Eurasia Group diz que Lula enfraquece Bolsonaro

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Está explicado o medo que Bolsonaro tem de Lula. A Eurasia Group, maior consultoria de risco político do mundo, divulgou que teme a atuação política que Lula recomeçou após o STF permitir que ele dê entrevistas. Para a Eurasia, Lula fortalece a oposição e tem força para barrar projetos de Bolsonaro como a reforma da Previdência.

A Eurasia Group é uma consultoria de risco político fundada em 1998. Tem escritórios em Nova York, Washington, Londres, Tóquio, São Paulo, São Francisco e Cingapura. É a consultoria mais respeitada do mundo nessa área (risco político).

Conforme reportagem do portal UOL, em informe recente a consultoria manifestou preocupação com a força política de Lula devido a recentes decisões da Justiça favoráveis ao ex-presidente.

A possibilidade de o ex-presidente Lula conseguir uma progressão de sua pena de prisão para o regime semiaberto deve dar ao petista maior visibilidade, o que pode fortalecer a oposição, bem como acirrar os debates em torno da reforma da Previdência. A análise faz parte de um relatório da consultoria Eurasia Group enviado a clientes e investidores.

A consultoria faz menção à drástica redução da pena do ex-presidente pelo STJ.

Mas não só. A preocupação dos rentistas é quanto à existência de Lula. A certa altura do comunicado da Eurasia, a impressão que se tem é a de que, para essa gente, a simples existência do ex-presidente pode ameaçar seus negócios.

O relatório da Eurasia também manifestou preocupação com o provável impacto que novas entrevistas concedidas pelo ex-presidente possam ter no sentido de fortalecerem o discurso da oposição e as críticas ao governo.

Mais claro que isso, impossível. Moro e a sua juíza teleguiada que cuida da execução penal de Lula, a tal Carolina Lebbos, temiam exatamente o que a consultoria Eurasia Group está dizendo que acontecerá agora que o STF permitiu que Lula faça o que sempre fez na vida e que tanto incomodou a tantos e tão poderosos inimigos: falar. Simplesmente falar…

Nesse aspecto, esse pessoal pode ficar mesmo preocupado. Sem a censura que Moro havia baixado sobre Lula, o ex-presidente acabará se tornando referência para uma população que, em poucos meses, estará furiosa com Bolsonaro e o bando de patetas que o cerca. Se bobear, o povo vai querer votar em Lula para presidente em 2022. Eles não perdem por esperar.

E é bom que Lula volte logo, porque as loucuras de Bolsonaro já começam a causar problemas sérios de verdade na economia. Vendo que o Brasil é governado por um psicopata, os investidores estão tirando daqui o seu rico dinheirinho, ou os seus ricos dólares.

País registrou em abril saída de dólares pelo 2º mês seguido, diz Banco Central. Em abril foi 1,6 bilhão de dólares; em março, 4,23 bilhões. Isso se deve ao medo que o psicopata que nos governa está instilando nos investidores. Se Bolsonaro não for contido, além da crise institucional, política e educacional, o país sofrerá uma forte crise econômica

Confira a reportagem em vídeo