb e outros colegas no governo de FH. No período, Schelb se destacou por promover barulhentas investigações sobre desvios no serviço público.

Do O Globo