Financial Times afirma que Bolsonaro é um pária entre os liberais americanos

Todos os posts, Últimas notícias

Em longa reportagem publicada nesta sexta (17), o britânico Financial Times afirmou que o presidente Jair Bolsonaro tornou-se um pária entre os liberais americanos, sobretudo de Nova York.

O jornal era um dos patrocinadores do prêmio de pessoa do ano que Bolsonaro receberia em Nova York. E retirou seu patrocínio após protestos.

“Bolsonaro é um pária em círculos liberais. E que isso acontece justamente no momento em que ele mais precisa de investimentos”, diz a publicação.

O jornal aborda como Bolsonaro foi escorraçado do maior centro financeiro do planeta. Primeiro pelo Museu de História Natural, que se recusou a receber o prêmio em que seria homenageado.

Depois, pelo próprio prefeito de Nova York, Bill de Blasio.

“O desprezo em Nova York serviu para aumentar as preocupações de que Bolsonaro se tornou persona non grata nos círculos diplomáticos educados, esmagando o histórico de longa data do Brasil em ser um ‘soft power’ do cenário mundial”, escreve o FT.

“Algumas empresas – incluindo o Financial Times – retiraram seus patrocínios para a festa após protestos de ativistas ambientais e de direitos gays. Embora a maioria dos patrocinadores tenham permanecido, alguns membros da Câmara de Comércio expressaram desconforto em celebrar Bolsonaro, que venceu uma eleição no ano passado, mas tem postura controversa há anos, endossando a tortura e dizendo que a homossexualidade poderia ser curada na base da porrada em crianças”, prossegue a publicação.

Da Veja