O que circula nas redes sociais sobre o PT criticando o 13º do Bolsa Família é falso

Sem categoria, Todos os posts, Últimas notícias

Nesta quinta (11), o governo Bolsonaro anunciou que o 13º será pago para beneficiários do programa a partir deste ano.

Circula nas redes sociais uma mensagem que informa que o PT entrou com uma ação para derrubar o pagamento do 13º salário a beneficiários do Bolsa Família, anunciado pelo governo federal nesta quinta-feira (11). A mensagem, porém, é #FAKE.

O 13º foi, de fato, anunciado nesta quinta pelo governo federal, que se comprometeu a pagar o benefício a partir deste ano. Não houve, porém, nenhuma ação por parte do PT contra a medida.

Em nota publicada em seu site oficial, o PT afirma que as mensagens que circulam “são mentirosas e desconectadas da realidade”.

“O Partido dos Trabalhadores não entrou com nenhuma ação para derrubar o decreto que cria o décimo terceiro do Bolsa Família, programa que virou lei há 15 anos sob governo do ex-presidente Lula. As mensagens que circulam nas redes sociais de apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) e em grupos de WhatsApp são mentirosas e frutos de mais uma invenção da direita, que deseja deslegitimar a qualquer custo o PT, sua atuação e legado”, informa o partido.

O PT ainda afirma que a foto que acompanha a mensagem falsa “é manipulada”. A imagem foi tuitada em 2 de agosto de 2017 pelo deputado federal Chico D’Angelo (PDT-RJ), em outro contexto.

É possível ver, por exemplo, que a mensagem no cartaz que Paulo Pimenta (PT-RS) segura foi alterada. Além disso, um outro detalhe denota a falsidade da foto: Wadih Damous, que aparece na imagem, não foi reeleito e não ocupa hoje uma cadeira na Casa.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann chegou a criticar o decreto no plenário da Câmara nesta quinta, antes mesmo do anúncio do governo. Segundo ela, porém, a crítica foi porque a atitude do governo tem como objetivo não reajustar o valor do benefício. “O 13º salário pro Bolsa Família não se constitui numa medida de todo positiva, porque ela é um engano. Ela, na realidade, tenta fraudar a situação do Bolsa Família”, afirmou Gleisi. “Bolsonaro, ao dizer que vai dar o 13º salário pro Bolsa Família, está tirando a correção da inflação do benefício. Ou seja, neste ano o benefício do Bolsa Família não será corrigido pela inflação, justamente num ano que vamos ter uma inflação maior.”

Do G1