15 de maio: Assembleia na UFRJ marca dia de paralisação pela educação em todo o país

Todos os posts, Últimas notícias

Uma Assembleia estudantil realizada nesta quinta-feira 9 na maior e mais antiga universidade federal do Brasil, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), marca a mobilização contra os cortes de verbas pelo governo de Jair Bolsonaro para a Educação, marcada para o dia 15 de maio por todos os estudantes e professores do País.

O governo anunciou que haverá redução de 30% no repasse de verbas para universidades, num anúncio que causou polêmica, quando o ministro da Educação, Abraham Weintraub, justificou o corte porque há “balbúrdia”, segundo ele, em algumas instituições.

Nesta quarta-feira, os docentes da UFRJ votaram pela paralização no dia 15, a partir das 14h, com atos na Praça XV e caminhada da Candelária à Central.

Estudantes e professores da UFF (Universidade Federal Fluminense) já foram às ruas nesta quarta em protesto contra os cortes na área.

Em nota divulgada no último dia 3, a instituição informou ter identificado que o governo federal bloqueou 41% das verbas destinadas à manutenção da instituição. Leia abaixo a íntegra:

Nota sobre bloqueio de orçamento da UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificou na quinta-feira (2/5) que o Governo Federal bloqueou 41% das verbas destinadas à manutenção da instituição. A obstrução orçamentária, de R$ 114 milhões para manutenção e outras rubricas, impactará no funcionamento da UFRJ, atingindo diretamente despesas ordinárias de custeio, como consumo de água, energia elétrica, contratos de prestação de serviços de limpeza e segurança. Já o bloqueio de recursos para investimentos impede o desenvolvimento de obras e compra de equipamentos utilizados em instalações como laboratórios e hospitais.