Só 12 profissionais se apresentam ao Mais Médicos e Piauí fica sem atendimento

Todos os posts, Últimas notícias

Dos 199 médicos inscritos no programa Mais Médicos no Piauí apenas 12 se apresentaram ao local de trabalho. A situação preocupa os prefeitos e moradores das cidades que dependem desses profissionais para garantir saúde básica na região, como Guaribas e Júlio Borges.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, informou que a expectativa era positiva para que as vagas fossem preenchidas por médicos brasileiros mas até o momento, apenas 12 médicos tinham se apresentado. O prazo para se apresentar vai até o dia 14 de dezembro.

“Isso nos provoca uma preocupação de descontinuidade de serviço que é muito importante, da assistência a saúde para a população”, disse.

Alguns municípios piauienses estão sem médicos porque tinham atendimento exclusivo dos cubanos, como por exemplo, Guaribas do Norte, no extremo sul do estado e Julio Borges, a 821 km de Teresina.

Gil Carlos ressalta a importância do programa, pois resolve 80% das demandas de saúde da região, além de desafogar os hospitais e faz um apelo para que os médicos que se inscreveram se apresentem até o dia 14 de dezembro.

“Quando há falta do médico isso causa um transtorno aumentando a demanda sobre as especialidades, hospitais e termina provocando um grande transtorno para a população. Fazemos um apelo, a data limite é até 14 de dezembro, que os médicos que se habilitaram, se cadastraram no programa, de fato venham se apresentar nos seus postos de trabalho”, pediu.

Do G1