Buscas por desaparecidos em queda de ponte na Alça Viária, no Pará, são retomadas logo cedo

Todos os posts, Últimas notícias

Neste domingo, foram retomadas as buscas por possíveis vítimas da queda da terceira ponte da Alça Viária, no nordeste do Pará. Cerca de 30 militares do Corpo de Bombeiros atuam nas buscas, que começaram por volta de 6h30 da manhã. O local fica próximo à entrada do município de Acará, no nordeste do Pará, que fica a cerca de 60 km de Belém. O acidente aconteceu na madrugada do último sábado (6). De acordo com o governo do estado, os trabalhos serão mantidos até que eventuais vítimas sejam localizadas.

O acidente se deu quando uma balsa bateu na ponte. Ainda não está claro se de fato alguma pessoa ou carro caiu na água no momento da colisão.

No sábado, o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou decreto que declara situação de emergência no local em que ocorreu o acidente.

Investigações
Oito pessoas foram ouvidas pela Polícia Civil neste sábado (6) no inquérito que apura as investigações sobre o caso. Quatro depoimentos são de tripulantes da balsa, incluindo auxiliares e o piloto da embarcação. Outras três pessoas ouvidas são vigilantes de uma obra que estava realizando reparos na estrutura da ponte.

O conteúdo dos depoimentos não foi divulgado pela Polícia Civil, ninguém foi preso e não há mais oitivas agendadas.

A polícia afirma que espera os laudos para apurar as causas da colisão. O inquérito tem até 30 dais para ser encerrado, mas pode ser prorrogado por mais 30 dias, caso os investigadores solicitem.

Ualame Machado, Secretário de Estado de Segurança Pública do Pará, diz que as investigações devem apurar tanto os fatos quanto a possibilidade de riscos de danos ambientais.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) abriu inquérito para apurar o caso e a Capitania dos Portos também afirma que o proprietário da balsa que causou o acidente deve responder inquérito, pois, além de problemas com a documentação da embarcação, também possuía multa pendentes e não deveria estar navegando.

Entenda
De acordo com a Capitania dos Portos, a embarcação colidiu com um dos pilares de sustentação da ponte e causou o desabamento de cerca de 200 metros da estrutura, que possuía 860 metros de comprimento e 23 de altura. Com a batida, quatro pilares caíram.

A ponte está localizada no quilômetro 48 da rodovia estadual PA-483 e liga a Região Metropolitana de Belém ao Nordeste do Estado do Pará.

Do G1