Corregedoria do MP vai apurar vazamento de delação que compromete Toffoli

Todos os posts, Últimas notícias

O corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, determinou nesta terça-feira (16) abertura de reclamação disciplinar para apurar o vazamento de trecho de delação do empresário Marcelo Odebrecht e que cita o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

Ele atendeu a pedido do conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello, que solicitou que a Corregedoria verifique se algum integrante do MP está envolvido na divulgação de informações sigilosas.

Segundo reportagem publicada na quinta (11) pela revista “Crusoé”, a defesa do empresário Marcelo Odebrecht juntou em um dos processos contra ele na Justiça Federal em Curitiba um documento no qual esclareceu que um personagem mencionado em email, o “amigo do amigo do meu pai”, era Dias Toffoli, que, na época, era advogado-geral da União.

A reportagem foi censurada pelo ministro Alexandre de Moraes, que mandou retirar o texto do site.

O conselheiro afirmou à TV Globo que espera que não haja o envolvimento de integrantes do MP no caso e que a expectativa é de abertura de procedimento no conselho ainda nesta terça.

“Quero crer que não participaram disso, mas se houve participação, deverá haver a devida responsabilização disciplinar”, disse.

O tipo de procedimento aberto, chamado reclamação disciplinar, não tem prazo para ser concluído.

Após a defesa dos citados ser apresentada, o corregedor pode decidir pela abertura de processo administrativo disciplinar, que pode levar a punições como suspensão, censura, advertência e aposentadoria compulsória (a mais grave).

De G1/Globo