Marcos Nogueira: “Cara ministra, se manga fosse medida de qualidade de vida, Belém do Pará teria o maior IDH do planeta”

Todos os posts, Últimas notícias

O governo federal é um verdadeiro pomar: tem o laranjal do PSL, a goiabeira santa da ministra Damares Alves, o abacaxi da reforma da previdência.

Eis que outra ministra – Tereza Cristina, da Agricultura– afirma que nossos pobres não passam fome porque há pés de manga nas cidades brasileiras. Manga, abobrinha, groselha. A variedade de hortifrutis governistas supera a oferta dos melhores sacolões.

Cara ministra: se manga fosse medida de qualidade de vida, Belém do Pará teria o maior IDH do planeta.

O canto onde eu moro tem mangueiras idosas e parrudas, pra lá de dez metros de altura. A ministra sabia que, sem poda, a Mangifera indica pode chegar a 40 metros? Está lá no livro “As Frutas no Brasil”, do botânico Harri Lorenzi.

Isso dificulta um bocado a colheita urbana. Bem mais fácil um morador de rua morrer de mangada acidental quando cochila sob a sombra da árvore.

O abacateiro, outra espécie abundante por estes lados, apresenta o mesmo problema. A jaca? Sua letalidade é altíssima no caso de queda sobre um ser humano. E quem se habilita a carregar uma jaca perfumada no ônibus lotado? Isso descamba em revolta popular, em tumulto.

As goiabas são das moscas e dos passarinhos. Tem gente que enxerga Jesus na goiabeira –eu nunca consegui ver um fruto maduro e inteiro.

Para não parecer implicante com a ministra, vou admitir que existem árvores frutíferas mais acessíveis nas calçadas paulistanas.

Eu mesmo me sirvo das frutinhas quando saio pelo bairro com filho e conje. Conge. Côn-ju-ge.

A depender da época do ano, encontramos amoras roxas ou pitangas. A senhora não imagina quantas pitangas um indivíduo precisa comer até ficar saciado.

Falando nisso, voltemos à manga da ministra Tereza Cristina.

Como bem apurou o colega Ricardo Ampudia (entusiasta do modo de vida vegano, aliás), são necessárias nove mangas de 300 gramas para atingir as 2 000 calorias diárias que a OMS recomenda para um indivíduo adulto. Quase três quilos de manga todo dia.

Mas a gente não vive só de calorias (concorda, ministra?). Existe um negócio muito louco que se chama proteína. É algo bastante importante na nutrição humana –e muito escasso nas mangas. Uma pessoa com 70 quilos precisaria de 47 mangas ao dia para obter a dose saudável de proteínas. Mais de 14 quilos de comida. Moleza.

Por último, um tópico que ficou de fora da discussão: e os fiapos de tanta manga? Imagina os dentes desses pobres cidadãos. A manga pode ser grátis, mas o fio dental custa um dinheirão. O governo seria obrigado a lançar o programa assistencial Bolsa Fio Dental.

Da FSP