Sem explicar o motivo, Moro autoriza Força Nacional em Brasília por 33 dias: o que vem por aí?

Todos os posts, Últimas notícias

O ministro Sergio Moro (Justiça) autorizou o uso da Força Nacional de Segurança na praça dos Três Poderes e na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, por 33 dias, que contam a partir de hoje.

A medida foi solicitada pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional), comandado pelo general Augusto Heleno. O UOL entrou em contato com o Ministério da Justiça, mas ainda não obteve retorno sobre o motivo do pedido. O GSI também não se manifestou até o momento.

A praça dos Três Poderes concentra as sedes da Presidência da República, do Congresso e do STF (Supremo Tribunal Federal). Na esplanada, ficam os prédios dos ministérios que compõem o governo.

Segundo a portaria assinada por Moro, a Força Nacional vai atuar em “ações de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”. A ação também prevê “a defesa dos bens e dos próprios da União, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em caráter episódico e planejado”.

De acordo com o ministro, o prazo para uso dos agentes de segurança poderá ser ampliado. A operação da Força Nacional, porém, terá “o apoio logístico” do GSI.

Do UOL